xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 agosto 2012

Comícios - Por: Emerson Monteiro


Ainda criança, menino de calças curtas, e assisti ao primeiro comício. Cedo da noite, o palanque fora armado numa das calçadas laterais da Praça Francisco Sá (Cristo Rei), defronte ao prédio onde agora funciona o gamão, vizinho, na época, a loja pertencente a Hilário Lucetti, do ramo de discos. 

Era um comício do Partido Trabalhista Brasileiro - PTB. Dentre os oradores daquela noite revejo de memória as pessoas de Saturnino Candeia e Francisco Ferreira de Assis, dois políticos engajados nas lutas operárias, agremiação que dominara a cena brasileira durante os longos anos de Getúlio Vargas. Em 1954, haviam perdido o líder, tragédia que marcara a história do Brasil contemporâneo. Naquela noite, lutavam por lugares ao sol na política cratense. Saturnino Candeia chegaria a vereador e Ferreira de Assis a deputado estadual, ambos com boa atuação nos respectivos mandatos.

Algo me impressionava, sobretudo o batuque da charanga, os fogos e o movimento de faixas e bandeiras, agitadas, com força, próximas ao palanque. Isso de certeza aumentava o ânimo dos presentes, causando motivação e crescendo o entusiasmo dos eleitores. Só lá adiante, porém, quando vim participar das refregas de campanha, é que notei ser esse direcionamento  fruto do esforço dos próprios candidatos, para aquecer a campanha e conquistar profissionalmente os responsáveis dos votos, os quais, naquela hora imaginei, fossem ações espontâneas, das bases eleitorais interessadas na eleição dos representantes autênticos. 

Depois, então, quando já falam em gastos públicos de campanha para nivelar os diversos postulantes aos cargos sob o mesmo padrão de orçamento, sinto a urgente necessidade desta legislação eleitoral que tratará ricos e pobres sob iguais condições de propaganda. Seria, com isso, eliminada de vez a discriminação financeira ora predominante, em que os poderosos das finanças exercitam maior influência através dos meios da publicidade e comem, ao final, a rifa dos regimes.

Tudo sem falar nas demais influências, apesar da permanente vigilância da Lei no combate ao comércio ilegal do voto e da derrama dos dinheiros nos turnos, excrescência característica dos atrasos nacionais.

A propósito, na derradeira eleição municipal, em Crato, no dia do pleito, sem intenções de bisbilhotar flagraria diálogo estabelecido entre duas eleitoras que desciam a Rua Bruno de Menezes, e uma delas, creio que inocentemente, externava, em alto e bom, som a seguinte expressão:

- Mas, mulher, será possível... Até agora não achei quem quisesse comprar o meu voto?!!! 

É possível uma filosofia engajada?

Mário Ferreira dos Santos – Palestra no Centro Convivium, 1964

Esta questão de filosofia engajada é uma expressão muito moderna, que tem muitos sentidos. Em primeiro lugar, na verdade não há filosofias, só há a Filosofia.

As divergências humanas surgem porque não se estuda devidamente a filosofia, porque se partirmos de um princípio fundamental na filosofia de que a verdadeira autoridade é a demonstração, e não “a” nem “b” nem “c”, e a demonstração deve ser a mais rigorosa possível, consequentemente a demonstração apodítica, isto é, o juízo necessário, o juízo quoad se, juízo válido quoad se, por si mesmo, o juízo que esplende a sua verdade por si mesmo, estabelecemos este juízo, e os procuramos, e os construímos e temos capacidade de alcançá-los, nós só temos uma filosofia, porque toda aquela que se afastar disto é erro, tudo aquilo que se opuser e contradizer ao que está estabelecido nos princípios, é erro.

Há aquelas questões que ainda são disputáveis, aquelas questões em que nós ainda não podemos colocá-las dentro destas demonstrações, estas podem se disputar, mas são questões praticamente acidentais, de forma que as diversas posições da filosofia que surgiram são mais produtos da ignorância do que verdadeiramente do saber.

O que surgiu na filosofia grega que perdeu-se numa série de escolas foi a má compreensão dos fundadores da filosofia. Se tivessem seguido genuinamente o método de Pitágoras, não tivessem se afastado dele, não aparecessem discípulos incapazes que começaram a tomar outros caminhos, não teria havido aquela luta tremenda que há entre atomistas e eleatas e outros que foram surgindo na filosofia e que só serviram para dividir.

Tudo isso tem um valor, não sou contra, foi bom, porque tudo isso provocou grandes investigações e permitiu solucionar melhor os problemas filosóficos.

Assim como o cepticismo foi um grande bem, os cépticos gregos trouxeram um grande benefício, porque colocaram a questão da verdade em cheque, obrigaram a formação da lógica formal.

O trabalho tremendo dos estóicos, e a grande dialética dos platônicos não se teria se construído se não tivesse havido aquelas divergências. O erro também é benéfico, também deve aparecer, mas apenas com este sentido, para estimular a prestarem atenção melhor a pontos que julgamos já definitivos, acabados, já solucionados, e que podiam ser melhor, mais robustecidamente defendidos.

Essas dissenções que aparecem são necessárias, mas filosofia só há uma, assim como só há uma ciência.

Podem achar estranho o meu modo de falar, mas aqueles que seguem as minhas aulas sabem perfeitamente como já demonstrei e já provei que é assim, pois todas estas divergências surgem da má compreensão.

Na filosofia moderna coloca-se uma grande problemática, uma problemática já ultrapassada, são questões que já foram suficientemente resolvidas, mas como muitos não estão preparados pensam que são grandes novidades.

Os gregos, sobretudo os atenienses no período de decadência, quiseram estudar as causas desta decadência, porque Atenas que havia brilhado através dos séculos tinha chegado aquele estado, e quando este processo foi feito houve uma grande discussão.

Chegou-se a conclusão de que os culpados eram os sofistas. Eles é que haviam levado Atenas aquela situação de desintegração intelectual,. Procuraram um sofista para ser um “bode expiatório” e o escolhido foi Sócrates, que não era sofista, mas o havia sido na sua juventude.

Mas o povo ignorante e a juventude sobretudo ignorante, pôs-se a acusar Sócrates, a gritar nas ruas, a exigir a morte do filósofo como culpado da degenerescência do povo de Atenas. Sócrates foi julgado e é interessante que naquele julgamento perdeu por um voto e foi condenado a morte, caindo sobre ele a culpa de toda a degenerescência.

Realmente aquele processo estava certo, porque o que degenerou Atenas foram os sofistas, porque criaram toda aquela divergência de idéias, criaram a dialética de persuasão, a dialética era a retórica, e facilitava para que se discutissem todas as idéias e consequentemente se tomassem todos os rumos e Atenas perdeu a sua unidade, porque quando a elite intelectual de um povo é dominada por homens que estão divergindo uns dos outros, este povo está perdido.

A Última do Luiz Gonzaga Bezerra Martins - Histórias e Estórias do Crato de Antigamente


Que memória espetacular, até o fim!

O nosso querido Luiz Gonzaga Bezerra Martins faleceu no dia de ontem (09) em Fortaleza. Foram seus relatos minuciosos que serviram de base para que o Ivens Mourão escrevesse um livro de histórias chamado "Só no Crato", do qual extraimos sempre algumas delas para compor nossa coluna intitulada "Histórias e Estórias do Crato de Antigamente", que sai normalmente aos domingos.
Hoje, recebi uma mensagem de agradecimento do Ivens pela notinha publicada ontem sobre o falecimento do Luiz, e em troca, ele ainda relatou uma proeza de memória do Luiz digna de registro, que aconteceu por estes dias. Segue a mensagem completa, que vale a pena ler:

"Caro Dihelson Mendonça

Muito obrigado pelas suas palavras gentis para com o Luís. E eu lamento não ter tido a idéia de convidá-lo para conhecê-lo. Também não sabia que você não o conhecia. Como jornalista você poderia fazer um matéria excelente.  Ele, até o último momento, manteve a sua prodigiosa memória. Dois dias antes do ser hospitalizado estive com meus irmãos fazendo uma visita. Foram três horas de gargalhadas com ele contando os “causos” do Crato.  Recitou uma poesia que havia lido uma única vez, quando estudante do Colégio Cearense. Quando ia saindo, voltei e perguntei:

“Luís, em que ano você leu essa poesia?”

E ele:

“A Guerra terminou em 45, foi em 44!”

Grande abraço

Ivens Mourão"

www.blogdocrato.com

Tudofel: O dia que não vi Cássia Eller

Tudofel: O dia que não vi Cássia Eller:  Era 1985 ou 1986. Não sei propriamente o ano. Mas foi bem próximo do poeta Geraldo Urano sair da órbita pública, vitimado por uma doenç...

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS

Nas voltas que o mundo dá, no final da década de 60 do século passado, um famoso fazendeiro dos Inhamuns, trouxe uma filha para estudar no Crato. Alugou o melhor pensionato e a matriculou no Colégio Diocesano, o melhor da região naqueles tempos idos.
Em breve tempo, a turma da classe começou a observar os olhares, as atenções e a lhaneza no trato da menina moça para com um colega de sala de aula. O zum zum zum voou rápido pras brenhas dos Inhamuns e o pai da moça veio ao Crato a retirou do colégio e a mandou para alem fronteiras, alegando que uma dos Inhamuns não podia namorar um rapazola cujo nome não era “marca” de família.

Três décadas e meia depois, o famoso fazendeiro contraiu uma doença grave, e, em fase terminal, veio ao cariri, desta feita, procurar atendimentos médicos no Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha.

No terceiro dia, conversando com o medico que o atendia, procurou saber sobre sua genealogia e, para surpresa, o medico era filho daquele de cuja descriminação fora vitima. O mundo é um redemoinho, e, nas voltas que o mundo dar ficam muitos ensinamentos e lições de grande significado. Pense nisso.

Obras no Centro Histórico de Barbalha chegam a 80% de execução


As obras de requalificação do centro histórico de Barbalha, na região do Cariri, encontram-se com 80% dos trabalhos concluídos. As ações de melhorias compreendem requalificar as principais ruas do centro da cidade. O projeto é uma das ações do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central (Cidades I), desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades. Os investimentos chegam a ordem de R$ 1,3 milhões com recursos oriundos do Banco Mundial. O projeto Cidades I também tem como ações a sinalização turística, que facilitará o fluxo dos visitantes, bem como dar mobilidade urbana a cidade. “As obras de requalificação do histórico de Barbalha vai promover o interesse dos turistas em conhecer os atrativos do município, assim como os principais pontos de visitação como igrejas, praças entre outros”, observa o coordenador do Projeto, Adauto Oliveira.

Segundo o aposentado Expedito Figueiredo, morador do centro do município há mais de 20 anos, destaca que nunca o município havia passado por uma reforma desse nível. “Nós cidadãos poderemos a partir de então trafegar com mais tranqüilidade e conforto pelas ruas da cidade”, disse. As Ruas Edmundo Sá, Divino Salvador e Sete de Setembro estão com as obras em ritmo acelerado. A previsão segundo os técnicos responsáveis é que a obra seja entregue no fim do mês de Agosto.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades no Cariri

As primeiras fotos de Marte pela sonda Curiosity

Curiositfotos

No último dia 5 de agosto, cientistas e leigos do mundo todo acompanharam o pouso da sonda espacial Curiosity, da NASA, em Marte. A arriscada operação foi um “milagre da engenharia”, nas palavras do cientista John Grotzinger, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena (EUA). Uma vez em solo marciano, a sonda pode finalmente iniciar a primeira fase de sua missão: descobrir se o planeta vermelho tem (ou já teve) os ingredientes necessários para o surgimento de vida. O pouso foi feito na cratera Gale, em cujo centro está localizado o Aeolins Mons (também conhecido como Monte Sharp), uma montanha de 5 km de altitude para a qual a Curiosity irá se dirigir durante a missão.

Solo de história

Formada a partir do impacto de um meteorito ou cometa, Gale aparentemente esteve cheia de água durante centenas de milhões de anos – como indica sua geologia. Nesse caso, as camadas de solo do Monte Sharp devem ajudar os cientistas a entender melhor o fenômeno. A Curiosity posou a aproximadamente 6,5 km do Monte e, embora haja grandes expectativas em relação a ele, não há pressa para sair do local de pouso: ainda é preciso testar os equipamentos e, além disso, há bastante material para ser analisado nas proximidades. “O que temos aqui é um paraíso para geólogos”, diz Grotzinger.

Seca misteriosa

Perto do local de pouso está o fim de um leque anuvial – depósito de detritos formado quando uma corrente de água chega a uma área plana, perde velocidade e se espalha. Isso significa que, nesse local, pode haver partículas trazidas da parede mais próxima da cratera (a 28 km de distância), o que facilitaria bastante a coleta de amostras.
Comparar as partículas do leque com as do Monte Sharp pode nos ajudar a entender o que aconteceu com a água que inundava a cratera: se o material do leque for mais recente, por exemplo, é um sinal de que houve períodos de seca e de inundação, ao invés de uma única e definitiva “seca total”.

Laboratório sobre rodas

Para realizar uma análise detalhada das condições de Marte, a sonda conta com uma série de equipamentos sofisticados: entre eles, uma câmera de alta resolução, um laser para quebrar rochas e permitir um exame detalhado de suas partículas, e um laboratório de química para avaliar que tipo de material é encontrado no planeta. Com esses e outros instrumentos, a Curiosity poderá buscar partículas orgânicas e elementos químicos que tornariam possível o surgimento de vida microscópica em Marte. Outro mistério a ser investigado na missão é o da atmosfera do planeta vermelho: observações feitas em órbita sugerem que lá ocorrem emissões de gás metano, o que significa que Marte é geologicamente ativo ou que há (ou havia) organismos produzindo o gás. Sem perder tempo, a NASA já começou a divulgar fotos de Marte tiradas pela Curiosity.

hypescience

MPF-CE denuncia falta de estrutura, guias e seguranças em geopark


Diretor do Geopark do Araripe diz que solicitou vigias das prefeituras. Geopark abrange seis cidades do Ceará e é rico em fósseis de dinossauro.Projeto prevê construção de mirantes e ponto de atendimento a turistas (Foto: Agência Diário).

Geoparkararipe300O procurador da república no Ceará Rafael Ribeiro Rayol fez um pedido, por meio de procedimento administrativo, de recuperação e melhora na infraestrutura do Geopark do Araripe, no Sul do Ceará. Segundo o procurador, os 26 geoparques na Floresta do Araripe “estão sem infraestrutura adequada para o recebimento de visitantes e inexiste segurança, tanto para o patrimônio cultural ali exposto quanto para o visitantes”.
O diretor do geopark, Idalécio Batista, diz que em algumas áreas do geopark há vigias durante 24 horas. Os vigias são servidores do estado e ficam em áreas da floresta de responsabilidade do governo do estado. Em outras áreas, de responsabilidade do município, faltam seguranças. “Nós já dialogamos com as cidades, mas eles não põe os vigias, alegam que vai onerar a folha”, diz Idalécio.
O Geopark Araripe abrange a área de seis cidades do Sul do Ceará: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. A região é rica em fósseis de dinossauros e insetos extintos há 70 milhões de anos ou mais.
O procurador Ribeiro Rayol denuncia também a falta de guias turísticos no parque. “Sequer há guias para atender a população e promover a função essencial do Geoparque de fomentar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região”, diz o procurador.
Segundo Idalécio, 21 dos 26 geoparques na Floresta do Araripe são contemplados com o serviço de guias. O governo do estado promoveu cursos para capacitar guias turísticos. Estagiários dos cursos de geografia e geologia da Universidade Regional do Cariri (Urca) também são capacitados para guiar turistas nos parques. O guia turístico, explica Idalécio, deve ser solicitado à direção do parque, pelo telefone (88) 3102-1237.
Quanto à denúncia de infraestrutura de má qualidade feita pelo Ministério Público Federal no Ceará, Idalécio diz que um projeto da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará vai implantar mirantes e pontos de atendimento a turistas nas rotas do parque geológico.

Do G1 CE
 

Polícia prende mulher no Ceará com fuzil AK-47 que seria usado em roubo


Segundo delegado, suspeita é mulher de preso por assalto a bancos. Polícia diz que na residência da mulher funcionava laboratório de droga.
 
Um mulher foi presa nesta quinta-feira (9) em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, com um fuzil AK-47. Segundo o titular da Delegacia de Roubos e Furtos, Romério Almeida, a arma seria passada a uma quadrilha de assalto a bancos no Ceará e em outros estado do Nordeste Brasileiro. "Se trata de pessoas especialistas em ações delituosas, e ela [a mulher presa] estava exatamente pretendendo passar essas amas para ser utilizada em assalto", diz Almeida. O delegado afirma que a arma encontrada na casa da suspeita pertencia ao marido dela, que está preso desde a semana passada suspeito de participação em assalto a bancos. Segundo delegado, ele teve participação em um assalto a banco em 31 de julho, na Grande Fortaleza.
Polícia prende mulher com armas de uso exclusivo das Forças Armadas

Na quarta-feira (8), uma outra mulher havia sido presa com armas de fogo, também suspeita de passar as armas a uma quadrilha de assalto e roubos a bancos. A polícia investiga se as mulheres fazem parte da mesma quadrilha. Nesta semana, três fuzis foram apreendidos no Ceará pela Polícia Civil. Além da arma, foi encontrado droga na residência onde a mulher foi presa nesta quinta-feira, em Horizonte. A polícia diz que na casa funcionava um laboratório de drogas. Ela vai responder por porte ilegal de arma, formação de quadrilha e tráfico de drogas. Segundo Romério Almeida, ela será transferida ainda nesta quinta-feira para um presídio.

Na foto: Fuzil AK-47. (Foto: AFP)Modelo do fuzil AK-47, encontrado na casa da
suspeita e que seira usado em assalto a banco,
segundo a polícia. (Foto: AFP)

INTERIOR DO NORDESTE DEVE GANHAR NOVOS VOOS


 
Quatro companhias aéreas vão construir novas rotas entre as cidades do interior e as capitais do Nordeste: Azul/Trip, Passaredo, Avianca e Voa Brasil, conforme acordado em reunião na terça-feira, dia 7, na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife. O centro das rotas (HUB) será a cidade de Petrolina (PE), onde acontecerão trocas de aeronaves. A próxima reunião acontecerá no dia 13 de setembro. A assessoria de Imprensa da Sudene informou que a construção das linhas aéreas nas cidades do interior entre si e com as capitais faz parte de um projeto maior que ainda será anunciado pela presidenta Dilma Rousseff. Os municípios que serão contemplados na primeira fase do projeto são: Imperatriz (MA), Parnaíba (PI), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Paulo Afonso, Barreiras, Ilhéus e Porto Seguro (BA), Linhares (ES) e Montes Claros (MG). Na segunda etapa do projeto serão contemplados os municípios de Balsas (MA), Bananeiras e São Raimundo Nonato (PI), Arco Verde (PE), Jipoca e Aracati (CE), Patos (PB), Lençóis (MA), Vitória da Conquista e Luiz Eduardo Magalhães (BA). Também participaram da reunião secretários de turismo e representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e de Bancos públicos como o BNB e BNDES. As quatro companhias que criarão os voos fazem parte do consórcio que atua na aviação executiva da região. O objetivo é estruturar uma malha aérea que permita a ligação direta entre todas as capitais nordestinas e algumas cidades do interior. O executivo da Sudene, Adonias Oliveira, informou que alguns dos pontos discutidos na reunião foram a necessidades como financiamento para a compra de novas aeronaves pelas empresas, melhoria na infraestrutura dos acessos e dos aeroportos; cumprimento da Lei do uso do Solo, protegendo os aeroportos de construção de imóveis próximos aos equipamentos; política de redução de tributos, em especial, dos combustíveis de aviação. A intenção é fazer com que essa nova malha aérea esteja sendo colocada em prática já na próxima estação de verão, no final deste ano, início de 2013. Um dos principais trunfos que serão expostos para as companhias aéreas será a pujança da economia do Nordeste, a segunda da América Latina e com imenso potencial de crescimento.

(Por Rafael Massadar: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/87328)

Nota da Editoria:
Indiscutivelmente, o Aeroporto Internacional de Petrolina é a escolha acertada para este projeto de um centro de rotas pelo interior do Nordeste. Transcrevemos abaixo uma rápida síntese sobre este aeroporto. Gostaríamos também de enfatizar que não é mais perdoável a omissão de nossas classes política e empresarial sobre as melhorias que estão na pauta da atualização funcional do Aeroporto Regional do Cariri. Deixamos de pontuar coisas como acesso, ampliação da pista, módulos operacionais, estacionamento, etc, para não se tornar enfadonho sobre o que já tem sido mencionado ad nauseam. Juazeiro do Norte, como sede deste aeródromo, vai necessitar de grande apoio para esta empreitada, uma vez que é o terceiro na lista dos aeroportos nordestinos, como grande desempenho. 
O Aeroporto Internacional de Petrolina/Senador Nilo Coelho é um aeroporto que serve ao município de Petrolina, Lagoa Grande, Afrânio e Dormentes, em Pernambuco, e também ao município de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá, na Bahia. O Aeroporto de Petrolina possui a segunda maior pista de aterrissagem do Nordeste com 3.250 metros. Se firma como um dos principais do Nordeste, impulsionado pela produção do Vale do São Francisco, maior exportador de frutas do Brasil e responsável pela maior taxa de crescimento econômico da Região. São quatro as companhias aéreas que operam com voos regulares no aeroporto: a GOL Linhas Aéreas,TAM Linhas Aéreas, Avianca Brasil e a TRIP Linhas Aéreas. As obras, encerradas em outubro de 2004, também foram responsáveis pelo reforço asfáltico da pista e do pátio de aeronaves, ampliado para 18.212 metros quadrados, com cinco posições de estacionamento para aviões de grande porte. O terminal de cargas do Aeroporto de Petrolina, com dois mil metros quadrados, está preparado para atender a demanda de exportação de frutas da região. A estrutura é toda preparada para atender à produção perecível, com seis câmeras frigoríficas, com capacidade de armazenamento de 17 mil caixas cada uma, e dois túneis de resfriamento. O novo terminal de passageiros do Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho é totalmente climatizado, com equipamentos de segurança modernos, como o circuito interno de TV e o sistema informativo de voo, além de 18 pontos comerciais dentro do conceito de Aeroshopping. O aeroporto tem lanchonetes, restaurante, lojas de artesanato e de produtos regionais, locadoras de veículos e terminal de saque eletrônico. (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1254529)

do BLOG DO JUAONLINE de Daniel Walker

MENSALÃO - Absolvição será 'manual da corrupção', diz entidade


Diversas organizações sociais que lutam contra a corrupção se reuniram nesta quinta-feira(9), em Brasília, para discutir o processo do mensalão.

Participaram do encontro entidades como Contas Abertas, Transparência Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Congresso em Foco. A iniciativa foi do Movimento 31 de Julho, do Rio, e do Instituto de Fiscalização e Controle, do Distrito Federal. À tarde, parte deles foi assistir à sessão de julgamento no Supremo Tribunal Federal, que ouviu a defesa de mais cinco dos 38 réus no caso. Para Altamir Tojal, um dos coordenadores do Movimento 31 de julho, caso haja absolvição dos réus do mensalão, será criada uma espécie de "manual da corrupção". "Se forem absolvidos, vai ser um tipo de manual: se fizer desse jeito, nada acontece, pode seguir em frente'", afirmou. Tojal afirma que o julgamento não é só dos 38 réus que foram acusados. "É também para saber se a sociedade brasileira tolera certas práticas. O brasileiro está percebendo que o dinheiro que vai para a corrupção deixa de ir para o hospital, para a escola." O brasileiro está percebendo que o dinheiro que vai para a corrupção deixa de ir para o hospital, para a escola."

Para ele, a sociedade está atenta e acompanhando o julgamento. A ausência de manifestantes em frente ao tribunal, afirma, não significa apatia da população com relação ao caso. Tojal aponta o alto número de comentários nos sites de notícia e nas redes sociais como uma medida do interesse dos brasileiros. "O mensalão está disputando a atenção do público com a novela e ganhando das Olimpíadas", disse, referindo-se a outros acontecimentos atuais. Para Ana Luiza Archer, também coordenadora do movimento, a avaliação das entidades a respeito do julgamento é muito positiva, e o caso ter ido a julgamento no Supremo já é, em si, uma vitória. Como forma de manifestar apoio --e não protestar--, as entidades devem ir à frente do Supremo para dançar uma quadrilha na próxima quinta-feira. 
"Nós, dos movimentos sociais, nos consideramos vencedores nesse momento, mas se a sociedade deixar de acompanhar os acontecimentos, podemos pôr tudo a perder", disse Tojal.

Folhapress

Comparar Serra a Hitler foi inadequado, admite Haddad


Prefeiturável é comparado a Hitler em material no site do candidato do PT

Um vídeo que compara José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, ao ditador Adolf Hitler, veiculado nesta quarta-feira (8) no site da campanha de Fernando Haddad (PT) gerou a demissão de um funcionário da equipe petista. O conteúdo, que foi um dos destaques do portal, já foi retirado do ar.

Com o título "E Agora José?", o material é de autoria do MC Mamuti. Em um dos trechos mais polêmicos do clipe, o prefeiturável é comparado visualmente a Adolf Hitler, ex-ditador da Alemanha. O personagem fictício Sr. Burns, do desenho Os Simpsons, também é comparado ao político. Em resposta, a assessoria de Serra disse que não vai entrar neste tipo de "baixaria", e que durante o dia irá estudar se acionará judicialmente o responsávelpelo vídeo e a campanha do petista. A equipe também ressalta que pretende realizar propostas para evitar este foco durante a campanha.

Segundo a assessoria de Haddad, o vídeo foi veiculado sem a autorização da coordenação da campanha do petista.

O vídeo seria uma resposta do músico a uma nota publicada no site de José Serra que relata que o rap ganhou espaço no CCJ (Centro Cultural da Juventude) durante a gestão do tucano em São Paulo. Mamuti critica Serra por usar o rap como uma das bandeiras de sua campanha quando ele não teria incentivado a modalidade musical enquanto prefeito ou governador. Em determinado trecho do vídeo, o rapper Mamuti chega a mostrar o dedo do meio ao citar o candidato. Frases polêmicas também fazem parte do conteúdo.

- Cê tem nojo do nosso povo, num finge que não/Fácil querer ser bom moço perto da eleição/Duas caras, deve achar que a gente é otário.

Fonte: R7.com

Governo encerra negociações com professores mas greves continuam


BRASÍLIA, 9 Ago (Reuters) - O governo encerrou as negociações com professores universitários em greve desde maio, enquanto estuda propostas para os demais servidores que ainda fazem paralisações em mais de 20 setores em todo o país.

Segundo sindicalistas, as paralisações tiveram adesão de cerca de 350 mil servidores. O governo, que contesta este número, deverá oferecer proposta aos grevistas na próxima semana, numa tentativa de conter o movimento que ganhou força nos últimos dias, disse a assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que lidera as negociações. O Ministério da Educação reiterou em nota aos professores que as negociações foram encerradas com a proposta de reajuste de 25 a 40 por cento até 2015, o que representa um impacto de 4,2 bilhões de reais no Orçamento da União.

A proposta foi aceita pela Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), mas foi rejeitada pelos sindicatos que representam a maioria das instituições. A nota do ministério, publicada no site da pasta na Internet, diz que o acordo "possui cláusulas que permitem a adesão de outras entidades sindicais". Os representantes dos servidores técnicos administrativos das universidades e dos institutos federais deverão ter reunião na sexta-feira com o governo, segundo a pasta da Educação. Na segunda-feira, foi apresentada uma proposta de reajuste de 15,8 por cento.

A paralisação também inclui servidores de universidades federais, agências reguladoras, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além dos ministérios da Agricultura, Planejamento, Integração Nacional, Saúde, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), entre outros. Outras categorias, como funcionários do Banco Central, Tesouro Nacional e Controladoria Geral da União, fizeram paralisação de um dia nesta semana como advertência.

OPERAÇÃO-PADRÃO

A greve dos servidores públicos ganhou novas adesões nos últimos dias, como de funcionários da Polícia Federal, o que causou reflexos em rodovias e na emissão de passaportes, por exemplo. No aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde havia uma operação-padrão nesta quinta-feira desde as 16h30, um grande número de passageiros esperava para entrar no saguão de embarque internacional. No Terminal 2, o tempo médio de espera para passar pela primeira parte do controle de segurança de raio-x era de 1h20. Só depois dessa etapa é que os passageiros são encaminhados para o controle de passaportes, feito pelos agentes da polícia federal. A operação-padrão significa que todos os procedimentos são seguidos à risca, o que, na prática, torna mais lento o trânsito de passageiros pelos postos de controle de entrada e saída do país. Os sindicatos planejam uma greve geral a partir do dia 20 caso o governo não apresente proposta satisfatória de recomposição salarial.

(Por Hugo Bachega; com reportagem adicional de Laiz Souza, em Guarulhos)

“Eu não podia aguentar mais”, diz italiano pego no doping em Londres


“Eu não podia aguentar mais”, diz italiano pego no doping em Londres

Um dia depois de ter sido excluído dos Jogos Olímpicos de Londres por causa de doping, o italiano Alex Schwazer concedeu uma emocionada entrevista coletiva, na qual chegou a chorar em vários momentos. Campeão olímpico em Pequim, ele não poderá participar da prova dos 50km da marcha atlética em Londres.

Com lágrimas nos olhos, Schwazer disse que estava aliviado por ter sido pego. "Quando você espera sua namorada sair para treinar para que você possa se trancar no banheiro e injetar EPO (Eritropoietina) em suas veias sem que ninguém saiba, algo está errado", disse o atleta italiano, na quarta-feira. Alex Schwazer chora em entrevista coletiva."Eu não sou feito para tomar drogas ou para enganar as pessoas, e não podia aguentar mais. Estava ansioso para que tudo isso terminasse."

Uma amostra de sangue de Schwazer foi colhida pouco antes dos Jogos Olímpicos e testou positivo para EPO, substância que melhora consideravelmente a oxigenação do sangue. A Eritropoietina virou a droga da moda para atletas de resistência e o doping do recordista mundial da marcha é o último escândalo a manchar a modalidade, assim como acontece com o ciclismo competitivo. Na entrevista da quarta-feira, Schwazer jurou que só tomou a substância no mês anterior aos Jogos de Londres e por pressão para conquistar o bi olímpico. Segundo a agência Reuters, o italiano conseguiu a droga na Turquia em setembro de 2011 e a guardava na geladeira de casa. Para esconder da namorada, a campeã mundial de patinação Carolina Kostner, Schwazer dizia que eram vitaminas. Ele se disse aliviado com o fim do segredo, uma realidade que ele escondia de Kostner, dos pais, dos companheiros de equipe e da opinião pública italiana.

"O mais importante é ter me libertado desse peso que tinha em mim. Agora, sonho com uma outra vida", disse.

Para ele, a vida começa hoje e ele planeja deixar o esporte competitivo de vez para ficar mais tempo com Kostner, namorada de longa data. As prováveis sanções disciplinares do exército italiano, já que ele é um membro dos Carabinieri, a força policial do país, certamente representam menos estresse para o campeão olímpico do que o segredo que ele escondia do resto do mundo antes das Olimpíadas de Londres.

* Adaptação: Fernando Figueiredo Mello
Por Bruno Paiva Teixeira | Visão Global –
Por Cameron Smith, especial para o Yahoo!*


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30