xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 julho 2012

Clima mudado - Por: Emerson Monteiro


O que ocorreu, depois das radicais mudanças impostas ao ambiente pelo homem tecnológico, oferece novas cogitações, acrescidas de elementos científicos avaliadores de catástrofes, que ano após ano diferenciam normas fixas e continuidades esperadas.

O dito efeito estufa do aquecimento do planeta pelo acúmulo de gases na atmosfera vem servindo de parâmetro às desagregações por que passa a Terra. Degelo nos pólos, cheias no Sudeste da Ásia, seca no Peru, terremotos na Turquia, no Irã, nevascas na Europa e no norte da América, deixam uma impressão de que algo endoidou nos padrões da Natureza. A indústria do petróleo causou cicatrizes extremas ao âmbito vital que mudanças antes graduais se dão agora de modo brusco, intempestivo, se pode dizer. Respostas que levavam décadas para vir mostram-se céleres do dia para a noite.

Questionar previsões de institutos meteorológicos tornou-se gesto anedótico, transformando teorias científicas de controle das safras em meras ficções de altos custos e pouca finalidade. As políticas ambientais hoje parecem tímidas perante o apetite de lucro das madeireiras e transnacionais da extração dos subsolos. Políticos ignoram por completo o interesse das gerações, querendo salvar aparências, contudo, trabalhando na própria causa. 

Enquanto isso, relatório da Academia Nacional de Ciências dos EUA afirmava que o clima pode mudar com rapidez. No Fórum Econômico Mundial do ano passado em Davos, Suíça, Robert Gagosian, diretor do Instituto Oceanográfico de Woods Hole (EUA), alertou quanto a possibilidade de que mudanças climáticas radicais em duas décadas, caso nada se faça para controlar a emissão de gases-estufa, com riscos de derretimento acelerado das calotas polares e das geleiras do Alpes, além de primaveras antecipadas nas latitudes norte.

Nas palavras do físico Marcelo Gleiser, do Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro O Fim da Terra e do Céu, A influência mais dramática do aquecimento global é na chamada corrente do Golfo, que circula dos trópicos ao Atlântico Norte e afeta o clima da Europa e o leste da América do Norte.

Na medida em que a corrente flui para o norte, ela libera calor, tornando-se mais densa. Um líquido mais denso sempre afunda quando em contato com outro menos denso, como mel em água. A corrente, mais densa, afunda na região do Atlântico Norte, circulando de volta aos trópicos, onde ela é reaquecida antes de fluir outra vez para o norte.

Por conta da indiferença dos países poderosos, persiste a hipótese de se vivenciar modificações geológicas profundas, fruto da ausência de gestão correta dos bens inesgotáveis, destruídos com teimosia e burrice naquilo que parecia delírio e conto fantasmagórico.

Por: Emerson Monteiro

Irmandade Secreta do Boi Santo

.
A IRMANDADE SECRETA DO BOI SANTO  estará em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri dias 04, 11 e 18 de agosto de2012. A peça já esteve em cartaz em Fortaleza no mês de junho e participou do Zona de Transição, na mostra Inéditos e Dispersos do Festival Internacional de Artes Cênica no teatro José de Alencar.

O trabalho reflete sobre as formações sociais com os índios cariris, a chegada dos portugueses e o povo africano que foi compondo a formação miscigenada com suas crenças sincréticas e manifestações artísticas variadas. O boi mansinho do Padre Cícero, presente na Irmandade do caldeirão do beato José Lourenço é um elemento sagrado que surge para suprir significações de uma crença do povo miscigenado e que teve suas práticas religiosas sempre como resistência e afirmação da identidade. O milagre das hóstias que se transformaram em sangue e que ganhou proporções imagináveis quando o catolicismo popular aderiu, e passou a ter significados variados sob a ótica dos nordestinos romeiros que em sua maioria são caboclos sincréticos descendentes dos escravos vitimas de uma imposição oficial religiosa durante o Brasil Império. Em cada parte desse imenso Brasil temos o negro, o índio e o branco e suas relações de sincretismo, esse espetáculo fala disso.

IRMANDADE SECRETA DO BOI SANTO É a cultura sincrética brasileira, um diálogo que aproxima o que sempre foi distanciado pelo etnocentrismo; buscamos um exercício de alteridade que possibilite redescobrir nossas raízes ancestrais e interagir com elas. Milagre da Beata Maria de Araújo, Boi Santo do Beato José Lourenço, Mãe D'água dos Indios Kariris e Irmandade Secreta Dos Pretos Velhos.

Ficha Técnica:

JOSÉ ANDRÉ DE ANDRADE

ATOR

Historiador, professor, produtor cultural, poeta e contista. Juazeirense. Formado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especializado em Docência Superior pela Faculdade Kurios. Produtor teatral e ator. Produtor do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri desde sua fundação no Juazeiro, onde criou o programa Hora do Recreio, É também gerente de cultura popular da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte. Além de professor, tem experiência em Educação, com ênfase em teatro e pesquisas no campo da história da cultura popular,com registro no SATED/CE têm atuado nas artes cênicas cearenses desde 1995 participando de várias montagens.

ASSISLAN RODRIGUES DE PAIVA

TECNICO DE SOM

Ator, diretor e produtor cultural criador do PERFOEMA estilo performático que integra música, poesia e performance teatral, engajado no teatro cearense desde 1990.

MANO DAMASCENO

TECNICO DE LUZ

Ator, Diretor e fundador da Cia. ONG Desabafo com vários trabalhos e montagens teatrais, realiza concepção de cenografia, iluminação e figurino e para várias montagens do teatro cearense.

Por: Emerson Monteiro

Leia e reflita -Por Maria Otilia

                                   As lebres e as Rãs

As lebres, animais envergonhados por natureza, sentiam-se oprimidas com tanto acanhamento. Como viviam, todo o tempo, com medo de tudo e de todos, cansadas, decidiram dar um fim às suas angústias.
Então, tristemente, optaram por acabar com as suas vidas. Concluíram que assim resolveriam todos os seus problemas. Combinaram que se jogariam do alto de uma montanha, para as profundas e escuras águas de um lago.Assim, quando correram para a montanha, várias rãs que descansavam escondidas pela grama à beira da mesma, tomadas de medo ante o barulho de suas pisadas, desesperadas, pulam na água, em busca de proteção.
Ao ver o medo que sentiam as rãs em fuga, uma das Lebres disse às amigas:
Não mais devemos fazer isso que combinamos minhas amigas! Sabemos agora, que existem seres mais medrosas que nós.
 
Moral da história: Julgar que nossos problemas são os mais importantes do mundo, não passa de ilusão.

Moral política da história: Mesmo que você seja líder,candidato ou filiado a um partido pequeno, ou um postulante ao legislativo com parcos recursos (mais muita vontade), estabeleça uma estratégia, analise pontos fortes e fracos e vá à luta. Ninguém é derrotado na véspera. O contrário também é válido: não há como conquistar a vitória antes do embate ser travado.

Extraído do site http://www.jornalboavista.com.br

ANIVERSÁRIO DA APA CHAPADA DO ARARIPE – 15 ANOS - Por Ed.Alencar


Uma vasta programação está marcada para esta Sexta  Feira 03 de agosto de 2012, nas comemorações dos seus 15 anos de criação, tendo na chefia atual, Paulo Fernando Maier. 

Na manhã de Sexta às 9:00 horas, café dos chefes da APA. As 9:30 reunião e troca de experiencias dos chefes da APA Chapada do Araripe, no mini-auditório da APA Crato, na parte da tarde às 16:00 horas no auditório da REFESA, reunião pública com as presenças  do presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, do Diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Barreto Campello, do Superintendente da SEMACE, José Ricardo Araújo Lima e do Superintendente da SEMAR – Piauí, Carlos Antonio Mauro Fé. As atividades no Sábado dia 04 de agosto de 2012, haverá visita na porção leste cearense da APA Chapada do Araripe, das 7:00 às 18:00 horas. Nesta festa de aniversário, serão lembrados os ex-chefes da “APA”, pelos bons serviços prestados. Pela ordem: 1º Francisco Carneiro Barreto Campello, 2º Ana Maria Feitosa Leite, 3º Francisco Jackson Antero de Sousa, 4º Francisco Willian Brito Bezerra.
UMA JUSTA HOMENAGEM, e nesta oportunidade, faço aqui, um destaque especial, a um grande guerreiro,  defensor das questões ambientais, e que, no exercício de suas funções enfrentou as adversidades do certo e do errado, nos conflitos existentes na nossa Chapada do Araripe.  Jackson Antero, formado em Geológia, professor da Universidade Regional do Cariri “URCA”, ocupou o cargo de chefe da APA, em 2003, e por motivo de saúde, deixou o cargo em 2009. Quando no comando, foi o mais atuante no trabalho de “CONCIENTIZAÇÃO” junto às comunidades rurais.
UMA PALAVRA DO AMIGO DR. NIVALDO SOARES- “GEOPARK:” O Jackson, por ser bastante destemido, passou por diversos momentos difíceis, até de ameaças de morte por combater aqueles que praticam irregularidades. Entre tantas ações por ele defendidas na região do Cariri, destaca-se as questões dos LIXÕES, preservação das NASCENTES, na luta pela sobrevivência do SOLDADINHO DO ARARIPE, tudo dentro deste mundo tão complexo de se administrar e fazer algo pela riqueza da BIODIVERSIDADE da Chapada do Araripe.Ele continua  um grande guerreiro, na luta por sua sobrevivência.

Enviado por Ed. Alencar
Ambientalista e Repórter
Colaborador do Blog do Crato

Ao encontrar Lula, candidatos admitem temor com mensalão


Petistas e aliados estão preocupados com efeitos na campanha

Na sessão de fotos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 118 candidatos petistas e de partidos aliados a prefeito, o PT se preocupou em prepará-los para os possíveis efeitos do julgamento do mensalão na campanha eleitoral. O presidente do partido, deputado Rui Falcão, pediu solidariedade com os réus. No entanto, a maioria dos candidatos se mostrou incomodada com perguntas sobre o julgamento, que começa quinta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF), e defendeu que o debate priorize questões municipais. Ex-ministro de Desenvolvimento Social, Patrus Ananias foi um dos que pediu tranquilidade. Disse esperar que os adversários não façam uso eleitoral do mensalão. Marqueteiro de Patrus, João Santana decidiu deixar de lado a “onda vermelha” e levar para as ruas uma campanha menos vinculada ao PT, para minimizar os efeitos do julgamento.

Uma das estratégias de Santana é dar mais suavidade ao vermelho e adotar uma tonalidade de rosa. Em eventos, Patrus e seus apoiadores do alto escalão do PT mineiro, como o ministro de Desenvolvimento, Fernando Pimentel, não têm usado as tradicionais camisas vermelhas. No último fim de semana, usaram camisas azuis. No evento desta segunda-feira em São Paulo, Falcão repetiu o discurso adotado em vídeos divulgados no site do PT. Reforçou a tese de que o dinheiro do mensalão era fruto de caixa dois. 
Lula não discursou, só posou para as fotos e conversou rapidamente com alguns candidatos. Com bursite e ainda sob os efeitos do tratamento contra o câncer na garganta, o ex-presidente estava incomodado com uma dor no braço e o inchaço do pescoço, consequência de uma inflamação persistente na garganta.

Tatiana Farah, Maria Lima e Amanda Almeida, O Globo

Moroni lidera a pesquisa do Ibope em Fortaleza




A primeira pesquisa do Ibope para a TV Verdes Mares foi realizada no fim de semana na Capital cearense

Se a eleição para a Prefeitura de Fortaleza fosse hoje, o candidato Moroni Torgan (DEM) seria o eleito. A pesquisa feita pelo Ibope para a Televisão Verdes Mares aponta ainda a preferência do eleitorado sobre os demais concorrentes à chefia do Executivo municipal no dia 7 de outubro. O Ibope ouviu um total de 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de julho. Segundo o relatório feito pelo o Instituto, o modelo de amostragem utilizado na enquete é o de conglomerados em dois estágios. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Devidamente registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a pesquisa utilizou entrevistas pessoais com questionários elaborados de acordo com os objetivos da enquete.

Intenções de voto

A primeira pesquisa encomendada pela TV Verdes Mares ao Ibope (estão contratadas mais duas outras além do prognóstico e da boca de urna), após o registro oficial dos candidatos que concorrerão à Prefeitura da Capital, aponta o candidato Moroni Torgan (DEM) em vantagem na disputa pelas intenções de voto. No cenário de intenção de voto estimulada, onde são apresentados os nomes de todos os candidatos aos eleitores entrevistados, Moroni atinge 32% das intenções de voto seguido pelo senador Inácio Arruda (PCdoB), com 15% das citações. O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) obtém 11%, logo à frente de Renato Roseno (PSOL), com 10%.

O deputado estadual Roberto Cláudio (PSB) conseguiu 8% das intenções de voto, ficando à frente de Marcos Cals (PSDB), que somou 6%. Já Elmano de Freitas conquistou 4%. Francisco Gonzaga (PSTU) e Professor Valdeci (PRTB) obtiveram 1%. O candidato André Ramos (PPL) não conseguiu pontuar, segundo o relatório. Os eleitores que declararam a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 6%, enquanto outros 6% estão indecisos ou preferem não responder.

Rejeição


Utilizando a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções, o Ibope deu aos entrevistados a opção de citar mais de um nome. Entre os candidatos mencionados pelos eleitores de Fortaleza como aqueles em quem não votariam de jeito nenhum, Moroni Torgan é o que atinge o maior índice de rejeição, chegando a 34%. Em seguida aparece Inácio Arruda com 27% das citações de rejeição, imediatamente depois aparece o candidato Elmano de Freitas com 22%, Francisco Gonzaga com 21%. O nome de Marcos Cals registra 16%. Os candidatos professor Valdeci e Roberto Cláudio são citados por 15% dos eleitores pesquisados. Os candidatos Renato Roseno, André Ramos e Heitor Férrer obtêm índices que variaram entre 14% e 12%. Os eleitores que declararam não rejeitar candidato algum são 6% dos entrevistados e outros 9% não sabem ou preferem não responder.


Tentativa de adiar julgamento do mensalão é rechaçada pelo TSE


A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, arquivou nesta segunda-feira (30) o pedido de seis advogados paulistas - três deles ligados ao PT - para adiar o julgamento do mensalão para depois das eleições de outubro. Em sua decisão, a magistrada afirmou que não cabe à Justiça Eleitoral intervir nas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Além de serem vagos e imprecisos os argumentos apresentados, baseados em suposto desequilíbrio no processo eleitoral decorrente do julgamento da ação penal mencionada, é de conhecimento não caber a este tribunal representar junto ao STF preocupações e interesses de réus em qualquer ação penal ali em tramitação, ainda que sejam candidatos ou dirigentes de partidos políticos", argumentou Cármen Lúcia.

G1


Quatro municípios cearenses recebem recursos para construção de creches e quadras esportivas


Através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu R$ 14 milhões para a construção de unidades de educação infantil em 44 municípios de 16 estados. 
O Ceará será beneficiado com mais de R$ 608 mil para os municípios de Acopiara, Barreira, Cariré e Redenção. O FNDE é responsável por analisar os pleitos dos municípios e repassar os recursos do governo e às prefeituras dois projetos de escolas de educação infantil. O tipo B tem capacidade para 240 crianças até cinco anos de idade, em dois turnos. São oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e sanitário para pessoas com deficiência, entre outros ambientes. O tipo C, que atende 120 crianças, também em dois turnos, tem quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.

O FNDE também financia, em alguns casos, projetos de escolas de educação infantil desenvolvidas pelo próprio município, desde que atendam os padrões de qualidade exigidos pela autarquia.

do Lindomar Rodrigues de Lindomar Rodrigues

Dupla leva R$ 9 mil em assalto a loja no interior


Em Jaguaruana, a 183 km de Fortaleza, dois indivíduos encapuzados e armados invadiram uma loja de variedades e levaram de assalto R$ 9.400 do proprietário do estabelecimento.

De acordo com a polícia, o crime ocorreu por volta de 12h da última segunda-feira (30). A dupla trafegava em uma moto preta, e fugiu, logo após o assalto. Ninguém ficou ferido durante a ação criminosa. A polícia realiza buscas na região, mas ainda não conseguiu localizar os acusados.

Fonte: Portal Verdes Mares

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS



O marco civilizatório e exemplar de um grande homem público. Era Outubro de 1972. Campanha para as eleições municipais. Pela legenda um Dr. Humberto Macário de Brito e pela legenda dois Professor Pedro Felício Cavalcante. Encerramento da campanha, ultimo comício na Praça da Sé. Vieirinha, diretor do Colégio Estadual Wilson Gonçalves liberou  o alunato do turno da noite para prestigiar o comício. Palanque armado em frente a igreja matriz de Nossa Senhora da Penha. Ao chegar vi Pedro Felício elegantemente vestido no seu tradicional terno, conversando com alguns amigos, dentre os quais José do Vale e Luiz de Borba Maranhão.
Dado momento, Chegou um dos netos bastante aflito dizendo: vovô, na praça tem um homem falando do senhor, que senhor não é digno de ser prefeito do Crato, que o senhor é desonesto, o senhor precisa ir lá se defender! Tomar uma satisfação! Seu Pedro, tomado por uma serenidade nunca vista igual, disse para o neto: meu filho, onde você estava brincando?  Na Praça Siqueira Campos respondeu o garoto. Então, vá brincar na  Praça São Vicente, disse Pedro Felício.
Naquela eleição seu Pedro se elegeu com bastante facilidade para o seu segundo mandato, e, a historia mostra um desempenho que enobrece a memoria sua e do Crato.

A letra que embalou a campanha, ao som da musica da marchinha "Maria Escandalosa":

O Crato já foi modelo
A todo mundo causava admiração
Seu Pedro, com muito zelo
Na prefeitura botou organização.

Mas, o Doutor lhe sucedeu
A renda desapareceu
Calsamento esburacado, SANDU fechado
Povo sem agua, meia duzia enriqueceu

Hoje, com Walter Peixoto
Seu Pedro, volta a chefia
E quando assumir o posto
Tome chave, na economia!


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31