xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 outubro 2012

COMPORTAMENTO - Segunda-Feira do Deboche - Dois jornalistas comentam os fatos recentes no Crato


Duas opiniões sobre as provocações da última segunda-feira em frente a prédios públicos em Crato e assédios a funcionários públicos entrincheirados.



"De eleição em eleição, a história se repete. É o que chamamos de “efeito bumerangue” ou, “QUEM FAZ AQUI, AQUI PAGA” ou “ NADA COMO UM DIA ATRÁS DO OUTRO”.  É assim o que ocorre no dia seguinte das eleições, em plena segunda-feira na cidade do Crato, após se saber quem era o PREFEITO vencedor.
A democracia tem suas facetas, os prós e os contras, que desequilibram o direito de liberdade de expressão, com a tolerância ou intolerância cultural, pelos excessos praticados pelo antagonismo em desrespeitos às instituições públicas. Principalmente a um órgão governamental, onde os servidores se tornam reféns entrincheirados sob ameaças. Eles também não esquecem que muitos ali, foram protagonistas dos desrespeitos de ontem, pagando na mesma moeda. E assim será, enquanto não houver limites, regras que salveguarde a todos.
“ARRUMA A MALA.. AÊ”

É o hino da vitória que alimenta o ego de quem venceu, e o deboche para quem  perdeu  de “EGO” vazio.
É um "direito" do eleitor de não se abster de sua comemoração e ir à desforra pelo que recebeu do adversário, pelo apoio ao seu candidato. Pode ser engraçado, ou divertido, afinal era uma disputa, se comparando a um jogo de futebol, que podemos comemorar ordeiramente ou desordenadamente sem pensar nas consequências.
Que nas ruas, nos bares, nos clubes, em casa, tudo é normal, eu só discordo porque não é ação em veículos em movimento, digamos, passageiro, móvel.. são fixos, propositadamente para ações orquestradas que se tornam anti-civilizadas, quando as provocações  prejudicam a ordem pública exageradamente com explosões de bombas jogadas  no patrimônio público que é nosso, com desrespeito e prejuizo ao sagrado local de trabalho, que vai da autoridade máxima da cidade, ao simples funcionário. Não importa de quem seja o governo ou qual ano, pois não é de hoje.  

As instituições devem ser resguardadas e respeitadas antes de possíveis  tragédias que estão sujeitas a acontecer  pelas provocações. (ISTO É UMA ADVERTÊNCIA  PARA O FUTURO )."

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter

"Engraçado, as pessoas medíocres realmente creem que política é como torcida de time de futebol, se um time vence o outro, uma torcida comemora a vitória de seus jogadores, enquanto a outra torcida sente o amargor de ver que seus jogadores, naquele momento, não foram capazes de vencer. Na verdade, NA POLÍTICA TODOS GANHAMOS OU TODOS PERDEMOS (COM EXCEÇÃO DOS CORRUPTOS, POIS TENTAM LUCRAR MESMO QUE CUSTE O SANGUE DO POVO, INDEPENDENTE DO LADO EM QUE ESTEJA) !!! A torcida maior apenas deu a chance de uma equipe de jogadores jogar. Se eles não fizerem por merecer, essa mesma torcida tem o poder de TIRÁ-LOS DO JOGO.

Willames Nunes 
Repórter/Jornalista/Artista

Fotos: Ed Alencar
www.blogdocrato.com

Nota do Editor: Em vista dos fatos e considerações acima dos jornalistas, bom mesmo é ouvir a opinião ética e CORRETA do prefeito eleito, Ronaldo Gomes de Matos, que buscando a UNIÃO PELO CRATO, diz em todas as suas entrevistas:  "Não serei Prefeito do Crato à partir de 01 de janeiro dos que votaram em mim, serei Prefeito do Crato, Prefeito de TODOS". Assim é que se deve proceder, e não como alguns militantes destrambelhados e revanchistas.

Mensagem do Prefeito Samuel Araripe ao prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos e à População cratense


"A democracia é o melhor e o mais perfeito de todos os regimes. O Crato viveu um processo de democracia extraordinário. Quatro candidatos foram às ruas defender suas propostas, defender seus projetos, foram interagir com a sociedade, e ao final, o povo do Crato com uma grande maioria, compreendeu e assimilou que a proposta do candidato do PMDB, Ronaldo da Cerâmica, seria a melhor proposta para o momento em que vive o Crato.
A decisão das urnas, é “SOBERANA”. Aos outros, resta apenas obedecer e cumprir. E é isso que nós faremos, não tenha duvida de que temos uma experiência grande, fui Vice-Prefeito, Prefeito, e Prefeito reeleito e há 12 anos vivenciamos aqui, o processo eleitoral do Crato.
Em nenhum momento eu me furtarei a ajudar o Ronaldo nem atrapalhá-lo, isso não é do meu feitio, não é de minha educação. Eu desejo de fato é sucesso, eu sei que ele é uma pessoa bem intencionada e que vai enfrentar muitos problemas. Não vai encontrar vida fácil, porque ser gestor é uma coisa muito difícil, mas ele tem esse ideal, ele mostrou que tem esse ideal, então os cratenses precisão ajudá-lo.
Criticas infundadas ou politiqueiras, jamais ele ou qualquer outro que tivesse ganho ouviria do Prefeito Samuel Araripe. Porque eu tenho uma responsabilidade com este municipio e conheço profundamente os problemas e as dificuldades.  Então fico aí.  À partir de 01 de Janeiro, voltarei a ser um cidadão normal com meus direitos e obrigações e vamos aguardar, vamos acompanhar, vamos olhar, espero que ele faça um bom governo, espero que ele supere as dificuldades que virão e estaremos prontos, o nossa coligação fez um bom numero de vereadores, um total de sete, e tenho certeza também, que essas pessoas eleitas estarão prontas para aprovar os bons projetos, projetos que virão para melhorar a qualidade de vida dos cratenses."

Samuel Araripe - Prefeito do Crato
Reportagem: Ed Alencar

MARISA INAUGURA NOVA LOJA NO CARIRI GARDEN SHOPPING NESTA QUINTA-FEIRA, 11



A maior rede de lojas de moda feminina do Brasil, a Marisa, inaugura mais uma de suas lojas, nesta quinta-feira, dia 11, no Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers. São mais de 340 lojas espalhadas por todas as regiões do país. Esta será a 8ª loja no Estado do Ceará, e o retorno da rede ao Cariri, que esteve presente durante a implantação do empreendimento. A marca tem mais de seis décadas de atuação no Brasil.

A Marisa é a maior rede de lojas de varejo especializada em moda feminina e moda íntima e uma das maiores redes de lojas de departamento de vestuário feminino, masculino e infantil do País. A rede de lojas será aberta a partir das 10 horas e, no próximo dia 16 já participa de um dos maiores eventos de moda da região, que é o Outubro Shopping Fashion (Semana de Moda Primavera Verão), no Cariri Garden Shopping. São 30 lojas do empreendimento, e a participação de grandes redes como a Riachuelo, C&A, dentre outros grandes empreendimentos de moda, que têm feito a diferença na Região.

A Marisa foi fundada por Bernardo Goldfarb, filho de empresário do setor calçadista. A primeira unidade da rede, Marisa Bolsas, foi inaugurada em 1948. Vendendo pronta-entrega de estoques de grandes fabricantes a preços competitivos, este pioneiro empreendedor encontrou seu nicho e seu público. A terceira loja do grupo, Marisa Malhas, deu início ao processo de expansão que continua até hoje. Foram passos largos e precisos de uma eficiente estratégia de crescimento que resultou em uma empresa genuinamente brasileira. Sempre com foco na classe C, a Marisa desde o início buscou o crescimento contínuo de seus negócios e se tornou referência na venda de moda para esta que é a nova classe média brasileira.
A Marisa é uma sólida companhia, com uma marca forte e tradicional. O slogan, “De Mulher para Mulher”, é facilmente reconhecido em qualquer região do País. Buscando sempre se adaptar às necessidades de seu público, com a modernização e ampliação das lojas e do mix de produtos oferecidos, a companhia conquistou a confiança de suas clientes.

Os formatos de loja implantados (Feminina, Ampliada e Lingerie) atendem a mulher brasileira em diferentes momentos de compra: para si, para toda a família e na sua intimidade. A Marisa já foi visitada por personalidades da moda Internacional que a consideraram, moderna, antenada com as tendências, além de ter preços justos e muitas facilidades.

Desde o dia 6 de maio que o Cariri Garden Shopping, dentro do seu projeto de expansão, começou a inaugurar as novas lojas do empreendimento. A entrega oficial aconteceu no último dia 26 de junho, com uma grande solenidade. São dezenas de novas lojas inauguradas, a praça de alimentação com 21 franquias, novo mobiliário, estacionamento amplo e com novas vagas, mais conforto, boas compras, e lazer para o cliente.

Cariri Garden Shopping
Administração: Tenco Shopping Centers
Av. Padre Cícero, 2.555 -  Juazeiro do Norte – Ceará






Mensagem do ex-candidato George Macário de Brito ao povo e ao novo prefeito do Crato



"A minha mensagem é de agradecimento por ter tido a grande oportunidade de ser candidato a Vice-Prefeito do Crato. Andei por este Crato todo, ou quase todo, quero agradecer à nossa equipe, às pessoas que nos ajudaram, aos militantes, e dizer que a democracia é isso mesmo, vamos respeitar a voz das urnas. O povo quiz mudar, e a voz do povo é a voz de Deus.

Na democracia, a gente tem que aprender uma coisa, uma cituação é estar governando, e a outra é estr na oposição. Quem governa, vai ter que se preocupar com a política e a administração, vai ter agora, o telhado de vidro. O mais importante é que temos que dar credito ao Prefeito, para que ele acerte, porque o nosso partido mesmo é o Crato. Não podemos torcer contra o prefeito para que ele erre, para a gente se beneficiar politicamente, porque estaríamos contra o povo do Crato. Que ele acerte e traga os beneficios para a nossa cidade, assim ganham todos. Que traga as parcerias com o Governo do Estado, com o governo Federal, para que ele faça um grande trabalho, se fizer, vamos aplaudi-lo, se não, vamos criticar que é o papel da oposição. Quero lembrar uma frase que é muito atual e aplicada na política: “A mão que afaga, é a mesma que apedreja”.

George Macário de Brito
Artista Plástico - Candidato a vereador pelo PV
Mensagem colhida pelo repórter Ed Alencar

CIÊNCIA - Dinossauros não podem ser "ressuscitados" através do seu DNA, diz estudo


DNA não sobrevive mais do que 6,8 milhões de anos e os dinossauros desapareceram há 65 milhões de anos
EFE

Cientistas australianos descobriram que o DNA não sobrevive mais de 6,8 milhões de anos e por isso é "altamente improvável" a extração de material genético dos dinossauros, que desapareceram há 65 milhões de anos, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

- Estivemos permanentemente afligidos pelo mito criado por 'Parque dos Dinossauros' desde o início de 1990 -, disse ao diário "Sydney Morning Herald" Mike Bunce, um dos participantes desta pesquisa. O filme de Steven Spielberg avivou a crença de que o DNA dos dinossauros poderia ser extraído de mosquitos preservados em âmbar durante milhões de anos. Depois, os cromossomos desses grandes répteis da Era Mesozoica seriam reconstruídos para então reproduzi-los.

Para conhecer a viabilidade do experimento, Bunce e seu colega Morten Allentoft decidiram estudar o período de sobrevivência do DNA a partir dos restos de 158 moas, uma espécie de aves gigantes já extinta. A partir dessa experiência, os pesquisadores descobriram que o DNA sobrevive em fragmentos ósseos por "apenas" 6,8 milhões de anos se for conservado a uma temperatura de -5ºC. No entanto, o cientista australiano disse que é provável que se possa extrair uma quantidade significativa de DNA de restos fósseis com cerca de 1 milhão de anos conservados em ambientes gélidos e "fazer algo com eles".

Ainda assim, existem outras dificuldades para extrair o DNA de insetos conservados em âmbar, já que eles tendem a desintegrar-se devido a seu estado de decomposição e o DNA costuma estar contaminado e incompleto.

R7


Ceará deve colher sua pior safra dos últimos 17 anos


Castigada pela seca, a safra de grãos no Ceará continua com projeção de agravamento das perdas, confirmando que o Estado terá em 2012 a pior colheita dos últimos 17 anos. É o que aponta o último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado no período de 16 de agosto a 15 de setembro deste ano. Conforme o relatório, houve uma queda de 83,41% na previsão da colheita de grãos, que despencou de 1,43 milhão de toneladas (expectativa em janeiro de 2012) para 238,6 mil toneladas. A estimativa, comparada à safra obtida em 2011 (1,3 milhão de toneladas), corresponde ao recuo de 81,65%. Face ao mês anterior, a redução foi de 1,45%.

A maior queda foi registrada na cultura de algodão (89,23%), porém, este é um item que tem uma área plantada irrisória (1,7 mil hectare) em comparação com outras de maior relevância. Milho (quebra de 88,3%), feijão de corda da primeira safra (queda de 84,6%) e arroz de sequeiro (78,4% de perdas) são aqueles produtos que mais impactam.

Escassez de chuvas

De acordo com a coordenadora do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Regina Feitosa, o cenário é resultado do impacto da escassez de chuvas sobre as bacias hidrográficas cearenses. "Até 20 de setembro, o volume de água armazenada representava apenas 47,86% da capacidade total. E até outubro a tendência é cair mais", antecipa. Como reflexo da escassez pluviométrica, dos 46 produtos pesquisados, 11 apresentaram variação em relação ao mês anterior, sendo 9 negativamente: feijão de corda de primeira safra (Vigna), milho (grão), mamona, mandioca, banana irrigada, café em grão (arabica e conilon).

Cereais
 
No grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas, houve queda na expectativa de produção do feijão de corda de primeira safra (Vigna), do milho (grão) e da mamona. Segundo o levantamento, as reduções no feijão e no milho ocorreram no município de Pacajus, que ainda não havia informado a perda decorrente da estiagem. No caso da mamona, os dados foram reavaliados em Sobral, onde a expectativa de perda é maior que a informada anteriormente.

"A grande maioria dos grãos de sequeiro ainda irá gerar mais projeções de queda entre setembro e novembro deste ano, pois muitos municípios ainda não informaram suas perdas. No caso da mamona, que a colheita começa em agosto, a perda em relação a estimativa inicial tende a aumentar ainda mais, superando a perda de 83,41%", projeta Regina Feitosa.

Pior em 17 anos
83% deverá ser a quebra de safra de grãos no Estado em 2012. Caso se confirme, esse será o pior resultado dos últimos 17 anos.

DN - Diário do Nordeste

JUAZEIRO terá carreata de Raimundão


O deputado federal e prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, agendou para a tarde do próximo sábado, dia 13 de outubro, uma carreata em comemoração à vitória no pleito do último domingo. Ele foi eleito com 65.079 sufrágios ou 51,55% dos votos válidos para o cargo de prefeito, cujo mandato se iniciará em janeiro próximo. Raimundão atende assim um pedido de milhares de eleitores e já chega a Juazeiro na tarde desta quinta-feira para cuidar dos preparativos após reuniões esta semana em Brasília e Fortaleza.
Em entrevistas concedidas na capital do estado, ele voltou a prometer uma gestão inovadora e transformadora adiantando que já pensa na formação de uma equipe que possa garantir esse seu desejo que, como disse, é o mesmo da população juazeirense. Disse mais que não abrirá mão dos compromissos assumidos em campanha a partir da construção do Hospital Municipal que pretende tornar sua primeira grande obra. Raimundão citou ainda no campo da saúde Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas periferias.

Esse processo de transformação que almeja, principalmente na saúde pública passa por serviços eficientes com médicos, medicamentos, exames e procedimentos cirúrgicos quando necessários. O futuro prefeito de Juazeiro prometeu ainda uma ampla reestruturação administrativa e já pregou aviso adiantando que os seus secretários e assessores deverão ter dedicação exclusiva e, sobretudo, espírito de colaboração com o desejo amplo de servir à população.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Juazeiro do Norte



Cid Gomes não garante apoio ao PT em 2014, caso Dilma não seja a candidata


Fortalecidos como os resultados do primeiro turno das eleições municipais, integrantes da cúpula do PSB afirmaram nesta quarta-feira (10) que, caso a presidente Dilma Rousseff não dispute a reeleição, o partido não tem obrigação de apoiar um candidato do PT em 2014. PSB não se vê obrigado a apoiar PT nas eleições presidenciais se Dilma não for candidata Foto: Alex Costa

"Trabalhamos na hipótese que o governo Dilma, que ela, seja candidata à reeleição. Se não for, zera tudo", afirmou o governador do Ceará e integrante da Executiva Nacional do PSB, Cid Gomes. Questionado se, com a ausência de Dilma na disputa de 2014, o PSB apoiaria outro candidato do PT, o governador afirmou: "Não somos apêndice do PT. Não é uma declaração de guerra, é apenas uma constatação", acrescentou. Na hipótese de Dilma tentar a reeleição, a avaliação do governador é que o partido deverá ter cautela e esperar até 2018. As declarações foram feitas na saída encontro da cúpula do PSB em Brasília onde é feito um balanço das eleições municipais deste ano. O PSB saiu fortalecido das eleições municipais, sendo a legenda que mais cresceu em número de prefeitos em comparação com 2008, passando dos atuais 308 para 436. Essa quantidade de prefeito assegurou a quarta posição entre os demais partidos.

O líder no ranking de prefeitos continua sendo o PMDB, mas caiu de 1.193 para 1025. O segundo é o PSDB, que também registrou queda passando de 787 para 628. O PT, em terceiro lugar, registrou aumento de 550 para 628. Cid Gomes disse que o partido ainda tem potencial para crescer em todo o país mesmo tendo o PT e o PMDB como possíveis adversários. "Acho que a gente pode crescer mostrando a nossa diferença no processo político, mas fundamentalmente no modo de administrar".

Mensalão

Na avaliação do governador, as condenações de integrantes da cúpula do PT no processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal) servem para mostrar que a política "tem limites". "Sinceramente não fico feliz, nem comemoro a condenação de ninguém. Mas acho que esse processo tem sido importante para demarcar bem que a política tem o seu limite. Aquela história que política vale tudo não pode prevalecer", disse o socialista. Questionado se o PT tinha perdido limites, o governador se esquivou: "Não digo o PT, mas algumas pessoas do PT que participaram desse processo de negociação de apoio político, de votos, no Congresso a partir de dinheiro. Isso é absolutamente fora dos limites da ética".

Folhapress

A cidade de Novo Oriente elege o primeiro parlamentar travesti do Ceará


O município de Novo Oriente (Sertão de Crateús) elegeu o primeiro vereador travesti do Ceará. Trata-se de Alan Coutinho, 26 anos, cabeleireiro, que obteve 925 votos. Foi o segundo mais votado no Município. Ele é o mais velho de quatro filhos do casal José Haroldo Coutinho e dona Iraneide Rodrigues Ximenes.

Alan, que assume a luta do Movimento LGBT, comemora o feito e se diz muito feliz. “Quero trabalhar pelo bem da minha cidade”, conta, adiantando que, como vereador, atuará junto aos políticos de sua terra para melhorar a saúde, educação e a agricultura de seu município. Ele inclui ainda em sua pauta de prioridades a luta contra a homofobia.
 
Via Eliomar de Lima

Agricultores recebem primeira parcela do Programa Garantia-Safra


O pagamento da primeira parcela do Programa Garantia-Safra será feito no dia 18 deste mês.

Cerca de 60 mil agricultores que plantaram na safra 2011-2012 de 122 municípios dos estados de Alagoas, da Bahia, do Ceará, Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte, de Sergipe e Minas Gerais receberão o benefício. A Portaria 31 do Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA], que prevê o pagamento, foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira [10].

Os agricultores cadastrados vão receber a quantia de R$ 680, que será dividida em cinco parcelas mensais. Os pagamentos serão feitos nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. Até o momento, são 667 mil beneficiados pelo seguro na safra 2011-2012, em 857 municípios dos nove estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. O Programa Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar [Pronaf] voltada para os agricultores familiares localizados na Região Nordeste do país, na área norte do estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do estado do Espírito Santo que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Para aderir ao programa, o agricultor deve estar em municípios onde foram detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho. A indenização será paga em até seis parcelas mensais por meio de cartões eletrônicos da Caixa. O valor do benefício e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo programa são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

* Com informações da Agência Brasil ( Via Yuri Guedes )



Joaquim Barbosa é eleito presidente do STF


O ministro Joaquim Barbosa foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal [STF], por 9 votos a 1.

O magistrado assumirá mandato de dois anos, a partir de novembro, quando o atual presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, se aposentará compulsoriamente ao completar 70 anos.  A Corte também elegeu o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente. Tradicionalmente, a presidência e a vice-presidência do STF são ocupadas pelos ministros mais antigos da Casa que ainda não ocuparam os cargos.

Ambos foram eleitos por 9 votos a 1 porque os futuros dirigentes não votam em si mesmos. Barbosa é ministro do STF desde 2003 e foi nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante quase 20 anos, atuou como procurador do Ministério Público Federal [MPF].

PRESIDENTE - Ele será o quinquagésimo presidente da história do STF. Sua eleição foi saudada pelo decano da Casa, ministro Celso de Mello. “Tenho certeza que, agindo com sabedoria, segurança e prudência, saberá superar os obstáculos que são tão comuns ao exercício da presidência.”  A eleição de Lewandowski foi comentada pelo presidente da Casa, Carlos Ayres Britto, que lembrou da passagem “exitosa” do ministro na presidência do Tribunal Superior Eleitoral [TSE] recentemente. “Farão dupla de dirigentes a altura das melhores tradições do STF.” Também saudaram a dupla o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o advogado Roberto Caldas.

Barbosa agradeceu a confiança dos colegas e disse que tem “satisfação e elevada honra em ser eleito e futuramente exercer a presidência”. A atuação de Barbosa na presidência chegou a ser questionada recentemente pelo ministro Marco Aurélio Mello, quando o futuro presidente se exaltou durante o julgamento da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão.

Lewandowski disse que o STF passa por um “momento auspicioso”, e que, a despeito de seu papel de coadjuvante, fará tudo para que Barbosa tenha uma “administração plena de êxito como o Brasil espera”. Nos últimos meses, Barbosa e Lewandowski têm apresentado posições divergentes e vêm trocando farpas durante o julgamento do mensalão, processo de que são relator e revisor, respectivamente. Após a votação, foi retomado o julgamento da Ação Penal 470, com o voto do decano Celso de Mello. Em seguida, o ministro Carlos Ayres Britto conclui a votação do Capítulo 6, que trata da compra de apoio político.
 
Agência Brasil

SESC - II Mostra de Música Instrumental acontecerá no Crato



TEATRO - "A DONZELA E O CANGACEIRO" e "A COMÉDIA DA MALDIÇÃO" representam o Ceará no 8º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, no Espírito Santo


Últimos preparativos para ponte aérea com destino ao 8º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, onde representaremos o Ceará com dois dos nossos espetáculos: A DONZELA E O CANGACEIRO e A COMÉDIA DA MALDIÇÃO.
 
Cacá Araújo

Via CULTURA NO CARIRI de Janinha Brito


Mensalão - Investigação de Lula divide opinião de juristas

  
NE - Depois da condenação de Zé Dirceu e Genoíno por Corrupção ativa, alguns juristas pretendem chegar ao que alguns chamam de o "chefe" da operação do mensalão, o ex-presidente Lula. Entretanto, uma outra parte discorda do procedimento.


Não há consenso sobre a possibilidade de investigação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diante das condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de integrantes da alta cúpula do PT no processo que ficou conhecido como mensalão. Dois especialistas ouvidos pela Agência Estado refutam um eventual processo contra o ex-presidente, enquanto um admite a possibilidade de que o reconhecimento do mensalão pelos ministros da corte reforça o entendimento de que o ex-presidente tem participação no esquema. 

Nesta terça (09), dia da condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por corrupção ativa, líderes da oposição reforçaram a postura favorável à abertura de uma representação contra Lula para que se investigue sua relação com o mensalão.

Para o criminalista Luiz Flávio Gomes, é necessário ter "um mínimo de prova" contra Lula para investigá-lo. O ex-ministro do STF Francisco Rezek também acredita não ser possível julgar o petista por envolvimento com o esquema. "Eu não creio que o procurador-geral da República tenha recolhido elementos para formular uma acusação contra qualquer pessoa que já não estivesse envolvida no processo", afirmou Rezek. "Qual o mínimo de prova que se tem contra ele? Como chegou até o chefe do gabinete da Casa Civil, também poderia, teoricamente, chegar nele, porém é necessário ter um mínimo de prova", complementa Gomes. De acordo com Rezek, cogitar uma representação contra Lula baseada na condenação de Dirceu é uma "argumentação política". "Acho perfeitamente natural que a oposição argumente dessa maneira, mas como operador do direito absolutamente isento, à luz dos princípios que orientam o processo penal do Brasil, não vi como evidente que o comando pudesse estar acima do próprio chefe da Casa Civil", reforçou.

Para o ex-ministro do STF, a absolvição do ex-deputado federal Luiz Gushiken e de outros réus no processo por falta de provas é uma amostra de que a denúncia do Ministério Público englobou todos os possíveis envolvidos no esquema. "A denúncia já procurou ser completa. Por tudo que se ouviu no plenário do STF, não acho que o procurador tenha recolhido elementos para fundar uma acusação sólida contra qualquer pessoa que já não estivesse ali", reiterou.

Gomes destaca a necessidade da existência de provas: "Em relação ao José Dirceu, pode-se discutir se a prova é mais intensa ou menos, mas o mínimo tem. No caso do Lula, é preciso saber se há esse mínimo de prova, do contrário não se instaura nada".

Novas provas e indícios

O professor de direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo Ronaldo Porto Macedo Junior diverge dos dois juristas. Para ele, é possível que haja investigação e eventual denúncia contra o ex-presidente, caso o procurador geral da República reúna indícios capazes de formar seu convencimento. "Durante o processo foram produzidas novas provas. Se ele (procurador-geral da República) entender que essas novas provas são suficientes para entender o envolvimento do ex-presidente Lula, poderia fazer uma nova denúncia", disse. "A condenação consolida uma convicção de que houve mensalão."

De acordo Macedo, a existência de indícios que relacionam Lula com o esquema é mais importante do que a própria condenação de Dirceu. "Não é a condenação em si (que pode ensejar uma nova denúncia), mas os indícios que justificaram a condenação, as evidências", completou. Segundo o professor, uma evidência pode se tornar mais robusta com o andamento do julgamento. "Se o procurador-geral da República entender que já há indícios de que o presidente Lula pode ter participado disso (mensalão), pode determinar que se investigue."

Outras implicações

Ainda que o ex-presidente fosse investigado e, posteriormente, a Procuradoria-Geral da República o denunciasse, algumas questões técnicas poderiam retardar seu julgamento. Em primeiro lugar, há divergência sobre a possibilidade de Lula ser julgado pela Justiça comum, já que não possui mais foro privilegiado, ou pelo STF, pois teria coordenado esquema com agentes julgados pela suprema corte. Além disso, corre o prazo prescricional do mensalão, esquema que se desenrolou em 2005. O ex-presidente completa, neste mês 67 anos. Ao alcançar os 70 anos, tem-se ainda reduzido o prazo prescricional.

Yahoo Notícias ( Estadão Conteúdo )



Leitor Alan Derteson Junior envia Proposta para o Crato

 
Caro Amigo Dihelson e ou coordenação do blog do Crato

Eu e minha familias moramos no final da rua desembargador Edmilson da Cruz Neves, antiga presidente kennedy bairro vila alta porto de brejo, e esta rua está sem calçamento estamos morando nela há mais de 10 anos e ja veio vereador, prefeito, vice prefeito, secretario enfim, todos com a intenção de apenas prometer e não cumprir o ultimo a prometer foi o veredor luiz cory que inclusive foi morador do nosso bairro e simplesmente não cumpriu e tambem o atual prefeito. Gostaria que os senhores incluisse essa minha reclamaçao na reportagem do:
Blog do Crato e Grupo SÓ CRATO entregarão documento com propostas da população ao novo prefeito eleito e aos vereadores. Há muito tempo vemos sofrenfo por causa da falta desse calçamento, a cada chuva é uma aflição aquie em casa sendo nós obrigado a pedir a Deus para nãom chover,fica buracos que cabe um caminhão.

desde já  agradeço

Alan Derteson junior

Nota do Editor: Obrigado por sua sugestão, Alan, será incluída sim, no conjunto das propostas, aliás, essa área aí, eu moro bem perto de você, precisa urgentemente de um SEMÁFORO. Veja o E-mail que te enviei. Um grande abraço.



O PORTAL DE JUAZEIRO É NOSSO PARCEIRO !



Gostaria de fazer aqui uma chamada para um dos grandes sites do cariri, que é nosso parceiro há muito tempo, e que estranhamente não constava na lista dos sites ( agora consta ). Alguns artigos são compartilhados e sempre mencionamos o portal quando publicamos algo que vem de lá. Portanto, fica aqui o meu abraço para o querido amigo Daniel Walker do PORTAL DE JUAZEIRO, que pode ser acessado através do seguinte endereço:

Aproveite e conheça também outros sites nos quais ele é editor:




Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30