xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 julho 2012

Coluna Armando Rafael


Edição de 28 de junho a 01 de Julho de 2012

Até que enfim
Neste dia 28 de junho foi inaugurada em Crato a unidade do  Sest Senat–Cariri (foto acima). Localizada no bairro São José, na Avenida Padre Cícero nº 4400, prestará serviços – aos empregados do setor de transportes – na área de saúde,  qualificação e atualização profissional, além de oferecer completa infraestrutura para a prática de esporte, lazer e atividades culturais dos seus associados. Para tanto, o Sest Senat Cariri dispõe de 7 salas de aulas,  laboratório de informática, sala de fisioterapia, clínica psicológica, consultório oftalmológico e 8 cadeiras de dentistas. Possui ainda um auditório para 149 pessoas, 2 piscinas (semiolímpica e infantil), parque infantil, 4 churrasqueiras, 4 quadras poliesportivas e 4 campos de futebol society gramado.

Quando julho chegar...

... No dia 6 será inaugurada – na Rua João Pessoa –  a filial da loja Mega Moda, instalada em imóvel construído vizinho ao prédio da Associação dos Empregados no Comércio de Crato.
... No dia 8 de julho, a cidade de Crato acolherá a imagem-peregrina do Divino Pai Eterno, trazida do seu santuário em Trindade, Goiás, pelo padre Robson de Oliveira. A solenidade religiosa será no Estádio Mirandão e atrairá caravanas de católicos vindas de cidades próximas, inclusive dos estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí. Calcula-se em 20 mil o número de participantes.
... Ainda no dia 8 será aberta a ExpoCrato–2012. E se a “operação tapa-buraco” não agir rápido, os visitantes verão a buraqueira no início da Rua João Pessoa e em frente ao Centro Cultural do Araripe, na Praça Cristo Rei.


...  De 8 a 15 de julho – período da ExpoCrato – a Empresa Guanabara colocará na rota  Crato-Fortaleza um ônibus de sua frota com uma pintura gigante do cantor Luiz Gonzaga. (foto acima)   A ideia e  criação foram da agência de publicidade SG Propag.

Miguel Costa Barros

Uma cidade não é feita só de prédios, praças, comércios e ruas. Ela é feita principalmente por gente. A cidade é o lugar onde se faz amigos, onde as pessoas vivem, estudam, trabalham, alegram-se e se estimam. Uma das personalidades que faz a cidade de Crato é o digno e veterano professor Miguel Costa Barros (ao lado, em foto feita  por Dihelson Mendonça). Um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Cariri, o Prof. Miguel dedicou toda a sua já longa existência a lecionar para sucessivas gerações em colégios e na universidade. Redator de textos castiços, leves, com linguagem escorreita e correta, sem estrangeirismos, este filho do município de Itaiçaba, há décadas fez de Crato a sua segunda terra. Miguel Costa Barros está a merecer um reconhecimento oficial desta cidade. Com a palavra os poderes públicos, clubes de serviço, Urca e imprensa. Ele merece.

Se arrependimento matasse...


Os pesquisadores Renato Casimiro e Daniel Walker doaram ao curso de Biblioteconomia da futura Universidade Federal do Cariri–UFCA,  importante acervo,   destinado à preservação da memória Juazeiro do Norte. O acervo é formado por documentos, cartas do Padre Cícero,  jornais, fotos, xilogravuras, cordéis, material em áudio e vídeo, e inclui esculturas de madeira feitas por artistas juazeirenses. Renato e Daniel repetiram o gesto – feito anos atrás – quando também doaram à Universidade Regional do Cariri, objetos de  outro acervo, para serem administrados pelo  Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais–IPESC e  Lira Nordestina, instituições integrantes da Urca. Consta que ambas as instituições da Urca não deram o devido valor aos objetos daquele acervo. Fato que desgostou profundamente a dupla de doadores.

O povo é bobo?


Faz alguns anos. Creio que era a campanha das “Diretas Já”. Em algumas cidades, multidões  bradavam – nas ruas – este slogan: “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”. Mas, convenhamos, será que o povo brasileiro não é mesmo bobo? Desde que chegaram ao poder – em 2003 –, os petistas vem aparelhando o estado, ou seja, colocando os órgãos estatais a serviço do seu partido ou, em menor escala,  a serviço dos demais partidos da chamada “base aliada”. Algumas dessas instituições estão  sendo denunciadas – pela mídia – por deslavada corrupção. Além do mais, o PT vem tentando enfraquecer os outros poderes da República. Recentemente foi divulgada pela imprensa a pressão feita pelo ex-presidente Lula, em cima do ministro Gilmar Mendes, com o objetivo de  manipular o próximo julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal.

Nem os bispos ficam mais calados

Tudo isso levou a direção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB, a divulgar, semana passada, uma nota onde consta: “A sociedade brasileira espera e exige a investigação de toda suspeita de corrupção bem como a consequente punição dos culpados e o ressarcimento dos danos”. (...) “Fatos políticos e administrativos, que contrariam a ética pública e o bem comum, têm sido fartamente divulgados pela Imprensa, provocando uma reação de indignação e perplexidade na sociedade brasileira. Chega-se mesmo a colocar em xeque a credibilidade das instituições, que têm o dever constitucional de combater a corrupção e estancar a impunidade, que alimenta tal prática”.

Tem mais
Setores do PT  falam abertamente em controlar a imprensa através de mecanismos de  “controle social da mídia”. Coisa que já vem sendo feita na Venezuela, Equador, Bolívia e Argentina. Já os “cumpanhêro” brasileiros sonham com a  extinção da alternância do poder, uma prática indispensável para a sobrevivência das democracias. Quando de seu retorno à exposição da mídia – no “Programa do Ratinho” – o ex-presidente Lula  admitiu sua  candidatura em 2014, afirmando textualmente:  “Não podemos deixar os tucanos ganharem essas eleições”. Onde está o povo que não protesta contra tudo isso? Donde se conclui que o povo brasileiro é mesmo bobo...

Maus administradores

Os petistas não souberam, sequer,  manter a excelência do ensino do tradicional Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, fundado em 1837,  à época do Brasil Império, e, até recentemente, considerado a mais tradicional e eficiente instituição de ensino público federal. A informação – abaixo transcrita – foi retirada da coluna de Elio Gaspari, publicada em jornais de capitais de estado e de grandes cidades brasileiras. A conferir.
O triste retrato do Colégio Pedro II
“Os mestres do Colégio Pedro II, joia da coroa do ensino público desde o tempo do Imperador, aderiram à greve dos professores federais. Tornaram-se um exemplo do que o comissariado (petista) faz com sua rede de ensino. Expandiram a estrutura do colégio, que hoje reúne 14 unidades. A de Realengo foi inaugurada por Lula em 2007 e reinaugurada em maio passado pelo comissário Aloizio Mercadante. O quadro docente da franquia Pedro II tem 1.179 professores. Deles, 251 são contratados temporários, boias-frias do magistério público. Se um mestre avulso vai-se embora, uma turma pode ficar sem professor de matemática por meses. Faltam inspetores, técnicos e vigias. Depois da greve de 52 dias do ano passado, o governo prometeu um plano de carreira. Até hoje, nada”.

Tá feia a coisa
2012 já foi descartado, pelo Banco Central–BC, como “o ano da recuperação da economia brasileira”. Segundo o BC,  tal meta –  prevista e anunciada pelo Palácio do Planalto para este ano  – só vai acontecer agora em 2013. Há quase um ano a economia do Brasil beira a estagnação. E  o BC já dispõe de dados – com base em maio passado – sobre a perda de fôlego na arrecadação de impostos, pelo Governo Federal,  nas receitas de tributos ligados aos lucros das empresas, à produção do setor industrial e às operações bancárias.

Torpedos
1– A duplicação do Shopping Cariri (foto ao lado)  foi inaugurada nesta quarta-feira, 27. Agora, quando é  um dos maiores shoppings do Nordeste, teve seu nome mudado Cariri Garden Shopping.

2 – Foi finalmente marcada a inauguração das Lojas Riachuelo do Cariri Garden Shopping: será em agosto. Cerca de 70 novos empregos diretos serão criados na Riachuelo-Cariri.
3 – Este dia 29 de junho assinala o 11º aniversário da posse de dom Fernando Panico (foto ao lado) como bispo diocesano de Crato. Nesta data, ele se encontra na Itália, participando de um retiro espiritual no mosteiro dos beneditinos em Subiaco, local onde viveu São Bento, o santo padroeiro da Alemanha e de todo o continente europeu. 

4 – Dom Fernando só voltará ao Brasil no próximo dia 11 de julho. Antes desta data ele ainda participa – em sua cidade natal, Tricase – dos eventos comemorativos ao centenário de nascimento do seu tio,  – o cardeal Giovanni Panico. Este purpurado foi diplomata do Vaticano,  tendo servido na Argentina, Tchecoslováquia, Austrália, Nova Zelândia, Peru, Canadá  e Portugal. É o filho mais ilustre da pequena Tricase.

                                                                                       

Vice de Samuel Araripe será o vice de Ronaldo Gomes de Matos


Atual vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho ao lado do prefeito Samuel Araripe:


Raimundo Filho compõe chapa com o empresário Ronaldo Gomes de Matos:

Aconteceu o que todos já comentavam nas ruas do Crato. Na convenção realizada na noite de ontem ( 30 ) no Crato Tênis Clube, ficou confirmado que o candidato a vice-prefeito na chapa de Ronaldo Gomes de Matos ( PMDB ) será mesmo o atual vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho ( PPS ). O ato contou com a presença do presidente estadual peemedebista, senador Eunício Oliveira, e de parlamentares como o deputado federal Mauro Benevides e o deputado estadual Daniel Oliveira. Ronaldo e Raimundo Filho ganharam o apoio também do PCdoB, PPS, PSL, PR e PTB.

Eunício Oliveira, em seu discurso, disse que Ronaldo foi “um presente de Deus para o PMDB que o partido entrega aos cratenses. Ronaldo, por sua vez, devolveu a gentileza, com o seguinte cumprimento: “Obrigado, futuro governador!”

Raimundo Bezerra Filho vem de família tradicional do Crato,  filho do consagrado ex-prefeito Raimundo Bezerra, é atualmente vice do prefeito Samuel Araripe e esperava sair como o candidato natural à sucessão, mas depois de esperar durante meses na indefinição, resolveu romper com Samuel por entender que "sua vocação é ser prefeito do Crato" e "continuar a carreira do seu pai", e como não houve diálogo nem interesse do atual prefeito, partiu para sua carreira solo. Chegou a anunciar que era candidato a prefeito, mas depois cedeu, e foi compor com Ronaldo Gomes de Matos para ser o seu vice. O prefeito Samuel Araripe lançou o ex-secretário de saúde Cícero França para prefeito e o ex-vereador George Macário de Brito para vice.

Por outro lado, em diversas entrevistas, Raimundo Filho defendeu o empenho da administração Samuel Araripe em tentar resolver os difíceis problemas do Crato, chegando ele mesmo a participar como fator decisivo nas inúmeras reuniões para a resolução e implementação de vários benefícios que o Crato recebe hoje.

Por sua vez, o candidato a prefeito, Ronaldo Gomes de Matos é empresário bem-sucedido no cariri, sendo proprietário da CGM, Cerâmica Gomes de Matos. Não possui qualquer experiência política anterior, mas possui grande experiência administrativa. Já o seu vice, Raimundo Bezerra Filho, acompanha desde a sua juventude todo o movimento político em Crato, tendo acompanhado os passos do pai em Brasília quando este foi Deputado Federal e ex-prefeito do Crato.


www.blogdocrato.com

CARIRI - Notícias Policiais - Com Jota Lopes


Cariri-CE: Três mortes no transito e uma por homicídio registradas entre o período das 17h57min de sábado e 05h10min deste domingo na região.As mortes aconteceram em Campos Sales, Salitre, Nova Olinda e Juazeiro do Norte-CE.


Na cidade de Campos Sales, dona de casa morreu ao ser atropelada por D-20. No momento do acidente a vítima trafegava a pé acompanhada do seu esposo e dois filhos, um de 1 ano e 4 meses e outro de 8 anos, que nada sofreram. Um acidente de transito ocorrido por volta das 19h40min, deste sábado (30/06) nas imediações da ponte que dá acesso ao Bairro Aparecida em  Campos Sales-CE, provocou a morte da dona de casa Maria Luzia Alencar, 30 anos de idade, que  residia no Bairro Poço naquela cidade. De acordo com informações de populares repassadas a polícia, a  vítima seguia a pé acompanhada do seu esposo e dois filhos, um de 1 ano e 4 meses e outro de 8 anos, quando foi atropelada por um veiculo D-20 de cor branca de placas não anotadas que evadiu-se tomando rumo ignorado sem prestar socorro. O marido de Maria Luzia e as crianças  nada sofreram.A dona de casa ainda  foi socorrida para o Hospital Municipal de Campos Sales-CE e, em seguida, transferida para um dos hospitais da Região do Cariri, vindo a não resistir aos ferimentos entrando em óbito. A polícia de Campos Sales realizou rondas na tentativa de localizar o veiculo atropelador e seu conduto, mas sem êxito.
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em acidente envolvendo uma motocicleta na CE 187, em Salitre-CE. A polícia diz que o veiculo em que as vitimas trafegavam era produto de furto.Uma mulher morreu e dois homens ficaram feridos em decorrência de um acidente de transito ocorrido por volta das 05h10min, deste domingo (01/07),  na Rodovia estadual CE 187 que liga Salitre – Campos Sales-CE, nas imediações do Sítio Barreiros, em  Salitre-CE. A polícia apurou que Cícero Leonardo de Sousa, residente no Bairro Aparecida, na cidade de  Campos Sales-CE, conduzia uma moto Honda/CBX 250 Twister de cor vermelha, placa KEU-0068, inscrição de Minas Gerais, transportando na garupa o preso do regime semiaberto da Cadeia Pública de Campos Sales-CE, José Carlos Ferreira Silva, vulgo “Carlinhos”, o qual  informou aos policiais o nome errado como sendo “Lucas Ferreira da Silva”; e uma mulher identificada apenas por “Cícera” , pois a mesma não portava nenhum documento pessoal, residente no Bairro Alto Alegre, Campos Sales-CE, quando perdeu o controle da moto e caíram.  O condutor da moto e Carlinhos foram socorridos para o Hospital Municipal de Campos Sales-CE, onde estão sob observação médica, enquanto que Cícera faleceu  no local do acidente. A polícia acrescenta que após lavamentos dos dados  da motocicleta ficou apurado que o veículo havia sido furtado, por volta das 21h00 da última sexta-feira (29/06), em Campos Sales-CE. A moto foi  apreendida e conduzida até a Unidade de Polícia Civil de Salitre-CE.  Após terem alta medica, Cícero Leonardo  e Carlinhos serão encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da área, a fim de esclarecimentos e procedimentos cabíveis. 

Colisão entre motos deixa saldo de morto e outro ferido no centro da cidade de Olinda-CE.
Uma colisão entre duas motocicletas ocorrida por volta das 20h30min, deste sábado (30/06), na Avenida Perimetral Sul, no centro de Nova Olinda-CE, deixou um saldo de morto e outro ferido. As vítimas foram os jovens  Cícero Thiago Gomes da Silva, 19 anos, e Antonio Eduardo de Souza, 18.O primeiro  residia  na rua Santo Antônio, 75, bairro Piçarreira, e na ocasião guiava numa motocicleta Honda CG 125 titã de cor azul, ano/modelo1995 de placa-HUW- 2367-CE, quando se envolveu numa colisão com a Honda Fan 125 de cor preta e placa-HYV-3768/CE dirigida pelo segundo que mora Rua Vicente Pereira, nº 76, bairro Cruzeiro, ambos em Nova Olinda, guiava. As vítimas inicialmente foram socorridas para o hospital Municipal de Nova Olinda, vindo Cícero Thiago a ser transferido para o hospital Santo Antônio na cidade de Barbalha-CE vindo a óbito antes de  dar entrada. Já Antonio Eduardo que sofreu fratura no fêmur e ferimentos no rosto permanece internado no hospital local.
Em Juazeiro do Norte-CE, jovem de 23 anos faleceu ao ser alvejado com tiro que transfixou o coração.
O crime ocorreu por volta das 17h57min, deste sábado (30/06) no cruzamento da Rua Domingos Sávio com Horácio Campelo, no bairro Timbaúbas, em Juazeiro do Norte. A vítima que segundo a polícia, não possuía passagens policiais identificada como  Erico Ferreira da Silva, 23 anos, foi abordada por um indivíduo identificado pelo nome de “Jackson” que reside no sítio Riachão, zona rural de Juazeiro do Norte,  que sem qualquer discussão  efetuou vários disparos de arma de fogo contra o jovem para em seguida se evadir em uma motocicleta Honda Fan 150cc de cor prata e placa não anotada tomando rumo ignorado. A vítima foi socorrida por populares e chegou no Hospital Regional do Cariri-HRC, onde deu entrada naquela casa de saúde e em razão da lesão, um disparo de arma de fogo que transfixou o coração, entrou em óbito. Compareceram ao local do crime a RD 1225 e a RD 1224, que coletaram dados e iniciaram diligências com o instituto de localizar o autor do crime, mas sem êxito.

Mulher com passagens policias por apropriação indébita e estelionato alvejada com cerca de seis tiros.

A polícia de Juazeiro do Norte-CE registrou por volta das 09h14min, deste sábado (30/06), uma tentativa de homicidio a bala  bairro Triângulo. Francisca Bezerra Luis, mais conhecida como “Irene”, 45 anos, se encontrava na calçada de sua casa, na Travessa Graciliano Ramos, 41, momento em que foi abordada por um homem ocupante de uma motocicleta Honda Bros de cor preta e de placa não anotada, o qual de posse de uma arma de fogo agrediu a mesma com cerca de 06(seis) disparos para em seguida fugir  tomando rumo ignorado. A mulher foi socorrida para o Hospital Regional do Cariri-HRC e se encontra sob cuidados médicos e seu estado de saúde é regular. A polícia afirma que a vítima informou que reconheceu o seu agressor, sendo este o mesmo que assassinou seu companheiro, Gerson Alves Batista, com então 39 anos de idade, fato ocorrido por volta das 17h33min, do sábado, dia 13 de agosto de 2011, na Praça do Mateus, bairro Pirajá. Ainda de acordo com a polícia, Irene  ainda acrescentou que a tentativa de homicidio contra a sua pessoa pode ter sido motivada por uma questão judicial envolvendo propriedade de terras, em que foi ameaçada por uma mulher de nome “Claudia”,  que acredita que possa ser mandante do crime. Consulta ao sistema de Informações Policiais-SIP apresentou registro em desfavor da vítima por apropriação indébita Inquérito Policial-IP 119/2007 20ª DRPC, e estelionato Inquérito Policial-IP 47/2007 20ª DRPC.

Por: Jota Lopes
Repórter Policial/Colaborador do Blog do Crato
Editor do Caririnotícia

Jornalista Wilson Rodrigues se diz surpreso com os fatos ocorridos envolvendo Ciro Gomes em Crato


"Não estive presente na convenção partidária do PSB do Crato na ultima sexta feira 29 por ter sido pautado para outra matéria. Mas fiquei chocado com as informações que me chegaram dando conta dos acontecimentos envolvendo o ex deputado Ciro Ferreira Gomes. De acordo com os comentários dos leitores dos blogs, foi realmente horrível, dando a entender que parece ter acontecido uma guerrilha. Veja só, uma garota por nome de Jéssica Aveline, aluna da URCA, compareceu a Delegacia de Policia para registrar Boletim de Ocorrência acusando Ciro Gomes de agressão física contra sua pessoa e exibindo fotos de hematomas. Outra por nome de Vladiana Feitosa disse que, enquanto os alunos conversavam com o governador Cid Gomes, Ciro dava três tapas na cara de um estudante do curso de direito da URCA, dentro da instituição?. O aluno Josernany Oliveira conta que viu Ciro Gomes bater na cara da estudante e confessa que também levou alguns empurrões. É inacreditável, mas...

Pelo que me consta não é a primeira vez que o ex deputado Ciro Gomes tem atitudes agressivas no Crato. Na ultima vez ele desafiou alguns manifestantes, o episodio foi amplamente divulgado na imprensa regional e na eleição para deputado obteve 10 mil votos no município, sem fazer campanha, já que não queria concorrer com o amigo Andre Barreto que disputava o mesmo cargo. Será que outras agressões virão? Meu Deus do Céu. Será que isto vai ficar por isso mesmo, como a outra ficou?. Pelo que eu sei, os alunos que se dizem agredidos são filhos do Crato, cidadãos de bem, pessoas de famílias idôneas e universitários que estavam exercendo um direito constitucional. Será que o Crato está ficando como filho sem pai, todos chegam e dão uma tapa?."

Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista

PSB realizou a sua convenção na última sexta-feira, em Crato


O PSB realizou a sua convenção no Crato Tênis Clube, na última sexta-feira, em Crato, que consolidou o nome do candidato à prefeito, o Deputado Estadual Sineval Roque. Estiveram presentes o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, seu irmão, Ciro Gomes, além de várias outras autoridades. Segundo os organizadores do evento, havia em torno de 4.000 pessoas, entretanto, estudantes da URCA que são contrários, também foram engrossar essas fileiras e fizeram um protesto, que resultou em quase tumulto e acusações de agressões de ambos os lados.



Fotos: Caio Bem

A CACHAÇA - Por: Valdemir Correia de Sousa


Nota do Editor: "Vale apena LER de novo..."

Hoje eu vou escrever algo a respeito de uma bebida muito conhecida dos brasileiros,  que  é  a cachaça. veio-me esta idéia  por  dois  motivos :

1º :  no mês passado a presidente Dilma esteve nos estados unidos e entre outros assuntos  ela assinou um documento junto  ao  presidente Barack Obama, tornando a cachaça uma marca genuinamente brasileira. antes houve uma controvérsia à respeito do assunto porque tanto os americanos, como os caribenhos   queriam comparar a cachaça brasileira com o rum feito no caribe; o que não é correto.   outra  corrente dos latinos, também queriam comparar a cachaça com a tequila feita no méxico. em ambas as opiniões,  aliás errôneas, prevaleceu a nossa, tornando a cachaça um produto nativo do brasil.  Para  exemplificar esclareço que o ron ou rum  ( pode-se chamar da mesma maneira  ) é feito com cana de açucar, só que  por outro processo. dos runs que conheço o melhor é o feito em cuba, com a marca havana club, fundado em 1878. sempre que vou ao caribe compro algumas garrafas, desta deliciosa bebida,   da reserva  especial  de  don navarro,    o décano dos  maestros roneros cubanos. Voltando  para o norte  depois do  rio grande chegamos  ao méxico pais da tequila. esta  bebida é feita com uma  espécie de agave azul, destilado que  produz  uma  bebida  muito forte  com 40  graos,  o  mesmo que o ron, só que ela é mais seca, enquanto o ron é mais suave.
O segundo motivo deste artigo foi que na semana passada, a mais tradicional  ( não a maior )   destilaria do  brasil,   no caso a ipióca, com 166 anos produzindo cachaça ( a maior e a fabricante  da  51 ),  foi  vendida  ao grupo diageo,  fabricante e  distribuidor do whiskey Johnny Walker, pela quantia de 900 milhões de reais. A jonny walker é  o   maior fabricante  de bebida destilada no mundo, sendo que somente  de  whiskey  ela fabrica  cerca de  80  milhões  de  caixas por ano. bem, voltando a cachaça que foi o motivo deste artigo, quero dizer, primeiro não sou cachaceiro, porque  cachaceiro é o que  fabrica a cachaça, e sim  um pequeno apreciador  da bebida. a mesma, bebida moderamente é uma execelente pedida, principalmente depois do expediente. o bom apreciador da bebida deve colocar a garrafa no congelador, pois além de não congelar torna-a  uma bebida grossa e muito macia. o brasil é um verdadeiro celeiro desta bebida, e para dar um exemplo tirei 10 dias de férias e fui para minas gerais, onde só de marcas conhecidas existem mais de 400. 
A festa,  porém,  para quem gosta está no mercado central de belo horizonte, onde tem marca que vai de R$: 18,00 a garrafa, até  R$: 380,00 da marca havana.   fazendo  porém,  um tour pelo brasil, o leitor vaí encontrar milhares de marcas em todo território nacional. no maranhão e na amazônia vai encontrar a  cachaça  feita de mandioca, ou de arroz ainda uma receita indígina que tem o nome de tikira, ou tequira. é branca, muito forte e muito conhecida na região.  se for para o sul, vai encontrar a grapa  feita com o bagaço da uva. depois de feito o vinho, os produtores deixam o bagaço da uva secando e quando está no ponto fazem o destilo. tem  também o sabor muito forte. por falar em grapa, a mesma tem sua origem na itália. estando em milão,    na hora do almoço,   querendo  tomar  um  aperitivo  perguntei  ao  garçom  português  qual  era  a  bebida típica local,  sem ser o vinho, e ele prontamente  o  indicou  a grapa.   como não tinha  a  cachaça  acabei tomando  umas  doses  e  gostei. No caso do rio grande do sul, estando em gramado, com um clima de 15 graus,  clima ideal para uma  cachacinha,  procurei  uma cachaçaria, isto mesmo, uma casa  especializada só em cachaça e pedi a carta . a garçonete trouxe, e tinha mais de 500 marcas no cadárpio.  claro que  como cratense  procurei pela  marca  mirandinha,  fabricada pelo amigo Rommel Bezerra.  
Encontrei a marca,   porém  a moça  me   disse  que  em  virtude de só ter um litro no estoque não poderia vender, porque estava fazendo parte  do acervo da empresa.   então como lembrança pedi  para tirar uma  foto junto  com a garçonete, e trouxe para rommel bezerra como uma prova que prestigiei sua marca.   para   sair  sem  ter   conseguido o objetivo,  pedi  uma  dose  de havana e paguei r$: 35,00  +  3.50  de  comissão  cuja  soma inportou em  r$: 38,50 ou seja  o equivalente a   05    ( cinco ) dozes de Whiskey.  no  rio  de  janeiro,  no leblon, também numa cachaçararia,    paguei o  mesmo preço pela mesma  marca. para encerrar o assunto,  logo após a morte de wlisses guimarães, li uma reportagem na revista veja, sobre o grande brasileiro que gostava   muito de   beber  cachaça em um famoso  restaurante daquela cidade e fui até brasília somente para confirmar.  chegando lá fui ao  seu restaurante preferido  ou seja  o  piantela,  e  depois de muito tempo  para conseguir  uma mesa,   bati um papo com o maitre.  o mesmo me mostrou a mesa onde  ele se sentava todo   dia  para beber sua  cachacinha  francesa de marca poire,  feita  de  pera. então eu pedi uma dose,  e foi feito quase um ritual.  o  garçom  forrou a mesa com uma toalha   branca,  depois   trouxe  uma bandeija com uma  garrafa envolta  totalmente  com  gelo ou seja com uns 20 graus negativos. trouxe também um copo muito comprido e  fino  com  uns  20  centímentros  de  altura  e uns 02 centímetros de largura, também coberto de gelo, e  encheu o mesmo. enquanto eu bebia a garrafa permaneceu na mesa. confesso que gostei tanto,  que  permaneci os  04 ( quatro )  dias em  brasilia e toda noite ia jantar no piantela  e  enquanto observava movimento intenso de políticos ( o piantela é o restaurante onde todos os políticos de brasilia se encontram ),  ficava olhando a mesa reservada com uma placa em  cima  com  os  dizeres :  reservada para Ulisses Guimarães.  também  quero citar que em salvador tem um restaurante  muito famoso   chamado  iemanjá,  onde serve a melhor  muqueca  de peixe do brasil. cuja cachaça tradicional é a nega fulô. a princípio pensei que a mesma fosse fabricada na Bahia,  e  o nome nega fulô,  nada tem a ver com jorge amado.
Quero dizer aos leitores do blog que tiveram o trabalho de ler estes artigo,  que cachaça,   que ainda  hoje é vendida  em  botecos,  evoluiu  e é a bebida que faz  parte de  qualquer    bar /  restaurante ou hotel  cinco estrelas existente no brasil. o seu consumo aumentou muito em todo os setores. sendo que as  mulheres  são  uma grande apreciadora da bebida. 
Estava em uma  determinada cidade do piaui, juntamente com um amigo que estava fazendo campanha  para ser prefeito,  e era somente moças chegando e pedindo dinheiro para comprar um celular. o mesmo metia a mão no bolso e tirava cinco reais e entregava a moça.  eu fiquei intrigado e perguntei ao mesmo porque  celular  naquela cidade era tão barato, ao passo que respondeu. não valdemir, celular é aquela garrafa pequena de 500 ml de cachaça de marca ipióca. Bem,  todos os  apreciadores  de uma boa pinga, saibam que a mesma relaxa,  alegra e tem uma vantagem  que é não dar ressaca.
Saúde e  beba com moderação
Valdemir Correia de Sousa

Operadoras de celular móvel estão proibidas de vender celular bloqueado


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) proibiu as empresas de telefonia móvel a vender aparelhos celulares bloqueados ao consumidor. Se descumprirem, as operadoras podem ser multadas em R$ 50 mil por dia. A decisão foi tomada pela 5ª Turma do tribunal, divulgada ontem (29) pelo órgão, em resposta a um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a sentença de um juiz de primeira instância favorável à prática do bloqueio dos aparelhos. Ainda cabe recurso da decisão.

O MPF argumenta que o bloqueio dos celulares caracteriza a prática conhecida como fidelização, obrigando o consumidor a ficar “ligado a uma única operadora”. Já as empresas de telefonia móvel alegam que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autoriza o bloqueio por até 12 meses como forma de fidelização e que, “para conceder determinados benefícios, a operadora arca com o preço do aparelho e acaba por transportar determinados encargos para o mercado.
 
Agência Brasil

Blog do Crato atinge 173.423 visitas no mês de Maio de 2012


Atenção: Somente acredite em sites que mostram o contador real de visitas do Hi-Stats. O resto, é enganação !



Confirmando a nossa liderança absoluta no interior Cearense, o Blog do Crato divulga as estatísticas para o mês de Maio/2012, quando chegamos à marca de 173.423 visitas vindas de todos os lugares. Quase 60% desse valor, são de cratenses que residem na sede, e 40% de acessos de outras cidades, estados e países. Temos leitores em inúmeros países, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, França, Índia e Japão. Em geral, são cratenses que foram morar lá, décadas atrás.

E agora, aos gráficos.
Antes de tudo uma recomendação: 

Somente acredite em estatísticas de quem coloca o medidor do HI-STATS ( O único confiável ) no site. Qualquer outro será uma fraude. Não temos medo de qualquer concorrência. Aqui trabalhamos com informações verdadeiras, ao contrário de certos sites de pilantras do cariri que omitem o medidor de visitas para venderem a mentira de que tem algum acesso.

Blog do Crato - O mais visitado site do Interior Cearense!

Estatísticas do mês de maio em relação a outros meses ( Estamos na média de 170.000 acessos, com picos de 177.000 neste ano )


Estatísticas do mês de Maio por Dia:


O Dia de maior visita em maio: 6.830 acessos no dia 23 de maio:


Fonte: Hi-Statas
Publicado originalmente no dia 26 de junho de 2012

Ciro Gomes - Retrospectiva de seu destempero nos últimos anos


Parece mesmo que o ex-deputado Ciro Gomes enfrenta o seu "inferno astral" com mais essa crise na URCA. Inúmeros episódios do seu destempero já foram publicados em jornais ao longo dos últimos anos. Aqui estão apenas alguns deles, coletados ao acaso na internet em apenas 5 minutos de busca...

Ciro Gomes em entrevista chama o PMDB de "Assaltantes" 

 

Ciro Gomes se altera em bate boca com professores grevistas no Ceará


Mais de dois mil policiais vão processar Ciro Gomes. 

A vida do ex-deputado Ciro Gomes pode virar um inferno. A Associação de Cabos e Praças da Polícia militar e Corpo de Bombeiros decidiu que os mais de dois mil militares e bombeiros que participaram da greve e foram taxados de “marginais de farda e bandidos”, pelo ex-deputado Ciro Gomes vão entrar com ações individuais na justiça. Cada militar vai processar o ex-deputado pelos crimes de calúnia, difamação e danos morais. Serão mais de dois mil processos. Se o judiciário acatar as ações, Ciro Gomes vai passar boa parte do seu tempo em audiências nas varas cíveis. 

Ciro é condenado a pagar R$ 100 mil por ofensa a Collor 

O ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB) foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar R$ 100 mil ao senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL), a título de indenização por danos morais. A ação se refere a declarações de Ciro feitas em 1999, quando, em uma entrevista, chamou Collor de “playboy safado” e “cheirador de cocaína”. Ciro atacou o alagoano ao se referir ao debate entre Collor e Luiz Inácio Lula da Silva em 1989, quando ambos eram candidatos à Presidência. Para ele, Lula deveria ter sido mais agressivo contra o adversário. “Collor falou que Lula tinha um aparelho três em um e Lula ficou perplexo. Logo depois, Collor disse: ‘Você quis fazer um aborto em sua mulher’”, afirmou o ex-ministro, na época. “Lula devia ter partido para cima. Ter dito: ‘Deixa de ser picareta, seu playboy safado. Eu sou um miserável do interior, vim num pau-de-arara. Engravidei involuntariamente minha namorada, mas não tinha dinheiro nem para comer. Passou na minha cabeça esse negócio de aborto. Graças a Deus, ela não concordou. Minha filha está aí, estou criando. Agora, você é um playboy, cheirador de cocaína.’ Eu tinha mandado uma porrada nele (Collor) que ele tinha saído quase cego.” Para o juiz Marcos Roberto de Souza Bernicchi, da 5.ª Vara Cível da capital, “não existe qualquer dúvida de que as expressões tenham sido proferidas com intenção clara de ofender o autor (da ação), mesmo porque escapam plenamente a qualquer campo do debate político e ingressam em seara pessoal que jamais deve ser exposta”. A reportagem procurou Hélio Parente de Vasconcelos Filho, um dos advogados de Ciro, mas ele não respondeu aos recados deixados com sua secretária. A sentença ainda pode ser contestada em segunda instância. (Agência Estado) 

Destempero de Ciro Gomes causa mal-estar em encontro para debater transposição 

por Carlos A. Barbosa | março 5, 2009 | Hora postada: 13:55 

O que era pra ser apenas uma reunião para discutir a transposição das águas do rio São Francisco, acabou se transformando num bate-boca entre o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e o mediador do debate, deputado estadual Augusto Bezerra, de Sergipe. O quiprocó ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), na abertura do Encontro da Unale [União Nacional dos Legislativos Estaduais], que acontece hoje e amanhã na sede da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal, capital do estado. Destemperado, Ciro Gomes na qualidade de palestrante antes mesmo de iniciar a sua fala rebateu o mediador por este se mostrar contrário a transposição, o que levou os dois a serem hilários: Ciro disse que já tinha sido deputado, o que Bezerra respondeu: “Eu também”. Não satisfeito o parlamentar cearense afirmou: “Mas eu fui por duas vezes”. E aí o deputado sergipano não deixou por menos: “E eu fui quatro”. Ciro que quer ser novamente candidato a presidente da República decidiu então apresentar o seu currículo: “Eu fui prefeito, governador, ministro e candidato a presidente”, e arrematou: “E você me apoiou”. E Bezerra respondeu: “Eu nunca votei no senhor”. 

NE - Pois é...e destarte isso, ele teve 11.000 votos no Crato. Nunca trouxe nada para a cidade, isso é que é fantástico!


Para você refletir ! - Por Maria Otilia

Em tempo de escolhas de representantes políticos, precisamos refletir sobre qual  é  o verdadeiro papel do eleitor.Como também da importância de levarmos a sério este processo. Este tempo é precioso e não podemos deixar que as diferenças de opinião, nossas convicções filosóficas e políticas atrapalhem  a  efetivação da verdadeira democracia: o direito de votar. Para os candidatos deste pleito, posto aqui a letra de uma música que retrata o que todo cidadão exige daquele que se propõe a nos representar tanto no executivo como no legislativo. 
 Comida
Titãs
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...
Diversão e arte
Para qualquer parte
Diversão, balé
Como a vida quer
Desejo, necessidade, vontade
Necessidade, desejo, eh!
Necessidade, vontade, eh!
Necessidade...

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30