xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 outubro 2012

Mensagem do ex-candidato Cícero França ao prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos e à População Cratense


"Entendemos que realizamos um processo democrático, voltamos a figura de cidadão e torcemos para que o Prefeito eleito, administre a cidade como ela merece. Estaremos sempre à disposição das pessoas que confiaram nas nossas propostas,  também ao Ronaldo, e na qualidade de cidadão, vamos estar sempre acompanhando todas as ações públicas que forem realizadas.  

Quero agradecer primeiro a Deus e as pessoas que votaram conosco, assim como toda a nossa militância, pois a campanha não foi fácil, muitas dificuldades tanto internas como externas, e isso serviu de amadurecimento da minha pessoa. Desejo também boa sorte aos candidatos eleitos para vereadores e ao prefeito eleito."

Cícero França - Candidato pelo PV
Reportagem: Ed Alencar



Segunda parte da entrevista exclusiva do repórter Ed Alencar com o prefeito Ronaldo Gomes de Matos



"Não serei Prefeito do Crato à partir de 01 de janeiro dos que votaram em mim, serei  Prefeito do Crato, Prefeito de TODOS"

Ronaldo Gomes de Matos


Nota do Editor: Continuamos com a segunda parte da entrevista com o prefeito eleito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos,  conduzida pelo repórter Ed Alencar:
Ed Alencar -Durante a campanha, no comício no bairro do Seminário, o Senador Eunício Oliveira se comprometeu a ajudar entre os projetos, solução para da Encosta do Seminário, uma vez que o Governo do Estado, já tem verba destinada. Qual o Primeiro passo agora ?
Ronaldo - É um projeto que vem se arrastando, e em palanque, o Senador garantiu que iria se empenhar de corpo e alma, para a liberação destes recursos o qual contemplará o bairro do Seminário, ou a cidade do Seminário, que me acolheu de braços abertos e tenho que devolver  toda ‘INFRA-ESTRUTURA “ que ele precisa hoje.

Ed Alencar - ESTRADA DE SANTA FÉ  ?

Ronaldo - Nos próximos dias, teremos um encontro com o Governador Cid Gomes, o qual irei pedir a liberação deste projeto que ele prometeu para o municipio do Crato, mas não só a estrada de Santa Fé, mas a estrada do Colégio Agricula a Monte Alverne, eu prometi eu vou fazer o possiver para viabilizar esta estrada passando por Santa Fé, nossos distritos merecem.
Ed Alencar - Ronaldo, hoje você é o Prefeito de todos os cratenses, qual é sua mensagem  ?

Ronaldo - Não Serei Prefeito do Crato à partir de primeiro de janeiro dos que votaram em mim, serei  Prefeito do Crato, Prefeito de TODOS. Quero pedir a ajuda de todos os cratenses, para que façamos um Crato melhor, voltado para atender as necessidades do nosso povo.
Ed Alencar - Qual sua mensagens para seus concorrentes.
Ronaldo -Foram concorrentes “POLITICAMENTE” até o dia da votação, à partir de hoje voltamos nossa grandiosa amizade, quero sim, estar de braços abertos para o diálogo com todos. Quero mandar esta mensagem para todos os amigos que disputamos juntos a Prefeitura do Crato, e dizer que o Ronaldo estará de braços abertos e ouvidos também, para administrar o Crato com a ajuda política de TODOS.

Reportagem: Ed Alencar
para o Blog do Crato - www.blogdocrato.com

Ato de bravura - Por: Emerson Monteiro



Era pouco antes da meia-noite da segunda-feira, 04 de agosto de 1930, quando o apito da maria-fumaça ecoou na Estação Ferroviária, dando partida na composição da Rede Viação Cearense que levaria o efetivo do 23.º Batalhão de Caçadores, sediado em Fortaleza, com destino a Lavras da Mangabeira, no inteiro do Estado. A missão ainda não revelada do contingente viria a ser de vigiar o acesso ao Estado da Paraíba, onde, na cidade de Princesa, ocorreram confrontos ameaçadores da ordem federal.
Sob as ordens do tenente-coronel Pedro Ângelo Correia, o 23.º BC se deslocaria até Sousa, levando no seu bojo, porém, inoculados germes da conspiração entre os oficiais, que logo engajariam na revolução a se alastrar no País inteiro.
Contudo, o comandante da tropa seria o maior entreve a essas movimentações rebeldes, dado seu zelo ao posto e o rigor no cumprimento do dever militar, firme vontade e enérgico nas atitudes, o que demonstraria mais adiante, face ao desenrolar dos acontecimentos.
Às 17h15 do dia 06 de agosto, o batalhão chegou a Lavras. No dia 12 daquele mês, às 6h30, voltou aos trilhos com rumo ainda ignorado pela soldadesca, às 13h adentrando a cidade de Sousa.
Naquele dia se fechava o cerco à Paraíba pelas tropas do Exército, no sentido de evitar o levante armado que fermentava no Estado após a morte de João Pessoa, alimentado com armas e munições que cruzavam diversos pontos da fronteira.
Iniciavam-se, no entanto, as defecções entre os diversos níveis da guarnição. Pensasse que não e o movimento tenderia a crescer, originário de outras fontes externas, no próprio oficialato de outras corporações.
Na madrugada de 04 de outubro, ouviu-se um disparo de fuzil efetuado pelo primeiro-sargento Manuel Francisco de Lira, fiel ao comandante. Desde então ações desencontradas mobilizariam o Posto de Comando. De início, os insurretos pretenderam anular pela força física Pedro Ângelo e evitar maiores conseqüências. Após aquele tiro as coisas se precipitaram.
O comandante chegou na porta do posto, local de imediata afluência dos soldados e oficiais, e quis saber a razão do barulho inesperado.
- O batalhão está sublevado sob o meu comando, e o senhor considere-se preso de ordem do general Juarez Távora – foi a resposta do tenente Ary Correia.
Indignado e reafirmando a sua condição superior, Pedro Ângelo lhe fez fogo à queima-roupa, gerando daí celeuma intensa, tanto dentro, quanto fora do prédio.
Algumas horas mais e o claro da manhã que se aproximava evidenciou outras escaramuças, nas quais sairia ferido com gravidade o major João César de Castro, caso testemunhado pelo único sobrevivente da hora, o soldado Clóvis, sua ordenança. O comandante Pedro Ângelo Correia resistiria com denodo aos rebelados.
Segundo descreve Otacílio Anselmo e Silva, à época integrante daquele batalhão, no artigo O Ceará na Revolução de 30, publicado na revista Itaytera n.º 1, de 1955, do Instituto Cultural do Cariri, Crato CE: 

O soldado Clóvis ouviu o derradeiro brado do herói: Não morrerei acuado como um cão. Vou morrer no campo da honra.
Vimo-lo reaparecer no meio da área e penetrar no banheiro ao lado oposto de onde saíra, após executar um disparo. Uma bomba arremessada sobre o teto afugentou-o dali. Ao sair, foi colhido por uma descarga no centro da pequena área, junto ao portão de ferro. Tombou fulminado, em decúbito ventral. Tinha à mão direita uma pistola Parabellum, sua arma regulamentar; no bolso traseiro da calça estava o seu inseparável Smith & Wesson com o cano voltado para cima; e a seu lado, não muito longe, o mosquetão que lhe saltara das mãos. Seriam sete horas da manhã.
Ao ser notificada, por emissário do 23.º BC, de que Pedro Ângelo se achava preso e com saúde após a rendição do batalhão que comandava em Sousa, sua esposa, ciente da coragem e obediência do companheiro, dissera aos filhos do casal:
- Filhos, botemos luto; vosso pai morreu... – de acordo com o texto acima citado.

PRA FRENTE É QUE AS MALAS BATEM - POR ANTONIO MORAIS

No inicio da atual administração petista em Juazeiro do Norte, logo no segundo dia, já  circulavam em jornais noticias de denuncias de mal feitos. Eu fiz uma postagem, neste conceituado Blog do Crato, sem nenhuma pretensão. Parecia mais uma advertência de que  a opinião publica não era balela e que aqueles atos denunciados  não dariam beneficios  ao gestor.

150  comentários, cada mais agressivo, partiram para o pessoal, numa demostração de anti-civilidade nunca vista. Fui excluído do quadro de colaboradores  do Blog do Juazeiro. O que se pretendia como  conselho  foi recebido como ofensa.  O PT foi o grande derrotado em Juazeiro.  Fazendo-se uma analise  dos resultados para vereador, pude constatar que  apenas um vereador  do PT se elegeu num colégio de quase 200 mil eleitores. Perdoem-me se a lista que vi estiver errada. O executivo nem Lula  deu jeito.

O pensamento do dia - A Educação no Brasil



Já dizia o grande Ruy Barbosa: "A Educação é o maior patrimônio de um povo". Constatamos a cada ano, que o Brasil, portanto, vai se tornando o país mais POBRE do planeta.

Dihelson Mendonça 

* melhores condições para os professores!

 

EM VÍDEO - Prefeito eleito Ronaldo, concede entrevista à TV Verdes Mares Cariri


Para assisti-la, clique no link abaixo:

http://g1.globo.com/videos/ceara/t/cetv-1a-edicao/v/prefeito-eleito-do-crato-da-entrevista-ao-cetv/2180364/

.

Condenação de Dirceu no STF é destaque na mídia internacional


A condenação do ex-ministro José Dirceu pela maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) repercutiu na imprensa mundial hoje. Sites das principais publicações pelo mundo destacaram em suas páginas iniciais a decisão do tribunal brasileiro.

O site da BBC, serviço de notícias do Reino Unido, destaca na página dedicada às notícias da América Latina uma foto de Dirceu ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o título: "Assessor de Lula condenado por corrupção". Na imagem que ilustra a reportagem, Lula e Dirceu aparecem sorridentes, em um evento no Planalto em 2004, período anterior ao escândalo. O texto da reportagem afirma que o ex-presidente não está envolvido no escândalo, que chama de "Big Monthly". Também destaca que Dirceu lutou na militância de esquerda contra o governo militar na década de 70 e foi exilado em Cuba. O espanhol "El País" publica a mesma foto de Lula e Dirceu sorridentes em 2004 em seu site.

A página do jornal espanhol lembra que a Suprema Corte brasileira já condenou políticos de quatro partidos por corrupção passiva e, nesta terça, condenou os corruptores. Segundo a publicação espanhola, a condenação de Dirceu era a mais difícil, pois as provas contra ele não eram tão evidentes quanto as dos demais implicados. Para o "El Pais", não é impossível que Dirceu recorra a uma corte internacional, já que até o último momento declarou-se inocente.

"NYT"

O site do norte-americano "New York Times" reproduz reportagem da agência de notícias Associated Press que destaca, logo em seu título, que a maioria dos ministros da Suprema corte brasileira condenou o ex-braço-direito de Lula, o ex-presidente mais popular do país. A reportagem afirma que a pena prevista para corrupção ativa de acordo com as leis brasileiras pode chegar a 12 anos de prisão. A trajetória de militância na esquerda de Dirceu também é lembrada pela publicação norte-americana. Segundo o texto publicado no site do "NYT", o mensalão não afetou a reputação de Dilma Rousseff, "vista como combatente da corrupção no país após demitir sete ministros após suspeitas de irregularidades publicadas na imprensa brasileira."

Folhapress



MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893


Maioria no STF vota pela condenação de José Dirceu por corrupção ativa


O ministro Marco Aurélio de Mello do Supremo Tribunal Federal [STF] votou nessa terça-feira [9] pela condenação do ex-Chefe da Casa Civil José Dirceu no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão.

O voto forma maioria pela condenação de Dirceu pelo crime de corrupção ativa. “José Dirceu teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio”, assinalou. Marco Aurélio considerou que “o PT buscou mesmo uma base de apoio no Congresso Nacional” e também condenou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino. O ministro seguiu o voto do relator Joaquim Barbosa e condenou pelo crime de corrupção ativa todos os réus do chamado núcleo publicitário Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbarch, Simone Vasconcelos e Rogério Tolentino.

Com o voto, há maioria formada pela condenação de Tolentino. Ao todo, nove réus já foram condenados neste capítulo, que tratou da compra de apoio político entre 2003 e 2004. Marco Aurélio absolveu o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto por corrupção ativa, que, até o momento, foi absolvido por todos os ministros. Entretanto, o ministro do STF abriu divergência e condenou a ex-funcionária de Marcos Valério Geiza Dias, que foi absolvida pelos sete ministros que já votaram. Sobre o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ministro ressaltou que o réu não poderia ter atuado sozinho.

“Apontar Delúbio Soares, me parece que ele próprio aceitar posar como tal, como bode expiatório, como se tivesse autonomia suficiente para levantar milhões. Ele próprio definindo destinatários. A conclusão subestima a nossa inteligência”, disse.  O julgamento foi suspenso logo após o voto de Marco Aurélio e será retomado nesta quarta-feira [10], com o voto do decano Celso de Mello, que não participou do julgamento nesta tarde. O décimo e último voto será do presidente da Corte, Carlos Ayres Britto.  Até o final do julgamento, os ministros podem mudar seus votos. O STF deve começar a julgar ainda amanhã o Capítulo 7 da denúncia do Ministério Público Federal [MPF], que trata do crime de lavagem de dinheiro envolvendo réus ligados ao PT e ao PL. Neste próximo capítulo, serão julgados os ex-deputados Paulo Rocha [PT-PA], João Magno [PT-MG] e Professor Luizinho [PT-SP], a assessora de Rocha, Anita Leocádia, o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e seu chefe de gabinete José Luiz Alves. Confira placar parcial da segunda metade do Capítulo 6, que trata do crime de corrupção ativa entre políticos do PT e PL e no núcleo publicitário:


1) José Dirceu: 6 votos a 2 pela condenação [Divergência: Ricardo Lewandowski e Antonio Dias Toffoli]
2) José Genoino: 7 votos a 1 pela condenação [Divergência: Ricardo Lewandowski]
3) Delúbio Soares: 8 votos pela condenação
4) Anderson Adauto: 8 votos pela absolvição
5) Marcos Valério: 8 votos pela condenação
6) Ramon Hollerbach: 8 votos pela condenação
7) Cristiano Paz: 8 votos pela condenação
8) Rogério Tolentino: 6 votos a 2 pela condenação [Divergência: Ricardo Lewandowski e Antonio Dias Toffoli]
9) Simone Vasconcelos: 8 votos pela condenação
10) Geiza Dias: 7 votos pela absolvição a 1 pela condenação [Divergência: Marco Aurélio de Mello]
 
Agência Brasil

Astronomia ganha destaque na terra do Padre Cícero


A cidade recebe, até hoje, a Semana Mundial do Espaço, maior evento público já realizado sobre o tema

Juazeiro do Norte A divulgação e os estudos da Astronomia ganham força na terra do Padre Cícero. Um apaixonado pelo espaço e sua imensidão, o astrônomo e pesquisador Valmir Martins de Morais, está desenvolvendo vários trabalhos voltados para os estudos da área, no intuito também de divulgar a região do Cariri por meio do Núcleo de Astronomia (N-Astro), criado em 2009.

Valmir Morais coordena o evento na cidade. Estuda a ciência desde os 16 anos Foto: Elizângela Santos

Com isso, os admiradores dos astros e estudiosos ganham um espaço destinado às pesquisas e à divulgação. Valmir Morais iniciou os seus primeiros estudos aos 16 anos. Por conta de várias atividades nacionais e internacionais, coordena a Semana Mundial do Espaço (World Space Week), realizada em 50 países, com a efetiva participação do Brasil, desde que assumiu a coordenação em 2011. É o maior evento internacional público dedicado ao espaço.

Iniciado no último dia 4, o evento acontece até hoje e envolve atividades em todos os países participantes. Outros eventos realizados na região, segundo o coordenador, têm sido importantes na finalidade de divulgar a Astronomia. A Hora do Planeta, realizado em março, na Colina do Horto, é um deles. Neste ano, participaram do evento mais de mil pessoas, com projeções na estátua do Padre Cícero de imagens da atual situação em que se encontra a Terra, promovendo uma reflexão da humanidade, além do observatório com equipamentos particulares e do N-Astro. E esse trabalho continua sendo realizado nas escolas, universidade e comunidades, no intuito de levar o conhecimento da Astronomia para a população. Tanto que uma programação é desenvolvida durante esta semana, ocorrendo desde a última quinta-feira, por meio do Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Juazeiro, para a Semana Mundial do Espaço.

Na segunda-feira, das 9 horas ao meio-dia, o N-Astro disponibilizou, em frente ao auditório dos Kariris, no campus Juazeiro do Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o telescópio motorizado Celestron, de 203mm de abertura, com filtro solar Baader, para observação do sol e suas manchas.

Observação

De acordo com Valmir, essa atividade possibilitará ao público a observação do planeta Vênus, em fase crescente. "Serão distribuídos folhetos sobre a importância das pesquisas espaciais (Astronomia e Astronáutica) para a melhoria de nossa vida diária", afirma. As atividades contam com a parceria do Núcleo, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão financiador das atividades de pesquisa e divulgação. No mesmo local serão apresentados painéis da exposição "Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang". Ontem e hoje, das 8h30 às 12 horas, a programação vem sendo na Escola Figueiredo Correia, também em Juazeiro, onde são apresentada a exposição "Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang", composta de 20 painéis fotográficos com imagens de galáxias, nebulosas, aglomerados estelares, sol, lua e planetas do sistema solar, captadas por telescópios e sondas espaciais.

No mesmo espaço, está sendo exibido um painel gigante intitulado "Universo em Evolução", que relata a evolução do universo, do Big Bang ao futuro. De acordo com o astrônomo, na última edição da Semana Mundial do Espaço, em 2011, em que foram realizados 667 eventos em 52 países, o Brasil destacou-se por contribuir com 39 deles, efetivados em praticamente todas as suas regiões.

No ano passado, o número de eventos no Brasil também superou os realizados por países da Europa, como Espanha, Itália, Alemanha e Portugal. A expectativa é que, neste ano, os eventos realizados no Brasil cheguem a 50. A semana conta com as colaborações da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em que participam mais de nove mil escolas, além da Associação Brasileira de Planetários. O trabalho vem sendo divulgado junto aos colégios do Ceará por meio das coordenações regionais de educação e das unidades dos IFCE. O tema da Semana Mundial do Espaço, nesta edição, é "O Espaço para a segurança e proteção do homem". Foi escolhido para celebrar as muitas maneiras como satélites de navegação, observação e telecomunicações melhoram nossa vida diária e ajudam a preservar o meio ambiente. Valmir Morais cita alguns exemplos da utilização dos satélites, como o apoio aos esforços de ajuda humanitária e o planejamento da entrega de alimentos e medicamentos em área remotas, por exemplo.

O evento mundial tem a coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU), com o apoio da World Space Week Association (WSWA). O astrônomo participou do Programa Internacional de Observação do Cometa Halley no Estado e atua com foco em asteroides.

Por: Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30