Edição de 02 a 07 de agosto de 2012
Padres paraibanos em Crato
Desde a última segunda feira, 30 de julho, os padres da Diocese de Cajazeiras (estado da Paraíba), estão reunidos no Centro de Expansão dom Vicente Matos, em Crato, para participar do seu retiro anual. A frente do clero veio bispo de Cajazeiras, dom José González Alonso. O retiro, que será encerrado na próxima 6ª feira, dia 2, tem como pregador o bispo-emérito da diocese de Blumenau (estado de Santa Catarina), dom Angélico Sândalo Bernardino (foto à esquerda)
A APA Araripe está debutando
No dia 04 de agosto de 1997 – há 15 anos –, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso criava a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe. O projeto era grandioso: 1.063.000 hectares do bioma caatinga passavam a ser inseridos entre as mais 310 Unidades de Conservação federais existentes na vastidão do Brasil. As APAs são administradas hoje pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O que é mesmo uma APA?
Criadas por Lei ou Decreto presidencial, as APAs – mais conhecidas como parques ou reservas ecológicas – são unidades de conservação de áreas ricas em biodiversidade ou belezas cênicas. O território da APA Araripe abrange parte dos municípios cearenses de Missão Velha, Abaiara, Brejo Santo, Porteira, Jardim, Jati, Penaforte, Barbalha, Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri, Araripe, Potengi, Campos Sales, Salitre; em Pernambuco, inclui Araripina, Trindade, Ouricuri, Ipubi, Exu, Santa Cruz, Bodocó, Cedro, Moreilândia, Granito e Serrita; e Fronteiras, Padre Marcos, Simões, Paulistana, Pio IX, Caldeirão Grande e Curral Novo, no Estado do Piauí.
Honra ao mérito
A luta pela criação da APA Araripe partiu de ambientalistas caririenses, dentre eles o atual chefe da Floresta Nacional do Araripe, William Brito. O grande desafio da nossa APA é a ocupação de forma ordenada das áreas da Chapada. Algo nesse sentido já está sendo feito. Recentemente cerca de 707 hectares de uma área remanescente da Mata Atlântica, localizada em Barbalha – que pertencia ao um projeto agropecuário – foi reincorporada à Floresta Nacional do Araripe, por decreto da presidente Dilma Rousseff. Essa área será agora reflorestada com árvores nativas como a janaguba, pequi, cambuí, dentre outras.
Túnel do tempo
Faz mais de um ano. Em 28 de junho de 2011, Crato sediou mais um “Governo Itinerante”. Naquela data o governador Cid Gomes anunciou que esta cidade iria ganhar uma policlínica regional, orçada em R$ 10 milhões. Serias a maior e mais moderna dentre as policlínicas programadas para o Cariri. Cid anunciou que a obra seria construída em parceria com a Prefeitura. Esta doaria o terreno para o novo investimento. Daquela data para cá, já foram construídas as policlínicas de Barbalha e Brejo Santo. Alguém tem notícia da policlínica de Crato?
No mais
Teria sido menos desgastante, para o Governo do Estado, se o número de obras estaduais anunciadas para Crato fosse menor, embora elas fossem iniciadas e concluídas. O Centro de Convenções do Cariri continua paralisado desde novembro de 2010; O Parque Estadual Ecológico do Fundão ainda aguarda todos os investimentos previstos em 2008. Naquela reserva, segundo noticiou esta semana a imprensa, vândalos estão fazendo barragens improvisadas no Rio Batateiras – que corta o terreno do Parque – para facilitar a pesca predatória. Já as obras do canal do Rio Grangeiro nem é bom recordar...
Lembrando Padre Gomes
(ao lado, uma das últimas fotografias do padre Antônio Gomes de Araújo)
O Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo– DHDPG é uma importante instituição da Diocese de Crato, responsável pela guarda, custódia, catalogação e preservação de papéis e documentos relacionados com a história do sul do Ceará. Criado em 2001, o Departamento Histórico Diocesano recebeu o nome do maior pesquisador da história do Cariri, padre Antônio Gomes de Araújo. Este obteve o primeiro lugar num Concurso de História, promovido pela Universidade da Bahia, com o trabalho “Formação das Gens Caririenses”, em 1950. Padre Gomes publicou, dentre outros, os seguintes trabalhos: “Do curral ao ciclo agrícola” onde dissertou sobre a vida econômica do Cariri na época do seu povoamento (1950). “Naturalidade de Bárbara de Alencar”(em 1953); “Um civilizador do Cariri e outros estudos”; “Padre Pedro Ribeiro da Silva, fundador e primeiro capelão de Juazeiro do Norte” (em 1955); “Apostolado do Embuste” (em 1956); “Martins Filho, o Magnífico Reitor da Universidade do Ceará-ascendentes e colaterais” (em 1961); “1817 no Cariri” (em 1962); “Aldeamento da Missão do Miranda e Revelações de sua Arqueologia”, “Alvorada Glória (em 1967); “A Cidade de Frei Carlos” (em 1971); “Povoamento do Cariri” (em 1973).
Novidades na festa da Padroeira
O Cura da Catedral, padre Edimilson Neves Ferreira, anunciou algumas inovações no novenário da Padroeira de Crato, cujo início ocorrerá no próximo dia 22. Este ano a imagem de Nossa Senhora da Penha visitará – a cada dia do novenário – uma das oito paróquias do município de Crato. A arrecadação da festa em 2012 será revertida para a pintura externa da Sé e reforma do presbitério. Este passará a contar com um altar de pedra, uma exigência – ainda não cumprida – para as igrejas que tem o status de catedral.
Festa do Centenário
Padre Edmilson confirmou ainda que a Catedral de Nossa Senhora da Penha será consagrada, por dom Fernando Panico, no dia 20 de outubro de 2013, em solenidade que abrirá o ano das comemorações pelo centenário de criação da Diocese de Crato. Por outro lado, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello ou seja o embaixador do Vaticano em Brasília, confirmou que estará em Crato – em 20 de outubro de 2014 – para a missa de encerramento dos festejos do centenário da Diocese.
Inveja mata
Só pode ser inveja a reação– deplorável e mesquinha – do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB–SP), pelo convite do Comitê Olímpico Internacional–COI, feito à ex-ministra Marina Silva para esta participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Londres. Os brasileiros sentiram orgulho quando viram Marina da Silva – ao lado do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; do maestro Daniel Barenboim e dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz –, conduzindo a bandeira olímpica (foto à direita). Aliás, metade da população mundial viu, pela TV, a cena. E aplaudiu! Marina é reconhecida mundialmente como uma ambientalista. Além de ter exercido com honestidade elevados cargos e funções na república brasileira.
A propósito da inveja
Leiam o que escreveu, em priscas eras, São Basílio: “A inveja é um gênero de ódio, o mais feroz, porque os benefícios aplacam quem por alguma outra causa é inimigo nosso. Mas o bem que se faz ao invejoso irrita-o mais; e assim, quanto mais ele recebe, mais se indigna, se entristece e se exacerba”.
Provando do próprio veneno
Hoje no poder, o Partido do Trabalhadores–PT, cujos dirigentes e militantes passaram a vida inteira incentivando greves, invasões, passeatas e hostilizando os que não seguiam sua cartilha, assiste agora, acabrunhado, há quase 3 meses, às greves de professores e de outros funcionários públicos federais. Greves que vêm trazendo grande estrago eleitoral ao PT. Daí a mobilização que Lula está fazendo, junto a líderes sindicais e políticos, para tentar moderar os sindicalistas das categorias grevistas. O “Cara” tenta evitar mais desgaste aos candidatos petistas nas eleições do próximo dia 7 de outubro.
Um dia atrás do outro
Palavras proferidas pela presidente Dilma, em Londres: "O Brasil não é uma ilha. Todos os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão sendo afetados pela crise econômica internacional”. Ah, bom! Que mal pergunte: e essa crise não era apenas uma “marolinha” como dizia o cumpanhêro Lula?
Torpedos
1 –– O grande número de construções na conurbação Crajubar tornou difícil encontrarem-se pedreiros e serventes em Crato-Juazeiro-Barbalha. Crato está importando essa mão-de-obra de Moreilândia e Caririmirim (PE). São mais de 100 profissionais que chegam aqui toda 2ª feira, só retornando aos lugares de origem na tarde do sábado.
2 –– Para quem não sabe, Caririmirim (fica a 40 km de Crato por estrada vicinal) é um distrito do município de Moreilândia. Por iniciativa particular foi criada em Caririmirim a primeira Reserva Ecológica de Moreilândia. Ela fica numa pequena área de 15 hectares, situada a jusante da nascente da Ingazeira, que abriga um pequeno riacho no seu interior. A consciência ecológica chega hoje aos mais distantes rincões do Nordeste.
3 –– A Secretaria das Cidades do Ceará vai investir mais de R$ 2 milhões e 600 mil reais em Brejo Santo (foto abaixo da imponente Matriz do Sagrado Coração de Jesus). O dinheiro será aplicado na ampliação e reforma do Cemitério São João Batista, pavimentação de várias ruas, reforma de praças e implantação de projetos paisagísticos na Praça São Francisco e na avenida que corta aquela cidade, ou seja, no trecho citadino da BR-116.
4 –– Presente na última noite do novenário à Senhora Sant’Ana, dom Fernando Panico anunciou a realização de uma romaria – no próximo dia 24 de outubro, em Santana do Cariri – com a participação das 54 paróquias da diocese, para reverenciar a memória da menina-mártir Benigna Cardoso da Silva.
5 –– O mercado elevou a estimativa da inflação oficial (medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA) para 4,98% neste ano. A previsão foi divulgada no início da semana pelo boletim Focus, do Banco Central.
6 –– Enquanto as exportações continuam caindo, o Brasil bateu novo recorde na importação de gasolina. O volume cresceu 315% até maio passado, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).