xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 setembro 2012

O mistério da fé - Por: Emerson Monteiro


Hoje pela manhã em pleno sol das 10h, avistei no coreto da Praça Siqueira Campos, em Crato, um pregador do Evangelho a cumprir missão de transmitir os versos bíblicos. Munido de microfone e caixa de som, repercutia no céu aberto as palavras da leitura que fazia; de chapéu e óculos, atualizava nas cabeças dos presentes, sentados, ou de pé, distantes à sobra das poucas árvores, o exercício dos conceitos cristãos, e gravei o que falava a propósito da esperança.

Longe de demonstrar dificuldade, ou timidez, o pregador exercia de pleno direito a função religiosa que lhe atende ao desejo de trazer adiante os princípios da sua convicção, ato público adequado aos tempos heróicos das tradições seculares. Fosse alguém questionar o exercício democrático e nem se daria ao gesto de levar em conta as opiniões contrárias.

Tantos e quantos ora vivem da fé autêntica, espalhados pelo mundo. Isto em época de mercantilização de valores e virtudes, safra desembalada dos falsos cristos e falsos profetas noticiados pelos livros sagrados, quando multidão padece da ausência angustiante das verdades sinceras.

Há criaturas movidos pela certeza interior das convicções que saem aos povos, munidos dessa sinceridade, e testemunham realidades sólidas a gritar dentro da alma. Estes superam barreiras de comodismo, respeito humano, inibição, e rompem nas vilas, campos e cidades, exercitando o poder supremo da Palavra, acima das limitações territoriais e dilemas pessoais. Cumprem ao pé da letra o ensino avassalador dos mestres santos, na busca de tocar corações com as luzes essenciais desse Amor sem dono, sem pátria, sem mistificação.

Algo me falou naquele momento, no aberto da praça ao sol da manhã fervente do verão sertanejo, do fogo abrasador do Espírito Santo a tocar raros seres pela dinâmica inevitável do mistério que é a fé suficiente a transportar montanhas e lançar oradores solitários na semeadura do Bem através dos viventes deste chão, solo da salvação. Experimentei nisso a paixão incontrolável dos missionários clamando no deserto das ingratidões e pedindo clemência, em reinos indiferentes, prenhes dos pecados bestiais de tronos vendidos e inúteis.

Viajantes raros insistem, portanto, na peleja de salvar a nossa Humanidade pelas suas ações em manhãs ensolaradas, disto sei, pois sinais seguem visíveis na alma santa dos simples, o que significa alimento nutritivo do sonho de paz vivo para sempre na beleza dessa gente. 

ESPETÁCULOS DA 4ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE 2012


De 3 a 25 de novembro do ano 2012

Teatro Rachel de Queiroz, Crato-CE

ESPETÁCULOS

SELECIONADOS E CONVIDADOS

- PIMPÃO, O PALHAÇO TRAPALHÃO (Cia. kanoistraveisdinovo de Teatro, Crato-CE)

- O BAILE DO MENINO DEUS (Comunidade Beneficente Zaíla Lavôr, Juazeiro do Norte-CE)
- RETALHOS DE MINHA TERRA (Grupo de Teatro Louco em Cena, Barbalha-CE)
- CLOW MAGIC (Tio G e sua Trupe, Juazeiro do Norte-CE)
- CABORÉ (Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE)
- GENI, RENDEZ-VOUS À SENSUALITÉ (Cia. Rendez-Vous de Teatro, Crato-CE)
- FOLHAS SECAS (Cia. Curumins de Teatro, Farias Brito-CE)
- E... QUE SEJA DOCE (Grupo Peripécias de Teatro, Juazeiro do Norte-CE)
- JESUS & JUDAS – TRAIÇÃO OU MISSÃO? (Centro Dramático Pajeú, Serra Talhada-PE)
- A MEGERA DOMADA (Grupo Cícera de Experimentos Cênicos, Juazeiro do Norte-CE)
- AS IRMÃS CASTANHOLAS (Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE)
- ESPERANDO COMADRE DAIANA (Cia. de Teatro Livremente, Juazeiro do Norte-CE)
- A DONZELA E O CANGACEIRO (Cia. Cearense de Teatro Brincante, Crato-CE)
- A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (Cia. Cearense de Teatro Brincante, Crato-CE)
- AS ENCALHADAS (Cia. Arriégua de Teatro, Crato-CE)
-DIWAN DE LORCA (Cia. Palmas de Teatro, Fortaleza-CE)
- CALO DE SANGUE (Grupo de Teatro Loa, Fortaleza-CE)
- BRINCADEIRAS PERDIDAS (Enny Produções Artísticas, Crato-CE)
- RETRATOS DE MULHER (Dakini Cia. de Dança e Teatro, Juazeiro do Norte-CE)
- GISELLE (Academia de Artes e Ballet Carolina Rocha, Juazeiro do Norte-CE)
- UM CIDADÃO (Alisson Amâncio Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE)
- INTEMPÉRIES (Cia. de Dança Vid’Art, Crato-CE)
- TEU NOME (Circo do Sopé, Crato-CE)

Crato-CE, 09 de setembro de 2012.

Curadoria de Teatro e Circo

Cacá Araújo, Orleyna Moura, Joênio Alves e Anttonyo Freyre Jr.

Curadoria de Dança

Dakini Alencar, Kelyenne Maia e Josy Oliveira

PROGRAMAÇÃO:

A reunião de programação ocorrerá no dia 16 de setembro de 2012 (domingo), às 10h, no Teatro Rachel de Queiroz (Crato-CE). Os grupos e companhias sediados fora da região do Cariri participarão via internet.

Tudofel: Viagem à Mauridérnia (A Ida)

Tudofel: Viagem à Mauridérnia (A Ida): Foto: Pachelly Jamacaru Geraldo Urano no Parque Municipal F evereiro de 1986. Eu, Geraldo Urano e Jackeline, atendendo a um convite ...

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS



Um casal suíço, de ferias e passagem pelo Brasil, chegando ao Crato demorou uns 20 dias observando e admirando a natureza que só o sopé da Chapada do Araripe oferece. Casal simpático, gentil, educado fez amizade com o jornalista Antônio Vicelmo. Esteve na Radio Educadora do Cariri, deu entrevista no programa de maior audiência: O Jornal do Vicelmo e, determinado dia demonstrou interesse em conhecer a oficina do saudoso Paulo Ferreira, que fabricava as famosas facas da marca Jardim.

Vicelmo conduziu o casal até a oficina e apresentou ao artesão dizendo: Paulo, este casal é da Suíça, está de férias no Brasil e há mais de 20 dias em Crato. Está aqui para ver como você faz estas facas, inclusive deseja comprar algumas para levar como lembrança de nossa cidade. O Paulo soltou o cabo do fole e a marreta que batia o ferro, olhou para o casal e perguntou: O inverno pra lá já tá pegado? Pois bem, é característica do nordestino se preocupar com a chuva, um bom inverno é sinal de fartura.

Por: Antonio Morais

Ex-prefeito de Curitiba morre aos 87 anos após infarto fulminante


Ivo Arzua assumiu a prefeitura entre os anos de 1967 e 1969. Ele sofreu um infarto fulminante na noite de domingo (9) na casa da família.

Morreu por volta das 19h30 de domingo (9) o ex-prefeito de Curitiba e ex-ministro da agricultura Ivo Arzua Pereira. O ex-prefeito, que também era engenheiro civil e administrador, tinha 87 anos e sofreu um infarte fulminante quando estava na casa da família. Ele assumiu a prefeitura da capital entre 1962 e 1967. No Ministério da Agricultura assumiu o cargo entre março de 1967 e outubro de 1969. Arzua foi o responsável pela criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) e por um novo plano de urbanismo da capital. Além disso, ele também promoveu a renovação do centro urbano de Curitiba, construiu o conjunto de casas populares Nossa Senhora da Luz e a rede municipal de ensino de primeiro grau.

Como ministro, Ivo elaborou o planejamento da agricultura brasileira e criou três institutos de pesquisas agropecuárias no governo de Costa e Silva. Em 13 de dezembro de 1968, ainda no mesmo governo, Arzua assinou o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que deu ainda mais poderes para o governo militar. Ele foi um dos 19 que assinou o ato, e sempre dizia que apresentou seu voto por escrito e condicionado a vários termos. O engenheiro também escreveu vários livros sobre a experiência como político e administrador.

O corpo de Arzua será sepultado nesta segunda-feira (10) às 17h no Cemitério Municipal de Curitiba.

G1

Governador do Ceará viaja e busca parcerias para Refinaria Premium II


O governador Cid Gomes viajou nessa quinta-feira [6] para a Ásia. Na pauta da viagem está o encontro com empresários da Coreia do Sul para buscar parceiros comerciais para a instalação da Refinaria Premium II no Ceará.

Cid Gomes terá reuniões com o o grupo GS Caltex, segundo maior empresa maior empresa coreana no setor de construção de refinarias e responsável por 30% do refino do óleo consumido naquele país. A sugestão na busca de parceiros para a Refinaria Premium II partiu da própria presidente da Pretrobras, Graça Foster, em reunião com o governador Cid Gomes, no último mês de julho. A instalação da refinaria Premium II é considerada fundamentel para que a Petrobras possa atender o mercado interno de derivados de petróleo.

A demanda de combustíveis estimada para 2020 no País é de aproximadamente 3,4 milhões de barris por dia. A refinaria terá capacidade de processar 300 mil barris de petróleo por dia, abastecendo o mercado com Óleo Diesel 10 ppm [63,5% da produção], Nafta Petroquímica [15,3%], Querosene de Aviação [12,6%], Coque [2,8%] e Óleo Bunker [1,6%]. Durante a viagem do Governador, assumirá interinamente o Executivo Estadual, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa. Ele é o terceiro na linha de sucessão que tem a prerrogativa de assumir o Governo do Estado. O vice-governador Domingos Filho declinou do direito usando como justificativa o parágrafo 7º do artigo 14 da Constituição Federal que trata da inelegibilidade para parentes caso venha a assumir a função no período inferior a seis meses da eleição. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, também declinou de assumir o Governo do Estado também devido aos requisitos da inelegibilidade.
 
Fonte: Governo do Estado e da Casa Civil

Sambista Roberto Silva morre aos 92 anos no Rio de Janeiro


O sambista carioca Roberto Silva, conhecido como Príncipe do Samba, morreu na madrugada deste domingo (9), em casa, aos 92 anos, vítima de complicações decorrentes de um câncer, segundo parentes. Silva gravou cerca de 20 álbuns, além de dezenas de compactos e centenas de músicas de compositores como Ataulfo Alves, Lamartine Babo e Nelson Cavaquinho.

Entre seus maiores sucessos destacam-se Maria Teresa, Normélia e Jornal da Morte. Nascido no Morro do Cantagalo, na zona sul do Rio de Janeiro, Roberto Napoleão Silva trabalhou como cantor nas rádios Nacional e Tupi. Segundo a viúva Syone Guimarães da Costa, mesmo aos 92 anos, o Príncipe do Samba ainda fazia apresentações. “Ele adorava fazer o que ele fazia e morreu querendo continuar cantando. Ele gostava muito dessa juventude agora, das pessoas novas que estavam chegando no samba e dizia: ‘eles é que vão dar continuidade ao que eu plantei’. Tenho certeza de que ele não será esquecido”, disse. O corpo de Roberto Silva está sendo velado no Cemitério de Inhaúma, na zona norte da cidade, e será enterrado às 16h. Ele deixou sete filhos, além de netos e bisnetos.
 
Fonte: Agência Brasil

Banda Arquivo se apresentará dia 14 de setembro



Dia 14 de Setembro às 20h
Entrada 1 Kg de alimento não perecível
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré!
SESC Juazeiro

A Banda Arquivo completa seus 18 anos de história, e comemora com um repertório focado nos anos 60, fazendo referência ao movimento da Jovem Guarda que coloriu o cenário musical com letras e ritmos inspirados no rock’in’roll da época. O movimento também conhecido como iê-iê-iê, em alusão direta à musica dos Beatles, inseriu-se definitivamente na história da Música Popular Brasileira. A Banda Arquivo é formada por 05 irmãos e conta com um público fiel de idade variada que acompanha e vibra a cada nova apresentação.
 
Programa Cultura SESC Cariri
(88) 3587 1065 (SESC Juazeiro)
(88) 3523 4444 (SESC Crato)

FORTALEZA - 59% de doações para candidatos a prefeito são ocultas


Do total de recursos arrecadados até agora pelos candidatos a prefeito de Fortaleza -R$ 10,8 milhões -, R$ 6,4 milhões (59,1%) vieram de doações ocultas – repassadas pelas direções dos partidos, o que torna impossível precisar a origem do dinheiro. O percentual pôde ser obtido a partir de dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na página do tribunal da Internet, as doações ocultas aparecem apenas como “direção estadual/nacional” da sigla do candidato, sem detalhar a empresa ou pessoa física que repassou o valor para o partido. Dessa forma, apesar de determinação da Corte obrigar a divulgação dos doadores de campanha dos candidatos, a procedência de mais da metade do dinheiro usado nas campanhas permanecerá desconhecida.

“O que acontece é que a empresa ou pessoa doa para o partido, e o partido transfere para o candidato. Isso cumpre a determinação do TSE, mas decepciona na transparência das arrecadações”, diz o promotor auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral, Emmanuel Girão.

Ele destaca que a medida é legal, mas que já existem movimentos no sentido de coibir esse tipo de repasse. “Isso mereceria uma alteração na lei. O eleitor tem o direito de saber de onde vem o dinheiro”, avalia. Entre os candidatos que arrecadaram as maiores quantias, o prefeiturável com o maior percentual de doações ocultas foi Elmano de Freitas (PT). Dos R$ 3,4 milhões arrecadados pela campanha petista, R$ 2,4 milhões (78,4%) vieram da direção nacional do PT. Segundo a assessoria de imprensa do candidato, o repasse vem diretamente da Executiva Nacional do PT, e costuma acontecer em todo período eleitoral.

O candidato do PSB à Prefeitura, Roberto Cláudio, fica na frente no volume absoluto de doações ocultas. Ele recebeu R$ 2,5 milhões da direção estadual do seu partido, representando 49,6% dos R$ 5,2 milhões arrecadados pelo socialista. A reportagem procurou a assessoria de imprensa do candidato para tratar do assunto, mas não teve resposta até o fechamento da página.

Outros candidatos com percentuais elevados de doações ocultas foram Moroni Torgan (DEM), com R$ 600 mil, Inácio Arruda (PCdoB) – R$ 589 mil, e Marcos Cals (PSDB): R$ 124 mil. O tucano defende que fez sua parte, prestando contas do dinheiro que recebeu do partido. A reportagem tentou entrar em contato com as assessorias de Moroni e Inácio, mas as ligações não foram atendidas.

Heitor Férrer (PDT), que arrecadou R$ 257 mil, recebeu apenas uma doação da direção estadual do partido, de R$ 20 mil. Renato Roseno (Psol) e André Ramos (PPL) foram os únicos candidatos que não receberam nenhuma doação oculta.

Jornal O POVO

STF começa a julgar esquema de lavagem de dinheiro do mensalão


20 de agosto - Joaquim Barbosa, e o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, chegam ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para mais uma tarde do julgamento do processo do mensalão (Foto: ANDRE DUSEK/AE)Após julgarem as práticas fraudulentas que ocorreram na gestão do Banco Rural, os 10 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciam nesta segunda-feira (10) a análise dos supostos crimes de lavagem de dinheiro cometidos pelo grupo de Marcos Valério, com apoio de dirigentes da instituição financeira de Minas Gerais, para encobrir os pagamentos de propinas a políticos em troca de apoio no Congresso.

O novo capítulo do julgamento será deflagrado com a leitura do voto do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa. O magistrado não tem prazo para concluir sua manifestação.

Dez pessoas ligadas às agências de publicidade de Marcos Valério e ao Banco Rural foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por, supostamente, terem colaborado nas operações para dissimular os repasses de dinheiro em espécie a parlamentares.

Do núcleo publicitário do mensalão, respondem por lavagem de recursos o próprio Marcos Valério, seus sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, seu advogado Rogério Tolentino, e duas funcionárias de suas empresas: Simone Vasconcelos e Geiza Dias.

Ex-diretora administrativa da SMP&B, Simone é acusada pelo Ministério Público de efetuar os saques das verbas no Banco Rural e repassá-las aos beneficiários do esquema em agências bancárias, quartos de hotéis ou na sede da empresa em Brasília.

Já Geiza, que à época em que teriam ocorrido as irregularidades ocupava o cargo de gerente financeira da SMP&B, é suspeita de auxiliar na distribuição dos recursos. Sua principal função, alegam os procuradores da República, era encaminhar ao Banco Rural os nomes dos destinatários dos valores.

G1

Roubam 77 cofres em banco argentino


Pelo menos 77 cofres foram roubados no Banco Macro, na cidade argentina de Rosario, 400 km a norte de Buenos Aires, informaram, neste domingo, fontes policiais. Segundo investigadores, participaram do assalto pelo menos oito pessoas, que entraram no sábado à noite no banco, por uma claraboia no pátio traseiro, algemaram dois seguranças e dois funcionários da logística que estavam no local e arrombaram os cofres.

Os ladrões desligaram os sistemas de alarmes e permaneceram no banco entre sete a dez horas quando também tentaram ter acesso ao tesouro do banco, sem sucesso. O banco afirmou em um comunicado que "os sistemas de segurança estavam ativos" no momento do roubo e especificou que os dispositivos são "detectores volumétricos, sísmicos, vigilância 24 horas e outros sistemas alternativos da mais moderna tecnologia". O valor roubado ainda é desconhecido.

Fonte: AFP - Via Yahoo

Ceará irá ampliar e interiorizar vagas de residência médica


Nos próximos dois anos, o Ceará vai incorporar 100 novas vagas de Residência Médica para a formação de especialistas das novas redes de atenção à saúde do Estado.

A confirmação da Secretaria Saúde [Sesa] acontece através do Programa de Expansão e Interiorização da Residência em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado e da vinculada Escola de Saúde Pública do Ceará. A ação prevê a criação de 50 novas vagas de residência para 2013 e mais 50 para 2014, com financiamento do programa Pró-Residência, dos ministérios da Saúde e da Educação.

VAGAS - O componente de Residência Médica do programa prevê a estruturação de novos programas de residência na rede de unidades de Saúde da Família, nas policlínicas, nas Unidades de Pronto Atendimento [UPAs 24h], no Hospital Regional do Cariri [HRC], em Juazeiro do Norte, no Hospital Regional Norte [HRN], em Sobral, no Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, e no Hospital Regional Metropolitano [HRM], na Região Metropolitana de Fortaleza. Todas essas unidades, construídas pelo Governo do Estado, passarão por planejamento da organização do serviços [matriciamento] pelos programas de residência médica já consolidados nas unidades de referência.

O apoio matricial consistirá em visitas técnicas, discussão de casos presenciais e à distância, interconsultas, atividades teóricas presenciais e à distância, elaboração de protocolos clínicos e organização de processos de trabalho. Serão também implantados campos de estágio para residentes dos hospitais de referência nos serviços ambulatoriais e hospitalares no interior do Estado, bem como será possibilitado aos quadros médicos do interior realizar estágios e visitas nos serviços de referência na capital. O projeto prevê, até março de 2015, a seleção de 250 preceptores e supervisores dos programas de residência e o acompanhamento de 500 médicos que serão matriciados em 18 especialidades em 22 municípios.

O Projeto de Expansão da Residência Médica priorizará a abertura de novos programas no interior do Estado nas macrorregiões de saúde do Cariri, Sobral, Sertão Central e Fortaleza. Para a discussão sobre esses novos programas, a Secretaria da Saúde do Estado realizará na quarta-feira, 12 de setembro, a partir das 8 horas, no Auditòrio Waldir Arcoverde, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, reunião com a participação do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, representantes da Esp/Ce, diretores de hospitais e unidades de referência que mantêm programas de residência, comissões de residência dessas unidades e diretores das novas unidades que iniciarão os programas, incluindo policlínicas regionais, UPAs 24h e o Hospital Regional do Cariri. O projeto prevê a formação de médicos em 53 especialidades.

Os 60 programas de residência vinculados à Secretaria da Saúde do Estado contam em 2012 com um total de 436 residentes, 60 supervisores e 560 médicos preceptores. Para este ano foram abertas de 290 vagas de residência médica autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica. Do total de vagas ofertadas, 222 [76%] são financiadas pelo Governo do Estado e 69 [24%] com financiamento aprovado pelo Ministério da Saúde, por meio do Pró-residência. O Governo estadual financia, ainda, o total de 324 bolsas de residência por mês [somatória de R1, R2 e R3], totalizando um investimento anual de R$ 12.673.344,00.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30