xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 julho 2012

Água na Praça da Sé - SERIA SABOTAGEM ?


Investigações na Praça da Sé devem considerar a hipótese da sabotagem.

Em relação ao problema do excesso de água na Praça da Sé, com o consequente desperdício de água, conforme matéria publicada hoje no Blog do Crato, recebemos na redação um e-mail que relata que algumas pessoas estão tentando sabotar a fonte por razões eleitorais e para criar um clima de desconforto na população. Segundo a mensagem, pessoas infiltradas estariam indo sorrateiramente até a praça, e quando o zelador não está olhando, mexem nos bicos da água de forma que eles joguem totalmente para fora da fonte, causando o problema. De acordo ainda com a mensagem, conforme as fotos mostradas na matéria, um volume de água desses só se justifica quando todos os bicos de água são apontados para fora da fonte. Como se sabe, os bicos podem ser movimentados facilmente, pois giram 360 graus e são mantidos na posição correta por um zelador, que nem sempre está atento. De qualquer forma, é bom que a administração municipal e Estadual do projeto investiguem essa denúncia. Sabotagens tem sido relatadas em várias partes do Crato e nos distritos nos últimos meses, em que em alguns casos, inclusive BOMBAS foram colocadas dentro da tubulação de água e chegaram a explodir canos em Dom Quintino. Neste último caso, na última entrevista coletiva de Imprensa realizada na Prefeitura do Crato, o Prefeito Samuel Araripe disse aos repórteres que está investigando os mandantes dessas ações e suspeita-se de razões políticas.

Dihelson Mendonça

O cravo não brigou com a rosa. - Por Elmano Rodrigues Pinheiro


Nota do Editor: Este é sem dúvida um dos melhores textos do ano. Merece vir para o topo.

Luiz Antônio Simas*

Chegamos ao limite da insanidade da onda do politicamente correto.

Soube dia desses que as crianças, nas creches e escolas, não cantam mais "O cravo brigou com a rosa". A explicação da professora do filho de um camarada foi comovente: a briga entre o cravo - o homem - e a rosa - a mulher - estimula a violência entre os casais. Na nova letra "o crav encontrou a rosa debaixo de uma sacada/o cravo ficou feliz /e a rosa ficou encantada". Que diabos é isso? O próximo passo é enquadrar o cravo na Lei Maria da Penha. Será que esses doidos sabem que O cravo brigou com a rosa faz parte de uma suíte de 16 peças que Villa Lobos criou a partir de temas recolhidos no folclore brasileiro?

É Villa Lobos, cacete!

Outra música infantil que mudou de letra foi "Samba Lelê". Na versão da minha infância o negócio era o seguinte: Samba Lelê tá doente/ Tá com a cabeça quebrada/ Samba Lelê precisava/ É de umas boas palmadas. A palmada na bunda está proibida. Incita a violência contra a menina Lelê. A tia do maternal agora ensina assim: Samba Lelê tá doente/ Com uma febre malvada/ Assim que a febre passar/ A Lelê vai estudar. Se eu fosse a Lelê, com uma versão dessas, torcia pra febre não passar nunca. Os amigos sabem de quem é Samba Lelê? Villa Lobos de novo. Podiam até registrar a parceria. Ficaria assim: Samba Lelê, de Heitor Villa Lobos e Tia Nilda do Jardim Escola Criança Feliz.

Comunico também que não se pode mais "atirar o pau no gato", já que a música desperta nas crianças o desejo de maltratar os bichinhos. Quem entra na "roda dança", nos dias atuais, não pode mais ter sete namorados para se casar com um. Sete namorados é coisa de menina fácil. Ninguém mais é pobre ou rico de "marré-de-si", para não despertar na garotada o sentido da desigualdade social entre os homens.

Dia desses alguém (não me lembro exatamente quem se saiu com essa e não procurei a referência no meu babalorixá virtual, Pai Google da Aruanda) foi espinafrado porque disse que ecologia era, nos anos cinquenta, coisa de viado. Qual é o problema da frase? Ecologia, de fato, era vista como coisa de viado. Eu imagino se meu avô, com a alma de cangaceiro que possuía, soubesse, em mil novecentos e cinquenta e poucos, que algum filho estava militando na causa da preservação do "mico leão dourado", em defesa das bromélias ou coisa que o valha. Bicha louca, diria o velho.

Vivemos tempos de não me toques que eu magôo. Quer dizer que ninguém mais pode usar a expressão coisa de viado ? Que me desculpem os paladinos da cartilha da correção, mas isso é uma tremenda babaquice. O politicamente correto é a sepultura do bom humor, da criatividade, da boa sacanagem. A expressão coisa de viado não é, nem a pau (sem duplo sentido), ofensa a bicha alguma.

Daqui a pouco só chamaremos o anão - o popular pintor de roda-pé ou leão de chácara de baile infantil - de deficiente vertical . O crioulo - vulgo picolé de asfalto ou bola sete (depende do peso) - só pode ser chamado de afrodescendente. O branquelo - o famoso branco azedo ou Omo total - é um cidadão caucasiano desprovido de pigmentação mais evidente. A mulher feia - aquela que nasceu pelo avesso, a soldado do quinto batalhão de artilharia pesada, também conhecida como o rascunho do mapa do inferno - é apenas a dona de um padrão divergente dos preceitos estéticos da contemporaneidade. O gordo - outrora conhecido como rolha de poço, chupeta do Vesúvio, Orca, baleia assassina e bujão - é o cidadão que está fora do peso ideal. O magricela não pode ser chamado de morto de fome, pau de virar tripa e Olívia Palito. O careca não é mais o aeroporto de mosquito, tobogã de piolho e pouca telha.

Nas aulas sobre o barroco mineiro, não poderei mais citar o Aleijadinho. Direi o seguinte: o escultor Antônio Francisco Lisboa tinha necessidades especiais... Não dá. O politicamente correto também gera a morte do apelido, essa tradição fabulosa do Brasil. O recente Estatuto do Torcedor quer, com os olhos gordos na Copa e 2014, disciplinar as manifestações das torcidas de futebol. Ao invés de mandar o juiz pra putaqueopariu e o centroavante pereba tomar no olho do cu, cantaremos nas arquibancadas o "Allegro da Nona Sinfonia de Beethoven", entremeado pelo coro de Jesus, alegria dos homens, do velho Bach.

Falei em velho Bach e me lembrei de outra. A velhice não existe mais. O sujeito cheio de pelancas, doente, acabado, o famoso pé na cova, aquele que dobrou o Cabo da Boa Esperança, o cliente do seguro funeral, o popular tá mais pra lá do que pra cá, já tem motivos para sorrir na beira da sepultura. A velhice agora é simplesmente a "melhor idade". Se Deus quiser morreremos, todos, gozando da mais perfeita saúde. Defuntos? Não.

*Luiz Antônio Simas, é mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VINHO ESPECIAL DE CAMBUÍ É PESQUISADO E DESENVOLVIDO NO CRATO - Por Ed.Alencar



Em 2005, o Eng. Agrônomo JOSÉ DE ARAUJO MARÓPO, realizando no Crato, uma pesquisa mercadológica com produtos da AGROBIODIVERSIDADE na Chapada do Araripe ACB,    (Associação Cristã de Base) experimentou o fruto CAMBUÍ e despertou sua curiosidade com o açúcar que a fruta continha e que poderia ser transformado em ÁLCOOL. Ele não perdeu tempo e partiu para as pesquisas, analisando o potencial da fruta para a produção do VINHO, foi surpreendente a descoberta da qualidade do vinho produzido pelo CAMBUÌ como sabor único no mundo. Outros derivados da fruta surgiram como: Farinha da casca, altamente nutritiva, Geléia, Sucos, Sorvetes e Picolés, doces, cocada  e sua falha é usada como chá contra diarreia. Para o Eng. Marópo, as pesquisas continuam, tem na sua residência seu pequeno laboratório, que busca aprimorar a qualidade do produto a cada dia. A fama do novo VINHO, já ultrapassou fronteiras, seu sabor incomparável, já foi saboreado por estrangeiros Suíços, Portugueses Alemães e Argentinos, pessoas de apurado paladar que gostaram e levaram para seus países, com resultados positivos, uma proposta vindo da Suíça para o fabricante que não pode atender, por esta ainda caminhando na sua produção artesanal  e orgânico. O futuro é promissor, o Vinho de Cambuí, já está “PATENTEADO”, apenas no aguardo do registro, assim como o CNPJ.

O Vinho de Cambuí contem teor de álcool de Grau% 11,3º, foram analisados nos laboratórios da EMBRAPA em Petrolina PE, no Rio de Janeiro através do ENÓFILO Marcelo Andrade, especialista em degustação com uma equipe de degustadores entre 15  a 20 pessoas  e deram nota 8 para o Vinho de CAMBUÌ, chegando a ser comparado com os dois melhores vinhos do mundo o BAROLO de Portugal caríssimo que chega até 800,00 reais e o RIOJO da Espanha por volta de 600,00 reais. Para o produtor Marópo, toda sua produção experimental e artesanal, é vendida a um custo de 20,00 reais a garrafa. A procura é grande, mas só após os tramites legais dos registros e investimentos nos equipamentos para  fabricação, é que ira atender os pedidos. A grande dificuldade no momento são as embalagens, as garrafas estão sendo adquiridas na forma de reciclagem na região.
COMPRA PRODUÇÃO E PLANTIO DO CAMBUÍ.                                                        

O fabricante paga hoje, R$ 1,00  por kg. ao produtor, que recebe as sementes de volta. A produção da região do Cariri, em especial na Chapada do Araripe, chega até 400 mil kg. Explica Marópo: Não dá para comparar as vantagens numa tarefa plantada de mandioca com uma tarefa de Cambuí, exemplo: para uma tarefa de Cambuí, pega em média 1.600 pés, a partir do 5º ano, vai produzir de 10 a 12 kilts por pé, o lucro supera ao plantio da mandioca numa produção de 2 anos,  que são necessárias   24 carpinas, junte aos custos do produto final, somando-se ao transporte é prejuízo.Observa-se hoje um crescimento do plantio do Cambuí pelos agricultores rurais na nossa região, em especial na chapada do Araripe.
AS BOAS NOTÍCIAS: 1ª) É um produto genuinamente Cratense. 2ª)  O Vinho Contem grande teor de “TANÍNO”, um eliminador de radicais livre no organismo. 3ª)  Se as próximas pesquisas constatarem a presença  de “RESVERATROL”, passara a ser um VINHO MEDICINAL , BOM PARA O CORAÇÃO.

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe 

CARIRI GARDEN SHOPPING SE CONFIGURA COMO O MAIOR DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ


A Tenco Shopping Centers, empresa responsável por desenvolver grandes shoppings em novos mercados acaba de transformar Juazeiro do Norte na cidade que possui o maior shopping do interior do estado do Ceará. O Cariri Garden Shopping foi duplicado e passa a contar com 173 operações e 21 lojas na praça de alimentação. O mall recebe também uma nova infraestrutura para o conforto dos clientes com 1300 vagas de estacionamento, novo mobiliário e estrutura de refrigeração.  

Devido a expansão, o shopping pretende aumentar as vendas em 30%, além de ser pioneiro na região por trazer marcas como C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, McDonald’s, Mmartan, Giraffas, Bob’s, Spoleto, Magic Games e muito mais. Em 2012, a Tenco investe na ordem de 420 milhões e projeta faturar acima de R$ 30 milhões. Para o ano de 2013, a empresa prevê R$ 70 milhões em faturamento, já que três novos empreendimentos vão ser inaugurados até o final deste ano. Por meio do plano de expansão, está previsto que sejam abertos quatro novos shopping centers anualmente.
Fonte: Tenco Shopping Centers

Desperdício de água em plena Praça da Sé em Crato


Conversando sobre o Crato - Com Dihelson Mendonça



Como dizemos sempre por aqui, no Crato, nem tudo são flores. Algumas idéias parecem nascer boas, porém se perdem em algum ponto da sua realização. Foi o caso da nova fonte da Praça da Sé. Circula nas redes sociais por esses dias, diversas fotos de vários autores distintos, denunciando um enorme desperdício de água constatado diariamente na fonte da Praça da Sé do Crato. O espetáculo é visível,  marcante e lamentável. 

Antes que possamos execrar alguém publicamente, pondo a culpa em quem não possa ter, é preciso que saibamos pelo menos de um dado importante: Nessa fonte existem diversos controles para os jatos d'água. Os bicos que jogam a água para cima são ajustáveis em cerca de 360 graus horizontais e aproximadamente 180 graus verticais. O jato pode ser ajustado em potência também individualmente. Pelo menos nos primeiros dias, eu ainda alcancei uma ou 2 pessoas que tomavam conta da fonte, que é ligada às 18:30 e desligada às 22:00. Durante esse período, o zelador verifica e realiza os ajustes necessários para evitar que a água caia fora da fonte e o consequente desperdício ( Assim ele mesmo me explicou no dia seguinte após a inauguração ). 

Contudo, sem completar sequer um mês de funcionamento, as fotos do local mostram um incrível desperdício de água, como se não houvesse pessoa alguma a controlar. Isso é muito estranho, considerando que uma das maiores batalhas pregadas pela atual administração municipal e a SAAEC é contra o desperdício, com campanhas radiofônicas solicitando que a população evite lavar a sua calçada. Ora, aqui, não só uma calçada é lavada, mas uma boa parte da praça da Sé.

E finalmente chegamos aos inevitáveis questionamentos:

A que se deve isto ? Seria uma falha de projeto ? Um descontrole do pessoal que faz a manutenção da fonte ? Ou ainda uma terceira opção desconhecida da população ?

O certo é que com as altas tarifas de água e a escassez do líquido precioso, os cratenses não podem se dar ao luxo de "banharem" todos os dias a enorme Praça da Sé, promovendo esse desperdício hediondo a céu aberto. É preciso que as autoridades competentes tomem providências imediatas, sob pena de arruinarem tão rapidamente quanto construíram, um dos mais belos cartões postais que o Crato possui hoje, até porque, como se sabe, basta uma pequena falha estrutural para comprometer toda a credibilidade e utilidade de um projeto.

Simplesmente lamentável.

Por: Dihelson Mendonça
 www.blogdocrato.com
 Fotos: Cortesia - Alexandre Lucas.

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS

O povo do Crato está largado, acomodado, desinteressado pela politica.  Vivemos em plena campanha eleitoral e, não vemos nenhuma manifestação se quer. Ganhe quem ganhar, quem ganhar faça alguma coisa se quiser, da parte do povo não há exigência, está tudo muito bem. Nem parece os tempos da UDN e PSD ou seja dos "Carrapatos e Gogós". Mas, eu quero contar aqui uma preciosidade atribuída ao Deputado Estadual cratense Derval Peixoto nas épocas em que quem não apresentasse uma bem avaliada atuação politica ficava pra trás.

Sustenta a historia que o Senador Wilson Gonçalves estando em Crato o Hermes Lucas soltava três duzias de foguetões avizando aos amigos e correligionarios, que, apinhavam a casa do senador. Certa feita, Maildes Rodovalho, um escudeiro fiel, o mais autentico gogó, passava  de xoto pela Praça Siqueira Campos na direção da casa da rua Barbara de Alencar, onde hoje fica o Hotel Vila Real, residencia do Dr. Wilson.

O deputado Derval Peixoto com um jornal na mão chamou o Maildes e disse: Veja o que o jornal fala do teu senador.  Esta informando que o Papa o excomungou! Leia aí! Maildes era meio mobral e respondeu: leia você mesmo. Então, o Derval Peixoto lascou a noticia a seu modo: O papa excomungou o Senador Wilson Gonçalves porque ele é maçom e corrupto, a excomunhão é extensiva também a todos os eleitores.

Maildes coçou a cabeça, andou dois passos prá diante e prá trás e respondeu: Papa mais fresco.

Comissão da Propaganda em Fortaleza registra 303 autuações desde o início da campanha eleitoral

 
A Comissão da Propaganda Eleitoral em Fortaleza já registrou 303 processos administrativos contra as coligações e candidatos que são flagrados com propaganda irregular pelas ruas da cidade, desde o início da campanha eleitoral, no dia 6 de julho. A maioria das infrações (90%) está relacionada à pintura nos muros – acima de 4m² -  proibida pela legislação eleitoral. Diariamente, os fiscais percorrem os bairros da capital, anotando e fotografando as irregularidades cometidas pelos candidatos. Nesta quinta-feira (26/7), os três juízes responsáveis pela fiscalização em Fortaleza divulgaram uma ‘Recomendação aos Fiscais da Propaganda Eleitoral’, que deixa claro o critério adotado por eles, baseado na legislação eleitoral, que tem motivado várias autuações, devido à grande quantidade de pinturas irregulares nos muros da cidade com propaganda dos candidatos.

Independente da recomendação, a promotora Valeska Nedehes, que também integra a Comissão da Propaganda, afirmou que vai continuar representando contra os candidatos que colocam mais de uma propaganda em sequência nos muros, porque elas têm os mesmo impacto de um outdoor, proibido pela legislação.

Além das pinturas irregulares, os fiscais da Comissão da Propaganda em Fortaleza multaram hoje (25/7) um carro de som do candidato a prefeito Roberto Cláudio (PSB), que estava parado próximo ao 8º Batalhão da PM, na rua Dragão do Mar, Praia de Iracema. Além de ficar nas imediações de um quartel (estabelecimento) militar, o som captado pelos ficais estava acima de 82 decibéis (o limite permitido é de 70 decibéis).

A Comissão da Propaganda Eleitoral em Fortaleza é composta por três juízes, três promotores e 28 servidores da Justiça Eleitoral, que recebem denúncias da população através do telefone 3219-1074 e e-mail: denuncie2012@tre-ce.gov.br.

Fonte: Eduardo Cantarino

Secretaria de Educação terá frota de transporte escolar ampliada com mais 10 ônibus


O Crato avança com mais investimentos na Educação. Há cerca de 7 anos, o transporte escolar contava com o suporte de dois micro-ônibus e um ônibus. Agora serão 25 incorporados à frota. O Crato receberá mais 10 ônibus destinados ao transporte escolar, oito deles para as escolas da zona rural, e mais dois especiais, voltados para os alunos com deficiência. Os novos transportes serão destinados por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), projeto desenvolvido através da Prefeitura do Crato. O Crato tem obtido avaliações positivas nos últimos anos, no contexto do desenvolvimento da educação em seu município. Hoje, a frota destinada a Educação é de 15 ônibus. Alguns deles obtidos por meio de parceria com o Governo do Estado. 

Com isso, o Município do Crato passa a ter uma frota satisfatória em relação aos anos anteriores, com maior conforto para os estudantes, principalmente aqueles que residem em áreas mais distantes da área urbana. No último dia 21 de junho, dia do Município, a Secretaria de Educação realizou desfile pelas ruas do Crato da frota escolar, demonstrando na prática os avanços nesse setor, possibilitando aos alunos melhores condições de acesso às unidades e consequentemente de estudo.

Fonte: PMC

Governo prepara MP para reduzir em 10% o custo da energia


A iniciativa, cuja informação foi antecipada hoje (26) pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, é mais uma das medidas de incentivo à economia. Rede de transmissão elétrica: segundo o ministro, as medidas poderão reduzir em pelo menos 10% o custo da energia para consumidores e para a indústria.
Brasília - O custo da energia elétrica poderá baixar em pelo menos 10% para consumidores e indústria com a extinção de alguns encargos setoriais, por meio de medida provisória em preparação pelo governo para sair no início de agosto. A iniciativa, cuja informação foi antecipada hoje (26) pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, é mais uma das medidas de incentivo à economia que estão sendo estudadas pelo governo federal. 
“Estamos trabalhando intensamente em uma medida provisória de alteração das concessões, prorrogando por mais uma vez as concessões de energia elétrica, mas tudo isso com o princípio mantido da modicidade tarifária, que será intenso. Os encargos setoriais serão extintos. Este é o caminho para realmente fazer cair o preço da energia”, disse Lobão, após participar do quarto balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. “A energia na origem e na geração é barata. Mas, ao longo do caminho, vai encarecendo. O que nós estamos fazendo, basicamente, é retirar os obstáculos do meio do caminho, para que ela chegue na ponta por um preço mais barato”, argumentou o ministro. 
Segundo ele, as medidas poderão reduzir em pelo menos 10% o custo da energia para consumidores e para a indústria. “A redução que nós estamos prevendo e que está sendo examinada, avaliada e calculada pela Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] poderá ser de 10% ou um pouco mais”, completou o ministro. Entre os encargos a serem extintos, Lobão destacou as contas de Consumo de Combustíveis (CCC) e de Desenvolvimento Energético (CDE), além da Reserva Global de Reversão (RGR). “Deveremos mexer também no Proinfa [Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica]”, acrescentou. 
Lobão disse que programas financiados por esses encargos, como o Luz para Todos, não serão prejudicados, devendo passar a ser custeados pelo Tesouro. Já a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços [ICMS], disse o ministro, deverá ficar a cargo de cada unidade federativa. “Gostaríamos muito que os governos estaduais também reduzissem [o ICMS], mas isso envolve a autonomia de cada um deles”.

Pedro Peduzzi e Daniel Lima, da inShare [Pin It]

Seca prossegue no Nordeste, provocando perda de 87% na safra de grãos do Ceará


BRASÍLIA – Sem chuvas regulares desde o segundo semestre do ano passado, os estados do Nordeste contabilizam perdas na agricultura e na pecuária. No Ceará, houve redução de 87% na safra de grãos de 2012, em comparação com 2011. Na Bahia, a produção do leite já apresenta queda de quase um terço, representando diminuição de 1,5 milhão de litros por dia. Produtores de Pernambuco também enfrentam perdas. Desde setembro de 2011, não chove regularmente no semiárido nordestino. A seca atual já é considerada a pior dos últimos 30 anos e atinge cerca de 8 milhões de pessoas na região, de acordo com dados do Ministério da Integração Nacional. Um total de R$ 2,7 bilhões foram liberados pelo governo federal para serem aplicados em ações emergenciais para amenizar as consequências da estiagem. Atualmente, cerca de 700 mil agricultores distribuídos por 800 municípios nordestinos recebem recursos do Bolsa Estiagem, que paga R$ 400,00 a cada família, em até cinco parcelas.

Dos 178 municípios do Ceará, 162 tiveram perda de mais de 50% na produção de grãos, segundo dados do Comitê de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Ceará. Os grãos mais cultivados no estado são feijão, milho, mamona, arroz e algodão. A pecuária também vem sofrendo as consequências da estiagem prolongada no Nordeste. Sem chuva, os pastos secaram e falta alimento para os animais. Os mais prejudicados são os pequenos produtores nordestinos que praticam a pecuária semiextensiva. No Ceará, o volume de chuvas entre os meses de março e junho no semiárido foi, em média, 47% menor que em 2011 e os pastos secaram.

Na Bahia, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) avalia que a pecuária de corte, além das perdas da pecuária de leite, dá sinais fortes de redução de oferta de animais para abate. A previsão é que, em 2013, haverá uma menor oferta de bois prontos para o abate, devido à antecipação de animais que só seriam ofertados no próximo ano. A Faeb estima ainda perda significativa nas safras de feijão e milho, por falta de condições de plantio. O prejuízo é sentido também nas culturas permanentes, a exemplo da cacauicultura e da fruticultura. Em Pernambuco, as perdas na produção de carne chegaram a R$ 824 milhões, além de mais R$ 32 milhões na pecuária de leite, entre os meses de março e abril, totalizando R$ 856 milhões, de acordo com dados da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco. A estimativa de perda de peso dos animais nesses três meses é de 30% para os bovinos e de 15% para os caprinos e ovinos.

Agência Brasil

Homem comemora morte de PM no Facebook e é preso


Um homem, identificado apenas como Eduardo, foi preso ontem por ter feito comentários comemorando a morte da policial Fabiana de Souza em seu perfil no Facebook.

Registrado na rede social como "Dudu do Complexo", o homem, que segundo a polícia disse ser promoter, escreveu frases como "aqui se faz, aqui se paga" e referências à chegada do "bonde do trem bala". Segundo os PMs lotados na região do Complexo, o "bonde" seria uma ramificação do Comando Vermelho. Já policiais civis que investigam o caso dizem nunca ter ouvido falar do grupo. "Dudu do Complexo" é uma das 18 pessoas sob suspeita de envolvimento com o assassinato da policial. Na madrugada de quinta, policiais da Delegacia de Homicídios prenderam Regis Eduardo Batista, conhecido como RG.
 
Ele teria, segundo a polícia, participado do ataque à UPP. Sua foto foi divulgada na quarta-feira como um dos criminosos que teriam atirado contra a base da polícia. Ele seria do morro do Chapadão, em Costa Barros, zona norte do Rio. Batista tem 27 mandados de prisão por vários crimes, entre eles, homicídio, roubo e tráfico de drogas. O traficante foi preso em um posto de gasolina na zona norte da cidade, após seu advogado negociar sua rendição com a polícia. Ele também é apontado como integrante de uma quadrilha de ladrões de carros. A polícia realiza operações em favelas da cidade para tentar localizar os criminosos que atacaram a UPP. Na noite da última quarta, dois homens morreram após serem atingidos por um único disparo de fuzil de um policial da UPP do Andaraí, zona norte do Rio.
 
A polícia diz que são traficantes. A família nega.

O Complexo do Alemão foi ocupado por forças do Exército em novembro de 2010. Como preparação para a implantação das UPPs, policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Tropa de Choque da PM também passaram o ocupar a comunidade em março deste ano. A instalação das primeiras UPPs do local, porém, ocorreram em abril. Já a retirada do Exército foi concluída há duas semanas. Uma pesquisa divulgada no início do mês apontou que apenas 49% dos policiais em UPPs se consideram adequadamente preparados para o trabalho. Segundo moradores do Complexo do Alemão, no domingo, policiais da UPP teriam agredido pessoas no interior da comunidade chegando a jogar spray de pimenta nos olhos de um morador.

Em fevereiro passado, a Nova Brasília foi o local do maior confronto entre traficantes e homens do Exército durante os 19 meses de ocupação. Durante duas horas, homens armados trocaram tiros de fuzis com os militares.


Acusado de tentativa de roubo em Iguatu é condenado a mais de três anos


A juíza Maria José Sousa Rosado de Alencar condenou Anastaciano Gonçalves de Oliveira a três anos e dois meses de prisão. O homem é acusado de atacar dois jovens em Iguatu e tentativa de roubo de veículo das vítimas.

Segundo a ação penal [nº 27425-95.2011.8.06.0091/0], no dia 29 de agosto de 2011, F.S.S.O.F. e J.A.L.S.N. estavam dentro de um automóvel em frente a uma padaria na avenida Perimetral quando teriam sido surpreendidos com a chegada de um homem, que anunciou o roubo. Uma testemunha ouviu os pedidos de socorro das vítimas e chamou a Polícia. Dois policiais militares, que estavam em um evento próximo ao local da tentativa de roubo, prenderam o acusado.

O réu foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará [MP-CE] por tentativa de roubo qualificado [mediante grave ameaça ou violência]. Anastaciano Gonçalves negou ter tentado praticar o roubo. Disse que apenas passava pelo local quando foi acusado do crime. Ao analisar o caso, juíza Maria José Sousa Rosado de Alencar, respondendo pela 2ª Vara da Comarca de Iguatu, condenou o réu a quatro anos de prisão. A pena foi aumentada em oito meses, pois o acusado é reincidente, mas reduzida em 18 meses pelo crime não ter sido consumado. A pena definitiva totalizou três anos e dois meses.
A magistrada determinou ainda que o acusado pague R$ 500,00, a título de danos morais, para cada uma das vítimas. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa quarta-feira [25].

* Com informações do TJ-CE - Via Yuri Guedes

Crato será sede da Rede Cegonha


Crato. Este Município será uma das sedes regionais das ações do programa Rede Cegonha, desenvolvido pelo Governo Federal para sistematizar e institucionalizar um modelo de atenção básica de abrangência às mulheres que irão dar a luz. Ao todo, serão coordenadas pela regional outras 12 cidades, que fazem parte da circunscrição.

 O projeto vai atender mulheres de cidades do Cariri, como Crato, Assaré, Antonina do Norte, Araripe, Altaneira, Campos Sales, Farias Brito etc FOTO: YAÇANA NEPONUCENA - Até o mês de outubro, o programa deverá estar funcionando parcialmente. Entre as ações, serão contratados dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e neonatal, dez de Unidade de Cuidado Intermediário (UCI), leitos cangurus, onde a criança permanece em contato direto com a mãe durante o tratamento e de retaguarda, para gestantes de alto risco. Além da ampliação da disponibilidade de exames para as gestantes e bebês.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, a mortalidade infantil no Município é de 20 para cada mil crianças nascidas vivas. Em 2011, aconteceram dois óbitos maternos. Os números são considerados altos. No Ceará, o indicador de recém- nascidos é de 13 mortes. Atualmente, o Crato conta com uma rede de assistência à saúde da mulher que dispõe de serviços preventivos de pré-natal de alto risco e exames para gestantes e bebês. Na cidade, existem cinco leitos de UCI. Até agora, a Secretaria de Saúde já tem assegurado, por portaria ministerial, R$ 844 mil para a ampliação dos exames específicos do período reprodutivo da mulher. Mas, ainda serão disponibilizados recursos para a contratação e implantação dos demais serviços. Em todo o Ceará, o programa vai beneficiar 23 Municípios. Inicialmente, o Estado recebeu R$50 milhões, para investir nas atividades estratégicas de fortalecimento e na funcionalidade do programa.

Para oferecer humanização da atenção, assistência à saúde da mulher e do bebê e internamento sem a ocupação de leitos hospitalares, o Rede Cegonha também vai permitir o apoio de assistência familiar. A previsão é que, com os investimentos, seja construída a Casa da Gestante, espaço de auxílio a gestantes e recém-nascidos de alto risco. No local, haverá, permanentemente, equipe de profissionais para realizar os atendimentos. Segundo a secretária de Saúde do Crato, Sayonara de Oliveira, o Rede Cegonha vem atender a uma necessidade antiga das mulheres do Cariri. "Iremos conseguir melhorar os indicadores da assistência ao parto e aos bebês", revela.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Câmeras de segurança ainda não iniciaram em Juazeiro


As romarias do Padre Cícero poderão ficar ainda mais seguras com o novo sistema de segurança pública

Juazeiro do Norte. O sistema de monitoramento por câmeras de longo alcance nas ruas deste Município deverá começar a partir da próxima semana. Pelo menos é o que prevê a Secretaria de Segurança Pública da cidade. As câmeras já foram instaladas em pontos estratégicos no Centro. Além disso, serão colocadas câmeras fixas na entrada e saída da cidade, para identificar os veículos, por meio de leitura automática das placas. Com o novo sistema, a meta é diminuir em até 80% os índices de criminalidade, com queda significativa no primeiro mês dos serviços.

As primeiras câmeras a serem ligadas serão no Centro. O local onde algumas delas foram instaladas foi reestudado, a exemplo do equipamento na Praça Padre Cícero, que será realocado para outra área próxima, onde haverá maior cobertura para as pessoas que saem de agências bancárias. Uma das metas é evitar os assaltos nas saídas de banco. Além da praça, também entrará em funcionamento a câmera instalada na praça da Prefeitura, nas proximidades da Rua Santa Luzia, e na Rua Padre Cícero com a Avenida Castelo Branco. A praça do Giradouro também receberá uma câmera, possibilitando o monitoramento para toda a área e ruas que dão acesso ao Bairro Triângulo.

A previsão era de que até o mês de maio iniciasse o funcionamento do sistema. Contadores de energia foram instalados em cada poste onde se encontra uma câmera, que depende agora, para a sua finalização, da vinda de técnicos para finalizar o processo. Isto está previsto para hoje. Serão dez câmeras inicialmente, quatro delas fixas, instaladas na Avenida Padre Cícero, inicialmente na saída de Juazeiro do Norte para o Crato, e no sentido da entrada da cidade. A meta é instalar nos sentidos de entrada e saída de Juazeiro para Barbalha e também para a cidade de Caririaçu, cobrindo os principais acessos do Município para outras localidades. Os bairros também serão priorizados, principalmente nos que há maior incidência de criminalidade. Segundo a Secretaria de Segurança, um dos locais priorizados é na Praça da Bíblia, no Bairro Romeirão, de frente ao estádio de futebol da cidade.
A sala de monitoramento estará em funcionando na própria Secretaria de forma integrada. Além da Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), integrantes do Corpo de Bombeiros atuam na área. As ruas que dão acesso aos principais bairros da cidade serão cobertas pelas câmeras de longo alcance e móveis. 
Por questões técnicas, o sistema deixou de ser implementado há mais de dois meses. As caixas de energia foram adquiridas em São Paulo, para serem ligadas às câmeras. Todos os equipamentos já estão montados.
As câmeras fixas são as mais complexas para o sistema de vigilância 24 horas. Esses equipamentos serão direcionados especificamente para a leitura das placas dos veículos que, de forma automática, detectam a situação de legalidade dos carros. Por conta dos crescentes índices de criminalidade, outros Municípios do Cariri têm investido nesse tipo de vigilância monitorada por câmeras. Em Aurora, Altaneira, Assaré, Brejo Santo e em Farias Brito, esses sistemas já estão em funcionamento, na busca de conter práticas delituosas em áreas estratégicas.

A sala de monitoramento, em Juazeiro do Norte, conta com quatro integrantes de Guarda Municipal treinados, que farão revezamento. Outros agentes, segundo o comando da GM, passarão pelo treinamento. Na sala estarão também agentes do Demutran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O subcomandante da Guarda, José Cláudio de Oliveira, afirma que a sala de monitoramento irá captar as imagens de praticamente toda a Rua São Pedro, principal do comércio, além das vias principais que dão acesso ao comércio, além da Praça Padre Cícero, Rua Padre Cícero, área do Bairro Triângulo e nas Avenidas Castelo Branco e Padre Cícero, onde há intensa movimentação. Ele destaca as vantagens que esse serviço também terá para a organização do trânsito, principalmente nos períodos de romarias, que se iniciam no segundo semestre.

Mais informações:

Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, Rua Beata Maria de Araújo, S/N - Romeirã
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3587.3305

No Sertão cearense, uma vila é construída no padrão europeu


Uma reportagem que vale a pena conferir:

Para assistir ao vídeo, clique aqui


Fonte: TV Verdes Mares Cariri


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30