xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 agosto 2012

Vida no campo - Por: Emerson Monteiro


Quem vive na cidade, sujeito ao brilho fosco das televisões e dos computadores, talvez encontre dificuldade para imaginar os prazeres de quem mora no campo, ali juntinho da Mãe Natureza, onde o silêncio dos vales e das colinas une forças com o ciciar dos ventos nas árvores, o canto dos pássaros alegres no amanhecer do dia, o frio gostoso das madrugadas, sob o conforto gostoso de cobertas aquecidas. Um clima bucólico a tudo envolve até o fim do dia, aos derradeiros raios do Sol filtrado na folhagem, tangido pelos pios saudosos das aves noturnas, entrecortados nos estrilos das andorinhas ligeiras a cruzar os céus. Uma sinfonia de beleza, festa harmoniosa das existências próximas das matas, de estio a inverno.

Porém tais bonomias determinam custos elevados, hoje mais do que antes, face aos valores da acomodação industrial. Isto por vezes impagável.

A morada nos ditos lugares afastados da civilização eletrônica das cidades implica numa série de exigentes determinações. Primeiro, achar esse pouso de sonho tardio a preço razoável, no poder do orçamento familiar. Depois, as burocracias de contar com alguém que possa dividir as tarefas e trabalheiras exaustivas, enquanto se busca, nos gabinetes das aglomerações urbanas, o sustento das condições necessárias às penas pecuniárias que isso requer. Educar filhos, transporte, abastecimento, impostos e taxas, vestuário, lazer e turismo em voga, energia, comunicação, etc.

Enquanto isto, os cachorros vigilantes da área exigem cuidados de rotina; há que existir água de beber, de banho e cozinha; meios de segurança; higiene ambiental; forte carência de pessoas que possam realizar afazeres domésticos, limpeza, arrumação e refeições. A distância dos centros de abastecimento reclama idas e vindas aos mercantis, feiras e sacolões, acima de tudo o mais.

Bom, a existência pastoril nos tempos que transcorrem, ainda que profundamente gratificante e prazerosa, reclama custos heróicos em termos de carregar sacos, caixas e pacotes dos empórios comerciais aos armários da casa. 

Assim, entretanto, no toma lá, dá cá, de jornadas cotidianas, face às malhas da lei da compensação, ansiar pela paz do campo precisa de coragem e persistência, pois o sonho de seguir adiante no viver determina condições e prática de amor ao bem estar da família. 

Por: Emerson Monteiro
 

Tudofel: GIA (Grupo Indepedente de Teatro Amador)

Tudofel: GIA (Grupo Indepedente de Teatro Amador): Em 1984, o Clube Literário do Crato rompeu com seu passado pastoral e se transmutou no Mutart (Grupo Mutação na Arte) e o grupo de teatro...

Aeroporto de Juazeiro pode ser privatizado


A participação da iniciativa privada na exploração do setor aeroportuário a partir de agora deve se concentrar em aeroportos menores, com movimento de 400 mil a 1 milhão de passageiros ao ano. O Governo Dilma pretende privatizar 15 aeroportos de médio porte, entre eles o de Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, emJuazeiro do Norte (CE), segundo apurou o jornal Folha de São Paulo. O plano deve seguir o modelo de Parcerias Público Privadas (PPPs) para os aeroportos de médio porte. Serão deixados de lado os maiores, por causa da insatisfação da presidente Dilma Rousseff com a primeira rodada de concessões, que envolveu os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.

A Infraero possui aproximadamente 15 aeroportos que recebem de 400 mil a 1 milhão de passageiros/ano. Entre eles, Londrina, Uberlândia, Petrolina e Palmas. A maioria não dá lucro. No Nordeste, além do de Juazeiro do Norte, há o de Teresina (PI), Aracaju (SE), Petrolina e Ilhéus (BA).
Pelo modelo em estudo, o governo seguirá bancando o deficit desses aeroportos. Porém, com a gestão privada, a expectativa é conseguir reduzir gradualmente o prejuízo. Apesar da pressão do governador Sérgio Cabral, a Folha apurou que Dilma está decidida a não abrir mão do controle do aeroporto internacional do Rio (Galeão).

A avaliação é que o País já perdeu o controle da sua principal porta de entrada (Guarulhos) e, por uma questão estratégica, não pode abrir mão da segunda.

POVO Online



Loja RIACHUELO é Inaugurada no Cariri Shopping


Nesta quarta-feira, dia 22, será inaugurada mais uma loja âncora no Cariri Garden Shopping, a Riachuelo, a 151ª no Brasil e a primeira no interior do Ceará. O empreendimento emprega diretamente 90 pessoas. São mais de 20 lojas desde a entrega oficial do Projeto da Expansão do maior shopping do interior do Nordeste.

Fonte: Cariri Shopping


Vencer pela Insistência - Alô, COELCE - Ruas do Crato às escuras !!!


COELCE FAZ POPULAÇÃO DO CRATO DE PALHAÇO

Esta matéria já vem sendo veiculada há uma semana, sem que nada tenha sido feito. Na Rua Cel. José Maia, continua às escuras.


Há 30 dias ( acontar da data inicial desta publicação ) na Rua Coronel José Maia, na Vilalta, um poste sem iluminação à altura do número 27 da rua. Mais de 18 pessoas já fizeram reclamações e até agora NADA. E na Rua Emanuelito Parente, no bairro Matadouro, em Crato, TODAS as luzes de iluminação pública estão apagadas há muito tempo. A notícia é do repórter Wilson Bernardo. COELCE, Modelo de Ineficiência. Nos telefonemas, disseram aos moradores que somente após 30 dias. Que é isso ? Duvido que a Coelce deixe de cobrar tarifa de iluminação pública !!! Que absurdo !

www.blogdocrato.com

Festa da padroeira do Crato começa nesta quarta-feira, com grande carreata pela cidade


Participam da festa esse ano, mais de 70 mil pessoas. São 244 anos de paróquia e 98 como Catedral da Sé

Com a participação de cerca de 70 mil pessoas, será aberta nesta quarta-feira, às 18h30, na cidade do Crato, as comemorações da festa da padroeira do Município e da Diocese, Nossa Senhora da Penha. Uma grande carreata saindo do Estádio Mirandão, em direção ao centro da cidade, abre os festejos alusivos à santa, que começam hoje e vão até o dia 1º de setembro.  O tema da festa este ano é: “Com a Mãe da penha acolhemos Jesus, nossa Alegria”. O cortejo passará por várias paróquias da cidade, em direção à Sé Catedral, onde haverá hasteamento das bandeiras e palavra de abertura, com a presença do bispo diocesano, Dom Fernando Panico. O primeiro noitário será em louvor aos motoristas, mototaxistas e motoqueiros.

Uma grande programação será cumprida nos próximos dias em louvor à Nossa senhora da Penha. A festa, em sua abertura, coincide com o encerramento da Semana do Folclore, em comemoração ao Dia do Folclore, com grande cortejo dos grupos pela cidade, encerrando na praça da Sé, com as apresentações.

Este ano, a festa terá o espaço da praça da Sé disponibilizado para a população. Recentemente inaugurada, possibilitará o maior fluxo de pessoas pelo espaço. A parte social da festa é realizada de frente a paróquia.  Segundo o Padre Edmilson Neves, pároco da matriz de Nossa Senhora da Penha, todos os dias, a partir da 5h30, será iniciada a programação com a caminhada mariana, as missas diárias, ofício da Imaculada Conceição, novena e benção do santíssimo, às 19 horas.

De acordo com o padre Edmilson, este ano a passagem da imagem da Santa acontecerá pelas paróquias da cidade, começando pela igreja de São Francisco, no Pinto Madeira, e encerrando na Sagrada Família. No dia 25 será realizada carreata na Ponta de Serra. Ele afirma que ao longo do novenário, a busca será de refletir à luz da palavra de Deus e os acontecimentos que marcaram a vida de Maria no plano divino da salvação.

A grande procissão, segundo o pároco, acontece com a participação de cerca de 40 mil pessoas, pelas principais ruas da cidade, a partir das 17 horas, seguida da benção do santíssimo. Antes, haverá consagração à Nossa Senhora da Penha, com celebração da missa, às 16 horas. O roteiro este ano segue, saindo da praça da Sé, Dom Quintino, Avenida Pericentral, Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Limaverde e Sé Catedral. Durante a programação social, será realizada quermesse, com bingos e leilões, todos os dias.

DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA DA PENHA

A devoção à Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos.  A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia. A justificativa para que viesse ao Crato é que imagem ficou pequena no altar construído na Basílica daquela localidade.  A imagem foi adquirida na França. O padre ressalta a devoção a Nossa Senhora da Penha na Região e no Brasil, a exemplo das cidades de Campos Sales, no Cariri, e paróquias da Penha em São Paulo e Rio de Janeiro. A santa é também padroeira da Diocese e a festa acontece dentro do triênio para o centenário. A Catedral da Sé completa 98 anos e 244 como paróquia.

Por: Elizângela Santos
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Cariri comemora o Dia do Folclore


Municípios procuram manter viva a tradição com uma programação voltada para a manifestação popular

Juazeiro do Norte. A tradição popular se repete no Cariri. Os grupos saem espontaneamente para comemorar a semana dedicada ao folclore. No Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, os cortejos acontecem hoje, nas ruas centrais da cidade. Também há manifestações por toda a região, considerada um celeiro da cultura popular no Estado.

A Semana do Folclore será encerrada com um grande cortejo pelas ruas das cidades do Crato e Juazeiro do Norte, nesta quarta-feira. Os grupos se apresentam e conquistam a população FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Para o presidente da Fundação Cultural Mestre Eloi Teles de Morais, Catullo Teles, no Crato, há 12 anos que a tradição se repete sob a organização da entidade. Ele segue a trajetória do seu pai, o mestre Eloi. Segundo Catullo, essa é uma manifestação espontânea dos grupos. O cortejo no Crato acontece a partir das 16 horas, saindo do largo da RFFSA, no Centro Cultural do Araripe, finalizando na Praça da Sé, por volta das 18 horas, com a abertura da festa da padroeira do Crato e da Diocese, Nossa Senhora da Penha.

Em Juazeiro, a saída das dezenas de grupos de reisado, bandas cabaçais, maneiro-pau e outros folguedos, saindo principalmente dos bairro João Cabral, Franciscanos e Pio XII acontece desde cedo. A forte tradição religiosa dos grupos faz com que muitos busquem, após o cortejo pelas ruas principais da cidade, as igrejas como percurso final para os desfiles pela cidade, a exemplo da Basílica de Nossa Senhora das Dores e do Socorro, que este ano se encontra com a parte externa em obras. Normalmente, os grupos fazem essas apresentações também durante o Dia de Reis. Muitos se reúnem nas casas de outros mestres da cultura para comemorar a data.
 A abertura da Semana do Folclore, no Crato, aconteceu com o grupo dos irmãos Aniceto, que se apresentaram de frente à Sé Catedral, no último domingo, e contou com a entrega da comenda Mestre José Aniceto. Também houve a participação do coco da Batateira e reisado Dedé de Luna. Ontem, mais cinco grupos se apresentaram.

Catullo afirma que dos 36 grupos da cidade, metade deles estará se apresentado. A semana conta também com a participação dos integrantes da Academia de Cordelistas do Crato, além dos grupos de reisado, maneiro-pau, emboladores e coco. De acordo com o presidente da Fundação, as apresentações continuam sendo realizadas no mesmo formato há 35 anos. Na Praça da Sé, as apresentações dos grupos começam a partir das 18 horas. Nesta quarta-feira, haverá o cortejo, mas os grupos a se apresentarem na Praça da Sé são o reisado do mestre Aldenir, além do maneiro-pau do Baixio das Palmeiras. Haverá a entrega da Comenda Mestre Dedé de Luna.

Há vários anos as bandas levam às ruas da cidade a cultura dos ancestrais. Para Catullo, é um verdadeiro caldeamento que reúne as diversas etnias. "Os Aniceto, com 178 anos de tradição; o cocô da mestre Edit, com 36 anos, o reisado do mestre Dedé de Luna, com 58 anos. Tudo isso representa uma trajetória cultural, com vários elementos reunidos", diz.

Para Catullo Teles, é importante destacar a origem dos folguedos, a exemplo do reisado, de Portugal, o maneiro-pau, com elementos da cultura árabe, entre outras influências. Ele destaca a relevância da inserção das escolas no contexto de integração com os grupos, para multiplicação desse conhecimento. "Acho que o mais importante seria isso, porque não é à toa que um grupo de pessoas vem aqui e luta com uma espada. Isso tem uma história, um corredor longo de integração de culturas e raças, para que se chegue a um folguedo unido". Segundo o presidente da Fundação, entender figuras míticas do jaraguá, burrinha, os passos do coco, tem uma origem e é a história da gente. Durante as apresentações dos grupos, é repassada de forma objetiva um pouco da história de cada grupo. "O reisado é o mais completo que nós temos", afirma, ao acrescentar a sua composição, que envolve elementos do teatro e a dança, música. Para a mestre Maria José Oliveira Luna é uma alegria estar presente desde a abertura das comemorações. Ela destaca a dificuldade que a maioria dos grupos sente em poder manter a tradição, mas que a espontaneidade para garantir a festa é o que mantém a riqueza cultural.

Mais informações:

Fundação do Folclore Mestre Eloi
Endereço: Rua Major Evangelista Gonçalves, 22
Bairro Pimenta - Crato - CE
Telefone: (88) 9299.3430

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

CRATO - Notícias da Urca - Universidade Regional do Cariri - 22-08-2012

Execução de projeto para acessibilidade na URCA debatida por arquitetos

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, esteve reunida, juntamente com o Vice-Reitor, Patrício Melo, com arquitetos do Projeto de adaptação dos campi da Instituição à acessibilidade para as pessoas com deficiência, na última quinta-feira. Na ocasião, foi debatida a execução do projeto com os representantes da empresa Architetus, os arquitetos da Secretaria das Cidades e o engenheiro da URCA, Eduardo Justo. A Reitora visitou alguns espaços da Universidade, a exemplo das principais vias de acesso, no campus do Pimenta, aos cursos e à Reitoria, além da área onde serão construídas novas salas de aula para possibilitar melhores condições aos alunos.
O projeto, que será executado dentro de um cronograma, onde estão inseridas obras prioritárias para a Instituição, está orçado em R$ 321.500, com previsão de início em 2013. Além desse projeto, foram debatidas as ações de infraestrutura para o Geopark Araripe.
Mais de R$ 15 milhões serão investidos em projetos prioritários da Universidade, até 2014. Os projetos estão voltados para infraestrutura, aquisição de equipamentos, material didático, novos veículos para assistência às atividades de ensino e gestão, adequação à acessibilidade, implantação de rede sem fio e reestruturação dos bacbones de dados dos campi.

Coberta metálica do Ginásio Poliesportivo da URCA está em fase de finalização

Está sendo finalizada a coberta metálica do Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), que deve ser inaugurado em novembro deste ano. Está sendo investido no empreendimento público mais de R$ 3,3 milhões, com recursos do Governo do Estado. O ginásio vem atender uma reivindicação antiga dos estudantes da URCA, principalmente os alunos do curso de Educação Física da Instituição. A Reitora Otonite Cortez realizou visita ao canteiro de obras, no campus do Pimenta, no intuito de acompanhar o andamento dos trabalhos. Ela afirma que a construção e montagem da coberta continuarão sem interrupções, para que a quadra seja entregue aos alunos no tempo previsto. Foram mais de 30 anos para concretização do projeto, com área construída de R$ 6.008,90 metros quadrados. A cobertura metálica será de 5.076,55 m²; uma quadra de 800 m² e arquibancada com capacidade de receber 2.200 pessoas. O ginásio ainda contará com uma cantina, uma sala para administração, hall de acesso, baterias de banheiros masculinos e femininos, palco para eventos, vestiários feminino e masculino, sala de apoio, hall de atletas, sala vip com banheiros, alojamentos feminino e masculino, além de sala de estar para atletas. 

URCA com inscrições abertas para Processo Seletivo de Professor Substituto até o dia 24 de agosto

 A Universidade Regional do Cariri (URCA), está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Professor Substituto, de 13 a 24 de agosto, na Instituição. Estão sendo disponibilizadas 14 vagas para os setores de estudo de Metodologia do Ensino da Educação Física, Filosofia da Educação, Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico, Direito Administrativo, Direito Comercial, Geografia Física, Geografia Humana, História do Brasil, História da América e Língua Portuguesa.
As inscrições estão sendo realizadas das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, no Campus do Pimenta, à Rua Coronel Antônio Luiz-1161, Pimenta, Crato-CE. A taxa de inscrição é R$ 100. Os candidatos podem ser brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros com visto permanente e portadores de diploma de curso de nível superior.
Os documentos necessários para inscrição são comprovante do pagamento da taxa de inscrição, cópia autenticada do diploma de graduação em curso superior de duração plena e histórico escolar, curriculum vitae com relação de títulos obtidos e os trabalhos publicados com cópias comprobatórias; cópia autenticada do documento de identidade; cópia autenticada do CPF; cópia autenticada do título de eleitor, para os brasileiros e cópia autenticada do documento de quitação com o serviço militar, para os homens.
A seleção não terá prova de títulos, mas exclusivamente prova didática. O calendário de provas será divulgado no site da Urca. O prazo de contratação de professor Substituto será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O regime de trabalho do cargo é 40 horas de atividades. Os salário variam entre R$ 1.404,77, para graduado, e R$4.013,63, para doutor.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213


MEC quer pacto com estados para melhoria do ensino médio


Brasília – Após reunião com os secretários estaduais de Educação, o ministro Aloizio Mercadante anunciou que será firmado um “pacto nacional” com os governos estaduais para melhorar a qualidade do ensino médio. A iniciativa surge uma semana depois da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que, no ensino médio, indicaram resultados insuficientes. O ensino médio é considerado o “gargalo” da educação básica, por registrar altos índices de abandono e reprovação, além de problemas na aprendizagem.

De acordo com Mercadante, será formado um grupo de trabalho entre os secretários de Educação e dirigentes do MEC para discutir soluções para essa etapa do ensino. Um dos focos deverá ser a reforma do currículo do ensino médio. A crítica é que hoje o conhecimento é apresentado de forma muito fragmentada aos estudantes – em média são 13 disciplinas obrigatórias. O debate não é novo. No ano passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que já indicavam uma flexibilização desse formato. De acordo com o ministro, o documento servirá de base para o novo modelo. Mercadante ressaltou que a reforma não significa que a divisão entre as disciplinas será abolida, mas que a aprendizagem dos conteúdos será integrada em quatro grandes áreas: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. “Algumas redes de ensino já estão trabalhando por área de concentração. Isso não quer dizer menos disciplinas ou menos professores, mas que elas estão integradas em um processo de aprendizagem único”, disse.

Uma das funções do grupo de trabalho será levantar as boas experiências já desenvolvidas nos estados para que elas possam ser utilizadas por outras redes de ensino. Para a presidenta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Nilene Badeca, é fundamental que os estados participem desse redesenho curricular porque são eles que executam as políticas na ponta.

“A ideia não é ter um modelo único. A gente vai buscar aquilo que é mais adequado para cada realidade. Nós vamos trocar experiências para ver o que é melhor para os estados. Vamos propor e ver o que podemos fazer junto com o MEC”, disse. Além da reforma curricular, o MEC discutiu com os secretários outras ações para melhorar o ensino médio, como o aumento da jornada escolar e do número de professores com dedicação exclusiva a uma única escola. Segundo o ministro, outra ideia é criar um programa de intercâmbio entre diretores de escolas para que eles conheçam “as melhores experiências de ensino médio no Brasil a fim de trazer para sua rede”.

Também será discutida a possibilidade de ampliação do Programa Ensino Médio Inovador, que atualmente atende a 2 mil escolas. Por meio dele, o MEC apoia unidades de ensino que queiram desenvolver novos formatos de organização de ensino médio, inclusive com o aumento do número de horas que o aluno passa na escola.

Edição: Graça Adjuto
Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil


Governo adia reunião com policiais federais sobre greve por 36 horas


Brasília – A reunião entre o governo federal e os policiais federais, que ocorreria hoje (21) à noite no Ministério do Planejamento, foi adiada. O governo pediu 36 horas para apresentar uma proposta à categoria. Uma nova reunião foi marcada para as 8h de quinta-feira (23).

Para o diretor de Seguridade Social da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Naziazeno Florentino Santos, a mudança de data da reunião criou expectativa. “Achamos que [os representantes do governo] estão tentando solucionar as nossas demandas e é isso que também queremos. Não é questão de aumento, mas de reestruturação [da carreira]”. De acordo com Santos, a categoria negocia há quase três anos uma pauta de reestruturação das carreiras de agente, escrivão e papiloscopista, além da equiparação salarial com os delegados. Com isso, os salários da categoria, que variam entre R$ 7 mil e R$ 11 mil podem chegar a R$ 13 mil.

Em greve há 14 dias, a categoria está mobilizada organizando protestos pelo país. Ontem um grupo de policiais federais fez uma manifestação no Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek. Eles sentaram na plataforma de embarque e exibiram faixas com reivindicações. Também ocorreram manifestações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os policiais federais também organizaram operações-padrão nos aeroportos. Segundo Santos, é uma maneira de mostrar para o governo que faltam investimentos em segurança pública no Brasil.

Edição: Rivadavia Severo
Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Semana do Folclore será encerrada com cortejo pelas ruas do Crato



Será encerrada nesta quarta-feira, com cortejo pela cidade do Crato, a Semana do Folclore, realizada por meio da Fundação Mestre Elói, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Vários grupos de tradição popular estarão desfilando pelas ruas da cidade, saindo da RFFSA a partir das 16 horas, em direção a praça da Sé, onde haverá apresentações de vários grupos no encerramento da festa. As comemorações alusivas ao Dia do Folclore foram iniciadas no último dia 19 de agosto, no domingo, com apresentações de grupos na praça da Sé e homenagens. Há mais de 50 anos, o Crato segue a tradição da cultura popular, incentivada e fortalecida por meio do trabalho do mestre Elói, seguida hoje com a fundação que recebeu o seu nome, que tem como presidente o seu filho, Catullo Teles, que dá continuidade ao legado. Os grupos nesse período realizam participação espontânea, sob a coordenação e organização da entidade.

Elizângela Santos
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Foto:Fernando Lopes Bezerra


Postos de gasolina são assaltados em Cedro e Orós


Dois roubos foram anotados pela Polícia nos municípios de Cedro e de Orós, na última segunda-feira [20]. Os alvos foram postos de gasolina, cujos funcionários testemunharam a ação dos criminosos. Mais informações abaixo.

ASSALTO A POSTO - Próximo ao meio dia, na segunda [20], a Policia Militar foi informada via rádio da Viatura, sobre o assalto a um posto de combustível localizado no bairro Pega Avoante, em Cedro. Os militares se dirigiram ao local e confirmaram a ocorrência através da vítima de 67 anos, que informou que um homem chegou para pedir água mineral e em seguida sacou um revólver. O acusado anunciou o assalto levou a pessoa para o escritório do posto onde estava o cofre, levando uma quantia em dinheiro não divulgada, além de um celular da marca LG. Ainda segundo a testemunha, um outro homem aguardada em uma moto Brós de cor laranja e a dupla fugiu em direção ao distrito de Mangabeira em Lavras da Mangabeira. Após colher as informações, a PM saiu em diligência visando identificar e localizar a dupla criminosa.

ASSALTO A POSTO II - Na mesma segunda [20], no final da noite, policiais militares pertencentes ao destacamento de Orós foram informados, via 190, de que um roubo a um posto de gasolina localizado no Centro de Orós,

Segundo informações de um funcionário de 41 anos que trabalha no estabelecimento, dois homens não identificados chegaram ao posto para abastecer e, durante o atendimento, um deles sacou um revólver e anunciou o assalto, levando a quantia de R$ 350,00 [trezentos e cinquenta reais], além de uma carteira contendo documentos pessoais da vítima. A dupla fugiu tomando destino ignorado. Os policiais, juntamente com uma equipe da Força Tática de Apoio [FTA] da cidade de Iguatu, realizaram diligências na tentativa de identificar, localizar e prender os infratores.

* Com informações da Polícia, através do 10º BPM - Iguatu ( Via Yuri Guedes )

Brasília é só Festa - Ex-assessora do Senado confirma que vai posar nua


A advogada Denise Leitão Rocha, exonerada do cargo de assessora parlamentar no Senado após a divulgação de um vídeo em que aparece em cenas de sexo, será capa da edição de setembro da revista "Playboy", segundo informou a assessoria de imprensa da publicação. Com isso, de acordo com a assessoria, ficará para outubro o ensaio da atriz Leona Cavalli, de "Gabriela", previsto inicialmente para setembro. No início deste mês, logo após ter sido exonerada, Denise Rocha disse que havia recusado convite para posar nua. Segundo a advogada, o ensaio fotográfico foi feito em São Paulo. Ela não quis comentar o valor que recebeu pelas fotos, mas disse que estava precisando do dinheiro.

"“Eu fiz por necessidade. Tenho de pagar advogados, peritos, pagar minhas contas", afirmou”.

O vídeo em que a ex-assessora aparece em cenas de sexo vazou na internet e chegou a aparecer nas telas de notebooks de parlamentares durante uma das sessões da CPI do Cachoeira – Denise Rocha era assessora do senador 
Ciro Nogueira (PP-PI), membro da comissão.


Denise Leitão Rocha (Foto: Reprodução de internet)

"O ensaio teve relação com a CPI. Eles [parlamentares] ficaram vendo meu vídeo na CPI. Pelo menos agora eles vão me ver de uma forma mais bonita. E espero que seja fora das dependências do Senado. Lá [Senado], eles estão para trabalhar”, disse Denise Rocha. Ela foi exonerada do cargo no gabinete do senador Ciro Nogueira  no começo deste mês. Desde então, afirma, está desempregada. "“O dinheiro [da revista] não paga meu estresse. Eu não vou desistir de provar judicialmente toda a injustiça que fizeram comigo"”, afirmou.  A advogada deu queixa na Delegacia da Mulher, e a Polícia Civil do Distrito Federal investiga quem foi o autor do vazamento do vídeo. Segundo a polícia, o homem que aparece com ela nas imagens foi ouvido e negou ter sido o responsável pelo vazamento.

Fonte: G1

TRE indefere candidatura de prefeitos no Ceará


O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu na sessão desta terça-feira (21) pelo indeferimento da candidatura de João Viana de Araújo (PP) à Prefeitura do município do Cedro.

O motivo foi o fato de o candidato ter tido contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM). Atual prefeito daquele município, João Viana concorre à reeleição. E para manter-se na disputa e continuar a sua campanha, o candidato ainda pode ingressar com novo recurso no Tribunal Superior Eleitoral. Caso recorra e o indeferimento da sua candidatura seja confirmado em última instância, apenas um candidato concorrerá à Prefeitura do Cedro: Nilson Alves Diniz, candidato pelo PSB. A decisão do TRE-CE, baseada em um dos critérios de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa, manteve a sentença do juiz de primeiro grau que indeferiu o registro de candidatura de João Viana. O recurso foi apresentado à Corte eleitoral pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) do Cedro contra o Ministério Público Eleitoral. Em outro processo, a Corte também decidiu pelo indeferimento do registro de candidatura de Raimundo Acinésio Bezerra (PR) à Prefeitura de General Sampaio, por ter tido contas desaprovadas pelo TCM. Caso Raimundo Acinésio seja impedido de disputar a eleição, restará apenas a candidatura de Ediene Monteiro (PRB).

Desaprovadas
 
Na mesma sessão, os juízes do TRE-CE decidiram, por maioria, pelo indeferimento da candidatura de José Orlando de Freitas Lima (PR) à Câmara Municipal de Aquiraz, também baseado nos critérios de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. Apenas o juiz relator do processo, juiz Manoel Castelo Branco Camurça, votou pelo provimento do recurso do candidato que lhe asseguraria o deferimento de sua candidatura. José Orlando teve contas de gestão desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, no entanto, a Corte de Contas revisou, posteriormente, essa decisão. Contrariando o voto do relator, o juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, que havia pedido vistas do processo, argumentou que como a revisão ocorreu após o trânsito em julgado da sentença no âmbito administrativo, ou seja, quando não havia mais possibilidade de modificá-la, a candidatura de José Orlando não poderia prosperar.

Rejeitadas

O caso se assemelha ao do candidato a vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia (PT), que na semana passada teve, por unanimidade, seu registro de candidatura deferido pelo TRE-CE, mesmo após ter tido contas de gestão rejeitadas pelo TCM, que também revisou a decisão posteriormente. A diferença, no entendimento da Corte eleitoral, porém, é que no caso de Ronivaldo, a revisão teria ocorrido antes da sentença definitiva.

"Nesse processo (de José Orlando) eu entendi que houve um trânsito em julgado, uma decisão que foi definitiva. E através de um incidente, chamado de incidente de nulidade absoluta, o TCM teria revisto uma decisão que, na ótica desta Corte, era uma decisão definitiva. (...) Por isso, essa Corte entendeu que nenhum outro motivo poderia anular o trânsito em julgado", explicou o Francisco Luciano Lima Rodrigues. Outros quatro integrantes do TRE-CE acompanharam o seu voto. A Corte decidiu ainda pelo indeferimento de quatro candidatos a vereador. Todos tiveram contas de gestão desaprovadas pelo TCM. São eles: Pedro Fontenele de Sousa (PSDB), de Granja; Vanderlan Jorge Leandro (PTB), de Ipaumirim; Francisco Murilo Alves (PMDB), de Graça; e José Nilson Chaves (PRB), de Tururu. Na pauta da sessão plenária de ontem constavam 74 processos referentes a recursos eleitorais de candidatos de todo o Estado. Até o fechamento desta edição, a sessão ainda não havia sido encerrada.

DN ( Via Lindomar Rodrigues )

Projeto de reestruturação da Polícia Militar será votado com urgência


No dia em que começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará, a mensagem do Governo do Estado propondo a reestruturação dos quadros da Polícia Militar já tornou-se prioridade no Parlamento. Durante a sessão plenária de ontem, os deputados aprovaram regime de urgência na votação da matéria. O que poderia levar cerca de um mês para ser apreciado poderá ser aprovado em poucos dias.

Sugerido pelo líder do Governo, deputado Sérgio Aguiar (PSB), o regime de urgência foi acatado por unanimidade entre os parlamentares. A partir de agora, a mensagem do Executivo será submetida à apreciação da Procuradoria da Assembleia e, em seguida, será avaliada pela Comissão de Constiutuição, Justiça e Redação (CCJ) e, por fim, pelas comissões temáticas. Parlamentares que integram estas últimas darão a palavra final sobre o conteúdo do material.

Após cumprir este percurso, o projeto de reestruturação da PM somente terá validade depois de ser sancionado pelo governador Cid Gomes (PSB) e publicado no Diário Oficial da União. Se tudo for aprovado, serão criados 15 batalhões, 37 companhias, três esquadrões, dois comandos, duas coordenadorias e um regimento na Capital e Interior. Ao todo, são 60 novas estruturas. Atualmente, existem 31.
Fonte: O POVO



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30