xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 setembro 2012

MISTÉRIO - O SILÊNCIO SOBRE PESQUISAS DE CANDIDATOS NO CRATO - Por: Jornalista Wilson Rodrigues



Parece que vai terminar a campanha eleitoral em Crato sem que o eleitorado do município tenha conhecimento da posição de seus candidatos a prefeito. Até agora só foram divulgados os resultados de duas pesquisas. Na primeira consulta Ronaldo Gomes de Matos PMDB 44%, Sineval Roque PSB 18 %, Marcos Cunha PT 12 % e Cícero França PV 10 %. Na segunda,  Ronaldo Gomes de Matos PMDB 54 %, Cícero França 18 %, Marcos Cunha PT e Sineval Roque PSB, 6 %, respectivamente. Sabe-se que em outros municípios do Ceará, a exemplo de Juazeiro do Norte, os números das pesquisas estão sendo divulgados normalmente. Inclusive quando a ultima pesquisa em Juazeiro foi divulgada, foi anunciada que a do Crato também seria na mesma data, o que não ocorreu. É um direito sagrado ao eleitor a informação sobre as tendências dos candidatos numa campanha eleitoral. O que está acontecendo?

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe Internet

Nota do Editor: Meu querido amigo jornalista Wilson Rodrigues, pior que isso é que parece que vai terminar a campanha eleitoral e não se consegue dar conhecimento à população dos verdadeiros projetos que algumas candidaturas tem para o Crato. É preciso que a população fique atenta, pois ESSA é aquela hora tão sublime do processo democrático de pegarmos os políticos pelo pé, pegar com o compromisso de campanha. Essa é a hora do cidadão ficar atento, comparar cada proposta, analisar os prós e os contra, e sobretudo Votar com a RAZÃO e não pela PAIXÃO. Quem vota por impulso, pode estar comprando um problema enorme para sua cidade, comprando Gato por Lebre, e pode afinal, ter uma ressaca de 4 anos por não haver escolhido direito. O eleitor consciente vota com consciência, analisando todas as propostas e as posturas de todos os candidatos.

www.blogdocrato.com

DEZENAS DE BIBLIOTECAS NO CARIRI SERÃO FORTALECIDAS COM LIVROS E ENCICLOPÉDIAS


Estão chegando de Brasília ao Cariri quatro carretas de livros que serão distribuídos nas bibliotecas publicas dos municípios de Farias Brito, Antonia do Norte, Potengí, Missão Velha, Barbalha, Juazeiro do Norte, Aurora, Várzea Alegre e Nova Olinda. São obras literárias, cientificas e artísticas dos mais diferentes escritores brasileiros que vão enriquecer o conhecimento e despertar a curiosidade pela leitura de centenas de estudantes da região. A doação faz parte do projeto “Padarias Espirituais”, idealizado e executado pelo caririense radicado na capital federal, Elmano Rodrigues Pinheiro que há mais de 20 anos já enviou as escolas e bibliotecas publicas do Ceará cerca de 70 mil títulos. A ultima remessa de 15 mil livros para a região caririense foi em 2010 e entregue na biblioteca da Universidade Regional do Cariri e no Instituto Cultural do Cariri ICC. Foram livros de enfermagem, proteção ambiental, sociologia, direitos humanos, relações internacionais e historias políticas. Elmano conta que seu sonho é ver seus conterrâneos lendo e respirando cultura. “A dificuldade é muito grande para trazer esses livros até o Cariri, distante quase dois mil quilômetros de Brasília. Faço esse trabalho com dinheiro do meu bolso, dividindo meu salário e tenho-o como uma idéia de vida. Poucas são as prefeituras que me ajudam, as maiores contribuições que recebo vêm de empresas privadas e de pessoas apaixonadas por livros como eu”, disse Elmano.

Os livros doados são novos ou em perfeito estado de conservação. Coletados junto as editoras, fundações, ministérios, gráficas e escolas em Brasília. Para o município de Farias Brito a Biblioteca Nacional fez a doação de dez mil livros, a maioria da área de direito penal, direito constitucional, direito tributário, direito civil e mais mil títulos da literatura inglesa, doados pela Embaixada do Brasil na Inglaterra que servirão de grande suporte informacional para as comunidades de Cariutaba, Quincuncá, Nova Betânia, Umari, Carás, Monte Pio, Lamaju, Lambedouro e Barreiro do Jorge, onde estão sendo instaladas as bibliotecas. Segundo Elmano, o objetivo é estender a rede de distribuição de livros em todo o interior do Ceará e anunciou para breve, em parceria com o Instituto Brasil Bem Melhor, a inauguração de algumas dessas bibliotecas no município de Caucaia e depois adentrar Fortaleza e toda a periferia da capital cearense. Logo que for concluída a primeira etapa do “Padarias Espirituais”, será incrementado um outro projeto chamado “Leitura Participativa”. Trata-se de pequenas bibliotecas residenciais em parceria com o programa “Cantinho das Letras”.

Para o presidente do Instituto Cultural do Cariri, Manoel Patrício de Aquino, o projeto Padarias Espirituais é um dos mais dinâmicos sistemas de arrecadação e distribuição de livros para bibliotecas publicas do ensino fundamental, médio e universitário do Nordeste, preenchendo  lacunas em todas as áreas do conhecimento. Garante que os últimos livros recebidos do projeto estão sendo bastante lidos na biblioteca do ICC. O secretário de educação do Crato, José Valentim Dantas, se refere ao projeto como grande cooperador na descoberta do conhecimento direcionado, principalmente a classe estudantil. A coordenadora da biblioteca municipal de Farias Brita, Fátima Penha disse que só vai se pronunciar sobre o projeto quando os livros chegarem no município e as unidades bibliotecárias começarem a ser implantadas.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

PEQUENAS EMPRESAS MOSTRAM FORÇA E MAGNIFICENCIA NA ECONOMIA DO CARIRI - Wilson Rodrigues


Com área territorial superior a cinco mil quilômetros quadrados, uma população estimada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) de 574 mil e 213 habitantes, Produto Interno Bruto ( PIB ) de 2 milhões 298 mil reais, formada por nove municípios como, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, a Região Metropolitana do Cariri projeta-se como a terra das oportunidades para quem deseja investir e crescer. Privilegiada por uma natureza exuberante, condições climáticas extremamente favoráveis, excelente localização estratégica e dentre outros fatores, a região apresenta-se com novas potencialidades de bons negócios, principalmente para a fruticultura, piscicultura, caprinocultura, apicultura, ecoturismo, agropecuária e diversas outras atividades. Os investidores que chegam recebem incentivos fiscais, linhas de financiamentos com taxas adequadas e em longo prazo, desenhadas para atender a empreendimentos de todos os portes dos mais diversos setores. É no triangulo crajubar onde está o maior numero de empresas de grande porte, a maioria oriunda de varias regiões do Brasil, principalmente dos ramos calçadista, alimentício e vestuário.

Mas é nas pequenas empresas onde está centrada a força dos negócios dentro e fora da Região Metropolitana do Cariri. De acordo com informações de Ana Carla Luna Ramos, analista técnica do escritório regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( SEBRAE ), entre setembro de 2009 a 31 de agosto de 2012, foram formalizadas, em 26 municípios caririenses, 6 mil e 86 pequenas empresas através do programa Empreendedor Individual. As unidades estão assim distribuídas: Crato 1.126, Juazeiro do Norte 2.872, Barbalha 369, Abaiara 20, Altaneira 42, Araripe 71, Assaré 106, Aurora 136, Barro 94, Brejo Santo 169, Campos Sales 156, Caririaçu 54, Farias Brito 39, Granjeiro 10, Jardim 135, Jati 22, Mauriti 116, Milagres 81, Missão Velha 102, Nova Olinda 65, Porteiras 40, Potengi 39, Salitre 27, Santana do Cariri 51 e Várzea Alegre 115.

A chefe regional do SEBRAE/Cariri, Tânia Mary Porto de Carvalho acredita que o impacto desses pequenos empreendedores na economia da região é bastante expressivo pelo fato de estarem legalizados, com condições de ingressar no mundo dos negócios e com isto aumentar seu faturamento. Cada pequeno empreendedor pode empregar uma pessoa, o que significa dizer que, são dois postos de trabalho oferecidos por cada uma dessas unidades, inclusive com carteira assinada. A estimativa é de que os 6 mil e 86 empreendedores poderão oferecer mais de 12 mil postos de trabalho em toda região caririense, concluiu Tânia Mary Porto de Carvalho.

Para o secretário do desenvolvimento econômico do Crato, Duda Alencar, o Cariri já sente os reflexos positivos da atuação dessas empresas no tocante a economia da região. Explicou que antes, esses trabalhadores não podiam fazer maiores transações comerciais por falta de personalidade jurídica. Com a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ( CNPJ ), agora eles estão apitos a trabalhar de igual pra igual no mercado, inclusive fazer negócios com os órgãos públicos como prefeituras, câmaras de vereadores e etc...

Jornalista Wilson Rodrigues

Candidatos do Crato realizam debate no Auditório da Rádio Educadora para Alunos do Projovem


MAIS UM DEBATE SÓ COM 3 CANDIDATOS ACONTECEU EM CRATO

Aconteceu na manhã de ontem ( 28 ), um debate no auditório da Rádi Educadora do Cariri para os alunos do Projovem. O debate foi mediado pelo jornalista Tarso Araújo, e contou com a presença de 3 dos candidatos á prefeitura do Crato: Dr. Cícero frança, Dr. Marcos Cunha e Dep. Sineval Roque. Mais uma vez foi sentida a "AUSÊNCIA" do candidato Ronaldo Gomes de Matos, que num vídeo divulgado no Facebook na tarde de ontem ( 27 ) , sofreu um acidente, mas ele mesmo diz no vídeo, que logo voltará às caminhadas com seus militantes. Debate portanto, está fora de cogitação. Falando em debates em Crato, haverá um último, na Segunda-feira, dia 01, promovido pela Rádio Araripe do Crato. 

COBERTURA FOTOGRÁFICA:






Fotos do perfil do candidato Marcos Cunha no Facebook
www.blogdocrato.com

Tudofel: Fator Rh, o Poema

Tudofel: Fator Rh, o Poema: Nesses dias tortos, frios ou mornos, quando a cama vira uma nave e o olho abre sonolento, sem o bote daqueles dias decisivos, numa pra...

HOJE TEM: Armazem do Som - Luciano Brayner & Trio Zero grau - CHICO BUARQUE





Queimadas deixam quatro municípios sem energia no Maranhão


Segundo a Cemar, mais de 60 mil ficaram sem energia nesta quinta-feira. Monção, Igarapé do Meio, Vitoria do Mearim e Santa Inês foram atingidas.

Mais de 60 mil pessoas teriam ficado sem energia no Maranhão na noite desta quinta-feira (27). Segundo informações da Companhia Energética do Estado (Cemar), o motivo da queda de energia teria sido a ocorrência de queimadas clandestinas provocadas nas proximidades de Vitória do Mearim, a 178 quilômetros de São Luís. A pane atingiu os municípios de Monção, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Santa Inês entre 17h44 e 19h38.

A Cemar já registrou, de janeiro a agosto deste ano, 15 interrupções no fornecimento de energia motivadas por queimadas, mais que o dobro do ano passado. Segundo o gerente de operação do sistema elétrico da Cemar, Rubens Briseno, as equipes demoram em torno de 40 minutos para restabelecer a energia. O Maranhão lidera ainda o ranking de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com mais de nove mil focos de incêndio registrados entre janeiro e agosto deste ano. As cidades de Mirador e Grajaú seriam as mais recorrentes no registro de queimadas, com1.152 e 841 focos registrados respectivamente. Em Grajaú, 80% do focos foram registrados apenas no mês de agosto. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também afirma que a situação das queimadas se agravou no Estado. Para o órgão, houve um aumento de mais de 300% no número dos focos de incêndio em relação ao ano passado. As queimadas clandestinas podem ser denunciadas por meio do telefone 116, da Cemar. Para ler mais notícias do Maranhão, clique em g1.globo.com/ma. Siga também o G1 Maranhão no Twitter e por RSS.

G1 - Maranhão
Foto meramente ilustrativa - Fonte:  Site Infoescola
 

Justiça condena prefeito de Jucás


O juiz da comarca de Jucás, Herick Bezerra Tavares, condenou o atual prefeito de Jucás, José Helanio de Oliveira Facundo, por ato de improbidade administrativa em duas ações.

A medida que atinge a cidade do Centro-Sul cearense atende ao pedido do Ministério Público do Estado do Ceará [MPCE]  feito pelo promotor de Justiça Alexandre Paschoal Konstantinou. A primeira, em razão da cessão de todos os professores e demais funcionários para prestarem serviço na escola particular Vovó Micinda, desde 1998, sem que houvesse qualquer contraprestação em beneficio da municipalidade ou do interesse público. A instituição é de propriedade de Maria Rosália de Souza Facundo, casada com Heládio de Oliveira Facundo, irmão do atual prefeito de Jucás. A decisão judicial ocorreu no dia 10 de julho.

Foram também condenados Gabriel de Mesquita Facundo, ex-prefeito do Município, que é sobrinho de Helanio Facundo; Maria Rosália de Souza Facundo, proprietária da escola; Aida Maria Gomes Luna de Melo, ex- secretária municipal de Educação; e Nildes Alencar Lima, atual secretaria municipal.  A segunda condenação se deu no dia 6 de maio em razão da contratação de servidores municipais sem prévio e necessário concurso público. O juiz determinou o afastamento dos servidores contratados, de acordo com os parâmetros temporais estabelecido na sentença.

Ficou estabelecido que o atual prefeito deve realizar o ressarcimento integral do dano ao patrimônio público municipal e pagar uma multa. Além disso, perde o mandato de prefeito, tem os direitos políticos suspensos e fica proibido de contratar com o poder público, receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de três anos. Atualmente, os dois processos estão em fase de recurso.
 
Assessoria de Comunicação do MPCE 


TST determina fim da greve dos Correios


O Tribunal Superior do Trabalho [TST] determinou que os funcionários dos Correios voltem ao trabalho a partir desta sexta-feira [28], de acordo com o horário de cada funcionário.

Os ministros da Seção de Dissídios Coletivos decidiram também que os trabalhadores deverão compensar os dias parados com trabalho extra em até seis meses.  Se o trabalho não for retomado amanhã, será aplicada multa de R$ 20 mil por dia. Os ministros decidiram ainda que os trabalhadores terão um aumento de 6,5% retroativo a agosto.  Os Correios tinham proposto reajuste de 5,2%, mas a ministra Kátia Arruda, relatora do processo de dissídio ajuizado pela empresa, aumentou o percentual, para “preservar minimamente o poder aquisitivo dos trabalhadores”.

 O presidente do TST, João Oreste Dalazen, ressaltou que os empregados dos Correios têm um dos salários mais baixos entre todas as empresas públicas federais. “Há uma falta de atrativos na carreira que não podemos perpetuar”. Os ministros decidiram que greve não é abusiva porque foi comunicada com antecedência pelos empregados à empresa.  Também foi determinada a formação de uma comissão com representantes da empresa e dos empregados para debater a adaptação do plano de saúde oferecido atualmente às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar [ANS].  Segundo os Correios, cerca de 11,8 mil funcionários aderiram à greve até essa quinta-feira [27], o que representa 9,8% dos 120 mil funcionários da empresa. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) estima que o percentual de adesão foi entre 40% e 50%.

Agência Brasil

Ditadura: SDH identifica cerca de 1,2 mil camponeses mortos e desaparecidos entre 1961 e 1988


Relatório apresentado nessa quinta-feira [26] pela Secretaria de Direitos Humanos à Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos [CEMDP] identificou 1.196 casos de trabalhadores rurais assassinados ou desaparecidos por razão ideológica e disputa fundiária no campo, entre setembro de 1961 e outubro de 1988, período indicado pela Lei nº 9.140/1995 – a primeira lei a reconhecer que pessoas foram assassinadas pela ditadura militar [1964-1985].

Apesar do número expressivo, apenas 51 casos foram analisados pela CEMDP e desses 29 tiveram a causa da morte relacionada à questão política. “Ficando excluídos 1.145 casos de camponeses e seus apoiadores mortos ou desaparecidos”, grande parte porque não teve “acesso nem reconhecimento aos direitos da Justiça de Transição”, descreve o relatório.  Na opinião de Gilney Viana, assessor da ministra-chefe da SDH, Maria do Rosário, a desproporção mostra que “os camponeses foram excluídos em vida e continuam sendo excluídos na morte”. Segundo ele, o volume de mortes impressiona e contraria a tese de que a ditadura militar no Brasil foi “branda” na comparação com os países vizinhos.

“Aqui morreu mais gente que no Uruguai”, estima. De acordo com o estudo, há mortes durante o regime militar e também durante o regime civil. Quatro pessoas foram assassinadas antes do golpe de abril de 1964; 756 foram mortas durante a ditadura [sendo 432 na abertura política após 1979]; e 436 após março de 1985, já na transição civil [governo Sarney].

Segundo o documento, o aumento da violência no campo a partir da distensão e ao longo da chamada Nova República tem a ver com a organização política dos trabalhadores rurais. “Neste período já se tinha observado redução da repressão policial militar nas cidades quando o movimento popular, sindical e de oposição política conquistou progressiva abertura política; porém, no campo se promoveu e se tolerou uma vasta onda repressiva contra organizações e lutas camponesas produzindo centenas de assassinatos de duas lideranças”, descreve o texto que soma 602 mortes de lideranças [mais da metade dos assassinados]. Segundo a contagem, 463 pessoas mortas ou desaparecidas eram “lideranças de lutas coletivas”. Além desses, 75 eram sindicalistas; 43, sem militância informada; 14, advogados; e sete, religiosos. O documento mostra que apenas um em cada grupo de quatro casos teve inquérito policial e apenas 5% registraram desfecho judicial [condenatório ou não].

O texto recomenda que esses casos sejam “examinados, esclarecidos e reconhecidos pela Comissão Nacional da Verdade, como manda a Lei 12.528/2011”. Por lei, está fora do prazo para exame na CEMDP. Os estados que acumulam o maior número de pessoas assassinadas [lideranças ou não] são o Pará [342 mortes]; o Maranhão [149 mortes]; a Bahia [126 mortes]; Pernambuco [86] e Mato Grosso [82 mortes].  Mais de 96% dos assassinados eram homens. Outra peculiaridade dessas mortes é que grande parte não ocorreu pelas mãos dos “agentes do Estado” [policiais e militares], 15% do total [177 casos]; mas por “agentes privados” [milícias e pistoleiros contratados].

Apesar desse perfil, os autores do estudo opinam que “não há que se alegar que não houve motivação política na repressão policial e militar aos camponeses; e, menos ainda negar, a participação direta de agentes do Estado, em alguns caos, e indireta em outros, por cumplicidade, omissão, acobertamento e apoio a ações de poder ilegítimo de polícia de agentes privados”.

Para Gilney Viana, há diferenças e conexões entre as mortes que ocorriam na ditadura e as que ocorriam [e ocorrem] no regime civil. “É espantoso que ainda haja crimes no campo diante do Estado de Direito Democrático. O que revela uma certa sequela da época da ditadura. As autoridades locais são coniventes com milícias privadas e pistoleiros. A impunidade ainda campeia”, disse ao salientar que com a facilidade da comunicação nos dias atuais é mais difícil ocorrer casos de morte sem repercussão.
 
* Com informações da Agência Brasil
Via Yuri Guedes

Pastoral realiza prevenção às drogas


Juazeiro do Norte. A partir da necessidade de prevenir o uso abusivo de álcool e outras drogas, na região do Cariri está sendo lançado, em diversas escolas das redes pública e privada de ensino, o Projeto Prevenir. A ação é desenvolvida pela Pastoral da Sobriedade, do Regional Nordeste I, da Conferencia Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB). Em Juazeiro do Norte, cerca de 20 agentes estão trabalhando nos grupos de auto ajuda, que auxiliam os dependentes químicos, familiares ou codependentes. Já no Crato, são 15, e em Caririaçu, outros dez colaboradores. A atividades vão desde palestras a capacitações de multiplicadores.

Em parceria com o Ronda do Quarteirão, os católicos realizam grupos de autoajuda para a troca de experiências e divulgação do método de vida para evitar o uso de substância e comportamentos maléficos à saúde FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA.

O público-alvo do Prevenir são os jovens com idade entre 13 e 17 anos, pais, responsáveis e educadores. Ao todo, cerca de três mil pessoas deverão receber a prestação dos serviços propostos pela iniciativa, que tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar sobre a problemática do uso de drogas licitas e ilícitas. Em cada cidade visitada, novos grupos de agentes da Pastoral da Sobriedade são formados para atuar e difundir as consequên-cias provocadas por essas substâncias. Através de testemunhos, panfletagens e blitze realizadas em parceria com os policiais do programa Ronda do Quarteirão, eles buscam alertar a população. No Ceará, o Prevenir já passou por 13 cidades e 108 colégios, onde estima ter atingido uma média de 35 mil jovens. A primeira etapa da ação foi proposta ainda no mês de março, em Fortaleza. Devido aos resultados positivos, em 29 de agosto, o segundo período de atividades foi lançado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Neste momento, o projeto, que tem como tema "Drogas: Legal é Prevenir", vai abranger 60 Municípios, até o mês de setembro de 2013. Já na próxima semana, a equipe irá para a cidade de Caririaçu, onde deverá atingir 500 estudantes. Em outubro, será a vez da Zona Norte ser beneficiada. Sobral irá recepcionar as atividades, entre os dias 13 e 20. A expectativa é reunir mais de cinco mil pessoas.

Em Fortaleza, apenas este ano, cerca de 700 jovens foram mortos devido ao uso ou à venda de substâncias ilícitas. Já em Juazeiro do Norte, as estatísticas apontam que houve aproximadamente 95 homicídios. Para o coordenador do projeto Prevenir no Ceará, Rogério Melo, a ação é importante para combater os altos índices de violência entre jovens. "Somente esta ação não é suficiente. Precisamos sensibilizar toda a sociedade e as esferas governamentais sobre esse grande flagelo que é a dependência química", afirma. Todas as atividades do Prevenir são financiadas pelo Fundo Nacional da Solidariedade, que é alimentado pela Campanha da Solidariedade, promovida anualmente pela Igreja Católica. A ação é fruto de uma experiência realizada em Fortaleza, pelo Grupo da Pastoral da Sobriedade, em parceria com o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Cepod-CE), Secretaria de Saúde e de Educação do Estado, através do Núcleo de Tabagismo e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza.

Atualmente, já são mais de 150 agentes em atividade no Ceará. Um das ações de relevância do Projeto Prevenir é a formação dos grupos de autoajuda, que funcionam semanalmente em 20 cidades do Estado. Cada equipe atende e acolhe aproximadamente 25 membros, entre dependentes químicos e familiares, que através da evangeli-zação, depoimentos de experiências vividas e ajuda mútua procuram vencer as dificuldades provocadas pelo uso do álcool ou outras drogas. A proposta é levar aos participantes um método de vida em sobriedade, promovido com base em bons hábitos e sem dependências químicas e comportamentais. As reuniões seguem a metodologia dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade, que propõe a conversão, onde as pessoas descobrem sua autoestima. A finalidade é engajar os participantes.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Ação Sustentável marca presença hoje em Barbalha


Barbalha. Hoje, este Município recebe a Ação Sustentável, um projeto da TV Verdes Mares com patrocínio do Governo do Estado do Ceará. Na ocasião, serão realizadas, no Parque da Cidade, das 9 às 17h, diversas atividades educativas e recreativas.

Um grande número de estudantes tem participado do evento, desenvolvendo atividades ecológicas, como os alunos de Ipueiras FOTO: JÉSSICA RODRIGUES

Entre as ações promovidas estão oficina de recorte e colagem, oficina de reciclagem com copos e caixas, palestra sobre água e consumo consciente, exposição de produtos feitos com material reciclado, teatro de fantoches e pinturas. Para o público adulto, ainda haverá prestação de serviços, como a verificação de pressão arterial, cadastro de candidatos à doação de medula óssea, exposição de produtos de material reciclado e de frutas com orientações sobre alimentação saudável. Já sobre a conservação do meio ambiente no município, o secretário adjunto da pasta, Marcos Torres irá oferecer uma palestra sobre o soldadinho do Araripe, uma conhecida ave endêmica da região.

Como tem sido rotineiro nas edições passadas da Ação Sustentável, serão doadas mudas de árvores nativas para estimular a preservação ambiental. O objetivo do evento é desenvolver atividades que gerem efetivamente uma mudança na realidade e uma consciência cidadã. Desta forma, a Ação Sustentável passa por várias cidades do Estado, ensinando práticas simples e cotidianas de cuidados com o meio ambiente.

No último dia 21, a Ação visitou a cidade de Ipueiras, onde reuniu um público de aproximadamente 1.500 pessoas. Em Barbalha, no encerramento da Ação 2012, a expectativa é superar esse número de participantes. Para o produtor do evento, Ludigardo Oliveira, a Ação Sustentável tem fundamental importância, principalmente para auxiliar a população no consumo consciente de água, já que Barbalha é uma localidade onde existem várias fontes. "Se as pessoas aprenderem a consumir conscientemente a água disponível e a não poluir o meio ambiente, com certeza as nascentes da cidade serão preservadas. Esse é o nosso foco", afirma. Na Ação, a TV Verdes Mares monta uma grande estrutura na principal praça da cidade e realiza as atividades reunindo cerca de 1.200 pessoas por edição. Neste ano, o projeto já passou por Crateús, Iguatu, Sobral, Aracati, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Ubajara, Tamboril, Paracuru, Limoeiro do Norte e Ipueiras, onde atingiu as expectativas de público e dos organizadores. As comunidades das regiões visitadas se envolvem e as escolas formam grupos de alunos para participar das atividades.

Mais informações:

Ação Sustentável será realizada no Parque da Cidade, de 9às 17 horas

YACANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Homem por trás de filme anti-Islã é preso, segundo autoridades



LOS ANGELES - Foi preso nesta quinta-feira em Los Angeles o produtor do filme "Inocência dos Muçulmanos", apontado como estopim de uma onda de protestos iniciada em 11 de setembro que já atingiu mais de 20 países muçulmanos e deixou dezenas de mortos. De acordo com um oficial, ele foi detido por violar termos de sua condicional ao participar do filme. Ele foi condenado por fraude bancária e deixou a cadeia em 2011 sob diversas condições, inclusive uma que o proibia de acessar a internet sem a permissão de um oficial de justiça.

Ele deverá ter uma audiência com um juiz ainda nesta quinta-feira para determinar se pode ser liberado sob fiança.

Na terça-feira, em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o presidente Barack Obama disse que a resposta para a liberdade de expressão não é repressão, mas "mais liberdade de expressão". Ele disse ainda que considera o vídeo "nojento", mas que não pode ser utilizado como justificativa para atos de violência.

Agência Globo
 

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30