xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 agosto 2012

Coluna Armando Rafael - Dia 02 a 07 de Agosto

Edição de 02 a 07 de agosto de 2012
Padres paraibanos em Crato


Desde a última segunda feira, 30 de julho, os padres da Diocese de Cajazeiras (estado da Paraíba),  estão reunidos no Centro de Expansão dom Vicente Matos, em Crato, para participar do seu retiro anual. A frente do clero veio  bispo de Cajazeiras, dom José González Alonso. O retiro, que será encerrado na próxima  6ª feira, dia 2,  tem como pregador o bispo-emérito da diocese de Blumenau (estado de Santa Catarina), dom Angélico Sândalo Bernardino (foto à esquerda)


A APA Araripe está debutando


No dia 04 de agosto de 1997 – há 15 anos –, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso criava a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe. O projeto era grandioso: 1.063.000 hectares do bioma caatinga passavam a ser inseridos entre as mais  310 Unidades de Conservação federais existentes na vastidão do Brasil. As APAs são administradas hoje pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O que é mesmo uma APA?

Criadas por Lei ou Decreto presidencial, as APAs – mais conhecidas como parques ou reservas ecológicas – são unidades de conservação de áreas ricas em  biodiversidade ou belezas cênicas. O território da APA Araripe abrange parte dos municípios cearenses  de Missão Velha, Abaiara, Brejo Santo, Porteira, Jardim, Jati, Penaforte, Barbalha, Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri, Araripe, Potengi, Campos Sales, Salitre; em Pernambuco, inclui Araripina, Trindade, Ouricuri, Ipubi, Exu, Santa Cruz, Bodocó, Cedro, Moreilândia, Granito e Serrita; e Fronteiras, Padre Marcos, Simões, Paulistana, Pio IX, Caldeirão Grande e Curral Novo, no Estado do Piauí.

Honra ao mérito

A luta pela criação da APA Araripe partiu de ambientalistas caririenses, dentre eles o atual chefe da Floresta Nacional do Araripe, William Brito. O grande desafio da nossa APA é a ocupação de forma ordenada das áreas da Chapada. Algo nesse sentido já está sendo feito. Recentemente cerca de 707 hectares de uma área remanescente da Mata Atlântica, localizada em Barbalha – que pertencia ao um projeto agropecuário – foi reincorporada à Floresta Nacional do Araripe, por decreto da presidente Dilma Rousseff. Essa área será agora reflorestada com árvores nativas como a janaguba, pequi, cambuí, dentre outras.

Túnel do tempo

Faz mais de um ano. Em 28 de junho de 2011, Crato sediou  mais um “Governo Itinerante”.  Naquela data o governador Cid Gomes anunciou que esta cidade iria ganhar uma policlínica regional, orçada em R$ 10 milhões. Serias  a maior e mais moderna dentre as policlínicas programadas para o Cariri. Cid anunciou que a obra seria construída em parceria com a Prefeitura. Esta doaria o terreno para o novo investimento. Daquela data para cá, já foram construídas as policlínicas de Barbalha e Brejo Santo. Alguém tem notícia da policlínica de Crato?
No mais
Teria sido menos desgastante, para o Governo do Estado, se o número de obras estaduais anunciadas para Crato  fosse menor, embora elas fossem iniciadas e  concluídas. O Centro de Convenções do Cariri continua paralisado desde novembro de 2010; O Parque Estadual Ecológico do Fundão ainda aguarda todos os investimentos previstos em 2008. Naquela reserva, segundo noticiou esta semana a imprensa, vândalos estão fazendo barragens improvisadas no Rio Batateiras – que corta o terreno do Parque –  para facilitar a pesca predatória. Já as  obras do canal do Rio Grangeiro nem é bom recordar...
Lembrando Padre Gomes

(ao lado, uma das últimas fotografias do padre Antônio Gomes de Araújo)
O Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo– DHDPG é uma  importante instituição da Diocese de Crato, responsável pela guarda, custódia,  catalogação e preservação  de  papéis e documentos relacionados com a história do sul do Ceará. Criado em 2001, o Departamento Histórico Diocesano recebeu o nome do maior pesquisador da história do Cariri, padre Antônio Gomes de Araújo. Este obteve o primeiro lugar num Concurso de História, promovido pela Universidade da Bahia, com o trabalho “Formação das Gens Caririenses”, em 1950.  Padre Gomes  publicou, dentre  outros, os seguintes trabalhos: “Do curral ao ciclo agrícola” onde dissertou sobre a vida econômica do Cariri na época do seu povoamento (1950). “Naturalidade de Bárbara de Alencar”(em 1953); “Um civilizador do Cariri e outros estudos”; “Padre Pedro Ribeiro da Silva, fundador e primeiro capelão de Juazeiro do Norte” (em 1955); “Apostolado do Embuste” (em 1956); “Martins Filho, o Magnífico Reitor da Universidade do Ceará-ascendentes e colaterais” (em 1961); “1817 no Cariri” (em 1962); “Aldeamento da Missão do Miranda e Revelações de sua Arqueologia”,  “Alvorada Glória (em 1967);  “A Cidade de Frei Carlos” (em 1971); “Povoamento do Cariri” (em 1973).

Novidades na festa da Padroeira

O Cura da Catedral, padre Edimilson Neves Ferreira, anunciou algumas inovações no novenário da Padroeira de Crato, cujo início ocorrerá no próximo dia 22. Este ano a imagem de Nossa Senhora da Penha visitará –  a cada dia do novenário – uma das oito paróquias do município de Crato. A arrecadação da festa em 2012 será revertida para a pintura externa da Sé e reforma do presbitério. Este passará a contar com um altar de pedra,  uma exigência – ainda não cumprida – para as igrejas que tem o status de catedral.

Festa do Centenário

Padre Edmilson confirmou ainda que a Catedral de Nossa Senhora da Penha será consagrada, por dom Fernando Panico, no dia 20 de outubro de 2013, em solenidade que abrirá o ano das comemorações pelo centenário de criação da Diocese de Crato. Por outro lado, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello  ou seja o embaixador do Vaticano em Brasília,  confirmou que estará em Crato – em 20 de outubro de 2014 – para a missa de  encerramento dos festejos  do centenário da Diocese.

Inveja mata

Só pode ser inveja a reação– deplorável e  mesquinha   –   do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB–SP), pelo convite do Comitê Olímpico Internacional–COI,  feito  à ex-ministra Marina Silva para esta participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Londres.  Os brasileiros sentiram orgulho quando viram Marina da Silva – ao lado do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; do maestro Daniel Barenboim e dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz –, conduzindo a bandeira olímpica (foto à direita).  Aliás, metade da população mundial viu, pela TV, a cena. E aplaudiu! Marina é reconhecida mundialmente como uma ambientalista. Além de ter exercido com honestidade elevados cargos e funções na república brasileira.

A propósito da inveja

Leiam o que escreveu, em priscas eras, São Basílio: “A inveja é um gênero de ódio, o mais feroz, porque os benefícios aplacam quem por alguma outra causa é inimigo nosso. Mas o bem que se faz ao invejoso irrita-o mais; e assim, quanto mais ele recebe, mais se indigna, se entristece e se exacerba”.

Provando do próprio veneno


Hoje no poder, o Partido do Trabalhadores–PT,  cujos dirigentes e militantes passaram a vida  inteira incentivando greves, invasões, passeatas e hostilizando os que  não seguiam sua cartilha, assiste agora, acabrunhado, há quase 3 meses,  às greves de professores e de outros funcionários públicos federais. Greves que vêm trazendo grande estrago eleitoral ao PT. Daí a mobilização que Lula está fazendo, junto a  líderes sindicais e políticos, para tentar moderar os sindicalistas das categorias grevistas. O “Cara” tenta  evitar mais desgaste aos candidatos petistas nas eleições do próximo dia 7 de outubro.

Um dia atrás do outro

Palavras proferidas pela presidente Dilma, em Londres: "O Brasil não é uma ilha. Todos os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão sendo afetados pela crise econômica internacional”. Ah, bom! Que mal pergunte: e  essa crise não era apenas uma “marolinha” como dizia o cumpanhêro Lula?

Torpedos

1 –– O grande número de construções na conurbação Crajubar tornou difícil encontrarem-se pedreiros e serventes em Crato-Juazeiro-Barbalha. Crato está importando essa mão-de-obra de Moreilândia e Caririmirim (PE). São mais de 100 profissionais que chegam aqui toda 2ª feira, só retornando aos lugares de origem na tarde do sábado.

2 –– Para quem não sabe, Caririmirim (fica a 40 km de Crato por estrada vicinal) é um distrito do município de Moreilândia. Por iniciativa particular foi criada em Caririmirim a primeira Reserva Ecológica de Moreilândia. Ela fica numa pequena área de 15 hectares, situada a jusante da nascente da Ingazeira, que abriga um pequeno riacho no seu interior. A consciência ecológica chega hoje aos mais distantes rincões do Nordeste.
 
3 –– A Secretaria das Cidades do Ceará vai investir mais de R$ 2 milhões e 600 mil reais em Brejo Santo (foto abaixo da imponente Matriz do Sagrado Coração de Jesus). O dinheiro será aplicado na ampliação e reforma do Cemitério São João Batista, pavimentação de várias ruas, reforma de praças e  implantação de projetos paisagísticos na Praça São Francisco e na avenida que corta aquela cidade, ou seja, no trecho citadino da BR-116.

4 –– Presente na última noite do novenário à Senhora Sant’Ana, dom Fernando Panico anunciou a realização de  uma romaria – no próximo dia 24 de outubro, em Santana do Cariri –  com a participação das 54 paróquias da diocese, para reverenciar a memória da menina-mártir Benigna Cardoso da Silva.

5 –– O mercado elevou a estimativa da inflação oficial (medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA) para 4,98% neste ano. A previsão foi divulgada no início da semana pelo boletim Focus, do Banco Central.

6 –– Enquanto as exportações continuam caindo, o Brasil bateu novo  recorde na importação de gasolina. O volume cresceu 315% até maio passado, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

BLOGSaudades... CRATO! O belo,profano,mistico e sua transversalidade cultural - Por: Wilson Bernardo


Originalmente publicada em 30 de outubro de 2009

Crato-Ceará; Segundo a maioria dos autores, o nome teve origem em Curato do Miranda (missão dos capuchinhos do Recife).Crato é uma vila de Portugal. Diz-se que o nome foi transmitido á conhecida povoação cearense.Crato um vasto território ladeado por diversas comunidades,e que suas terras a se perder de vista,incluindo ai um pequeno Sitio que depois veio se tornar Juazeiro do Norte do meu Padim ciço do Crato. Mas para os poetas o nome pouco importa a origem,o que nos encanta é sua sagacidade de menina tribal aflorada a óleo de pequi,no caldo doce de sapoti e sua magia divina de deuses da chapada,convencidos de orgias.Beber a água do Crato é se refazer completamente de vícios e aqui permanecer a espera de uma virgem ao banhos das cascatas e fontes de simuladas em prazeres.

O Cristo de braços abertos de fronha. ( relógio restaurado - Foto Yaçanã Neponucena )



Cascata do Sitio Rosto o pecado é lindo e maravilhoso

Descida da chapada nos caminhos Lameiro... E as panelas cheia de Abare'u
pirão de farinha d'água
azeite de óleo de Abare'u.
Sé...Antigo ponto da transgresividade marginalia
Tsada'ro
homens que lutam pelo sol
e o mundo será um absurdo amanhã.
A fé que se comercializa não a alma, mas enfim... Os princípios
Tsawitsina sobre flores de Abare'u
Itotorã
farinha
Abdzuma
panela de barro sobre o fogo
milenar homens nus cariris.
O passado arquitetonico...As noviças um tanto rebeldes .
Casario e um futuro que nos espera...




Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Tudofel: O doce mel da poesia

Tudofel: O doce mel da poesia: S enti afinidade com a poesia (ou vocação de arauto) desde o dia em que, com menos de cinco anos de idade, recitei um poeminha no progra...

POPULAÇÃO RURAL DO CARIRI QUER EXPLICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CINTURÃO DAS AGUAS - Wilson Rodrigues


As obras preliminares de construção do Cinturão das Águas começaram em Jati e vem deixando rastros de problemas nas comunidades rurais no que se refere aos serviços topográficos e preparação da área por onde vai passar o canal. Os moradores do Baixio das Palmeiras, Romualdo, Chapada do Calange, Barro Branco e Baixio do Muquém, município do Crato, por exemplo, contam que estão sendo surpreendidos com a presença de topógrafos e trabalhadores braçais adentrando nas propriedades derrubando arvores e cercas de arame e fazendo roço sem darem nenhuma explicação. Para saber o que está acontecendo a Associação Rural do Baixio das Palmeiras chamou para uma reunião os órgãos ambientais e representantes do governo. Ninguém soube responder os questionamentos dos moradores, até porque a empresa responsável pelos serviços, a VBA Engenharia de Fortaleza, não esteve presente a reunião. O tesoureiro da Associação, José Cícero Brás disse, “São dezenas de famílias afetadas aqui e queremos uma resposta das autoridades” concluiu.

João do Crato é da coordenação do Fórum Araripense. Esteve na reunião explicando que a comunidade não está contra o projeto, até porque não o conhece. O que os moradores querem, disse ele, é saber como a obra vai ser feita, se vão ter direito a indenizações, se vão ser beneficiados com a água da transposição e exigem um acompanhamento social. “A forma como o projeto está sendo conduzido é agressiva. A idéia é que se converse para se chegar a consensos”, finalizou João do Crato. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Ceará FETRAECE esteve representada por Joathan Magalhães. Ele acha que se deve trabalhar o equilíbrio para que a obra seja feita sem prejuízos para ambas as partes. “Acho que está faltando definição, havendo desrespeito aos valores sentimentais e melhor explicação como tudo vai funcionar”, explicou. Já o presidente do Sindicato Rural do Crato, Antonio Alves da Gama, a entidade está avaliando o assunto com muita preocupação porque não é a primeira vez que acontecem fatos assim e só quem sai perdendo é o pequeno. “Precisamos de alguém aqui para nos explicar o que está acontecendo. Reconheço a grandeza social da obra e não devemos ser contra ela, mas merecemos satisfações”, disse.

Representando o governo do estado no evento esteve o agrônomo Alberto Medeiros de Brito, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos COGHER. Ele disse que a empresa VBA Engenharia é de Fortaleza, foi contratada pelo governo do Ceará para fazer o levantamento e elaborar o projeto executivo do Cinturão das Águas. “Nós estamos aqui para ouvir os reclames dos moradores, elaborarmos um documento e entregá-lo ao governo que se responsabilizará pelos eventuais erros cometidos. O que está definido no projeto, por decisão do governador, é que o canal ocupará mais espaços nas áreas rurais para evitar os impactos nas residências. Agora não podemos abrir mão da obediência a topografia do terreno”, explicou Medeiros. Disse ainda que  COGHER não é co-participante na execução da obra, apenas administrará o canal quando ele estiver pronto. A próxima reunião acontecerá em Missão Velha para discutir a mesma pauta. A data ainda está indefinida.

Por: WIlson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS

Orgulho, pra que? Se a humildade triunfa! Engula o seu orgulho. O orgulho é o inimigo numero um da humanidade. Temos dois exemplos de comportamentos antagônicos. Francisco de Assis, que abdicou dos prazeres do mundo, trocando a fortuna pela pobreza e pela solidariedade, é bem o que se pode chamar de exemplo de humanidade. Suas palavras, cheias de puro amor, ecoam ainda hoje em todo mundo, quase novecentos anos depois de sua morte. A oração a ele atribuída é uma das belas paginas da literatura mundial. Ele se coloca dentro da dimensão de sua pequenez humana e recorre a Deus, pedindo que haja “amor onde houver ódio; que haja paz onde houver intriga: que haja luz onde houver trevas” e caminha por aí, pedindo o que for de melhor para seu próximo.
Seu espírito de doação emociona quando ensina que “é dando que se recebe e que é morrendo que se nasce para a vida eterna”.
Claro, Francisco de Assis é Francisco de Assis e nem todos poderiam ser iguais. Assim como houve Francisco de Assis, houve também apenas um Benito Mussolini, embora este ultimo tenha encontrado centenas de outros muito parecidos no comportamento.
Contrastando com a humanidade franciscana, a Historia nos mostra, de corpo inteiro, o orgulho mussoliniano. Não vamos discutir aqui os benefícios que possa ter feito para sua gente. Mas se um governante é louco, pode levar seu povo à loucura. E isso aconteceu na Itália durante a segunda guerra mundial que acabou transformando a humanidade.
O orgulho de Mussolini era tão grande que sua megalomania falou mais alto que os interesses italianos. Seu grande erro e desastre total para seu povo foi à submissão a outro louco chamado Adolfo Hitler, de cuja memória se envergonha a espécie humana. Mussolini mandou cunhar medalhas e imprimir folhetos com sua fotografia, no mesmo estilo de sempre, onde aparecia com ar de poderoso, sem conseguir, no entanto esconder sua empáfia, com as palavras que revelavam toda sua mania de grandeza. No verso de sua efígie ou de sua fotografia, estava escrito: Se eu avançar, segui-me; se eu morrer, vinga-me; se eu trair, matai-me. Na verdade, depois de muitos sacrifícios e humilhações, a Itália não seguiu a Mussolini que ainda tentou avançar. Benito Mussolini, que arrastara seu pais a uma aliança desastrosa com a Alemanha hitleriana, não foi vingado, muito pelo contrario, foi morto por sua própria gente que o linchou e o pendurou num poste ateando fogo ao cadáver.
Toda empáfia, todo orgulho e toda a pseudo-grandeza do simples professor primário que se transformou no maior ditador europeu por mais de vinte anos, acabaram confirmando o pensamento de Young “Aqui Jaz”. Sua memória é hoje lembrada com tristeza porque a seu povo ele fez mais mal do que o bem. Enquanto a humildade triunfa, o orgulho leva a nada, e todos, um dia, estaremos sob uma pedra fria enfeitada por um apitafio com as indefectíveis palavras: aqui Jaz".

José Tavares Moreira - O mais novo Cidadão Cratense, agora de Fato e de Direito


É um grande prazer publicar esta reportagem fotográfica da entrega do título de cidadão Cratense ao nosso querido colega do Blog do Crato e advogado do Banco do Brasil no Ceará, José Tavares Moreira. Um título proposto pelo vereador Fernando Brasil, muito merecido. Tanto, que quase todas as pessoas não sabiam que o Tavares na verdade, nasceu em Exu-PE;  Rapaz de origem muito humilde, de pais que são agricultores até hoje, mas que venceu com muita garra, coragem, inteligência, simpatia e hoje ocupa um dos mais altos cargos que se pode chegar no Banco do Brasil. É história de um vencedor, contada em detalhes por todos os seus inúmeros amigos. Exu, também, é terra de Luiz Gonzaga, que um dia, já recebeu o título de cidadão cratense também. 

A cerimônia aconteceu no auditório do hotel  Encosta da Serra, ontem, 03 de agosto, com a presença de familiares, amigos e autoridades municipais e estaduais. Após acerimônia foi servido um coquetel aos presentes. Parabéns, amigo Tavares! Você, mais do que ninguém, merece este título, pois você sempre foi filho do Crato, mas agora é de fato e de direito. Nós da família Blog do Crato lhe parabenizamos por mais esta conquista. E olha que é uma grande conquista!













Por: Dihelson Mendonça - Textos e Fotos
www.blogdocrato.com

Roberto Gurgel diz que Mensalão existiu e que José Dirceu foi mentor do esquema


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reafirmou hoje (2) a existência do mensalão, que, segundo ele, foi o “mais atrevido e escandaloso caso de corrupção e desvio de dinheiro público” da política nacional. Na primeira metade de sua sustentação, no Supremo Tribunal Federal (STF), Gurgel citou o papel de cada integrante do esquema, dando destaque à atuação do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, que, de acordo com o procurador, era o “mentor” da ação.
Mesmo com tempo limitado, o procurador dedicou os 20 minutos iniciais a considerações filosóficas sobre a relação entre ética e poder. Gurgel citou pensadores como Raymundo Faoro (brasileiro, autor do livro Os Donos do Poder), o italiano Norberto Bobbio e o alemão Max Weber. E, concluindo a etapa teórica da denúncia, deu os motivos pelos quais considerou o esquema criminoso. “Com base na prova reunida na ação penal, os fins não justificam os meios, quando ignoram, cabalmente, o que é moralmente correto e socialmente aceitável”. 
O procurador ainda rebateu críticas dos advogados dos réus que figuram no processo, que consideraram o mensalão “uma criação de delírio” do Ministério Público. “A robusteza da prova colhida torna risível a assertiva”, argumentou Gurgel.
Segundo o procurador, o mensalão foi montado em 2003, logo no início do primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para cooptar apoio político. “Maculou-se a República, instituindo-se à custa do desvio de dinheiro público, um sistema de movimentação financeira à margem da legalidade, com o objetivo de comprar o voto de parlamentares em matérias relevantes para o governo”. Gurgel disse que a base do esquema constituía na captação de verbas por parte do publicitário Marcos Valério, a mando da cúpula do PT, para distribuição entre parlamentares da base aliada.”

Fonte: Agência Brasil

Justiça Eleitoral de Iguatu proíbe coligação de usar imagem de Dilma


A Justiça Eleitoral de Iguatu, por meio do juiz Dr.Josué de Souza Lima, atendendo reclamação da coligação “Fazer Mais Pelos Que Mais Precisam”, proibiu a coligação “Por um Iguatu Justo e Humano”, de utilizar a imagem da presidenta Dilma em todos os seus materiais de campanha.
O despacho liminar, com fundamento na Lei 9.504/97, sustenta, outrossim, que a coligação representada não poderia veicular a imagem da presidenta, tendo em vista que a coligação reclamante é que forma coligação com o Partido dos Trabalhadores (PT),  grêmio político que mantém a filiação da maior autoridade do país.



Fonte: Lindomar Rodrigues - Colaborador

MPF vai recorrer de decisão da Justiça Federal sobre vazamento de prova do Enem


Os procuradores da República Oscar Costa Filho e Maria Candelária Di Ciero informaram nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva, que o Ministério Público Federal no Ceará vai recorrer da decisão da Justiça Federal ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região para que seja aceita a denúncia contra os quatro acusados pelo vazamento das questões do Exame Nacional de Ensino Médio – Enem 2011. No caso, duas pessoas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), uma da Cesgranrio e outra do Colégio Christus. Pela decisão da Justiça Federal de 1º de agosto de 2012, apenas foi aceita a denúncia em relação ao professor Jahilton José Motta. No dia 8 de março de 2012, o MPF/CE apresentou a denuncia contra cinco pessoas pelo envolvimento no vazamento de questões do Enem em 2011. O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) apresentou, no dia 8 de março, denuncia à Justiça contra cinco pessoas pelo envolvimento no vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.Esses responsáveis pelo crime são duas representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), uma representante da Cesgranrio e dois funcionários do Colégio Christus. Na denúncia, o MPF também requer que o INEP seja intimado para realizar a entrega de todo o material objeto do pré-teste em Fortaleza, por existir a possibilidade de que outras pessoas tiveram participação no crime.

De acordo com a análise do MPF, conforme o artigo 299 do Código Penal, as representantes do INEP deverão responder por falsidade ideológica, ao negarem a possibilidade de se obter os cadernos de provas do pré-teste. “Com o objetivo de acobertar a extensão do vazamento da prova”, explica a procuradora da República, responsável pelo processo criminal, Maria Candelária de Di Ciero. Já a representante da Cesgranrio, teve responsabilidade no vazamento das questões do Enem quando disponibilizou os cadernos dos pré-teste aos coordenadores dos colégios escolhidos que não dispunham de autorização legal de acesso ao material sigiloso, crime previsto no artigo 325 do Código Penal. E quanto aos funcionários do Colégio Christus, tanto a coordenadora e o professor, pela utilização e divulgação indevida do material sigiloso, pela violação de sigilo funcional, artigo 325, do Código Penal.

“A conclusão a que o MPF chegou é que o vazamento somente ocorreu e provavelmente ocorrerá pela vulnerabilidade do sistema no seu aspecto de deficiência da composição do Banco Nacional de Itens (BNI) que viola totalmente a metodologia que regulamenta a aplicação correta e segura do Enem”,explica a procuradora da República Maria Candelária de Di Ciero. ”É possível entender que o MEC adiou a aplicação de uma nova aplicação da prova do Enem no ano de 2010, porque o problema é interno. O MEC não tem garantia de que o Enem não vai vazar”, explica o procurador da República Oscar Costa Filho.

Fatos

Em 26 de outubro de 2011 foi instaurado inquérito policial, com o fim de apurar a autoria do delito prevista no artigo 325 do Código Penal Brasileiro, em razão do suposto do vazamento de questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2011, divulgadas antes da aplicação do referido exame por parte da instituição de ensino Christus, localizado em Fortaleza, no Ceará.”
MPF-CE - Via "O povo" Online

Dois únicos prefeituráveis do Cedro têm candidaturas impugnadas


O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) conseguiu a impugnação das candidaturas dos dois únicos concorrentes à Prefeitura de Cedro, na região do Cariri. São eles: o ex-prefeito João Viana de Araújo (PP) e Francisco Nilson Dniz (PSB). O juiz eleitoral Wellinton Mesquita, da 34ª Zona Eleitoral, julgou procedente o pedido feito pelo promotor de Justiça Leydomar Pereira. O MP requereu a impugnação dos candidatos porque eles tiveram as contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pela Câmara Municipal. Na sentença, o juiz esclareceu que a acusação sobre as condutas ilícitas praticadas estavam bem fundamentadas e com provas inquestionáveis.

Fonte: DN

Aeroporto de Aracati será inaugurado hoje


Fortaleza. O Aeroporto Regional Dragão do Mar, em Aracati, vai ser inaugurado hoje, às 10h, pelo governador Cid Gomes e pelo secretário do Turismo, Bismarck Maia. Localizado às margens da CE-040 e vizinho à Praia de Canoa Quebrada, o equipamento é capaz de receber aviões de grande porte, que normalmente operam em voos internacionais. A partir das 8h30, estão programados sobrevoos de ultraleves do Clube Catuleve e do Aeroclube de Mossoró (RN); de duas aeronaves C95 Bandeirante, da Base Aérea de Fortaleza; três lançamentos de paraquedistas e apresentação de acrobacias aéreas com o comandante e sanfoneiro Waldonys.
Com recursos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado, o equipamento custou R$ 23,7 milhões e já tem a pista de pouso, área de taxiamento e hangares prontos. Já o terminal de passageiros está em fase de acabamento. A assinatura de um Memorando de Entendimentos entre o Governo do Estado e a TAM Aviação Executiva, celebrado em abril, oficializou a instalação de um Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da companhia aérea no Aeroporto de Aracati. Esta base operacional vai atender aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes. 
O contrato inclui a cessão de espaço (hangar) de 10 mil m² por dez anos, renováveis por mais dez, e incentivos equivalentes a 50% do valor de construção da base, orçada em R$ 26 milhões - ou seja, R$ 13 milhões da empresa e outros R$ 13 milhões do Governo do Estado. Logo no início da operação, conforme a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), serão criados 150 empregos diretos. A TAM vai priorizar a contratação de mão de obra local.

Fonte: Diário do Nordeste

APA da Chapada do Araripe prioriza plano de conservação


O modelo de desenvolvimento a ser implantado na unidade de conservação é um dos desafios a vencer

Crato. Com mais 1.063.000 mil hectares que compreendem 33 Municípios nos Estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, a Área de Proteção Ambiental (Apa) Chapada do Araripe está completando 15 anos de existência. Neste período, a principal meta tem sido a criação de um Plano de Conservação, que permita o ordenamento e o uso do território, já que a Apa é de domínio privado. A APA foi a 14ª dentre as 310 Unidades Federais de Proteção Ambiental em número de autorização de pesquisas. Contudo, também ficou entre as que mais tiveram focos de calor FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - Apesar de ainda está em fase de averiguação, estima-se que na Apa, apenas de aves, existem mais de 200 espécies. Além de uma quantidade incalculável de outros animais e mais de 300 tipos de plantas, entre árvores, arbustos e ervas, algumas ainda desconhecidas. Atualmente, cerca de 50 pesquisas, envolvendo aproximadamente 300 pesquisadores de diversos Estados e países, estão explorando a área. O espaço ainda dispõe de informações que dão origem a análises sobre épocas passadas e sobre os seres que habitaram a região do Cariri há mais de 300 milhões de anos e que desapareceram.

Dificuldade

Hoje, o comprometimento da Apa está no modelo de desenvolvimento a ser implantado. A grande dificuldade enfrentada na conservação é a compatibilização de interesses entre os órgãos públicos e coletividade. De acordo com o chefe da Floresta Nacional do Araripe (Flona), Francisco Willian Brito Bezerra, é necessário haver entendimento entre os gestores. "Precisamos decidir, de maneira responsável, qual o futuro que queremos para essa região. Temos que estabelecer como iremos gerar emprego e renda sem comprometer o equilíbrio ecológico", revela. De acordo com os estudos que fundamentaram a criação da Chapada do Araripe, foram encontrados 307 fontes, sendo oito no Piauí, 54 em Pernambuco, e as no Ceará. Segundo estudiosos, esses recursos hídricos acumulados criam um microclima diferenciado, servindo de base para a sobrevivência da fauna e flora. Historicamente, a região serviu de refúgio para os povos que sofreram com as grandes secas que assolavam o Nordeste.

Devido à geografia local, o espaço detém pluviosidade duas vezes maior que a depressão sertaneja. O solo poroso possibilita a retenção das águas, onde são formadas fontes minerais. Um dos reflexos negativos do desenvolvimento regional atrelado à manutenção da biodiversidade ambiental é o uso indevido dos recursos naturais. Segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), na região do Cariri, por segundo, são explorados três mil litros de água. Entretanto, no mesmo período de tempo, a natureza só repõe dois mil. Dependendo do Pacto de Uso e Ocupação da Apa, será possível captar uma quantidade maior de água. A permanência das áreas verdes permite uma retenção de líquido dez vezes maior. Porém, o Plano ainda está sendo elaborado, e não há previsão para a conclusão. Por enquanto, apenas as demandas emergenciais que podem comprometer a Apa, como licenciamentos de atividades econômicas e obras de interesse público, proteção das espécies ameaçadas estão sendo atendidas.

Para o chefe do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICM-Bio), Roberto Ricardo Vizentin, o benefício fundamental em uma região possuir uma APA é permitir que o desenvolvimento seja conciliado com a conservação dos recursos naturais. Conforme ele, legalmente, todas as Unidades de Conservação dispõem de dois grandes instrumentos de gestão. O conselho consultivo que, para avaliar a instalação e adequação de novos empreendimentos, realiza com os setores envolvidos três reuniões ordinárias por ano; e o Plano de Manejo, que identifica geograficamente a APA e sua relação com as outras Unidade e com o planeta. No caso da Chapada do Araripe, a analise é sobre sua contribuição para o bioma caatinga. É a partir do diagnóstico que são discutidos os zoneamentos e quais são as atividades que devem ser extintas ou proibidas. Agora, na área, existe apenas um processo de avaliação dos impactos provocados pelos novos empreendimentos propostos, de forma a considerar como eles afetam os objetivos da criação Unidade de Conservação. As análises dos impactos são feitas caso a caso.

Regularização

Durante as comemorações dos 15 anos, foi lançada uma campanha de regularização ambiental dos propriedades e posses rurais. Juntamente com as outras Unidades, a Apa está construindo um mosaico das Unidades de Conservação do Araripe, onde os Municípios, Estados e União irão desenvolver atividades integradas de planejamento para o futuro. Até agora, já foram realizados planos de ação para a conservação do soldadinho-do-araripe, ave nativa e em processo de extinção, de proteção das cavernas, atividades relacionadas à educação ambiental, ações de proteção e fiscalização ambiental e estímulo à produção do conhecimento. No ano passado, a área foi a 14ª dentre as 310 Unidades Federais de Proteção Ambiental em número de autorização de pesquisas. Contudo, nos últimos cinco anos, também ficou entre as segundas e terceiras unidades com maior número de focos de calor. De 2009 até 2011, a mineração liderou os pedidos de autorização. O desmatamento para a extração de lenha está entre os principais problemas atuais.

Mais informações:

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Complexo Administrativo Sudoeste
Sede em Brasília
Telefone: (61)3341.9011

Administração garante infraestrutura para acesso ao campus da UFC

 .


A Prefeitura Municipal do Crato está finalizando a infraestrutura de acesso aos estudantes do campus de Agronomia, da Universidade Federa do Ceará (UFC), no Muriti. A obra de calçamento é uma parceria da administração, com investimentos de R$ 200 mil, e do Governo do Estado, na ordem de R$ 400 mil. A Avenida Fábio Pinheiro Esmeraldo, iluminada e com duas vias segue o modelo de iluminação de ruas das grandes avenidas da cidade. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, chegou a receber os estudantes da UFC, que reivindicavam as melhorias de acesso. Eles estiveram na prefeitura para reivindicar também urgência na realização da obra, já que o local era escuro e a estrada danificada dificultava o acesso. Samuel Araripe assegurou empenho para a realização da avenida, que inclui calçamento em pedra tosca.

Fonte: PMC

Governo lança programa que promove a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho


Brasília – O Distrito Federal e os municípios brasileiros terão de  identificar a partir de hoje (3) pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre 16 e 45 anos, para participar do Programa BPC Trabalho, que visa a oferecer aos beneficiários acesso a trabalho, programas de aprendizagem e qualificação profissional.
O BPC Trabalho irá intermediar a oferta e a demanda de mão de obra de pessoas com deficiência, considerando as habilidades e os interesses dos trabalhadores e incentivando autônomos, empreendedores e cooperativas por meio do acesso a microcrédito. Os programas de qualificação serão oferecidos pela rede federal de educação profissional e em entidades nacionais de aprendizagem, tais como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 
O programa foi lançado por meio de portaria publicada hoje (3) no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com os ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego, e com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH). O BPC Trabalho integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoal com Deficiência – Viver sem Limite, de novembro de 2011. De acordo com a portaria, o DF e os municípios serão os responsáveis por executar o programa. Deverão buscar e orientar beneficiários potencialmente interessados em participar, designar servidores, fazer o registro de encaminhamentos no âmbito do programa e garantir o acesso às pessoas com deficiência a serviços e benefícios. Os recursos do programa serão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

Têm acesso ao BPC, para receber um salário mínimo (R$622), pessoas comprovadamente incapacitadas para a vida independente e o trabalho – mediante avaliação do serviço social e de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) –  cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a um quarto de salário mínimo (cerca de R$ 155). Esse benefício é pago pela Previdência por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e suspenso caso a pessoa passe a ter renda maior.

Para a coordenadora da área de direitos da pessoa com deficiência do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), Priscilla Selares, apesar de a expectativa em relação ao programa ser positiva, a portaria é genérica e contraditória, pois menciona que para participar do programa a pessoa deve ter deficiência que incapacite para a vida independente e o trabalho. De acordo com a Lei 8.742/93, que regulamenta o BPC, receberão o benefício aqueles que têm “impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”.

“A contradição está em uma medida que visa a fomentar a oferta de trabalho, mas estabelece como pré-requisito a não condição de trabalhar e de ter uma vida independente”, disse Priscilla. Segundo ela, o Programa não contempla dificuldades importantes que pessoas com deficiência enfrentam para entrar no mercado de trabalho, como a própria suspensão do BPC caso haja aumento de renda derivada do trabalho. “Hoje, independentemente da política, o que é mais importante é ter regulamentado de forma clara a questão da suspensão. Não adianta ter a política se a pessoa não se sente segura para abrir mão do benefício. Esse aspecto faltou ser abordada de forma mais clara. A grande preocupação é essa”, explicou a coordenadora do IBDD.

Edição: Davi Oliveira - Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Em dia de mensalão, Lula vê 'a novela da Carminha'


Em dia de julgamento dos réus do mensalão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem preferido ver na televisão os jogos olímpicos de Londres e assistir novela. Foi o que revelou nesta sexta a assessora especial do ex-presidente e diretora do Instituto Lula, Clara Ant. "Ele não vê o mensalão, está assistindo a Olimpíada e a novela da Carminha", disse, referindo-se à novela Avenida Brasil, da Rede Globo. Carminha é a personagem vivida pela atriz Adriana Esteves, que abandonou sua enteada, a pequena Nina (Débora Falabella) num lixão. Depois de adulta, Nina retorna para se vingar da madrasta. De acordo com a assessora, Lula acompanha a novela e tem uma teoria sobre a trama. "Ele tem uma análise pessoal sobre a semelhança da novela com a vida e também, um pouquinho, com a política", contou. Ela não quis revelar de qual personagem o presidente mais gosta. Quanto aos jogos, transmitidos com exclusividade, em canal aberto, pela TV Record, Lula prefere o futebol. Ele até pediu que não sejam agendados compromissos no horário dos jogos. Na quarta, o ex-presidente previu que o Brasil conquistaria o inédito ouro olímpico no futebol masculino.

Livro

O escritor e jornalista Fernando Moraes, que está escrevendo um livro sobre Lula, não havia decidido até esta sexta se irá incluir um capítulo sobre o mensalão, o principal escândalo político do seu governo. "Não faço ideia de como isso (o mensalão) vai ser tratado no livro." Ele adiantou que alguns réus no processo, como o ex-ministro José Dirceu, serão incluídos no texto em razão de sua relação com Lula. "Falei com o Dirceu e com um monte de gente, mas ainda não escrevi." O livro vai retratar a vida política de Lula, desde o início da década de 80 até a entrega da faixa presidencial para a presidente Dilma Rousseff.

Nesta sexta, Moraes passou parte da manhã e da tarde em conversas com Lula para a coleta de informações. Ele ainda não sabe se vai incluir na história a luta do ex-presidente contra o câncer. A doença, segundo Moraes, atrasou o cronograma previsto para o lançamento. "O plano original era ficar pronto no começo do ano que vem, mas como ele ficou doente, vamos ter mais uns seis meses de trabalho." Lula também recebeu o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, e, às 15 horas, a visita do ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado

Mensaleiras - Filhote de urubu sobe a rampa do Supremo


Visita inusitada - Na manhã de ontem, um filhote de urubu subiu a rampa do Supremo --regalia reservada a poucos durante o julgamento do mensalão, protegido por forte esquema de segurança. Ao perceber o intruso, guardas chamaram o time de brigadistas que, com uma rede e uma caixa, capturaram a ave. O Supremo informou que o animal foi enviado a um órgão ambiental.

Folha.com


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30