xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 outubro 2012

Tudofel: Sua bênção, Padre Manelzinho!

Tudofel: Sua bênção, Padre Manelzinho!: Padre Manelzinho passou recentemente por uma cirurgia. Antes, ele nos pediu pra que rezassem pra ele, pois estava entre dois riscos: se op...

REBULIÇOS DA POLÍTICA “VITÓRIA X DERROTA” - Por Ed.Alencar


Gradualmente as coisas vão entrando na sua normalidade, nesta reta final das eleições municipais, seguindo a obediência da lei.  Os comícios acabaram, o Rádio e a TV, já não atrapalham mais as programações rotineiras, o horário da novela volta ao normal, os sorrisos vão sumindo, os apertos de mãos também,  os carros de som vão se calando, os agitos nas ruas, os abraços dos candidatos no corpo a corpo,  enfim..tudo vai ficando para tráz! Tudo agora é expectativa  de quem leva o (TROFÉU PREFEITURA, O TROFÉU CÂMARA.)
Para muitos, “SAUDADES, para outros,”GRAÇAS A DEUS, ATÉ QUE ENFIM ACABOU”. Para os perdedores “DESOLAÇÃO  PREJUIZOS”. Para quem ganhou “DESABAFO”

Neste Domingo, (86) oitenta e seis mil  eleitores cratenses irão as URNAS, para decretar as  “DESOLAÇÕES e os DESABAFOS”.  O desabafo, será a soma de tudo  o que você possa ANEXAR, pois entre VITÓRIA e FELICIDADE, têm muita coisa VÍU.. até alma lavada.

Ed Alencar
Radialista/Repórter

Nota do Editor: Eu diria até, meu querido Ed Alencar, que é preciso uma análise mais aprofundada. Quando a eleição for fato consumado, quem terá mesmo perdido e quem terá ganho ? O povo terá perdido, ou o povo terá ganho ? O candidato vitorioso terá ganho O QUÊ MESMO ? A responsabilidade pelo destino da sua cidade ? Como se dará o ressarcimento dos milhares ou milhões de reais gastos pelo vitorioso durante os próximos 4 anos ? São questões que a população precisa avaliar com muita calma. O que interessa sempre numa disputa política é o bem-estar do povo. A ele cabe escolher o seu destino, quando não é submetido ao processo de massificação e Marketing; O povo precisa compreender que vença quem vencer, o próximo prefeito já enfrenta grandes desafios, e chega com carradas de responsabilidades sobre os ombros e não será tarefa fácil cumprir. E digo mais, que não será no dia 07 de outubro que saberemos quem venceu realmente. Eu diria até que só saberemos se o POVO, o grande patrocinador e beneficiário desse imenso espetáculo, venceu as eleições daqui a 4 anos, quando afinal, teremos condições de olhar para o passado, e ver o que foi cumprido e aquilo que foi apenas promessas de campanha. Essa será a grande verdade, a prova dos 9 e a grande vitória ou a fragorosa DERROTA para o POVO.

Dihelson Mendonça

CRATO - SÍTIO FUNDÃO - É CASO DE POLÍCIA - Por: Ed Alencar





Ainda nem haviamos publicado aqui no Blog do Crato, o inicio das obras de revitalização do Parque Estadual do Sítio Fundão, na construção da cerca e da guarita na entrada principal, onde falavamos da beleza, assim como da fragilidade da cerca com tela.  Para minha surpresa ao visitar as obras nesta manhã (04) os vandalos já tinham iniciado o quebra quebra  da cerca nova, no pequeno trecho construido no mato.
Procurei encontrar as causas que levaram os maus feitores, a cometerem estes crimes. Não foi dificil encontrar os motivos, as imagens falam por si só. Os usuarios de drogas ocuparam varios pontos dentro da mata, onde transportaram para lá, sofá, cadeira, para confortavelmente fumarem e beberem suas drogas.  Em outros pontos, também encontrei despachos de macumba. Com o fechamento da entrada principal, estouraram a primeira tela um pouco mais distante da portaria.
O governo do Estado tem o poder de policia nas mãos, o que falta mesmo é um pedido ou a ordem de ação na área, para acabar com o vandalismo que por lá se instalou, se não agirem, o prejuizo vai ser grande.

Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Circuito Patativa vai a mais 12 municípios


Circuito cultural objetiva apresentar espetáculos teatrais para cerca de 1.800 pessoas na região

CRATO. Para levar espetáculos teatrais a 12 municípios da região do Cariri Oeste, está sendo realizado o Circuito Patativa do Assaré. Ao todo, serão mais de cinco grupos regionais de teatro que irão apresentar-se em locais distintos. Nesta etapa, que teve início no último dia 17 de setembro e permanecerá até a segunda quinzena de outubro, a expectativa é que cerca de 1.800 pessoas, entre crianças, jovens e adultos confiram as diversificadas exibições programadas. O circuito acontece através de uma parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e as Secretarias Municipais de Cultura. Em Farias Brito, as apresentações teatrais atraíram crianças, jovens e adultos. As atividades culturais do Circuito Cultural deverão se encerrar até a segunda quinzena deste mês FOTO: YACANÃ NEPOMUCENA.
Na cidade de Farias Brito, o grupo Armadilhas Cênicas exibiu, a peça Terreiros de Histórias. O espetáculo aborda os contos e causos populares de forma cômica e educativa. Já no último dia primeiro, o município de Lavras da Mangabeira recebeu a Companhia de Teatro Mandacaru, que mostrou a peça infantil "O reino maluco de Branca de Neve". As cenas contaram a tradicional narrativa da personagem, trazendo a interação do público com os momentos do ato. No dia seguinte, foi a vez da plateia de Salitre conferir a abordagem. O Circuito Patativa do Assaré, que teve início ainda em 2011, nas unidades do Sesc em Crato e Juazeiro do Norte é uma homenagem ao grande poeta brasileiro Patativa do Assaré. O projeto pretende valorizar e descentralizar a cultura local, levando aos palcos um apanhado das obras de grupos teatrais que representam a cultura popular brasileira.

Visualização

Até agora, a ação já contemplou 23 municípios, com mais de 15 manifestações diferentes. Em edições anteriores, a mostra formou novos críticos de artes e construiu uma infinidade de perspectivas sobre os trabalhos dos artistas. Para o técnico de Cultura do Sesc, Salmo Brito Vitorino, o Circuito Patativa do Assaré é uma porta que permite ao público visualizar as artes de uma forma ampla. Ele conta que é preciso incentivar ações deste tipo. "Com a mostra, a gente consegue permear o imaginário dos nossos públicos, oportunizando um vislumbre maior de divertimento e dos prazeres que o teatro permite. Estamos fugindo dos sistemas comuns de músicas de massa e bebedeiras, ainda muito comum em cidades pequenas", revela. Através das apresentações, o Sesc está ampliando o acesso aos bens culturais da região. Além de permitir discussões, trabalhos, novos experimentos e o intercambio entre atores, diretores e grupos de teatro. A ação auxilia no fomento a produção cultural e contribui com o processo global de educação, onde está criando condições para que as artes tornem-se instrumentos de transformação dos envolvidos com ela.

Nesta edição, até agora, o Circuito Patativa do Assaré já visitou as cidades de Araripe, Altaneira, Santana do Cariri, Assaré, Pontengi, Farias Brito, Salitre e Lavras da Mangabeira. Estão previstas apresentações para os municípios de Campos Sales, Crato e Nova Olinda, porém a programação ainda está sendo elaborada. Em todas as localidades o público é receptivo ao evento, geralmente, os espaços onde as peças são executadas ficam lotados, demonstrando o quanto a população, mesmo diante da carência de espetáculos, valoriza esse tipo de atividade, apesar que alguns locais não dispõem das vias de acesso necessárias, como o incentivo e infraestrutura. A seleção das produções teatrais teve como critério as apresentações de rua, por terem maior facilidade de articulação nas cidades. Já os temas dos espetáculos ficou por conta das companhias, que tiveram livre escolha. Neste ano, a proposta está sendo a de levar as cenas inéditas para cada comunidade contemplada, através do Programa Cultura. 

Entre as peças de maior destaque está a "Comédia da Maldição, da Cia Cearense de Teatro Brincante. O espetáculo já participou do projeto Palco Giratório, que é realizado nacionalmente pelo Sesc. O ato é escrito em versos populares característicos dos cantadores nordestinos. Outra produção em evidência é "O avental todo sujo de ovo", do grupo cratense Ninho de Teatro. A peça conta a história de um jovem que vai embora de casa e retorna após 18 anos como travesti. O drama familiar, com elementos cômicos, demonstra a frustração dos pais e a insatisfação do filho quanto ao seu lugar de origem e a aceitação de sua opção sexual pela população. Todos os espetáculos do Circuito Patativa do Assaré são gratuitos. O acesso aos locais das apresentações está sendo mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado às vítimas da estiagem ocorrida neste ano, através do programa Mesa Brasil.

Atração

23 Municípios do Interior do Estado já foram contemplados com a programação do Circuito Patativa do Assaré, que leva teatro, música e lazer para os moradores

Mais informações:

Serviço Social do Comércio (Sesc)
Rua André Cartaxo,423
Centro - Crato
Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.4444

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

POLÍTICA - Para você refletir - Por Maria Otilia

Estamos vivendo um momento ímpar...Época de escolhas, de termos bom senso e sabedoria.Principalmente para que possamos analisar, avaliar e escolher qual o  candidato a prefeito ou vereador, nos representará de fato e de direito. E somente dentro de cada um de nós está a melhor resposta.Nenhuma outra pessoa pode e deve fazer esta escolha por mim ou você. Cabe a cada um de nós efetivar a escolha no dia 07 de outubro de 2012. Não deixe que nenhum ativista , amigo, vizinho, colega de trabalho escolha por você, o que   é seu por direito. Vote limpo! Exercite a sua cidadania.

Faça uma boa leitura desta fábula.

                                           
 A FÁBULA DA VITÓRIA
O CONTO DE BRECHT

O teatrólogo alemão Bertolt Brecht tem uma peça de teatro chamada O Mendigo e o Cão Morto. Nessa peça ele conta a chegada triunfal de um imperador ao seu palácio quando encontra, deitados em frente ao seu portão, um mendigo e seu cão morto. Diante do inusitado, o imperador sente-se agredido pela insolência do mendigo, por tratar-se de seu território nobre e ainda ser o dia de comemoração da vitória sobre seu maior inimigo. Entretanto, movido pela emoção da conquista, resolve falar com o mendigo. Então passa a argumentar, contra o ato ofensivo do mendigo, mostrando sua importância e superioridade de nobre realizador de grandes feitos. O mendigo, por sua vez, conforme vai ouvindo os relatos vazios, constrói antíteses, derrubando todos os argumentos de superioridade. Por fim, o imperador vendo-se derrotado, entra no palácio cabisbaixo. E o mendigo, movimentando-se em conversa com seu cão morto, permite ao público perceber tratar-se de um cego.

                           Mensagem: Quem obter a vitória neste pleito seja  acima de tudo humilde .Pois o poder é efêmero e tem várias faces. Pense nisso !!!!

Por: Maria Otília

A posse da caneta - por Dora Kramer



Lula não é mais aquele, sua liderança se esvai e sua influência míngua, constatam analistas, cientistas, especialistas em geral. Daqui desse canto, no entanto, o panorama não parece assim tão definido nem soa completamente comprovada a tese de que o ex-presidente já possa ser visto como um rio que passou na vida política do Brasil. É preciso esperar para ver se as urnas conferem com o que ainda é uma impressão. Nas eleições municipais as pesquisas indicam possibilidades de arrancadas de última hora de candidatos petistas em capitais.

Se confirmadas, terão coincidido com a entrada de Lula nas campanhas e aí será preciso rever os raciocínios segundo os quais o ex-presidente já caminha para sentar praça no passado. Verdade que ele não inspira o mesmo entusiasmo entre os que até outro dia o consideravam um oráculo nem provoca o mesmo temor entre aqueles que, na oposição, evitavam enfrentá-lo. No ambiente dos políticos e partidos aliados tampouco priva da reverência de antes. É fato que cometeu erros graves de avaliação, quando superestimou seu poder de influir na vontade do eleitorado, de comandar o calendário, de dar o tom do julgamento e submeter a decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão aos seus desígnios.

São dados da realidade. Não necessariamente decorrentes de uma situação excepcional. Antes a consequência natural da perda dos instrumentos da Presidência da República. Nesse aspecto, Lula não é muito diferente de qualquer outro governante que se afastou do poder. Perdidas a caneta, a posse do Diário Oficial e a veneração inerente ao cargo, evidentemente não poderia ser o mesmo. Não há poderio eterno nem qualidades divinas. Não sendo Deus nem super-homem, Lula está ao alcance das contingências da vida, nas quais se incluem as consequências da privação de poder. 

Neta de Lampião processa autor de livro sobre o avô



Obra censurada que sustenta que o cangaceiro era gay chegou a ter alguns exemplares vendidos no ano passado

A família do cangaceiro mais famoso do Nordeste, Virgulino Ferreira, o Lampião, entrou com dois processos na Justiça contra o juiz aposentado Pedro de Morais, autor do livro censurado Lampião, o Mata Sete, em que sustenta que o Rei do Cangaço era gay. A neta de Lampião, Vera Ferreira, quer uma indenização de R$ 2 milhões nas duas ações: uma por danos morais e outra por Pedro ter vendido os livros na II Bienal de Salvador, que ocorreu em 6 de novembro de 2011.

"Um dia antes, dia 5, vendi os livros nas principais livrarias da Bahia", afirmou Morais. A decisão da Justiça proibindo o lançamento e a comercialização da obra só aconteceu no dia 25 de novembro do ano passado. Ele informou que tem toda documentação da venda dos exemplares nas livrarias e que irá apresentar a defesa na próxima segunda-feira, na 13ª Vara Cível Aracaju. A perplexidade é porque a venda e o lançamento do livro continuam suspensos e processo sequer foi julgado pelos desembargadores. "Não foi nem transitado em julgado e recebi mais essa ação."

A polêmica começou com as revelações contidas em Lampião, o Mata Sete, de que o cangaceiro teria sido homossexual, Maria Bonita era adúltera e Expedita não era filha do homem mais temido do sertão. Em novembro passado, o advogado de Vera, Wilson Winnie, havia declarado que a publicação fere a honra da família de Lampião e que a ação na Justiça pretende impedir a circulação do livro de forma definitiva.

O juiz da 7ª Vara Cível de Aracaju, Aldo Albuquerque, expediu uma liminar proibindo o lançamento e a venda do livro. O processo está com os desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe, que ainda não se decidiram sobre o processo.

IG

Justiça cassa registro de candidato a prefeito de Reriutaba


O juiz eleitoral da 79ª Zona de Reriutaba, André Teixeira Gurgel, determinou a cassação do registro dos candidatos a prefeito Galeno Taumaturgo Lopes e vice-prefeito José Solon de Andrade, pela coligação “Prá Cuidar Ainda Mais de Reriutaba”.  Foram decretados ainda o pagamento de multa e a inelegibilidade por oito anos desses candidatos e do atual prefeito de Reriutaba, Osvaldo Honório Lemos Junior. Todos eles foram disciplinados por abuso de poder político.

 A decisão judicial ocorreu nessa quarta-feira [3], atendendo ao pedido do Ministério Público do Estado do Ceará [MPCE], feito pelo promotor de Justiça João Batista Sales Rocha Filho. Os réus foram condenados por ter sido comprovado que o atual prefeito de Reriutaba Osvaldo Honorário Lemos Junior utilizou veículos destinados ao transporte de alunos e servidores municipais para promover atos de campanha, como reuniões e carreatas; e afixou adesivos em veículos a serviço do poder público municipal para realizar propaganda eleitoral dos candidatos Galeno Taumaturgo Lopes e José Sólon de Andrade, com o consentimento dos beneficiados.

Pela prática da conduta vedada prevista no artigo 73, IV, da Lei n. 9.504/97, a Justiça condenou os investigados ao pagamento de multa no valor de R$ 30 mil para Osvaldo Honório Lemos Junior e Galeno Taumaturgo Lopes e R$ 15 mil para José Sólon Andrade.

Assessoria de Comunicação do MPCE 

Ceará é o primeiro do Brasil na redução da extrema pobreza


O Ceará foi o estado que apresentou a maior redução da extrema pobreza dentre as 26 Unidades da Federação e mais o Distrito Federal, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará [Ipece].

 Em cinco anos, entre 2006 a 2011, foram retiradas 353,6 mil pessoas daquela condição. Em 2006, 15% da população cearense [1,2 milhão] estava na extrema pobreza e em 2011 o total caiu para 858,3 mil, ou seja, 10,4% da população do Ceará. Os dados fazem parte do Enfoque Econômico “Ceará Retira 353 mil Pessoas da Extrema Pobreza Entre 2006 e 2011, Tendo o Melhor Desempenho do País” do Ipece, que foi divulgado.

O Ipece é um órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão [Seplag] do Governo do Estado. De acordo com o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, o Ceará teve uma redução, entre 2006 e 2011, de quase cinco pontos percentuais, caindo de 15 para 10,14% de sua população. O resultado se configura na maior redução verificada entre todos os estados brasileiros nesse período.  Seguido do Ceará, vem os estados do Piauí, com uma redução de 297,5 mil pessoas e Bahia, com 278,1 mil. Em termos gerais, explica Jimmy Lima de Oliveira – coordenador do trabalho que contou com a colaboração de Régis Façanha, diretor do Ipece, e Vitor Hugo Miro, analista de Políticas Públicas - a redução da extrema pobreza verificada no Estado pode ser explicada, em parte, por um conjunto de fatores, dentre eles o crescimento do PIB do Ceará acima da média nacional.

 Outro fator foi o processo de redução da desigualdade na distribuição dos rendimentos que vem ocorrendo na última década, chegando o Ceará a apresentar o nível mais baixo em 2011 nos últimos 30 anos. Tal resultado – observa - propiciou um forte aumento da renda per capita cearense, que desde o ano de 2007 vem diminuindo a diferença em relação à renda per capita brasileira.

Ipece


Governo anuncia mudanças no Minha Casa Minha Vida


O ministro do Trabalho, Carlos Brizola Neto, anunciou nesta quinta-feira uma série de mudanças para os valores de imóveis e subsídios para o Programa Minha Casa Minha Vida. A decisão foi tomada dentro do Conselho Curador do FGTS, que é presidido pelo ministro. "Estamos ampliando a possibilidade de acesso ao programa", afirmou.

Entre as mudanças, Brizola Neto anunciou que o Conselho Curador do FGTS aumentou o salário familiar considerado para a faixa 2 do Programa Minha Casa Minha Vida de até R$ 3,1 mil para R$ 3,275 mil. Para a faixa 1 do programa, o Conselho manteve os valores em até R$ 1,6 mil e para a faixa 3 também foi mantido o teto de até R$ 5 mil, considerando como novo piso o valor R$ 3,275 mil e não mais o R$ 3,1 mil.

O ministro informou também que a taxa de juros para a faixa 3 foi reduzida em um ponto porcentual, passando de 8,16% ao ano para 7,16% ao ano. "A redução desses juros foi toda bancada pela diminuição do spread bancário", afirmou.

No caso dos imóveis das principais capitais brasileiras (Brasília, Rio e São Paulo), o teto do valor subiu de R$ 170 mil para R$ 190 mil. De acordo com ele, nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes, esse valor foi elevado de R$ 150 mil para R$ 170 mil. Nos municípios que têm população acima de 250 mil habitantes e no entorno do Distrito Federal, o teto passou de R$ 130 mil para R$ 145 mil. Nas cidades com mais de 50 mil habitantes, o valor máximo foi elevado de R$ 100 mil para 115 mil. Nas demais cidades, o teto, que era de R$ 80 mil, passará agora para R$ 90 mil. Brizola Neto informou também que o teto do subsídio a fundo perdido para o Minha Casa Minha Vida subiu de R$ 23 mil para R$ 25 mil para as pessoas enquadradas na faixa 1, com salário familiar de até R$ 1,6 mil mensal.

Segundo o ministro, o teto de subsídio para o juro menor de financiamento, com vistas de reduzir o custo da operação aos tomadores, subiu de R$ 13 mil para R$ 16 mil. De acordo com o ministro, o reajuste do subsídio foi calculado com base no INPC. Já o teto do valor dos imóveis foi ampliado com base nos preços do próprio mercado imobiliário. O ministro informou também que o aumento médio para os demais subsídios do programa foi de 5%.

Estadão

Receita abre consulta a quinto lote de restituição do Imposto de Renda


Na segunda-feira [8], cerca de 1,6 milhão de contribuintes vão saber se receberão dinheiro do Fisco.

A Receita Federal libera, às 9h, a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2012. O órgão também divulgará lotes residuais dos exercícios de 2011, 2010, 2009 e 2008. O dinheiro será depositado no próximo dia 15, nas contas informadas na declaração do Imposto de Renda.  A relação dos beneficiados estará disponível na página da Receita na internet. A consulta também pode ser feita por meio do Receitafone, no número 146. Ao todo, a Receita liberará R$ 1,5 bilhão para 1.574.219 contribuintes.

Em relação ao lote de 2012 [ano calendário 2011], serão beneficiados 1.542.538 contribuintes, que receberão R$ 1,438 bilhões. As restituições serão acrescidas de 4,29%, que correspondem à variação da taxa Selic [juros básicos da economia] entre maio e outubro deste ano.  A Receita pagará ainda R$ 33,4 milhões a 17.759 contribuintes que declararam Imposto de Renda em 2011 e terão a restituição corrigida em 15,04%. Um total de 5.799 contribuintes receberão R$ 13,5 milhões referentes ao lote da malha fina de 2010, com correção de 25,19%.

No lote de 2009, serão creditadas restituições para 4.196 contribuintes, em um total de R$ 8,6 milhões. A correção totalizará 33,65%. Em relação ao lote de 2008, 3.927 contribuintes receberão R$ 6,5 milhões, atualizados pela taxa Selic de 45,72%.  A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 [capitais], 0800-729-0001 [demais localidades] e 0800-729-0088 [deficientes auditivos]. Nesse caso, o contribuinte deverá agendar o crédito em qualquer conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Agência Brasil
Via Yuri Guedes

Revisor do mensalão absolve Dirceu; dois ministros condenam


BRASÍLIA, 4 Out (Reuters) - O revisor da ação penal do chamado mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, absolveu nesta quinta-feira o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu de corrupção ativa, mas outros dois ministros votaram pela condenação do petista, acusado de ser mentor e chefe do esquema de compra de apoio parlamentar ao governo do ex-presidente Lula. Os ministros Rosa Weber e Luiz Fux concordaram integralmente com o voto do relator, Joaquim Barbosa, ao condenar Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, também absolvido por Lewandowski.

Os demais seis ministros votarão na próxima semana, a partir de terça-feira -a sessão de segunda foi transferida por causa das eleições municipais de domingo. Quatro magistrados -Gilmar Mendes, Ayres Britto, Celso de Mello e Marco Aurélio Mello — fizeram intervenções ao longo da tarde durante o voto de Lewandowski com indicações de que deverão condenar o chamado "núcleo político", composto ainda pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado por todos os magistrados até agora. Lewandowski disse não haver provas contra Dirceu, considerado o principal réu do processo e chamado pelo relator de "mandante" do esquema. O revisor falou ainda que a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) não "deu-se o trabalho de descrever minimamente os delitos" pelos quais o ex-ministro é acusado.

"A denúncia bem analisada, como em boa parte dos casos, não individualiza adequadamente as acusações imputadas ao réu e não descreve de forma satisfatória o liame subjetivo que uniria os integrantes da alegada trama criminosa, incluindo José Dirceu, cuja participação nos eventos é deduzida de ilações e simples conjecturas", disse Lewandowski durante seu voto. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse na leitura da acusação que Dirceu foi mentor e líder do "grupo criminoso" responsável pelo esquema e que há provas "contundentes" da participação dele. Gurgel reconheceu, no entanto, que como todo "chefe de quadrilha" o petista não deixou rastros. O relator Barbosa, que votou na sessão de quarta, apontou Dirceu como responsável pelos acordos para compra de apoio parlamentar ao governo Lula, e teria "comandado" as ações de outros integrantes do esquema. Segundo Lewandowski, não há "prova fundamental ou prova pericial" que comprove a participação de Dirceu, mas reconheceu que o petista poderia ser o mentor do esquema. "Não descarto a possibilidade... que tenha sido até o mentor desta trama criminosa, mas o fato é que isso não encontra ressonância na prova dos autos", disse ele. A direção nacional do PT não quis comentar oficialmente o resultado parcial da sessão, condenatória a dois nomes fortes do partido a três dias das eleições municipais, no domingo. Dois integrantes petistas comentaram informalmente que o resultado do julgamento não irá interferir na reta final da campanha.

"Nossas pesquisas mostram quase ou nenhuma interferência do julgamento, e nós sentimos isso na rua também", disse um petista. Outra liderança do partido, que acompanha a corrida em São Paulo, destacou não haver "uma decisão final do Supremo". Dirceu, Genoino e Delúbio respondem também à acusação de formação de quadrilha.

"NÃO BASTA APONTAR"

Em seu voto, Lewandowski disse não ser possível declarar com certeza a existência do esquema para compra de apoio parlamentar, já que não se pode apontar o chamado ato de ofício, ou a ação decorrente do cargo. A posição de Lewandowski gerou reação no plenário, uma vez que a maioria da Corte já entendeu que parlamentares venderam apoio, ao condenar os réus políticos por corrupção passiva. O ministro Gilmar Mendes disse que a afirmação contradizia voto anterior do revisor, de condenação aos parlamentares. Já o ministro Celso de Mello disse que o MPF apontou as votações nas reformas tributária e da Previdência como provas da existência do esquema.

"Não basta o Ministério Público apontar (os crimes), precisa provar, e para mim não provou", disse Lewandowski, que colocou em dúvida a validade das votações nas quais congressistas foram corrompidos. O revisor rebateu, ainda, o uso da teoria do domínio do fato na questão, que responsabiliza o réu com conhecimento e poder de ação sobre a organização criminosa, mesmo sem ter se envolvido diretamente no crime. "Não há nenhuma razão, ao meu ver, para se aplicar a teoria do domínio do fato. Não há porquê. Não estamos numa situação excepcional, não estamos em guerra, não estamos numa situação de convulsão interna", disse Lewandowski. A defesa nega que Dirceu tenha usado o cargo para beneficiar empresas e alega não haver prova material para a condenação. O petista renunciou ao cargo de ministro da Casa Civil na esteira do escândalo, denunciado em 2005, e teve seu mandato de deputado federal cassado. Os advogados do ex-ministro protocolaram nesta quinta informações adicionais ao memorial do ministro, esclarecendo pontos abordados pelo relator em seu voto na véspera.

"PROMISCUIDADE"

Rosa e Fux concordaram com Barbosa ao dizer ser "impossível" que Delúbio tenha agido sozinho no esquema, como sustentam as defesas, ou que Genoino desconhecia a existência dos acordos. "Eu entendo que, na qualidade de líder, (Genoino) não poderia desconhecer... É absolutamente impossível dissociar o apoio político do financeiro", disse Fux. "É evidente que esse denunciado (Dirceu) figura como articulador político desse caso penal, até pela sua posição e pela iminência no partido e até mesmo sua posição de destaque do governo", disse Fux.

Para Rosa, o sistema montado no Congresso foi "promiscuidade incompatível com a prática sadia de um poder do Estado." "Ficou evidente que o PT costumava alcançar dinheiro a outros partidos… fazia isso obviamente para obter apoio político no Parlamento", disse ela. "Não é possível acreditar que Delúbio sozinho teria comprometido o PT com dívida na ordem de 55 milhões... Para mim, existe prova acima do razoável de que Delúbio não agiu sozinho." Assim como Barbosa, Rosa e Fux também condenaram por corrupção ativa o publicitário Marcos Valério, apontado como principal operador do esquema; ex-sócios de Valério Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, o então advogado do publicitário Rogério Tolentino e a então diretora administrativo-financeira de uma das empresas de Valério Simone Vasconcelos. Eles absolveram a gerente financeira de empresa de Valério na época Geiza Dias e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, por falta de provas.

"ACABOU"

Advogados de defesa afirmaram após o voto de Rosa Weber, sob condição de anonimato, que a condenação pela ministra representava que a Corte seguiria o relator. "Acabou", desabafou um deles, que afirmou acreditar que Rosa poderia, caso absolvesse Dirceu e Genoíno, abrir uma divergência importante a ser seguida por outros colegas.

Reuters - Yahoo

Anuncie onde todo mundo Lê !!! - Blog do Crato - 180.000 Acessos por mês - A Maior visibilidade do Interior do Estado


Chega de Amadorismo !

Anuncie Onde Todo Mundo Lê - BLOG DO CRATO


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:

- Anuncie no maior veículo de internet do Interior do Estado.
- Mais de 180.000 acessos de páginas por mês
- 7 Anos no mercado.
- Qualidade e Credibilidade
- Mais de 5 milhões de páginas acessadas
- Mais de 23.000 artigos
- Solidez e Experiência em Internet
- Trabalhamos com Webdesign desde 1995
- Publique em diversos sites pelo mesmo preço
- Anuncie no Facebook para milhares de clientes
- Cuidamos de tudo para você
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Em breve: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia rápida hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Mercadinho Matos, Aço Cariri, Top Móveis, Crajubatur, Shopping Residence..Venha para o Blog do Crato. Chega de amadorismos e de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica.

Blog do Crato - Mais de 5 milhões de Acessos de Páginas em 7 Anos




www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30