xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 outubro 2012

MENSAGEM DE VALBERTO DO SERRANO


Quero  de todo meu coração, agradecer a todas as pessoas que em mim votaram e confiaram na minha pessoa. Quero também, desejar ao novo Prefeito do Crato, que Deus o abençoe  e que faça uma grande administração porque o nosso Crato está carente de liderança há mais de dez anos, e hoje surge esse, e Deus ajude que ele dê o recado e todos nós vamos pedir a Deus que seja a melhor administração de todos os tempos.                 
 
Valberto
Por: Ed Alencar

MANIFESTAÇÕES PELO DIA DAS CRIANÇAS NA CIDADE DO CRATO - Por Ed.Alencar


Neste dia das Crianças, são muitas as manifestações  espalhadas pelos bairros do Crato, em especial no bairro do Seminário na Praça Dona Ceicinha, onde um grande numero de Crianças compareceram para receber presentes e distribuição de lanches, cachorro quente, sorvetes  além de brincadeiras de roda, animado par palhaços.
 
A festa completa oito anos de realização e é organizada pelo casal  Antonia Adriana Ribeiro, Francisco Viana e filha Ana Raquel.   Com recursos próprios e doações  da família e amigos , o evento tem o objetivo de  atender as crianças carentes do bairro.  Meus parabйns aos organizadores por esta boa ação.







Reportagem: Ed Alencar

Mensagem do cantor João do Crato - Por: Ed Alencar


Eu quero deixar uma mensagem de otimismo para o povo do Crato, como cratense, eu sempre desejo o melhor para o nosso povo. Eu espero que esta nova administração venha com um olhar deferente, Principalmente pelas “MAZELAS” da cidade. O povo votou contra uma administração que não foi boa e por uma série de coisas que não aconteceram. A gente precisa dar uma guinada na história do Crato, a nossa educação precisa melhorar, a saúde precisa melhorar, a cultura e o turismo são íconis onde podemos atrair grandes projetos ecológicos e cultural pela riqueza da nossa cidade, tanto  no popular como  no contemporâneo.
 
Esse é um momento de refletir muito e de uma administração mais popular, que o povo seja protagonista da sua história, que possa sugerir o que deseja para sua cidade e que as coisas não venham verticalmente de cima para baixo. Que veja a nossa zona rural que é muito rica e está havendo um êxodo para a cidade, então vamos incentivar a fixação do homem no campo e demonstrar os atrativos que o campo tem para não sairem em busca de aventura.
Estamos aqui para contribuir, para que nossa cidade tenha sua visibilidade retomada em
âmbito internacional pois o Crato têm essa propriedade.            

João do Crato - Artista
Por Ed Alencar
Repórter do Blog do Crato

9ª Romaria de Benigna


No próximo dia 24 de Outubro, em Santana do Cariri, acontecerá a 9ª Romaria da Jovem Benigna, conhecida como Heroína da Castidade. Somos convidados a participar deste evento, fazendo memória do gesto de pureza, martírio e fé desta jovem e ao mesmo tempo, realizarmos neste dia uma Romaria Diocesana para pedir, com toda humildade e confiança a graça de sua Beatificação.


Notas para leitura neste feriadão



Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a Padroeira do Brasil todo mundo sabe. Agora, o que quase ninguém sabe é que, ao lado de Nossa Senhora Aparecida, oficialmente está São Pedro de Alcântara, (foto ao lado) como primeiro padroeiro do Brasil.

Por que isso aconteceu?

Logo após a nossa Independência de Portugal, nosso primeiro imperador – Dom Pedro I – entendeu que o Brasil precisava ter um santo padroeiro oficialmente autorizado pelo Papa. Assim, solicitou ele ao Papa que fizesse de São Pedro de Alcântara o Padroeiro do Brasil. O Papa concordou, sem precisar, sequer,  fazer longa reflexão. No seu pedido ao Vaticano estava escrito: “Desde que Sua Majestade Real e Imperial recebeu, sob o nome de Pedro I,… a missão de governar e dirigir este povo… esteve convencido… e se persuadiu de que não poderia reger e administrar os negócios desta Nação, sem que antes se interessasse em ter um Padroeiro celestial que, por sua intercessão junto de Deus, lhe assegurasse os meios de bem agir, de bem dirigir e de bem administrar”.

Entretanto...

Com o golpe militar de 15 de novembro de 1889, (gravura ao lado) que implantou o regime republicano no Brasil, sem qualquer consulta ao povo, os golpistas fizeram de tudo para apagar a herança da monarquia, que vinha desde 1500 (foram 389 anos de regime monárquico na vida dos brasileiros). São Pedro de Alcântara foi sendo propositadamente e discretamente esquecido, porque seu nome lembrava o dos nossos imperadores (Pedro I e Pedro II, ambos tendo como segundo nome Alcântara) e, além disso, mostrava o quanto havia de ligação entre o Império do Brasil  e a Religião Católica. No entanto, São Pedro de Alcântara ainda continua oficialmente como o primeiro Padroeiro do Brasil. Muitas cidades e dioceses brasileiras o têm como padroeiro. É o caso de Petrópolis (RJ), Floriano (PI), Carolina (MA), dentre outras, cujas populações festejarão, no próximo 20 de outubro, o Dia de São Pedro de Alcântara.

Hoje também é o Dia da Criança

Antecedendo à venda de brinquedos do Natal, o  comércio visa ao lucro neste Dia da Criança, uma invenção da sociedade de consumo. A rigor todo dia deveria ser o Dia da Criança. No Brasil, o cenário infantil não é muito animador. E ao dizer isto não me arrimo na miséria que acompanhará milhões de crianças neste 12 de outubro, nas periferias das cidades e na zona rural. Valho-me de dados divulgados  por especialistas em medicina legal, nos quais consta que – no Brasil –  mais de 400 mil crianças com menos de 4 anos são agredidos por ano. Já para a  Organização Mundial de Saúde–OMS, 20% dos adolescentes e crianças, até mesmo bebês, sofrem de depressão em nosso país. Mesmo aqui no nosso Cariri é comum vermos crianças e adolescentes aos bandos aprendendo os caminhos da delinquência...

O falastrão

O ex-presidente Lula (aquele que prometeu ser discreto fora do poder,  para ensinar a FHC como deveria agir um “ex-presidente”) definiu como “hipocrisia” a condenação dos petistas no escândalo do mensalão. Lula, no início das denúncias do mensalão, chegou a dizer que fora traído e pediu perdão aos brasileiros, em pronunciamento na TV. Depois, voltou atrás e declarou que o mensalão nunca existiu. Haja falsidade! Dias atrás o falastrão disse à imprensa que  o povo brasileiro não estava interessado nesse julgamento, e que o povo estava mais interessado em  acompanhar se   o Palmeiras iria cair para a 2.ª divisão.

Por quem os sinos dobram

Li, enojado, a notícia de que o “cumpanhêro” senador Eduardo Suplicy chorou ao saber da condenação de José Genoíno, ex-presidente do PT, pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal federal. Falta de vergonha! Ele deveria ter chorado era pelo desvio de R$ 350 milhões de reais, dinheiro público surrupiado no mensalão. Essa vultosa importância – se fosse aplicada honestamente – teria evitado a falta de merenda escolar, o único alimento diário de crianças carentes e desnutridas;  das  mortes de inocentes nas estradas esburacadas; das mortes nas portas dos hospitais públicos sem condições de funcionamento. Ou, ainda, deveria ter espargido copiosas lágrimas pelos jovens que continuam analfabetos devido à  péssima qualidade das escolas públicas. O crime de corrupção é pior do que o de homicídio...

Padre Argemiro


Foi publicado o livro Um coração para amar a Deus: Pe. Argemiro Rolim de Oliveira (foto ao lado),  escrito por Dra. Rose Moreira Rolim. Pe. Argemiro nasceu em Quitaiús (distrito de Lavras da Mangabeira) e foi virtuoso sacerdote da Diocese de Crato durante 36 anos. Morreu como vigário da Paróquia de São Francisco de Assis, de Crato, em 1986.  Os que com ele conviveram atestam ter sido o Pe. Argemiro uma pessoa cheia de compaixão, humildade, bondade e fé. Morreu com fama de santidade.

A batina

Lendo o livro citado, ficamos sabedores de um fato curioso. Pe. Argemiro nunca deixou de usar sua batina. Quando morreu foi sepultado no chão da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti. Dezessete anos depois, em 2003, quando seus restos mortais foram exumados, a batina com que foi enterrado estava intacta. A terra, que tudo destrói, deixou somente os ossos do sacerdote. Mas, a batina não tinha manchas, nem mau cheiro e até os botões ainda estavam preservados. Essa batina encontra-se exposta, em Mauriti, para quem quiser comprovar...


O Ano da Fé

Dom Fernando Panico presidirá, no próximo dia 20, às 9 horas da manhã – na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha (foto ao lado) – a solenidade de abertura do Ano da Fé na Diocese de Crato. Segundo o Papa Bento XVI: "Alimentar a esperança de intensificar a ação evangelizadora em todo o mundo é o objetivo do Ano da Fé", que se estenderá até 30 de novembro de 2013.

Diocese em números

A abertura do Ano da Fé será mais um momento marcante para a Diocese de Crato, que tem uma extensão de cerca de 18 mil quilômetros quadrados, nos quais reside uma população com mais de um milhão de habitantes. A Diocese de Crato é composta por 32 municípios, que possuem 54 paróquias e 1 Santuário Eucarístico Diocesano. Nesse seu território estão espalhadas quase duas mil comunidades eclesiais.

Tem mais

A Diocese de Crato é uma das mais importantes dioceses do Nordeste brasileiro. No momento ela possui 107 padres diocesanos, 17 padres religiosos, um Seminário Menor, que também é Seminário Maior para a formação dos novos padres. A nossa diocese ainda possui uma basílica-menor, a de Nossa Senhora das Dores, localizada em Juazeiro do Norte.

Aliás

Atuam na Diocese de Crato cerca de 80 religiosas de diversas congregações, além de frades menores capuchinhos, padres salesianos, sulpicianos, dentre outros. A ação pastoral diocesana atua através de diversas instituições, como a Fundação Padre Ibiapina, e as diversas pastorais que se espalham pelos municípios que compõe a Diocese. Ressalte-se que ainda faz parte da ação diocesana a manutenção do Hospital São Francisco, da Faculdade Católica do Cariri, da Rádio Educadora do Cariri, dos Colégios Diocesano e Pequeno Príncipe, além de outro colégio mantido na cidade de Aurora.

Padre Edimilson, um batalhador!

Com o dinheiro que arrecadou na festa da Padroeira, Pe. Edimilson Neves Ferreira já iniciou a pintura externa da Catedral de Nossa Senhora da Penha. Faz gosto ver o dinamismo e o zelo que o Cura da Sé tem pela Igreja-Mãe do Cariri. Já prevendo a solenidade de consagração da Catedral (o que nunca foi feito, apesar da determinação do Vaticano, constante no Decreto de Criação da Diocese), Pe. Edmilson vai construir um altar de pedra que é uma exigência para todas as catedrais. No dia 20 de outubro de 2013 – daqui a um ano – haverá a solenidade dessa consagração.

Novas iniciativas

Pe. Edmilson vai mandar confeccionar um rico manto de veludo para ser colocado na imagem de Nossa Senhora da Penha, venerada no altar-mor da catedral. Esse manto será usado entre 20 de outubro de 2013 a 20 de outubro de 2014. Antes, o manto será levado por Dom Fernando Panico ao Vaticano onde será será bento pelo Papa. No dia da comemoração do centenário de criação da Diocese (20 de outubro de 2014) estará em Crato o enviado do Papa Bento XVI, o Núncio Apostólico Dom Giovanni d'Aniello.
(postado por Armando Lopes Rafael)

MENSAGEM DO VICE-PREFEITO ELEITO RAIMUNDO FILHO


"O meu muito obrigado a todas as pessoas que nos acolheram com bastante carinho, que quem abriu suas casas e nos deu abraços, a quem nos deu uma palavra de incentivo, de esperança meu muito obrigado de coração. Eu acredito, que uma esperança nova nasceu na cidade do Crato, sabemos do tamanho da responsabilidade, vamos dar nosso sangue, para tentar de uma forma bastante competente, atender todos os anseios da população.
Acredito que eu e Ronaldo, entraremos para a história, de sermos Prefeito e Vice, honesto e trabalhador e que nos tornaremos um dos grandes administradores da cidade do Crato."

Raimundo Bezerra Filho

Prefeito eleito Ronaldo foi á Fortaleza se encontrar com Cid Gomes


Nota do Editor: O nosso repórter Ed Alencar traz mais uma novidade sobre o prefeito eleito...

Em conversa com o Vice Prefeito Raimundo Filho,  ele me falou dos objetivos da viagem do Prefeito eleito Ronaldo, para a capital cearense.

Na tarde desta quarta-feira (10), o Prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos, atendendo ao chamado do Governador Cid Gomes, viajou para Fortaleza onde nesta quinta-feira  o Governador se reuniu com os prefeito eleitos da sua base aliada.  Ronaldo, como um dos convidados, manterá os primeiros diálogos com o chefe de Estado.
Pergunta- O que ele levou como prioridade para o  primeiro encontro?

Raimundo- Os Por quês!  Muito embora seja uma solenidade, havendo a conversa reservada com o Governador, serão cobrados os por quês destas obras paradas a exemplo do Centro de Convênções, Encosta do Seminário, Estrada de Santa Fé, e dizer que é chegada a hora da sensibilidade do poder público para com os cratenses.
Raimundo filho me  confirmou, que Ronaldo, já começou a cobrança junto a Deputados eleitos com votos do povo do Crato, e já tem coisa garantida para a nossa cidade, que ainda não posso dizer, pois será anunciado pelo Ronaldo, as suas primeiras conquistas.

Informações do vice, Raimundo Filho. Por Ed.Alencar

Ceará deve receber 54 mil turistas no feriadão


Cerca de 54 mil turistas devem chegar ao Ceará - via Fortaleza - no feriado de 12 de outubro, com previsão de ocupação da rede hoteleira estimada em 90,6%.

Os visitantes que devem entrar no Ceará para o feriadão prolongado ocasionarão um crescimento de 11,3% em relação ao mesmo período do ano 2010, segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas da Setur [Secretaria do Turismo do Estado].  Destes, 32.099 devem utilizar a rede hoteleira de Fortaleza e permanecer na Capital e aproveitar a programação. Para a economia estadual, a Setur prevê um impacto de R$ 47,8 milhões de receita direta, o que deve resultar em R$ 83,6 milhões de renda gerada na cadeia produtiva do turismo. Já a ocupação da rede hoteleira da capital deve atingir 90,6%, distribuída em flats [96,5%], seguida por hotéis [91,1%], Pousadas [82,7%] e albergues [81,7%].

A pesquisa identificou, ainda, que na grande maioria dos hotéis, as taxas de ocupação chegam a 100%. O resultado deixou empresários do setor satisfeitos com a previsão de visitas turísticas para o período. Além do feriado do dia 12 de outubro,consagrado à Nossa Senhora de Assunção, segunda-feira, dia 15, é comemorado o Dia do Professor, contribuindo para um aumento dessa demanda.  Em relação aos locais mais procurados pelos turistas, a Praia de Canoa Quebrada lidera o ranking com [95,6%], da preferência, seguida por Jijoca de Jericoacoara com 94,7%, Cumbuco [94,4%], Porto das Dunas [84,0%] e Praia das Fontes/Morro Branco com [79,9%]. De acordo com o que sempre reforça o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, não existe mais baixa estação no Ceará.

"Tanto quanto Fortaleza, outras localidades como as praias dos Litorais Leste e Oeste, vêm se destacando como grandes destinos, fruto do esforço constante de promoção e marketing realizado pelo Governo do Estado nos mercados prioritários, tanto nacionais, quanto internacionais. O Ceará tem sido o grande indutor do turismo: novos investimentos, novas parcerias com companhias aéreas, além da promoção"

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Estado  ( yuri Guedes )

Ministério reduz de 18 para 16 anos idade mínima para cirurgia bariátrica no SUS


No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, lembrado nessa quinta-feira [11], o Ministério da Saúde informou que vai reduzir, de 18 para 16 anos, a idade mínima para realização de cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde [SUS], nos casos em que há risco de morte para o paciente.

De acordo com comunicado da pasta, a decisão foi tomada com base em estudos que apontam o aumento da obesidade entre adolescentes.  Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2009 [POF] indicam que, na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso. Em 1970, o índice era 3,7%.

O governo anunciou ainda a inclusão de exames e de técnicas cirúrgicas para redução de estômago. Atualmente, o SUS autoriza três técnicas: a gastroplastia com derivação intestinal; a gastrectomia com ou sem desvio duodenal; e a gastroplastia vertical em banda, que será substituída por apresentar significativo índice de novo ganho de peso pelo paciente. No lugar desse procedimento, está prevista a inclusão da gastroplastia vertical em manga [sleeve].

Na cirurgia plástica reparadora pós-operatória, além da oferta da cirurgia plástica reconstrutiva do abdome para correção dos excessos de pele [chamada de dermolipctomia abdominal], a rede pública deve passar a oferecer também o procedimento que inclui a intervenção na parte posterior do tronco.   Antes de se submeter a uma das três técnicas, o paciente entre 16 e 65 anos deve passar por avaliação clínica e cirúrgica e ter acompanhamento com equipe multidisciplinar durante dois anos. Nesse período, ele terá de fazer dieta e, se os resultados não forem positivos, a cirurgia será recomendada.

 “O Ministério da Saúde continuará fortalecendo as ações primárias e de prevenção da obesidade por meio do incentivo à mudança dos hábitos de vida da população, principalmente alimentação adequada e prática de exercícios físicos regulares”, destacou a nota. As novas regras constam na Consulta Pública nº 12, de 24 de setembro de 2012, que ficará disponível à população até a próxima segunda-feira [15].

A proposta deve substituir as portarias nº 492 e 493, de 31 de agosto de 2007. O documento prevê também um reajuste nos valores das técnicas de cirurgia bariátrica na tabela do SUS, assim como do valor pago pela realização de cinco exames ambulatoriais pré-operatórios considerados obrigatórios: a endoscopia digestiva alta; a ultrassonografia de abdome total; a ecocardiografia; a ultrassonografia com doppler colorido de vasos; e a prova de função pulmonar completa com broncodilatador [espirometria].

Entre as diretrizes vigentes que não vão sofrer mudanças está o Índice de Massa Corporal (IMC) indicado para realização da cirurgia bariátrica, que deve ser maior que 40. O procedimento também pode ser realizado em pacientes com IMC entre 35 e 40 que apresentem diabetes, hipertensão, apneia do sono, hérnia de disco e outras doenças agravadas pela obesidade. Dados do ministério mostram que o número de cirurgias bariátricas no país saltou de 1.773 em 2003 para 5.332 no ano passado – um aumento de 200%. Nos três primeiros meses de 2012, já foram feitas 1.286 cirurgias, com investimentos de R$ 7 milhões.

* Com informações da Agência Brasil ( Via Yuri Guedes )

Edital de Cinema e Vídeo 2012 será lançado nesta segunda


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará [Secult] lança nesta segunda-feira [15], às 17h, o Edital de Cinema e Vídeo 2012.

O evento, que faz parte da programação de inauguração da sala de cinema da Arena Castelão, será realizado no auditório Blanchard Girão, localizado no Edifício Fares Cândido Lopes - Av. Alberto Craveiro, 2775.  Os convidados serão recepcionados no hall de entrada do auditório e logo após será exibido o filme "Pelé Eterno" para todos os convidados. O documentário brasileiro, dirigido por Anibal Massaini Neto, que conta a trajetória de Edison Arantes do Nascimento, o Pelé. A vida do “rei do futebol” é mostrada através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e celebridades da época, além das imagens de suas principais jogadas e fatos importantes de sua carreira Cinema e Vídeo 2012

PROJETOS - O Edital de Cinema e Vídeo 2012, no valor de R$ 3.810.000,00, objetiva o desenvolvimento de projetos de audiovisual, por meio da concessão de apoio financeiro, através da assinatura de Convênio [Pessoa Jurídica] ou Termo de Cooperação Financeira [Pessoa Física], que visem fortalecer a política de audiovisual através do fomento à produção, formação e difusão de obras audiovisuais de longa-metragem, curta-metragem, produtos para televisão e novas mídias de produção cearense independente no Estado do Ceará, Inserir o produto audiovisual cearense no mercado exibidor nacional e internacional, entre outros. De acordo com o secretario executivo do sistema Estadual de Cultura-Siec, Fabrício Vidal, podem participar do edital pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes e domiciliados no Ceará há pelo menos dois anos, com inscrições válidas e regulares, que tenham relação direta com o objeto do projeto a ser realizado.

Assim como também. pessoas Jurídicas de Direito Privado, com ou sem fins econômicos, com sede e foro no Estado do Ceará há pelo menos dois anos, e que apresentem, expressa em seus atos constitutivos, finalidade ou atividade de cunho artístico e/ou cultural compatível com a proposta inscrita. "Os proponentes contemplados nas edições anteriores ao X Edital Ceará Cinema e Vídeo – 2012, só poderão concorrer neste edital, caso estejam adimplentes com a prestação de contas final" afirma, Fabrício.

 * Com informações da Secult
Via Yuri Guedes

CRATO - Mototaxistas exigem maior controle na padronização


A categoria quer mais fiscalização no tocante à padronização dos profissionais que atuam naquele município

Crato. Para exigir mais fiscalização com relação a padronização dos mototaxistas do Crato, a categoria paralisou todas as atividades na manhã de ontem e realizou um buzinaço em frente ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Ansiosos pela regulamentação, mototaxistas protestam em frente à sede do Demutran, o que chegou a causar transtornos no trânsito FOTO: YACANÃ NEPONUCENA - Mais de 400 profissionais estiveram no ato, que interditou a Avenida Perimetral Dom Francisco e seguiu pelas principais ruas da cidade. De acordo com a Lei Municipal 2.627, o prazo para a regularização era até o dia 12 de setembro deste ano, porém, a resolução 410, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), prorrogou o limite para o próximo dia 2 de fevereiro de 2013. Só a partir de então poderá ser exigido o curso específico, que aborda assuntos relacionados à legislação e aos conhecimentos básicos, como relacionamento interpessoal do profissional com o cliente, noções sobre os riscos sob duas rodas, práticas de pilotagem e técnicas de venda e associativismo, previsto na resolução 350.

Regularizados

Atualmente, no município existem cerca de 800 mototaxistas que já estão regularizados. Para realizar a adequação dos profissionais que exercem essa função, o Demutran elaborou estratégias de organização das atividades. Em busca de benefícios que pudessem proporcionar melhoramento dos serviços, o órgão estabeleceu parcerias com instituições e passou a cobrar os requisitos como a idade mínima para o exercício da profissão, habilitação dos condutores na categoria A e tempo de dois anos trabalhando no cargo. Além de certidões negativas da Justiça. No País, a Lei 12.009/ 2009 estabelece os direitos e deveres da categoria, que teve as atividades de mototaxista e motofrentista reconhecidas como profissão recentemente. Ainda em junho de 2010, o Município criou seu próprio projeto de lei sobre a regulamentação da profissão de mototaxista.

A Câmara Municipal de Vereadores fez algumas alterações no documento e ampliou o número de profissionais, de forma a disponibilizar um mototáxi para cada 80 habitantes. Hoje, o número de vagas para o serviço é de mil. Desde o último dia 13 de setembro, a proposta entrou em vigor. Agora, o Demutran irá centralizar uma parte dos fiscais para cobrar a efetivação da regularização dos mototaxistas que ainda não se adequaram ao novo sistema e que não terão como atender às exigências até o mês de fevereiro de 2013, quando o prazo para a conclusão do curso será encerrado. Na cidade, a luta dos mototaxistas para conquistar melhorias e direitos trabalhistas é antiga. As reivindicações já duram há 17 anos. Eles acreditam que, somente através da padronização, regularização dos profissionais e da fiscalização dos órgãos de trânsito poderão disponibilizar a população os serviços de forma segura e eficaz. Segundo o presidente da Associação dos Mototaxistas do Crato, Carlos Alberto Ricardo da Silva, popularmente conhecido como Molão, a cidade tem autonomia de regulamentar a categoria. "Nós já fizemos tudo que o Demutran exigiu. Estamos pedindo apenas a fiscalização efetiva que ainda não está sendo feita a rigor. Nós gastamos o nosso dinheiro para padronizar nossa atividade e ainda estamos tendo que enfrentar a concorrência com os mototaxistas clandestinos", revela.

Como o intuito de fortalecer as fiscalizações, a Associação dos Mototaxistas do Crato requisita que o Demutran estabeleça parcerias com a Polícia Militar, através do programa Ronda do Quarteirão e com os demais órgãos que regem o trânsito e a segurança. Hoje, com relação ao número de mototaxistas irregulares, o ponto mais crítico fica nas proximidades do Centro de Abastecimento Walter Peixoto. De acordo com o diretor do Demutran, Francisco dos Santos Praxedes, o órgão avançou consideravelmente no que se refere ao controle desta atividade. "Estamos fazendo o nosso papel, com base no que as leis estabelecem. Mas, em virtude de alguns profissionais que pleiteiam vagas não estarem totalmente regularizados, não temos como cobrar a devida efetivação da lei que trata da categoria", afirma.

Ansiosos por cobranças de normatização da categoria, os mototaxistas do Crato não querem esperar o preenchimento das mil vagas disponíveis para essa função. Ainda há profissionais buscando as adequações para o preenchimento dos cargos ociosos e outros que estão realizando a pintura, adesivagem e emplacamento dos veículos na categoria de aluguel. Os mototaxistas que não atenderem aos critérios legais da padronização ficarão sem autorização para exercer as atividades. Após o dia 2 de fevereiro de 2013, o futuro diretor do Demutran terá por obrigação a cobrança de ambas as leis.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Jovens protestam contra violência e drogas no Cariri



A morte de um jovem de 18 anos motivou manifestação de estudantes em ruas centrais de Juazeiro

Juazeiro do Norte. Mais de 100 jovens e adolescentes foram assassinados somente em 2012, neste Município, de acordo com os registros de ocorrência da polícia Civil. Cerca de 90% dos casos constam envolvimento com as drogas. E é contra essa realidade crescente no Município, que pelo menos dois mil alunos de escolas públicas percorreram, na manhã de ontem, as principais ruas do Centro da cidade, com faixas e cartazes, pedindo o fim da violência e da impunidade, numa caminhada pela paz.

Na passeata, os estudantes da Escola José Geraldo da Cruz pararam em frente à Delegacia e encenaram uma peça sobre a morte de adolescentes na região FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS Os estudantes, em sua maioria, são da Escola de Ensino Fundamental José Geraldo da Cruz, e reivindicavam a punição para o assassinato do jovem monitor de esportes da escola, Felipe Pinheiro Lira, de 18 anos, que foi morto a tiros no último dia 12 de setembro. Ele estava com o colega Caio Michel da silva, de 23 anos, que seria o alvo dos matadores. Ambos foram assassinados no bairro Socorro, próximo ao Centro da cidade, à tarde, e até hoje os crimes continuam impunes. Os dois homens vistos no momento dos disparos chegaram em uma moto e fugiram sem deixar pistas.

Os estudantes se dizem revoltados e até amedrontados com a situação de violência. O presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Juazeiro do Norte, Adauto Hélio de Oliveira, classifica o problema como de extrema gravidade, já que os índices de crianças e jovens envolvidos com drogas têm sido muito altos, principalmente com o crack. Diariamente, são realizados no Conselho cerca de 20 atendimentos, relacionados, em sua maioria, ao envolvimento com drogas, violência e negligência dos pais ou responsáveis pelas crianças.

A maior parte dos casos registrados envolve jovens dos bairros Frei Damião e João Cabral. Segundo Adauto, o problema está relacionado à desagregação das famílias. Ele também destaca o papel das escolas nesse contexto, onde deve haver maior participação. "Quando as famílias, muitas vezes, não têm como controlar a situação, procuram o conselho", diz ele. Os casos normalmente são encaminhados para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com atendimento de psicólogos e assistentes sociais, ou mesmo ao Juizado.

Mas, ele afirma que esses aparatos existentes são ainda insuficientes para atender a uma demanda muito alta. "Precisamos de mais órgãos que possibilitem esse acompanhamento", ressalta. Juazeiro tem apenas uma sede do conselho, com cinco integrantes. O presidente afirma que a cidade necessitaria de mais dois conselhos. "É humanamente impossível dar conta dessa situação com a realidade que temos", admite. Já o escrivão, Lúcio Lourenço, da Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro, destaca o alto índice de homicídios de 102 casos de assassinatos registrados. Há o processo investigativo, mas ele afirma que não é por falta apenas de aparato da Polícia, que essa situação se torne tão grave. Em cerca de 90% dos casos, as pessoas estavam envolvidas com o tráfico e uso de cocaína e crack. "Deve ser feito um combate ao tráfico. Denunciar quem está vendendo para minimizar essa situação que se instalou", afirma.

A falta de profissionais suficientes para atender à demanda não deixa de ser um problema frente à realidade que se encontra nas ruas. São dois delegados e um escrivão para encaminhar 102 inquéritos. Há a necessidade da instalação de delegacias especializadas em Juazeiro do Norte, conforme Lúcio Lourenço, além de uma voltada para a criança e o adolescente.

A manifestação com a participação dos professores, diretores, alunos e parentes de vítimas percorreu locais como a Rua São Pedro, no Centro, além de ter havido uma parada em frente à delegacia para pedir a punição dos culpados. Os estudantes encenaram peça teatral e depois percorreram a Rua São Pedro, finalizando na Praça Padre Cícero.

A diretora da escola organizadora do evento, Silvânia Pinheiro, afirma que outras unidades estaduais também participaram do cortejo. Ela é tia de Felipe e disse que está assustada com a realidade violenta. "Felipe tinha acabado de sair da escola e teve sua vida ceifada de forma brutal, além de outros jovens, que continuam na mesma situação. É preciso fazer alguma coisa", conclama. Para a diretora, a questão das drogas e a impunidade estão entre os problemas mais sérios. O amigo de Felipe, Igor Alencar, espera que haja mais seriedade dos aparatos de segurança para combater o crime. Para ele, é preciso as famílias darem mais atenção aos filhos. "Foram dois amigos, dois jovens que perderam a vida e isso não pode ficar sem uma resposta", completa.

Mais informações:

Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Rua do Cruzeiro, 575
Centro - Juazeiro do Norte
(88) 3587.3349/ 8812.449 9990.2021 (Plantão)

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Diretora da escola Maria Otília cumprimenta o rprefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos


A vontade popular através do voto é soberana.Aqui na cidade do Crato  esta vontade popular foi vitoriosa.Venceu a opinião pública através da escolha direta e democrática de um candidato, para representar os interesses comuns da nossa cidade. A partir de 01 de janeiro de 2013, após empossado, Ronaldo Gomes de Matos deixa de ser um candidato do partido PMDB e passa a ser um líder dos muniípes cratenses.
 
Parabenizo este grande empeendedor pela brilhante  vitória e ficamos na torcida de uma boa gestão.E como educadora, sugiro como proposta a efetivação da Educação Inclusiva, principalmente na educação infantil e ensino fundamental I  que são modalidades de obrigação da rede municipal. Faz-se necessário e urgente formação para todos os professores e a criação de um Núcleo de Atendimento Educacional Especializado com: terapeutas, fonaudiólogos, psiquiatra,psicopedagogo, pedagogo,assitente social,neurologista, etc.Atualmente não dispomos se quer de uma equipe para emitir um laudo de anamenese.Estamos com vários alunos com necessidades especiais e não sabemos como vamos incluir no ensino regular em 2013. Parabéns Ronaldo... que o Espírito Santo ilumine sua gestão, e que saiba escolher bem sua equipe para que juntos traga boas novas para o Crato.

Maria Otília
Diretora Escola Dom Quintino.

Incêndio de Farias Brito passou para Assaré - Por Eldinho Pereira da Silva*



A chama que destruía o sopé da serra do Quincuncá dividiu-se em duas e uma delas causa prejuízo no município de Assaré
 
Por volta do dia 20 de setembro, iniciou-se um incêndio de grande proporção na serra do Quincuncá em Farias Brito. Dentre os habitantes do município, quem pediu socorro pelos meios virtuais foi o pároco do lugar, padre Adalmiran Vasconcelos. A maioria da população fariasbritense estava envolvida em uma festa de vaquejada e nas tais eleições locais.

No final desse mês, foi noticiado no site DN Cariri e também no blog do Crato, que a chama já chegara ao município de Várzea Alegre. Dias depois, a notícia foi reafirmada pelo jornal do Cariri. Apesar da quietude atual, sabe-se que outra vertente do fogo subiu a serra e entrou no município de Assaré. Na noite de ontem, dia 10 de outubro, alguns proprietários da serra da Praia, mesmo sem recursos adequados, tentaram conter o fogo por conta própria. Até porque, esse avançava pelo mato ressecado em direção à estrada das Cajazeiras do Simeão.

O problema é que a cidade de Assaré fica a mais de trinta quilômetros de distância e Altaneira ainda não se manifestou sobre isso. Se a neblina não ajudou aos camponeses o suficiente, as perdas ambientais seguirão pelos próximos dias. E como indagou Willian Brito, cadê os municípios? Além das justificativas, o que mais foi feito até agora?

*Professor-pesquisador.
Foto: Adalmiran Vasconcelos


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31