xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 julho 2012

A nossa grande finalidade vai muito além da notícia


Em comentário a um de nossos leitores, expliquei a função do Blog do Crato e porque aqui, pouco espaço há para a violência cotidiana, sangue e as tolices que a grande mídia apregoa: 

"A principal finalidade do Blog do Crato é a edificação do ser humano. Cremos que estamos chegando a um ponto de transformação na humanidade. Nossa tarefa não é apenas informativa, mas educativa. Por isso, ao mesmo tempo em que publicamos notícias, damos ênfase às crônicas, contos, poemas, etc, porque percebemos a decadência do povo em direção às Artes e à Cultura. Nossa finalidade vai muito além do mero jornalismo noticioso que se pode encontrar em qualquer site, em outros blogs. A nós não interessa publicar imagens de pessoas mortas nas estradas; Não lucramos com a miséria alheia. A nós sempre interessou a construção de uma nova sociedade, tendo o homem como meta, com o seu crescimento moral, intelectual e espiritual. 

Particularmente, desenvolvo um tipo de jornalismo que deve sempre construir. Não sou afeito à velha escola que prega que o jornalista deve ser frio como uma pedra de necrotério ante os acontecimentos do mundo. Acho que é tempo de cada um ajudar a edificar, dando sua parcela de contribuição para um novo amanhã que se aproxima a cada dia. Acompanhamos diariamente a decadência humana e isso nos preocupa: Filhos que não respeitam pais; abusos; violência; programas de baixarias na TV; músicas pornográficas; CAOS.

Será que já não é tempo de cada um de nós entender que a responsabilidade pelo futuro dos nossos filhos e netos está em cada um de nós ? O que se pode esperar de uma sociedade cujos filhos são produtos de "erros sexuais" grosseiros não programados? Filhos que escaparam se ser aborto ? filhos esses criados pelas empregadas domésticas seguindo seu gosto "artístico e cultural" que por sua vez, já não tiveram acesso à cultura clássica ocidental, enquanto os pais trabalham fora? Filhos esses, que sem formação humana estão destinados a gerir os destinos da humanidade ? Que futuro se pode esperar dessa humanidade ?

É tempo de repensar tudo isso! Tempo de cada um dedicar um tempo maior à educação geral dos filhos, orientá-los sempre no caminho do bem, e fornecer o bom exemplo a ser seguido. Somente assim, todo o esforço em se construir a civilização até aqui não será em vão. Somente assim, a dura história construída com o sangue dos mártires não terá sido em vão. Somente assim, teremos esperança ainda de ver que a nossa própria passagem aqui pela terra deixou frutos doces, que serão colhidos pelo homem do amanhã. Essa é a função do Blog do Crato: Contribuir para todo esse processo de mudança, fornecendo meios, subsídios, textos edificantes, além das notícias, para a construção de uma nova sociedade, mais fraterna e mais justa."

Dihelson Mendonça 
Administrador do Blog do Crato
www.blogdocrato.com
 

Show em tributo a Raul Seixas e Chico Science, dia 6/7


Festival de Woodstock - Por: Emerson Monteiro


Realizado na cidade rural de Bethel, no Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, esse festival representaria o grito maior da juventude norte-americana contra a Guerra do Vietnam, que dizimava milhões em combates no Sudeste da Ásia, de 1955 a 1975, o auge da Guerra Fria. Esse festival reuniu centenas de músicos em palco aberto, durante os dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, diante de uma plateia estimada em 500 mil pessoas. 

Na ocasião, o empreendimento conseguiu congregar amostragem do movimento hippie em um final de semana voltado para a paz, refletindo o ideário da contracultura que dominava a época, resultando disto, dentro outros produtos de massa, um filme longa metragem, documentário emblemático daqueles anos de convulsões. Praticamente Woodstock seria a encruzilhada definitiva no comportamento dos jovens da Modernidade, que desmistificaram as esperanças de transformação apenas através da contestação e do entusiasmo inconsequente das drogas e do amor livre em confronto da ordem dominante.

Significou a clara divisão das águas acumuladas entre o impulso da revolução da paz e do amor e o sistema tradicional do Imperialismo, o que John Lennon resumiria ao dizer que: O sonho acabou, limite extremo da cultura pop do make love, not war (faça amor, não guerra).  

Nos céus, os astros indicavam o final da Era de Peixes e princípio da Era de Aquarius. As estradas viviam cheias de cabeludos mochileiros vagando pelos lugares mais distantes. O rock psicodélico invadira palcos e ruas. Aflições tomavam conta das cucas maravilhosas nas viagens químicas e reviravoltas dos costumes em xeque.

De hoje, olhar tudo aquilo mexe por dentro a alma e indica o quanto a esperança dominava os ares, nesses desejos de consertar o mundo velho, carcomido de corrupção. Contudo imperfeições nos métodos adotados mostraram o quanto de percurso resta até chegarem os dias perfeitos da humanidade; que só as intenções deixam tanto a esperar, antes de nascer o sol definitivo; que as construções ansiadas exigiam maturidade, trabalho, visão, além de sonhos e vontades.  Quase meio século depois, assistimos às ações das hostes humanas a bater cabeças contra si próprias, repetindo erros arcaicos e atitudes de protestos e lutas inglórias.

Destarte, a história registrou esse momento raro da batalha campal de Woodstock, executada com o uso honesto de guitarras, violões, baterias, tambores, microfones e amplificadores, para vencer canhões e bombas totalitários, capítulo inesquecível de nossos tempos sombrios, que bem representam os espíritos na constante busca da libertação.

Por: Emerson Monteiro

Físicos encontram provável 'partícula de Deus'


Após anos de espera, imprevistos, problemas técnicos e muito suor, os físicos do LHC (Grande Colisor de Hádrons), maior acelerador de partículas do mundo, anunciaram a descoberta de uma nova partícula. E eles acreditam que seja o famoso bóson de Higgs.


Caso isso seja confirmado, será o coroamento da teoria científica mais bem-sucedida de todos os tempos --o chamado Modelo Padrão, que explica como se comportam todos os componentes e forças existentes na natureza, salvo a gravidade (explicada pela relatividade geral). Contudo, cabe atenção para a formulação cuidadosa das afirmações dos pesquisadores.  A confirmação da nova partícula é resultado das pesquisas que têm sido realizadas no maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Grande Colisor de Hádrons).


 
Em seu último relatório, no fim do ano passado, eles já sugeriam ter encontrado algo, mas não descartavam um alarme falso. Agora, eles já cravam categoricamente a existência da nova partícula. Só não admitem com todas as letras que se trata da almejada "partícula de Deus". "Apesar de os eventos [de colisões de partículas no acelerador] sugerirem que estejamos diante do bóson de Higgs, a confirmação de que se trata realmente da partícula predita requer mais medidas comparativas", afirma Sérgio Novaes, físico da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e membro da Colaboração CMS, um dos dois experimentos do LHC que servem de base para o anúncio. Ossos do ofício, num esforço que envolve análise de dados de milhões de colisões de partículas para que, estatisticamente, seja possível chegar a alguma conclusão definitiva. De toda forma, o novo achado dá toda pinta de que se trata mesmo do almejado bóson.

O anúncio da descoberta foi feito num evento realizado às 4h (de Brasília) desta quarta-feira, transmitido ao vivo pela internet da sede do Cern (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), em Genebra, Suíça, para a abertura da 36ª Conferência Internacional em Física de Altas Energias, em Melbourne, Austrália. Dirigindo-se aos cientistas reunidos no auditório, o diretor-geral do Cern, Rolf-Dieter Heuer, fez uma pergunta: "Como leigo, eu diria que eu acho que conseguimos. Vocês concordam?". Uma ovação respondeu que sim.

Entre os convidados no auditório estava ninguém menos que o escocês Peter Higgs, 83 anos, físico que propôs (simultaneamente a outros) na década de 1960 um mecanismo de como as partículas adquirem sua massa e, com isso, emprestou seu nome ao famoso bóson. Claramente emocionado, com os olhos marejados, Higgs disse aos colegas: "É incrível que isso tenha acontecido durante a minha vida". Higgs reconheceu o mérito do LHC, um acelerador de partículas de 27 quilômetros, construído de forma circular e subterrânea na região da fronteira franco-suíça. Em nota, o cientista acrescentou: "Nunca esperei que isso fosse acontecer na minha vida, e devo pedir à minha família para colocar champanhe na geladeira."

SEM ERRO


Os cientistas descartam a essa altura que alguma flutuação estatística seja responsável pelo achado. A probabilidade de não ser uma nova partícula, e sim algum engano, é de menos de 1 em 1,7 milhão. Cometer um erro desses é tão improvável quanto ganhar na loteria. Ainda mais porque o resultado é confirmado pela combinação de dois experimentos do LHC Atlas e CMS e está alinhado com os dados obtidos pelo Fermilab, nos Estados Unidos, com seu antigo acelerador Tevatron, hoje desativado.

CONCORRÊNCIA

Na segunda-feira, os americanos chegaram a divulgar suas últimas análises dos velhos dados, que mostravam a indicação de uma partícula com as características do bóson de Higgs e uma energia entre 115 e 135 giga-elétronvolts (GeV), com 90% de confiança. Entretanto, ainda estava longe do grau de exigência da comunidade para tratar o resultado como uma descoberta. Somente agora, com os resultados do LHC é possível cravar a existência da nova partícula, com energia de 125 GeV.

FIM OU RECOMEÇO?

A descoberta do Higgs há anos é apresentada como a principal motivação para a construção do LHC. Agora que a partícula provavelmente foi encontrada, pode ficar para o público uma sensação de vazio. Mas o sentimento não é compartilhado pelos físicos. "Em primeiro lugar, há um equívoco em associar o LHC só ao bóson de Higgs", afirma Ronald Shellard, físico de partículas do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) e vice-presidente da SBF (Sociedade Brasileira de Física).

"Todos concordamos que o bóson de Higgs não vale US$ 10 bilhões. Essa máquina, o LHC, foi concebida para explorar o Universo além do Modelo Padrão. A descoberta do Higgs coroa o maior feito intelectual da história da humanidade até agora, uma teoria que explica uma infinidade de fenômenos naturais", disse. "Mas, para o LHC, ela é apenas o começo."

SALVADOR NOGUEIRA
Folha Online

Juazeiro - Prefeitura investe mais de R$ 1,7 milhão e constrói sete novas quadras poliesportivas cobertas


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da SME – Secretaria Municipal de educação – está investindo mais de R$ 1,7 milhão com a construção de sete novas quadras poliesportivas cobertas em Juazeiro do Norte. Três já estão efetivamente prontas e anexas às escolas Maria Bezerra de Menezes, Bairro São José; Maria das Dores, Bairro Tiradentes/Touro e José Sabiá, no Sítio Sabiá. Hoje, logo mais às 17h00, será inaugurada a quadra poliesportiva coberta do Bairro São José na Rua Maria Ana Pereira.  Amanhã, quinta-feira, 5, às 17h30min haverá inauguração da Quadra do Tiradentes/Touro, na Rua Sebastião Mariano da Silva, nº 1.841, no acesso a PIRC – Penitenciária Industrial e Regional do Cariri -.
Segundo Luiz Gomes, técnico de engenharia da Secretaria de Educação, mais quatro quadras cobertas estão com as obras em andamento e com previsão de inauguração para este semestre. Essas são anexas às escolas José Neri Rocha, Vila Pelo Sinal (Zona Rural); Alaíde de Andrade, Bairro Timbaúbas; Vereador Getúlio Granjeiro Pereira, no Conjunto Almino Loyola, Bairro Leandro Bezerra e no EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil – Maria Francisca de Sousa, Vila São Francisco, Bairro Aeroporto.
A Secretária de Educação, Sônia Luz, explica que “as quadras poliesportivas contam com excelente infraestrutura que proporcionará aos bairros contemplados melhoria na prática de diversas modalidades e exercícios físicos”. Ela ainda acrescenta que a coletividade pode utilizar os espaços para reuniões das associações comunitárias e de desenvolvimento e para eventos religiosos diversos.
O investimento global com estas sete quadras é da ordem de R$ 1.739.282,30 (um milhão, setecentos e trinta e nove mil, duzentos e oitenta e dois reais e trinta centavos). Neste Governo já foi entregue também a quadra coberta anexa a Escola Mário da Silva Bem no Bairro Frei Damião.
Colaborou: Jefferson Lima - Via Beto Fernandes

Atividades educativas contra às DST/Aids são intensificadas durante este mês em Crato


A Secretaria de Saúde do Crato, através do Programa Municipal de Prevenção às DST/Aids, e com a parceria do Núcleo de Mobilização Social, estará realizando durante o mês de julho, atividades educativas com as profissionais do sexo, para orientar os mesmos sobre s importância da prevenção às DST’s. Além disso, realizar a distribuição de preservativos e fixação de cartazes educativos em pontos estratégicos.

Fonte: PMC
 

Colocação de nova imagem do Padre Cícero atrai milhares de fiéis em Boca da Mata


Foi na tarde deste domingo, dia 01 que Boca da Mata movimentou milhares de fiéis devotos do Padre Cícero, em razão da chegada da nova imagem do “santo dos nordestinos”. A movimentação começou por volta das 14 horas, ainda no Distrito do Peri-Peri, onde o prefeito Zé Tenório trouxe a imagem com mais de 4 metros de altura, em um caminhão da Usina Triunfo, acompanhado por um guincho que possibilitou os trabalhos. Em seguida, centenas de motociclistas e automóveis seguiram numa grande carreata rumo a Praça Padre Cícero, recém reformada, onde milhares de fiéis acompanharam com muita oração a fixação da imagem na praça. A imagem foi confeccionada na cidade de Juazeiro do Norte – CE, e foi doada pelo prefeito Zé Tenório e pelo industrial Jorge Tenório à comunidade católica e aos romeiros do Padre Cícero. O prefeito Zé Tenório comandou os trabalhos de fixação da imagem, e em seguida, falou emocionado ao grande público que observava o depositar da imagem. “Desde que me entendo de gente que eu sou devoto do Padre Cícero, e é uma honra para mim e minha família, em nome de meu pai Jorge Tenório, fazer essa doação. Agradeço também ao Padre Nivaldo e a todo o povo católico de Boca da Mata pela força e pelas orações feitas para que nossos objetivos sejam alcançados”, finalizou Zé Tenório.

Missa do Padre Cícero

Próximo dia 20 de julho acontece em Boca da Mata a maior missa em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista fora do Juazeiro do Norte. Boca da Mata recebe nesta data milhares de romeiros de diversas localidades e até de outros estados. A missa é celebrada pelo bispo Dom Valério Brêda, e acontece na Praça Padre Cícero, que este ano estará sendo reinaugurada, juntamente com a nova imagem do Padre Cícero. O evento ganhou notoriedade nacional por ter como principal característica, além da organização, a emoção estampada no rosto dos fiéis devotos do Padre Cícero, que o consideram como o verdadeiro “santo dos nordestinos”
Por: André Rocha – colaborador correspondente (http://www.correiodopovo-al.com.br)


Câmara aprova liberação de R$ 706 mi para vítimas da seca no Nordeste


A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira, a medida provisória (MP) que libera recursos de R$ 706,4 milhões para atender às vítimas da seca na região Nordeste. O dinheiro é destinado aos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário. A MP segue agora para a apreciação do Senado.

A aprovação da medida provisória ocorreu após longo processo de obstrução dos partidos de oposição, que lançaram mão de dispositivos regimentais para adiar a votação. O DEM e PSDB interromperam os trabalhos em protesto pelos critérios de liberação das emendas parlamentares ao Orçamento da União, com o argumento de que o governo vem privilegiando os partidos da base aliada.

O PSDB declarou, por meio de nota, que a discrepância na execução das programações orçamentárias "tem provocado uma grande ineficiência na alocação dos recursos públicos para as pequenas comunidades que não têm acesso aos aparelhos públicos". O partido também argumenta que os municípios representados pelos parlamentares da oposição "deixam de receber recursos, que levariam à satisfação de necessidades essenciais".

Com a dificuldade nas votações de hoje, os líderes partidários acordaram em adiar para amanhã, em sessão extraordinária, prevista para as 11h, a continuidade das votações de mais duas medidas provisórias que estão na pauta de votações. As MPs são a 567, que trata das novas regras de remuneração da poupança, e a 568, sobre reajustes salariais de diversas categorias do serviço público.

Terra.com







Aquele Abraço - SOCIEDADE CRATENSE


Bom dia, Crato!
Hoje, finalmente trago algumas fotos colhidas nesta semana, de pessoas muito conhecidas da sociedade cratense, que tem relevantes serviços prestados à nossa cidade. Vamos fazer um joguinho. Vou numerar as fotos, e vocês irão dizer o nome das pessoas que faltam, ok ? vamos lá ?

FOTO 01 - Sr. Hélio. Sempre que me encontra, diz ter inúmeras histórias do Crato que pouca gente conhece e ele quer me contar. Sr. Hélio , se Deus quiser, irei te visitar em breve. Quero conhecer todas elas. Estamos mesmos marcados lá no Ed. Cícero Araripe ? um forte abraço, amigo!


FOTO 02 - Na foto abaixo, o querido Bola, do restaurante Bola 7, um dos melhores, vou repetir, um dos melhores restaurantes hoje em dia no centro do crato. Se você quer a melhor comida pelo menor preço, visite o Bola 7, você não vai se arrepender, tudo feito na hora!  Uma delícia!

 

FOTO 03 - E aqui, a fachada do restaurante Bola 7, que fica na Rua Tristão Gonçalves, próximo aos correios:


FOTO 04 - Esse rapazinho, sempre sorridente que quase todo cratense o conhece desde a infância, ele gosta de ouvir rádio, e passa boas tardes curtindo o clima agradável da calçada.


Foto 05 - D. Neide, mãe da nossa amiga Teresa Abath. Minha prezada Neide, até que demorou a sair a sua foto por aqui no Blog do Crato, não é verdade ? mas o carinho não diminuiu. pelo contrário, só aumenta. Agradeço muito a sua hospitalidade,  a sua finíssima educação, de berço, e de quem hoje mora nos "States" e está aqui na nossa cidade por um breve período. Leve o nosso abraço e a nossa profunda admiração. Foi um prazer conhecê-los. Quero que os nossos leitores identifiquem o senhor que está ao lado da D. Neide, conhecidíssimo aqui em Crato de uma gentileza marcante.


FOTO 06 - Alguém sabe o nome desse famoso cabalereireiro aqui do Crato ? A primeira letra é um "B". Gente fina!


FOTO 07 - Aqui, uma surpresa bastante agradável. Vinha eu pela Rua da vala, quando uma bela jovem me abordou se dizendo leitora assídua do Blog do Crato.  Ela lê direto, tudo por tudo, e me provou isso. Foi um grande prazer te conhecer, Isabela, que nome lindo! Muito obrigado pelas suas palavras tão gentis.


E amanhã tem mais, pessoal !
Fotos: Dihelson Mendonça

Num patrocínio de VALDEMIR CORREIA DE SOUSA


O estilo de Miguel Costa Barros:

 A Rapadura do Cariri

(Excertos do capítulo “Itaiçaba e Crato” – páginas 38 a 41 do livro “Itaiçaba”
--  publicado em 1995 --  de autoria  do professor Miguel Costa Barros).

Dizem: “Quem bebe a água de Crato vem aqui de novo”. Longe de mim afirmar o contrário. Experimentei, na própria pele, a força desta sentença. De modo diferente. Sem vir a Crato, ainda menino, já saboreava a doçura cratense, a inolvidável rapadura do Cariri (...)
No caminhão Chevrolet, seu Joaquim Romão vinha comercializando sal, os produtos de sua padaria e outros negociáveis, de aceitação por aqui (...)
Quando estirava a trajetória até Crato, daqui saía com carrada completa de rapadura. Ia negociando-a pelo Médio e Baixo-Jaguaribe. Porém ficava reservada uma partida para Passagem de Pedras. Nós a conhecíamos por rapadura do Cariri. Impunha-se pelo seu peso e dimensões. Grande, larga, alta. Chamava atenção a sua altura de quatro dedos. Não era preta nem loira. Digamos mulata. Sabor e doce ímpares. Ainda hoje os mais velhos perguntam pela rapadura boa do Cariri. Com tristeza, tenho que responder que a Usina Manuel Costa Filho e alguns engenhos usam a cana para açúcar e cachaça. Talvez uns seis engenhos produzam rapadura, misturada com açúcar de má qualidade, prática que descaracterizou a renomada rapadura do Cariri. Que espetáculo de sabor e cheiro que tinha (...). Faz tempo, por conseguinte, que conheço a rapadura do Cariri. Desde cinco a seis anos de idade”.

Miguel Costa Barros

 

As consequências do voto - Por:Emerson Monteiro

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche define o escravo como um ser que não pode dispor de si mesmo e que não tem lazer. E ainda acrescenta que isto não chega a ser algo realmente desprezível; talvez haja muito dessa escravidão em cada um de nós, segundo as condições de nossa atividade e ordem social, que são radicalmente diferentes daquelas dos antigos. 
Nessa hora, lembrei os eleitores modernos que, por ambição das posses materiais, ou pela ausência dos bons costumes no exercício da ação pública de escolher os representantes da sociedade, se deixam seduzir por causas só pessoais, interesses individuais, ignorantes da riqueza efetiva do direito ao voto. Abrem a guarda diante dos acenos de candidatos mercenários e esquecem, ingênuos, as raras chances que lhes renovariam em muito as possibilidades coletivas das melhores escolhas. Resultados disso, consequências preciosas do sufrágio universal escorrem no ralo da inconveniência, ocasionando, de comum, a perpetuação da escravidão típica dos povos em formação, primitivos de mentalidade, em petição dos bons quadrantes da política. 
O dom favorável dessas conquistas históricas some qual nunca houvesse existindo em tempo algum. Nos registros históricos das democracias, quais repetidos equívocos de inoperância, sociedades inteiras permaneceram atoladas nos marasmo das más escolhas, meios desperdiçados na hora de urnas infelizes. Não obtêm, com isso, a maturidade indispensável para a libertação social. 
A autodeterminação dos instrumentos conquistados ao longo do tempo deixa, portanto, de surtir legítimos efeitos e o cidadão permanece a quilômetros de selecionar com justiça e sapiência as justas e imprescindíveis lideranças. Noutras palavras, perpetuam a escravidão dos povos submetidos à ignorância, abandonando a via do voto na mão dos espertos. Seriam, assim, escravos pela própria inconsciência na face dos meios urgentes da democracia. Ditas populações permanecem longe de mitigar a sede libertária, de costas aos reais benefícios dessas oportunidades perdidas, vítimas que foram nos turnos eleitorais.

Por: Emerson Monteiro

MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30