xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 outubro 2012

Blog do Crato fará cobertura da marcha da apuração no Crato via internet




Cumprindo mais uma vez o nosso papel democrático do SITE DO CRATO NA INTERNET,  quero dar a boa notícia aos nossos leitores, de que estaremos realizando a cobertura da marcha das apurações através de fotos, e reportagens ao vivo, transmitidas através da Rádio Chapada do Araripe. Tentaremos deixá-los atualizados através da  mais completa cobertura. Os repórteres Wilson Bernardo, Ed Alencar e Dihelson Mendonça estarão transmitindo de algum local da cidade e enviando as suas fotos para a redação do Blog do Crato. E ao final, estaremos anunciando o nome do próximo prefeito do Crato tão logo seja confirmado através das urnas.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

O que é Permitido e o que é Proibido no dia da votação


O Tribunal Superior Eleitoral [TSE] divulgou informações de esclarecimento para o dia de votação, neste domingo [7], quando 138.544.348 brasileiros escolherão 5.568 prefeitos e 57.434 vereadores.

Só não irão votar neste pleito os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, além dos cadastrados para votar no exterior que só votam para presidente da República. Confira tudo sobre a votação, o que é permitido e o que não se pode fazer no dia da eleição:

Horário da votação - O eleitor pode ir à sua seção eleitoral e votar entre 8h e 17h, considerado o horário local de seu município.

Local da votação - Em seu título de eleitor constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar o local de votação e o número do seu título no site do TSE. Para esta consulta basta o seu nome, data de nascimento e nome da mãe.

Consulte seu local de votação

Documento
É necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento.

Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, o número deste documento é indispensável para o preenchimento da justificativa eleitoral.

Posso ou não posso?
No dia da votação é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido e/ou candidato de sua preferência. Entretanto, não é permitido utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizam manifestação coletiva.

No recinto da cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota. Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.

Como votar
Todos os eleitores brasileiros votam na urna eletrônica. Nela é mais fácil, rápido e seguro exercer o direito ao voto.  Primeiro, o eleitor vai escolher o candidato a vereador e depois a prefeito. O eleitor deve levar a colinha com os números dos candidatos nos quais quer votar. A colinha é muito útil para agilizar a votação. Imprima aqui a sua colinha!
 
Vereador
O primeiro voto será para o cargo de vereador. O eleitor pode votar em um candidato ou somente na legenda. Para votar no candidato de sua preferência, digite os cinco números do candidato, confira o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, tecle confirma. Se você errou o número, tecle corrige, digite os números corretos, e confirme o seu voto.

Para votar somente no partido, o chamado voto de legenda, o eleitor deve digitar somente  os dois primeiros números, pois esses identificam o partido. Antes da confirmação do voto, a urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando ao eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda. Dessa forma, o votante ajuda o partido de sua preferência a conquistar mais vagas na câmara dos vereadores, sem escolher um candidato específico para preenchê-la.

Prefeito
O segundo voto será para o cargo de prefeito. Para votar no candidato de sua preferência, digite os dois números do candidato, confira o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, tecle confirma. Se você errou o número, tecle corrige e digite os números corretos, repetindo a operação até confirmar o seu voto. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra FIM e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

Justificativa
O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em conseqüência, não votar, deve justificar a ausência. É necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente, ou seja, se faltou à votação no 1º turno, deve fazer uma justificativa, se faltar o 2º turno, outra justificativa. A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência. Para justificar a falta no 1º turno, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 6 de dezembro. Se a falta foi no 2º turno, o cartório eleitoral receberá a justificativa até o dia 27 de dezembro. Para preenchimento do formulário de justificativa no dia da eleição é indispensável o número do título de eleitor. O ausente pode preencher o formulário antecipadamente, mas só deve assiná-lo quando da entrega, na presença do mesário.

Fonte: TSE

TSE: 2 mil candidaturas impugnadas sem decisão final


A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, minimizou o impacto que a quantidade de recursos apresentados por candidatos impugnados ainda sem decisão pode ter no pleito de amanhã (7). Segundo ela, o órgão já julgou cerca de 4 mil dos quase 7 mil processos relacionados às eleições para prefeito e vereador deste ano. Cerca de 2 mil recursos permanecem sem decisão, sendo que mais de 800 aguardam parecer do Ministério Público Eleitoral.

“Quando se diz que ainda há recursos pendentes, não significa que o candidato impugnado não tenha recebido qualquer decisão. Ele teve uma decisão do juiz, outra do Tribunal Regional Eleitoral e, claro, no exercício do seu direito, recorre pra cá”, disse. “O que não houve foi a finalização de um total que é muito superior aos 7 mil que aqui chegaram”, completou.

De acordo com a ministra, alguns tribunais regionais eleitorais, como o de São Paulo, chegaram a receber mais de 20 mil processos de impugnação. “Tudo foi julgado. Dos que chegaram relativos às eleições de 2012, são pouco menos de 2 mil que ainda não tiveram decisão final, mas que tiveram decisões.”

Cármen Lúcia explicou que, ao final da eleição de amanhã (7), candidatos com processo de impugnação pendente terão o número de votos indeferido. Na totalização a ser divulgada pelo TSE, devem aparecer inicialmente os candidatos que não registram nenhum processo, enquanto os que ainda podem sofrer impugnação serão apresentados separadamente.

Agência Brasil

JUSTIÇA ELEITORAL DO CRATO INICIOU SEUS TRABALHOS DE DISTRIBUIÇÃO DAS URNAS. (Por Ed. Alencar)



Nossa reportagem esteve presente nesta manhã de Sábado (6), no maior colégio Eleitoral do Crato, o Colégio Polivalente do bairro Seminário, acompanhado de perto os trabalhos das equipes da Justiça Eleitoral, no recebimento das URNAS e organizando as salas para as instalações das mesmas que ocorrerá somente na manhã  de domingo.

Aqui no “POLIVALENTE”, serão (10) dez urnas instaladas. Após o recebimento, o colégio estará fechado para qualquer movimentação de pessoas que não seja da Justiça eleitoral responsavel pelo local, até mesmo para o s Diretores da Escola.
 
Durante o nosso registro nos bastidores do colégio, registramos também a chegada do Dr. Francisco José Mazza Siqueira, Juiz Eleitoral da 27ª zona do Crato, que falou com exclusividade para o Blog do Crato.  Mensagem do Dr. Mazza: “Que nesta eleição o eleitor cumpra sua obrigação de cidadania e saiba escolher seu candidato e dê seu voto consciente.” Perguntei se está transcorrendo bem, todo o processo eleitoral até o presente momento. Respondeu: “Muito coisa sendo observados, outros assuntos que não posso ainda comentar porque correm em SEGREDO DE JUSTIÇA,” concluiu. Ai ficou com uma (?). O que poderá nos surpreender ainda durante essa eleição? Onde há fumaça, há fogo, é esperar pra ver.

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

BLOG DO CRATO - HÁ 7 ANOS, O CRATO NA INTERNET



TSE afirma que apuração deve acabar até as 22h de domingo


O secretário-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Henrique Perpétuo Braga, informou nesta sexta-feira (5) que o resultado da eleição municipal deve ocorrer até as 22h de domingo (7).

O início da votação em todo o país, exceto em Brasília, onde não há eleição para prefeito, está marcado para ocorrer a partir das 8h. As urnas deverão ser fechadas às 17h. A divulgação dos votos deverá ter início logo após o fim da votação. Segundo o secretário do TSE, uma hora depois 90% das urnas já deverão ter sido apuradas.

"Os Tribunais Regionais Eleitorais vão divulgar e o TSE também o fará. Nessas eleições municipais, por ter uma capilaridade maior, os TREs chamam para si essa responsabilidade. Os dados contidos nos regionais estarão municiando o banco de dados do TSE", disse Braga. De acordo com levantamento do TSE, 6.454 recursos contra registro de candidatura foram apresentados ao tribunal. Desse total, 2.830 se referem a questões relacionadas com a Lei da Ficha Limpa. Até a última sessão da Corte, realizada nessa quinta-feira (4), foram julgados apenas 2.909, sendo que 678 referentes a recursos da Ficha Limpa. Entre aqueles que tiveram o registro de candidatura negado ontem pelo tribunal, está o ex-governador de Alagoas e candidato à prefeitura de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT). No dia da votação, no entanto, o nome dele deverá permanecer na urna mas os votos não serão contabilizados.

Segundo a advogada do candidato, Gabriela Rollemberg, ainda está em estudo a possibilidade de se recorrer da decisão ao STF (Supremo Tribunal Federal). "Até domingo devemos ter uma definição", disse Rollemberg. A expectativa do TSE é que até o dia da diplomação dos vencedores da disputa do pleito, prevista para ocorrer no próximo dia 19 de dezembro, todos os recursos sejam julgados. Até dezembro, no entanto, deverá se juntar na fila de processos dezenas de recursos apresentados pelos candidatos referentes a compra de votos e/ou abuso de poder econômico e político. 

Folha.com

A CABEÇA DO ELEITOR - A COMPRA E VENDA DE VOTOS



Estava eu ontem ( 5 ) de frente ao Bradesco, conversnando com o Locutor Godzilla e minha namorada. 3 garotas passaram e ouviram que a gente falava sobre política, quando uma delas gritou em voz muito alta: "Não vou votar em ninguém do Crato, porque ninguém me deu DINHEIRO"... fiquei pensando por alguns instantes naquela cena patética, de como é que a essa altura, ainda tem gente que raciocina que política seja a arte do toma lá, dá cá. Um absurdo! - Mas por mais que essa situação seja absurda em nosso país, é extremamente comum. Assim como essa mulher, existem outras MILHARES de pessoas no Crato. Infelizmente. 

"DIGA NÃO À COMPRA e a VENDA DE VOTOS"

Por: Dihelson Mendonça

OLHA ESSA: Veja – Mensaleiro vai receber aposentadoria de R$ 43 mil


Por mês...hein ?

Em outubro de 2012, na semana em que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, aposentou-se do cargo de assistente legislativo da Câmara dos Deputados. Mas o fez com saláro integral. O salário de Lamas, considerando vantagens e gratificações, somou o valor bruto de R$ 43.183,36 no mês anterior à aposentadoria – e o valor líquido de 25.792,94, já descontados os tributos obrigatórios e o abate-teto constitucional. Também aposentou-se do cargo de chefe de gabinete da liderança do PR na Casa, função pela qual recebia mais R$ 7.622,59.
 
Em 2005, deixou o cargo de tesoureiro do PL na esteira do escândalo do mensalão. Em setembro de 2011, sem alarde, a Câmara dos Deputados arquivou processo disciplinar contra ele – em 2009, a investigação fora aberta para apurar se Lamas deveria ser demitido do serviço público. No ano passado, a comissão decidiu absolvê-lo com a seguinte tese: as acusações contra ele não dizem respeito ao seu trabalho como servidor da Câmara, mas sim como tesoureiro do extinto PL, comandado por Valdemar Costa Neto. Como Lamas ainda não havia sido julgado pelo Supremo, a comissão entendeu que, pelo princípio da “presunção de inocência”.

Veja

A Última Palavra


Primeiro, o Governo negou que as mortes de PMs fossem atentados do PCC. Depois, minimizou as baixas, afirmando que fazem parte da rotina policial. Por fim, chamou de “lenda” o Estatuto do PCC. Mas essa “lenda” está fazendo história, aliás manchando, e de sangue, a história da segurança pública de São Paulo. Ignorar o poder paralelo do Primeiro Comando é covardia! Porque o PCC já sentenciou: para cada bandido morto, um policial deve morrer também. E então? Vamos esperar, de braços cruzados, que a polícia inteira seja dizimada? E quem vai dar a última palavra: o Estado ou crime organizado?

Rachel Sheherazade

“Operação Eleições 2012" mobiliza mais de 13 mil agentes de segurança no CE


Mais de 13 mil homens e mulheres que compõem o Sistema de Segurança Pública do Ceará estão mobilizados na “Operação Eleições 2012” a fim de garantir a tranquilidade do pleito neste domingo [7].

Um “Centro de Gerenciamento de Comando e Controle das Ações de Segurança” será montado na SSPDS para acompanhar todo o desenrolar das votações e intervir quando necessário.  O próprio Secretário da Segurança, Francisco Bezerra, comandará as ações. “Temos nos debruçado com especial atenção sobre esse tema”, disse o secretário da Segurança, Francisco Bezerra. “Juntamente com os comandantes das vinculadas da SSPDS estamos empenhados em garantir ao povo cearense um pleito tranquilo e dentro do mais absoluto clima de normalidade”, concluiu.

ELEIÇÕES 2012 - As tropas policiais que reforçarão o patrulhamento já estão no Interior do Estado desde a sexta-feira da semana passada [28]. De acordo com o plano “Eleições 2012”, a PM mobilizou 11.474 policiais, sendo 6.013 na Capital e 5.461 no Interior.  Já a Polícia Civil empregará 1.106 policiais, sendo 302 em Fortaleza e Região Metropolitana e 764 no Interior. O Corpo de bombeiros terá um efetivo de 688 bombeiros militares e a Perícia Forense disponibilizará 74 servidores.  As ações dos policiais serão subsidiadas por levantamentos feitos por agentes da Coordenadoria de Inteligência, que também atuarão diretamente no pleito. Em comparação com as eleições de 2008, houve um aumento no reforço policial de cerca de quatro mil homens.  Na época, a PM havia empregado 7.900 homens. Também serão empregados as três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, sendo um na capital e dois no interior. Delegacias Todas as delegacias Distritais e Metropolitanas funcionarão no próximo domingo [dia 7]. A medida deve-se à “Operação Eleições 2012” desencadeada na Polícia Civil do Estado do Ceará na manhã desta sexta-feira [5].

INTERIOR - O reforço foi direcionado para os municípios de Acopiara, Amontada, Aracati, Catunda, Crateús, Guaraciaba do Norte, Icapuí, Icó, Independência, Ipaumirim, Iracema, Itarema, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Paraipaba, São Luís do Curu, Tabuleiro do Norte, Uruburetama e Tamboril.

LEI SECA - Equipes das polícias Civil e Militar irão realizar blitze itinerantes a partir da 0h de domingo [7] para fiscalizar o cumprimento da Portaria nº 2220/2012 que proíbe “a venda, o fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público”. A proibição vigorará da zero hora às 18 horas de domingo [7].  Policiais do Programa Ronda do Quarteirão, do Policiamento Ostensivo Geral [POG], Batalhão de Choque, Batalhão de Policiamento Turístico [BPTur] e da Coordenadoria de Inteligência [Coin] da Secretaria de Segurança Pública, comporão as equipes de fiscalização. Flagrantes Para dar suporte às blitze a Polícia Civil do Estado do Ceará montará esquema especial a partir da meia-noite na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa [DHPP] para o registro das ocorrências.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da SSPDS


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30