xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 agosto 2012

Tudofel: Rebelde com causa

Tudofel: Rebelde com causa: O ano de 1982 avançava apressado para o seu fim. Tinha 16 anos e aquela inquietude existencial comum a tal idade. Estava insatisfeito com...

Álbuns de figurinhas - Por: Emerson Monteiro

Aqui me observo, outra vez, a percorrer florestas de memórias à cata das lembranças da meninice, de sonhos e saudades, gosto em que a gente que escreve insiste, a transformar momentos anteriores em letras e histórias. E recordo ali na segunda metade dos anos 50 quando publicaram álbuns de figurinhas das cenas de sucessos cinematográficos, mania das crianças que acompanharam os lançamentos dessas superproduções, quais Marcelino, pão e vinho, Os dez mandamentos e Ben-Hur, títulos que preservo nas malhas dessas recordações.  

Tais películas demoraram chegar, primeiro, avisadas pelos jornais do Sul e de Fortaleza, e pelos cartazes afixados nas antessalas dos cinemas e pelas revistas de maior circulação, naquele tempo, O Cruzeiro e Manchete. Custaram meses, talvez mais de ano, para serem exibidas no Cariri.

Antes mesmo dos filmes virem às telas, as livrarias e bancas já vendiam os álbuns e passavam a fornecer os envelopes correspondentes, em geral com três figurinhas cada um, a corresponder aos quadros distribuídos nas páginas. A garotada vibrava para preencher os claros, havendo procura de multidões às remessas, que vinham e logo sumiam, diante da ansiosa freguesia. Serviam de mídia aos lançamentos dos filmes e dominavam o mercado das massas.

Depois de esgotadas, as figurinhas viravam moeda de troca nas mãos dos aficionados, o que alimentava um comércio paralelo nos aglomerados das praças e entradas das salas de projeção. Algumas dessas estampas, devido à raridade, em alguns casos, atingiam preços acima do normal, face ao desejo de se completar os álbuns, por vezes sob a participação dos próprios pais dos meninos, porquanto a predileção não raro sensibilizava mais outras faixas etárias.

Lembro bem das emoções de haver, nessa época, pegado um ônibus e me deslocado, na companhia de Luciano de Souza, rapaz que trabalhava com meus pais, à busca de saquinhos das figuras do filme Ben-Hur, sucesso de bilheteria de 1959, do diretor Cecil B. de Mille, e que, em 1956, dirigira Os dez mandamentos, ambos de amplo sucesso no mundo inteiro. 

Assim, em toda fase existem os interesses das crianças, ilustrando seus dias através dos pequenos mimos, prazeres inestimáveis e fugidios que nutrem de satisfação o maravilhoso período da infância.  

Tudofel: A lição das pedrinhas

Tudofel: A lição das pedrinhas: Em 1982, com dezesseis anos de idade, era um dos coordenadores do Movimento de Juventude do Crato, o MOJUCRA, órgão da Pastoral de Ju...

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS.

Chico Soares foi um dos cratenses mais autentico, não tenho duvidas. Bem humorado, alegre, bonachão. Deixou um legado de exemplos, de amizades e estima de fazer invejar a qualquer um. Eu tive a honra de conviver com o Chico  nos seus últimos momentos. Mas, a preciosidade  que peço permissão para contar, trata de uma campanha politica eleitoral, na década de 60 do seculo passado, na qual o senhor José Tinindo era candidato a deputado estadual pelo PTB.

Num comício na Praça Siqueira Campos o candidato fazia um discurso acalorado, e, em dado momento disse: Eu estou a um passo da Assembleia Legislativo do Ceará! Do seu lugar, Chico Soares respondeu a todo pulmão: a 600 quilômetros mesmo! 



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30