xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 setembro 2012

Barbosa julgará Dirceu próximo ao 1º turno das eleições


O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse aos colegas que, após um acordo com o revisor, ministro Ricardo Lewandowski, vai deixar para depois a análise da acusação de corrupção ativa contra o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares. Barbosa disse que só votará nesta parte após a Corte decidir a situação dos parlamentares dos outros partidos, acusados de vender os votos no Congresso. A mudança fará com que somente no final da próxima semana a conduta de Dirceu seja analisada. Com isso, a tendência é que a primeira decisão sobre a condenação ou não do principal líder petista acusado no processo aconteça na primeira semana de outubro, às vésperas do primeiro turno da eleição municipal.

O ministro Marco Aurélio Mello saudou a decisão de Barbosa e Lewandowski. Os ministros argumentam que essa fase envolve muitos réus e por isso o novo fatiamento facilitaria o prosseguimento do julgamento.

Estadão

GERAÇÃO MODERNA - Brasileira leiloa virgindade na internet


Nota do Editor - "Falávamos aqui, pela boca do Emerson Monteiro, das diferenças culturais e comportamentais dos jovens nas décadas passadas, quando seria inimaginável esta notícia, publicada no site Yahoo, que não é a primeira do gênero, e certamente não será a última. Quem sabe, em breve, se crie um site onde as pessoas façam um perfil para leiloar a sua virgindade. A propósito, quanto está o melhor lance ?"


Como qualquer adolescente, Catarina também queria ter sua primeira experiência sexual com um grande amor. Atualmente, com 20 anos de idade, deixou essa história de contos de fadas de lado e está leiloando sua virgindade na web. Os lances começaram nessa semana e, já no primeiro dia, a maior oferta chegou em 35 mil dólares australianos (quase 75 mil reais). A moça catarinense trancou a faculdade de educação física para participar de um documentário criado pelo diretor australiano Justin Sisely. Por mais de um ano, Justin procurou virgens, homens e mulheres, na Austrália, mas decidiu aumentar suas buscas. Catarina se candidatou e ganhou a vaga. "Vejo isso como um negócio. Tenho a oportunidade de viajar, fazer parte de um filme e conseguir uma gratificação com isso", afirmou. Além dos 20 mil dólares australianos que recebeu no contrato para participar do projeto, todo o valor do lance vencedor ficará com ela.

O documentário enfrenta problemas na Austrália por causa das leis relacionadas à prostituição, mas a catarinense explica: "Muita gente encontra desconhecidos nos bares, transa na mesma noite e nem lembra mais no outro dia; outros perdem a virgindade com namorados e depois as coisas mudam. Para mim, o mais importante na vida é não prejudicar ninguém". Os primeiros trechos foram feitos no Brasil. Durante meio ano, uma equipe entrevistou familiares e amigos, além de acompanhar a rotina da moça, que tem todo o apoio de sua mãe. Com o nome de "Virgins Wanted", traduzido para o português como "Procurando Virgens", a atração terá duração de uma hora e meia.

Os lances estão sendo feitos no site que tem o mesmo nome do projeto, mas existem regras para os interessados: além de apresentar exames médicos e a ficha policial, os vencedores não podem beijar os virgens, realizar fetiches e nem usar acessórios durante a atividade sexual. Um certificado de consumação do ato será entregue ao ganhador. O leilão terá seu fim no dia 15 de outubro.

#Podeisso, Virgindade?
Brasileira leiloa virgindade na internet
Por Lorran Schoechet

A geração nem, nem - Por: Emerson Monteiro



Houve um tempo, décadas de 50, 60, quando os nordestinos vagando nas ruas sem carteira assinada nas ruas da capital paulista, no Rio de Janeiro, se pelavam de medo de ser pegados e recambiados para o sertão da seca no primeiro transporte. E agora o que vemos divulgado na mídia: um Brasil destes tempos pós-modernos onde 20% da juventude, na faixa dos 18 aos 24 anos, perdido na desocupação, andando à toa fora do mercado do trabalho, sem emprego, meio de vida, despreparada de escola. A denominada geração nem, nem, jovens que permanecem fora do estudo, em casa, nos guetos, sem profissão, nem trabalho, e ausentes de quaisquer meios de uma vida digna, ameaças gritantes à paz de si próprios e das comunidades em que habitam.

Por melhores sejam as estatísticas dessa época, no País, há um tanto de assunto pendente de boas soluções, parcelas preciosas da nação, longe das respostas convincentes ao bem do interesse de todos.

A contrapartida dos tais números do atraso representa demanda rumo à criminalidade. Indiferença e desmandos sociais crescem o déficit social de séculos. Isto numa circunstância política onde a democracia representativa amarga crise por conta do profissionalismo ganancioso dos que confundem a área eleitoral com mercado de investimento e falcatrua.

Quem paga o preço desse fastio incompetente das populações: as novas gerações e a família, principal a família, célula mater vítima do descaso administrativo público, da ausência de autenticas representações e inventividade, seriedade e compromisso.

Severos frutos sujeitam, por isso, amargar a boca do futuro. Ninguém permanece impune diante das leis coercitivas da natureza coletiva. A humanidade como um todo corre riscos de guerras, ciclos de fogo e dramas do ajuste, no ordenamento comum. 

O poder da Ética impera ao longo dos acontecimentos, e seu retrato significa o bem estar da coletividade humana em cada momento. Talvez ainda haja tempo de revertemos o quadro que ora se apresenta através de meios pacíficos e trabalho responsável dos responsáveis no comando da história.

Por: Emerson Monteiro
 

AL-CE: Mensagem do Executivo autoriza crédito para atender agricultores e jovens


Na sessão plenária dessa terça-feira [18], foi lida a mensagem 7.404, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Governo do Estado a contratar crédito de R$ 17,5 milhões para atender agricultores, formar jovens e garantir a segurança de magistrados.

Os recursos serão utilizados pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará [Adagri] na criação do Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará [Fundeagro]. O objetivo é viabilizar a indenização e o ressarcimento aos proprietários de animais e áreas de cultivo agrícola alvos de abate sanitário e perda vegetal por praga ou doença, indicados nos programas nacionais e estaduais de controle sanitário.

Outra parte dos recursos servirá para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social [STDS] implementar uma ação de qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho formal por meio do projeto “Escola de Vida, Sabor e Arte”. Além disso, o crédito também será aplicado na criação do Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados e para manter o Sistema de Segurança dos Magistrados. Também começaram a tramitar dois projetos de lei e dois de indicação. O projeto de lei 121/12, de autoria do deputado Heitor Férrer [PDT], concede o Título de Cidadão Cearense ao general de divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho. O de nº 122/12, da deputada Fernanda Pessoa [PR], cria o Dia Estadual de Conscientização da Doença de Alzheimer.

Fernanda Pessoa é autora também do projeto de indicação 112/12 que sugere ao Governo do Ceará a disponibilização de leitos de UTI nas unidades hospitalares da rede privada. O projeto de indicação 113/12, que partiu da deputada Eliane Novais [PSB], dispõe sobre a obrigatoriedade de previsão de contratação de mão de obra do sistema penitenciário do Estado nos contratos e convênios realizados pela administração pública direta e indireta, pertinentes a obras e serviços. Foi lido ainda o ofício 635/12 do Tribunal de Justiça encaminhando balancete financeiro e orçamentário do 4º trimestre do exercício de 2011 do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário [Fermoju].

* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Yuri Guedes

OBSERVAÇÕES I e II - Por: Pachelly Jamacaru


Mais um barulho na lista do desassossego desta nossa vida! Na vida do Cratense, diga-se de passagem. Vigilância noturna com sirene para espantar ladrões sob o pretexto da segurança residencial?! Onde já se viu, acordar o quarteirão avisando ao suposto ladrão de que vai passar a guarda motorizada e que, portanto, evada-se ou amoite-se, não queremos confrontar-lhe!!! Mas a cômica questão não é essa, é como se consegue autorização para andar irrompendo o silêncio da noite com buzinas chatíssimas, quando o próprio ato de buzinar na noite vai de encontro à lei do silêncio, até mesmo no código de trânsito! A cidade está empestada deste serviço sem fundamento lógico, que se traduza, arbitrário! Quer patrulhar, sejam lógicos, práticos, eficientes, e que não nos consuma tanto além dos impostos municipais que já nos pesa ao bolso e do qual, minguados são os retornos sob todos os aspectos! II... Crato Oasis do Cariri 


A crítica falta de água no período em que mais precisamos é por si só uma crítica ao órgão competente, a emblemática SAAEC e a governança municipal! Ora ora, só tem-se água no inverno? Eu hein, cômico para não dizer trágico! Pelo que sei o nosso potencial hídrico sob o subsolo da Chapada do Araripe, equivale a quatro Baías da Guanabara!!! Traduzindo, temos água sim, e uma seca vontade política, comparada a famosa e penosa SECA, como a de 1958!!! Levaria no mínimo 30 anos para secar o lençol freático exaurindo nossos mananciais! Vejo nisso, uma total falta de gerenciamento dos recursos hídricos por parte de quem bem poderia prover e promover um melhor aproveitamento das águas que jorram no sopé da serra e são desperdiçadas ao longo de seu percurso! Exagero? Basta ir ao Balneário da Nascente, dia noite o precioso líquido jorra incessante, desafiante, e porque não dizer... Humilhante aos políticos que sentam na câmara e sentados sentam posto no descaso! 

Por: Pachelly Jamacaru

UFC seleciona professores para a Capital e Interior


A Universidade Federal do Ceará acaba de lançar seis editais ofertando sete vagas de professor nas funções de substituto, temporário, adjunto e assistente para campi da Capital e Interior. As inscrições podem ser presenciais, por procuração ou via Correios. Conheça detalhes dos editais:

Edital Nº 305/2012 – Professor Substituto para o Departamento de Geografia, no Campus de Fortaleza. Setor de estudo: Cartografia (regime de 40 horas semanais, 1 vaga). O título exigido é diploma de graduação. Inscrições: 20, 21 e 24 de setembro de 2012, na secretaria do Departamento: Campus do Pici – Bloco 911 – CEP 60455-760 – Fone: (85) 3366.9855;

Edital Nº 332/2012 – Professor Substituto para o Campus da UFC no Cariri. Curso de Administração – Setor de estudo: Gestão de Serviços Públicos, Cidades e Territórios (regime de 40 horas semanais, 1 vaga). Inscrições: 21, 24, 25, 26 e 27 de setembro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Diretoria do Campus da UFC no Cariri, Rua Tenente Raimundo Rocha, s/n – Bairro Universitário – Juazeiro do Norte-CE – CEP 63040-360 – Fone/Fax: (88) 3572.7200/3572.7201;

Edital Nº 333/2012 – Professor Temporário para o Campus da UFC em Sobral. Curso de Odontologia – Setores de estudo: Clínica Odontológica / Prótese e Oclusão (20 horas; 1 vaga) e Odontopediatria / Ortodontia (20 horas; 1 vaga). Inscrições: 21, 24 e 25 de setembro de 2012, na secretaria do Curso: Rua Estanislau Frota, s/n – Centro – Sobral-CE – antiga fábrica de tecido, CEP 62010-560 – Sobral –CE – Fone: (88) 3613.2603;

Edital Nº 337/2012 – Professor Substituto para o Campus da UFC em Sobral. Curso de Psicologia – Setor de estudo: Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Escolar / Educacional (40 horas; 1 vaga). Inscrições: 21, 24 e 25 de setembro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na secretaria do Curso: Av. Lúcia Saboia, 215 – Centro – Sobral-CE – CEP 62010-830 – Fone/Fax: (88) 3613.1663;

Edital Nº 338/2012 – Professor Assistente para o Campus da UFC em Quixadá. Setor de estudo: Banco de Dados (40 horas; Dedicação Exclusiva / 1 vaga). Inscrições: 19 de setembro a 18 de outubro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na secretaria do Campus (Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá-CE, CEP 63900-000, Fone/Fax: (88) 3412.0919, e-mail: secretaria@quixada.ufc.br);

Edital Nº 339/2012 – Professor Adjunto para Campus da UFC em Fortaleza. Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Comunitária – Setor de estudo: Saúde Comunitária Epidemiologia e Diagnóstico de Saúde da Comunidade (40 horas; Dedicação Exclusiva / 1 vaga). Inscrições: 19 de setembro a 18 de outubro de 2012, na secretaria do Departamento: Rua Prof. Costa Mendes, 1608 – 5º andar – Rodolfo Teófilo – CEP 60430-140 – Fortaleza-CE.

SERVIÇO

Os editais completos e outras informações estão disponíveis no site da Superintendência de Recursos Humanos da UFC (www.srh.ufc.br).
 
Site da UFC ( Via O Povo Online )

Cariri Esgotos domésticos poluem as águas da Bacia do Araripe


Para tentar conter as causas relacionadas ao problema, a Cogerh faz campanha para regularização de poços

Crato. Um estudo sobre as águas subterrâneas da Bacia Sedimentar do Araripe, zona leste, envolvendo a quantidade e qualidade do líquido, identificou que uma parte da recarga do aquífero é de reúso (esgoto). A pesquisa avaliou 977 poços. Destes, em 60 foram realizados testes de características. A proposta, que faz parte do Plano de Monitoramento e Gestão dos Aquíferos da Bacia do Araripe, objetivou conhecer o quantitativo disponível para os diversos usos nos Municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Abaiara, Brejo Santo, Milagres, Mauriti e Porteiras. Atualmente, o principal problema para a utilização adequada das águas é a ausência de saneamento, tanto na zona rural quanto na urbana. O estudo também comprovou que o aproveitamento das águas de chuvas tem sido insignificantes para renovação hídrica. Daí ser necessário o maior controle na perfuração de poços e utilização das águas

Na área da Bacia Sedimentar Cariri Leste, o estudo constatou, através da aplicação de técnicas de pluviometria e infiltração, que a recarga dos sistemas aquíferos, que são rochas armazenadoras e fornecedoras de água, tem uma recarga média anual de 80 milhões de metros cúbicos, enquanto que a retirada é 76 milhões. Além disso, o exame revelou que o equilíbrio atual da hidrografia se mantém devido ao retorno das águas de reúso. Diante dos dados, as análises dos poços mostraram que uma quantidade acima do permitido pelos órgãos reguladores para a presença de alguns elementos químicos, como o nitrato, proveniente da contaminação por esgotos domésticos, está presente nas águas.

Na região do Crajubar, que compreende as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, a análise destacou que há um rebaixamento em torno de 30 metros de profundidade do nível freático das águas do subsolo. Além de um prenúncio de dez a 15 metros nos municípios de Mauriti e Brejo Santo. Diante do potencial de desenvolvimento econômico da região, a modelagem matemática sobre as águas demonstrou que existe uma limitação para o crescimento das cidades devido à pouca quantidade de água existente.

Segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), a capacidade de uso do líquido já está praticamente esgotada. Para o órgão, são necessários que haja projetos urgentes no que diz respeito à efetivação de uma rede de saneamento básico em todas as cidades, reúso das águas e aumento das áreas de vegetação para a recarga do líquido com as chuvas.

Pluviometria

No Cariri, o local crítico do transtorno fica no Crajubar, onde a concentração populacional é também maior. No estudo, os analistas observaram pontos relacionados à avaliação média das chuvas nos últimos 40 anos e a sua infiltração. Ao todo, 16 postos pluviométricos foram utilizados. O resultado apontou que a mesma localidade é onde mais chove, com cerca de mil milímetros por ano, concentrados em um período de quatro meses, basicamente. O balanço hídrico dos últimos 30 anos mostrou que há infiltração média de apenas 25 milímetros anualmente, o que corresponde a 2% do total de chuvas. Todo o restante das águas corre para o açude Castanhão ou é escoada e evaporada.

Já no sopé da Chapada do Araripe, foram avaliadas as proporções de água em 198 fontes. De acordo com a análise físico-química, bacteriológica, de metais pesados e isotopos, o que preocupa os especialistas são as altas quantidades de chumbo, níquel e alumínio contidas nas águas. O material pode comprometer a qualidade do líquido. Entretanto, a origem dos metais ainda não foi cientificamente determinada. Sabe-se apenas que eles podem ser de procedência natural ou provenientes de atividades humanas, como o processo de fabricação de utensílios em alumínio ou lavagem abrasiva de panelas desse composto. Para tentar conter os problemas relacionados à qualidade e quantidade das águas subterrâneas, e visando cadastrar todos os usuários para que o Estado possa garantir os diversos usos, agora, a Cogerh está realizando uma campanha de regularização dos poços e outorga do uso do líquido. Até então, a norma para quem pretende perfurar poços diz que é necessária a posse de uma licença dada pela Cogerh ou pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado. Após a perfuração, caso haja água, o beneficiário deve solicitar a outorga para a finalidade desejada.

Há quatro anos, 168 poços estão sendo monitorados mensalmente. Do total, 24 são acompanhados 24 horas pela Cogerh e outros 20 pela Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM). Os dados coletados são representativos, já que os poços estão distribuídos estrategicamente na área estudada. Hoje, o monitoramento das águas no Cariri é feito através de datalogues, fiscalização e gestão dos comitês de bacias e câmaras técnicas.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

STF quer acelerar pena de político para dar ‘recado’


Uma sessão extra do Supremo Tribunal Federal, prevista para a próxima quarta-feira, deve servir de recado para os réus do mensalão. O presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, quer levar a julgamento os recursos que mantêm impunes três parlamentares condenados pela Corte há dois anos. O caso mais grave é do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), condenado a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e peculato.

A demora no julgamento desses recursos impede que as penas impostas pelo Supremo comecem a ser cumpridas e alimenta as esperanças de réus do mensalão de não serem presos imediatamente caso sejam condenados pelo tribunal. Na próxima quarta-feira, se a articulação de Ayres Britto for bem-sucedida junto aos demais ministros, seriam levados a julgamento os recursos dos ex-deputados José Tatico (PTB-GO) e José Gerardo (PMDB-CE), além de Donadon. Terminado o julgamento, o tribunal pode deixar expresso que não caberão outros recursos. Assim, a pena começará a ser cumprida.

Ao contrário desses casos, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu a prisão imediata dos réus do mensalão logo após a condenação. Argumentou que não haveria recurso possível que pudesse mudar o resultado do julgamento. No entanto, ministros adiantaram que, sem o julgamento de todos os embargos, os réus não podem começar a cumprir as penas que forem impostas pelo tribunal. O ministro Marco Aurélio Mello admitiu que a prisão dos condenados só ocorrerá em 2013. Após o fim do julgamento, o tribunal precisa publicar o acórdão, o que pode levar meses. Somente depois da publicação, abre-se o prazo para que os advogados recorram da decisão. A ideia de Britto e de outros ministros é acelerar a publicação do acórdão. E os embargos precisam ser levados ao plenário para serem julgados.

No entanto, o comando desse calendário não estará nas mãos do relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa. A partir de novembro, ele assumirá a presidência do Supremo e deixará a relatoria do processo para o ministro que for indicado pela presidente Dilma Rousseff para a vaga aberta com a aposentadoria de Ayres Britto em novembro. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Greve dos Correios - Correios e trabalhadores tentam acordo nesta 4ª feira


Correios e entidades sindicais têm nesta quarta-feira audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília. Os Correios acreditam que nessa audiência fecharão um acordo coletivo com os trabalhadores para por fim à greve já iniciada em várias unidades do País. As informações foram publicadas no site dos Correios. A audiência está marcada para as 10h30.

Caso um acordo não seja fechado, diz a nota publicada no site, a empresa tem um plano de contingência para garantir a prestação de serviços à população durante a paralisação. "Entre as medidas que a empresa poderá vir a adotar estão: realocação de empregados das áreas administrativas, contratação de trabalhadores temporários, realização de horas extras e mutirões para triagem e entrega de cartas e encomendas nos finais de semana", diz o texto.

A proposta dos Correios é reajustar em 5,2% os salários e os benefícios dos seus 120 mil empregados. A empresa diz oferecer ainda aos trabalhadores vale-transporte, assistência médica, hospitalar e odontológica para empregados e seus dependentes (inclusive na aposentadoria) e adicionais de atividade.

Os trabalhadores da empresa aprovaram na noite de terça-feira (18) greve por tempo indeterminado em pelo menos 18 Estados e no Distrito Federal. Dos 35 sindicatos da categoria, dez ainda farão assembleias entre esta quarta-feira e o próximo dia 25.

Os Correios informam que "somente os itens econômicos da pauta de reivindicação dos sindicatos, se atendidos, gerariam acréscimo de até R$ 25 bilhões na folha de pagamento da ECT, que tem previsão de receita de R$ 15 bilhões para 2012".

Fonte: Estadão

Circuito Patativa do Assaré - SESC



Centro Cultural Banco do Nordeste - Literatura em Revista - SESC - Arte Retirante




Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31