xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 julho 2012

Coluna Armando Rafael

Edição de 5 a 10 de julho de 2012

Crato: Rádio Jangadeiro FM 97,5 Cariri entra no ar em fase de testes

Já se encontra em fase de experiência a Rádio Jangadeiro FM Cariri, a mais nova emissora de rádio de Crato. Para ouvi-la sintonize 97,5 MHZ.
A Rádio Jangadeiro FM Cariri funciona na Rua Dr. Leandro Bezerra nº407, centro de Crato, próxima ao Parque de Exposição. No imóvel foram construídos também estúdios que poderão ser utilizados futuramente por uma emissora de televisão. O que confirma rumores de que Crato poderá ganhar – no futuro – o canal da TV Jangadeiro-Cariri.

Progresso
Impressiona o crescimento de Brejo Santo. No último dia 30 de junho, o governador Cid Gomes assinou um  protocolo para a instalação de uma indústria de calçados naquela cidade. Trata-se da Athiva Calçados, cuja sede fica no Rio Grande do Sul e que agora se expande pelo Nordeste, instalando sua filial na cidade de Brejo Santo. O empreendimento custará R$ 80 milhões e vai gerar cerca de 2.500 empregos.

O Cariri e o meio-ambiente


Apesar do clima criado pela Conferência Rio+20, até agora ninguém por aqui rememorou os esforços feitos em defesa do meio-ambiente no Cariri.  E a luta pela preservação da natureza nesta região vem de muito tempo! No dia 22 de agosto de 1909 – há 103 anos –  circulava o número 6 do jornal “O Rebate”, editado em Juazeiro do Norte. E, já naquele recuado ano, discutia-se a defesa das nossas matas e dos nossos rios. Naquela edição d’O Rebate constou uma matéria, cujo início reproduzimos abaixo, respeitando a grafia da época. A conferir:

As matas


"Triste e desolador o aspecto que apresenta o Cariry. O Cariry de hoje não é mais, com efeito, esse Cariry de há cincoenta anos à esta parte. Os mais anosos que o digam. E não há contestal-o; Certo, aquella opulência de seiva, aquella pujança de força e vigor que atestava a feracidade de seu solo, já não existe. Toda aquellla população de riachos que o, em todas as direcções, cortavam, perenes rumorosos, extinguiu-se. De seus rios em sombrio, parte se evaporaram, e parte não tem mais, nem um quarto de seu pristino volume d’agua. Seus brejos que tanto enchiam de admiração a gente, ameaçam escalvados, estão prestes a desaparecer” (...)  E agora e aqui: qual a causa de tudo isto? Todos a conhecem; ninguém a ignora: é a devastação das matas milenárias  que a natureza nos legou”.

Um marco dessa luta


Apesar da devastação feita ao meio-ambiente, no Cariri, ainda podemos contabilizar uma vitória: a criação – em 1946 –  da Floresta Nacional do Araripe–Flona, provavelmente a primeira reserva ecológica do Brasil. A Flona foi criada tendo 39.333 hectares de mata preservada. No último dia 5 de junho, a presidente da República, Dilma Rousseff, assinou um decreto ampliando em aproximadamente 706,77 hectares a territorialidade da Floresta Nacional do Araripe.  Agregou-se à Flona um imóvel que  pertencia a uma empresa de pesquisa de agropecuária – localizada no município de Barbalha –  que foi extinta em 1997 (foto ao lado). No momento uma equipe de 20 ambientalistas desenvolve um projeto para recuperar a área devastada, com plantio da flora nativa.

Tem mais

Outra conquista veio no aumento do tamanho da Flona: Na área dos cerca de 706,77 hectares  recém-incorporados  foram encontrados vários Soldadinhos do Araripe, (foto ao lado)  o único pássaro nativo do Ceará, ameaçado de extinção nos diais atuais, que tem por habitat o supedâneo da Chapada do Araripe. Na luta pela preservação desse pássaro foi implantado em Crato – e funciona na sede do Instituto Cultural do Cariri –, o Projeto Soldadinho-do-Araripe (PSA).  Felizmente, essa ave vem sendo adotada pela sociedade  como um símbolo de conservação da natureza. O jornal “O Povo”, de Fortaleza,  adotou o Soldadinho do Araripe como ícone visual nas matérias feitas durante a Conferência Rio + 20, recentemente realizada pela ONU, no Rio de Janeiro. E a revista “A Província” escolheu o desenho do Soldadinho como seu símbolo.

E por falar n’A Província



Vai circular, nos próximos dias,  o nº 31 dessa publicação. Desta vez com um recorde histórico: a nova edição de “A Província” será publicada 30 dias a após o lançamento do número anterior, ou seja, do volume de nº 30, que começou a circular no início de junho último. Mais uma vitória do perseverante e esforçado jornalista Jurandy Temóteo.

Só no Crato


Vale a pena conferir. Todo segundo domingo de cada mês acontece na Praça Francisco Sá (mais conhecida como Praça de Cristo Rei), em frente ao Centro Cultural do Araripe – no horário de 8 às 13 horas – a Feira de Antiguidades. No próximo domingo, dia 8, haverá nova feirinha, comercializando ou permutando:  máquinas de escrever, discos de cera e vinil, vitrolas, câmeras fotográficas analógicas, eletrodomésticos de época, móveis do tempo da vovó, cartazes de filmes e livros antigos e outras raridades.
Padre Cícero homenageado no Rio de Janeiro
Foi aberta no último dia 29 de junho (e se prolongará até 29 de agosto deste ano) a exposição “Meu Padrinho Padre Cícero – Em cada casa um oratório, em cada quintal uma oficina”. A mostra foi montada no Espaço Memória do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no Campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Ícone do imaginário nordestino, a história de fé e religiosidade de Padre Cícero é retratada – nessa mostra – dentro de  uma atmosfera mística. A exposição apresenta mais de 250 obras, incluindo a batina, o cajado e o chapéu usado pelo religioso, além de folhetos de cordel, oratórios e esculturas feitas por artesãos juazeirenses.

Sem rabo preso?


É isso aí! Depois que conseguiu “ser inocentado” do episódio dos dólares na cueca,  o deputado José Nobre Guimarães (PT), anda eufórico. No final de semana ele anunciou uma verba de R$ 4,3 milhões para asfaltar uma estrada rural ligando Juazeiro do Norte  à vila de São Gonçalo, naquele município. Serão 11 km de asfalto passando pelos sítios Carité, Barro Branco, vila Santo Antônio, Porções, Junco, Jurema, Catolé, Cachoeira, vila Célia Callou, Sussuarana, vila Marrocos e sítio Moleque. Todas essas comunidades integram a recém-criada Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, do distrito Palmeirinha.

PTrobras


No início do primeiro governo Lula foi lançada uma campanha incentivando o trabalhador brasileiro a usar seus depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar ações da Petrobrás. Lembro-me de um funcionário do BNB  aconselhando os colegas a comprar essas ações: “Trata-se do melhor investimento para a aposentadoria!”, dizia ele.  E, entusiasmado, gesticulava acrescentando: “No governo Lula a Petrobras vai crescer mais do que fogo subindo ladeira acima”... Pois sim! Quem foi na onda deu com os burros n’água...

Mito e realidade
O governo do PT aparelhou a  Petrobrás, o que trouxe para a empresa funestas consequências.  Nos  últimos quatro meses as ações da empresa caíram 16% na Bolsa.  A nova presidente da Petrobras está tentando consertar o desmantelo que herdou. Petista de carteirinha, mas honesta, Maria das Graças Foster disse que a maior empresa brasileira (e uma das 20 maiores do mundo) vinha vendendo ilusões. Durante o governo Lula – acrescentou ela – decisões equivocadas foram tomadas e nunca mais serão repetidas.

Caiu na real
A presidente da estatal anunciou a redução – nos próximos anos – da meta  de produção de petróleo (de 3,1 milhões para 2,5 milhões de barris). Já os investimentos anunciados pela dupla Lula-Dilma (na verdade bandeiras de campanhas eleitorais) também foram adiados. Dentre eles,  a duplicação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e a  construção das refinarias no Maranhão e Ceará. Quanto à refinaria de Pernambuco (aquela que seria construída em parceria com o ditador Hugo Chávez, na qual o velhaco venezuelano nunca investiu um único centavo) e que chegou a ter sua inauguração anunciada por Lula para 2010, continua em passo de cágado jabuti. Os pernambucanos  já a chamam de “Refinaria 2010 + 20”...

Cadê o Pré-Sal?


E as reservas do Pré-Sal, usadas como outra bandeira eleitoral (mais uma!) para enganar os incautos?  O “dado concreto” é que os bilhões de barris de petróleo, alardeados pelo governo Lula, continuam encobertos nas espessas camadas de sal, abaixo do leito do mar brasileiro. O anúncio de que o Brasil passaria a ser exportador de petróleo,  após o Pré-Sal,  continua, por enquanto, como  mera conjectura. Continuamos importando gasolina. Pior: pagamos aqui a   gasolina mais cara do mundo. Apesar de a dita cuja ser comercializada com mistura de 20% de etanol e, mesmo assim,  ser vendida pelo preço da uma gasolina pura...

Um dos lados está errado
Do lado de cá o governo comemora a expansão do crédito no País, com consequente  aumento do endividamento da população  (que já ultrapassa 51% da renda mensal) e a elevação, ainda maior, da inadimplência. Do lado de lá – na Europa – o  Banco de Compensações Internacionais (BIS) – o banco central dos bancos centrais – divulgou assustador prognóstico sobre a atual situação econômica do Brasil e seus reflexos futuros. Mas, do lado de cá,  a população e a mídia nem comenta esse fato. Aqui só se fala em futebol; nas eleições municipais e na novela “Avenida Brasil”, aquela que trata da ascensão da classe C, a chamada nova elite suburbana... vade retro!

Torpedos
1 – Monsenhor Vitaliano Mattioli viaja para Roma no próximo dia 10, levando o processo de beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva para ser entregue  à Congregação da Causa dos Santos. Monsenhor Mattioli só retornará a Crato no próximo mês de agosto.

2 – Quem passa pela Praça da Sé fica decepcionado! No piso, os mosaicos foram mal assentados, alguns já estão soltos e outros com as pontas quebradas. Os postes de iluminação  são os mesmos que estavam no logradouro,   na década 90 do século passado. Ainda não se vê o projeto dos jardins. O busto de dom Francisco está com os lábios rachados. Salvam-se apenas os novos bancos de madeira, melhores do que os anteriores. E c’est fini!

3 – Continua na Praça Alexandre Arraes uma enorme placa – colocado pelo Governo do Ceará –  anunciando a reforma daquele logradouro. Com esta inscrição: “Início das obras: 13 de junho de 2011. Término previsto para 09 de janeiro de 2012”. Seis meses depois dessa previsão a praça ainda não foi concluída.

4 – Um engenheiro pernambucano, residente em Recife, resolveu investir no bairro Granjeiro, em Crato. Está construindo 4 apartamentos duplex, os quais – quando prontos – serão colocados à venda.

5 – Tá barato prá caramba! O candidato do PT a prefeito de São Paulo e seu padrinho, vistos durante 1 hora no “Programa do Ratinho” (que nome apropriado!), num flagrante desrespeito à Justiça Eleitoral foram, enfim,  multados. Mas vão pagar apenas R$ 5 mil pelo “malfeito”. Ficou  provado: no Brasil transgredir a lei compensa.

6 – Enquanto isso, 56 das 59 universidades federais continuam em greve há mais de 40 dias; 16 hospitais-escola também estão parados;  o governo federal permanece indiferente; a imprensa brasileira faz  vista grossa e a sociedade assiste a tudo num silêncio sepulcral...

7 – A bem dizer, o INSS é uma fraude completa. O sofrimento  dos aposentados pelo INSS começa no cálculo fraudulento da aposentadoria. Depois ele entra na fraude dos reajustes indecorosos que vêm recebendo. É por isso que – após os (des)governos do PT – as estatais estão cheias de aposentados que continuam lá trabalhando. Infelizmente tirando  as vagas dos  jovens que lutam por um emprego inicial.


Artistas protestam contra "descaso" de Cid Gomes




Alma de um educador e poeta - Por: Emerson Monteiro


Há dias, estivemos reunidos junto à Reitora da Universidade Regional do Cariri com o Prof. José Newton Alves de Sousa e sua esposa, D. Maria Ruth, numa visita que realizavam àquela Instituição de Ensino Superior, ocasião quando o Prof. José Newton lançara o livro Uma vida em poemas, alusão aos seus 90 anos de idade.
Entre os presentes, Huberto Cabral, Jurandy Temóteo, Manoel Patrício de Aquino, este escrevinhador, membros do Instituto Cultural do Cariri; além da reitora Otonite Cortez, do vice-reitor Patrício Melo, dos professores Carlos Kleber, João Luiz Mota, Antônia Ladislau, pró-reitores, e Francisco Silvino, este efetivo do Curso de Direito.
Dentre os motivos da solenidade na manhã de 02 de julho, viera à baila o instante especial de retornar aos pagos universitários da Urca um dos seus principais mentores e primeiro vice-reitor, Prof. José Newton, legenda no ensino superior da Região. A fala da Reitora assim deixaria claros os feitos do educador emérito, ora vivendo na Bahia, onde também exerceu cargos relevantes ao progresso do ensino de Salvador.
Intelectual de quatro costados, participou na criação do Instituto de Educação Superior do Cariri, órgão em seguida estruturador da Universidade Regional do Cariri, sendo ocupante de cadeira do Instituto Cultural do Cariri. Na década de 60, fundaram em Crato, ela e D. Ruth, o Colégio São João Bosco, lembrança viva da juventude formada sob critérios essenciais ao saber.
Ele pertence a família ilustre da localidade cratense, enquanto outra das características da personalidade por demais consagrada desse mestre se evidencia a literatura, qual responsável na produção de poemas, prefácios e artigos publicados no decorrer das fases da existência, o que compõe a obra que veio divulgar, Uma vida em poemas.
Seus filhos reuniram em livro criações do autor e com isso lhe renderam tributo de carinho com os versos inspirados que elaborou, itinerário apreciável apresentados pelo poeta caririense Francisco Assis de Sousa Lima, ora dado a público na hora presente.
Antes, eu acompanhara realizações do Prof. José Newton Alves de Sousa, a lembrá-lo à frente da antiga Faculdade de Filosofia do Crato, em cuja biblioteca viria ler livros marcantes para minha formação, quando frequentara as instalações, na companhia de meu tio e amigo Antônio Nirson Monteiro, ainda nesses idos da década de 60.
A importância do Prof. José Newton para a educação do Ceará, nos esforços empreendidos na zona sul do Estado, significa, pois, dos maiores feitos relativos ao avanço da Civilização em nossos meios interioranos.

Por: Emerson Monteiro
 

ME ADICIONE NO FACEBOOK...



Pessoal, peço a todos os Cratenses, amigos e Simpatizantes que lêem o Blog do Crato, que me adicionem no Facebook; Fica mais fácil liberar os comentários, e a um grupo, os comentários serão liberados automaticamente aqui.

Adicione:





A EXPOCRATO DOS NOSSOS SONHOS


O Pessoal do Facebook está divulgando um banner que está fazendo muito sucesso nas redes sociais, expressando o desejo de que a programação da ExpoCrato fosse outra, com artistas "de verdade".  Parabéns a quem criou esse Banner aí. Seria uma MARAVILHA. Enquanto a empresa Luan produções estiver com o Monopólio da Expocrato, não teremos uma programação dessas. Precisamos urgentemente tirá-la do controle da festa e botar gente que se preocupa com a qualidade do evento.


Em tempo, essa programação aí não existe. Nem queira ver a realidade para 2012, você iria cair de costas. Quisera eu, que entrasse um prefeito que se preocupasse com a nossa exposição do Crato e insistisse com o Estado em retirar essa LUAN produções do controle. Só assim, veríamos uma programação de verdade. Mas qual desses atuais candidatos a prefeito já se pronunciou à respeito disso ? Qual deles já se comprometeu em lutar para o controle da Expocrato voltar do Estado para os Cratenses, que deveriam ser os verdadeiros donos da festa ? Como sabemos, o município, há mais de uma década perdeu o controle daquele lugar, e a Expocrato é gerenciada pelo Governo do Estado. ISSO PRECISA MUDAR. Os cartolas precisam cair, e entrar novas pessoas no comando não só da festa, mas também da programação dela.

Dihelson Mendonça

Convênio com o Arajara Park beneficia servidores municipais de Juazeiro - Por Demontier Moura‏

O Governo Municipal de Juazeiro do Norte assinou da última quinta-feira, 5, um convênio com a AC Lazer Hotelaria e Turismo Ltda., Arajara Park, visando beneficiar os servidores públicos municipais com uma excelente opção de lazer.
Dr. Antonio Correia Saraiva, diretor presidente do empreendimento, explicou que o convênio é também de grande inclusão social, pois com essa nova parceria, para frequentar o Arajara Park aos sábados, domingos e feriados, sairá a menos de R$ 2,00 (dois reais) por pessoa. O plano contempla o servidor público de Juazeiro do Norte e o preço acessível se estende até cinco integrantes da família devidamente confirmados pelo titular do plano. ( Dr. Antº Correia Saraiva assinando parceria ). O plano abrange também o Arajara Park Saúde, com atendimento aos titulares e dependentes, no Hospital Maternidade Santo Antonio e Hospital do Coração do Cariri, bem como no Centro de Diagnóstico por Imagem e CLINIRIM em Barbalha, onde será emitida a guia para desconto. O servidor público, efetivo ou comissionado, tem a opção de aderir ou não com o desconto sendo efetuado em folha.
O convênio foi apresentado no Gabinete do Prefeito e reuniu a grande maioria dos secretários municipais. Uma equipe do Arajara Park está agora indo a cada repartição apresentado o projeto e efetuando cadastro de quem desejar participar deste que é considerado um dos grandes parques aquáticos do Brasil.
A Secretária de Administração, Dra. Adriana Fernandes, ressaltou a visão social do governo municipal em possibilitar que os servidores possam com valores pequenos ter acesso ao Arajara Park. Já José Carlos dos Santos, Secretário de Turismo e Romaria, reputou a parceria como fundamental para fortalecer também o ecoturismo ou turismo de natureza mostrando a força do Cariri.

Por: Beto Fernandes


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31