xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 agosto 2012

Tudofel: Filho rebelde da tradição

Tudofel: Filho rebelde da tradição: Considero-me “filho rebelde da tradição”. E, de fato, o sou. Quem conhece bem o Crato, não precisa de maiores explicações para ente...

A arte de ser positivo - Por: Emerson Monteiro



Nas variantes de práticas adotadas, as palavras prestam inúmeras facilidades, das quais a principal sobrevive em meios adversos, oferecendo formas de superar bloqueios e contradições. Há sempre palavras que mostram alternativas, conduzem negócios, informam possibilidades, germinam saborosos frutos inúmeras vezes, matrizes do sucesso pleno. Os desdobramentos e acontecimentos abrem, com isso, janelas e portas imensas, donde saem (das palavras) os conceitos seguidos das atitudes. 

Viver, portanto, quase significa estabelecer estados de compreensão das coisas deste mundo através das palavras formulam através dos pensamentos que a elas formularam palavras, no juízo de cada criatura humana. Destarte, a relação entre conceitos, ações e os sentimentos, somados, determina o estilo da vida que prevalece nas vontades individuais e no plano das coletividades. Assim, pessoas aborrecidas quase nunca sabem formular conceitos diferentes daquilo que todo dia praticam. Desempenham nas palavras e pensamentos o que acostumaram, na prática cotidiana, usar, pois o cachimbo põe a boca torta. Criam hábitos nocivos e deles se alimentam qual ficção natural, como quem diz a si não haver outro jeito de exercitar a existência senão sofrendo as amarguras e o desespero, na angústia de caminhar. 
Noutras palavras, se conformam naquilo que lhes prejudica. Mesmo tolerando altos tombos, arrastam os pés quais seres frustrados e arrependidos, em tudo e por tudo vítimas na incoerência do sistema que adotam pela condenação antecipada do medo e da culpa, primos entre si. 
Navegar é preciso; viver não é preciso, considerou Fernando Pessoa, verso que casa feito luva no modo existencial do viver só por viver, ao sabor das marés, entregue às ondas tempestuosas do desânimo e das enxaquecas, desilusões ao vento.
No entanto, falar de outro jeito de viver, do viver positivo contém milhões de esperanças pulando acesas em nosso caminho. Aquilo de reagir do gesto mecânico de apenas se abandonar às vagas a pura sorte. Porquanto há o estilo melhorado de tratar a condição humana, o trato habilidoso de conceitos revolucionários. Gerar palavras e sentimentos agradáveis, tecidos na malha da vontade livre e, em consequência, elaborar atitudes de ânimo construtivas em si e na sociedade harmoniosa e progressista.

Por: Emerson Monteiro

Convite para Entrega do Título de Cidadã Cratense a Bárbara de Alencar


No próximo sábado, dia 18 de Agosto 



Por Huberto Cabral, especialmente para o BLOG DO CRATO

CRATO - VÂNDALOS DESTROEM E ROUBAM PLACA DO “GEOPARK” DENTRO DA RESERVA ECOLOGICA DO SITIO FUNDÃO - Por Ed. Alencar


Não é de hoje que denunciamos o vandalismo que  vem ocorrendo dentro da reserva ecológica do Sítio Fundão, ( Parque Estadual  ), que nunca saiu do papel nestes cinco anos de sua criação pelo Governo do Estado, mesmo sendo um “GEOSSITIO”. Louva-se o empenho das ações do GEOPARK, que vem fazendo sua parte, nas construções de trilhas, instalações de placas indicativas, mas como Parque Estadual não está concretizado estrutural e administrativamente, correto. Não  tem conselho administrativo. Não tem o Projeto de Plano de Manejo,  não foi feito o cercamento prometido, Não recolocaram a GUARITA na entrada principal, Nenhum outro órgão do Governo assumiu os cuidados pelos ativos históricos que fazem parte da reserva que vem  se degradando dia-a-dia por falta de atitude, pois se quisessem fazer, já o teriam feito a muito tempo sem precisar de tantas cobranças. E o que se ver, é o  tempo passando e o mandato do governo também  acabando e do jeito que vai,muita coisa vai se destruir.

A falta de segurança é o fator principal ao longo de tantos anos. Recentemente, foram contratados pelo “CONPAM”, mais quatro seguranças, somando-se um total de oito (8) assim  distribuídos:  quatro que já existiam, fazem exclusivamente a vigilвncia da Casa de Taipa, alternadamente, sendo um guarda em cada turno.

Os quatros novos contratados e motorizados, que obedecem ao mesmo esquema de rodízio, resume-se  também em UM, que tem a função de ficar na casa, e em determinado tempo, se deslocar até a entrada principal do Parque.  Este único segurança encontra-se impossibilitado de fazer abordagem sozinho dentro da área, pois corre risco de morte quando se deparar com grupos de vândalos que circulam dentro da reserva, através das trilhas que os levam ao centro do parque, onde existe um balneário  dentro do Rio Batateiras, que serve como ponto de encontros para os usuários de drogas, bebidas e churrascos, tudo junto ao monumento histórico lá existente que é a Barragem de Pedra dos Escravos.

Sem distribuição  correta dos vigilantes, ficam vulneráveis  as fronteiras que não são visitadas, assim como o local central do balneário onde ocorrem os encontros dos vândalos.

Estes paliativos, jogados lá dentro da reserva como satisfação a sociedade ou, autoridades que vem cobrando as responsabilidades do Governo do Estado para com a reserva, vem cansando à todos pelas promessas não cumpridas ao longo destes anos de abandono,  principalmente pelas edificações históricas como por exemplo o ENGENHO de Pau secular que não vai suportar o próximo inverno sem nenhuma proteção de cobertura.

POR FIM, O QUE SE VER, É O GOVERNO PEGANDO CARONA NAS OBRAS DO GEOPARK, ENQUANTO O PARQUE EM SI, CONTIUA NO “ENROLATION” E FAZENDO OUVIDO DE MERCADOR  PARA AS DENÚNCIAS QUEM SABE ATÉ 2014, ASSIM CAMINHA.



Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Flautista Altamiro Carrilho morre no Rio aos 87 anos


RIO DE JANEIRO, 15 Ago (Reuters) - O músico, compositor e flautista brasileiro Altamiro Carrilho morreu nesta quarta-feira aos 87 anos em uma clínica no Rio de Janeiro, onde havia sido internado nesta semana para tratar complicações pulmonares, disse a família dele. Anteriormente, ele já havia sido hospitalizado algumas vezes com problemas pulmonares que o deixaram muito debilitado, de acordo com familiares. 

Carrilho, considerado um dos mestres da música brasileira, fez carreira nacional em programas de rádio e de auditório e ganhou projeção internacional, produzindo mais de 100 discos e 200 canções. Também se apresentou em mais de 40 países. "Ele ajudou a difundir a bossa nova e era um gênio, um virtuoso", disse o ex-parceiro e músico instrumentista Rubens Antônio da Silva, conhecido como Caçulinha.

"Ele tocava vários instrumentos, era muito dedicado e estudava mais de duas horas por dia. Seu som tinha uma limpeza e uma qualidade ímpar, tanto que teve reconhecimento fora do Brasil também", acrescentou. A família ainda não revelou onde será velado e sepultado o corpo do flautista. Há possibilidade de o enterro ser realizado na cidade onde ele nasceu, Santo Antônio de Pádua, no interior do Estado fluminense.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

A DESOBEDIENCIA DO HOMEM AS LEIS DA NATUREZA COLOCA O MEIO AMBIENTE EM CRISE


Mudanças climáticas, chuvas catastróficas, erosões, queimadas, expansão de áreas desérticas e tantos outros incidentes nos avisam que, o meio ambiente está em crise, a hora de agir está passando e que o momento de correr já chegou. As leis que estabelecem multas severas para os agressores e os esforços das autoridades até aqui não têm sido suficientes para inibir as ações do homem contra a natureza. É cada vez maior o registro de infrações ambientais nas pequenas e grandes cidades do Cariri. De janeiro a junho deste ano de 2012 o segundo pelotão da Companhia de Policia Militar Ambiental CPMA, sediado em Juazeiro do Norte, apreendeu mil 389 animais entre vivos e abatidos, silvestres e domésticos. Foram 341 equipamentos de caça, 361 quilos de peixes, 350 unidades entre armas de fogo e munições, carros de som foram 42 e 170 sacas de carvão. O tenente Manoel Pinheiro Dantas, comandante regional da CPMA/Cariri avalia a estatística como dramática e preocupante, não só pelo volume de apreensões, mas também pela negligencia da grande maioria da população em relação a preservação do meio ambiente.

Conforme o comandante do segundo pelotão a desobediência as leis ambientais nos tem trazido conseqüências que vão desde a diminuição da vazão de nossas fontes de água à extinção de valores da flora e fauna. Cita como exemplo a presença, cada vez mais freqüente, de animais silvestres nas residências, como foi o caso em uma casa na cidade de Barbalha pra onde a policia ambiental foi chamada para sedar 20 sagüis que estavam invadindo a residência, roubando alimentos e incomodando os moradores. Outro caso foi o de uma jibóia na residência do senhor Jhonatan Sousa na localidade do Sitio Estrela, também em Barbalha. Estas serpentes, explicou o comandante, algumas chegando a medir 2,5 metros de comprimento, vêm se tornando figurinhas carimbadas em alguns Bairros de Crato, Juazeiro do Norte e cidades vizinhas. A media de avistamentos e pedidos de capturas desses animais são de dois por semana e apontou as áreas de maior incidência as que ficam próximas das matas preservadas e que estão sendo ocupadas por residências e até padarias, churrascarias, bares, restaurantes e condomínios, como é o caso da Área de Proteção Ambiental APA Chapada do Araripe. O tenente Pinheiro pede que a sociedade se torne mais ainda parceira da policia ambiental, ligando para 3102 1126.

O segundo pelotão da Companhia de Policia Militar Ambiental em Juazeiro tem 31 agentes, uma viatura e três motos para atender 71 municípios de toda região Sul do Estado, alem de Inhamuns, indo até Mombaça. O comandante informou que o governo do Ceará prometeu estruturar melhor a instituição em todo o Estado, transformando a Companhia de Fortaleza em Batalhão, os pelotões de Sobral e Juazeiro do Norte em Companhias e criar novos pelotões nas principais cidades do Cariri. No mesmo projeto está a aquisição de novas viaturas e a inserção de mais homens quando da realização do próximo concurso para a policia militar. Mas o projeto só vai ser executado após as eleições municipais de outubro próximo, concluiu o comandante Pinheiro.

Por: WIlson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


SHOW - Abidoral Jamacaru interpreta Noel Rosa - Conversa de Botequim



Dia 16 de Agosto ( sexta )
Às 20:00 no SESC Crato
Ingressos: R$ 10,00 ( R$ 5,00 meia )
postos de venda: Sesc Crato ( No SAC )
Ou pelo telefone: 99444161

COORDENAÇÃO DO GEOPARK ARARIPE DESCONHECE AÇÃO DO MINISTERIO PUBLICO


O Ministério Publico Federal no Ceará instaurou procedimento administrativo contra o Geopark Araripe. O autor do despacho é o procurador da Republica, Rafael Ribeiro Rayol, alegando que todos os nove geossitios estão sem infraestrutura adequada para o recebimento de visitantes e que, em todos esses locais de interesses geológicos, não existe segurança, tanto para o patrimônio cultural exposto, quanto para as próprias pessoas interessadas em visitarem essas áreas. Segundo o procurador, da forma como estão esses geossitios, qualquer pessoa pode adentrá-los e subtrair ou danificar o que bem entender, já que nem sequer existem guias que possam atender a população e promover a função essencial de um Geopark que é o fomento a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável de uma região, relata o procurador.

Os coordenadores do Geopark Araripe, Titos Rield, Idalecio Freitas e Nivaldo Soares disseram que a instituição não foi notificada pelo Ministério Publico Federal sobre a instauração do procedimento e preferiram não entrar no mérito da questão. Rield explicou apenas que o Geopark Araripe está ainda em fase de implantação, semelhantemente as demais 88 unidades do mundo inteiro, por se tratar de um projeto jovem com apenas dez anos de construção. A expectativa, disse ele, é de que esse projeto tenha sua implantação plenamente concluída em 2013. Sobre os geossitios, explicou, cada um tem situação diferente pelo fato de estarem situados em áreas de posse particular e outros em locais públicos. Atualmente esses locais estão sendo melhorados e o processo é lento porque depende de licitações. Eles estão sendo preparados para a visitação publica que terá o auxilio da primeira turma de guias turísticos formados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC.

Conforme o secretário executivo do Geopark Araripe, Nivaldo Soares, a instituição vem cumprindo sua função ambiental. Como animador de um processo que envolve diversos segmentos sociais no sentido de fazer reconhecidos elementos do ecossistema e nos espaços que necessitam de olhares diferentes, ele entra  alavancando abertura de discussões. Entende que a instituição evoluiu bastante e está atingindo seus objetivos pelos quais foi criado. Possui uma sede própria com estrutura capaz de fazer funcionar suas principais atividades, principalmente na área educativa, a exemplo da formação recente de 180 professores dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Santana do Cariri, Barbalha e Missão Velha. Esses profissionais terão como missão principal socializar o papel do Geopark quanto a sua importância nesses respectivos municípios.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter/Radialista
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Escândalo dos Banheiros – Voto defende redução de multas de dois acusados


Em mais um capítulo da novela na qual se transformou a Tomada de Contas Especial sobre o escândalo dos banheiros em Pacajus – um dos municípios mais representativos da polêmica –, o conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará (TCE) Edilberto Pontes votou a favor da redução da multa a ser cobrada ao atual secretário estadual de Cidades, Camilo Santana (PT), e ao ex-titular da pasta, Joaquim Cartaxo (PT), que estão na lista dos que poderão ser punidos pela não construção de 400 kits sanitários para famílias carentes de Pacajus.

Edilberto, que havia pedido vistas do processo em julho, também resolveu manter a decisão da relatora do caso, conselheira Soraia Victor, de incluir o ex-secretário de Cidades Jurandir Santiago na lista dos “responsáveis solidários” pelo dano de cerca de R$ 454,8 mil aos cofres públicos, referente a banheiros que deixaram de ser erguidos. De acordo com a interpretação de Edilberto, Jurandir teve culpa ao assinar o convênio irregular com a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Pacajus, que havia prometido construir os 400 banheiros, mas não entregou um sequer no prazo estabelecido.

Em outra frente, o conselheiro entendeu que Cartaxo e Camilo não contribuíram para o dano, já que apenas assinaram aditivos aos convênios, sem a liberação de recursos. Edilberto defendeu que a multa contra os dois seja reduzida de cerca de R$ 20 mil para R$ 3 mil. O voto foi apresentado ontem na sessão plenária do TCE, na qual a Corte iria resolver o primeiro desfecho de um caso do escândalo dos banheiros. Entretanto, ao final da reunião, o conselheiro Pedro Timbó pediu vistas do processo, o que adiará o julgamento em até quatro semanas. Nenhuma punição será aplicada até lá.

Familiares de Teodorico

Além de avaliar a participação de secretários e ex-gestores no escândalo, o conselheiro Edilberto também votou a favor da retirada do conselho fiscal da Associação de Pacajus do rol de responsáveis solidários pelas irregularidades. No conselho fiscal estão três parentes do ex-presidente do TCE, Teodorico Menezes, afastado da Corte após ter o nome envolvido nas denúncias. Para Edilberto, não há no processo qualquer ato dos familiares que comprovem participação nas fraudes encontradas. Eles também fazem parte de outras associações que receberam dinheiro para construir kits no Interior. Edilberto, no entanto, votou pela culpa do presidente da Associação, Thiago Barreto Menezes, filho de Teodorico, na lista de responsáveis. Ao O POVO, Jurandir Santiago disse que foi orientado a não dar entrevistas. Já Camilo Santana disse que aguardará o desfecho do caso para se manifestar. Cartaxo e Thiago Barreto não foram localizados.

O Povo

CRATO - Serviço de saúde auxilia fumante a largar o vício


Programa oferece profissionais e medicação para combater a dependência química

Crato. Os fumantes cratenses que pretenderem largar o vício poderão, a partir de hoje, cadastrarem-se para o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo (PNCT), oferecido através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Saúde. Ações de combate ao tabagismo estão sendo ampliadas no Município do Crato FOTO: YAÇANÃ NEPOMUCENA 

Na cidade, a referência neste tipo de atendimento é o Posto de Saúde Teodorico Teles, onde há mais de um ano são realizadas semanalmente ações em prol do fortalecimento pessoal dos que querem parar de fumar. Devido aos altos índices da doença, as ações do programa estão sendo estendidas. Agora, o Bairro Romualdo e o Distrito de Ponta da Serra também contam com profissionais que oferecem o tratamento necessário. Desde que foi implantado até agora, o PNCT já atendeu a três turmas de fumantes. Um novo grupo está sendo formado, há vagas para 15 pessoas. Até o fim deste ano, a expectativa é de que 70% dos pacientes consigam abandonar totalmente o vício. Como resultado das atividades do programa, a unidade de saúde apresenta dados de que 90% dos usuários que receberam o tratamento pararam de fumar definitivamente.

Apenas um apresentou recaídas, voltou a fumar e a buscar apoio. Entre as iniciativas para o combate ao tabagismo estão a promoção da saúde e tratamento para os fumantes. De acordo com a médica Penha Uchoa, as principais barreiras ocorrem durante as crises de abstinência do fumo, associadas às atividades cotidianas. "Os pacientes fazem muitos elos, e entre o cigarro e suas funções diárias. Eles chegam a questionar como vão poder viver sem o cigarro", afirma a especialista. No Ceará, o PNCT foi implantado ainda no ano de 2002. De acordo com os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizada pelo Ministério da Saúde, o número de fumantes permanece em queda no Brasil. De 2006 a 2011, o percentual de usuários de cigarro passou de 16,2% para 14,8%.

A incidência de homens fumantes no período diminuiu a uma taxa média de 0,6 % ao ano. Em Fortaleza, o percentual da população de adultos fumantes é de 10%, segundo a pesquisa. Para a Secretaria de Saúde, o número representa a amostragem geral do Estado. O Vigitel 2011 apontou, ainda, que 11,8% dos brasileiros não fumantes moram com pelo menos uma pessoa que fuma dentro de casa. Além disso, 12,2% das pessoas que não fumam convivem com algum colega fumante no local de trabalho.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo menos 2,6 mil não fumantes morrem no Brasil por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo. O PNCT oferece acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, em que os fumantes são analisados por médicos, psicólogos e terapeutas. Após as avaliações necessárias, eles passam a receber a medicação apropriada para o caso. A remédios repassados auxiliam no alivio da síndrome da abstinência e tornam o parar de fumar mais confortável.

Disponibilidade

Toda a medicação é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS) e formam a terapia de reposição da Nicotina na apresentação de 21,14 e sete mililitros, goma de mascar e pastilhas de dois e quatro mililitros, além do ante depressivo Bupropiona. Por meios dos atendimentos psicológicos individualizados, os pacientes recebem orientações de como desassociar o cigarro das atividades cotidianas, ao mesmo tempo em que trabalham a recuperação da autoestima. Já as sessões terapêuticas proporcionam momentos voltados para a aprendizagem dos modos corretos de respiração e o relaxamento profundo do corpo. Os fumantes que participam do programa são orientados a praticar hábitos alimentares saudáveis e a realizarem exercícios físicos com frequência. O tratamento tem duração de seis meses. Após o período, o paciente passa a receber ligações telefônicas de apoio para fortalecer a decisão.

Mais informações:

Secretaria de Saúde do Ceará
Endereço: Av. Almirante Barroso-600
Praia de Iracema- Fortaleza
Telefone: (85) 3101.4062

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal DIário do Nordeste
Via Blog do Crato - www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Joaquim Barbosa inicia nesta quarta-feira a leitura de seu voto


BRASÍLIA - O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, começa a apresentar seu voto nesta quarta-feira, após a manifestação dos três últimos advogados dos réus. Ele deve abordar questões preliminares levadas pela defesa antes de entrar no mérito da ação. Barbosa vai continuar sua exposição na quinta-feira e já pediu ao presidente do STF, Ayres Britto, uma sessão extra no dia seguinte. Alguns ministros reagiram, e o pedido não deve ser atendido, adiando a conclusão do voto para a próxima semana. A expectativa é de que Barbosa leve três dias para votar. 
O primeiro a se opor ao pedido de sessão extra foi Marco Aurélio Mello, que defende a execução fiel do calendário, com sessões para julgar o mensalão às segundas, quartas e quintas. Ele quer sessões extras, mas para julgar outras ações. O revisor do processo, Ricardo Lewandowski, também não quer sessão na quinta-feira, pois agendou uma palestra no Rio e não pretende cancelar.

- O plenário se tornou tribunal de processo único, mas nós não. Não estamos licenciados relativamente aos demais processos, continuamos atuando - disse Marco Aurélio. - Fui surpreendido pela notícia de que o todo-poderoso relator quer começar (o voto) na quarta. Eu disse para começarmos na quinta. O relator tem poder, mas não é um todo-poderoso no processo. Marco Aurélio criticou a postura de Ayres Britto, que, para ele, tenta apressar o julgamento de forma indevida:
- Poeta geralmente é muito sereno em tudo o que faz, é contemplativo. Mas, nesse caso, ele não está sendo.

O ministro admitiu que o clima anda tenso entre os colegas:

- É algo que nos entristece e nos deixa um pouco preocupados. Fica um grupo puxando para um lado, um grupo puxando para outro, quando deveria haver respeito ao consenso. A discussão deve ser de ideias e não deve descambar para o campo pessoal. Nesta quarta-feira à noite, os ministros do STF fazem uma sessão administrativa para decidir sobre as sessões extras. Só acelerando o julgamento dará tempo de o ministro Cezar Peluso votar antes de sua aposentadoria, em 3 de setembro.

Yahoo Notícias


AUTORIDADES POLICIAIS DO CRATO ALERTAM AS FAMILIAS SOBRE CASOS DE PEDOFILIA - Wilson Rodrigues


Um caso de estupro a uma criança de 7 anos de idade ocorrido semana passada causou sentimento de revolta e indignação aos moradores do Bairro Muriti em Crato ao tomar conhecimento que o elemento, Paulo Henrique dos Santos Gomes, 37 anos de idade que, após ter seduzido a vitima e levado até a sua residência, localizada no mesmo Bairro, praticou o crime e depois fugiu. A população foi a casa do acusado e depredou o imóvel. O comandante do Ronda do Quarteirão, capitão Paulo Rabelo disse que foram encontrados na casa de Paulo Henrique uma espingarda socadeira e varias gaiolas com pássaros da nossa fauna. Conta ainda que o garoto foi quem confessou para sua mãe que havia sido violentado por Paulo Henrique. O delegado regional de policia civil, Flavio Santos, disse que o acusado Paulo Henrique é um estuprador e por se tratar de um crime contra a criança, terá também que responder por pratica de pedofilia.

De acordo com as estatísticas do crime, em Crato a pratica de pedofilia vem crescendo significativamente. O coordenador do Conselho Tutelar do município, José Genivaldo de Carvalho disse que somente o juiz pode classificar quando a pratica sexual contra a criança é caso de pedofilia ou não, mediante os resultados dos exames de corpo de delito. No caso do garoto do Muriti, os exames foram feitos e os resultados estão sob segredo de justiça, porem, de acordo com o teor da denuncia, trata-se de um estupro, explicou Genivaldo. Ele confirmou que em 2010 o Conselho Tutelar registrou 16 casos de abuso sexual, 7 aliciamento de menores e apenas um caso de assedio sexual. Em 2011 foram 7 casos de abuso sexual, 7 de exploração sexual e 7 tentativas de estupros. O coordenador informou que as vitimas são recebidas no Conselho e encaminhadas para acompanhamento psicológico nos órgãos municipais especializados. Genivaldo explicou que a maioria dos casos de pedofilia é praticada por pessoas da família da vitima ou muito próxima a ela. E alertou que o pedofilo é uma pessoa comum, sem despertar qualquer suspeita.

 Na Delegacia da Mulher, onde são contabilizados casos envolvendo somente vitimas do sexo feminino, nos anos de 2010, 2011 e 2012 foram 37 registros de praticas de  crimes sexuais contra a criança e adolescente. Abuso sexual, aliciamento de menores, assedio, exploração sexual, estupros  e tentativas de estupros, dão entrada naquela especializada quase todos os meses. Até mesmo os casos de satisfação de lascívia (sexo ou ato libidinoso praticado por adultos na presença da criança ou adolescente). Esse tipo de crime foram dois casos registrados em 2011 e um em 2010. As informações nos foram passadas pela delegada, Fernanda Gomes Matos de Sousa esclarecendo que todos estão relacionados com a pedofilia. As autoridades policiais são unanimes ao afirmarem que as causas da pedofilia ainda são desconhecidas. Pesquisas recentes dizem que a maioria das vitimas não se torna infratora quando atinge a maioridade e nem tampouco os infratores adultos sofreram abuso sexual.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Brasileiros acusados de matar 3 bolivianos são queimados vivos


La Paz, 14 ago (EFE).- Um grupo de homens queimou vivos dois brasileiros nesta terça-feira após tirá-los de uma cela policial no povoado de San Matías, situado na fronteira da Bolívia com o Brasil, onde os agentes os detiveram sob a acusação de terem assassinado três bolivianos.

Depois de ser divulgada a notícia da captura dos supostos autores do triplo homicídio ocorrido na segunda-feira, centenas de pessoas se manifestaram nas ruas de San Matías para exigir vingança e conseguiram invadir a delegacia. O grupo ocupou a delegacia durante a noite desta terça-feira, desalojou os detidos, os encharcou com gasolina e ateou fogo, indicou a rede de televisão "Un", ao mostrar os corpos queimados.
Pouco antes, o chefe policial de San Matías, Edwin Rojas, declarara que um dos brasileiros detidos era Rafael Max Diez, de 27 anos, acusado de ser o autor do assassinato dos bolivianos, e o outro era Jefferson Castro de Lima, de 22, seu suposto cúmplice.
Rojas explicou que, segundo as primeiras investigações, Rafael disparou contra os bolivianos Pablo Parava, Wanderley Costa e Edgar Suárez após uma discussão sobre o preço de duas motocicletas que os brasileiros tentavam vender. 

Fonte: EFE Via Yahoo

URCA abre inscrições para Processo Seletivo de Professor Substituto até o dia 24 de agosto


A Universidade Regional do Cariri (URCA), está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Professor Substituto, de 13 a 14 de agosto, na Instituição. Estão sendo disponibilizadas 14 vagas para os setores de estudo de Metodologia do Ensino da Educação Física, Filosofia da Educação, Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico, Direito Administrativo, Direito Comercial, Geografia Física, Geografia Humana, História do Brasil, História da América e Língua Portuguesa.
As inscrições estão sendo realizadas das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, no Campus do Pimenta, à Rua Coronel Antônio Luiz-1161, Pimenta, Crato-CE. A taxa de inscrição é R$ 100. Os candidatos podem ser brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros com visto permanente e portadores de diploma de curso de nível superior.
Os documentos necessários para inscrição são comprovante do pagamento da taxa de inscrição, cópia autenticada do diploma de graduação em curso superior de duração plena e histórico escolar, curriculum vitae com relação de títulos obtidos e os trabalhos publicados com cópias comprobatórias; cópia autenticada do documento de identidade; cópia autenticada do CPF; cópia autenticada do título de eleitor, para os brasileiros e cópia autenticada do documento de quitação com o serviço militar, para os homens.
A seleção não terá prova de títulos, mas exclusivamente prova didática. O calendário de provas será divulgado no site da Urca. O prazo de contratação de professor Substituto será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O regime de trabalho do cargo é 40 horas de atividades. Os salário variam entre R$ 1.404,77, para graduado, e R$4.013,63, para doutor.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Parabéns ao aniversariante - Por: Haroldo Ribeiro



Nota do Editor - Recebi além das mais de 400 mensagens de "Feliz Aniversário", ocorrido ontem, dia 15 de Agosto, uma bastante tocante, especial, de um grande amigo, a quem considero um irmão e um segundo pai. Faço questão de publicar aqui no Blog do Crato, e que me perdoem as outras 399,  que guardo também com todo o carinho, ainda que sem publicação por falta de espaço no Blog, guardo-as no coração.  Segue a mensagem a mim dirigida pelo Dr. Haroldo Ribeiro:

"Não é preciso mais buscar o passado como fonte de inspiração para seguir em frente e melhorar sempre o conhecimento, além do prazer que se obtém com a sensação de aprender. Sempre me referi às personagens do passado quando se tratava de mencionar feitos ou fatos extraordinários ao longo da vida, sejam filósofos, artistas, ou até mesmo grandes descobridores. Cheguei mesmo a imaginar que ao morrer poderia vir a satisfazer àquela sensação frustre de não tê-los conhecido ou convivido. Hoje sinto como uma grande descoberta para mim que, muitos de nós temos sim o privilégio dessa convivência contemporânea com verdadeiros gênios da humanidade bem junto a nós. Portanto, quero pedir licença para quebrar o protocolo de parabenizar um aniversariante que por sua pluralidade de inteligência e talento com toda certeza se enquadra na História como mais um dos Gênios que alavanca a evolução da humanidade e falar MUITO OBRIGADO (ainda que por escrito) por tê-lo como Meu Amigo/Irmão/Filho Dihelson Mendonça na passagem de seu aniversário hoje e sempre. 
15 de Agosto de 2012.
Haroldo Heitor Ribeiro


NB- Ficaria CRATÍSSIMO que você publicasse no Blog do Crato esta mensagem"

Uma Resposta ao Dr. Haroldo Ribeiro

O Dr. Haroldo Ribeiro, grande médico, cirurgião e músico de Fortaleza, em mensagem gentilmente endereçada a mim no dia 15 de agosto de 2012, quando completei 46 anos de idade, fez-me enorme elogio, chegando e me considerar, dentre outras coisas, um "gênio". A sua homenagem foi tamanha ( e a meu ver, imerecida ), que resolvi respondê-lo, assim como partilhar da alegria da resposta para com aqueles que não o conhecem ainda.

"Gênios ? O que são gênios ? - O que se pode ao menos dizer, quando a homenagem é tamanha que te chamam de gênio ? Um filósofo já disse, séculos atrás, que todo ser humano pode até se armar e se preparar para uma grande crítica, mas nunca estará preparado para um grande elogio. Nós, pessoas ligadas à arte, normalmente lidamos com o carinho daqueles que assistem aos espetáculos, com os cumprimentos dos que apreciam nossa música, por exemplo, mas de forma alguma estaremos algum dia preparados para ouvir ou ler elogios descomunais, e ainda mais - como eu conheço bem o Haroldo Ribeiro - palavras ditas do fundo do coração, cujo objetivo não é o de um fã, de tentar agradar, pois considero o Haroldo, uma espécie de mentor, de guru, de quem ouvi em vida, as mais duras críticas do que elogios, sendo que nunca fora feita uma crítica sua a mim, que não houvesse um fundo de verdade, ainda que no atabalhoamento que nos assola na hora, nem sempre queremos ( ou podemos ) reconhecer, mas o tempo revela. Por isso mesmo, assombra nesse momento, a responsabilidade que recai sobre minha pessoa em tentar REPUDIAR tal consideração a qualquer custo, e ao mesmo tempo, ( se possível ), responder-lhe ainda que da forma menos pior e injusta. Falarei apenas aquilo que repousa em meu coração.

Gênios ? Talvez seja melhor falar em Chapéus.

Para quem ainda não conhece o Dr. Haroldo Heitor Ribeiro, perde a oportunidade de partilhar da amizade de um dos seres mais fantásticos e curiosos que a raça humana poderia produzir. Isto eu tenho anunciado desde que o conheci, de diferentes formas, e não quero aqui retribuir ou fazer elogios descabidos pelo que ele me fez. Os que têm o prazer de conhecer o Dr. Haroldo, mesmo aqueles que podem ( se é que há ) torcer o nariz para ele, hão de concordar que estiveram diante de uma pessoa que se destaca em áreas onde nós outros falhamos irremediavelmente. Como exemplo, eu citaria o seu enorme desapêgo às coisas materiais, a generosidade e o grande amor à vida. 

Filho de pais humildes e família numerosa, teve que galgar com grande dificuldade os caminhos que a vida lhe impôs, tendo perdido o seu amado pai ainda muito jovem. Sendo um ser dotado de inteligência, curiosidade, e percepção fenomenais, não tardou em ser reconhecido e destacado dentre os seus colegas de escola, tendo mais tarde se formado em medicina, profissão que lhe rendeu até hoje o respeito e a admiração dos colegas médicos, que o consideram um dos maiores cirurgiões que o Ceará já produziu. Foi o médico da CAGECE por muitos anos. Saiu portanto de uma infância difícil, de pobreza, de dificuldades, para que por méritos próprios, conseguisse o que chamamos normalmente de "vencer na vida" com relação ao que as pessoas consideram, que é ter vida farta, muitas propriedades, uma das quais é a residência no ponto mais alto permitido pela legislação na cidade de Guaramiranga, casas de praia, enfim, uma vida de puro conforto. Gozou na fase adulta de prazeres que poucos seres humanos se permitem, como por exemplo, dar-se ao luxo de construir para seu deleite, uma Boite em Fortaleza, a Boite "Chicote", que só tocava música de qualidade nos anos 80, quando ele mesmo convidava artistas do sul do país para se apresentarem, e lá nas horas tardias, fechava-se a casa e realizavam-se shows particulares para o privilégio dos amigos; Uma casa de shows que talvez seja a primeira e única no mundo, que só dava prejuízo ao proprietário. Pôde enfim, após muito sofrimento, gozar de uma vida plena de prazeres que sem dúvida, propiciaram a que experimentasse o desenvolvimento de uma espiritualidade superior, ou como ele diria, "de uma nova visão sobre a vida e sobre as conquistas materiais".

Provou, portanto do amargor de uma infância difícil, e depois, dos maiores prazeres que o mundo pode oferecer. Talvez isso o tenha levado a grandes reflexões e a buscar continuamente o sentido da vida. Posso afirmar, que praticamente quase todas as principais atividade do mundo ( externando-se o de tornar-se Astronauta e cavador de poços de petróleo, rs rs ), o Haroldo já estudou e se possível trabalhou, desde saber calcular uma viga de sustentação de um prédio, a estudar as propriedades de um solo para que orquídeas possam vingar melhor. Nessa busca incessante de conhecimento e de sabedoria ( que são duas coisas distintas ), ele foi aprendendo muitos pontos que o transformaram numa espécie de monge, de conhecedor, de psicólogo, de pessoa experimentada. Quem tem o privilégio do seu convívio, pode se dar ao luxo de telefonar para perguntar-lhe por exemplo, qual o melhor tipo de minhoca para um determinado peixe em pescaria, ou perguntar qual o melhor procedimento para uma cirurgia específica em um rim humano. Ou ainda, consulta-lo sobre a criação de escargots em cativeiro, ou um termo usado na aviação. Digo aqui sem medo de mentir, ( aí estão meus companheiros e colegas dele que não poderão desmentir ), que o Dr. Haroldo Ribeiro é uma espécie de enciclopédia humana, e quando digo isto não me refiro aos leitores de orelhas de livros ( que existem muitos ), mas de alguém que além do conhecimento teórico, foi buscar e comprovar na prática, a verdade,  e pôde experimentar o aprender. Para mim, o aprendizado verdadeiro é na experiência, na comprovação das teorias, e isso ele soube fazer ao longo da vida.

Não bastasse essas características relatadas, o que convenhamos, é muito para uma vida apenas na casa dos 60 anos, este "mestre" ( é assim que eu acho correto denominá-lo ) desenvolveu dotes musicais fortes. Quero aqui, pedir licença ao seu falecido tio, Mozart Ribeiro ( nome bonito, nome de gênio verdadeiro ),[ que era pianista, foi o primeiro pianista do cinema mudo do Ceará ] ), para discordar, quando ele disse que o Haroldo tinha "pouca inteligência musical" quando criança. Peço permissão para discordar do Mozart Ribeiro, porque se for pouca inteligência musical um homem que aprendeu a tocar Piano e Violão sozinho sem nunca ter tido lições; Que conseguiu aprender até improvisação jazzística, que é uma coisa que o seu tio nunca aprendeu; Um homem que tem mais de 60, 100, sei lá, composições solo e em parceria com diversos compositores cearenses; Um homem que já compôs até uma peça que tem caráter erudito do século XIX; Um homem cujas composições hoje são gravadas por alguns dos grandes intérpretes do Brasil...( coisa que o tio nunca têve )... Será, meus amigos, que este hhomem não tem, porventura inteligência musical ? ( peço desculpas aos leitores se pareço falar como um advogado diante de um juiz, mas é preciso que se digam certas coisas ). O Dr. Haroldo já provou então, mais uma de suas características, o de SER ARTISTA, MÚSICO de fato.

Temos portanto nele, até aqui relatados, ao mesmo tempo, um exemplo de vida, de pessoa que passando todas as tribulações, conseguiu dar a volta por cima; Temos nele um profundo conhecedor de inúmeras disciplinas, da antiguidade aos tempos modernos, que reúne um cabedal de conhecimentos que filósofos da antiguidade apenas sonharam ter acesso às concepções modernas que se dispõe. E soube absorver isso, coisa que poucos conseguem. E temos nele, o retrato de um artista, que talvez não tenha nascido com o dom de um Hermeto Pascoal, de um Beethoven, de um Chopin, da facilidade inata que estes trouxeram ao mundo, e mais uma vez, ressalta-se a dedicação, conseguiu chegar onde chegou a custo de muito estudo e prática.

O grande Albert Einstein, certa vez disse que um gênio seria 1% de inspiração e 99% de TRANSPIRAÇÃO.

Olhando de relance para a vida do Dr. Haroldo Ribeiro, não podemos deixar de reconhecer que sua vida foi de muito trabalho, de muito estudo, de muitas perdas necessárias e desnecessárias, de muitos erros e enormes acertos. Se as palavras de Einstein possuem algum sentido, afinal, vemos que o chapéu do gênio aqui nessa história toda não cabe a mim usá-lo, pois embora confesse sem qualquer hipocrisia que eu haja nascido com grandes dotes musicais revelados pela "capacidade de realizar algo" ( uma definição transmutada do reino da Física, da definição clássica de energia, como a capacidade de realizar trabalho ), confesso também que minha obra até o presente momento, não faz jus ao meu talento, pois a minha inércia, preguiça, ou estados psicológicos negativos me impediram de por o talento para conduzir o trabalho dos outros 99% tão necessários. Posso ser talvez considerado alguém de raro talento, que nunca soube empregá-lo devidamente, o que me torna um péssimo exemplo para minha geração. A vida está a passar, os dias passam, os anos passam, e faltou-me a grande vontade, a dedicação, o exemplo de vida, de determinação que teve, por exemplo, o Haroldo Ribeiro. Somos na verdade, opostos. Ele conseguiu chegar a tudo que teve, tem e terá, às custas de muito esforço e dedicação aliados também ao talento; Eu, por outro lado, ainda estou no jardim da infância no que se refere a COMEÇAR a realizar uma grande obra.

Portanto, para mim, o gênio mesmo é aquele que vai ALÉM DO TALENTO INATO, pouco ou muito. O gênio mesmo é aquele que tendo aquilo que é seu por herança genética, conseguiu domar a grande fera interior da inércia, da preguiça, e produziu grandes obras para o mundo.

Perdoe-me, Dr. Haroldo Ribeiro, neste momento, em terminantemente recusar aceitar o seu enorme cumprimento, ainda que muito gentil, por sinal, mas que julgo não merecer, o ser chamado de "Gênio", se o aceitasse, eu seria um mentiroso, um vaidoso e acima de tudo, um tolo. E perdoe-me aqui empregar a frase de um colega nosso, músico ( que não és fã ), que certa vez disse:

"Sou uma criança, não entendo nada"

Parabéns sim, a você, pelo EXEMPLO de vida. Você cumpriu o perfil que o grande Einstein preconizou. Eu não! Ainda estou muito longe de ter o direito de sequer usar o seu chapéu ( do Haroldo ), pois afinal, o mundo necessita cada vez mais de bons "corações" do que bons "cérebros".Finalizo com um episódio de Madre Tereza de Calcutá, quando um jovem vendo-a dar banho num leproso disse:

-- "Madre, dinheiro nenhum do mundo me faria dar banho num leproso!"

Made Tereza voltando-se ao jovem disse:

"Dinheiro nenhum do mundo me faria dar banho num leproso também. Eu só dou por amor!"

Mestre, parabéns a você!"

Dihelson Mendonça

Heroína Bárbara de Alencar receberá homenagens, com entrega de Título de Cidadã Cratense


A Prefeitura do Crato e as famílias Alencar Araripe estão convidando a sociedade cratense e do Cariri a participarem dos eventos comemorativos de reconhecimento de Bárbara Pereira de Alencar como heroína nacional. O projeto de lei 522/2011 aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado da República determina a inscrição do nome da heroína no livro dos heróis da pátria. Os eventos acontecerão em vários locais em Crato no dia 18 de agosto (sábado próximo).

Às 17 horas, haverá celebração de missa na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em homenagem aos 180 anos de morte da homenageada. Às 19 horas, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, acontecerá o lançamento do Selo Comemorativo da Inscrição de seu nome, no livro “Heróis da Pátria”. Às 19h30, também no Teatro Municipal, haverá o lançamento do livro “Bravos Retumbantes de Uma Vida”, com a passagem da biografia de Bárbara Pereira de Alencar. E, finalmente, às 20 horas, no mesmo local, haverá concessão do Titulo de Cidadão Cratense para a heroína que será representada por sua descendente mais próxima.

Bárbara Pereira de Alencar nasceu na Fazenda Caiçara, município pernambucano de Exu, aos 11 dias do mês de fevereiro do ano 1760. Faleceu em 1832 no município de Fronteiras, Estado do Piauí, e foi sepultada em Campos Sales, no Ceará, cujo túmulo localizado no Distrito de Itaguá, onde estão seus restos mortais, está em processo de tombamento. Em vida, Bárbara de Alencar participou de muitos movimentos políticos, inclusive da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador. Mãe de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, José Martiniano Pereira de Alencar e Padre Carlos José dos Santos, todos revolucionários.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMC

CRONIQUETA PARA DIHELSON - POR ANTONIO MORAIS


Parabéns amigo Dihelson - Feliz aniversário.

Conheço o Dihelson desde que ele era criança. Em 1970, seus avós e tios moravam a Rua Cel Luiz Teixeira no Seminário - Crato e eram meus vizinhos. Dihelson vinha a passeio, e o vi muito menino ainda jogando bila pelas calçadas com outros garotos. Depois, já um rapazinho, vi acompanhando o pai, Damião de Sousa, de saudosa memoria, meu grande amigo, dos tempos da Construtora Leimo. Quando virou, o grande compositor, escritor, jornalista, arranjador e musico de hoje, continuou sendo aquele mesmo menino simples e humilde do velho bairro do Seminário. Dihelson é um grande vencedor, e goza da minha estima, consideradão e admiração graças ao seu extraordinario caráter, descencia e honradez. Hoje a criatura homenageia o criador. A bem da verdade Dilhelson é o criador do Blog do Sanharol, eu apenas tive a ideia.
Dihelson. Paz, saúde, harmonia, e as bênçãos de Deus.

Abraços.
Antonio Morais

Uma Resposta:

"Amigo Morais, é tão bom ver no meio de uma multidão um rosto conhecido. É semelhante a estar numa cidade estranha e imensa, como São Paulo e descobrir que um velho amigo reside lá, e este amigo nos dá total acolhida. Eu digo isto por dois motivos, primeiro, porque isso já me aconteceu. Já morei em São Paulo e na cidade grande, pude ter esse prazer, que só sabe o que é quem passou. E segundo que é esse o prazer que eu sinto com a sua amizade. É como um irmão, um cabra danado que eu sei mais do que nunca que posso contar em todos os momentos. Faz parte do selecto número de amigos que a gente conta nos dedos da mão. Como eu digo sempre, existem muitos colegas, amigos de verdade, aqueles que entrariam no fogo por nós, são poucos. Fico muito feliz por você estar entre essa turma, mas não se preocupe que o São João já passou e não tem nenhuma fogueira em vista, rs rs rs - Um grande abraço, meu grande amigo, e muito obrigado por suas palavras."

Dihelson Mendonça

Tudofel: Ela

Tudofel: Ela: Uma das músicas que mais gosto é o samba-funk Ela, de Gilberto Gil, gravada no disco Refazenda, de 1975. Além do ritmo suingado, a le...

O Senador Inácio Arruda é a favor da tramitação de PEC que quer acabar com salário de vereador. Postado por J. Tavares.


Apresentada no Senado pelo goiano Cyro Miranda, a proposta de emenda à Constituição, que pretende acabar com o salário dos vereadores em municípios de até 50.000 habitantes, chegou à Comissão de Constituição e Justiça com amplo apoio dos parlamentares.

Pelo regimento do Legislativo, uma PEC precisa ter o apoio de 27 senadores para poder tramitar. A proposta apresentada por Cyro que extingue os vencimentos de vereadores em cerca de 4 900 municípios foi além: recebeu o aval de trinta parlamentares de dezessete estados.

O fim da remuneração dos parlamentares municipais recebeu o apoio de todos os senadores das bancadas de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os senadores de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira e Eduardo Suplicy assinaram.

No Amazonas, a proposta teve as assinaturas de Alfredo Nascimento e Eduardo Braga, o mesmo acontecendo no Mato Grosso do Sul (Antonio Russo, Delcídio do Amaral), Pernambuco (Armando Monteiro, Humberto Costa), Mato Grosso (Blairo Maggi, Pedro Taques), Espírito Santo (Magno Malta, Ricardo Ferraço) e na Paraíba (Ivo Cassol, João Vicente Claudino)

Os outros senadores que assinaram a proposta do senador goiano foram Alvaro Dias (PR), Benedito de Lira (AL), Anibal Diniz (AC), Flexa Ribeiro (PA), Inácio Arruda (CE), Lobão Filho (MA) e Valdir Raupp (RO).

(Coluna Radar – Veja Online)

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31