xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 julho 2012

O masoquismo político - Por: Emerson Monteiro


As intenções da grande população de acertar com seus propósitos sujeita ocasionar distorções. Isso de masoquismo, por exemplo, que significa sentir prazer na dor, também existe nos grupos sociais. Atitudes coletivas de cunho individual repercutem no todo, causando repetição de consequências por vezes longas e dolorosas.

Qual diagnostica o médico brasileiro Josué de Castro, no livro Geografia da fome (1946), ao estudar os mangues do Rio Capibaribe, em Pernambuco, a miséria dos povos ribeirinhos advinha da má alimentação, gerando um ciclo crônico que denomina Ciclo do Caranguejo, onde o caranguejo serve de alimento ao homem,  que, por sua vez, dejeta no mangue para realimentar os caranguejos depois virão lhe servir de alimento. A lama misturada com urina, excremento e outros resíduos que a maré traz, quando ainda não é caranguejo, vai ser. O caranguejo nasce nela, vive nela. Cresce comendo lama, engordando com as porcarias dela, fazendo com lama a carninha branca de suas patas e a geléia esverdeada de suas vísceras pegajosas. Por outro lado o povo daí vive de pegar caranguejo, chupar-lhe as patas, comer e lamber os seus cascos até que fiquem limpos como um copo. E com a sua carne feita de lama fazer a carne do seu corpo e a carne do corpo de seus filhos. São cem mil indivíduos, cem mil cidadãos feitos de carne de caranguejo. O que o organismo rejeita, volta como detrito, para a lama do mangue, para virar caranguejo outra vez.
 
Assim, por parecença, acontece no Ciclo da Miséria Política dos países atrasados, em que eleitores aguardam os turnos das votações para escolher representantes ainda que destituídos de mínimos valores necessários ao desenvolvimento real da sociedade. O gesto dos eleitos impõe dependência material aos que os escolhem. O eleitor indica os que aliciam os votos, e quando eles chegam ao poder trabalhar visam recompor o patrimônio, na espécie de roda torta. 

Houve, uma vez, deputado da capital eleito nos interiores do Ceará que, ao ser abordado em Fortaleza por pessoa de Crato, que lhe reclamou a presença neste município que contribuíra em alguns milhares de votos para o mandato, respondeu:

- Voltar a Crato e agradecer a votação?! Nunca, pois foram aqueles os votos mais caros de minha campanha. Vocês de lá estão é me devendo... 

Por: Emerson Monteiro
 

Saiu na coluna de Cláudio Humberto desta 2ª feira


Merckel vai às compras e encontra um brasileiro que, como ela, detesta Dilma



MERCKEL PAGANDO SUAS COMPRAS: COMO UMA CIDADÃ COMUM

Era hora do almoço, na sexta-feira (20), quando um jornalista brasileiro, durante passeio turístico em Berlim, resolveu matar a fome no subsolo da filial da Galeries Lafayette, perto do Portão de Brandeburgo, onde se vendem queijos franceses muito apreciados. Chegando ao local, quase esbarrou em uma personalidade conhecida em todo o mundo: a chanceler Angela Merckel, chefe do governo da Alemanha. Como uma cidadã comum, ela chegou ao local para comprar queijos, e estava acompanhada – discretamente – apenas de um segurança. O jornalista se aproximou do homem e perguntou se poderia fazer uma foto. O segurança disse não. O jornalista insistiu, apelando para uma argumentação no mínimo curiosa: disse ter a impressão de que ela (Merckel), aliás como ele próprio, ”detesta a presidente do meu país”. O segurança deu uma risada concordando com a observação do jornalista, e permitiu que a foto fosse feita, mas à distância.
(Postado por Armando Lopes Rafael)

A PIA BATISMAL DO PADRE CÍCERO PODE DESAPARACER DO CRATO ?


Conversando sobre o Crato - Com Dihelson Mendonça

"Essa pia vale seu pêso em ouro, nas mãos de quem reconhece o seu valor. Crato ainda está em grande dívida para com o seu filho mais ilustre, o Padre Cícero Romão Batista." ( DM ).


Esta é uma pergunta interessante. Todo mundo sabe que o Padre Cìcero Romão Batista nasceu e foi batizado em Crato. Costumamos dizer que o Padre Cícero é o filho mais ilustre desta terra. Entretanto, esta cidade ainda não lhe deu o devido valor, afinal, como já dizia Jesus Cristo: "Ninguém é profeta em sua terra e entre sua própria gente". Vejam por exemplo, que a sua pia batismal vive escondida lá pela Igreja da Sé. Cá pra nós, vocês não acham que se por acaso, os Juazeirenses e romeiros pusessem a mão nessa pia, não iriam construir um tremendo santuário, uma nova praça e colocá-la no topo, a fim de atrair milhares de fiéis ? Na cidade de Meca, um pedaço de pedra, que se acredita ser histórica para o profeta Maomé, está colocada numa praça, onde todo ano, milhões de peregrinos a visitam e a adoram. Aqui temos uma pia, onde foi batizado um homem que tende a se santificar pela igreja a qualquer momento. E o que fazem os cratenses à respeito ? NADA. Qualquer dia desses, pode acontecer por meios legais, que essa pia possa anoitecer e não amanhecer na nossa cidade, e ser levada para Juazeiro, quando mais uma vez os Cratenses irão chorar, dizendo que perderam um de seus símbolos. Símbolo esse, que os pobres cratenses, NUNCA souberam dar o devido valor.  Em vida, Padre Cícero apregoava: "Sou filho do Crato. Juazeiro é meu filho". Entretanto, Crato ainda está em grande dívida para com o seu filho mais ilustre, o Padre Cícero Romão Batista.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS


Visita do presidente Jânio Quadros ao Crato. Residencia do senhor Chagas Bezerra proprietÁrio da Viação Varzealegrense. Da esquerda para direita: Ildetrudes Matias Bezerra, Chagas Bezerra, Presidente Jânio Quadros,  Governador do Estado Paulo Sarasati, Dr. Geraldo Lobo e  o Coronel Filemon Teles a época presidente da Assembleia Legislativa do Ceara.

Em meados do seculo passado o Coronel Filemon Teles era o chefe politico mais respeitado do Crato e da região do cariri. Prefeito do Crato, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, elegeu o irmão deputado federal e um sobrinho senador da republica.

Nas eleições municipais de 1958, estava com sua residencia  apinhada de eleitores, principalmente os residentes na zona rural. Na época era bastante comum o eleitor votar uma, duas ou mais vezes usando o título de pessoas falecidas. Um cabo eleitoral da UDN entrega ao senhor Rodrigues Jamacaru um dos títulos fantasmas com instrução para votar  na seção eleitoral que funcionava no prédio da Estatistica. De posse do título Jamacaru tenta o voto duplo. Todavia, levou azar, pois a porta da seção estava Diomedes Pinheiro fiscal do PSD e fiel escudeiro de Pedro Felício Cavalcante. Ao regressar ao comitê, recebeu nova instrução: Volte e tente despistar o Sr. Diomedes eu não posso perder esse voto. Jamacaru partiu para uma nova investida. Foi chegando e avisando: corra, seu Diomedes, que sua esposa caiu no banheiro e quebrou as duas pernas. Diomedes saiu como um raio enquanto Jamacaru, tranquilamente, em dose dupla, cumpria mais uma vez o dever cívico do voto. Ao regressar e contar o episodio foi observado, a certa distancia, pelo Coronel Filemon: Compadre Rodrigues, você não fez direito. Não agiu como devia. Era para quebrar uma perna nesta eleição e deixar a outra para a próxima.


O CASARÃO DOS ESMERALDO - Imponente símbolo da nossa história. Imagens vivas de um tempo de riquezas - Por: Ed Alencar


COISA NOSSA







Com sua beleza  e exuberância majestosamente escancarada ao prazer visual,  assim é o velho CASARÃO dos ESMERALDO, como é conhecido. Localizado no bairro do LAMEIRO, no Sítio Bebida Nova, nas proximidades das nascentes, reduto dos antigos coronéis, sinhazinhas e senhores de engenho. Há  quem pergunte como ainda está de pé esse monumento histórico.  Fui em busca dessa resposta com o Sr. Francisco Gomes, conhecido como CHICO BIRRO, zelador do casarão, que   afirma que o mesmo foi construido e não sabe o ano, pelo saudoso Antonio Esmeraldo. Segundo relato da família, o casarão foi construido por volta de 1870, provavelmente por escravos, e sua construção durou 10 anos. De pai para filho, chegou às mãos do também saudoso Armando Esmeraldo, que realizou as últimas moagens do velho engenho que existia ao lado da Casa Grande, onde encontrei  os escombros e sob a sombra de uma mangueira, descança o velho motor a diesel que substituiu a máquina a vapor que originalmente movia o antigo engenho. Hoje, o novo proprietário é o Sr. Raimundo Sampaio, que reside em Nova Olinda e juntamente com sua esposa,  mantém de pé o casarão em respeito à nossa história e por amor à aquela relíquia.
Aos 70 anos, seu Chico Birro contempla a paisagem através  do janelão do casarão, onde conta que na região haviam uns onze engenhos de rapadura e junto a estes, havia também casas de Farinha. Concluiu seu Chico: "Era tempo bom e de fartura, sem esquecer os vizinhos famosos, os  senhores de engenho, tais como: Antonio Belém, Antonio Esmeraldo, o ecologista Jeferson Alencar, Dr. Belém, Dr. Rolim, Clodovil, Luiz Bacurau, Dr.Elízio e outros. Esses engenhos não existem mais, talvez um ou dois".
Este é o nosso Crato amado de riquezas mil, de histórias que poucas cidades possuem. Este casarão, que pertenceu e ainda pertence a famílias tradicionais da nossa cidade nos orgulha, pois mostra-nos os caminhos da nossa história. Caminhos que nos levam ao Sítio Fundão, onde se situa o engenho-de-pau de tração animal, que morre dia-à-dia nas mãos do governo do Estado do Ceará por omissão ou extremo descaso com a nossa história secular; História, que, infelizmente, muitos só vieram a conhecer em bancos escolares.

Texto e Fotos: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Edição: Dihelson Mendonça

Ateliê em Crato se dedica ao restauro de pinturas e desenhos.


Antonio Sávio Classical Arts


Está aberto em Crato um novo espaço, o "Antonio Sávio Classical Arts", um ateliê que prioriza o desenvolvimento e restauro de obras em estilo clássico buscando resgatar o melhor da alta cultura nas artes visuais, pintura, desenho e restauração em geral. O espaço é dirigido pelo artista plástico Antonio Sávio.

Contatos:
088- 99806557
088- 88727496

ESTUDANTES POBRES A CAMINHO DAS UNIVERSIDADES PARTICULARES


A presidente Dilma Rousseff sancionou lei obrigando as Universidades Particulares com dívidas na Receita Federal e no Instituto Nacional de Seguridade Social INSS a abrirem vagas gratuitas para estudantes de baixa renda de todo o país. Em troca o governo federal perdoa 90 % do debito, dando 40 % de abatimento nas multas e os 10 % restantes as instituições de ensino pagarão em 15 parcelas.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter/Radialista
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

PERIGO A VISTA. - Luminária ameaça população - Por Ed.Alencar





Alô departamento de manutenção de Iluminação Pública da Prefeitura do Crato. Antes desta LUMINÁRIA despencar sobre a cabeça de alguém, é bom consertá-la. O perigo mora na calçada da IGREJA  SÃO JOSÉ, NO BAIRRO DO SEMINÁRIO.  Fácil..Fácil..

Texto e Fotos: Ed Alencar
Repórter/Radialista
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

SENADO DÁ UM CHUTE EM DEMÓSTENES E ENTRA DEMÓSTENES DOIS? - Por Ed.Alencar


Mal o Senado respirou aliviado com a cassação   do ex-Senador Demóstenes Torres, entra outro para sujar a mesma cadeira ?. É a  sindrome da “CACHOEIRA” do Carlinhos  que vem respingando muita gente, de vereador a Governador, suspeitos de envolvimentos  com o contraventor. O novo Senador  WILDER MORAIS, trabalhou por 3 minutos recebendo a posse e voltou para as suas férias e vai receber  16,0 mil reais de 13 de julho a 01 agosto sem trabalhar, até o retorno do recesso.  Ainda vai receber ajuda de custo para a sua mudança, valores que ainda não foram divulgados, vai ganhar como Senador um salário de 26.723,13 fora outras verbas extras. Wilder Morais, ainda terá muitos anos de mandato, uma herança de Demóstenes Torres, sem que ele gastar um centavo em campanha para ser hoje SENADOR.
E agora senhores SENADORES, o suplente do Demóstenes já assumiu de maneira vergonhosa com subterfúgius escondendo-se do próprio partido que nem sabia da sua posse e fugindo  também da imprensa. Seus antecedentes divulgados pela mídia  já são comprometedores para um SENADOR da REPÚBLICA, ele está sendo acusado de sonegar bens ao imposto de renda, aparece nas gravações da Polícia Federal  em conversas com Carlinhos Cachoeira, fez uma doação de 700 mil reais em 2010 para a campanha de Demóstenes Torres. O resto está tudo sobre controle entre os compadres, mesmo tendo  perdido sua mulher para o amigão Carlinhos Cachoeira.
Para a oposição, ele deve ser convocado para se explicar na comissão de ética do Senado, mais parece que vai dar em PIZZA, Ei..Brasil!

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

NO MEIO DO CAMINHO TEM UMA PLACA - Por Ed.Alencar


NE - Quem tiver cabeça, que a proteja da placa na Praça da Sé.


Depois do poste na calçada que interditava a trilha sinalizada para deficiêntes visuais, nas obras de revitalização das praças e ruas da cidade, agora é uma placa na calçada da praça da Sé, que vem causando alem de transtorno aos transeuntes, também machucando as pessoas que distraidamente conversando, se chocam com a madeira da placa. E lembrando o poema de Carlos Drummond de Andrade, vamos dizer que: “NO MEIO DO CAMINHO TEM UMA PLACA, TEM UMA PLACA NO MEIO DO CAMINHO.”

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

PSB entra com pedido de impugnação contra candidato a prefeito do PT em Missão Velha‏


Em Missão Velha a situação PSB X PT se repete como em outros lugares. A contraditória história de um partido receber filiados dissidentes da própria oposição que acabam tomando a direção do partido dos históricos. Foi assim no PT de Missão Velha que acolheu psdbistas (PSDB) e negaram a legenda para o único vereador eleito pelo PT, Divanildo Ribeiro.

E mais curioso é que o presidente do PSDB municipal, Montiny Pinheiro, é quem vai a rádio comunitária, diga-se de passagem, pertencente a uma associação da família do ex-prefeito Gidalberto Pinheiro, justificar o pedido de impugnação.

A entrevista da rádio é repercutida em um blog local, um espaço que faz anúncios dos vereadores da mesma coligação “Por uma Missão Velha diferente”, a qual participa o PSDB do senhor Montiny e o DEM, os dois maiores opositores do Governo PT, Governo Dilma e do Lula, o qual agora eles têm orgulho de mostrar, mas nunca depositaram um voto do grupo para eleger o ex-presidente, nem o atual Senador Pimentel e os deputados do PT, estaduais e federais. Enfim, nem mesmo votaram na base aliada do atual Governo.

“O presidente do PSDB em Missão Velha, diz que o pedido de impugnação solicitado pelo PSB, não tem legitimidade, ou seja, o referido partido não poderia fazer o tal pedido, no que concernem as alegações do processo”, em parte uma verdade, pois nessa situação o pedido deve ser enviado ao diretório estadual do PT. Porque se trata de uma questão partidária.

Segundo entrevista concedida pelo Dr. Montine, o PT não proibiu em seu 4º Congresso, realizado em setembro de 2011, a coligação com os partidos PSDB, PPS e o DEM, ele apenas orientou o Partido a não fazer as coligações. Mas não foi simplesmente uma orientação, foi uma resolução. Um fato divulgado em toda imprensa nacional, é só pesquisar no Google. Por isso que juiz encaminhará para o Partido dos Trabalhadores o pedido do PSB, pois se tratando de uma questão partidária só o PT poderá decidir.

E para finalizar, Montine Pinheiro, o presidente do PSDB, é reconhecido pelo blog como o representante legal da Coligação por uma Missão Velha diferente. A parcialidade do autor da nota é tanta que o a resposta da Coligação termina da seguinte forma: e todos os demais envolvidos na campanha estão preparados para agir com toda cautela e responsabilidade e que nada nem ninguém  irá exaltar os ânimos de todos que compõe a coligação por uma Missão Velha diferente porque estão bem preparados logisticamente e psicologicamente e que acima de tudo tem uma equipe preparada e que sabe trabalhar. Moral da história: uma Missão Velha bem diferente em que o presidente do PSDB anda com um adesivo, com altas proporções, da estrela petista em seu carro defendendo uma coligação surreal para as próximas eleições sucessórias de 2014.

Segue o trecho da resolução do PT, do 4º Congresso Nacional, que fala sobre os adversários que representam o bloco conservador.

...Como já foi dito, mas vale enfatizar, nosso objetivo é ampliar fortemente a presença do PT e seus aliados no comando dos municípios brasileiros e nas Câmaras de Vereadores(as), especialmente as capitais e as cidades com mais de 150 mil eleitores. Nossos adversários serão as agremiações que representam o bloco conservador, formado pelo PSDB, pelo DEM e o PPS, com os quais não faremos chapas. ( Fonte: Site do PT.   )

Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR
Assessoria de Imprensa

ATO SIMPLES PARA DESCOBRIR A HALITOSE E O QUE CAUSA A DOENÇA


Normalmente quem tem problema de mau hálito ou halitose não percebe o cheiro desagradável. Quando o odor é constante ocorre fadiga olfatória. Nosso nariz acostuma-se com o cheiro então deixamos de senti-lo para podermos perceber novos odores. Caso sinta-se constrangido em perguntar a outra pessoa se você apresenta hálito desagradável, uma maneira simples de detectá-lo é lambendo o dorso da mão e aguardar por 30 segundos e depois cheirar a região e verifique se apresenta algum odor desagradável. Alguns fatores que podem influenciar na halitose são: beber pouco liquido, comer muita gordura, ou proteína animal, fumar, usar enxaguatorio com álcool freqüentemente, tomar bebidas alcoólicas com freqüência, ter o intestino preso, ficar muitas horas sem se alimentar, respirador pela boca, ter diabetes, sentir freqüentemente a boca seca, não usar fio dental, não higienizar a língua durante a escovação para evitar o esbranquiçamento da mesma tirando toda a saburra lingual. As principais causas da halitose estão relacionadas digestivos, respiratórios e bucais. Aproximadamente 90 % dos casos têm origem bucal, especialmente as alterações na gengiva e no periodonto. Caso desconfie de mau hálito procure inicialmente o seu dentista.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter/Radialista
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Brasileiros têm quarta maior fortuna do mundo em paraísos fiscais


Brasília – Um estudo inédito, que, pela primeira vez, chegou a valores depositados nas chamadas contas offshore sobre as quais as autoridades tributárias dos países não têm como cobrar impostos, mostra que os super-ricos brasileiros somaram até 2010 cerca de US$ 520 bilhões (ou mais de R$ 1 trilhão) em paraísos fiscais. Trata-se da quarta maior quantia do mundo depositada nesta modalidade de conta bancária.

O documento The Price of Offshore Revisited, escrito por James Henry, ex-economista-chefe da consultoria McKinsey, e encomendado pela Tax Justice Network, cruzou dados do Banco de Compensações Internacionais, do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial e de governos nacionais para chegar a valores considerados pelo autor.

O relatório destaca o impacto sobre as economias dos 139 países mais desenvolvidos da movimentação de dinheiro enviado a paraísos fiscais. Henry estima que, desde os anos 1970 até 2010, os cidadãos mais ricos desses 139 países aumentaram de US$ $ 7,3 trilhões para US$ 9,3 trilhões a "riqueza offshore não registrada" para fins de tributação.

A riqueza privada offshore representa "um enorme buraco negro na economia mundial", disse o autor do estudo. Na América Latina, chama a atenção o fato de, além do Brasil, países como o México, a Argentina e Venezuela aparecerem entre os 20 que mais enviaram recusos a paraísos fiscais.

John Christensen, diretor da Tax Justice Network, organização que combate os paraísos fiscais e que encomendou o estudo, afirmou à BBC Brasil que países exportadores de riquezas minerais seguem um padrão. Segundo ele, elites locais vêm sendo abordadas há décadas por bancos, principalmente norte-americanos, para enviarem seus recursos ao exterior. "Instituições como Bank of America, Goldman Sachs, JP Morgan e Citibank vêm oferecendo este serviço. Como o governo americano não compartilha informações tributárias, fica muito difícil para estes países chegar aos donos destas contas e taxar os recuros", afirma.

Segundo o diretor da Tax Justice Network, além dos acionistas de empresas dos setores exportadores de minerais (mineração e petróleo), os segmentos farmacêutico, de comunicações e de transportes estão entre os que mais remetem recursos para paraísos fiscais. "As elites fazem muito barulho sobre os impostos cobrados delas, mas não gostam de pagar impostos", observa Christensen. "No caso do Brasil, quando vejo os ricos brasileiros reclamando de impostos, só posso crer que estejam blefando. Porque eles remetem dinheiro para paraísos fiscais há muito tempo".

Chistensen diz ainda que no caso do México, da Venezuela e Argentina, tratados bilaterais como o Nafta (tratado de livre comércio EUA-México) e a ação dos bancos americanos fizeram os valores escondidos no exterior subirem vertiginosamente desde os anos 70, embora "este seja um fenômeno de mais de meio século". O diretor da Tax Justice Network destaca que há enormes recursos de países africanos em contas offshore.

Da BBC Brasil
Agência Brasil
 

Pesquisadores estendem uso de álcool perílico a tratamento de câncer de pulmão


Rio de Janeiro - Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) que fizeram avanços no tratamento de tumores no cérebro com uso de álcool perílico estenderam a pesquisa ao câncer de pulmão. Os testes começaram em laboratório, mas ainda não há previsão de aplicações clínicas. No caso dos tumores cerebrais, a pesquisa é feita no Hospital Universitário Antônio Pedro.

Extraído de frutas cítricas, o álcool perílico é um óleo que pode ser inalado. A substância age diretamente no sistema nervoso central e no tecido pulmonar inibindo a proliferação de células cancerígenas, sem afetar as saudáveis. Uma das vantagens do tratamento é não provocar os fortes efeitos colaterais que costumam ser causados pela radioterapia e a quimioterapia. No combate ao câncer de cérebro, o tratamento com o álcool conseguiu reduzir o tumor cerebral em três pacientes do laboratório da UFF de um total de 198. Além disso, 15% das pessoas em tratamento também tiveram o tempo de vida aumentado, em relação à estimativa inicial. A pesquisa só é feita com pacientes considerados terminais, em que os tratamentos tradicionais não tenham mais eficiência.

"Até o momento, 29 pacientes, ultrapassaram dois anos de sobrevida, estimada em quatro meses, sem efeitos colaterais", destacou o responsável pelo estudo, o professor e neurologista Clóvis Fonseca. Os pacientes começaram a se tratar em 2004 e a maioria fez a inalação por pelo menos seis anos

Apesar dos avanços da pesquisa, o álcool perílico ainda não substitui o tratamento convencional, com quimioterapia e remédios. Pesquisadores e médicos buscam, no entanto, dissolver os medicamentos na substância para facilitar a administração das drogas no futuro.

"O tratamento com álcool perílico, hoje, é adjuvante. Uma droga só atinge uma via [de proliferação da doença], é preciso inibir o máximo possível", disse Fonseca.

A pesquisa da UFF também mostrou que o álcool perílico tem efeito em tumores de pele, mama, pâncreas e despertou interesse de instituições fora do país. Atualmente, especialistas da University of Southern California (USC), nos Estados Unidos, são parceiros nos estudos.

Para se candidatar ao tratamento é preciso enviar um e-mail para abiliosg@vm.uff.br.

Edição: Talita Cavalcante
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Imagem meramente ilustrativa

Na Alemanha, Alonso vence 3ª no ano e dispara na ponta; brasileiros vão mal


Fernando Alonso está de bem com a vida. Divorciado da a cantora Raquel del Rosario desde o fim de 2011, o espanhol apareceu de namorada nova em Hockenheim, a modelo russa Dasha Kapustina, de 22 anos. Se a fase é boa fora da pista, dentro dela é ainda melhor.

Pole position, o bicampeão mundial venceu de ponta a ponta o GP da Alemanha e abriu a maior vantagem vista até agora no ano. Com dez das 20 corridas realizadas, Alonso lidera com 154 pontos, 34 a mais que Mark Webber, da RBR. Jenson Button, da McLaren chegou a ameaçá-lo nas últimas voltas, mas o piloto da Ferrari conseguiu administrar a diferença até a bandeirada, para faturar a terceira corrida em 2012, a 30ª na carreira.

Na penúltima volta, o inglês ainda foi superado por Sebastian Vettel, da RBR, e terminou em terceiro. O alemão superou Button por fora e a manobra está sob investigação da direçao de prova.

Confira o resultado final do GP da Alemanha (67 voltas):


1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1h31m5s862
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 3s732
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 6s949
4- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 16s409
5 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 21s925
6 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 27s896
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 28s960
8 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 46s900
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 48s100
10 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 48s800
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 59s200
12 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m11s400
13 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m16s800
14 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m16s900
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 1 volta
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 1 volta
18 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 1 volta
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 2 voltas
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 3 voltas
22 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 3 voltas
23 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 3 voltas

Não completou

24 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – abandono na volta 58
 
Fernando Alonso ferrari gp da Alemanha (Foto: Agência Reuters)

Datafolha/O POVO – 39% do eleitorado reprova gestão Luizianne Lins


O percentual dos eleitores que consideram a administração da prefeita Luizianne Lins (PT) ruim ou péssima caiu desde a última pesquisa Datafolha, realizada em novembro de 2010. Agora, há 39% de eleitores que reprovam a administração municipal, contra 50% naquela oportunidade. No entanto, a pesquisa O POVO/Datafolha revela que Luizianne ainda tem o segundo pior desempenho entre os levantamentos realizados ao longo dos seus dois mandatos.

Os números foram divulgados com exclusividade, na noite deste domingo, na TV O POVO. A avaliação positiva oscilou negativamente. O percentual dos que consideram o trabalho da Prefeitura ótimo ou bom caiu de 22% para 20%. Com isso, cresceu a avaliação regular, de 27% para 40%.

A nota média atribuída pela população de Fortaleza à prefeita teve ligeira melhora: passou de 4,4 para 4,7, em escala de zero a 10. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos na pesquisa O POVO/Datafolha 831 eleitores de Fortaleza, nos dias 18 e 19 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-00004/2012. Confira detalhes da pesquisa no O POVO desta segunda-feira.
 
O POVO Online

EDITAL DA 4ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE


APRESENTAÇÃO

Artigo 1º - A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um movimento de afirmação da identidade cultural brasileira, a partir da exposição de espetáculos de artes cênicas produzidos e realizados no Cariri cearense, cuja finalidade maior é promover e difundir o teatro, a dança e o circo, contribuindo para seu desenvolvimento, valorização, conquista de plateias e intercâmbio. 
Artigo 2º - A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é uma realização da Sociedade Cariri das Artes, através da Cia. Cearense de Teatro Brincante, em sintonia com companhias e grupos em atividade na região, sendo esta sua 4ª edição.
Artigo 3º - A 4ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense acontecerá no período de 3 a 17 de novembro de 2012, no Cariri, Estado do Ceará, e sua organização e funcionamento são regidos pelo presente edital.

PARTICIPAÇÃO

Artigo 4º - Poderão participar companhias e grupos de teatro, dança e circo em atividade na região do Cariri cearense, com espetáculo de duração mínima de 40 minutos, nas modalidades palco à italiana, arena e rua.
Parágrafo Primeiro - Os espetáculos submetidos à seleção terão, obrigatoriamente, que já ter estreado até o ato de sua inscrição, não sendo vedada a participação de espetáculos que tenham sido apresentados em edições anteriores da Guerrilha. 
Parágrafo Segundo - A convite da organização, companhias e grupos de outras regiões do estado, do restante do país e estrangeiras poderão integrar a programação, como forma de incremento do intercâmbio e compartilhamento de processos criativos.

INSCRIÇÃO

Artigo 5º - A inscrição na 4ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense poderá ser feita no período de 22 de julho a 22 de agosto de 2012, mediante o preenchimento da ficha constante do Anexo Único deste edital e apresentação dos documentos indicados no Parágrafo Primeiro deste artigo.

Parágrafo Primeiro - É obrigatória a apresentação dos seguintes itens:

a. Ficha técnica básica com elenco, corpo técnico e necessidades técnico-operacionais;
b. Sinopse;
c. Mapa e planilha de iluminação;
d. Vídeo completo do espetáculo (ou link de acesso na internet);
e. Até 3 fotos em boa resolução;
f. Relação nominal dos integrantes com nome completo, número de RG, CPF e Registro Profissional (caso tenha para o endereço,);
g. Termo de cessão de direitos/autorização de montagem emitida pelo autor, SBAT ou outro órgão de representação legal;
h. Currículo da companhia/grupo.

Parágrafo Segundo - A ficha de inscrição de que trata o presente artigo, assim como as informações nele solicitadas poderão ser enviadas para o e-mail (PDF, JPG ou DOC): ciacearensedeteatrobrincante@gmail.com  ou pelos correios, com Aviso de Recebimento (AR), para o endereço abaixo:

SOCIEDADE CARIRI DAS ARTES
4ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense 2012
Rua Monsenhor Fco. de Assis Feitosa, 504
Centro, Crato-CE, CEP: 63.100-360
 
CACHÊS

Artigo 6º - O cachê referente à apresentação de cada espetáculo será definido posteriormente, em negociação com a companhia/grupo, caso seja esta a modalidade de pagamento.
Artigo 7º - Na hipótese do cachê ser vinculado à bilheteria da apresentação, proceder-se-á da seguinte forma:

a. Companhias/Grupos com espetáculo cujos atores e diretor/a tenham registro profissional: 70% (setenta porcento) da arrecadação bruta da bilheteria de sua apresentação;
b. Companhias/Grupos com espetáculo com diretor/a e ou elenco, mesmo que parcialmente, sejam compostos integrantes sem registro profissional: 50% (cinquenta porcento) da arrecadação bruta da bilheteria de sua apresentação.

Parágrafo Único - Para efeito de comprovação ao que trata a alínea “a” deste artigo, a companhia/grupo deve apresentar o nº do registro profissional de seus integrantes no ato da inscrição.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 7º - A 4ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense será composta de 15 (quinze) espetáculos, entre selecionados por este edital e convidados.
Artigo 8º - Cada companhia/grupo será responsável por suas despesas referentes a deslocamento e estadia.
Artigo 9º - Caberá à organização do evento o custeio de material de divulgação impressa da programação, bem como garantir as condições técnicas para a realização dos espetáculos.
Artigo 10 - Cada companhia/grupo/espetáculo deverá, para efetivar sua participação, assinar contrato com a entidade promotora, com o visto do SATED-CE. 
Artigo 11 - Caberá às companhias/grupos divulgar seu espetáculo, utilizando-se dos meios que lhes forem possíveis.
Artigo 12 - A Curadoria dos espetáculos selecionados e convidados caberá à Comissão Organizadora designada pela Sociedade Cariri das Artes / Cia. Cearense de Teatro Brincante, podendo esta solicitar o apoio técnico e consultoria de pessoas com notório conhecimento na área.
Artigo 13 - A data de cada espetáculo será definida logo após a seleção, mediante entendimento entre as partes.
Artigo 14 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da 4ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense.

Crato-Cariri-Ceará, 22 de julho de 2012.

Cacá Araújo
Coordenador Geral - (88) 8801.0897


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30