xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 agosto 2012

Quatro morrem em colisão de aviões em São Paulo



SÂO PAULO - Qautro pessoas morreram depois que dois aviões de pequeno porte colidiram e caíram às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em Santa Bárbara D'Oeste (SP), 141 km de SP, por volta das 1hh deste sábado. As vítimas era ocupantes das aeronaves. Os corpos foram encontrados carbonizados.

Moradores ouvidos pela EPTV, afiliada da TV Globo na região, relataram que as asas da aeronave se tocaram na lateral e depois caíram. O Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara D'Oeste enviou quatro caminhões para o local e a guarnição da cidade vizinha de Americana mais uma viatura para combater o incêndio.

Destroços de avião em Santa Bárbara D'Oeste, SP (Foto: Divulgação / Grupamento Aéreo da PM)

G1

Tudofel: Serpentes na noite, a canção

Tudofel: Serpentes na noite, a canção: N o início dos anos 90, no interregno do fim da banda Lerfa Mu (Ex-Fator Rh) e a banda temporã Os Papas-Figo, assisti, com Salatiel e...

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS


Na década de 70 do século passado, na Rua Dr. João Pessoa em Crato, bem em frente as Lojas Pernambucanas, ficava e ceguinho com uma lata de doce feito cofre para guardar as doações em moedas e um arremedo de violão cantando suas cantigas e lamentos. Assim levava a vida até o dia em que um gaiato  o apelidor de Inhanha. O ceguinho não gostou de ser rebatizado, e, como todo apelido pega quando o dono  não gosta - o dele também pegou.  Não suportando a chateação diária: Inhanha pra lá, Inhanha pra cá, Resolveu arribar, foi embora para Juazeiro do Norte. Fez seu ponto novamente em frente as Casas Pernambucanas na  rua São Pedro. De passagem por Juazeiro, o cratense José Moisés viu uma multidão admirando os cânticos do ceguinho. Se aproximou, como quem toma chegada para matar passarinho e, gritou bem alto: Acunha Inhanha! - O ceguinho parou a cantiga e disse: "Fala corno do Crato, esse corno só pode ser do Crato".




Justiça condena candidato a vereador de Crateús por homicídio


A juíza Daniella Lima da Rocha, da comarca de Crateús (a 350 km de Fortaleza) condenou Luiz Carlos Martins Araújo (DEM), que é candidato a vereador naquele município, a 10 anos e três meses de prisão por homicídio doloso, lesão corporal grave e omissão de socorro.

Araújo bateu com seu carro em uma moto, provocando a morte de duas pessoas e ferimentos em outra. Fato inédito na comarca de Crateús, foi a primeira vez que um réu autor de atropelamento foi submetido a julgamento perante o Tribunal Popular do Júri. Luiz Carlos Martins Araújo foi denunciado pelo Ministério Público (MP). O fato aconteceu no dia 9 de abril daquele ano. O acidente matou a comerciária Maria Celma Leite Pereira Ribeiro, de 34 anos, e a adolescente Jussara Ribeiro Cipriano, de 11 anos. A colisão também provocou ferimentos graves em um bebê, que também era conduzido na motocicleta. A pena foi agravada em virtude do acusado ter fugido do local sem prestar socorro. A defesa dele, entretanto, alegou que Araújo só agiu dessa maneira porque teve medo de ser linchado. De acordo com o MP, no mesmo dia o réu havia atropelado dois ciclistas e igualmente não prestou socorro.

Prisão e indenização

Além da pena de reclusão, o réu também terá de pagar indenização de R$ 45 mil à família das vítimas do atropelamento. A promotoria argumentou que Araújo estava alcoolizado quando conduzia seu carro e bateu em uma moto que levava três pessoas.

Réu recorre em liberdade

Apesar da condenação, a juíza concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade por entender que ele possui bons antecedentes.

Continua candidato

A condenação em primeira instância não enquadra Araújo na lei da Ficha Limpa e ele continua candidato a vereador. Apenas se tivesse sido condenado em segunda instância, por um colegiado de juízes, Araújo seria impedido de disputar as eleições. O POVO Online tentou contato com a defesa de Luiz Carlos Araújo, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

O Povo Online

TRAGÉDIA EM CRATO - Rapaz é assassinado à queima-roupa durante caminhada do candidato Cícero França


Publicada ontem ( 17 ) às 18:34


Militante da Coligação União pelo Crato é assassinado durante caminhada

Mais um ato de violência contra a militância do candidato Dr. Cícero França (PV) da Coligação União pelo Crato. Atirador disparou covardemente à queima roupa em um eleitor e colaborador da campanha, durante ato político no Alto do Seminário.

Crato – O incidente aconteceu agora a pouco, por volta das 17 horas e 30 minutos, durante caminhada pelas ruas do bairro Seminário – o maior contingente eleitoral do Crato. O militante encontrava-se em uma rua paralela à manifestação, distribuindo santinhos quando foi atingido por três tiros à queima roupa. Ao ouvir os disparos os populares correram para socorrer a vítima que acabou falecendo no momento do crime. Imediatamente a polícia foi acionada para apurar os fatos. Os candidatos a prefeito Dr. Cicero França e o vice George Macário estavam próximos ao local, mas não sofreram nada e passam bem. Dr. Cícero cancelou a agenda do dia e se dirigiu à delegacia onde presta depoimento e toma providências legais para que a polícia investigue o ocorrido. O clima de tensão e nervosismo tomou conta dos participantes da caminhada que acabaram retornando abalados para suas casas. A tia da vítima esteve no local do assassinato e cobrou justiça pela morte do sobrinho.

Fonte: Jornalista Washington Nogueira  — com Davi F. Araripe Cariri em Crato.

35º FESTIVAL FOLCLÓRICO DO CARIRI - Por: Catullo Teles

Em 1977, o folclorista Elói Teles de Morais presidente do Clube dos Amigos do Folclore, departamento responsável pelo folclore do Instituto Cultura do Cariri com os companheiros - FRANCISCO NORÕES MATOS, MIGUEL COSTA BARROS, SARAH BRITO, MARIA LÚCIA AQUINO, MARIA DO CARMO FEITOSA, MESTRE DEDÉ DE LUNA, MESTRE CORREINHA, FRANCISCO XAVIER LUNA, MARIA LILI DE MORAIS, ZENIRA CARDOSO, AMARILIO CARVALHO, HUBERTO CABRAL, EDÉSIO BATISTA e JURANDI TEMOTEO criaram o Festival Folclórico como forma de trazer para as praças o divertimento  dos nossos rurícolas, dos sertões, das serras que extravasam suas alegrias em forma de festas, brincadeiras e folias manifestando seu espírito e revelando sua mentalidade, na mais pura singeleza e espontaneidade adoráveis. O Festival Folclórico do Cariri para o espectador,tudo não passa de espetáculo, entretenimento, alegrias, mas ao etnógrafo e pesquisadores especializados oferecem elementos preciosos  para a investigação científica do folclore. De 19 a 22 de Agosto deste ano a Fundação do Folclore Mestre Elói, herdeira legítima desse legado, realizará o 35º Festival Folclórico do Cariri, reunindo na Praça da Sé folguedos,  poetas, repentistas, cordelistas, violeiros, aboiadores e emboladores . Certa vez perguntaram a Patativa do Assaré o que é Folclore. Ele respondeu:

VOCÊ, CABOCLO QUE CRESCE
SEM INSTRUÇÃO NEM SABER
ESCUTA MAIS NÃO CONHECE
FOLCLORE O QUE QUER DIZER
O FOLCLORE É UM PILÃO
É UM BODOQUE, UM PIÃO,
GARANTO QUE TAMBEM É
UMA GROSSEIRA CANGALHA
APARELHADA DE PALHA
DE PALMEIRA CATOLÉ

FOLCLORE MEU CAMARADA
OUVIMOS A TODA HORA
É ESTÓRIA DE ALMA PENADA
DE LOBISOMEM E CAIPORA
FOLCLORE É AQUELE INSTRUMENTO
PARA O SEU DIVERTIMENTO
QUE CHAMAMOS BERIMBAU
É TAMBEM A BRINCADEIRA
RITIMADA, PRAZENTEIRA
CHAMADA MANEIRO PAU

É UM ABOIO MAGUADO
DO VAQUEIRO NA AMPLIDÃO
É O FESTEJO ANIMADO
DA DEBULHA DO FEIJÃO
CARRO DE BOL E GAIOLA
É DESAFIO DE VIOLA
DO CANTADOR POPULAR
É TAMBEM A TOADINHA
DA CIRANDA, CIRANDINHA
VAMOS TODOS CIRANDAR

PATATIVA DO ASSARÉ

A FESTA DO FOLCLORE CARIRIENSE, é uma parceria entre Fundação do Folclore Mestre Elói, Instituto Cultural do Cariri , Secretaria da Cultura e Secretaria de Educação do Município do Crato e acontecerá de 19 a 22 de Agosto na Praça da Sé em Crato
PROGRAMAÇÃO 36º FESTIVAL FOLCLÓRICO DO CARIRI
19 A 22 DE AGOSTO DE 2012
LOCAL : PRAÇA DA SÉ – CRATO CEARÁ

DOMINGO 19 DE AGOSTO
18:00hs
As
22:00hs    - ABERTURA
- ENTREGA DA COMENDA MESTRE JOSÉ ANICETO
- BANDA CABAÇAL DOS IRMÃO ANICETOS
- REISADO DEDÉ DE LUNA
- COCO FEMININO DA BATATEIRA

SEGUNDA FEIRA 20 DE AGOSTO
18:00hs
As
22:00hs  - GRUPO CINTURA FINA
- COCO DO SITIO QUEBRA
- REISADO DA BELA VISTA E SERRARIA
- REISADO DO SITIO SÃO VICENTE
- TRANQUILINO RIPUXADO

TERÇA FEIRA 21 DE AGOSTO
18:00hs
As
22:00hs    - REISADO DO SITIO CRUZEIRO
- REISADO SÃO FRANCISCO SÍTIO POPÔ
- COCO DA ASSOCIAÇÃO DO MURITI
- ACADEMIA DE CORDELISTA DO CRATO

QUARTA FEIRA  22 DE AGOSTO
18:00hs
As
20:30hs    - ENTREGA DA COMENDA MESTRE DEDÉ DE LUNA
- REISADO DO MESTRE ALDENI.
- MANEIRO PAU DO BAXIO DAS PALMEIRAS
Catullo Teles
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MESTRE ELÓI
Foto meramente ilustrativa: Wilson Bernardo

Novo presidente do Banco do Nordeste gera aprovação entre deputados


O nome do novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil [BNB], Ary Joel Abreu Lanzarin, ex-diretor de micro e pequenas empresas do Banco do Brasil, recebeu a aprovação de deputados da Assembleia Legislativa.

O anúncio foi feito pelo Governo Federal e o líder interino do Governo na Assembleia [AL-CE], deputado Sérgio Aguiar [PSB], disse que a escolha foi “muito boa”. O parlamentar destacou que, apesar de Lanzarin ser de Santa Catarina, vai se envolver com as causas do Nordeste. “Ele tem uma visão técnica de desenvolvimento das micro-empresas. O Nordeste precisa desta visão e sei que será sensível às nossas causas”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Agropecuária e vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos Minas e Pesca, deputado Hermínio Resende [PSL], também aprovou a nomeação. “Tenho certeza que ele vai se sair bem”, disse. Segundo Hermínio, “ele saberá se envolver com as atividades do setor primário do Nordeste”. “Além do envolvimento nas atividades essenciais para o nosso crescimento, espero que Joel Lanzarin acabe com a burocracia das linhas de crédito. Muitas pessoas desistem por causa das complicações”, salientou. “Desejo que tenha sucesso e sei que ele vai suprir as expectativas boas de todos”, comemorou.

PERFIL - Ary Joel Lanzarin é catarinense de São Miguel D’Oeste. Tem MBA em formação geral para altos executivos do Banco do Brasil, pela Universidade de São Paulo [USP], e possui experiência na administração de bancos públicos, com mais de 25 anos dedicados ao Banco do Brasil. Além de diretor de micro e pequenas empresas do BB, Lanzarin também é conselheiro do Sebrae e vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento. A presidência do BNB estava sendo ocupada interinamente por Paulo Ferraro, que era diretor de negócios da instituição.
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará


Distribuição de combustível para carreata não é compra de votos, afirma TSE


Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral [TSE] rejeitaram, por unanimidade de votos, dois recursos especiais eleitorais.

Os doecumentos foram apresentados por Maria Jozeneide Fernandes Lima, candidata que ficou em segundo lugar no pleito municipal de 2008 na cidade de Guadalupe-PI. A interessada buscava a impugnação do mandato eletivo da chapa eleita - Wallen Rodrigues Mousinho [prefeito] e Francineth Lima da Costa [vice-prefeita]. O ministro relator do recurso, Marco Aurélio, manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí [TRE-PI], segundo a qual a distribuição de combustível a cabos eleitorais para que possam participar de carreata não configura compra de votos.

“Consignou-se que, objetivando a feitura de carreata, realmente ocorrera a entrega gratuita de combustível à razão de dois litros para moto e cinco litros para carro, ou seja, ninguém teve o tanque completo. Conforme fez ver o regional, os pronunciamentos do Tribunal são no sentido de ‘em se tratando de distribuição limitada de combustíveis para viabilizar carreata descabe cogitar da figura do artigo 41-A da Lei nº 9.504/1997'. O TRE-PI apontou o gasto total como sendo de R$ 5,6 mil, contabilizado na prestação de contas entregue à Justiça Eleitoral e por esta aprovada”, enfatizou o ministro Marco Aurélio. A defesa da candidata derrotada argumentou, sem sucesso, que em uma cidade de apenas 10 mil habitantes, a diferença entre o candidato eleito e sua cliente foi de apenas 124 votos. Segundo ele, foram distribuídos 2,9 mil litros de combustível no dia 30 de setembro de 2008, com o abastecimento total de 438 veículos.

A defesa do prefeito eleito argumentou, por sua vez, que testemunhas arroladas pela própria recorrente [Maria Jozeneide] não confirmam que o combustível foi distribuído mediante pedido expresso de votos, o que afasta a tese de que teria havido captação ilícita de sufrágio. Além disso, sustentou o advogado da chapa eleita, não se pode falar em abuso de poder econômico tendo em vista que a pequena quantidade de combustível distribuída se esgotou no percurso da carreata.

* Com informações da Agência de Notícias da Justiça Eleitoral
Via Yuri Guedes

Dilma sanciona LDO de 2013 com vetos ao texto do Congresso


A presidenta Dilma Rousseff sancionou nessa sexta-feira [17], com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias [LDO] de 2013, aprovada pelo Congresso Nacional em julho.

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República não informou quantos vetos nem quais trechos foram suprimidos. O texto final só deverá ser publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira [20]. Pelo texto aprovada pelo Congresso, o valor do salário mínimo no ano ficou determinado em R$ 667,75. Ele também previa que o superávit primário do setor público consolidado seja 3,1% do Produto Interno Bruto [PIB], dos quais a União [orçamentos fiscal e da seguridade social] vai contribuir com 2,15% e os estados e municípios com 0,95%.

Na redação final da LDO no Congresso, ficou mantida a flexibilidade fiscal solicitada pelo Executivo de diminuir a meta em até R$ 45,2 bilhões [0,9% do PIB], caso a programação se destine a investimentos prioritários. Pelo texto do Congresso, a dívida líquida do setor público consolidado deve ser equivalente a 32,5% do PIB, em 2013.

Durante a votação, os parlamentares retiraram da LDO um dispositivo que instituía o regime diferenciado para estatais, como a Petrobras e Eletrobras, fazerem contratações, via licitação, com critérios de preços diferentes das tabelas oficiais de custos.

* Com informações da Agência Brasil

Hoje no DN - Bárbara de Alencar é homenageada em Crato


A honraria foi proposta pela Câmara Municipal do Crato, sendo votada e aprovada por unanimidade. A guerreira, nascida em Pernambuco, será representada pela primeira- dama da cidade, Mônica Araripe FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS.

Crato. No aniversário de sua morte, Bárbara Pereira de Alencar irá receber o título de Cidadã Cratense e passará a ser reconhecida como a heroína nacional, nos termos do projeto de Lei número 522/2011, que determina a inscrição de seu nome no livro dos Heróis da Pátria.

Para celebrar o reconhecimento, hoje, na Câmara Municipal de Vereadores do Crato, haverá uma extensa programação, que terá início às 17 horas, com uma missa para relembrar os 180 anos do falecimento. Logo após será lançado um selo comemorativo da inscrição do nome dela o Livro de Heróis da Pátria. Já à noite, sua biografia, abordada na obra "Brabos Retumbantes de Uma Vida", será lançada no Teatro Salviano Arraes Saraiva, onde também vai ser concedido a entrega do título. Bárbara será representada pela primeira-dama da cidade, Mônica Araripe.

A honraria foi proposta pela Câmara Municipal ainda em 2009, e votada e aprovada por unanimidade no mesmo ano. A guerreira nascida no Estado de Pernambuco mudou-se para o Crato na mocidade, logo após casar-se com o comerciante português José Gonçalves dos Santos, com quem teve três filhos, Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, José Martiniano Pereira Alencar e padre Carlos José dos Santos, todos revolucionários.

Foi no solo cearense que ela planejou a instituição de um sistema republicano de governo. Em 1817, durante a Revolução Pernambucana, que visava a emancipação do Brasil em relação a Portugal, Bárbara de Alencar, Tristão Gonçalves e José Martiniano idealizaram o Decreto de Independência do Crato, que libertou a cidade da Coroa Portuguesa por sete dias.

O fato foi considerado inédito na história do País, mas as narrativas oficiais não ressaltam essa participação. Devido à sua luta política, Bárbara de Alencar projetou nacionalmente o nome do Município de Crato. Seus ideais renderam-lhe a alcunha de a primeira prisioneira política do Brasil. Mas, apesar de sua contribuição histórica, atualmente, na cidade, ela é lembrada apenas por dar nome a dois estabelecimentos comerciais e a uma rua. Além de uma placa no palco da mobilização da época, a Igreja da Sé e por uma Comenda de Destaque, oferecida pela Câmara de Vereadores. O Museu Histórico da cidade do Crato dispõe de um pequeno acervo da guerreira. Entre as peças estão um aparelho de jantar e uma foto pintada a carvão de José Martiniano. Já o prédio que foi a residência de Bárbara, hoje abriga a Secretaria da Fazendo do Estado (Sefaz).

Politização

Depois da morte de Bárbara de Alencar, o Crato tornou-se uma cidade mais politizada. Lideranças políticas como Miguel e Violeta Arraes foram influenciados pelo pensamento da revolucionária. Com o destaque da entrega do Título de Cidadã Cratense e Heroína Nacional, a história da cidade deverá ser retomada, proporcionando maior interação e, também, conhecimento para as novas gerações.

Para a historiadora Alexandra Bandeira, que está elaborando um documentário sobre a vida de Bárbara de Alencar, o título poderá representar o primeiro passo para uma mudança do compreensão dos fatos históricos. "É importante que a população conheça a conjuntura política da cidade. Só queremos que Bárbara de Alencar seja reconhecida pela mulher que ela foi", afirma a historiadora.

Mais informações:

Câmara de Vereadores do Crato
Avenida Duque de Caxias- 714
Bairro; Centro- Crato
Telefone: (88) 3523.2749

Yaçanã Neponucena
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30