xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 setembro 2012

Faculdade de Tecnologia Centec – Fatec Cariri forma nova turma em Eletrotécnica.




Acontece às 19 horas desta sexta-feira (21), no Memorial Padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE), a solenidade de Colação de Grau da segunda turma do Curso de Eletrotécnica da Faculdade de Tecnologia Centec – Fatec Cariri.

Entrarão no mercado de trabalho 17 novos profissionais abrangendo determinadas competências. Entre elas podemos destacar a capacidade de planejar, executar e controlar ações de manutenção preventiva de sistemas eletro-eletrônicos, evitando possíveis falhas ou acidentes em sua área de atuação. Sendo também capaz de trabalhar individualmente ou em equipe, empregando conhecimentos tecnológicos e administrativos, de acordo com a legislação e as normas técnicas aprendidas durante o processo de formação no curso técnico.

Os formandos homenagearão com o nome da turma o ex-aluno do Curso, Fernando Hugo Macedo Lopes (Filho do radialista Jota Lopes), falecido no dia 06 de fevereiro deste ano. Fernando Hugo como era chamado, além do Curso de Eletrotécnica ele também era aluno do curso de Manutenção Industrial Faculdade de Tecnologia Centec – Fatec Cariri.

Jota Lopes
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Editor do Site CaririNoticia


Mais alguns pedidos dos Cratenses ao DEMUTRAN - Por: Ed Alencar


1º) - Moradores do bairro Vilalta pedem providências ao DEMUTRAN Crato, para fazerem as reposições das “TARTARUGAS” da Rua Almirante Alexandrino, com Rua Dr. João Pessoa.


MOTIVO: Após o recapeamento asfáltico da referida rua, muitas tartarugas foram arrancadas, deixando grandes espaços entre as que ficaram, dando maior velocidade aos veículos que trafegam por aquela via tão movimentada. Para os moradores da VILALTA e adjacências quem utiliza a Rua Presidente Kennedy, sentido centro, não conseguem cruzar a Rua Almirante Alexandrino pela falta da redução de velocidade dos veículos, motivado pela falta das tartarugas. (E haja tempo para atravessar e muita paciência.) Dizem os motoristas.

2º) – Uma Placa posto de “MOTO TAXI” em frente a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Av João Alves Rocha no Conjunto Novo Crato, está tirando a visão de motoristas que trafegam por aquela avenida uma vez que a referida placa encontra-se na ponta do canteiro que divide as duas vias, tendo por traz da placa um poste e uma árvore. Este TRIO de obstáculos forma o que chamamos de “PONTO CEGO” para quem vai fazer Converções na área. Um Grave acidente já aconteceu no local, envolvendo uma moto conduzindo criança sobre o tanque e um carro.

FLAGRANTES NA CIDADE.

Duas mulheres em uma moto puxavam dois cachorros sobre cordas, fato acontecido também na Av. João Alves Rocha no bairro Novo Crato na manhã desta 5ª feira (20), onde um andava e o outro era arrastado, hora sim, hora não. Quando a nossa reportagem parou para registrava o sofrimento do cão, a condutora parou a moto e puseram o cãozinho na garupa entre condutora e passageira. Se não parassem, o estrago nas patas do pobre animal seria feio.  Como tem gente má!


MOTOQUEIROS CONTINUAM RETIRANDO O SILENCIOSO DAS MOTOS EM CRATO
NOTA DO EDITOR - Aproveitando ai a "deixa" do Ed. Alencar, quero pedir encarecidamente ao DEMUTRAN que providencie uma URGENTE fiscalização nos fins de semana dos motociclistas, que alguns deles continuam retirando as descargas ou envenenando as motos para fazer mais barulho. Vamos multar esses desgraçados foras-da-lei ? Ô PRAXEDES ? Já tá em tempo, meu amigo!

Ed. Alencar e Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet



FEBRE AMARELA, DENGUE, MALÁRIA e suas diferenças


O BlogSAUDE de hoje trata da diferença entre 3 doenças tipicamente tropicais, a Febre Amarela, a Dengue e a Malária.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivírus e ocorre na América Central, na América do Sul e na África.

No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas silvestres e rurais de regiões como Norte e Centro-Oeste, além de parte do Sudeste, Nordeste e Sul. Ou seja, o indivíduo entra em regiões onde exista o mosquito Haemagogus janthinomys ou Sabetes chloropterus e, consequentemente, sofre a possibilidade de ser picado por algum desses mosquitos já afetado pelo vírus, que possivelmente fora contraído pela picada em um ser já portador, como um bugio ou outros tipos de macacos, e, em seguida, o mosquito pica a pessoa que ainda não teve a doença nem foi vacinado e, portanto, não adquiriu defesas para combater o vírus. Nas cidades o vetor da febre amarela é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Desde 1942 a febre amarela urbana é considerada erradicada do Brasil, para que a situação se mantenha assim é fundamental o controle deste mosquito e a vacinação das pessoas que vivem em áreas endêmicas. O vírus da febre amarela pertence à família dos flavivirus, e o seu genoma é de RNA simples de sentido positivo (pode ser usado directamente como um RNA para a síntese proteica). Produz cerca de 10 proteínas, sendo 7 constituintes do seu capsídeo, e é envolvido por envelope bílipidico. Multiplica-se no citoplasma e os virions descendentes invaginam para o retículo endoplasmático da célula-hóspede, a partir do qual são depois exocitados. Tem cerca de 50 nanómetros de diâmetro.
Muitos danos são causados pelos complexos de anticorpos produzidos. O grande número de vírus pode produzir massas de anticorpos ligados a inúmeros vírus e uns aos outros que danificam o endotélio dos vasos, levando a hemorragias. Os vírus infectam principalmente os macrófagos, que são células de defesa do nosso corpo.

Período de incubação - 3 a 7 dias
Sintomas - Dores de cabeça e no corpo, febre alta. Olhos e pele podem ficar amarelados – daí o nome da doença.
Vacina - Sim
Tratamento - Só serve para amenizar os sintomas. Inclui repouso, reposição de líquidos e de sangue.
Risco de morte - Cerca de 50%.
Casos por ano (Brasil) - 30 (15 mortes).
Regiões de risco - Zona rural das Regiões Norte e Centro-Oeste, MA e parte dos seguintes estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS.

Dengue

Dengue é a enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.

A dengue tem, como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas, mas somente o primeiro apresenta manifestação clínica da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. Nos demais primatas, a viremia é baixa e de curta duração.

O vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam em primatas na proximidade da península da Malásia. O crescimento populacional aproximou as habitações da região à selva e, assim, mosquitos transmitiram vírus ancestrais dos primatas aos humanos que, após mutações, originaram nossos quatro diferentes tipos de vírus da dengue.  Provavelmente, o termo dengue é derivado da frase swahili "ki dengu pepo", que descreve os ataques causados por maus espíritos e, inicialmente, usado para descrever a enfermidade que acometeu os ingleses durante a epidemia que afetou as Índias Ocidentais Espanholas em 1927-1928. Foi trazida para o continente americano a partir do Velho Mundo, com a colonização no final do século XVIII. Entretanto, não é possível afirmar, pelos registros históricos, que as epidemias foram causadas pelos vírus da dengue, visto que seus sintomas são similares aos de várias outras infecções, em especial, a febre amarela.

Período de incubação - 3 a 14 dias
Sintomas - Febre baixa, dores de cabeça e no corpo, náuseas. No caso da dengue hemorrágica, sangramentos.
Vacina - Não
Tratamento - Repouso, hidratação e remédios contra dor e febre. Também só alivia os sintomas.
Risco de morte - Até 20% para a dengue hemorrágica, menos de 1% para a dengue clássica.
Casos por ano (Brasil) - 480 mil (dengue clássica) 926 (hemorrágica). 98 mortes.
Regiões de risco - Todo o país. Maior incidência em MS, PR e RJ.

Malária

O que é - Causada pelo protozoário Plasmodium, é transmitida pelo mosquito Anopheles. Também pode ocorrer o contágio por transfusão ou contato com sangue.ado.
Período de incubação - 15 dias
Sintomas - Dores de cabeça, fadiga, anemia, febre e náuseas.
Vacina - Não
Tratamento - Coquetel de remédios para diminuir a quantidade de Plasmodium no sangue.
Risco de morte - Cerca de 1%.
Casos por ano (Brasil) - 550 mil (200 mortes).
Regiões de risco - A chamada Amazônia Legal (AC, AP, AM, PA, RO, RR, TO, MT e MA), que concentra 99,5% dos casos.

Fonte: Super Interessante


Cliente BLOG DO CRATO tem Prioridade - Lojas TOP MÓVEIS


Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1

O Excelente atendimento feito por profissionais qualificados:
TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

104 milhões de brasileiro estão na Classe Média, aponta estudo


Atualmente mais da metade da população brasileira [53%] fazem parte da classe média, o que significa um total de 104 milhões de brasileiros.

Nos últimos dez anos, foram 35 milhões os brasileiros incluídos na classe média. Os dados foram divulgado nessa quinta-feira [20] pela Secretaria de Assuntos Estratégicos [SAE] da Presidência da República no estudo Vozes da Classe Média.  A pesquisa classifica como classe média os que vivem em famílias com renda per capita mensal entre R$ 291 e R$ 1.019 e tem baixa probabilidade de passar a ser pobre no futuro próximo.

De acordo com o estudo, a expansão desse segmento resultou de um processo de crescimento do país combinado com redução na desigualdade. A estimativa é que, mantidas a taxa de crescimento e a tendência de queda nas desigualdades dos últimos dez anos, a classe média chegue a 57% da população brasileira em 2022. Os dados indicam que a redução da classe baixa foi mais intensa do que a expansão da classe alta. De 2002 a 2012 ascenderam da classe baixa para a média, 21% da população brasileira, enquanto da classe média para a alta ascenderam 6%.

O ministro da SAE, Moreira Franco, destacou o importância do crescimento da classe média para movimentar e impulsionar a economia do país, pois essa fatia da população responde por 38% da renda e do consumo das famílias.  “Em torno de 18 milhões de empregos foram criados na última década, esses empregos formais foram associados a uma política adequada de salário mínimo que deu ganhos reais acima da inflação aos brasileiros”, disse Franco. O crescimento da renda da classe média tem sido maior do que o do restante da população, de acordo com os dados apresentados no estudo. Enquanto na última década a renda média desse segmento cresceu 3,5% ao ano, a renda média das famílias brasileiras cresceu, no mesmo período, 2,4% ao ano.

“A classe média brasileira vai movimentar em 2012 cerca de R$ 1 trilhão”, estimou Renato Meirelles, do instituto de pesquisa Data Popular, que participou da elaboração do estudo. O estudo usa como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Confederação Nacional da Indústria [CNI] e do Instituto Data Popular.

*  Com informações da Agência Brasil  ( Via Yuri Guedes )

Ministro Joaquim Barbosa condena 12 réus do mensalão por venda de apoio político


O relator do processo conhecido como mensalão, ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal [STF], concluiu nessa quinta-feira [20], a primeira parte de seu voto sobre esquema de compra de apoio parlamentar entre 2003 e 2004, no julgamento da Ação Penal 470.  Em relação aos partidos da base aliada – PP, PL (atual PR), PTB e PMDB -, Barbosa condenou 12 réus e absolveu apenas um [quadro abaixo].

O único réu considerado inocente pelo relator até agora, neste capítulo, é o ex-assessor do PL Antônio Lamas. Barbosa seguiu o mesmo argumento do Ministério Público Federal [MPF] nas alegações finais, concluindo que Lamas não sabia que participava de esquema criminoso ao fazer uma operação de saque em espécie para a legenda.  O voto oficial de Barbosa só pôde ser computado nesta tarde, depois de duas sessões e meia de fala ininterrupta do relator, quando houve uma grande proclamação sobre os réus desta etapa. O voto de Barbosa sobre os crimes de corrupção ativa só será conhecido em um segundo momento, quando os demais ministros terminarem a análise do que já foi apresentado até agora.

Apesar de ter condenado a maioria dos réus, Barbosa divergiu do MPF em relação a alguns pontos técnicos, favorecendo os acusados. Ao contrário do que pediu a acusação, o relator entendeu que algumas práticas repetidas várias vezes, como a lavagem de dinheiro, não devem ser somadas como crimes separados e, sim, consideradas como um só crime repetido ao longo do tempo, a chamada "continuidade delitiva".

Essa interpretação favorece os réus porque as penas deixam de ser somadas – alguns réus respondem 65 vezes por lavagem de dinheiro – e são consideradas apenas uma vez, com agravante de se repetirem no tempo. Com a proclamação dessa tarde, foi esclarecida a situação do ex-tesoureiro do PTB, Emerson Palmieri.  Mais cedo, o voto do relator causou confusão quando ele disse que Palmieri deveria ser absolvido de certas operações de lavagem de dinheiro. Como o réu responde dez vezes pelo crime, não ficou claro se a absolvição era para todas as operações ou apenas para algumas. Ao consolidar o resultado, Barbosa esclareceu que Palmieri deveria ser considerado inocente em apenas três situações de lavagem de dinheiro que envolvem o ex-presidente do partido José Carlos Martinez.

1) Núcleo PP

a) Pedro Corrêa
- corrupção passiva: 1 voto pela condenação
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação
- formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

b) Pedro Henry
- corrupção passiva: 1 voto pela condenação
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação
- formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

c) João Cláudio Genu
- corrupção passiva: 1 voto pela condenação
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação
- formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

d) Enivaldo Quadrado
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação
- formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

e) Breno Fischberg
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação
- formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

2) Núcleo PL [atual PR]

a) Valdemar Costa Neto
- corrupção passiva: 1 voto pela condenação
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação
- formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

b) Jacinto Lamas
- corrupção passiva: 1 voto pela condenação
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação
- formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

c) Antônio Lamas
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela absolvição
- formação de quadrilha: 1 voto pela absolvição

d) Bispo Rodrigues
- corrupção passiva: 1 voto pela condenação
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

3) Núcleo PTB

a) Roberto Jefferson
- corrupção passiva: 1 voto pela condenação
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

b)Emerson Palmieri
- corrupção passiva: 1 voto pela condenação
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

c) Romeu Queiroz
- corrupção passiva: 1 voto pela condenação
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

4) Núcleo PMDB

a) José Rodrigues Borba
- corrupção passiva: 1 voto pela condenação
- lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

Agência Brasil ( do Governo )


Barbalha - Ex-funcionários de usina Manoel Costa Filho aguardam indenizações


Mais de 200 deles devem ser indenizados, e 172 já ganharam ações na Justiça para receber todos os seus direitos

Barbalha. Ex-funcionários da Usina Manoel Costa Filho, neste Município, estão angustiados quanto à incerteza de receberem seus diretos trabalhistas. O desânimo veio após o cancelamento do lote 26, pela Justiça do Trabalho, do leilão público unificado, no valor mínimo de lance de R$ 10,8 milhões, ocorrido no início da semana, e sem data prevista para a venda. Porque o Governo do Estado lançou a proposta de compra direta, com a perspectiva de reativar o setor canavieiro na região. Equipamento já fez de Barbalha cidade com maior arrecadação per capita do Ceará Foto: Elizângela Santos  Mas, até o momento, não há data para essa negociação, segundo o advogado dos trabalhadores. Na segunda-feira, cerca de 50 deles, a maioria de Missão Velha, participou do leilão, na expectativa da venda e de uma garantia maior para receberem os valores referentes aos anos trabalhados. A avaliação de parte do acervo da usina foi estipulada em R$ 25,8 milhões.

Alguns ex-funcionários têm cálculos trabalhistas superiores a R$ 500 mil. Outros chegaram ainda a receber parte do pagamento. Há mais de 12 anos que a usina parou de funcionar. Segundo o edital do leilão público, que seria realizado no SEST/Senat de Juazeiro do Norte, a retirada do lote que incluía a usina leva em consideração o interesse público e o desenvolvimento da economia local.

Decepção

Foram 27 anos dedicados à usina. Hoje, Antônio Alves Ribeiro diz que está decepcionado por não haver uma alternativa para resolver o impasse. "São anos de espera, lutamos para que essa situação seja definitivamente resolvida", afirma. Segundo a avaliação que foi feita do seu processo, Antônio Alves deveria receber em torno de R$ 500 mil. Ele trabalhava como gerente. Segundo ele, que já está aposentado agora aposentado por idade, José Manoel da Silva, a esperança deve continuar, até porque já recebeu parte do dinheiro que tinha como direito, há oito anos. Agora, restam mais R$ 6 mil. Já o ex-funcionário Antônio Cícero do Nascimento afirma que só de carteira assinada chegou a trabalhar por 15 anos. Ele recebeu o seguro-desemprego. Agora espera receber cerca de R$ 70 mil. Antônio Cícero mora em Missão Velha e veio ao Juazeiro do Norte para assistir o leilão, mas saiu desiludido.

Indenizações

Mais de 200 pessoas devem receber indenizações, 172 ganharam ações na Justiça para terem seus direitos restituídos. A unidade acumula passivo que ultrapassa R$ 120 milhões. A usina chegou a ser responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB)do Ceará. Depois de várias discussões, o próprio governador Cid Gomes já chegou a admitir que haveria a possibilidade de compra pelo Estado, e o retorno ao incentivo da produção canavieira na região. O leilão foi determinado pelo juiz titular da 1ª Vara do Trabalho e titular do Fórum Trabalhista do Cariri, Clóvis Valença Alves Pinho. Com a execução, a usina teria de pagar as pessoas que ganharam ações na Justiça. Neste caso, seriam atendidos só os processos que estão concluídos.

De acordo com a União Nordestina de Produtores de Cana (Unida), o leilão pela Justiça do Trabalho do parque industrial da usina garante as condições viáveis à retomada do seu funcionamento, porque isenta o comprador do restante da dívida. A perspectiva é de que a usina seja repassada para uma cooperativa de produtores. O cenário para o retorno da produção sucroalcooleira na região do Cariri não parece tão animador. O principal entrave poderá ser o montante de dívidas relacionados à usina, de mais de R$ 126,5 milhões, entre débitos trabalhistas, fiscais e bancários. Desde que foi paralisada, a reativação do equipamento vem sendo debatida.

O Governo do Estado acenou com a possibilidade de adquirir o equipamento por meio de leilão e criar uma cooperativa de produtores, com a viabilidade de alternativas de pagamento das fiscais e bancárias. Com vários processos trabalhistas na Justiça, o leilão poderia ser a saída. Em abril passado, foi realizada uma reunião com prefeitos da região do Cariri para debater alternativas de reativação do setor.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário de Barbalha, José Elismar de Vasconcelos e Sá, o maior obstáculo que se apresenta para colocar o projeto em prática é a dívida trabalhista, que chega a R$ 23,5 milhões. Outro aspecto está relacionado aos trâmites judiciários e quem, na verdade, pagaria essa dívida. Para o secretário, existem diversos fatores que precisam ser examinados, já que, desde o fechamento da usina, houve uma queda vertiginosa do cultivo, que chegou a mais de 10 mil hectares, e hoje atende a irrisórios, frente a realidade do passado produtor, de 170 hectares.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
www.blogdocrato.com


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30