xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 outubro 2012

Nunca dê ouvidos a quem não gosta de ti

 

Memórias...

"Devemos eliminar de nossas vidas e das proximidades, todas as pessoas que torcem contra nós. Afastarmo-nos de todos os invejosos de plantão, de todos os que torcem contra o nosso sucesso, de todos os que distorcem as palavras a fim de nos destruir. É preciso eliminar os falsos amigos e os reles conhecidos infiéis, porque são inúteis.

Devemos reunir ao nosso redor somente uma plêiade de amigos leais, que pensam como a gente, formando uma comunidade coesa, firme, de pensamentos comuns, em consonância, que traga energias para somar e construir. Todas as distrações devem ser sumariamente eliminadas, bem como as pessoas maléficas, os insolentes, os divergentes sem causa, as que nos tentam puxar o tapete. É preciso fazer-mo-nos de surdos às suas chacotas, às suas pilhérias. Só assim poderemos pensar em crescer e ir cada vez mais longe, como a fábula da tartaruga surda, que não deu ouvidos às más línguas e foi em frente.

Raciocina por um instante:

Quem são teus verdadeiros amigos? - Conta nos dedos ?
Quem te sustenta ?
Quem alimenta a tua alma?
Quem te causa algum mal ?
Que há entre Cristo e Belial ?
Foge de gente inútil e invejosa! Pois só é possível construir na harmonia."

"Siga o teu coração. Nunca dê ouvidos a quem não gosta de ti"

Dihelson Mendonça ( 2010 )

O prefeito eleito Ronaldo, fala ao Blog do Crato em entrevista exclusiva ! - Por: Ed Alencar


Primeira mensagem e entrevista do novo prefeito aos Cratenses:

( Publicada originalmente às 19:59 )


Em entrevista exclusiva concedida ao Blog do Crato, através do repórter Ed Alencar, o prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos envia mensagem de agradecimento aos Cratenses pela vitória obtida nas eleições, e fala sobre os projetos para a cidade e a sua luta em procurar fazer uma boa administração para o povo.

Ouça no player abaixo:



Por: Ed Alencar
Radialista e Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Dr. Marcos Cunha após votar, falou sobre o impacto do Mensalão nas Campanhas do PT. Confira na Entrevista.


O médico cratense, Dr. Marcos Cunha. candidato pelo PT, Partido dos Trabalhadores, falou ao nosso repórter Ed Alencar na manhã do de hoje ( 7 ), logo após a votação. Confira no player logo abaixo:


.

Maior colégio eleitoral do Crato encerra a votação e o povo já comemora nas ruas


O Colégio Polivalente, maior colégio eleitoral do Crato encerrou a votação precisamente às 17:00, com a participação dos policiais. Diversos militantes já se encontram nas ruas do Crato comemorando a vitória do prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos formando carreatas com carros de som volante, buzinaços e muitas bandeiras.


Acima: Fechamento dos portões, encerrando para o público.


Policiais militares resguardam a entrada proibida


Militantes já tomam as ruas em grande alegria e começam a comemorar a vitória de Ronaldo Gomes de Matos.


A euforia toma conta das ruas do Crato


Fotos: Ed Alencar
Radialista e Repórter

ELEIÇÕES - MARCHA DA APURAÇÃO - Blog do Crato retransmite da Rádio Educadora do Cariri


O Blog do Crato desde as 17:00 retransmite da Rádio Educadora do Cariri a marcha da apuração. Fiquem sintonizados. Podem ouvir também através dos endereços:



Sonhar consigo - Por: Emerson Monteiro



Quando palavras querem sair elas acham jeito ideal de nascer e falar bem alto nos céus azuis. Houvesse, pois, menos ruído entre horas e dias, e ouvir-se-ia a música das manhãs festivas, pássaros cantadores e o vento soprando gostosas as histórias do tempo, com toda intensidade imaginária. Contudo atrações insistentes do burburinho invadiram becos e vilas, enchem de ondas os ouvidos e escorrem aceleradas pelas paredes do estômago da gente. Avestruzes, traumas, lutas e viagens, na rotina dos animais velhotes racionais, começam a dar soco no ar, por determinações dos aleijões feitos a capricho na civilização de plástico e açúcar.

Às primeiras vezes, quase ninguém notava viver de improviso e perderia o charme da beleza original, força do inesperado que dissolveu a suavidade primitiva. Depois, lá adiante, preenchido o espaço do sexo à boca, agora imitam modinhas do passado, ritual guardado nas gavetas das emissoras de rádio. Comem o pão seco mofado nas prateleiras da saudade, marcados no andar monótono dos quebra-molas e trilhos pretos das estradas; pisar só onde permitem os boletos bancários e as normas das companhias aéreas...

Ninguém que se preze acreditaria nas mudanças oferecidas em pacotes promocionais da mídia dominadora. Bichos de bingos eletrônicos e armas mortíferas apenas dominam a tela dos escritórios e o número das datas nos calendários antigos e engolem espécie de parasitas chegados nas caravelas, numa conclusão melancólica do capitalismo selvagem. 

Enquanto poucas chances existem de aguardar respostas melhores da horda bárbara que alucina e ilustra os corpos nas tatuagens dos ídolos desaparecidos, figuras queridas nos filmes continuam as batalhas da cultura de sucata. Poucos, raros talvez, avaliam os desejos verdadeiros de encontrar liberdade real além dos vícios, da desilusão, desespero. Meios de nortes possíveis na transformação de objetos em conhecimento ainda trabalham calados, invisíveis nos grupos isolados, na clandestina romântica.

Reunissem caravanas todas que seguem o deserto dos relógios, e formar-se-iam imensos pelotões de rebanhos alternativos à cor do consumo, angústia de não saber, para custo final do melodrama atual. Peregrinos de si, valorosos guerreiros cautelosos, entregam capacetes e fuzis nas praças públicas, longe da ganância dos líderes que comandam. Velhos corações esfacelados de paz rifam a dor e enxugam as feridas com o lenço da esperança, acesos olhando o que restou de alegria nos vales do silêncio dessa intensa felicidade.

Hoje à noite, Crato terá o nome do próximo prefeito




À NOITE O NOVO PREFEITO DO CRATO ESTARÁ NA FOTO ACIMA !

Boa Dia, Crato!

Finalmente chegou o grande dia de mais uma eleição municipal. Hoje o Crato escolhe o seu novo prefeito para os próximos 4 anos. Temos quatro ótimas opções de candidatos, que já se apresentaram exustivamente à população nos últimos meses através do Rádio, Carreatas, Caminhadas, etc.

O Blog do Crato cumpriu o que havíamos prometido no início do ano, de que não interviríamos de forma alguma no processo eleitoral. Os nossos leitores puderam observar que desde o final do ano passado, não fizemos aqui qualquer menção a nomes de candidatos, nem reportagem alguma com eles. Fizemos apenas a cobertura de 2 debates, e mesmo assim, englobando igualmente a figura de todos, exatamente para não influenciar na decisão do eleitorado. Esperamos assim, haver contribuído para a igualdade de condições entre os postulantes aos cargos de prefeito e vereador na nossa cidade. Ao longo dos meses, tentamos realizar quatro entrevistas em igualdade de condições com os candidatos a prefeito, mas precisaríamos obter uma autorização da Justiça Eleitoral, e além da burocracia ser grande, o nosso tempo é muito resumido para fazermos tudo. Mas agora, passadas as eleições e finalmente livres para a expressão do pensamento, poderemos entrevistar não só os candidatos a prefeito, como os vereadores, bem como a própria população ( que deve sempre ser ouvida ), para que ela possa contribuir com idéias e reivindicações ao novo governo.

Hoje é dia de eleição !
Que o povo saiba escolher sabiamente o MELHOR PARA O CRATO, livres de qualquer intimidação, de qualquer compra e venda de votos. Que o nosso povo saiba escolher aquele que irá melhorar ainda mais a nossa cidade e conduzir os destinos do município pelos próximos 4 anos.

Que vençam os MELHORES ( prefeito, vice e vereadores ), e desde já recebam os PARABÉNS do Blog do Crato !

Por: Dihelson Mendonça
Acesse www.blogdocrato.com
O SITE DO CRATO NA INTERNET HÁ 7 ANOS.

Cobertura das Eleições 2012 - CANDIDATOS VÃO AS URNAS EM CRATO - Por Ed.Alencar


Os candidatos a Prefeito do Crato, assim como os candidatos a vereador, compareceram nesta manhã de domingo (7) de muito sol, em seus respectivos locais de votação.
O primeiro a vota foi o candidato  do PMDB,Ronaldo Gomes de Matos, na 40ª sessão no prédio do DER, na companhia da esposa, do seu vice Raimundo Filho, onde democraticamento  entrou na fila e no banco de espera, foi surpreendida pela chegada de sua Mãe, Dª Neuma, que num abraço lhe abençoou e desejou boa sorte, em seguida  lhe entregou uma santinha e um amuleto enviado por um eleitor.
O Candidato Dr. Cícero França-PV, Votou na “URCA” na  70ª sessão, também no horário da manhã por volta das 09:00. Ainda na “URCA”, votou também o candidato do PSB, Sineval Roque, na 25ª sessão as 09:00as.também.
Já o candidato do PT, Dr. Marcos Cunha, votou na 41ª sessão, no posto da SEFAZ, na Praça da Sé, as 10 da manhã, na companhia de familiares.
Após todos os candidatos cumprirem suas obrigações de cidadania e de concorrentes a cadeira da Prefeitura do Crato, todos tomaram destinos diferentes para suas visitações ,tanto na cidade como nos distritos.











Por: Ed Alencar
Radialista e Repórter
Fotos: Tarso Araújo e Ed Alencar
www.blogdocrato.com

Que vença a democracia - Por: Daniel Bloc Boris


O Blog do Crato,  como também  todos seus escritores, independente das escolhas políticas de cada um, respeita e almeja que... vença o melhor candidato, que o povo assim escolheu para a nossa querida cidade do Crato. Esperamos e cobraremos que suas promeças de campanha, sejam reralizadas, pois nós do Blog do Crato, estamos aqui para representar o povo, e cobraremos! Que viva a democracia, e que vença o melhor que o  povo Cratense  escolheu.


Jacques Boris
Artista Plástico

Tudofel: Elvis On My Mind

Tudofel: Elvis On My Mind:   Quando se aproxima o Natal eu tenho uma mania: ouvir incessantemente as músicas cantadas por Elvis Presley. A priori, todas es...

Tecnologia brasileira contra malária vira referência mundial


Um medicamento contra malária desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmaguinhos/Fiocruz), o ASMQ, recebeu a pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que garante o alto padrão de qualidade do produto.

A certificação foi anunciada na última quarta-feira (3) na Índia, onde o medicamento é fabricado graças à transferência de tecnologia da cooperação Sul-Sul (agenda própria de discussões entre Brasil, Índia e África do Sul criado em 2003 e que incluem temas como ciência e tecnologia, educação, agricultura, sociedade e informação, defesa, assentamentos humanos, meio ambiente e clima, transportes, geração de energia, desenvolvimento social e experiências em administração pública). Com isso, a dose fixa de artesunato (AS) e mefloquina (MQ), desenvolvida pelo Farmaguinhos em parceria com a organização Medicamentos para Doenças Negligenciadas, terá maior facilidade para ser distribuída no sudeste asiático.

O coordenador de pesquisa clínica de Farmanguinhos, André Daher, explica que o tratamento com as duas drogas já era usado, mas a nova formulação, registrada no Brasil e distribuída pelo Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária desde 2008, oferece tratamento mais fácil e eficiente.

“Quando você tem duas drogas associadas numa única formulação previne a monoterapia, ou seja, o paciente não toma uma droga só. Com isso você garante a cura radical da doença, previne o aparecimento de cepas resistentes e tem toda uma questão logística de distribuição desse medicamento dentro do sistema de saúde pública facilitado, uma vez que você tem uma única apresentação sendo distribuída. Também melhora muito a adesão ao tratamento, quer dizer, o paciente toma o tratamento completo e você tem uma chance maior de cura”, disse.

De acordo com o pesquisador, esse é o tratamento para malária com uso do menor número de comprimidos  atualmente e pode ser aplicado a partir dos seis meses de idade. “Você tem quatro tipos de tratamento, divididos por faixas etárias, mas são todos com uma tomada diária durante três dias e não precisa ser ingerido com nenhum tipo de alimento especial. O fato de ser uma única dose diária melhora muito a adesão do paciente e ele apresenta maior tolerabilidade, com menos efeitos colaterais”.

Daher explica que a pré-qualificação da OMS é um tipo de registro internacional que permite a distribuição para vários países por meio de um mecanismo de compra centralizado da Organização. De acordo com ele, a fábrica Cipla, na Índia, conseguiu o certificado para distribuir o ASMQ no sudeste asiático. Agora o Brasil inicia o processo de pré-qualificação para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o que permitirá distribuir o medicamento para a América Latina.

O pesquisador destaca a importância da cooperação que permitiu a transferência da tecnologia para a Índia. “A gente acha [a pré-qualificação] muito importante, porque ela coroa uma transferência de tecnologia entre dois países do sul e uma cooperação tecnológica Sul-Sul. [Brasil e Índia] eram atores, há até pouco tempo, pouco atuantes no mercado tecnológico e, agora, o Brasil começa a se posicionar como ator mais importante para a cooperação Sul-Sul no âmbito tecnológico, inclusive em tecnologias em saúde”.

Segundo a OMS, a malária é a quinta doença que mais mata no mundo. Ela é provocada pelo parasita do gênero Plasmodiun, transmitido pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anophele, conhecido como muriçoca, mosquito-prego ou carapanã. No Brasil, 99,5% dos casos são registrados na região da Amazônia Legal. No mundo, África subsaariana e Ásia são os locais com maior incidência. A doença, também chamada de impaludismo, causa sintomas como dor de cabeça, no corpo, dor abdominal, tontura náusea, fraqueza, febre alta e calafrios.

Agência Brasil

É proibida a venda de bebidas alcoólicas no Ceará durante a eleição


O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, assinou portaria na última terça-feira [2] proibindo “a venda, o fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público”.

A proibição vale de zero às 18 horas do dia 07 de outubro de 2012 e, em caso de eventual segundo turno, para o mesmo período de tempo do dia 28 de outubro deste mês. Cópia do documento já foi enviada para o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Ademar Bezerra.


SSPDS - Com Yuri Guedes

Número de queimadas é o maior dos últimos 10 anos


Novo incêndio iniciado no trabalho da agricultura já consumiu mais de mil hectares em área da zona norte
 

Um incêndio que começou na localidade de Gatos, entre Ipu e Ipueiras, já atingiu mais de mil hectares e permanece sem controle. Segundo moradores, a queimada começou como meio de limpar um terreno para agricultura e se espalhou sem controle na vegetação seca. Só neste ano, o Ceará teve 4.598 focos de queimadas, o maior índice dos últimos dez anos, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O número é 286% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Entre Ipu e Ipueiras, a queimada se transformou em incêndio na serra FOTO: FAGNER FREIRE

Conforme o Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna), 14% das queimadas deste ano viraram incêndios, totalizando quase 650 ocorrências no Estado. O agricultor José de Barros Fernandes, morador da localidade de Gatos, disse que o fogo foi iniciado por um morador dono de um terreno, que teria iniciado o foco como meio limpar suas terras. "Rapidamente o fogo tomou proporções desastrosas e atingiu vários hectares de terras, e matando vários animais".

Ssgundo o coordenador estadual da Brigada de Incêndio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), do Ibama, Kurtis François Teixeira Bastos, o fogo iniciou no dia 25 de setembro em uma área de difícil acesso. Uma equipe de 23 homens trabalha no combate ao fogo. Com o período de seca, ventos fortes e sol causticante, as labaredas se alastraram por mais de 5km em linha reta. "Essa distância é uma área estendida, no sentido da subida da serra. Ainda não temos os dados exatos da área atingida, mas está sendo calculada por GPS", explicou ele. Segundo o PrevFogo, a área atingida abrange o Parque da Bica do Ipu e parte da Área de Preservação Permanente, causando inclusive a morte de diversos animais por ser área de refúgio. "Esses incêndios estão comuns devido à estiagem. Quase todos os Municípios estão em estado de emergência e grande uso indevido do fogo".

Conforme o coordenador, o PrevFogo foi criado no mês de agosto deste ano e já atendeu 36 chamados no Estado, sendo 40% deles causados pelo uso do fogo para agricultura. "Temos queimadas por outros motivos, como a caça criminosa, mas o grande problema ainda é a queimada para a agricultura". Kurtis diz que os órgãos governamentais precisam agir em conjunto para trabalhar as queimadas controladas e criar normas como a proibição do uso do fogo em época de seca. "Para realizar uma queimada controlada, o agricultor deve retirar os materiais inflamáveis da área, além de conhecer a área e evitar queimar grandes terrenos de uma só vez", apontou. É necessária ainda a autorização do Ibama, a construção de vales, verificar se não há outro foco de calor e ter sempre à mão equipamentos para acabar com o fogo, como baldes de água ou mangueiras.

A PrevFogo atua também na prevenção, com conscientização e palestras educacionais, e na punição dos responsáveis pela queimada com a aplicação de multas. "Multamos porque alguém precisa pagar pelos danos. Só nesses dez dias que passamos aqui, foram gastos mais de R$ 10 mil apenas em transporte da equipe. Alguma resposta deve ser dada a sociedade", disse.

As multas, segundo o coordenador, pode ir até R$ 1.500,00 por hectare atingido e soma de agravantes como a negligência do uso do fogo.

O dono do terreno onde o fogo iniciou não foi encontrado em sua residência. Apontado como o responsável, poderá ser penalizado por crime ambiental e ainda ser acusado pela morte do aposentado Gonçalo Rodrigues da Silva.

DN

Campanha busca beneficiar crianças


Crato. Com o objetivo de beneficiar cerca de 300 crianças em tratamento contra o câncer e outros males, na região do Cariri, o Instituto Anjos da Enfermagem está realizando a campanha "Brincar é um direito", para arrecadar brinquedos. A ação é executada nacionalmente. São 16 Estados parceiros da entidade, por meio dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e universidades.

Os voluntários do Anjos da Enfermagem realizam brincadeiras, levam jogos, oficinas de pintura, arte e mágica para as crianças que lutam contra o câncer. Até mesmo os adultos se divertem FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA. A entrega dos presentes, que acontecerá no próximo dia 12, quando é comemorado o Dia da Criança, será no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha. A unidade de saúde é referência em oncologia. Na ocasião, os voluntários e acadêmicos da área vão elaborar um ato festivo.

No Ceará, além do núcleo Cariri, o instituto atende a crianças do Hospital Albert Sabin. Nacionalmente, a expectativa é entregar mais de cinco mil brinquedos. Diante das demandas dos pequenos em outros tratamentos, além dos oncológicos, neste ano, o programa está estendendo suas atividades de apoio ao tratamento do câncer e humanização da saúde para todas as pediatrias dos hospitais onde atua. Para a coordenadora do Anjos da Enfermagem, Georgina Tavares Duarte Pereira, as atividades da entidade auxiliam no progresso dos tratamentos. "A gente desenvolve estratégias de brincar para suavizar a hospitalização. Já vimos depoimentos de várias mães e crianças que dizem que, após a visita dos anjos, elas melhoram a autoestima e aliviam o tratamento", afirma a coordenadora. O Instituto Anjos da Enfermagem iniciou suas atividades ainda em 2008, no Crato, quando a então acadêmica, Jaqueline Duarte, percebeu a necessidade de proporcionar momentos de alegria as crianças em tratamento contra o câncer. A partir daí, ela elaborou o projeto. Hoje, devido ao êxito das ações, o instituto foi incorporado pelos Cofens e Corens. As atividades são realizadas por meio do voluntariado dos estudantes. Na área a iniciativa pioneira tornou-se a maior ação de responsabilidade social da enfermagem brasileira.

Visitas

Atualmente, 952 leitos hospitalares, em 18 instituições de saúde de todo o Brasil recebem, semanalmente, visitas dos anjos, que, caracterizados de palhaços, tentam tornar o período de internação mais leve e menos traumático. Em contato com as crianças, os voluntários fazem brincadeiras, levam jogos, oficinas de pintura, arte e até mágica.

De acordo com os calendários dos hospitais de cada Estado, para conscientizar sobre os serviços, o instituto elabora campanhas de participação, junto a órgãos como os hemocentros e postos de saúde. Além das ações de mobilização da promoção do bem-estar e da arrecadação de alimentos, brinquedos e materiais de higiene, que, geralmente, são doados as famílias das crianças carentes que estão em tratamento. Em Barbalha, 32 leitos da ala pediátrica por onde passam pessoas de várias cidades da região e de outros Estados, como Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Os Anjos da Enfermagem alegra até os adultos, que, muitas vezes, enfrentam o desgaste emocional de permanecer acompanhando os tratamentos infantis. Para a campanha "Brincar é um direito", os doadores podem procurar a sede da instituição, onde há um ponto de coleta dos brinquedos. Até agora, a média mínima de objetos ainda não foi atingida. A coordenação dos Anjos da Enfermagem solicita a atenção e colaboração da população e das grandes empresas. Os horários de arrecadação é das 8 às 12 horas e das 14 às 18.

Atendimento

952 leitos de oncologia infantil em todo o Brasil recebem a vista dos voluntários Anjos da Enfermagem em ações lúdicas e de saúde

Mais informações:

Instituto Anjos da Enfermagem
Rua Nossa Senhora de Fátima,115
Bairro Pimenta
Crato (CE)
Telefone: (88) 3523.3555
YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Datafolha mostra Serra, Russomanno e Haddad tecnicamente empatados em SP


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, um dia antes do primeiro turno das eleições mostra três candidatos á Prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB), com 28% dos votos válidos; Celso Russomanno (PRB), com 27%; e Fernando Haddad (PT), com 24%; tecnicamente empatados. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

O levantamento ainda traz Gabriel Chalita (PMDB) com 13% das intenões, seguido de Soninha Francine (PPS), com 5%. Carlos Giannazzi (PSOL), Paulinho da Força (PDT), Ana Luiza (PCO) e Levy Fidelix (PRTB) aparecem todos com 1%. Na simulação do segundo turno, Russomanno venceria Serra (44% x 37%) e estaria tecnicamente empatado com Haddad, embora perdendo do petista; 40% ante 39%. Na disputa entre Haddad e Serra, o primeiro venceria: 45% contra 39%. O Datafolha ouviu 3.959 eleitores entre os dias 5 e 6 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), sob o número SP- 01778/2012.

Ibope

A pesquisa Ibope divulgada neste sábado aponta empate entre os três primeiros colocados na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Contabilizando apenas votos válidos, descontando os nulos e brancos, Russomanno, Serra  e Haddad aparecem com 26%. Na mesma pesquisa, Gabriel Chalita (PMDB) alcançou 13%, seguido de Soninha Francine (PPS), com 5%. Carlos Giannazi (Psol), Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho da Força (PDT) ficaram com 1%. As informações são do SPTV.

O levantamento foi encomendado pelo jornal O Estado de São Paulo e pela TV Globo. A pesquisa, realizada entre os dias 4 e 6 de outubro, ouviu 1.204 eleitores na cidade. A margem de erro é de três pontos percentuais. O número de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) é o número SP-01824/2012.

Folha.com

O que há com Obama? - Por: Lee Siegel


NOVA JERSEY - No minuto em que Barack Obama abriu a boca pela primeira vez no debate presidencial, e anunciou que o ponto "mais importante" a ressaltar naquela noite era que se tratava do dia exato de seu aniversário de casamento com Michelle – o ponto mais importante! –, ficou claro que ele estava perdido. Ali estava o presidente dos Estados Unidos, o comandante-chefe, o homem mais poderoso do mundo, agindo como se esta não fosse uma eleição em que tudo está em jogo. Ali estava ele, brincando, como se estivesse em um dos programas humorísticos de fim de noite dos quais tanto gosta de participar, e não prestes a entrelaçar chifres com o mais agressivo desafiante de sua carreira política.

Romney, por sua vez, sabia exatamente o que estava em jogo. Cumprimentando Obama com uma sutil, mas perceptível, subcorrente de desprazer, ele disse: "Estou certo de que este era o lugar mais romântico que você poderia imaginar, aqui comigo". A ironia e o desprezo foram cortantes. Mas a consciência de Romney sobre a importância do momento, contrastada com a frivolidade de Obama, foi revigorante. Ela transmitiu, com dramática intensidade, a questão que Romney vem tentando salientar. Que Obama é desligado, desengajado, indiferente aos sofrimentos do país. Evidentemente, o absurdo desse argumento está claro para todos que acompanham as duas campanhas. Obama tirou o país da beira do desastre econômico, aliviou o fardo da classe média, aprovou novas leis revolucionárias na área de saúde, pôs fim à guerra catastrófica no Iraque e matou Bin Laden. Mas, num momento em que as aparências contam mais do que tudo na política americana, Romney conseguiu virar esses fatos de cabeça para baixo e levar o debate para uma toca de coelho de Alice no País das Maravilhas.

Trinta anos atrás, num curso de pós-graduação, eu costumava bocejar e revirar os olhos quando ouvia colegas pedantes soltarem as mais recentes platitudes teóricas: fatos não existem, a verdade é relativa, a realidade é composta de camadas manipuláveis de simulacros, vence quem tiver a narrativa mais forte. Agora, porém, tudo isso se tornou real.

Nada que algum dos candidatos diga pode convencer alguém de alguma coisa. Se X diz Y, o simples fato de que X o diga significa que ele está mentindo. Se X mente, e Z expõe as suas mentiras, é óbvio que X está dizendo a verdade já que Z o chamou de mentiroso. Todo o mundo ficou tão cansado, tão cínico, tão desgastado com o processo democrático de campanhas competitivas que ninguém acredita em alguma afirmação positiva da verdade. As únicas afirmações que têm algum valor são as feitas com energia negativa. Afirmações como "nós estamos no caminho certo", "estamos melhores do que estávamos", "as coisas estão melhorando" empalidecem em comparação com afirmações como "estamos marchando para o inferno", "perdemos o rumo", "estamos sendo traídos por nossos líderes". As pessoas desconfiam de qualquer coisa através da qual se possa ver. Não se pode ver através de uma negativa. Uma negativa tem a vantagem de parecer já ter visto através de tudo.

E assim Romney mentiu, e mentiu sem parar. Ele disse que Obama dobrou o déficit. Obama reduziu ligeiramente o déficit. Ele disse que Obama cortou US$ 716 bilhões do Medicare (sistema de assistência pública de saúde para idosos). Obama reduziu o custo de reembolsos do Medicare; ele não cortou nada. Romney disse que não estava propondo um corte de impostos de US$ 5 trilhões. Mas ele prometeu cortar em 20% a taxa de juros marginal, o que resultaria num corte de impostos de US$ 5 trilhões.

Espantosamente, Obama não expôs as mentiras de Romney em nenhum momento do debate. Ele não refutou com firmeza e indignação a acusação de cortar US$ 716 bilhões do Medicare. Não sustentou, em termos puros e simples, que na verdade ele reduziu o déficit. Em vez disso, enredou-se nos detalhes de várias políticas, o que simplesmente teve o efeito de dar a impressão de que ele estava mentindo. O momento pior e mais revelador de seu desempenho ocorreu quando houve um barulho forte nos bastidores. Romney olhou para o lado por alguns instantes. Obama olhou em volta, depois exibiu um enorme sorriso para a plateia, como se estivesse pronto para recomeçar a brincadeira. O resultado foi que a visão negativa de Romney, passada com vigor, ousadia, e agressividade durante toda a noite, avançou desimpedida como um buldôzer.

Eu apoiei Obama desde a sua primeira disputa da Presidência. Ataquei seus adversários, às vezes nos termos mais passionais. Escrevi com aguda indignação sobre o estarrecedor racismo branco que paralisou sua Presidência. Portanto, sinto-me no direito de falar francamente sobre o caráter desse homem.

Seus admiradores dizem que ele é calmo. Eu digo que sua calma é, na verdade, uma forma de paralisia emocional causada pelo sentimento de que ele não é aceito, ou amado. Seus admiradores dizem que, como um astro do basquete, ele se contém e espera até o último segundo do jogo para fazer um arremesso de longe e vencer. Eu digo que ele é incapaz de agir agressivamente porque, durante toda sua vida, ele esperou que a estrutura do poder branco arrumasse tudo para ele. Por que ele deveria se virar para Romney e questioná-lo, pessoal e vigorosamente, com as evidências de que Romney estava mentindo como um sociopata? Por que correr o risco de parecer um negro raivoso, quando a poderosa gente branca que o sustentou durante toda sua carreira arrumará tudo após o debate – neste caso, a mídia e as pessoas que orquestram sua campanha de propaganda?

Um famoso professor de filosofia de Princeton, que é negro e, ademais, um príncipe africano, disse-me certa noite numa festa onde estávamos conversando: "Temo que Obama seja uma espécie de negro profissional". Somente um negro poderia dizer isso em público; talvez somente um príncipe africano poderia dizê-lo em público. Mas eu temo que seja verdade. Se Obama perder esta eleição para uma fraude vazia, perversa e enganosa como Romney – a fruta podre da estrutura de poder branco –, ele não merecia tê-la vencido da primeira vez.

Lee Siegel - Estado de São Paulo


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30