xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 outubro 2012

Bizarro, estranho, esquisito - Por: Emerson Monteiro


No esforço de restabelecer a paz com Deus, sociedades trabalham no sentido de chegar perto do Todo Poderoso e conciliar seus atos com a vontade soberana. Isso conta bem a história da Humanidade. Sempre depois das grandes escaramuças humanas, nasce forte o desejo de agradar o Criador, querer, a qualquer custo, estabelecer de novo a amizade ferida por conta do fragor das batalhas, atos pecaminosos praticados em nome da vitória principal de povos impacientes.

Ao passear pelo mapa das civilizações e lá construíram catedrais voluptuosas, de arte e riqueza sem par, frutos dos despojos trazidos de povos derrotados, conquistados a ferro e fogo, largados no ostracismo da miséria. Vencedores erguem, então, os braços aos céus e oram arrependidos de males praticados em nome da sanha voluptuosa, pedindo fiel clemência e a organização posterior dos sentimentos culpados.

As lembranças do Poder sagrado acompanham de perto as atitudes arrebatadoras do reconhecimento, por terem merecido o sucesso nas práticas guerreiras. Bizarro, também por isso, o tal ser humano, que chega às lágrimas face ao que ele mesmo pratica nos campos da luta das glórias deste mundo. Bizarro, estranho, esquisito, sinônimos do jeito como desenvolve as respostas dos próprios atos.

Esquecem, no entanto, reis e comandantes de tropas, que do outro lado da cena assassina havia passageiros de uma nave irmão da família dos semelhantes, eles portadores de iguais oportunidades e antigos e suaves sonhos. Familiares comuns da escada infinita do Paraíso; parceiros dos mutirões da jornada terrena rumo ao silêncio da Humildade definitiva.

Nas celebrações dos triunfos, pois, depositados os sacrifícios nos altares luxuosos, perante as multidões extasiadas e contritas ao luxo dos trajes de galã de quem venceu os embates mortais, o espírito da conversão ao Mistério eterno apazigua os espíritos. Senhores reverenciam o Senhor dos Exércitos, qual existisse divisão nas cortes celestiais.

Bizarro, estranho, esquisito...

Cantam, tocam, rezam, incensam e dobram a fronte ao enigma das almas aventureiras das tantas e dúbias circunstâncias. Assim funciona o palco dos desejos humanos e suas manifestações às autoridades divinas, envoltos na pompa de templos longitudinais paridos das consciências doloridas em brasa.

Enquanto isso, melhor resultado significaria união e harmonia, controle das feras que habitam o seio das bestas a pastar nos verdes campos do Senhor da Vida.
Por: Emerson Monteiro

Extra, extra! Banda Fator Rh de volta para gravação de um disco


Por Carlos Rafael Dias

Formação original da banda Fator Rh: Marcos Leonel, Lupeu,
Segestes Tocantins, Carlos Rafael e Calazans Callou
O Fator Rh está de volta depois de 22 anos de ausência. Via de regra, um revival de uma banda de rock é sempre uma celebração à vida. Paradoxalmente, o retorno do Fator foi motivado, em grande parte, pelo desejo de homenagear um membro morto da banda. Segestes Tocantins, guitarrista da primeira formação do grupo, faleceu em 14 de maio de 2011, mas a notícia só chegou até nós, parceiros seus na fundação da banda, em janeiro deste ano.
Fui o primeiro que soube do infausto acontecimento. Como fazia anos e mais anos que não sabia do seu paradeiro, procurei informação digitando o seu nome em um site de busca da Internet. A primeira informação que acessei foi dando conta do seu falecimento. Foi um choque terrível.
Em julho último, conversando com Calazans Callou surgiu a ideia de promover uma volta da banda com sua formação original (ou parte dela, como se configurou depois) para a gravação de um disco-tributo em memória de Segestes. Comunicados da ideia, Lupeu e Igor Arraes toparam na hora. Completamos a formação da banda convidando três jovens músicos: o baixista Pedro Igor, o guitarrista Victor Arraes e o baterista Jhonatas Ian. Detalhe: Pedro Igor e Victor Arraes são, respectivamente, filho e sobrinho de Igor.
O problema maior que se interpôs ao pleno andamento do projeto é que quase todos estão vivendo em cidades diferentes. Mas, mesmo que em dosagens homeopáticas, o antídoto da “cura Rh” vem sendo ministrado progressivamente.
Ensaios – Os primeiros ensaios foram só comigo e Igor. Ensaios caseiros de voz e violão para montar o repertório com músicas garimpadas de gravações precárias dos primeiros ensaios em um galpão onde Segestes morava, no Sítio Macacos, em Juazeiro do Norte.
Os ensaios seguintes, já no Return Studio, incorporaram os novos membros. Num deles, Lupeu veio de Juazeiro da Bahia para participar. Os próximos acontecerão em breve, com a presença de Calazans, vindo direto de Recife.
Repertório – As músicas que serão gravadas são, na maioria, da primeira fase da banda, quando Segestes era o principal compositor, entre 1988 e 1989. Seis delas são de autoria exclusiva de Segestes, todos com aquele toque musical característico e versos ingenuamente belos: Cavaleiro negro (O cavaleiro negro ataca à noite. Ele não quer mais saber da Távola Redonda), Choque Elétrico (Essas traças ocidentais, essas traças orientais. É tudo igual. Todo mundo japonês), Todos os sentidos (E não adianta ficar no meu caminho. Eu me ligo mesmo é na madame Rock’n’Roll), Vera Gata (Tinha um toque de viola, mas soava como uma guita), Baby pensa (Deixei o leite em cima do fogão do meu quitinete e fui passar a noite fora na casa de Margareth) e Símbolo sexual (Essa lata velha que aqui na Terra vocês chamam orgulhosamente de meu automóvel).
O repertório segestiano tocado pelo Fator Rh é um legado do tempo em que Segestes fez parte da banda punk soteropolitana Contravenção. São canções cruas, mas afiadas e coerentes com o cenário da música pop alternativa brasileira de meados da década de 1980.
Outras músicas a serem elencadas para compor o disco-tributo, provisoriamente chamado de Provoque a cura Rh, serão preferencialmente do primeiro repertório da banda, como Ele podia deixar de ser besta, Isso tudo, Marinalva, Provoque a Cura (Fator Rh), Nomes e Sociedade de Consumo. As demais serão composições que fizeram parte dos shows que se seguiram à saída de Segestes da banda, em 1989, como Roda de pavão, Acenda-me, Serpentes na noite e Nada de novo, além de músicas de uma banda efêmera, Os Papa-Figo, que fez alguns shows entre julho e agosto de 1994 e era integrada por ex-membros do Fator Rh, como eu, Calazans, Igor e Marcos Leonel, ao lado de Cacheado (bateria) e Luís Carlos Saraiva (guitarra).

Tudofel: Tones of home

Tudofel: Tones of home: Final de tarde de domingo, início de dezembro de 1994. Estava na rodoviária de Teresina esperando o ônibus para retornar ao Crato, depo...

Prefeito eleito Ronaldo diz estar aberto ao diálogo e envia mensagem de paz aos concorrentes de campanha


Ronaldo busca o diálogo e diz que a concorrência só foi até as eleições 

Nota do Editor: Na verdade, é isso que eu já dizia desde o dia 07. Passadas as eleições, o novo prefeito é prefeito de TODOS os Cratenses, assim como o Governador é de todos os cearenses, e a Presidente Dilma é de todos os Brasileiros. Ronaldo só conseguirá fazer um bom governo no crato, com a ajuda da populaçao, que até o dia das eleições encontrava-se divida em 50% a 50%, sendo que 100% do eleitorado, ou seja, toda a população cratense espera que ele cumpra os compromissos de campanha. Considero esta mensagem emitida ao repórter Ed Alencar, da máxima importância, pois revela sobretudo, maturidade política. Ronaldo já disse em entrevista anterior que aos cargos públicos "AMIGOS À PARTE" e que prevalecerá o critério "TÉCNICO" para a escolha do seu secretariado. 

Isso é importante observar, pois exatamente no momento, alguns militantes que não possuem essa Ética admirável, esse amadurecimento, continuam fazendo Pilhérias e Chacotas com os que perderam as eleições no Crato, pois carros continuam circulando nas ruas com mensagens ofensivas ao atual prefeito e à administração, com a velha música das "malas" e até charges pejorativas estão circulando no Facebook contra a atual administração. É bom ver que o prefeito Ronaldo em si, pensa diferente dos seus apoiadores e busca a linguagem do entendimento.

Dihelson Mendonça


EM ENTREVISTA, O PREFEITO ELEITO RONALDO GOMES DE MATOS, ENVIA MENSAGEM PARA TODOS OS CONCORRENTES À PREFEITURA DO CRATO:
"QUERO MANDAR ESTA MENSAGEM ESPECIAL AOS AMIGOS QUE CONCORRERAM COMIGO À PREFEITURA DO CRATO, DIZENDO  QUE FORAM CONCORRENTES  POLITICAMENTE ATÉ O DIA DA VOTAÇÃO,  E QUE À PARTIR DE HOJE, VOLTEMOS À NOSSA GRANDIOSA AMIZADE E QUERO SIM, ESTAR DE BRAÇOS ABERTOS  E OUVIDOS TAMBÉM, PARA O DIÁLOGO COM TODOS. E  ADMINISTRAREMOS O NOSSO CRATO COM A AJUDA POLÍTICA  DE TODOS."

Ronaldo Gomes de Matos
Em mensagem ao repórter Ed Alencar
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

OS DESAFIOS DA PRÓXIMA ADMINISTRAÇÃO DO CRATO - Entrevista com o prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos - Parte 1 - Por: Ed Alencar


Nota do Editor - É sempre importante para a população no estado democrático saber o que pensam aqueles em quem depositaram a sua confiança nas urnas. Crato vive o momento da transição de um governo para o próximo, com desafios, mudanças, trabalhos realizados e trabalhos a serem realizados na cidade. Pensando nesse sentido, o repórter Ed Alencar tem estado muito próximo aos candidatos que venceram as eleições, bem como de vários outros que não foram agraciados com a vitória. E ao longo dos próximos dias, o Blog do Crato deverá convidar diversas personalidades da vida pública cratense para concederem entrevistas que serão gravadas em vídeo e publicadas nos nossos diversos sites, dentrer eles, Blog do Crato, Portal Chapada do Araripe, Rádio Chapada do Araripe Internet, TV Chapada do Araripe Internet, e diversos grupos do Facebook, que juntos, Sites e Facebook, totalizam mais de 10.000 pessoas.  Dentre os que serão convidados, podemos destacar:

- O Atual Prefeito Samuel Araripe
- O futuro prefeito Ronaldo Gomes de Matos
- O Vice-Prefeito Raimundo Bezerra Filho
- Os 19 vereadores eleitos
- A primeira-dama Mônica Araripe
- A próxima primeira-dama Gilvania Gomes de Matos
- O presidente da SAAEC, Dr. Procópio da Silveira.
- Os 3 candidatos que não venceram as eleições para prefeito: Cícero França, Marcos Cunha e Sineval Roque

Traçaremos um panorama geral da situação atual do Crato, das realizações e do que a população espera que os próximos governantes realizem. A grande missão do Blog do Crato enquanto jornalismo de opinião, é de levar a informação correta e fazer a ponte entre o povo e os governantes, procurando solucionar os problemas porque passa a  população. ( Dihelson Mendonça ).
---------------------------------
Na manhã da última segunda feira (8), o Prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos recebeu em sua residência o repórter Ed Alencar para mais uma entrevista exclusiva, após acordar na realidade de haver ter sido eleito com uma expressiva  maioria da população cratense. A entrevista concedida, será publicada por tópicos, que serão apresentados ao longo desta semana:
Ed Alencar –  Ronaldo, já caiu a ficha de ter sido eleito entre três concorrentes com quase 25 mil votos de vantagem?   

Ronaldo - Sim, e essa foi uma resposta que o cidadão deu, pelo desprezo que o Crato vem recebendo. O Crato precisa ser melhor cuidado, o Crato precisa de novas oportunidades, o cratense precisa de uma nova administração voltada para as comunidades e não para interesses individuais.
EA - Como buscar verbas para o desenvolvimento do Crato?

Ronaldo - Nesta mesma semana, já estou agendado com políticos em fortaleza, para viabilizar recurso para a partir de janeiro de 2013, começar uma nova administração, com novos projetos aprovados.
EA - O Prefeito Ronaldo e o Governador Cid Gomes?

Ronaldo - Tenho bons laços de amizades com o Governador Cid Gomes, através do Senador Eunício Oliveira. Sou defensor do amigo Camilo Santana, que sempre me estendeu seus braços e é Secretario das cidades. Vamos estar lá e espero que o Governador Cid reconheça que o Crato precisa da ajuda do seu governo, juntamente com o senador Eunício e vários deputados Federais votados aqui no nosso Crato.
EA - Entre tantos projetos, quais os de prioridades?

Ronaldo - Alem do Canal do Rio Granjeiro, uma cidade inteira para iniciar seu saneamento, calçamentos e  ruas para serem asfaltadas, uma nova dinâmica na saúde, pois é o que mais clama o cidadão cratense pelos quatro cantos por onde passei. A educação fica a desejar, vamos buscar qualidade e vamos também, qualificar melhor nossos Professores com melhores salários.

EA - Quanto a formação do seu Secretariado, será por indicação Política ou Por competência e formação técnica?
Ronaldo - Uma coisa foi todos os nossos amigos nos ajudarem na campanha, pois foram eles que me levaram para a política, DIGO PARA VOCÊ NA DATA DE HOJE, que não têm um só “CARGO” sequer, COMPROMETIDO NA PREFEITURA DO CRATO. Todos serão TÉCNICOS, amigos à parte. Ouvi atentamente as opiniões de todos os amigos, mas independente de amigo ou não, nosso quadro de funcionários serão em suas funções “TÉCNICOS” 

Continua amanhã, no Blog do Crato
PRÓXIMO TEMA, UMA PROMESSA DE PALANQUE  “ENCOSTA DO SEMINÁRIO E A ESTRADA DE SANTA FÉ.

Ed Alencar
Repórter do Blog do Crato
www.blogdocrato.com

Lista dos vereadores eleitos no Crato - 2012


Repetindo, para quem não viu...

A Lista dos vereadores eleitos no Crato é a que segue:

Thiago Esmeraldo , 1946 votos, 
Guri 1828 votos, 
luiz Carlos 1805 votos,
Jales Veloso 1430, 
Guer 1314, 
Fernando Brasil 1371, 
darcio luiz 1239, 
Henrique Leite 1203, 
Bebeto 1199, 
Nágila 1089, 
Nando 1073, 
Expedito Anselmo 1000, 
Pedro Alagoano 987 , 
Galego 980, 
Marquim 975, 
Luciano Saraiva 894, 
Paulo de Tarso 840, 
Amadeu 610 , 
Celso dos Frangos 520

Colaboração de Amilton Silva
Para o Blog do Crato
www.blogdocrato.com



Apresentadora de TV rebate bullying de telespectador que a chamou de gorda ao vivo


Nota do Editor - NO FACEBOOK - Por muito menos das críticas e Bullying que muitas vezes temos recebido aqui no Crato nos últimos tempos por parte de invejosos, nos Estados Unidos as coisas são tratadas com mais seriedade. Apresentadora foi chamada de "gorda" em tom pejorativo em e-mail, e rebateu as críticas ao vivo na TV.

A apresentadora de TV Jennifer Livingston, do canal CBS WKBT, nos Estados Unidos, rebateu ao vivo um e-mail que recebeu de um telespectador que criticou o seu peso.

No e-mail, o homem falava que Jennifer era obesa e que este não era um bom exemplo para ser passado para as pessoas que viam o programa, principalmente as crianças. Jennifer não deixou barato, acusou o homem de praticar bullying e o chamou de irresponsável por dar um mau exemplo aos jovens, passando a falsa ideia de que se pode insultar as pessoas sem que haja consequências. O vídeo do depoimento da âncora tornou-se um viral na internet depois que ela foi convidada para participar do talk-show de Ellen Degeneres, uma das principais apresentadoras de TV nos Estados Unidos.

Leia um trecho abaixo:

"Para a pessoa que me escreveu essa carta: 'Você acha que eu não sei disso? Que suas palavras cruéis estão me mostrando algo que eu não vejo? Você não me conhece, não é meu amigo, não faz parte da minha família e admitiu que não assiste ao meu programa. Você não sabe nada sobre mim além do que vê por fora. E eu sou muito mais do que um número na balança. Se você não sabe, outubro é o mês nacional anti-bullying - e este é um problema que tem crescido enormemente na vida dos jovens hoje em dia. Eu sou uma mulher adulta e - ainda bem - eu aguento isso e esse e-mail não significou nada para mim. Mas o mesmo não acontece com muitos jovens. Se você está em casa falando sobre a moça gorda que apresenta as notícias, adivinha, seus filhos provavelmente vão ir para a escola e chamar alguém de gordo. Nós precisamos educar os nossos filhos a serem gentis - e não cruéis."


Âncora fez um editorial em seu programa (Foto: Reprodução)
Yahoo Notícias
 

Personalidades cumprimentam o prefeito eleito em Crato - Por: Willames Nunes


Espaço para a publicação de mensagens ao prefeito eleito. Envie o seu comentário. Comentários ofensivos, revanchistas e sem educação, não serão publicados.


"Quero aqui também dar os parabéns ao Ronaldo Da Ceramica e ao Raimundo Filho. A vontade do povo é soberana. Em Janeiro, iremos entregar uma Prefeitura bem organizada. Parabéns a todos que venceram."

Mônica Araripe
Primeira-Dama


"PARABÉNS A RONALDO, AO VICE, SUA MILITANCIA. O POVO LHE ESCOLHEU E O QUE DESEJAMOS É QUE COM SUA FORÇA JOVEM, FAÇA UM GRANDE TRABALHO PELO NOSSO POVO. ESTAMOS ENTREGANDO UMA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ORGANIZADA. DEUS OS ABENÇÕEM EM SUAS DECISÕES!"

Liduina Alves de Andrade
Secretária da Ação Social


"Parabéns ao prefeito Ronaldo Gomes de Matos, que com inteligência superior, soube trabalhar desde 2010 o seu projeto, visitando as comunidades rurais, colhendo as necessidades do povo com muita antecedência, e contratando uma empresa de Marketing poderosa, que tomou TODAS as decisões corretas, desde a escolha dos muros da cidade a serem pintados, aos Jingles de campanha, aos bottons, à colocação das bandeiras em pontos estratégicos. Enfim, não se vence só. É trabalho de equipe. Aqui parabenizo, portanto, à equipe do Ronaldo que fez tudo o que a modernidade reza sobre a arte de se vencer uma batalha eleitoral no Brasil. Eu diria que sua campanha foi PERFEITA em termos de Marketing, de saber trabalhar a imagem, o sorriso, de transformar um aparente "desconhecido" em um líder ao longo de DOIS ou 3 ANOS, não só em 6 meses, e sem precisar bater em ninguém. 

Dizendo isto em primeira instância, agora também falo enquanto cidadão: A responsabilidade sobre os ombros do prefeito eleito é imensa; Ele conquistou metade da população da cidade, mas para que consiga realizar um bom governo, precisará da famosa "União Pelo Crato". 50% da população não acreditou nele. E a expectativa em torno do sucesso é de 100% dos cratenses que querem ver a realização das suas promessas, propostas e compromissos de campanha por um Crato melhor. Passadas as eleições, sai a figura do candidato e entra a figura do ADMINISTRADOR, e como tal, ele será o prefeito de todos os Cratenses, não apenas dos que o elegeram. Todo o povo está esperando o verdadeiro "FENÔMENO" acontecer em Crato, da cidade acabar com os buracos horríveis que enfrenta atualmente, de resolver o problema da Encosta do Seminário e o "vulcão", de insistir no término das obras do Governo do Estado aqui na cidade que estão paralisadas, aliás, fazer parcerias.  O povo espera também a criação de novos postos de trabalho com mais investimentos, de mais Saúde, Educação, Cultura, Transporte, Desenvolvimento Sustentável, Qualidade de Vida, Preservação do Patrimônio Histórico, Ambiental, Cultural...A responsabilidade é grande. Mas com a força do povo, com sabedoria, e com a tão sonhada União Pelo Crato, isto pode ser possível. Desejo que o Ronaldo realize pelo Crato tudo aquilo que ele se comprometeu com a população desde o início, e desejo, afinal, Boa Sorte e que forme uma Equipe de Governo Competente, outro ponto importante, pois sem uma equipe de governo altmente qualificada para os cargos que ocuparão, que saibam o que estão fazendo, tudo seria um imenso desastre. E o Crato não aguenta mais desastres. Parabéns à equipe do Ronaldo, pela vitória alcançada nas eleições, e Boa Sorte!"

Dihelson Mendonça
Jornalista


"Urnas apuradas, resultado assumido. Nada de ressentimentos ou revanchismos...Parabéns ao Ronaldo Gomes de Mattos e Raimundo Filho pela vitória. Também reconhecemos o desempenho extraordinário de Marcos Cunha e Sineval Roque, candidatos éticos e compromissados com a democracia. Cícero França e George Macário de Brito, apoiados por mim e pelo Capitão Ariovaldo Carvalho, revelaram-se exemplo de comportamento digno de estadistas da maior estirpe. Serenos, capazes, respeitosos, aptos ao exercício dos cargos pleiteados. Samuel Araripe é um símbolo de competência administrativa que até opositores reconhecem e admiram. O presente é hoje... o Crato não pode parar! Toda a sorte ao povo e sucesso à gestão que se avizinha!!!

Cacá Araújo, em 07 de outubro de 2012.


"CRATO Eleições...Prefeito Eleito RONALDO G. MATOS. Parabéns Que Seus Caminhos Seja Iluminados Pelo Senhor Divino."

Wilson Bernardo
Fotógrafo/Repórter

Material colhido e sugerido pelo colaborador Willames Nunes para o Blog do Crato
www.blogdocrato.com

NE - Se você é personalidade conhecida na sociedade Cratense, envie seu comentário para o e-mail blogdocrato@hotmail.com para publicação no Blog do crato, juntamente com uma foto. A escolha das publicações dependerá do nosso espaço e disponibilidade. mas o grande público pode também comentar no formulário de comentários logo abaixo.

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri


Prorrogadas inscrições para seleção classificatória de Graduados e Transferidos, nas Unidades de Missão Velha e Campos Sales

Foi prorrogado até o dia 11 de outubro, o prazo de inscrições do processo de Seleção Classificatória de Transferidos e Graduados, para admissão no segundo semestre de 2012.2, às vagas existentes nos Cursos de Graduação nas Unidades Descentralizadas de Campos Sales e Missão Velha, da Universidade Regional do Cariri (URCA). O processo está regulamentado pelo Edital nº 008/2012 – GR.

Estão sendo oferecidas 182 duas vagas, para os interessados em ingressarem nos cursos de Letras, Matemática e Ciências Biológicas, de Campos Sales, e Biologia e Letras, em Missão Velha. As inscrições poderão ser feitas das 8 horas às 20 horas, na E.E.F Tabelião Vicente Alexandrino, Rua Raimundo Inácio Figueiredo S/N, em Campos Sales; Prédio da Escola Juvenal Rodrigues Brandão, na Avenida José Sobreira da Cruz –S/N, no Centro de Missão Velha e, no Campus Pimenta, Rua Cel. Antonio Luis,-1161, no Pimenta, em Crato. A taxa de inscrições para o processo de seleção é de R$ 100,00 e deverá ser depositada em qualquer agência do Banco do Brasil, na conta nº 11.020-5, Agência 0094-9, em favor da URCA/Vestibular. Não será aceito comprovante de depósito efetuado em terminais eletrônico de autoatendimento.

O Edital da Seleção Classificatória, normas, exigências e instruções relativas à participação do candidato na Seleção, Programas de estudo e bibliografias estarão à disposição dos interessados no site cev.urca.br/vestibular. O resultado da 1ª etapa – Pré-Seleção, após análise da documentação, será divulgado no dia 16 de outubro de 2012, o qual será afixado no quadro de avisos da PROGRAD, no Campus do Pimenta, em Crato-CE.

Lançado edital para publicação de trabalhos científicos na XVI Semana de Direito da URCA

Será realizada de 28 a 30 de Novembro e 1º de Dezembro de 2012, a XVI Semana de Direito da URCA e VII Semana de Estudos Jurídicos da OAB, com o tema 'O Jurisdicionado e o Acesso à Justiça'. Foi lançado o edital para a submissão de trabalhos científicos para avaliação e publicação. Esse ano há algumas novidades, definidas pela Comissão Científica e expostas no edital. Para promover a Revista Direito e Dialogicidade, os anais dessa edição serão integrados a revista, por meio de um projeto do Departamento de Direito e do Grupo de Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais – GEDHUF, numa sessão de diálogo específica dentro da publicação eletrônica, indexada com ISSN. Outras novidades incluem a isenção de taxas para a submissão dos trabalhos e a possibilidade de exposição dos trabalhos científicos por via de comunicação oral, usando recursos multimídia disponibilizados pela organização ou na modalidade banner. Vale lembrar de que os trabalhos enviados serão submetidos a uma análise de obediência as normas do edital, em especial as normas da ABNT, em três etapas: A primeira etapa sendo de envio do resumo do artigo e, caso aprovado, o envio do artigo completo, obedecendo sempre e rigorosamente os prazos abaixo.

Período de inscrições
01/10/ 2012 a 28/10/2012
Análise dos trabalhos
29/10/2012 a 05/11/2012
Divulgação dos trabalhos aceitos
Até 05/11/2012
Divulgação do mapa de apresentação dos trabalhos
Até 13/11/2012

A aprovação dos artigos será feita através de resposta ao e-mail, com carta de aceite, e, na data acima citada, a divulgação dos mapas de apresentação dos trabalhos. Só terão os certificados emitidos e entregues aqueles que efetivamente apresentarem a publicação no local, data e horário definido pela organização do evento. Maiores informações podem ser encontradas aqui pelo blog, entrando em contato com a Comissão Científica através do e-mail xvisemana.trabalho@gmail.com.

URCA representada na IV Conferência das Montanhas Famosas do Mundo, na Romênia

O Estado do Ceará contou com importante participação na IV Conferência das Montanhas Famosas do Mundo - RAMNICU VALCEA. O evento foi realizado na Romênia, com representação da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do projeto institucional do Geopark Araripe, membro fundador da Associação das Montanhas Famosas do Mundo - WFM. A Universidade teve a representatividade no evento, realizado no final de setembro, do Vice-Reitor da Instituição, José Patrício Melo. A Conferência contou ainda com a representação de uma delegação do Estado do Ceará, por meio do Governo do Estado.

Montanhas Famosas

A Associação Mundial das Montanhas Famosas foi fundada em outubro de 2009, em Lushan, na China. Ela é composta pelo Geopark Araripe, monólitos de Quixadá, Serra da Ibiapaba e Serra da Guaramiranga, no Ceará; Monte Lushan, na China; Monte Tai, na China; Monte Hood, nos Estados Unidos; Geopark Bergstasse Odenwald, na Alemanha; Nature Park Eisenwurzen, na Áustria; Monte Gambier, na Austrália; Chocolate Hills, nas Filipinas; Table Mountain, na África do Sul; Kilimanjaro, na Tanzânia; Association Montana, Montanha Gaina, na Romênia; e Montanha Covasna, também na Romênia.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

Tecnologia mais acessível para a população - VIA: Elizângela Santos


Campanha institucional proporciona mais acesso à tecnologia, com equipamentos de ponta da Ibyte. Em Juazeiro, no Cariri Garden Shopping
 
Com o objetivo de difundir cada vez mais a tecnologia, a loja cearense Ibyte está com uma nova Campanha Institucional. Até dia 15 de outubro, as lojas de Natal, Juazeiro do Norte, Teresina e  São Luis, estarão com oferta especial de notebook de 500 gigas de HD, 2 gigas de memória e processador Dual Core. As lojas oferecem mais de 3.000 itens entre marcas próprias e marcas renomadas no mercado de notebooks, netbooks, desktops, TVs, celulares, entre outros produtos de tecnologia, entretenimento, áudio e vídeo. Foi pensada para a Campanha uma linha de comunicação específica que contará com inserções em TV, rádio, outdoor, busdoor, além de folhetos e divulgação na internet por meio de sites e redes sociais.

Ibyte expande no Nordeste

A Ibyte é a empresa de tecnologia que mais cresce no Nordeste. Hoje são mais de 13 lojas de varejo distribuídas também nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão. Em menos de 1 ano, a empresa duplicou o número de lojas na região. Ainda este ano, a empresa vai abrir mais uma loja na região Nordeste. Prova desse crescimento e forte fixação no mercado de tecnologia é o recebimento do incentivo do Governo à indústria de bens de informática, telecomunicações e automação, conhecida também como Lei de Informática (PPB).

Certificado de qualidade

A Ibyte preza por qualidade e gestão empresarial. Como garantia desse mérito, a empresa recebeu a certificação ISO 9001, estrutura de normas de qualidade que define o padrão para sistemas de gestão da qualidade, utilizada por mais de 750 mil organizações em 161 países. Além disso, a empresa tem sido reconhecida, anualmente, através de prêmios como Great Place To Work e Melhores Empresas para Você Trabalhar, promovido pela revista VOCÊ S/A EXAME, além do prêmio Marcas que eu Gosto, realizado numa parceria entre o Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas – IPESPE e Diário do Nordeste (empresa de comunicação do Ceará).

A empresa surgiu no mercado como revendedora de produtos de informática e, há mais de 12 anos, vem se consolidando como varejista de grandes marcas e loja pioneira na fabricação de desktops, notebooks e netbooks. Além das lojas físicas, a Ibyte vem ampliando também os canais de atacado corporativo, de revenda e distribuição, ofertando preços e vantagens especiais para empresas.

Serviço
Campanha Institucional
A partir do dia 30 de setembro

Via Elizângela Santos
Repórter - Colaboradora do Blog do Crato

Prefeito eleito, Ronaldo Gomes de Matos vai se submeter a uma cirurgia - Por Ed.Alencar

 
No último domingo, dia das eleições, chegava à sessão para votar, o candidato Ronaldo Gomes de Matos, quando o observei, descendo do carro com a perna pendurada. Firmou-se de pé no chão e caminhou mancando para a cabine em que iria votar.  Observei também que  sofria com dores.

Ronaldo conversou comigo e mostrou sua perna enferma. Falou das chacotas que vinha recebendo onde muitos diziam, que era uma farsa o seu problema. A verdade é que a coisa é séria, e se agravou muito neste final de semana com as comemorações da vitória, junto ao povo.

Nesta segunda feira pela manhã (8), me concedeu uma entrevista, confirmando que esta semana juntamente com seus médicos, Dr.Narciso  e Dr. Roberto Jamacaru,  que estão cuidando da fratura sofrida no osso da perna  esquerda há doze dias, irão prepará-lo para uma cirurgia à partir desta semana. Para os que não sabe do acidente, o Ronaldo explicou que um carro, ao dar a marcha a ré, não viu que ele conversava próximo a outro veículo, que colidiu na trazeira do outro, prensando sua perna sobre  ambos os “PARACHOQUES”. Disse Ronaldo que após a cirurgia, sairá pela cidade para agradecer a população que o consagrou nas urnas prefeito do Crato.




Texto e Fotos: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


EM 27 ANOS ESTA É A 4ª VEZ QUE O PMDB CHEGA A PREFEITURA DO CRATO - Por: Wilson Rodrigues


Em 27 anos o PMDB vai administrar o Crato pela quarta vez. A historia começou no inicio da década de 80 com o ex prefeito Francisco Walter Peixoto se elegendo pelo PDS e no final de sua gestão, em 1985, filiou-se ao PMDB e em 1986, pelo mesmo partido, lançou o nome de seu secretário de saúde Zé Adega como seu sucessor. Zé Adega foi eleito e administrou de 1989 a 1992, quando o partido perdeu a prefeitura para Antonio Primo de Brito que ficou até 96. Neste ano de 96 houve a eleição e o PMDB ganhou a prefeitura pela segunda vez com Raimundo Bezerra de saudosa memória. 

Em outubro de 98 Raimundo morreu e seu vice do mesmo partido, Moacir Siqueira deu continuidade a gestão sendo derrotado na eleição de 2000 para Walter Peixoto que já estava no PP e na sua vice Samuel Araripe pelo PPS. No meio desta gestão, Samuel e Waltim romperam e Samuel foi cuidar de sua candidatura própria e venceu as eleições de 2004 e vem administrando até hoje com o final do mandato no próximo 31 de dezembro. 

Agora em 2012 o PMDB volta a prefeitura cratense com Ronaldo Gomes de Matos com 39.285 votos, votação semelhante a de Raimundo Bezerra em 1996 que foi de 40.976  contra Walter Peixoto que obteve 36.327, maioria pró Raimundo de 4.649 votos.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Minha terra é um paraíso, seu progresso é tradicional - Por: Wellington Gomes Aguiar


Após um período eleitoral cheio de pronunciamentos, propostas, carreatas e caminhadas o Crato, enfim, conheceu o candidato eleito para governar nossa cidade pelos próximos quatro anos.

Diante disso, é visível que os cidadãos Cratenses depositaram muita confiança nas propostas e promessas do prefeito eleito, Ronaldo. Isso é importante, porém, essa fase já passou. Agora, estamos em outro momento, é a hora de assumir e colocar em prática tudo que foi prometido. O prefeito tem que trabalhar para o povo, tem que olhar para os problemas da cidade e correr atrás da solução e tem que suprir as necessidades de cada comunidade. O povo quer o Crato como uma referência na educação, saúde, segurança, transporte, meio ambiente e economia.

Que nosso prefeito, faça do Crato um paraíso, como já dizia Correinha: Venham ver as belezas do Crato, venham ver tudo é natural, Minha terra é um paraíso, seu progresso é tradicional! 

Por: Wellington Gomes Aguiar

Anatel avaliará desempenho das operadoras de telefonia móvel


No mês que vem, a Anatel fará o primeiro balanço para saber quais das promessas apresentadas pelas operadoras de telefonia móvel para retomar a venda de chips realmente foram cumpridas. Os dados preliminares da Agência não são animadores. Realmente houve uma melhoria no serviço de atendimento aos clientes através do serviço de call center. Fora isso, nada muito significativo. A Anatel está estudando punições mais brandas que a suspensão de vendas para o caso de não haver melhorias mais palpáveis no balanço que será feito em novembro.”
 
Coluna Radar – Veja Online

 

Outro candidato morre de Infarto - Candidato eleito vereador morre de infarto após apuração na Bahia


Dominguinhos da Morosa morreu na madrugada desta segunda-feira. Ele tentou evitar briga e mistura de emoções teria causado morte. Eleito vereador da cidade de Riachão das Neves, na região oeste da Bahia, o candidato Domingos Gomes da Rocha, conhecido por Dominguinhos da Morosa, do PC do B, morreu na madrugada desta segunda-feira (8) após acompanhar a apuração da eleição na sede do município.

"Ele soube que ganhou e foi para a localidade comemorar, mas lá teve uma briga e tentou apaziguar, com a mistura de emoções acabou tendo um infarto fulminante. Durante o período de campanha ele já demonstrava tensão, nervosismo, que estava abalado emocionalmente", afirma Rosângela Bonfim, presidente do PC do B na região. Entre 100 candidatos, Domingos foi eleito um dos 11 vereadores da cidade, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com sua morte, o primeiro suplente, Fábio Dias, assume a cadeira na Câmara de Riachão das Neves.

O corpo de Domingos vai ser enterrado às 16h desta segunda-feira, no cemitério de Morosa, segundo informações do partido.

Do G1 BA

PMDB terá maior número de prefeitos entre as cidades mais pobres e mais ricas do país


O PMDB é o partido que elegeu maior número de prefeitos tanto em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) quanto nos de melhor avalição da qualidade de vida dos moradores.

Do total de 908 municípios com IDH até 0,601, índice considerado baixo, o partido terá o comando de 150, o equivalente a 16,5%. Nos 562 municípios com os índices mais altos (acima de 0,601), o PMDB estará em 127 prefeituras, 22,6%. Para chegar a estes números, a Agência Brasil usou os resultados das eleições apurados até o momento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Significa que foram excluídos os 50 municípios onde haverá segundo turno. O IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhores são condições de vida nos municípios. Até 0,5, o IDH é considerado baixo; entre 0,5 e 0,6, médio-baixo. Acima de 0,6, o IDH pode ser médio (de 0,6 a 0,7), médio-alto (entre 0,7 e 0,8) ou alto (acima de 0,8).

O IDH é um índice usado para avaliar a qualidade de vida de um local. O índice pode se referir a países, estados, regiões ou municípios. O cálculo é feito por uma fórmula composta pela expectativa de vida, pelo Produto Interno Bruto (PIB) per capita e pelo índice de escolaridade da população. O objetivo é levantar as condições de saúde, renda e educação. Nos municípios com índices mais baixos, o PMBD lidera em 150, seguido pelo PSB com 112 das 908 prefeituras (12,39%). O PSD administrará 104 (11,45%); PT, 82 (9%) e PSDB 70 (7,7%). As prefeituras dos municípios com IDH mais alto – excluídas as que terão segundo turno, serão ocupadas na maioria pelo PMDB (127), seguido pelo PT, com 81 (14,4%) das 562 prefeituras; pelo PP, 80 (14,2%); pelo PSDB 75 (13,3%) e pelo PSD 38, o que representa 6,7% do total.

O PMDB também encabeça a liderança no comando de prefeituras onde o PIB é inferior a R$ 50 milhões. São 1.938 municípios nessa classificação, dos quais 350 terão um peemedebista no comando (18%). Seguem PSDB, com 231 prefeituras (11,9%); o PSD, com 171 (8,8%); o PT, com 170 (8,7%) e o PSB, com 160 (8,2%). O PIB é a soma de tudo que é produzido em uma economia – no caso, no âmbito municipal. De acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre os PIBs municipais, de 2009, os pequenos municípios produzem cerca de R$ 3,2 bilhões anualmente.
 
Agência Brasil

Vereadores eleitos em Juazeiro do Norte - Por: Beto Fernandes


Relação dos vereadores eleitos em Juazeiro do Norte

01.                       João Borges – 3.502 (2,71)
02.                       Zé Ivan leiteiro – 3.382 (2,62)
03.                       Darlan – 3.344 (2,59)
04.                       Capitão Vieira Neto – 3.142 (2,43)
05.                       Antonio de Lunga – 2.981 (2,31)
06.                       Zé de Amélia – 2.960 (2,29)
07.                       Tarso Magno – 2.958 (2,29)
08.                       Bertran Rocha – 2.878 (2,23)
09.                       Claudio Luz – 2.823 (2,18)
10.                       Claudionor Mota – 2.658 (2,06)
11.                       Sargento Nivaldo – 2.569 (1,99)
12.                       Cledemilson – 2.512 (1,94)
13.                       Adauto Araújo – 2.448 (1,89)
14.                       Sargento Firmino – 2.381 (1,84)
15.                       Preto Macedo – 2.190 (1,69)
16.                       Didi de Amarílio – 2.040 (1,58)
17.                       Danty Benedito – 2.020 (1,57)
18.                       Gledson – 1.976 (1,53)
19.                       Ronnas Motas – 1.812 (1,40)
20.                       Rita Monteiro – 1.713 (1,32)
21.                       Mara Torres – 1.571 (1,21)

Observações:

 
01.Parabéns a todos os eleitos.
02.A renovação foi significativa, mas ainda ficou aquém do que a imprensa e a própria população esperava.
03.Teoricamente falando a bancada de oposição a partir de janeiro seria formada por João Borges, Antonio de Lunga, Claudio Luz, Claudionor Mota, Cledemilson, Adauto Araújo, Sargento Firmino Calu e Danty Benedito.
04.Destaque para os três primeiros suplentes: Seu Valmir – PHS -  (1.822 votos), Normando Sóracles – PSL - (1.660) e Alberto – PT - (1.581).
05.O racha no PCdoB custou caro para Professor Aurélio e para o também professor Aurélio Matias. Nem mel nem cabaça.
06.Voto a partir de coligações é um caso complexo em função do coeficiente eleitoral. Mara com  1.571 votos assumirá uma cadeira mesmo com votação menor que as dos suplentes Seu Valmir, Normando e Alberto.
07.Eleição é uma coisa maravilhosa, mas voto obrigatório não combina com democracia e se fosse efetivamente democrática entrariam os mais votados. Pronto. Simples assim.

Beto Fernandes - Colaborador do Blog do Crato
Editor da Revista do Beto Fernandes

PSDB vai se reunir para decidir rumos neste segundo turno


Até a próxima quinta-feira, a executiva municipal do PSDB, tendo à frente o empresário Pedro Fiúza, vai se reunir para decidir qual rumo adotará pelo partido com relação ao segundo turno das eleições de Fortaleza. O candidato derrotado Marcos Cals participará da discussão, mas há informações de que ele poderá adotar a postura de neutralidade . Isso, a exemplo do que está adotando Renato Roseno, o candidato derrotado do PSOL.
 
Via Eliomar de Lima


PMDB, PT e PSDB mantêm domínio em municípios de pequeno e médio porte


Nas pequenas cidades, em que o número de eleitores varia entre 10 mil e 50 mil, o domínio político do PMDB, PT e PSDB é evidente: todos com mais de 10% das prefeituras sob controle. O PMDB foi o mais votado e elegeu 320 (15,1%) prefeitos de pequenos municípios, seguido pelo PT, com 274 (12,9%), e o PSDB, com 238 (11,2%). As informações são da Agência Brasil.

O quarto e o quinto partidos que mais elegeram prefeitos neste tipo de cidade foram o PSD e o PSB. O PSD administrará 200 (9,4%) pequenos municípios e o PSB, 190 (9%).

Segundo os números divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), quando os dados refletem a realidade eleitoral dos médios municípios de 50 mil a 199 mil votantes a novidade é a inclusão do PDT entre os cinco mais votados. Nestes municípios, o PMDB, o PT e o PSDB foram também os mais votados e fizeram maior número de prefeituras -cada um com percentuais acima de 10%.

O PMDB mantém a liderança, com 64 prefeitos já eleitos, o que representa o controle de 18,2% das cidades de médio porte. O PT saiu das urnas, ontem, com 57 (16,2%) prefeituras neste tipo de município e o PSDB, com 54 (15,3%). A quarta posição é do PDT, com 25 eleitos (7,1%). O PSD venceu em 23 municípios e o PSB, também em 23 (6,5%).

Folhapress


Horário de verão começa dia 21; relógio deverá ser adiantado


O horário de verão começa à 0h do próximo dia 21, domingo, quando os relógios devem ser adiantados uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia. A medida vai vigorar até 17 de fevereiro de 2013.

O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 18h às 21h. Na última edição, a economia foi de 4,6%, de acordo com o relatório da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Folhapress

15 prefeitos indeferidos estariam eleitos no Ceará e dependem de decisão judicial


As eleições em 15 municípíos no Ceará dependem ainda de decisão judicial. Os candidatos indeferidos nessas cidades tiveram as maiores votações. Eles estão recorrendo e, a depender da manifestação da Justiça, será definido o resultado do pleito. Caso o candidato tenha tido mais da metade dos votos e seja definitivamente indeferido, será necessária a realização de nova eleição. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) divulgou nesta segunda-feira o resultado obtido pelos candidatos indeferidos. Confiram quem seria eleito:

Acaraú - Indeferido com recurso - Alexandre Ferreira Gomes da Silveira - 16.177 - 50,47%
Boa Viagem - Indeferido com recurso - Fernando Antonio Vieira Assef - 15.190 - 50,81%
Cedro - Indeferido com recurso - Francisco Nilson Alves Diniz - 8.285 - 51,41%
Deputado Irapuan Pinheiro - Indeferido com recurso - Maria Rizoleta Pinheiro Moreira - 3.202 - 59,08%
Horizonte - Indeferido com recurso - Manoel Gomes de Farias Neto - 22.610 - 60,78%
Iguatu - Indeferido com recurso - Aderilo Antunes Alcantara Filho - 30.203 - 58,86%
Meruoca - Indeferido com recurso-  João Coutinho Aguiar Neto - 5.094 - 58,91%
Mucambo - Indeferido com recurso - Wilebaldo Melo Aguiar - 4.933 - 53,58%
Nova Olinda - Cassado com recurso - Francisco Ronaldo Sampaio - 4.978 - 51,83%
Orós - Indeferido com recurso - Simão Pedro Alves Pequeno - 7.637 - 55,92%
Pacoti - Indeferido com recurso - Edson Leite Araujo - 4.368 - 52,39%
Quixeramobim - Indeferido com recurso - Cirilo Antonio Pimenta Lima - 22.733 - 53,94%
Redenção - Indeferido com recurso - Manuel Soares Bandeira - 10.952 - 59,15%
Reriutaba - Cassado com recurso - Galeno Taumaturgo Lopes - 6.102 - 52,63%
Tururu - Indeferido com recurso - Raimundo Nonato Barroso Bonfim - 5.648 - 51,28%

Confira a votação de outros candidatos a prefeito indeferidos no Ceará, mas que não venceriam mesmo que tivessem os votos validados:

Antonina do Norte - Indeferido com recurso - Francisco Iteildo Roque de Araujo - 2.336 - 49,00%
Aquiraz - Indeferido com recurso - Ritelza Cabral Demetrio - 15.604 - 41,35%
Aurora - Indeferido com recurso - Francisco Carlos Macedo Tavares - 7.728 - 47,73%
Baixio - Indeferido com recurso - Armando Quaresma Trigueiro - 2.000 - 46,20%
Cedro - Indeferido com recurso - João Viana de Araújo - 7.831 - 48,59%
Chorozinho - Indeferido com recurso Jose Sinval de Carvalho Lima 27 37 0,27%
Fortaleza - Indeferido com recurso - Antonio Valdeci Cunha - 2.112 - 0,17%
General Sampaio - Indeferido com recurso - Raimundo Acinesio Bezerra - 2.680 - 48,90%
Granja - Indeferido com recurso - Hélio Fontenele Magalhães - 11.740 - 39,46%
Ibicuitinga - Indeferido com recurso - Francisco Anilton Pinheiro Maia - 4.596 - 43,72%
Icó - Cassado com recurso - Marcos Eugênio Leite Guimarães Nunes - 17.086 - 47,13%
Independência - Indeferido com recurso - Jose Silvestre Vieira - 8.117 - 49,37%
Itarema - Indeferido com recurso - Jose Stenio Rios - 10.012 - 45,42%
Jaguaribara - Indeferido com recurso - Edvaldo Almeida Silveira - 2.508 - 37,73%
Jijoca de Jericoacoara - Indeferido com recurso - Araújo Marques Ferreira 15 4.132 42,03%
Mombaça - Indeferido com recurso - Nelson Benevides Teixeira - 10.159 - 42,36%
Morada Nova - Indeferido com recurso - Glauber Barbosa Castro - 22.643 - 49,94%
Moraújo - Indeferido com recurso - José Juvêncio de Abreu - 2.652 - 48,13%
Mulungu - Indeferido com recurso - Francisco Cleanto Bezerra Uchôa - 781 - 11,58%
Pacajus - Indeferido com recurso - Auri Costa Araripe - 10.421 - 28,07%
Pacatuba - Indeferido com recurso - Renato Celio Chaves Rodrigues - 15.064 - 44,44%
Palmácia - Indeferido com recurso - Alexandre Martins Desidério - 147 - 2,01%
Piquet Carneiro - Indeferido com recurso - Maria Neuma Bezerra das Chagas - 2.991 - 33,67%
Quixelô - Indeferido com recurso - Gilson José de Oliveira - 4.818 - 45,67%
Santana do Acaraú - Indeferido com recurso - Roberto Carlos Farias - 9.118 - 45,17%
Tejuçuoca - Indeferido com recurso - João da Silva Mota Filho - 5.836 - 49,17%
 
O POVO Online


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30