xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 setembro 2012

URCA PROMOVE DEBATE DE ALTO NÍVEL ENTRE OS CANDIDATOS A PREFEITO DO CRATO




O Alto nível entre os debatedores prevaleceu, onde foram discutidas propostas concretas nas áreas de: Educação, Cultura, Infra-Estrutura e Saúde Pública.

Continuando a sua função democrática de levar ao conhecimento do público as propostas dos candidatos à prefeitura do Crato e facilitando através dos meios tecnológicos hoje amplamente disponíveis, o acesso à informação, os sites BLOG DO CRATO e RÁDIO CHAPADA DO ARARIPE INTERNET transmitiram o debate entre os candidatos à prefeitura do Crato acontecido ontem ( 26 ) no departamento de Direito da URCA. O debate foi promovido pelos acadêmicos de direito, sob a coordenação do Prof. Ulisses Olinda, e foi filmado, fotografado e gravado em áudio, a exemplo do último  debate acontecido na Associação Comercial do Crato ocorrido há alguns dias. O evento transcorreu dentro da normalidade, sem agressões pessoais, e visou-se a discussão de propostas para o Crato nas áreas de Educação, Saúde, Cultura e Infra-Estrutura. Foi muito lamentada a ausência do candidato do PMDB Ronaldo Gomes de Mattos, que em nota oficial lida pela mediadora do debate, alegou que não compareceria, devido a uma visita de um Deputado.

O debate foi considerado proveitoso pelos candidatos e pelo público presente, exteriorizando as diferentes abordagens que cada candidatura possui acerca dos diversos problemas que a cidade do Crato enfrenta atualmente e mostrando a maneira com que cada um deles pretende solucionar, caso sejam eleitos prefeitos nas próximas eleições.

Cobertura Fotográfica - Dihelson Mendonça


Equipe da Rádio Chapada do Araripe, que transmitiu ao vivo o debate para mais de 50 sites na internet. Quase todos os 500 slots disponibilizados na noite de ontem por ocasião do horário do debate pela estação virtual estiveram congestionados devido ao grande número de pessoas ouvindo simultaneamente.


Público presente cumprindo o seu papel democrático e de cidadão de procurar conhecer o que cada candidato pretende fazer pelo Crato.



O Debate foi filmado em Alta definição.


Aqui, mais uma visão de parte do público presente


AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Os nossos agradecimentos a todas as pessoas que estiveram direta ou indiretamente ligadas ao debate, e em especial ao Prof. Ulisses Olinda, da URCA, que facilitou todo o acesso da imprensa à cobertura do debate - Agradecimentos aos candidatos Cícero França, Marcos Cunha, Sineval Roque e Cícero Lobo pela gentileza. Agradecimentos especiais à equipe do Blog do Crato, responsáveis pela transmissão ao vivo, filmagens e fotografias: WILLAMES NUNES, WILSON BERNARDO, ED ALENCAR, WILSON RODRIGUES e NINHA BRITO. Agradecimentos aos meus colegas jornalistas e fotógrafos presentes: Elizângela Santos, Wilson Bernardo, Washington Nogueira, Madson Vagner. Agradecimentos ao "Gaguinho" do Som, que muito nos ajudou. O vídeo e o áudio PODEM ser disponibilizados depois através do Blog do Crato.

Uma realização dos sites:

www.blogdocrato.com
www.radiochapadadoararipe.com
Com retransmissão por toda a Rede Blogs do Ceará
www.blogsdoceara.com

Participação ainda dos sites auxiliares:

http://cratodebate.blogspot.com.br
http://radiochapada.blogspot.com.br
http://radiochapadadoararipe.blogspot.com.br

Dihelson Mendonça

Cratense irá competir na 4a. etapa da Olimpíada Nacional de Física.


SOCIEDADE  INTELIGENTE


A cratense Dayanne Rolim Carvalho, filha do nosso colaborador José carvalho Leite ( Zuza ), irá competir na 4a. etapa da olimpíada nacional de física. Caso ela obtenha aprovação poderá ir até Brasília para a final. Nós do Blog do Crato, desejamos boa sorte à Dayanne Rolim Carvalho, que é aluna do Colégio Objetivo.

www.blogdocrato.com



Debate público com os candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte


DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS EM JUAZEIRO DO NORTE

O debate se realizará no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL - Juazeiro), no dia 28 de setembro de 2012, sexta-feira, no horário das 20h00 às 22h00, com transmissão ao vivo da Rádio Tempo FM e Rádio Chapada do Araripe INTERNET, ficando facultada a transmissão pelos veículos de comunicação da Região Metropolitana do Cariri.

Durante o debate será obedecida uma sistemática com 4 (quatro) blocos, onde os candidatos farão uma breve exposição das propostas, responderão perguntas de ouvintes e comunicadores, farão perguntas aos adversários e finalização sua participação. O debate será coordenado pelo radialista Lucion Oliveira e a mediação será do jornalista Madson Vagner.

Mediador – Madson Vagner Conegundes da Costa

Natural da cidade de Porto Velho, Rondônia, Madson Vagner, nasceu no dia 2 de janeiro de 1973 e reside na Região do Cariri (Crato e Juazeiro) desde 1998, ano em concluiu o curso de Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Campina Grande, Paraíba. Hoje, com 13 anos de formação, já atuou como assessor, editor, coordenador e apresentador. Hoje divido meu tempo profissional como consultor de comunicação e marketing, colunista político e palestrante.

Nota do Radialista Ed. Alencar - Este será o primeiro debate com os candidatos de Juazeiro do Norte, um encontro muito esperado pelos juazeirenses e toda região do Cariri. O evento tem tudo para ser um sucesso sobre o comando do jornalista Madson Vagner, junto à coordenação de Lucion Oliveira nos bastidores. Certamente vão estar atentos para as ansiedades dos candidatos neste primeiro encontro, uma vez que, o mais ansioso, conforme as declarações e confirmação da sua presença, é do candidato Santana-PT. Todo cuidado é pouco para não se repetir o exemplo de alguns dos candidatos do Crato, no debate acontecido no dia 14/09 na Associação Comercial, onde abdicaram das suas propostas para dar lugar as ofensas pessoais. Só nos resta torcer pelos companheiros e que tudo corra bem. Boa sorte. 

Nota do Editor do Blog do Crato - Parabéns á iniciativa do Radialista Lucion Oliveira e do Jornalista Madson Vagner, dois ícones do jornalismo na região do Cariri. Agradeço também ao convite feito pelo Madson para retransmitir o debate através da Rádio Chapada do Araripe internet, como fizemos no último dia 26 aqui no Crato.  Certamente que estaremos lá, em mais uma cobertura democrática. Sobre o que o nosso colega Ed. Alencar escreveu linhas acima, eu discordo em parte. O grande problema do debate acontecido na associação comercial foi a entrada sem creddenciais de torcidas organizadas. É preciso estar muito atento a isso, pois a presença de militantes "fanáticos" pode por fim a todo um trabalho que sem dúvida alguma será muito bem conduzido pelos experientes jornalistas e radialistas.

www.blogdocrato.com

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 27-09-2012


Inscrições abertas para Seleção classificatória de Graduados e Transferidos, nas Unidades de Missão Velha e Campos Sales

Estão abertas as inscrições até o dia 28 de setembro, do processo de Seleção Classificatória de Transferidos e Graduados, para admissão no segundo semestre de 2012.2, às vagas existentes nos Cursos de Graduação nas Unidades Descentralizadas de Campos Sales e Missão Velha, da Universidade Regional do Cariri (URCA). Estão sendo oferecidas 182 duas vagas, para os interessados em ingressarem nos cursos de Letras, Matemática e Ciências Biológicas, de Campos Sales, e Biologia e Letras, em Missão Velha. As inscrições poderão ser feitas das 8 horas às 20 horas, na E.E.F Tabelião Vicente Alexandrino, Rua Raimundo Inácio Figueiredo S/N, em Campos Sales; Prédio da Escola Juvenal Rodrigues Brandão, na Avenida José Sobreira da Cruz –S/N, no Centro de Missão Velha e, no Campus Pimenta, Rua Cel. Antonio Luis,-1161, no Pimenta, em Crato. A taxa de inscrições para o processo de seleção é de R$ 100,00 e deverá ser depositada em qualquer agência do Banco do Brasil, na conta nº 11.020-5, Agência 0094-9, em favor da URCA/Vestibular. Não será aceito comprovante de depósito efetuado em terminais eletrônico de autoatendimento.

O Edital da Seleção Classificatória, normas, exigências e instruções relativas à participação do candidato na Seleção, Programas de estudo e bibliografias estarão à disposição dos interessados no site cev.urca.br/vestibular.

URCA poderá ser pioneira na parceria de implantação da 5ª Vara de Justiça

A Universidade Regional do Cariri (URCA) poderá ser pioneira no Estado do Ceará, por contar com uma vara da Justiça atuando no Núcleo de Práticas Jurídicas da Instituição. O curso de Direito da URCA obteve destaque este ano, por ser um dos poucos no Brasil a ter o Selo OAB Recomenda, além dos bons resultados em avaliações do Enem. Em uma reunião com juízes, professores e representantes da administração da Universidade foi discutido o processo de implantação da 5ª Vara da Justiça, em substituição ao Juizado Especial, que já funciona no Núcleo. Com isso, as atividades e estágios para os estudantes do Curso de Direito serão ampliadas, possibilitando o aprendizado na prática do Direito, por meio dos projetos de Extensão. A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, o Vice-Reitor, Patrício Melo, além da coordenação e chefia de departamento estiveram presentes na reunião, no Gabinete da Reitoria. Durante o encontro, foram debatidas as principais vantagens, com a inserção da 5ª Vara da Justiça, com pareceres dos juízes presentes, Ângelo Bianco Vetttorazzi, do JECC-Crato; Rômulo Veras Holanda, da 5ª Vara, e José Batista de Andrade, da 3ª Vara da Justiça do Crato.

Os procedimentos relacionados à implantação da vara da Justiça para atuar em parceria com a Universidade serão desenvolvidos, junto ao Tribunal de Justiça do Estado. A Reitora da URCA ouviu atentamente os professores presentes e os juízes, além de destacar a importância no processo de formação dos profissionais do Direito. O Curso de Direito da URCA foi classificado como o segundo melhor do Estado Ceará, e 63º melhor do Brasil, entre os 89 recomendados pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, das mais de 1.200 instituições formadoras do Direito em todo o País. A solenidade de entrega do Selo OAB recomenda ao curso aconteceu em maio deste ano.

URCA realiza I Encontro de Direito Eleitoral da Unidade Descentralizada de Iguatu

Alunos do Curso de Direito da URCA, em Iguatu, Comunidade Acadêmica das mais diversas instituições de ensino Superior, Magistrados, Advogados, Representantes do Ministério Público e da Sociedade Civil da Região Centro – Sul lotaram o Auditório RESSURREIÇÃO, do Centro de Treinamento Diocesano de Iguatu, nesta quarta-feira, 19/09, para a Solenidade de Abertura do I Encontro de Direito Eleitoral da Unidade Descentralizada da URCA em Iguatu, evento promovido pelo Curso de Direito com a organização dos discentes do VI Semestre.

Dezenas de juízes, promotores e advogados que atuam nas Comarcas da Região Centro -Sul também compareceram ao evento. Na ocasião, o Presidente da OAB Ceará, Dr.Valdetário Monteiro, fez a doação de 400 livros à Biblioteca do Curso de Direito da URCA, em Iguatu, e se comprometeu a doar semestralmente à URCA em Iguatu 200 volumes bibliográficos. O Professor Ivo Ferreira agradeceu a doação e solicitou à OAB e à Associação Cearense de Magistrados a Inclusão do Município de Iguatu como local de Prova para o Exame de Ordem, pelo reconhecimento aos alunos que estudam na URCA, uma das instituições que mais aprovam na OAB no Estado do Ceará, com selo de recomendação, e o apoio para lutar junto ao Tribunal de Justiça pela construção junto à Cidade Universitária de um Anexo do Juizado Especial, nos mesmos moldes que já existe junto ao Núcleo de Prática Jurídica da URCA, em Crato. “Além de ser uma ferramenta importante para ao acesso ao Judiciário, principalmente dos hipossuficientes, é também um incremento para a Prática forense dos nossos alunos”, disse o Diretor.

A Conferência Magna de Abertura foi proferida pelo Juiz de Direito, Mestre e Doutorando em Direito Constitucional, Professor da UNIFOR e UNB, Dr. Marcelo Roseno, com debates dos juízes Ricardo Araújo e Irandes Sales. O tema escolhido foi ‘ Ficha Limpa e Moralidade na Administração Pública’. O Professor Ivo Ferreira destacou o evento, como marcante para vida acadêmica. Com isso, segundo ele, Iguatu no cenário dos grandes eventos jurídicos do Estado do Ceará. O encontro foi encerrado nesta sexta-feira. Temas como Impugnação e Registro de Candidatura e O Abuso do Poder no Direito Eleitoral foram expostos pelos palestrantes.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

A teoria política da corrupção

Demétrio Magnoli

Nos idos de 2005 o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos formulou o discurso adotado pelo PT em face do escândalo do mensalão. O noticiário, ensinou, constituiria uma tentativa de "golpe das elites" contra o "governo popular" de Lula. No ano passado o autor da tese assumiu a presidência da Casa de Rui Barbosa, cargo de confiança subordinado ao Ministério da Cultura. É nessa condição que, em entrevista ao jornal Valor (21/9), ele reativa sua linha de montagem de discursos "científicos" adaptados às conveniências do lulismo. Desta vez, para crismar o julgamento do mensalão como "julgamento de exceção" conduzido por uma Corte "pré-democrática".

A entrevista diz algo sobre o jornalismo do Valor. As perguntas não são indagações, no sentido preciso do termo, mas introduções propícias à exposição da tese do entrevistado - como se (oh, não, impossível!) jornalista e intelectual engajado preparassem o texto a quatro mãos. Mas a peça diz uma coisa mais importante sobre o tema do compromisso entre os intelectuais e o poder: o discurso científico sucumbe no pântano da fraude quando é rebaixado ao estatuto de ferramenta política de ocasião.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) narraram uma história de apropriação criminosa de recursos públicos e de fabricação de empréstimos fraudulentos pela direção do PT, que se utilizou para tanto das prerrogativas de quem detém o poder de Estado. Wanderley Guilherme, contudo, transita em universo paralelo, circundando o tema da origem do dinheiro e repetindo a versão desmoralizada da defesa: "O que os ministros expuseram até agora é a intimidade do caixa 2 de campanhas eleitorais (...). Isso eles se recusam a discutir, como se o que eles estão julgando não fosse algo comum (...), como se fosse algum projeto maligno".

Wanderley Guilherme não parece incomodado com a condenação dos operadores financeiros do esquema, mas interpreta os veredictos dos ministros contra os operadores políticos (ou seja, os dirigentes do PT) como frutos de um "desprezo aristocrático" pela "política profissional". O dinheiro desviado serviu para construir uma coalizão governista destituída de um mínimo de consenso político, explicou a maioria do STF. O cientista político, porém, atribui o diagnóstico a uma natureza "pré-democrática" de juízes incapazes de compreender tanto os defeitos da legislação eleitoral brasileira quanto o funcionamento dos "sistemas de representação proporcional", que "são governados por coalizões das mais variadas".

O núcleo do argumento serviria para a defesa de todo e qualquer "mensalão". Os acusados tucanos do "mensalão mineiro" e os acusados do DEM do "mensalão de Brasília" estão tão amparados quanto os petistas por uma concepção da "política profissional" que invoca a democracia para justificar a fraude do sistema de representação popular e qualifica como aristocráticos os esforços para separar a esfera pública da esfera privada. A teoria política da corrupção formulada pelo intelectual deve ser lida como um manifesto em defesa de privilégios de impunidade judicial do conjunto da elite política brasileira.

Mas, obviamente, o argumento perde a força persuasiva se for lido como o que, de fato, é. Para ocultar seu sentido, conferindo à obra uma coloração "progressista", Wanderley Guilherme acrescenta-lhe uma camada de tinta fresca. A insurreição "aristocrática" do STF contra a "política democrática" derivaria da rejeição a uma novidade histórica: a irrupção da "política popular de mobilização", representada pelo PT. A Corte Suprema estaria "reagindo à democracia em ação" por meio de um "julgamento de exceção", um evento singular que "jamais vai acontecer de novo".

É nesse ponto do raciocínio que a teoria política da corrupção se transforma na corrupção da teoria política. Uma regra inviolável do discurso científico, explicou Karl Popper, é a exigência de consistência interna. Um discurso só tem estatuto científico se estiver aberto a argumentos racionais contrários. Quando apela à profecia de que os tribunais não julgarão outros casos com base na jurisprudência estabelecida nos veredictos do mensalão, Wanderley Guilherme embrenha-se pela vereda da fraude científica. A sua hipótese sobre o futuro - que, logicamente, não pode ser confirmada ou falseada - impede a aplicação do teste de Popper.

Há duas leituras contrastantes, ambas coerentes, sobre o "mensalão do PT". A primeira acusa o partido de agir "como os outros", entregando-se às práticas convencionais da tradição patrimonial brasileira e levando-as a consequências extremas. O diagnóstico, uma "crítica pela esquerda", interpreta o extenso arco de alianças organizado pelo lulismo como fonte de corrupção e atestado da falência da natureza transformadora do PT. A segunda acusa o partido de operar, sob o impulso de um projeto de poder autoritário, com a finalidade de quebrar os contrapesos parlamentares ao Executivo e se perpetuar no governo. A "crítica pela direita" distingue o "mensalão do PT" de outros casos de corrupção política, enfatizando o caráter centralizado e as metas de longo prazo do conjunto da operação.

A leitura corrompida de Wanderley Guilherme forma uma curiosa alternativa às duas interpretações. Seu núcleo é uma celebração da corrupção inerente à política patrimonial tradicional, que seria a "política profissional" nos "sistemas de representação proporcional". Seu verniz aparente, por outro lado, é um elogio exclusivo da corrupção petista, que expressaria a "irrupção da política de mobilização popular" e a "democracia em ação". Na fronteira em que o pensamento acadêmico se conecta com a empulhação militante, o paradoxo pode até ser batizado como dialética. Contudo mais apropriado é reconhecê-lo como um reflexo especular da fotografia na qual Paulo Maluf e Lula da Silva reelaboram os significados dos termos "direita" e "esquerda".

* SOCIÓLOGO E DOUTOR EM GEOGRAFIA HUMANA PELA USP
E-MAIL: DEMETRIO.MAGNOLI@UOL.COM.BR

UM DEBATE SUPER DEMOCRATICO NA URCA “JUNTOS E MISTURADOS”. - Por Ed.Alencar


Foi assim o debate que reuniu os três candidatos a Prefeito do Crato, com as presenças de Dr.Cícero França - PV, Dr. Marcos Cunha - PT e Sineval Roque PSB,  e a ausência do candidato Ronaldo Gomes de Matos, que segundo informação havia sofrido um acidente, mesmo assim  foi cobrado e criticado pelos  seus três opositores.
JUNTOS E MISTURADOS,  como jamais se viu num debate democrático entre os três, onde houve troca de elogios entre Dr.Cícero e Dr. Marcos Cunha, já o candidato Roque, não deixou de ser amistoso entre os demais, chegando a chamar Dr. Marcos ( por engano ), de companheiro de chapa levando a platéia a risos, mas rapidamente e de maneira carinhosa, corrigiu como um tratamento amigo. Uma platéia que aplaudiu durante e depois da palavra dos candidatos. Vi também,  coordenadores e assessores aplaudirem adversários e vice versa, teve até panfletagem junto a platéia. Também a presença de militante trajando as cores e sigas do partido verde, sem falar do carro de som  do candidato Ronaldo, que desfilou por duas vezes com volume alto em frente à escola na hora do debate, mesmo sendo proibido por ser área de silêncio. Em frente ao prédio do curso de Direito, houve concentração  de militantes com suas bandeiras de maneira ordeira entre si.

Não houve problema algum para a mediadora, alem do seu nervosismo inicial que logo se firmou e conduziu tranquilamente o evento, mesmo sendo aberto para um público não somente para Estudantes de Direito, que no transcorrer do debate, muitos deixaram o local talvez pelo trivial dos temas. A falta de um cronômetro visual, dificultou para os candidatos acompanharem seus tempos,  Somente no final do debate  durante as considerações finais, o candidato Roque quebrou o clima de amistosidade ao se dirigir para o  Dr.Cícero, dizendo não ter gostado do mesmo, lhe colocar contra os professores. Em represália, lembrou ao Dr.Cícero a situação que ( segundo ele ) se encontra a saúde no Crato e a defasagem  nos salários dos profissionais da área.  E tudo terminou em aplausos com as considerações finais do último orador o Dr. Marcos  Cunha, que encerrou o debate com uma frase, comparando um certo candidato como OURO DE TOLO, da musica de Raul Seixas. Assim acredito eu, que jámais seria juntos e misturados de maneira amistosa se lá estivessem o ”QUARTETO” com torciada maior.
Valeu pela abertura ao público, essa é a verdadeira filosofia ou razão de um debate entre homens públicos, que disputam uma eleição, assim o eleitor precisa ouvi-los, ele é a razão.

Por: Ed Alencar

Tudofel: Fim de Semana em Craterdã, final dos anos oitenta

Tudofel: Fim de Semana em Craterdã, final dos anos oitenta: Que tal, esta noite, ouvir uma jam session com Normando e Nicodemos, no Batente, sob o luar?  Antes, porém, vamos tomar uns trago...

DIA DAS CRIANÇAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS‏ - Elizângela Santos


Bonecas que falam? Carrinhos aquáticos? Que nada! As crianças querem tablets!
 
O fato das crianças, atualmente, já nascerem conectadas vem  mexendo com o mercado. O interesse dos pequenos pelo universo eletrônico tem aumentado cada vez mais, tornando antigos sonhos de consumo como carrinhos, bonecas e até vídeo games, algo do passado. Em 2011, uma pesquisa realizada na Inglaterra, pela Duracell, concluiu que 54% das crianças querem produtos tecnológicos de presente. A pesquisa foi realizada com 2.138 crianças de 5 a 16 anos. 

A gerente da loja Ibyte, no Iguatemi, Betânia Castelo Branco, afirma que muitos pais que chegam às lojas, antecipando as compras para o dia das crianças, procuram por tablets a pedido dos filhos. “As crianças estão bastante exigentes! Chegam nas lojas dizendo, inclusive, o modelo de tablets que querem”, ressalta.

Por: Elizângela Santos
Jornalista/Repórter
 

Candidato a vereador em Fortaleza é assassinado



O candidato a vereador em Fortaleza, Elias Alves da Silva [DEM], 27, foi assassinado na noite desta quarta-feira [26] no bairro Mondubim, na capital cearense.

De acordo com informações da Polícia, o candidato estava em um carro, no banco do passageiro, realizando campanha, quando foi atingido por disparos.  O homem tentou fugir, mas foi rendido e teve o pescoço cortado. O motorista do veículo que estava com o candidato também foi baleado, mas foi socorrido para o IJF e não corre risco de vida. A polícia ainda não tem informações sobre a motivação da morte e o acusado do fato.
 
* Com informações da Polícia e repercussão do O Povo Online ( Via Yuri Guedes )

Sex shops se multiplicam no Crato e em Juazeiro


A expansão desse segmento na região, que ganha cada vez mais adeptos, começou nos últimos dois anos

Juazeiro do Norte. Um segmento antes restrito a galerias comerciais ou ao atendimento em domicílio começa a ter uma visibilidade maior na região do Cariri. O mercado do prazer, com os sex shops, tem se multiplicado, principalmente, nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. As lojas têm ampliado a cartela de produtos, algumas delas com milhares de itens.

Entre os produtos mais procurados estão os cosméticos eróticos, como gel, lubrificantes e perfumes. As empresas ampliam as cartelas de itens, como forma de alcançar as demandas da clientela FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS Para quem acredita que, mesmo numa cidade conhecida pela tradição da religiosidade, não exista um mercado desse gênero em expansão, os empresários do ramo afirmam que grande parte da clientela é formada por casais. A discrição é fundamental para atrair compradores, além de um jogo de cintura para lidar com a timidez de muitos que buscam as lojas do prazer.

Para a jovem empresária Camila Andrade, o crescimento do setor tem surpreendido nos últimos anos. Foi por esta razão que abriu a loja Mylla Sex Shop, numa área central de Juazeiro do Norte, na Rua Padre Cícero. Há dois anos no mercado, diz que, antes de se instalar, havia apenas uma loja, a Ponto G, no Mini Shopping Alvorada, também no Centro da cidade. Segundo Camila, eram lojas quase anônimas, que também atendiam em domicílio. Para a comerciante, não dá para avaliar o que representa a movimentação financeira desse mercado, já que muitos vendedores atuam em sua própria casa e atendem em domicílio. Os principais fornecedores da loja são de Fortaleza, São Paulo e Paraná. "O retorno tem sido positivo. Podemos ver uma desmistificação desse mercado para as pessoas que, muitas vezes, associam apenas à promiscuidade", diz ela. Exemplo disso é um advogado que não quis se identificar. Foi ao sex shop para adquirir produtos para a sua esposa. "Temos que ter esse cuidado com o prazer na relação conjugal". Segundo ele, há sempre um receio em procurar esses estabelecimentos, pois podem imaginar que o homem está buscando relações fora do casamento.

Expansão

Em Crato, novas lojas do gênero foram abertas nos últimos anos. Na Avenida Duque de Caxias, a Sabor Caliente Sex Shop é um desses estabelecimentos, que chama a atenção com os seus manequins vestidos com lingeries diferenciadas. Para Camila, é importante preparo para atender a clientela diferenciada. "Normalmente, a gente percebe a inibição das pessoas e busca a melhor forma de abordá-los, deixando-os mais à vontade", diz. Entre os produtos mais procurados estão os cosméticos, gel, lubrificantes, além das lingeries. As próteses, bombas penianas e vibradores também estão na lista dos mais vendidos. São mais cinco mil itens, que se escondem por trás da porta de fumê escuro e com o aviso de proibição da entrada de menores de 18 anos. Os produtos, a exemplo dos cosméticos, vão de R$ 5,00 a R$ 16,90, e as próteses de R$ 39,90 a R$ 75,00. As vendas acontecem à vista e nos cartões de débito ou crédito. Mas, para aqueles que preferem relações mais fortes, há os chicotes, máscaras e algemas, por exemplo.

Mais informações:

Mylla Sex Shop, Rua Padre Cícero, 693, Centro - Juazeiro do Norte
Telefone (88) 3512.2360
Sabor Caliente Sex Shop, Av. Duque de Caxias, Crato, (88) 3521.3429

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Claboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe Internet

Mensalão – MPF pede arquivamento do pedido de investigação sobre Lula


O procedimento que investigava se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou interferir no andamento da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser arquivado. O pedido de baixa partiu do Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF), responsável pelo caso desde maio. O procedimento de investigação criminal foi aberto depois que parlamentares da oposição entraram com pedido de notícia-crime no Ministério Público pelo fato de o ministro Gilmar Mendes, do STF, ter divulgado, na imprensa, que Lula o procurou para tentar adiar o início do julgamento do caso conhecido como mensalão. Na época, Mendes alegou ter tido encontro com o ex-presidente e disse ter considerado o pedido uma intimidação.

Os parlamentares justificaram, no pedido, que o caso merecia apuração mais aprofundada do Ministério Público porque havia indícios de coação no curso do processo, tráfico de influência e corrupção ativa. Ao apurar o caso, no entanto, o MPF entendeu que as acusações não estavam respaldadas por provas. Segundo o MPF, houve dois pedidos de informação ao ministro Gilmar Mendes, que ficaram sem resposta, restando ao órgão analisar as declarações que o magistrado deu à imprensa na época dos fatos. “Nas declarações dadas pelo ministro, o Ministério Público não detectou um pedido específico de Lula no sentido de ver adiado o julgamento do mensalão”, destacou o órgão.

O MPF ainda informa que a ausência de culpa do ex-presidente foi respaldada em depoimento do ex-ministro do STF Nelson Jobim, que emprestou seu escritório para o encontro entre Lula e Gilmar Mendes. Jobim assegurou que ouviu toda a conversa e que, “em nenhum momento, o ex-presidente solicitou ou sugeriu ao ministro Gilmar que atuasse no sentido de obter o adiamento do julgamento do mensalão.
Agência Brasil

Prefeito de Mauriti sofre atentato a bala


Por conta do acirramento nas campanhas, nos últimos dias antes das eleições no Cariri, vários municípios deverão ter reforço policial. Um deles é Mauriti, depois do prefeito Isac Júnior (PT) denunciar um atentado a bala que sofreu na noite desta terça-feira, por volta das 19h40. O veículo em que estava, com o motorista, um advogado e um assessor, foi alvo de tiros. O prefeito havia se deslocado do Município de Bonito de Santa Fé, no interior da Paraíba, para Mauriti. No momento em que a camioneta Hylux preta passada entre os distritos de São Miguel e Coité, o prefeito disse que os ocupantes do veículo ouviram os disparos. “Foram quatro e se o motorista não fosse tão habilidoso teríamos sido atingidos”, disse.

Os tiros foram percebidos, segundo o prefeito, à altura do contorno do Parque Malhada, já nas proximidades de Mauriti. O veículo não chegou a ser atingido pelos disparos. O caso foi denunciado à polícia, que está investigando para chegar aos autores dos disparos. Isac Júnior afirma que não teve como identificar os autores dos tiros, já que foram efetuados de dentro do matagal, à margem da pista. Até o momento, o prefeito considera que as eleições na cidade foram tranqüilas, apenas com registros de pequenos delitos. Por conta desse episódio, irá solicitar reforço policial para a garantia de um pleito tranqüilo. Ainda na noite de ontem, viaturas da polícia se deslocaram até o Parque Malhada e fizeram vistoria na área, mas não encontraram pistas. Haverá continuidade das investigações, que permanecerão em sigilo. O prefeito Isaac Júnior foi ouvido, hoje pela manhã, pelo delegado da Polícia Civil de Mauriti, Julio Cezar Agrale Lobo.

Na região, um dos municípios a ter reforço policial antecipado, foi a cidade de Nova Olinda, onde já foram registrados vários delitos e agressões por conta da disputa eleitoral.

Prefeito de Mauriti, Isaac Júnior Foto: Agência Miséria
DN Cariri

BLOG DO CRATO TRANSMITE O DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A PREFEITO DO CRATO




O Alto nível entre os debatedores prevaleceu, onde foram discutidas propostas concretas nas áreas de: Educação, Cultura, Infra-Estrutura e Saúde Pública.

Matéria Atualizada - Veja a cobertura completa logo acima, no Blog do Crato
www.blogdocrato.com

Bancários aprovam proposta e encerram greve


Os bancários de São Paulo que trabalham em instituições privadas aprovaram em assembleia na noite desta quarta-feira (26) o fim da greve da categoria, que teve início no dia 18. Na terça-feira (25), a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) propôs ao Comando Nacional dos Bancários um reajuste de 7,5% para os salários, o que representa um aumento real de 2%. A oferta dos banqueiros agradou aos sindicalistas que sinalizaram o fim da greve. Bancários de instituições privadas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Rondônia, Roraima e Rondônia confirmaram as perspectivas do Comando Nacional e decidiram aprovar a proposta da Fenaban e voltar ao trabalho nesta quinta-feira.

Os funcionários do Banco do Brasil (BB) e Caixa também fizeram assembleias para analisar as propostas específicas feitas pelas duas instituições públicas. Os empregados do BB concordaram com a proposta do banco e também voltam ao trabalho. O pessoal da Caixa, no entanto, decidiu rediscutir a proposta em nova assembleia prevista para esta quinta-feira.

"A proposta foi aprovada por unanimidade", disse a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira. De acordo com ela, os funcionários dos bancos privados representam quase 90% do total dos bancários de São Paulo. Ao todo, a categoria tem 500 mil trabalhadores no País, sendo 138 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. No final de agosto, a Fenaban havia apresentado proposta linear de reajuste de 6% para salários, pisos e benefícios. O pedido dos trabalhadores anteriormente era de 10,25% de reajuste salarial, sendo 5% de aumento real. Em 2011, de acordo com Cordeiro, a categoria ficou parada por 21 dias e recebeu aumento real de 1,5%. Neste ano, com oito dias de mobilização, os bancários conseguiram aumento real de 2%.

Entre outras coisas, a Fenaban propôs, além do aumento salarial, reajuste de 8,5% (2,95% de aumento real) para piso salarial, vale alimentação e vale refeição. O piso do caixa passa de R$ 1.900,00 para R$ 2.056,89. O vale alimentação passa de R$ 339,08 para R$ 367,92. O vale-refeição vai de R$ 19,78 para R$ 21,46 por dia. O aumento proposto pela Fenaban para a parte fixa da participação nos lucros e resultados (PLR) e para o teto do adicional foi de 10% (aumento real de 4,37%). A PLR adicional é de 2% do lucro líquido distribuído de forma linear.

Yahoo

TERMINOU A GREVE DOS DEFENSORES PUBLICOS DO CEARÁ


Depois de quase 30 dias de paralisação os defensores públicos do Ceará, em assembléia geral, decidiram pela volta ao trabalho na ultima segunda feira dia 24 porque o governador Cid Gomes sinalizou com uma conversa com a categoria, caso a greve fosse interrompida. O coordenador da Casa de Mediação, em Crato, o defensor publico Emanoel Leal, explicou que não houve atendimento de nenhum item da pauta de reivindicação dos grevistas, simplesmente o inicio do diálogo com  o estado. Isso não quer dizer que a luta por melhorias implantadas na instituição não sejam efetivadas.

No Ceará existem 415 cargos de defensor publico mas apenas 295 estão preenchidos, 120 estão vagos a espera de concurso publico e que poderiam preencher as deficiências em dezenas de comarcas em todo o estado. No Crato por exemplo, não tem defensor no juizado especial e nem na quinta vara que está sendo criada. No Cariri, dos 32 municípios, apenas em cinco tem defensor publico. Segundo Emanoel Leal, o governador Cid Gomes não prometeu nada no sentido de melhorar as condições de trabalho para a categoria, principalmente na questão de infra estrutura.

É notória a importância que a defensoria publica representa para as camadas mais pobres da população. Os carentes de recursos formam um contingente considerável de pessoas que procuram o poder judiciário na condição de autor ou réu, necessitando continuamente de um advogado ou defensor. O amparo está na constituição federal que estabelece o dever do estado na prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovam a insuficiência de recursos. A Casa de Mediação do Crato realiza em media 60 mediações por mês e com aproximadamente 20 acordos. Durante a greve as atividades foram prejudicadas. O final do movimento possibilitou a retomada das atividades e os defensores recomeçaram os trabalhos na terça feira 25. O telefone da casa é o 3521 2506.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30