xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 setembro 2012

Ir mais além - Por: Emerson Monteiro


O que é isto de ir mais além? Sim, ir mais além do igualismo que envolve as rotinas deste mundo ronceiro, pesado... Significa o querer avançar nas vastidões continentais das respostas maiores aos problemas cotidianos crônicos e repetitivos... Abraçar o desconhecido das possibilidades qual instrumento da revelação de valores elevados, acima da média, essa febre diária dos só ganhos materiais, motivo de muitos viverem a existência deitados na preguiçosa de nem querer saber o que escondem os dias que nascem esplendorosos e as suas oferendas, que recebemos na sequência original das mudanças constantes, impagáveis de riqueza e promessas infinitas.

Ir mais além será, por isso, evoluir neste processo de elaborar o destino sem a mera conformação que sujeita as multidões acomodadas ficar na flor da água, restritas aos trechos iniciais do caminho longo das histórias pessoais. Essa timidez que produz mediocridade e fastio, roteiro imprudente, desestimulante, restrito a cantos escuros de servidão das massas ignaras aos senhores da guerra e da miséria dos becos.

Às vezes, uma criança quer crescer, porém o projeto familiar dos pais exige condições de repouso, banalidade e planos menos abrangentes ao grau da inteligência prodigiosa com que vem. Os próprios meios de comunicação adotam ideologias prontas para atender apenas aos limites das gerações montados nos blocos de pressão de escolas, instrumentos de poder em mãos egoístas e despreparadas. A educação nivela por baixo as aspirações que pedalam nos roteiros elaborados em gabinetes ineficientes de uma sociedade que se arrasta na lama do faz de conta.

Dar salto de qualidade no instinto de transformar a cena futura pede coragem de ânimo e impulso de transpor as barreiras opressoras de quem ativa tais mecanismos repressores da criatividade inovadora.

Poucos ou raros exercitam os mecanismos de resposta ideal que rompa com o cinturão da miséria coletiva. São os inconformados diante dos falsos valores impostos pelo velho sistema dominante. Eles existem, no entanto, graças aos quais nada se perderá jamais, porquanto força maior impõe o progresso e a correlação das energias na evolução, resultando noutras alternativas de salvação e saúde universais. 

Por: Emerson Monteiro
 

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS


Este magnifico soneto foi publicado no "Jornal a Semana" edição de  21 de Junho de 1951. Trata-se de uma bela obra literária. Estou publicando para ver se algum leitor conhece  informações do autor Alves de Oliveira.

Segue:

Tanto me afiz bela urbe, a tua natureza
Pelos meus respirada, exuberante e pura,
Que, ausente dos teus céus, nas horas de ternuras
Afloras-me ao cismar, bem fadada princesa.

Venho as auras haurir-te. E ao ver-te, que leveza
Blandiciosa me invade, e se aviva, e perdura,
Sentindo-me ingressar na região da fartura.
Sentindo-me extasiar na zona da beleza.

E o Cristo Redentor, e as torres, e a serena
Verdura a emoldurar te... Em fim, para que a pena
Deslize no papel, feliz, ágil, fagueira.

Basta-me a aparição, na tarde que se encerra
De uma casa a alvejar num côncavo de serra
Ou o simples flabelar de um leque de palmeira.

CANDIDATOS E O APOIO AO FUTEBOL - Wilson Rodrigues


Pelo que dizem aqui no Crato alguns candidatos sobre seu apoio ao futebol, não tenha duvidas que em 2014 o município vai ser um forte concorrente para sediar os jogos da Copa do Mundo em 2018, tão grande é a idéia mirabolante e espalhafatosa. E haja folhas nas ventas dos eleitores. Teve um que disse que, se eleito for, vai construir em cada Bairro da cidade um campo de futebol. Ora, nessas áreas não tem local nem pra se construir casa para a população!

O que tem de verdade mesmo é que o Crato Esporte Clube vai ter dificuldades para se manter no campeonato da primeira divisão e só vai disputar a competição em 2013 porque foi classificado em 2012, graças ao apoio da municipalidade. O time correrá sérios riscos de voltar para o mesmo lugar onde estava há oito anos atrás. Época em que nem o estádio mirandão tinha condição de jogos por está parcialmente destruído e que foi totalmente restaurado. Os investimentos proporcionaram o resgate do time cratense e colocado entre os da elite do futebol estadual, mantido lá por oito anos consecutivos. O publico desportista do Crato ( o torcedor ), independentemente em quem vai votar, não pode negar isto.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Festival Cariri da Canção tem inscrições prorrogadas - Faça já sua Inscrição !


COMEÇA NESTA 3ª FEIRA CAMPANHA NACIONAL DE TRANSITO - Por Ed.Alencar

  
De 18  a 25 de Setembro de 2012, começa a Campanha de Transito Nacional e fica a critério de cada municipio, criar seu tema de campanha.
O DEMUTRAN CRATO VAI FALAR SOBRE VELOCIDADE!
O Blog do Crato, sensivel às questões de crimes exibidos diariamente em vias públicas  tanto em nossa cidade como pelo Brasil afora, sugeriu aos diretores do DEMUTRAN do Crato, uma Campanha de conscientização aos condutores de MOTOCICLETAS, que transportam suas crianças a frente do seu corpo sobre o tanque de gasolina, que a torna um PÁRA-CHOQUE, diante de acidentes.
O Diretor do DEMUTRAN,  Francisco Praxedes, diz que é uma boa ideia e assim comenta: “ Por lei, é proibido o transporte de crianças até sete anos sobre motos, não importa onde. Já registramos muitas infrações de pais, conduzindo seus filhos sobre o tanque, fazendo do seu filho para-choque. (Continua:) Essa Campanha de conscientização, se for o caso, iremos solicitar apoio do Ministerio público, da Vara da Criança e do Adolescente,  para que possamos fazer um trabalho efetivo em cima destes condutores.
O Assessor de Imprensa e Educador de Transito, Edilson Marques, adverte: Transportar crianças na frente da “MOTO” sobre o tanque, está cometendo três crimes; 1ª-Infração gravissima  pela condução da criança, sete pontos na carteira, l91, Reias 54 Centavos de multa, recolhimento da habilitação e suspensão do direito de dirigir. 2ª-Infração média, pela insegurança da criança transportada entre as pernas e braços, multa de 85,Reais 13 centavos e quatro pontos na carteira. 3ª-Infração leve, por condução de veículo desatento para com a vida do passageiro, multa de 53,Reais e 20 centavos e três pontos na habilitação. Conclui Edilson: “ A lei, coloca toda responsabilidade pela vida da criança, no CONDUTOR.
Durante minha conversa com Edilson, ele relatou um dado espantoso, sobre vendas de motocicletas na cidade do Crato, disse ele, que, uma das conscessionárias, vendeu em Um Mês, MIL  MOTOS  no Crato! É o meio de transporte mas vendido no Brasil, isto significa dizer, que,  tem muita gente fazendo de uma moto, uma arma em suas mãos.

Matéria: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Foto meramente ilustrativa

Flagrantes da cidade ( Dia 18 de Setembro ) : Ed Alencar


Há tempos que o Blog do crato vem reclamando de animais soltos, espalhados pela cidade, sem que as autoridades tomem as devidas providências. Há cerca de um mês, publicamos aqui um caso de um jumento turista, que fez uma peregrinação por todos os bairros. Hoje, o jornalista Ed Alencar nos envia mais dois flagrantes colhidos ontem ( 17 ).


Acima: Entre o coice e a calçada - ( Na calçada da Rua Bárbara de Alencar com José Carvalho )


Acima: Como diria o maturo: Quem "se astreve a passar ?"


Acima: Na av. Dom Francisco a volta do jumento turista também interdita calçada.

 Matéria e Fotos: Jornalista Ed Alencar.
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

46 mil metalúrgicos entram em greve no ABC Paulisra à partir de hoje


Metalúrgicos começam hoje greve por reajuste de 8%

Cerca de 46 mil metalúrgicos do ABC paulista (concentrados nas cidades de São Bernardo do Campo, Diadema e Ribeirão Pires) devem aderir a greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (18). A categoria que tem como reivindicação principal o reajuste de 8%. Sem acordo, bancários decidem entrar em greve nacional a partir de amanhã

Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, 23 mil trabalhadores de 64 empresas já conseguiram o reajuste desejado e não vão entrar em greve, mas os demais só voltarão ao trabalho quando o benefício for estendido a todos os 70 mil filiados. Apenas o grupo Fundição ofereceu 8% de reajuste e teve sua proposta aceita em assembleia realizada na sexta-feira (14). Todas as propostas abaixo de 8% foram rejeitadas no mesmo dia. Os 70 mil metalúrgicos em campanha salarial reivindicam aumento real mais o índice da inflação acumulado nos últimos 12 meses (5,39% segundo o INPC, do IBGE). Os demais 35 mil trabalhadores filiados ao sindicato não participam da campanha deste ano porque em 2011 fecharam acordo válido por dois anos.

BANCÁRIOS

Começa hoje também a greve nacional dos bancários. O movimento foi definido ontem à noite após assembleias realizadas na semana passada. A categoria reivindica aumento salarial de 10,25% (aumento real de 5%), mas os bancos ofereceram 6% (aumento real de 0,58%). Segundo o sindicato, as entidades patronais não entraram em contato nem fizeram contraproposta após a decisão pela paralisação e a categoria decidiu por iniciar a greve.

Folha.com

Roberto Jefferson deverá ter alta esta semana


Pivô do mensalão e um dos réus do processo foi internado no dia 12 de setembro com infecção intestinal e desidratação. O presidente do PTB, Roberto Jefferson, pivô do mensalão e um dos réus do processo em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deverá ter alta na próxima quarta-feira, 19, do hospital Samaritano, onde foi internado no dia 12 , com infecção intestinal e desidratação. 

Infecção:  Roberto Jefferson volta a ser internado no Rio de Janeiro

O ex-deputado, que teve o mandato cassado em 2005, foi submetido no fim de julho a uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas . Exames posteriores indicaram que o tumor era maligno. Segundo a assessoria de imprensa de Roberto Jefferson, a previsão é de que na quarta-feira se encerre o ciclo de antibióticos usados para combater a infecção e o ex-deputado poderá voltar para casa. Boletim médico divulgado nesta segunda-feira pelo hospital, assinado pelo cirurgião José de Ribamar Saboia de Azevedo, informa que o ex-deputado "respira sem a ajuda de aparelhos, está com os sinais vitais estáveis e se alimenta normalmente." A nota não fala em data prevista para a saída de Jefferson do hospital.

Agência Estado

Descoberta Fragilidade nas Urnas Eletrônicas - Programa é atualizado


NE - Nos Estados Unidos, o país mais tecnológico do mundo, nunca quiseram implantar esse "nosso" sistema eletrônico de votação. Porquê será ?


Brasília – O programa que faz o registro dos votos em urnas eletrônicas passou por uma atualização. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu modificar um algoritmo do programa depois que um grupo da Universidade de Brasília (UnB), em teste proposto pelo tribunal, provou ser possível decodificar o horário exato em que cada voto é realizado.

A versão atualizada do programa será usada em outubro, nas eleições municipais. Como acontece em todas as eleições, os estados passarão por votação paralela, para comprovar que as urnas são confiáveis. Na votação paralela, são sorteadas duas urnas por estado. Elas são vigiadas constantemente, e cada voto computado nelas é depositado, também, em uma urna para cédulas de papel. Ao final do dia, o boletim impresso da urna eletrônica é comparado com os votos de papel. Segundo o TSE, caso alguma irregularidade aconteça durante a votação paralela, é aberta uma apuração, e as eleições são investigadas.

Com informações da Agência Brasil

Bancários entram em greve por tempo indeterminado para esta terça


Bancários pedem aumento real de 10,25% e maior participação nos lucros. Contraf diz que não é possível informar quais bancos e cidades vão parar.

Os bancários vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (18), segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A intenção dos bancários é fechar as agências, mas caixas eletrônicos e bancos pela internet devem continuar funcionando.
Segundo o diretor de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, não é possível informar quais cidades ou estados terão as agências fechadas já a partir do horário de abertura. Um balanço da paralisação deve ser divulgado pela confederação no fim da tarde de terça.
"A greve é um movimento, vai se construindo ao longo do dia. As agências paradas não vão funcionar, mas o cliente não vai ficar desassistido porque poderá ser atendido pelos caixas eletrônicos e bancos pela internet", disse.
Este é o décimo ano seguido que os bancários fazem greve nesta época do ano, quando é realizada a negociação dos reajustes, diz Ademir. As paralisações costumam durar cerca de duas ou três semanas, de acordo com ele.
Segundo nota da confederação, entre as reivindicações dos bancários estão o aumento de 10,25% nos salários, uma participação nos resultados equivalente a três salários mais R$ 4.961,25 fixos, piso salarial de R$ 2.416,38, criação do 13º auxílio-refeição e aumento dos benefícios já existentes para R$ 622, fim da rotatividade e das metas 'abusivas', melhores condições de saúde e trabalho e mais segurança nas agências.
O objetivo da greve é forçar a negociação, diz Ademir. Segundo ele, os bancos não apresentaram novas propostas de reajustes depois do dia 28 de agosto e por isso os bancários marcaram a greve.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço sindical do sistema financeiro, informou por meio de nota que apresentou uma proposta no dia 28 de agosto. Segundo a federação, a proposta prevê reajuste salarial de 6%, que corrigirá salários, pisos, benefícios e Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O piso salarial para bancários na função de caixa passará para R$ 2.014,38 para jornada de seis horas. Entre outros benefícios, está prevista a 13ª cesta no valor de R$ 359,42.
Nesta segunda, os sindicatos locais definiram como vão organizar as paralisações. A aprovação da greve ocorreu na última quarta (12) por mais de 130 sindicatos representados pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), disse a entidade.
A Fenaban disse na nota que "lamenta a decisão dos sindicatos de bancários de recorrer à greve". “Greve é ruim para todo mundo: é ruim para o bancário, é ruim para o banco, é ruim para a população, que já foi muito incomodada pela onda de greves dos funcionários públicos e não merece ser mais incomodada com uma paralisação dos bancários”, disse o diretor de Relações do Trabalho da Fenaban, Magnus Ribas Apostólico.

Simone Cunha Do G1, em São Paulo

Comunicado da 10ª REGIÃO MILITAR


A 10ª REGIÃO MILITAR, SEDIADA EM FORTALEZA-CE, SELECIONA 01(um) SUBTENENTE OU SARGENTO, DA RESERVA DO EXÉRCITO, PARA EXERCER A FUNÇÃO DE PRESTADOR DE TAREFA POR TEMPO CERTO (PTTC) PARA TRABALHAR NO TIRO-DE-GUERRA (CRATO OU JUAZEIRO DO NORTE) NA FUNÇÃO DE AUXILIAR DO FUNDO DE SAÚDE DO EXÉRCITO (FUSEX), REALIZANDO CONVÊNIOS COM ORGANIZAÇÕES CIVIS DE SAÚSE (OCS) E/OU PROFISSIONAIS DE SAÚDE AUTÔNOMOS (PSA).
 
PREFERENCIALMENTE QUE RESIDA EM JUAZEIRO DO NORTE, CRATO OU BARBALHA. É NECESSÁRIO QUE POSSUA CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA E IDADE MÁXIMA DE 55 ANOS.
INTERESSADOS PROCURAR O TENENTE HUMBERTO NA 4ª DELEGACIA DE SERVIÇO MILITAR NA RUA ARARIPE, 384-A, CENTRO, CRATO-CE. FONE (88) 3521-2557  OU (88) 9706-3310.

Fonte:

Humberto - 1º Ten
4ª Del SM - Crato-CE

Começa revitalização do Parque Estadual de Proteção Integral Sítio Fundão


Autoridades de setores ambientais, Governo do Estado e da Universidade Regional do Cariri (URCA) participaram, na última sexta-feira, da assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 1.150.000,00, para as obras de revitalização e conservação do Parque Estadual de Proteção Integral do Sítio Fundão, em Crato. O local integra o Geopark Araripe, por meio do Geossítio Batateira.

As obras de construção da cerca serão iniciadas na área de 93,54 hectares. Cerca de  50% do espaço serão fechados, principalmente na área mais próxima das comunidades, a fim de preservar os locais de depredações. A guarita já começou a ser feita exatamente na entrada do sítio. Segundo o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam, Paulo Henrique Lustosa, com essas primeiras iniciativas, o Parque fica preservado e com uma vigilância mais eficiente, dificultando a entrada de pessoas, sem que sejam identificadas na entrada.

Ele afirma que tão logo seja finalizada essa primeira etapa de serviços, será iniciada a licitação para a segunda etapa do cercamento da área, finalizando todo o espaço, além da construção da sede administrativa do Sítio Fundão, no próximo ano. A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, destacou a importante contribuição que a Unidade de Conservação Estadual representa para o estudo acadêmico e, consequentemente, o desenvolvimento científico, além da preservação ambiental. Ela citou trabalhos de pesquisa, que podem ser desenvolvidos atualmente no âmbito do Mestrado em Bioprospecção Molecular.

O Vice-Reitor da URCA, Patrício Melo, destacou a parceria na gestão da Unidade de Conservação, por meio do Geopark Araripe. Segundo ele, esse processo já vem sendo desenvolvido junto à comunidade, com trabalho sobre educação ambiental e conservação da área. A parceria do Geopark Araripe, conforme Patrício Melo, envolverá mais quatro unidades, duas em Santana do Cariri – Pontal da Santa Cruz e Sítio Canabrava -, Sítio Fundão e Cachoeira de Missão Velha. No sítio Fundão, foram inseridas sinalizações do Geossítio Batateiras, com totens na entrada da área.

A ordem de serviço foi assinada por representante da Construtora Adois e o presidente do Conpam. A cerca verde será feita em painéis de arame galvanizado e a guarita em tijolo maciço. O prazo para entrega da obra é de 120 dias. Os recursos, segundo informações do Presidente do Conpam, são originários de medidas de compensação e sua aplicação mostra o quanto o Governo reconhece o inestimável valor histórico, cultural e ecológico da área.

O Parque Estadual do Sítio Fundão é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral do Governo do Estado do Ceará. Tem uma flora e fauna bem diversificada, na qual nos deparamos com espécies da caatinga e do cerrado, remanescentes da mata atlântica.

Fonte: URCA
Foto ilustrativa: Pachelly Jamacaru

‘Treze Temático’ de setembro abre programação permanente até o centenário de Gonzagão, na URCA


“Treze Temático” de setembro abre série de apresentações em homenagem a Luiz Gonzaga, que terá continuidade até o mês de dezembro de 2012. O projeto está sendo desenvolvido por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Regional do Cariri (URCA). As primeiras apresentações aconteceram na última quinta-feira, de frente ao hall de entrada da biblioteca da Instituição.
 
Também está sendo realizada de forma permanente no local, até 13 de dezembro, data do centenário do Rei do Baião, a exposição (En) Cantos: Natureza e Cultura do Araripe na Obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião. Novos figurinos podem ser vistos a partir desta semana na exposição, com apresentações de documentários. Este ano, o estande da URCA na ExpoCrato fez homenagem especial ao centenário do Rei do Baião, com todas as apresentações do III Palco Sonoro em homenagem ao cantor pernambucano.
 
Além das apresentações dos grupos Fulorando na Seca, e Forrozeiros Mirins – Alegria de Pé de Serra, da Organização Não Governamental do Parque Asa Branca, foi realizada oficina de material reciclável, ministrada pelos bolsistas do Geopark Araripe, com a confecção de uma sanfona.  Na ocasião das apresentações participaram o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, o Vice-Reitor, Patrício Melo, a Pró-Reitora da Extensão, Sandra Nancy, dentre outros docentes e pró-reitores da URCA. Na programação de outubro estão previstas novas apresentações para o “Treze Temático”, que serão desenvolvidas no dia 16, em virtude do feriado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

BlogHUMOR


Clayton - O Povo Online

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31