xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/06/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 junho 2012

“Avenida Brasil” causa briga nos bastidores de telejornal da Record


Carla Cecato, à esquerda na foto. Roberta Piza aparece à direita (Foto: Divulgação)

A novela "Avenida Brasil", da Rede Globo, causou uma briga nos bastidores do telejornal "Fala Brasil", da Rede Record. Por causa da vilã Carminha, as âncoras Roberta Piza e Carla Cecato brigaram em meio a troca de indiretas, como informa o jornal "Folha de S. Paulo". O desentendimento entre elas teria começado no camarim. Carla conversava sobre a personagem de Adriana Esteves com uma camareira e disse que havia "muita gente falsa no mundo". Roberta teria ouvido, achado que era uma indireta para ela e começou a chorar.

A Record não confirma o motivo da briga, mas informou que Roberta teria sido mesmo substituída às pressas por Thalita Oliveira no comando da bancada. Este teria sido apenas o estopim da confusão entre Roberta e Carla, que mal se falam nos bastidores do telejornal há basicamente um mês.

Via Yahoo.

"Chocante" - Em Crato, bebê já nasce "grávido" de outro bebê - Por: Daniel Bloc Boris


Hoje me foi revelado pelo uma pessoa muito próxima da mulher que teve uma criança... Uma noticia que todos vão ficar chocados, não posso revelar minha fonte, por que pela história que vocês vão ler, é obvio que eu não daria nem poria nomes. Esse caso só existiram 2 no mundo inteiro, esse é o terceiro e foi aqui no Crato, assim me contou o relator. Uma Sra. casou como todas as outras mulheres e engravidou, só que ela começou a passar mal e foi ao médico, foi a um, a outro e mais um e ninguém descobria o que ela tinha, bateu varias ultrassonografia até que um médico disse que ela tinha que ir a Fortaleza para ver o que ela tinha,pois ela tinha algo estranho dentro da barriga.Ela foi a Fortaleza e teve um Criança é logico... Só que... sua Bebê recém nascida também estava grávida, vai se submeter a uma cirurgia hoje em Fortaleza com alto risco de morte. 
Daniel Hubert Bloc Boris
Foto para mera ilustração retirada do www.alucinado.net

AS DIFICULDADES DO IBDVAMA PARA FISCALIZAR O MEIO AMBIENTE NO CARIRI


O escritório regional do Instituto Brasileiro de Direito a Vida dos Animais e Meio Ambiente ( IBDVAMA ), localizado na Avenida Duque de Caxias 675 em Crato, está funcionando precariamente por falta de apoio do poder publico estadual e federal. A única ajuda vem da prefeitura no valor de 300 reais por mês. O órgão tem abrangência nos 32 municípios do Cariri. Duas coordenadorias em Brejo Santo e Caririaçu, 110 agentes sem remuneração, sem armas e sem poder de policia, uma viatura cedida pelo Estado em troca de serviços voluntários. Os custos com a manutenção do veiculo, inclusive combustível e alimentação nas viagens, são mantidos pelos próprios agentes que são obrigados estarem presentes em todas as localidades da região onde acontecerem crimes ambientais e a única arma de defesa usada por esses fiscais contra os infratores é o dialogo em forma de conscientização. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente ( CONPAM ) prometeu ajudar  no fornecimento de equipamentos e uma ajuda de custos mas na condição de obter gratuitamente os serviços dos agentes na fiscalização da reserva ecológica do Sitio Fundão que já é fiscalizada por eles. A declaração é do gerente, Ernaldo Lima de Sousa ao fazer um apelo a sociedade do Cariri, amante do Meio Ambiente e dos animais, para não deixar o IBDVAMA da região fechar suas portas.

A secretária executiva regional do instituto, Rita Maria de Sousa, lamenta a situação de indigência e disse que a única alternativa para não deixar o IBDVAMA morrer foi lançar uma campanha junto as escolas e demais instituições para arrecadar material como papeis, papelão, garrafas PET, jornais e vender as empresas de reciclagem e com o dinheiro investir na manutenção do escritório. Quem quiser ser parceiro deve ligar para ( 88 ) 3521.1212. Ela espera contar com a mobilização de toda sociedade sensível aos objetivos do Instituto Brasileiro de Direito a Vida dos Animais e Meio Ambiente. Um agente que pediu pra seu nome não ser divulgado, declarou: “não entendo a razão de tanta negligencia em relação ao trabalho de um órgão tão importante em defesa da vida. Principalmente no Cariri, região privilegiada pela natureza divina e tão má cuidada pelo homem no que se refere a preservação ambiental”, finalizou. A secretária municipal do Meio Ambiente do Crato, Lívia França, concorda com a declaração do agente e disse que está a disposição para colaborar. Dará o apoio logístico que o órgão precisar.

O Instituto Brasileiro de Direito a Vida dos Animais e Meio Ambiente é um órgão federal criado com a finalidade de auxiliar as autoridades na fiscalização de reservas ecológicas publicas ou privadas em áreas de proteção ambiental e estação ecológica. Desenvolver projetos técnicos, científicos, educacionais, reflorestamento, agricultura sustentável, antropologia, arqueologia, biodiversidade, fontes alternativas de energia e outras ações, inclusive combater a violência contra os animais. A atuação do instituto está respaldada na lei 9.605/98 que trata dos crimes ambientais.

Wilson Rodrigues e Ed. Alencar
Radialistas e Jornalistas

Colaboradores do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

PRÉ-CANDIDATOS NO CRATO APONTAM PERDAS E GANHOS SE A URCA FOR FEDERALIZADA


A federalização da Universidade Regional do Cariri tem sido objeto de discussão no meio acadêmico e dividido opiniões entre a sociedade do Crato. Indiscutivelmente o tema vai ser explorado pelos postulantes ao cargo de prefeito do município durante a campanha eleitoral. Sobre o assunto a reportagem ouviu os cinco pré candidatos ao executivo municipal cratense e descobriu que eles também têm opiniões divergentes. Cícero França PV é contra a idéia de federalizar a URCA e acha que a instituição é carente de mais investimentos públicos por parte do governo do Estado na aquisição de equipamentos suficientes para dar melhor condição ao professor ensinar e ao estudante aprender. O governo estadual, segundo Cícero França, deveria se preocupar em realizar concurso publico para professor efetivo e eliminar a figura do temporário. “Se federalizarmos a URCA podemos perdê-la a sua sede administrativa e ficarmos apenas com um mero campus, o que significaria um enorme prejuízo para a cidade do Crato”, concluiu o candidato.

Para o pré candidato do PMDB, Ronaldo Gomes de Matos a federalização da Universidade Regional do Cariri é um assunto que interessa bastante ao Crato, ao Cariri e em especial aos servidores da instituição, alunos e professores em nome da promoção do crescimento e do desenvolvimento do município cratense. Segundo Ronaldo a federalização vai atrair novos cursos e isto, conforme declarou, significaria uma nova vida para a comunidade acadêmica. Ronaldo Gomes de Matos deixou claro que: “ Isto só seria interessante para a URCA e para o Crato se a reitoria permanecesse no município e não figurasse na lista de perdas de órgãos públicos e empresas que o município tem. Portanto, sou a favor da federalização”, finalizou Ronaldo Gomes de Matos. Já o pré candidato Raimundo Bezerra Filho PPS vê o assunto com cautela e preocupação porem não descarte a importância que tem para o Cariri a existência de uma universidade federal. Conforme Raimundo “caso a URCA entre nessa, que entre sabendo que não haja impacto negativo na economia do município e que nós fiquemos com a reitoria”, concluiu Raimundo Filho.

O pré candidato Sineval Roque PSB declarou que a federalização da URCA ficaria bem já que alguns Estados não têm universidades estaduais e só federais. Para ele, a falta de investimentos no passado pelo governo federal no âmbito das universidades federais, obrigou os governos estaduais investirem na criação dessas instituições. A Universidade Regional do Cariri, segundo Roque, possui uma amplitude muito grande e afirmou: “Gostaria que os governos municipais dessem um grande apoio na busca de investimentos. Pra mim seria importante e acredito que para a maioria também”, finalizou Sineval Roque. Para o pré candidato do PT, Marcos Cunha, no momento, é muito grande a irresponsabilidade de quem é contra ou a favor da federalização da URCA por ausência de proposta. E disse “os governos estadual e federal ainda não demonstraram interesse na questão e não podemos nos posicionar sobre coisas abstratas. Precisamos de um termo para sabermos como e quando isto vai ser feito”, opinou Marcos Cunha. Sobre o assunto a reitora da URCA, Antonia Otonite Cortez declarou que a instituição nunca foi convidada pelo governo para pensar em federalização e que se um dia isto acontecer a sociedade será chamada a discutir a questão a partir de um termo a ser apresentado, concluiu.

Wilson Rodrigues e Ed Alencar
Radialistas e Jornalistas
Colaboradores do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Crato-CE: No Crato, Sineval Roque coleciona apoios, mas sofre com rejeição


Foto: Divulgação (Internet)
 
Pré-candidato à Prefeitura do Crato (Região do Cariri-CE), Sineval Roque já se licenciou do mandato de deputado estadual e vem costurando apoio. Ele informa que já contabiliza 11 partidos coligados ao seu PSB, mas admite que poderá aumentar esse leque para 14. Sineval Roque, segundo pesquisas, contaria com alta rejeição junto ao eleitorado, o que o leva a buscar maior leque partidário. Estão também na disputa pela Prefeitura do Crato, que promete ser acirrada, Cícero França (PV), apoiado pelo prefeito tucano Samuel Araripe; o empresário Ronaldo Matos (PMDB); e Marcos Cunha (PT).

Fonte: Jornal O Povo Online - Eliomar de Lima

Plantão Policial - Com Jota Lopes


Crato-CE: Capotamento de veiculo na CE 294 deixa cinco pessoas feridas.

Informações repassadas pela Policia Rodoviária Estadual-PRE do Crato-CE  a reportagem do Cariri Notícia dão conta de que ontem (25), um acidente de transito ocorrido por volta das 14 horas no KM 09 da CE 492  deixou cinco pessoas feridas.
 
As vítimas trafegavam em um veiculo Fiat Uno Mille, placas KVZ 2109, inscrição do município de Araripina-PE guiado por Francisco Antonio dos Santos, no sentido Crato-CE / EXU-PE  quando capotou. Ainda de conformidade com a PRE, o policiamento  ao chegar ao local do acidente  as vítimas já haviam do socorridas para um dos hospitais do cariri,  encontrando apenas o carro que removido para o pátio do Detran regional em Juazeiro do Norte. Apenas o nome do motorista foi informado.

Piquet Carneiro – CE: Criança de oito morre com tiro acidental.
 
A Polícia Militar de Piquet Carneiro–CE recebeu por volta das 14h00,   desta segunda-feira (25), a informação de que no Sitio Murta a 13 km da sede daquele, um menor teria sido atingida por um disparo acidental de arma de fogo. A VTR 2232 composta pelo subtenente Alrifran, cabo Erivan e soldado  Dos Anjos, foi ao local onde segundo familiares da vitima Cauã Salatiel Barbosa Lima de 08 anos, estudante, filho de Antônio Edivan do Nascimento Lima e Francisca Erlina Barbosa Lima, estaria brincando com uma arma de fogo, não identificada pelos familiares, em companhia de  outro menor de nome, Francisco Victor Moniz da Silva, 11 anos, estudante, filho de Francisco José da Silva e Antônia Marquês Muniz, quando a arma veio a disparar acidentalmente, atingindo Cauã Salatiel na altura do tórax do lado esquerdo.
A criança foi socorrida para o Hospital em Iguatu, não resistindo vindo a óbito. A arma de fogo utilizada não foi localizada. O conselho tutelar foi acionado juntamente com a policia para condução das partes a DP de Senador Pompeu para os devidos procedimentos cabíveis.

Por Jota Lopes 
Repórter/Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Editor do Cariri Notícias

TCM divulga lista de Prefeitos/Gestores com Improbidade administrativa no CRATO


COM INDICAÇÃO DE NOTA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
 
Prefeitos/Gestores Municipais responsáveis por Prestações/Tomadas de Contas de Gestão rejeitadas pelo TCM, por decisão definitiva, como também por Tomadas de Contas Especiais ou Processos de natureza semelhante, instaurados para exame de ATOS DE GESTÃO praticados em decorrência da aplicação de recursos públicos, e que tenham sido julgados, por decisão definitiva, pela procedência ou pela procedência parcial, COM INDICAÇÃO DE NOTA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

Lista em ordem alfabética ( 13 Pessoas ao todo )

Nome do Gestor
1 ANTONIO PRIMO DE BRITO
2 CARLOS BARRETO DE CARVALHO
3 EVALDO ALVES ROCHA
4 FRANCISCO ASSIS BEZERRA DA CUNHA
5 FRANCISCO DA SILVA LEAL
6 FRANCISCO WALTER PEIXOTO
7 JOSE GILSON RIBEIRO DE ALENCAR PARENTE
8 MARIA ALDEI ALENCAR DE FARIAS
9 MARIA ISA PINHEIRO CARDOSO GONCALVES
10 MARINILA CALDERARO MUNGUBA MACEDO
11 MARIO JOSE TELES
12 MOACIR SOARES DE SIQUEIRA
13 VICENTE CARLOS DE ALENCAR

Notas
* A relação encaminhada à Justiça Eleitoral será atualizada até o dia 05/07/2012.
** Caso exista alguma dúvida nas informações constantes desta relação, favor entrar em contato com a Secretaria do TCM através dos telefones (85) 3218.2506 ou (85) 3218.1310 ou do email secretaria@tcm.ce.gov.br.

Cariri Shopping inaugura expansão da sua área em grande estilo


Em sintonia com o novo momento de crescimento do Cariri, o shopping da região inaugura novas lojas

Juazeiro do Norte. Foi inaugurado ontem ( 27 )  neste Município, o maior centro de compras do Interior do Estado. O shopping agora passa a se chamar Cariri Garden Shopping, que duplica a sua área bruta e se posiciona como um dos maiores empreendimentos do Nordeste. No último dia 26, o shopping permaneceu fechado ao público. Com 173 lojas, desde o último dia 6 de maio começaram a ser inauguradas as novas operações. O projeto de expansão é inaugurado depois de 15 anos de inauguração do empreendimento. Serão mais de 900 empregos gerados com as novas lojas inauguradas, além de 1.300 vagas de estacionamento. Para comemorar a inauguração da expansão, o empreendimento abriu ao público com diversas atrações durante todo o dia.

Um dos principais pontos de concentração de consumidores, o Cariri Garden abriu novas lojas e promete mais novidades a partir do segundo semestre. Maquete foi mostrada para a imprensa. Ontem pela manhã, bem como a nova configuração à imprensa regional. Na noite do dia 26 foi realizado evento de lançamento para autoridades, empresários, entre eles os novos lojistas, e formadores de opinião. Segundo a superintendência do empreendimento, desde que começaram a ser inauguradas as novas lojas, registra-se um aumento de 40% nas vendas. A gerente de marketing, Alessandra Lourenço, afirma que lojas têm sido destaque em vendas no dia de inauguração e cita como exemplo a Camarão&Cia, que obteve o ranking das vendas em dia de inauguração no Norte, Nordeste e também Centro-Oeste.

As inaugurações da maior parte das lojas da praça de alimentação, incluindo o McDonald´s e marcas como a C&A, fizeram com que milhares de pessoas comparecessem ao Cariri Garden Shopping, o que registrou recorde de público do centro de compras. "É uma honra trazer para Juazeiro do Norte a maior operação de redes de fast foods do mundo, o McDonald´s, que é a primeira franquia do interior do Ceará", conta Paulo Teixeira. Já a C&A, a primeira loja da rede no interior do Ceará, ficou em 2º lugar em vendas da região Norte e Nordeste. Além dessas redes, o Mercadinho São Luiz, maior rede de supermercados de Juazeiro do Norte, foi entregue à população no último dia 16 com sucesso de vendas e circulação de clientes", completa Paulo Teixeira.

O processo das inaugurações das lojas do projeto de expansão marca um momento histórico para a região, conforme o superintendente. O empreendimento passa a contar, além das 173 operações, com 21 lojas na praça de alimentação. O local passa a ter uma nova infraestrutura, com 1.300 vagas de estacionamento, novo mobiliário e estrutura de refrigeração. "O importante é que o consumidor fique satisfeito e veja esse espaço como grande opção de lazer e compras. Era isso que Juazeiro e o Cariri precisavam", afirma Teixeira. A inauguração das lojas, segundo Teixeira, acontece em tempo recorde, um pouco mais de um ano e quatro meses desde o início da construção da expansão. De acordo com o superintendente, a duplicação do centro de compras coloca o Cariri Garden Shopping numa condição especial pela área bruta que ele passa a oferecer, e não somente pela condição física, mas em função das marcas que estão sendo agregadas, com lojas importantes no cenário nacional. "Isso é um grande diferencial, e faz com que o shopping esteja à altura do que o seu cliente merece e o coloca em igualdade com os maiores shoppings do Brasil", diz.

Paulo Teixeira lembra, ainda, que o mall passou a ser um dos principais temas quando o assunto é desenvolvimento regional, desde o anúncio da duplicação do empreendimento. "Dobrar de tamanho traz a reboque resultados para a cidade como maior arrecadação de impostos para a cidade, geração de empregos para a população local, valorização imobiliária, crescimento turístico e organização do comércio local", explica. As áreas do entorno do Cariri Garden Shopping, além dos imóveis, foram supervalorizadas, segundo dados do Conselho Regional dos Corretores Imobiliários (Creci - CE). Na Avenida Padre Cícero, por exemplo, do shopping ao bairro São José, o metro quadrado em algumas áreas chegou a triplicar de preço. Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, Michel Araújo, afirma que a expansão trará melhorias no processo de automação comercial para a região, além de proporcionar um impulso no comércio varejista da cidade. Para um dos proprietários do Cariri Garden Shopping, Jatay Pedrosa, a expansão já vinha sendo necessária há algum tempo. "Esse foi o momento exato, com tudo muito bem planejado. Pensamos numa segunda expansão em breve. Não vai demorar muito", diz ele.

Cinema

O shopping triplica as salas de exibição cinematográfica. Serão seis salas de cinema, duas delas em 3D, por meio da Orient Filmes. No entanto, segundo o superintendente do shopping, Paulo Teixeira, por conta da importação da estrutura acústica e tecnológica das salas, a operação irá aguardar um pouco mais para ser inaugurada. "É um projeto sofisticado e que requer um desenvolvimento técnico detalhado", afirma Paulo Teixeira. A previsão é que as novas salas de cinema sejam inauguradas no segundo semestre. Ainda segundo a gerência de marketing, a loja Marisa será inaugurada em outubro, e a Riachuelo, daqui a um mês. Várias lojas foram entregues na última quarta-feira. A empresária Darla Mota Jatay, que detém a franquia do Bob´s, avalia que a abertura das lojas da expansão é "uma grande conquista". O empresário da Patrone Pizza, Paulo Braga, comenta que a expansão é também "um momento singular para a cidade". A lojista da Arqueria, Érica Porto, classifica como "extremamente positivo" já que vê novas perspectivas de vendas com aumento de público. "A região está num grande ritmo de crescimento e o shopping é um reflexo muito importante nesse processo", destaca.

Trabalho

900 empregos passam a ser gerados pelo Cariri Garden Shopping com a abertura das novas lojas. O centro de compras terá 1.300 vagas de estacionamento

Mais informações:

Cariri Garden Shopping
Av. Padre Cícero, 2.555
Juazeiro do Norte - Ceará
www.caririshopping.com.br
Telefone: (88) 2101.5444

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Lula diz não se arrepender 'nem um pouco' de aliança com Maluf


Que é isso, Companheiro ? 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (25) não se arrepender "nem um pouco" da aliança eleitoral costurada com o deputado Paulo Maluf (PP-SP) em torno da candidatura do petista Fernando Haddad.
Por conta da aliança Maluf-Haddad, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) desistiu de compor a chapa petista como vice. Na avaliação da deputada, Lula passou dos limites ao tirar foto no jardim da casa do pepista, adversário histórico da ex-prefeita. A foto foi feita na semana passada, no dia em que o PP de Maluf oficializou o apoio a Haddad.
Erundina disse acreditar que a presença de Maluf no palanque de Haddad trará prejuízos ao petista. "Poderá enfraquecer. Criou um clima de perplexidade. É um desconforto. A militância petista é feita de pessoas que têm exigências. Não são pessoas indiferentes ao que os dirigentes decidem", disse após abandonar a vice.
Nesta segunda, foi a vez de o ex-presidente chancelar o apoio do PC do B à candidatura de Haddad à Prefeitura de São Paulo. Para isso, o PC do B retirou o nome do vereador Netinho de Paula da disputa.
Folhapress ( Via DN )

Ceará participa da 44ª Francal, em São Paulo


O presidente da Adece, Roberto Smith, participará da solenidade de abertura da 44ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes [Francal]. Smith estará no evento para anunciar, oficialmente a realização da Francal 2013 no novo Centro de Eventos do Ceará [CEC], em Fortaleza.

O evento começa nesta terça-feira [26], em São Paulo. A Francal será aberta às 11h, no Parque de Exposições do Anhembi. Além do presidente, a Adece enviará a São Paulo uma equipe de quatro pessoas para representar o Ceará num estande exclusivo do evento, que também contará com a participação de oito indústrias do setor calçadista cearense. Para tanto, a Agência firmou parceria com o Sebrae e o Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Com estimativa de público de 70 mil pessoas durante os quatro dias de Feira, a Francal já se consagrou como um dos eventos mais importantes para os fabricantes brasileiros de calçados junto ao mercado interno e o melhor cenário para as relações comerciais com o mercado internacional.

Lá, serão apresentados os seguintes produtos: calçados masculinos, femininos e infantis, artigos esportivos, acessórios em couro, bijuterias, artigos de viagem, matérias primas e equipamentos para o setor. De acordo com o diretor de Atração de Investimentos da Adece, Cláudio Frota, o evento traz excelentes oportunidades de negócios, de troca de experiências, atualização de novas tendências de mercado, contato com fornecedores e compradores. “A ideia é atrair investimentos da cadeia calçadista para o Ceará, visando, sobretudo, contribuir para o aumento das exportações e a expansão do setor como um todo”, destou Smith.

CARIRI - A cadeia produtiva calçadista do Cariri apresenta-se como o seguimento mais importante da indústria local. São 250 empresas formais, que correspondem a 43,27% das indústrias do setor no Estado, oferecendo 10.205 vagas, correspondente a 15,74% dos empregos diretos do setor do Estado. Somente em 2011, o Ceará exportou US$ 1,3 bilhão.
 
Adece ( Yuri Guedes - Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe )

Crise no Paraguai gera tensão e esvazia comércio na fronteira com Brasil


Shopping_corazon_paraguai_
Um dos maiores shopping centers de Ciudad del Este amanheceu com corredores vazios
A crise política que sucedeu a destituição do presidente paraguaio Fernando Lugo na sexta-feira, provocando ameaças de sanções ao Paraguai por nações vizinhas, já gera impactos na fronteira do país com o Brasil.Em Ciudad del Este, polo comercial que atrai milhares de compradores brasileiros diariamente, ao menos dez lojistas consultados pela BBC Brasil calculam que houve queda de até 50% nas vendas neste fim de semana. Eles atribuem o fraco movimento, entre outros motivos, aos rumores de que o Brasil poderia fechar a fronteira com o Paraguai em resposta ao impeachment relâmpago de Lugo. O governo brasileiro, que considerou a destituição do presidente um “rito sumário” sem direito adequado de defesa, anunciou que sanções ao Paraguai por eventual quebra de compromisso com a democracia (previstas em acordos regionais) estão sendo avaliadas pelos membros do Mercosul e da Unasul. Questionado neste domingo pela BBC Brasil se as medidas poderiam incluir o fechamento de fronteiras, o Itamaraty afirmou que a ação está prevista em protocolos multilaterais e que ela está sob discussão, mas que até o momento não há definição sobre o assunto. Atualmente, o trânsito de pessoas entre Brasil e Paraguai ocorre livremente pela ponte da Amizade, sobre o rio Paraná.

Corredores vazios

Os rumores, no entanto, bastaram para que muitos brasileiros adiassem os planos de fazer compras no país vizinho. No shopping Corazón, o mais moderno de Ciudad del Este, a clientela era tão escassa que vendedores saíam para os corredores para conversar com colegas de lojas vizinhas. “Estamos todos muito preocupados”, diz, sentada ao sofá, a vendedora paraguaia Luz Ruiz. “Para Ciudad del Este, fechar a fronteira seria a morte”. Segundo Ruiz, que trabalha numa loja de lingeries, no sábado pós-impeachment os clientes só apareceram depois das 20h. No dia seguinte, diz ela, o movimento continuava bem abaixo do normal. “Como os domingos costumam ser mais fracos, só saberemos do impacto real durante a semana”. Ao seu lado, a vendedora brasileira Marta de Paula, que mora em Foz do Iguaçu (PR), mas cruza a fronteira diariamente para trabalhar em Ciudad del Este, teme perder o emprego caso a divisa seja fechada. “Muitos brasileiros que trabalham em Ciudad del Este e paraguaios que trabalham em Foz seriam afetados”, diz. “O desemprego nas duas cidades explodiria”.
Marta e Luz | Photo: João Fellet/BBC BrasilAs vendedoras Marta e Luz relatam movimento menor após processo que derrubou Fernando Lugo. Além disso, ela afirma que, assim como os brasileiros se abastecem de perfumes, brinquedos e eletrônicos no Paraguai, os paraguaios compram do Brasil máquinas agrícolas e automóveis, gerando receita para o país. As duas disseram crer, porém, que o Brasil não levará a cabo qualquer ação que possa prejudicar brasileiros. “Não faria sentido, eu acredito no bom senso dos governantes”, diz Ruiz. Nem todos os vendedores, porém, consideram a crise política a principal razão para o fraco movimento. Segundo Mercedes Capdevilla, vendedora de uma loja de eletrônicos, nas últimas semanas o Brasil aumentou o controle na fronteira, para fazer valer o limite de US$ 300 (R$ 600) em compras por pessoa. Quem excede o valor deve pagar multa. A atitude, diz ela, tem prejudicado o comércio. “Quando voltar ao procedimento antigo, as vendas vão subir de novo”.

‘Presa no Paraguai’

Num dos raros grupos de turistas brasileiros que passeavam pelo shopping, a fotógrafa Soraya Reichert diz que teve de convencer uma tia de que não correriam riscos se cruzassem a fronteira. “Ela estava com medo de ficar presa no Paraguai, sem conseguir voltar para Foz”, diz ela. “Acho que se forem mesmo fechar a fronteira, vão avisar com antecedência, para evitar o caos”. Assim como os comerciantes, porém, ela espera que o governo brasileiro não tome essa decisão. “Foz do Iguaçu depende tanto daqui quanto eles dependem de nós”. Reichert diz que muitos brasileiros de Foz têm negócios na cidade vizinha, como empresas de aluguel de veículos, lojas e construtoras. Ela afirma ainda que o bloqueio da fronteira seria um terrível golpe para o turismo que sustenta a cidade paranaense. Isso porque, segundo a fotógrafa, boa parte dos viajantes de várias regiões do Brasil que se hospedam em Foz o fazem para realizar compras no Paraguai.
“As duas regiões estão tão conectadas que qualquer ruptura seria uma catástrofe, e para os dois lados.”
João Fellet
BBC Brasil

Pronatec vai oferecer 40 mil vagas em cursos na área de turismo, diz Dilma


Dilama 2
A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (25) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai oferecer 40 mil vagas em cursos para áreas ligadas ao turismo. Até a Copa do Mundo de 2014, o governo federal terá oferecido 240 mil cursos em 30 áreas como agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos.  Em entrevista ao programa de rádio Café com a Presidenta, Dilma disse que o governo promete abrir também 32 mil vagas em cursos de línguas estrangeiras. Os cursos serão gratuitos e terão oferta em 116 cidades, entre elas, as 12 que sediarão jogos da Copa do Mundo, os municípios em torno dessas cidades e outras localidades que são destinos turísticos reconhecidos internacionalmente. “Quem tiver interesse em um desses cursos deve fazer sua inscrição na página do Ministério do Turismo na internet, desta sexta-feira [29/6] até o dia 16 de julho”, orientou a presidenta durante programa.
Segundo Dilma Rousseff, o setor de turismo no Brasil cresceu 6% em 2011, o dobro da média mundial; e hoje o setor emprega formalmente 2,8 milhões de trabalhadores em todo o país.
A presidenta atribui esse crescimento não só ao aumento de estrangeiros visitando o Brasil, mas também ao turismo interno. “Em 2011, desembarcaram no Brasil 5,43 milhões de estrangeiros. Já os desembarques domésticos, de avião, aqui dentro do país somaram 79 milhões no ano”, contabilizou Dilma. “Isso é o resultado do grande número de visitantes estrangeiros no Brasil, mas principalmente é graças ao grande número de brasileiros que estão viajando, alguns pela primeira vez, e descobrindo as belezas do nosso país”, ponderou.
De acordo com o Dilma, além da capacitação de pessoal, há investimentos em infraestrutura (rodovias, portos e aeroportos ) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O governo está fazendo obras para que a gente possa receber melhor o turista em todo o nosso país. E que também beneficiam a população no dia a dia, porque a cidade, para ser boa para o turista, tem que ser boa para quem vive nela”.

Agência Brasil

Descoberto anticorpo que sufoca o vírus da dengue


A dengue é uma doença que não tem cura, os médicos só podem tratar os sintomas (tentar baixar a febre e diminuir a dor) e aguardar que a doença siga seu curso. O vírus da dengue, que se apresenta em quatro subtipos diferentes, mata pelo menos 20.000 pessoas por ano, a maioria crianças. Mas esta história está para mudar. Coletando amostras de sangue de 100 pessoas que se recuperaram da dengue, pesquisadores encontraram, no meio de 200.000 anticorpos, um que ataca o vírus e o sufoca, matando-o antes mesmo que ele tenha a chance de infectar uma única célula. O anticorpo foi capaz de eliminar todas as cepas do vírus da dengue do subtipo 1 em testes com cobaias. Os testes clínicos devem começar em breve, em pacientes de Singapura, onde 90% dos pacientes de dengue estão infectados com vírus do subtipo 1 e 2.

Os especialistas também vão revirar suas bibliotecas em busca de anticorpos eficazes também para os subtipos 2, 3 e 4. O professor Paul MacAry, professor assistente de microbiologia da faculdade de medicina da Universidade de Singapura revelou que já encontraram um anticorpo contra o subtipo 2, mas que ainda está nos testes preliminares.
No Brasil, a dengue está sendo combatida principalmente por medidas profiláticas, de combate aos focos de mosquito. Houve uma queda de 84% dos óbitos nos quatro primeiros meses de 2012 em relação ao mesmo período de 2010. Há dois anos, foram registradas 467 mortes pela doença no país, sendo reduzidas para 74 em 2012. Quanto aos casos graves da doença, estes caíram de 11.845, entre janeiro e abril de 2010, para 1.083, no mesmo período de 2012. Em 2012, os subtipos 1 e 4 foram os mais comuns, com 59,3% e 36,4% dos casos, respectivamente. Foram avaliadas 2.098 amostras positivas.
[Reuters, Ministério da Saúde] - hypescience

Começam inscrições de Processo Seletivo para contratação de Professor Temporário da URCA


Foram abertas as inscrições do Processo Seletivo para contratação de Professor Temporário das Unidades Descentralizadas, da Universidade Regional do Cariri (URCA), nesta segunda-feira. Estão sendo disponibilizadas 76 vagas remanescentes para os cursos de Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Ciências Biológicas, Letras e Matemática.

As inscrições para as vagas nas unidades de Campos Sales, Iguatu e Missão Velha serão feitas até o dia 3 de julho. O edital assinado pela Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, fixa salários para os cargos de Professor Graduado - 40 horas -R$ 1.404,77; Especialista - 40h-R$ 1.906,50; Mestre - 40h- R$ 3.010,24 e Doutor - 40h- R$ 4.013,63. A URCA realizou no mês de maio deste ano, concurso para o preenchimento de 168 vagas para Professores Temporários nas Unidades Descentralizadas. Os docentes tomaram posse e assumiram suas respectivas vagas no último dia 4 de junho, início das aulas nas unidades. De acordo com o Edital, os requerimentos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo, no Campus do Pimenta, à Rua Cel. Antônio Luiz, Nº1161, telefone (88) 3102-1244, bem como na Unidade da URCA, localizada na Cidade de Iguatu, à Rua Evaldo Gouveia, Nº 21, no bairro São Sebastião, Iguatu-CE, telefone: (88) 3581-3552, nos horários das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, de segunda à sexta feira, no prazo estabelecido neste Edital.
A taxa de inscrição de R$ 100,00, deverá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF), mediante depósito em favor da Universidade Regional do Cariri, Conta Corrente, nº369-2, agência 0919-9, devendo o comprovante de depósito ser afixado na ficha de inscrição.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Anúncios dos CLASSIFICADOS DO CARIRI de hoje


01 - Vendo Celular Nokia C5-03 Lindíssimo !!!



VENDO CELULAR SMARTPHONE NOKIA C5-03 NA COR PRETO COM PRATA, SEMI NOVO, 6 MESES DE USO, ESTA MUITO BEM CONSERVADO. PARA SE TER UMA IDÉIA, AINDA ESTÁ COM A PELÍCULA PROTETORA DE FÁBRICA E TODOS OS ACESSÓRIOS - MANUAL, CARREGADOR E FONE DE OUVIDO (O FONE DE OUVIDO NUNCA FOI USADO, AINDA ESTÁ LACRADO) - ENTREGO NA CAIXA ORIGINAL , VAI JUNTO UMA CAPINHA DE SILICONE TRANSPARENTE.

Características
Smartphone Nokia C5-03 - Preto - GSM, Tela Touch de 3.2", Conexão 3G, Wi-Fi, GPS, Câmera 5.0MP c/ Zoom 3x, Filmadora, MP3 Player, Rádio FM, Bluetooth 2.1, Fone, Cabo de Dados. Desbloqueado para todas as operadoras

* DETALHE: Câmera 5.0MP. Ótima resolução
Preço: R$ 320,00


02 - VENDE-SE COROLLA GLi 2011/2012 AUTOMÁTICO - 


METÁLICO, PELICULA DE SEGURANÇA E SENSOR DE RÉ.
15mil Km rodados apenas.
Preço:   R$ 60.000,00

03 - Particular Compra CPU usada em Bom Estado

Compro CPU usada em bom estado. Preciso apenas que tenha memória RAM 2GB, não importa capacidade do HD e modelo do processador.


Anuncie Grátis - Compra, Venda e Troca.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30