xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/06/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 junho 2012

Justiça multa Haddad e Lula por propaganda antecipada no Ratinho


A Juíza Carla Themis Lagrotta Germano, assistente da 1ª Vara Eleitoral de São Paulo, entendeu que entrevista do pré-candidato do PT e do ex-presidente beneficiou Haddad; cabe recurso

A juíza Carla Themis Lagrotta Germano, assistente da 1ª Vara Eleitoral de São Paulo, condenou o pré-candidato do PT à Prefeitura da capital, Fernando Haddad, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o SBT e o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, por propaganda eleitoral antecipada. Eles terão de pagar uma multa de R$ 5 mil cada em decorrência da entrevista concedida por Lula e Haddad ao Programa do Ratinho, levado ao ar pelo SBT no dia 31 de maio. Ainda cabe recurso contra a decisão da juíza.  A condenação do pré-candidato e do ex-presidente foi motivada por ações movidas pelo PSDB e pelo PPS , partidos que fazem oposição ao governo do PT no âmbito federal. Segundo a juíza, a entrevista a Ratinho configurou uma “clara indução ao eleitor no pedido de votos, na medida em que o pré-candidato se identifica como sendo o ‘novo’ na política, e naquela que a população irá votar, porque quer mudança”.

“De fato, não há como ser negada a existência, ainda que de forma dissimulada, da propaganda eleitoral em benefício do representado Fernando Haddad, que tinha prévio conhecimento da propaganda eleitoral extemporânea”, diz a juíza na sentença. Na entrevista de Lula ao Programa do Ratinho, Haddad, um dos petistas que acompanhavam o ex-presidente, foi convidado a subir ao palco e também respondeu a perguntas do apresentador. O pré-candidato aproveitou o palanque para enumerar suas realizações como ministro da Educação e criticar a política de saúde da Prefeitura de São Paulo. “O Haddad vai entrar para a história do Brasil como o ministro que criou o Pro-Uni”, disse Lula. A pedido de Ratinho, Lula justificou o fato de ter escolhido um nome novo para concorrer pelo PT. “O prefeito de São Paulo, quando começa a nascer, qualquer que seja já nasce um pouco velho”, afirmou.

Na mesma entrevista, Lula chegou a dizer que não permitira que um político do PSDB voltasse a ocupar a Presidência da República . “A única hipótese de eu voltar a me candidatar é se ela (a presidenta Dilma Rousseff) não quiser. Não vou permitir que um tucano volte a presidir o Brasil.”

Fonte: IG

Exposição reúne xilogravuras no Crato


Até o dia 31/7 o SESC Juazeiro recebe, na Galeria de Artes, a exposição “O Fio da Xilo”. O trabalho, que reúne xilogravuras, faz parte de um projeto de intercâmbio gráfico financiado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e realizado com jovens do Cariri. A visitação acontece das 8h às 21h, com entrada gratuita.

As artes expostas são resultados das oficinas de “xilo sticker” e “cordel sticker”, ministradas durante o mês de março. As criações trazem como matéria-prima o cordel e a umburana – madeira utilizada para as xilogravuras das capas de cordéis e esculturas.

O projeto tem por objetivo despertar nos jovens o interesse por xilogravura. Após as oficinas, são realizados encontros com os participantes para produção e estudo sobre o tema, além da exposição das criações.
 
SERVIÇO
Exposição “O Fio da Xilo”
Local: Galeria do SESC Juazeiro (Rua da Matriz, 227)
Período: Até 31/7
Horário: 8h às 21h

 :::Gratuito:::
 
www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce

Senador Inácio Arruda diz que fará campanha “de porta em porta”


Eita vontade de ajudar o povo. De porta em Porta ????

NE - Em época de eleição os políticos tem muita porta pra bater, principalmente das casas dos pobres!

"O senador Inácio Arruda reafirmou, nesta quarta-feira, que é pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo PCdoB. Repetiu o que havia dito, nessa terça-feira, em pronunciamento no plenário do Senado. Ele disse que concorrer à prefeitura “será um dos desafios mais duros e instigantes” de sua vida política.

“Vamos com gente boa e maravilhosa de nossa terra, que nos conhece e sabe da importância de estarmos presentes na disputa eleitoral”. Inácio explicou que sua candidatura é para fazer crescer o debate da cidade e adiantou como será sua estratégia, já que terá pouco tempo na propaganda gratuita do rádio e da tevê: “Vamos andar na cidade, de casa em casa, de porta em porta, de rua em rua, de bairro em bairro. Entramos nesse projeto e, dentro dele, nas condições que a vida oferece, é que vamos enfrentar a eleição de Fortaleza”.

Fonte: "O Povo Online"

Crato-CE: Pedreiro de 19 anos assassinado a bala na manhã desta quarta-feira (27), no bairro Alto da Penha.


AS NOTÍCIAS POLICIAIS COM JOTA LOPES

A a polícia diz que antes de falecer a vítima informou que o  acusado do crime trata-se de um homem conhecido por Menor Pio que fugiu em motocicleta de cor vermelha tomando rumo ignorado.

Um crime de lesão corporal a bala seguido de morte movimentou o plantão policial na manhã desta quarta-feira na cidade do Crato. O pedreiro, Gleison Irtone do Nascimento Magalhães, o Paulista, como era mais conhecido, 19 anos de idade, casado, que residia na Travessa Altaneira, 33, no Bairro Alto da Penha, foi alvejado com dois disparos de arma de fogo, um na parte superior esquerda nas costas, que transfixou o tórax e outro na parte inferior direita nas costas, por volta das 09h50mn, de hoje. A polícia militar através da equipe do Ronda do Quarteirão, RD 1233,  soldados Thiago Alves e Alan foi acionada via CIOPS para atender a ocorrência, e o chegar ao local acionou o GSU do Corpo de Bombeiros que conduzido a vítima até ao Hospital São Francisco, onde a mesma foi submetida a intervenção cirúrgica de urgência vindo a entrar em óbito minutos depois. A polícia diz que antes de falecer Paulista informou estava na residência de sua namorada de nome “Rogéria”, quando um homem conhecido por “Menor Pio” invadiu  a casa armado à revólver e efetuou vários disparos contra o mesmo para em seguida fugir em uma moto de cor vermelha, tomando rumo ignorado. Diligências estão sendo realizadas pela PM cratense na tentativa de localizar e prender o acusado.
Ainda de acordo com informações da polícia, a vítima já possuía passagens policiais desde  menor idade quando agia inclusive junto com seu assassino, este que é suspeito de praticar vários tipos de crimes dentre eles roubo, furto e mais de seis homicídios na região do Cariri.
 
Icó-CE: Adolescente de 17 anos suspeito de envolvimento com o trafico de drogas é assassinado a tiros de pistola 9 mm.
 
Um rapaz de 17 anos de idade, de nome Carlos Eduardo Pereira de Sousa, que morava na Rua Zilar Moreira, 947, Bairro Cidade Nova, em Icó-CE foi morto com vários disparos de pistola 9 mm, por volta das 20h30, na Rua Monsenhor Frota nas imediações do desvio do posto da PRF naquela cidade.
A patrulha militar RD 2782 composta pelos soldados Dionath e Ferreira, ao chegar local do crime  se deparou com dois homens desconhecido em uma motocicleta trajando jaqueta e de capacete, armados com uma pistola 9 mm (nove milímetros) os quais ainda efetuaram tiros contra os militares que revidaram a ação marginal, ocasião em que a viatura PM foi atingida na porta do motorista e um disparo no radiador, tendo os acusados fugido tomando rumo ignorado..
Dando prosseguimento as diligencias, por volta das 22h00min, um suspeito, por nome de Cicero Batista da Silva, 25 anos, residente na Rua Padre Cicero, nº 78, deu entrada no Hospital local com um ferimento a bala na panturrilha esquerda, sendo conduzido a DP para averiguação, mais que por falta de provas foi liberado logo em seguida. A afirma ter apurado que menor assassinado era suspeito de envolvimento com o trafico de drogas.
 
Piquet Carneiro-CE: Choque elétrico mata agricultor de 26 anos.
 
Uma descarga elétrica matou na manhã desta terça-feira (26), um rapaz de 26 anos de idade em Piquet Carneiro-CE. Informações de testemunhas repassadas a polícia dão conta de que por volta das 07h30,  de ontem, o  agricultor Flávio Rodrigues Vasques, 26 anos, casado, que residia no Distrito de Ibicuã, naquele município, foi ligar um motor de puxar água, quando sofreu uma descarga elétrica, falecendo no local. O Policiamento acionou o IML para fazer a condução do corpo para a perícia.

Jota Lopes
Repórter Policial
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Editor do site parceiro CaririNotícia

Crato limita em 1000 as vagas de mototaxistas

        
As novas vagas para motaxistas serão distribuídas para a sede do Município, onde há maior demanda pelo serviço. A limitação foi considerada uma conquista da mobilização da categoria dos profissionais (Foto: Yaçana Neponucena)

Para definir os requisitos da padronização e quantidade de mototaxistas exercendo a profissão em Crato, a categoria reuniu-se e ocupou o plenário da Câmara de Vereadores, durante a sessão de ontem pela manhã. Os mototaxistas questionaram as mudanças no projeto de lei inicial sobre a regulamentação da profissão, aprovado em 30 de junho de 2010, já que a Câmara elaborou uma emenda complementar para ampliar o número profissionais, de forma a disponibilizar um mototáxi para cada 80 habitantes, o que daria um total de 1.500 mototaxistas circulando na cidade. Entretanto, os profissionais, acreditando que esse número excede a demanda por passageiros e temendo a diminuição dos lucros, não concordaram com a proposta que se destinava para aquela categoria. Após muita polêmica e tumulto, os mototaxistas obtiveram vitória. De acordo com os pedidos dos membros da Associação dos Mototaxistas do Crato, os vereadores aprovaram por unanimidade a emenda que reduziu para mil o número de vagas.

Ampliação

No total, a quantidade de mototaxistas foi ampliada em 168. Outro ponto debatido foi o prazo para a regularização dos profissionais. A definição foi que, a partir da aprovação da Lei 037/2011, que faz alterações na Lei 2.627/2010, o prazo será de 75 dias, após a sanção da medida. Já com relação à padronização da cor dos veículos, o processo vem sendo realizado desde o mês de maio. Agora, todas as alterações que foram aprovadas pela Câmara de Vereadores serão enviadas ao gabinete do prefeito Samuel Araripe, onde deverão ser sancionadas. Atualmente, na cidade, circulam aproximadamente dois mil mototaxistas.

Cerca de 200 deles já estão de acordo com o padrão estabelecido para o exercício da profissão e outros 200 já realizaram a mudança da cor das motos. Quanto a isso, a escolha da cor padrão amarelo topázio foi conservada, conforme a lei em vigor. Os mototaxistas que não atenderem aos critérios legais da padronização ficarão sem autorização para exercer as atividades. A data para o cadastramento dos profissionais e dos veículos junto ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) será mantida até o dia 6 de julho, podendo ser ampliada após a sanção da emenda parlamentar. Os mototaxistas devem ficar atentos ao início da convocação do órgão para o cadastramento dos que irão ocupar as vagas disponíveis no serviço.

Distribuição

As mil vagas de mototáxis serão distribuídas pelo sede, bairros e distritos da cidade. Até agora, mais de 500 mototaxistas participaram do curso de legislação específico para a categoria. De acordo com a vereadora Mara Guedes, uma das autoras da proposta de mudanças, o número de vagas aprovadas não é suficiente para atender plenamente a população. "Após o cadastramento dos profissionais e ultrapassando as mil vagas disponíveis, iremos apresentar uma outra emenda ampliando a quantidade de mototaxistas. Entendemos que é preciso atender aos trabalhadores que irão ficar na reserva, aguardado uma vaga para iniciar suas atividades. Sabemos que esse número não é suficiente para atender a demanda de nosso Município", afirma. Segundo o presidente da Associação dos Mototaxistas do Crato, Carlos Alberto Ricardo da Silva, popularmente conhecido como Molão, há 17 anos a categoria vem lutando para conquistar melhorias de trabalho. Para ele, a nova medida irá proporcionar mais segurança a população que utiliza os serviços. "Essa é uma vitória para nós que estamos trabalhando. A gente acredita que seremos mais valorizados e reconhecidos. Agora, seremos vistos como profissionais. Além disso, teremos mais lucros", revela.

Ampliação
168 vagas foram ampliadas para circular no Município, sendo que boa parte será destinada para a sede, onde há maior demanda pelo serviço.
Mais informações:

Associação dos Mototaxistas do Crato
Endereço: Rua Tristão Gonçalves
Telefone: (88) 3523-3505

Fonte: Diário do nordeste

Governo do Ceará faz ‘calçadas acessíveis’, mas deixa postes no caminho


Parodiando Carlos Drummond: HAVIA UM POSTE NO CAMINHO
Nota do Editor: Armadilhas para  os Cegos...ou melhor, feitas por outros tipos de cegos!


Ao invés de guiar deficientes visuais pelo caminho seguro, o piso tátil instalado nas vias do centro do município do Crato leva direto para o choque frontal contra obstáculos

Pisos táteis de calçadas acessíveis do Crato deveriam guiar deficientes visuais pelo caminho seguro, mas se revelam armadilhas. Sinônimo de autonomia para pessoas com deficiência visual, as calçadas adaptadas se revelaram verdadeiras armadilhas em um município do interior do Ceará. Ao invés de guiar pelo caminho seguro quem enxerga pouco ou nada, o piso tátil instalado pelo governo do Estado nas vias do centro do Crato (a 520 quilômetros de Fortaleza) leva os desavisados direto para o choque frontal contra postes. O problema se apresenta em todo trecho de 400 metros da calçada que liga duas praças da cidade. Os postes viraram obstáculos para as pessoas após a conclusão de uma obra de requalificação das ruas do centro do Crato.

Calçada no centro do Crato foi ampliada para acompanhar o padrão das praças reformadas, mas os postes não foram trocados de lugar. O calçamento da região foi modificado para acompanhar o padrão das praças reformadas. A primeira etapa da obra foi inaugurada pelo governador Cid Gomes (PSB) no dia 22 de dezembro de 2011. Com a ampliação das calçadas, no entanto, os postes de iluminação pública, antes dispostos nas margens, passaram a ocupar o centro das calçadas. Mesmo assim, as barreiras foram ignoradas e o piso tátil instalado alinhado a elas. A falha na execução é resultado de um descompasso entre empreiteira responsável e a Companhia Energética do Ceará (Coelce), encarregada de trocar os postes de lugar, segundo a Secretaria das Cidades do Ceará. A pasta afirma que isso ainda ocorrerá, mas admite o deslize. Questionada pelo iG se a retirada dos postes não deveria ser feita antes da entrega da obra, a arquiteta Marília Gouveia, incumbida do Projeto Cidades do Ceará / Cariri Central, reconhece: “Deveria ser concomitante. Infelizmente houve essa dificuldade de andar junto.”

A Coelce informou ao iG por meio da assessoria de imprensa que os postes não foram trocados de lugar porque "o orçamento ainda não foi pago" e que "após o pagamento da obra, serão programadas as datas de execução do serviço". Ainda segundo a empresa, o pedido para a mudança foi feito somente em 21 de novembro de 2011. Ou seja, um mês antes da inauguração. Segundo a secretaria, o projeto de requalificação das praças centrais do Crato prevê ainda a reforma da Praça Alexandre Arraes e Praça da Sé. Mais 400 metros de calçadas acessíveis serão entregues à população interligando os logradouros. Ao todo, investimentos chegam a R$ 5 milhões. Os recursos vêm dos cofres do governo e de um financiamento feito junto ao Banco Mundial. Falha na execução é resultado de um descompasso entre empreiteira responsável e a Companhia Energética do Ceará, encarregada de trocar os postes de lugar

Decepção
Cego desde a infância, o artesão Leonardo do Nascimento, de 45 anos, aprendeu a manter distância da novidade, tida até antes da inauguração como um “grande benefício”. “A cidade é bem acidentada. Precisávamos de mais acessibilidade. Mas o que foi feito leva a gente a dar de cara com um poste desses”, lamenta. O problema chegou a ser identificado antes da entrega da obra para a população pelo Centro Educativo do Cariri de apoio às pessoas com deficiência visual. O secretário da organização não governamental Cícero Oliveira não chegou a comunicar formalmente a Secretaria das Cidades, mas alertou um dos responsáveis pelo canteiro de obras. “Um deles me disse que estava ciente disso e que os postes seriam retirados depois”, conta.

Piso tátil

O piso tátil serve para orientar pessoas com deficiência visual, ou cegas, dando autonomia e segurança para essas pessoas transitarem pela cidade. Existem dois tipos de piso. O direcional é formado por feixes salientes retangulares em paralelo. Essas formas acentuadas formam uma faixa indicando a direção a ser seguida. O de alerta é usado para sinalizar situações envolvendo riscos. Ele é composto por meias calotas. A textura diferente do piso em contato com a sola do sapato sugere a pessoa ter cuidado com um obstáculo à frente. Pode ser uma travessia, um telefone público ou mesmo um poste.

A reportagm é do site IG
Fotos: Alexandre Lucas/Arquivo pessoal

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30