xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/06/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 junho 2012

Secretário Valentim Dantas é gente que faz ! - Por Maria Otilia


Crato comemora neste 21 de junho de 2012, 248 anos de emancipação política.É um dia especial para festejarmos e acima de tudo dizer com muito orgulho" sou cratense de alma e coração".Pois independente do que conquistamos ou deixamos de conquistar, devemos ser patriotas e cívicos.
Como cidadã cratense, e em nome da EEF Dom Quintino venho parabenizar uma pessoa muito especial , pelo execelente trabalho que vem desenvolvendo como Secretário de Educação, a serviço do município do Crato.José Valentim Dantas, ou simplesmente " "Valentim"  é um gestor que tem mostrado por ocasião do seu trabalho a importância de ser Tempo,Presença e Exemplo no serviço público.Principalmente na área educacional, uma das Secretarias mais importantes para o desenvolvimento do nosso município.
A nossa escola pertencente a rede estadual -CREDE 18, sempre pode contar com a parceria desta  Secretaria e de outras tais como: saúde e cultura.Mas temos estreitado laços com a educação por termos objetivos comuns: acesso, permanencia e sucesso dos nossos alunos.E com isto buscarmos a melhoria do ensino e aprendizagem, tendo como consequencia a melhoria dos indicadores educacionais.
Parabéns para o nosso Crato. Parabéns e nosso muito obrigado para nosso secretário, José Valentim. Você faz a diferença por ser um gestor simples, comprometido com o que faz, transparente , aberto ao diálogo.Independente de siglas partidárias sabe fazer alianças no verdadeiro sentido da palavra.
Como você me disse hoje, por ocasião do desfile cívico militar... " este cargo de Secretário é passageiro".Querendo afirmar nenhum cargo que gere poder deve está acima dos interesses da comunidade.Que não deve ter privilégios, ser um cargo solitário, mas um trabalho de equipe a serviço do bem comum.
Foto extraida do google -WB
                                                  Crato amado, idolatrado, salve ,salve   !!!


Oswaldo Alves de Sousa - Naquela praça está faltando ele


Nota do Editor - Para quem não o conheceu, Oswaldo Alves de Sousa é um dos maiores jornalistas e escritores do Crato.

Ele acompanha o cruel passar do tempo, que não pára e já caminha seguindo fielmente a linha da canção do saudoso Altemar Dutra que diz assim: “Velho, meu querido velho, agora já caminha lento, como perdoando o vento,” mas, suas "ANDANÇAS E LEMBRANÇAS” vão se perpetuando junto a esse tempo, tempo que lhe amarra na historia. Mesmo na escassez da memória, ainda que dominado e quase sem forças contra esse tempo, segue seu caminho traçado por Deus de vitorias e de glorias.  Assim eis tu, ó  MENESTREL DA ORATÓRIA, que aqui lhe digo, naquela praça está faltando você, OSWALDO ALVES DE SOUSA! E exatamente no momento em que o nosso Crato querido, comemora seus 248 anos, naquela praça falta você  sim, com mais uma crônica,com mais uma oratória de voz embargada de civismo ao enaltecer seu Crato querido. Se lá não estais  de microfone em punho, então o Crato te homenageia e nós da imprensa também .
Aos 83 anos, serás sempre um dos expoentes da nossa literatura e cultura regional. Do estudante ao professor, do jornalista ao escritor, de locutor a diretor, de político a orador, amante e freqüentador da praça mãe que o consagrou, nosso maior orador. Praça Siqueira Campos, berço dos homens honrados de dedicação e de boa vontade para este Crato amado. Certo dia, assim descreveu em seu livro “ANDANCAS E LEMBRANCAS:”  Disse: Sou um dos freqüentadores assíduos do velho logradouro. “Reuno-me, no dia-a-dia com dezenas de pessoas das mais diferentes condições sociais para a análise e o comentário gostoso dos mais variados temas.” De suas lembranças destaca também, o dia que a Praça Siqueira Campos foi palco para receber o brilhante e polêmico  Jornalista e Governador do Estado da Guanabara na época,  “CARLOS LACERDA, na companhia de um mito da TV brasileira “FLÁVIO CAVALCANTE.” Foi praça cheia para ouvir e conhecer de perto CARLOS LACERDA na cidade do Crato. São tantas lembranças das suas andanças que aqui não caberia por tão pouco espaço.

OSWALDO ALVES DE SOUSA é para mim, o maior exemplo de sabedoria e de competência sem nunca ter um CANUDO na mão como doutor, tendo apenas o 2º Grau incompleto mas se tornou doutor em letras no mundo da comunicação, doutor na oratória com muito mais competência e formação, do que certos canudos hoje, nas mãos de muitos.

Amado mestre, te saúdo hoje junto aos teus familiares, tens em mim a gratidão dos teus ensinamentos e de bons exemplos desde quando foi meu chefe no “ESCOTISMO” cratense.

Finalizo esta  homenagem com as palavras ilustradas em seu livro, escrito por  Carlos Augusto Alves de Sousa, seu filho:  “A PALAVRA SEMPRE O SEDUZIU, ESCRITA OU FALADA, MAS SEMPRE CARREGADA DE ENTUSIASMO, COERÊNCIA E VERDADE.”                      

Hoje o velho mestre já não se reúne mais na praça com os velhos amigos de outrora e que ainda os esperam por lá. Para suprir essa ausência e como se um dia fosse se despedir da praça assim escreveu OSWALDO. “  A praça continua cada vez mais bela, conservando os sonhos das gerações de ontem e alimentando os ideais da juventude de hoje, rumo ao amanha feliz. SALVE PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS, PRECE COLETIVA DE VARIAS GERAÇÕES.”  

Por Ed. Alencar
Jornalista/Colaborador

Crato-CE: A História se repete - Fabíola Alencar deve ser a vice na chapa de Sineval Roque


A ex-deputada estadual Fabíola Alencar (PDT) pode ser a indicada para concorrer como vice-prefeita na chapa do deputado estadual Sineval Roque (PSB). Segundo informações, o anuncio deve acontecer na convenção do partido, dia 29, no Crato Tênis Clube.
Para pessoas próximas ao deputado, pesou na decisão, a favor de Fabíola, a tentativa de legitimar a candidatura de Roque como uma chapa cratense, além de agregar experiência, já que, Fabíola tem larga experiência no executivo. Fabíola Alencar, além de ter sido a primeira deputada estadual do Crato, por dois mandatos, já foi secretária de Meio Ambiente do Estado e vice-prefeita da primeira administração Samuel Araripe.
Comenta-se nos bastidores que o deputado Roque teria dito na reunião decisiva, que “o mundo é das mulheres. Já temos uma mulher presidenta e Fabíola é um grande nome para ser minha vice”.
Agregando valor Na verdade, o nome de Fabíola é uma tentativa de agregar valor a chapa do Roque. O deputado ainda enfrenta o estigma de não ser do Crato. Sua base política é Antonina, onde já foi prefeito por duas vezes; seu irmão, também, por duas vezes e, agora, seu filho é vice-prefeito. Ao contrario de Roque, Fabíola é cratense e se identifica com a cidade, além de não fazer política municipal em outra cidade.
Outra tentativa, com a decisão, é a de unir o PDT. Hoje o partido passa por uma crise de identidade e está divido. O grupo do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Júnior Matos, quer o apoio ao candidato do prefeito, Cícero França, enquanto o grupo de Fabíola não abre mão do apoio a Roque. A idéia é que, com o PDT na vice, o partido possa se unir.
Mas, para o deputado Roque, o grande objetivo é se fortalecer localmente, principalmente, depois dos muitos desgastes políticos dos últimos trinta dias. A situação já teria levado os irmãos Cid e Ciro, a lavarem as mãos com relação a candidatura de Roque no Crato. O problema na decisão é que Roque tira de cena o nome de José Ailton Brasil, favorito na corrida, além de eliminar a possibilidade de André Barreto. Com relação a André, já era esperado. Roque não quer fortalecê-lo, pois teme seu crescimento interno. Agora com relação a Ailton Brasil, Roque terá que se explicar para a família Brasil que esperava a indicação com ansiedade. 

Muitos colocam Ailton como possível candidato a deputado estadual com apoio de Roque, mas a questão e: será que André aguenta tanto boicote? Certo mesmo é que o deputado Roque, que já enfrentava problemas externos, deverá ter outros internamente para resolver e, vale salientar, a esperança do deputado é novamente Ciro, a quem tenta desesperadamente trazer para sua convenção do dia 29.
Reportagem: JotaLopes
Radialista/colaborador

Juazeiro do Norte-CE: Explosão em fábrica de clandestina de fogos de artifícios mata aposentado de 73 anos de idade.


Uma explosão ocorrida por volta das 06h20min, desta quinta-feira (21), em fábrica de clandestina de fogos de artifícios que funcionava nos fundos de uma residencia situada a  Avenida Salgueiro, 186, Bairro Pirajá, em Juazeiro do Norte-CE provocou a morte de um aposentado de 73 anos de idade.
A vítima identificada como Francisco Simião de Araújo, o Chico da Bomba como era mais conhecido residia no local. Anos atrás ele já havia sofrido ferimentos ocasionados por uma explosão de uma banca de fogos e bombas de sua propriedade que funcionava ao lado do mercado do Pirajá. Ultimamente além de fabrica produtos com pólvora, o aposentado  possuía uma banca na feira de fogos da Praça José Geraldo da Cruz, no bairro Franciscanos em Juazeiro. Familiares de Chico da Bomba informaram a reportagem do cariri noticia que antes da explosão a vítima encontra-se no quintal de casa pilando pólvoras momento em que teria dito a sua esposa que não estava se passando bem e pediu a mulher para a mesma fizesse um chá, mas logo a esposa dele ao entrar na cozinha ocorreu o fato ceifando a vida do aposentado que teve o corpo parcialmente carbonizado atirado contra uma das parede do imóvel.
Em decorrência do impacto da explosão que foi ouvida a cerca de 600 metros do local, parte da residencia desabou. Outras quatro sofreram danos, mais ninguém saiu ferido. Estiveram no local a polícia militar juntamente com corpo de bombeiros que constataram também haver na residencia armazenamento inadequado de produtos a base de pólvora. Os militares acionaram a perícia forense na pessoa do perito criminal Raimundo Carlos Alves Pereira, o Pequeno, que constatou que a vítima sofrerá múltiplas lesões além de ter sido parcialmente carbonizada. Após os exames preliminares realizados pela perícia o corpo foi traslado para necropsia no Núcleo de Pratica Forense regional do cariri, antigo IML parta posterior liberação para sepultamento.

Reportagem, Fotos e Vídeo: Jota Lopes
Repórter/Colaborador - Site parceiro - CaririNotícia


Crato-CE: Adolescente não identificado morre ao ser espancado e alvejado a bala no Mirandão.


Um rapaz com idade aparente entre 14 e 16 anos, até então sem identificação, foi assassinado na madrugada desta quinta-feira (21), no Bairro Mirandão em Crato. Por volta de 01h40min, a viatura RD 1237 do ronda do quarteirão, composta pelos soldados Olímpio, Carlos Magno, Ismael e Marx foi acionada via telefone para atender a uma ocorrência de vias de fato que estava acontecendo na Praça Sérgio Ricardo Solano Feitosa no Bairro Mirandão, onde era realizada o tradicional São João daquele comunidade.
 
Durante o deslocamento da viatura a CIOPS-Crato recebeu algumas ligações informando sobre disparos de arma de fogo no mesmo local, o que foi repassado imediatamente para a viatura do RONDA. Chegando ao local os militares constataram que a vítima, havia  sofrido espancamento por parte de vários indivíduos não identificados. A vitima  usava bermuda jeans e camisa de cor vinho, encontrava-se desacordada e foi socorrida pelos policiais para o hospital São Francisco, onde  o Médico plantonista  afirma que  o jovem já se encontrava sem vida.
Além do espancamento o rapaz ainda sofreu um disparo de arma de fogo nas costas, o que só foi observado no  hospital, já que não houve nenhum sangramento aparente. Até o momento não se tem nenhuma identificação da vítima nem tão pouco dos possíveis autores deste crime. As viaturas de serviço da PM cratense continuam em diligência no sentido de elucidar o caso. Até o final da manhã desta quinta-feira o corpo ainda se encontrava sem identificação  no necrotério do hospital São Francisco a espera de ser removido para exame cadavérico no IML regional do Cariri em Juazeiro do Norte.
 
ACHADO DE CADÁVER
 
Juazeiro do Norte-CE. Por volta das 06h49min, de ontem (20), populares informaram  a polícia o achado de um cadáver do sexo masculino, de pele morena, estatura mediana, idade aproximada 35 anos, em uma construção abandonada na rua Raimundo Homem, bairro Triângulo, próximo ao nº 96, em frente a renovadora de pneus São Francisco. Uma equipe da PM compareceu ao local aonde constatou a veracidade da denuncia. O corpo estava despido  com um pano envolto sobre o rosto e uma aparente lesão na cabeça provocada por objeto perfuro cortante.
A polícia apurou que a vítima trabalhava como Flanelinha, nas imediações de onde o corpo foi encontrado, mas que o nome da mesma  ninguém soube informar. O corpo oi levado para o IML

Por: jotalopes
Na Foto: J. Lopes - Radialista/Colaborador

Outra crise política na América do Sul (postado por Armando Rafael)

(Transcrito do site de Veja)
Paraguai
Câmara aprova início do processo de impeachment de Lugo

O presidente paraguaio,ex-bispo católico, Fernando Lugo (Jorge Adorno / Reuters)
O julgamento político do "au desempenho de suas funções" poderá destituí-lo


 A Câmara de Deputados aprovou inesperadamente um pedido de julgamento político para destituir o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, por "mau desempenho de suas funções", informaram oficialmente fontes parlamentares. A petição foi aprovada por 73 votos contra 1, após a matança de seis policiais e 11 sem-terras em um choque armado na sexta-feira passada, em Curuguaty. As próximas eleições presidenciais estão marcadas para 23 de abril de 2013, e o período presidencial termina em 15 de agosto desse ano.

"O presidente Lugo não vai renunciar", afirmou Rubén Penayo, porta-voz de Lugo, acrescentando que o presidente vai oferecer uma coletiva de imprensa para explicar sua posição a respeito. "Ele vai respeitar como sempre a institucionalidade e espera que sejam respeitados também os prazos processuais para preparar sua defesa", disse ainda. Eulalio López, líder sem-terra da Liga Nacional de Carperos, envolvida nos violentos choques com a polícia, pediu que seus partidários se mobilizem para defender o presidente.

Em caso de renúncia, assumirá seu lugar o vice, Federico Franco, líder do Partido Liberal, componente da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), coalizão que venceu as eleições presidenciais de 2008. Fernando Lugo anunciou na quarta-feira a formação de um grupo civil que, com o apoio da OEA, vai investigar o conflito agrário.

(Com agência France-Presse)

O dia que o Brasil foi consagrado ao Coração de Jesus -- por Armando Lopes Rafael


Pouquíssimas pessoas conhecem este fato, já que na putrefação moral e decadência administrativa a que lançaram o Brasil, ele é propositadamente esquecido. Sequer é eventualmente divulgado. Era o dia 24 de julho de 1955.
Na cidade do Rio de Janeiro, ocorria o encerramento do 36º Congresso Eucarístico Internacional. (foto ao lado) Diferente de hoje, a população brasileira – àquela época -- era quase totalmente católica. E, por iniciativa das nossas autoridades, ocorria na então capital brasileira (só em 1960 a capital seria mudada para Brasília), a solenidade do “Ato de Consagração Cívica Nacional do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus”.

Para tanto, um documento, com a assinatura de 58 senadores, 250 deputados federais, 55 ministros (do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior do Trabalho, do Tribunal de Recursos, do Superior Tribunal Militar e por 60 vereadores que representavam o povo do Distrito Federal) pedia o reconhecimento da realeza divina de Jesus Cristo e a consagração do Brasil ao seu Sagrado Coração.
Eis os termos desta consagração:

“Coração Eucarístico de Jesus, Coração do Homem-Deus, Coração de Cristo Rei, Salvador da humanidade, Senhor dos senhores, Juiz Supremo dos indivíduos e das Nações. Nós, como legítimos representantes do povo brasileiro, aqui vimos entregar-Vos os destinos da nossa Pátria, que vos foi consagrada pelo episcopado Nacional em presença do Chefe do Governo, no alto do Corcovado.

“Neste momento culminante de nossa história, atendendo ao apelo de milhares de vozes, no mais alto plebiscito de Religião e Patriotismo, vimos ratificar esta consagração ao Vosso Divino Coração.

“A Vós consagramos todos os Estados e Territórios do Brasil com suas riquezas naturais, suas empresas e realizações, suas riquezas materiais, seu patrimônio espiritual e moral.

“Reinai em nossos lares, santificando todas as famílias desde a mais abastada até as mais pobres.
“Reinai em todas as atividades dos homens. Sede a luz dos homens de estudo, a defesa da Pátria pelas Forças Armadas, a sapiência dos Legisladores, a justiça dos Magistrados, a orientação do Governo.

“Agradecemos as Vossas dadivosas bênçãos à nossa Pátria, e, reconhecendo nossos erros e ingratidões, pedimos Vosso perdão e misericórdia.

“Por Maria Santíssima, a Virgem Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, suplicamos Vossas bênçãos para felicidade do nosso Povo agora e sempre. Amém.”

Crato comemora 248 anos de emancipação política em grande estilo


A manhã desta quinta-feira, dia 21 de junho, foi marcada por muita comemoração e a presença massiva da população no entorno da Praça Siqueira Campos e das ruas centrais da cidade. Um dia naturalmente atípico para os cratenses. Apesar de ser decretado feriado municipal a movimentação pelo centro da cidade era intensa. As pessoas saíam de suas casas entusiasmadas para declarar o seu amor ao aniversariante do dia: o Crato, ou como é conhecido popularmente Cratinho de Açúcar. São 248 anos de emancipação política da cidade que atualmente detém o maior patrimônio cultural do estado e tornou-se referência em desenvolvimento.


A solenidade do Dia do Município teve início com a execução dos hinos Nacional, em seguida do Estado do Ceará e por último do Crato, pela Banda de Música Municipal Maestro Azul. Logo depois aconteceu o hasteamento simbólico das bandeiras. Na ocasião estiveram presentes o prefeito do Crato, Samuel Araripe, a primeira-dama do município, Mônica Araripe, os secretários municipais, alguns chefes de corporações militares, bem como outras autoridades. Antes dos pronunciamentos o Corpo de Bombeiros conferiu a algumas autoridades o broche de honra da entidade como forma de agradecimento pelos serviços prestados à classe. O secretário de administração do município, Christiano Siebra, foi um dos agraciados com a comenda.

O prefeito fez um pronunciamento emocionado pautado na prestação de contas do seu mandato à frente do município ao longo desses quase oito anos de gestão. O prefeito destacou as principais obras executadas em seu governo como o Plano de Requalificação Urbana, projeto que redesenha a infraestrutura e projeta a cidade para os próximos 20 anos. Ele ressaltou ainda os programas de inclusão social desenvolvidos pelo Município, lembrou também os avanços conquistados na economia, na saúde e na educação. Ao final da sua fala ele enfatizou dizendo que a cidade encontra-se preparada para uma nova era de progresso e modernidade, informando que o Crato tem um planejamento sustentável. Após o pronunciamento do prefeito foi realizada a entrega de comendas comemorativas a algumas personalidades.

Para finalizar a festa um desfile cívico tomou conta da Rua Doutor João Pessoa. Alas formadas por setores da administração pública e da sociedade civil marcharam mostrando as ações e empreendimentos desenvolvidos pelo município. Os grupos de manifestação popular, como a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e os Reisados dos mestres da cultura, deram o tom da alegria e do agradecimento pelos feitos. Escolas municipais, projetos culturais, Ação Social, SAEEC, ambulâncias da Saúde, Infraestrutura desfilaram numa sequência que mostrou o quanto o Crato evoluiu nesses últimos anos. Encerrando a programação do Dia do Município aconteceu a corrida de bicicletas e à tarde a celebração da missa na Sé Catedral.

Significado do nome Crato

O topônimo Crato vem do latim curatus que significa padre, ou designação de lugares com condições de tornar-se paróquia. Sua denominação original era Missão do Miranda, depois Missão dos Cariris Novos, Aldeia do Brejo Grande e Vila Real do Crato e, desde 1842, Crato.

Jornalista Washington Feitosa
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Solenidade cívico-militar marca a data dos 248 anos do Crato

.

A 'Princesa do Cariri' ou 'Cidade da Cultura', simplesmente o cratinho de açúcar, amanhece em festa pelos seus 248 anos. Uma solenidade alusiva à data acontece durante todo o dia de hoje, iniciado com alvorada festiva na cidade, hasteamentos das bandeiras na praça da Sé e desfile cívico-militar, a partir das 7h30. No final da tarde, às 16 horas, será celebrada missa em ação de graças, na Sé Catedral, pelo aniversário do Crato.

A Semana de comenmoração ao aniversário da cidade, foi aberta na última segunda-feira, no teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, com palestra do prefeito Samuel Araripe, com o tema: Crato, Cidade Planejada para o Desenvolvimento Sustentável, além de assinatura de ordens de serviços para construções, saneamento básico e calçamentos em vários bairros da cidade.

A história do Crato, 5º Município do Estado do Ceará, é rica em grandes personagens, que marcaram a trajetória heróica de construção da Independência brasileira. A luta de uma nação Cariri é destaque no território cearense, que não deixa de ousar, de buscar o crescimento, manifestar o seu amor por esta terra. É com esse espítiro de comemoração, que o prefeito Crato, Samuel Araripe, e a primeira-dama, Mônica Araripe, parabenizam todos os municípes por tão importante data

Administração do Crato inaugura Praça do 'Zé Pagé', no Belmonte

A Administração Municipal do Crato inaugurou na noite de ontem, a Praça José Pajé, no Belmonte. A solenidade foi presidida pelo prefeito municipal, e contou com a presença de secretários municipais e os moradores da comunidade. O evento fez parte da programação alusiva a Semana do Município, cuja data máxima transcorre hoje, quinta-feira, 21 de junho com o Crato comemorando 248 anos de emancipação política. A Praça recebeu o nome de José Inácio da Silva ( ZÉ PAJÉ ). Os alunos e diretores da escola do Bairro, JoséPinheiro Gonçalves, reverenciaram o homenageado e agradeceram a administração municipal pela construção do logradouro onde, em breve, será instalada uma academia para os moradores praticarem exercícios físicos.

José Inácio da Silva ( ZÉ PAJÉ )

nasceu em 15 de janeiro de1932 e faleceu em 25 de abril de 1995, com 63 anos de idade. A família do homenageado esteve presente na solenidade, agradecendo aos gestores públicos por homenagear uma pessoa tão querida e importante da comunidade do Belmonte, dando o seu nome a uma Praça no Bairro que, sem dúvida, vai ser o principal local onde os moradores vão ter a oportunidade de perpetuar a sua memória. A homenagem foi merecida a um homem que, com sua inteligência, sabedoria e humildade, soubecultivar a amizade e a liderança, vindo a se tornar referência no Cariri. Quando se falava no Belmonte, lembrávamos logo de 'Zé Pajé' e vice-versa. Para a família do homenageado, Zé Pajé não morreu, porque o homem só morre quando desaparece da memória dos vivos.

Carro fumacê começa a atuar a partir do dia 26 de dezembro

A Secretaria de Saúde do Crato, em parceria com a 20ª CRES, por meio do Núcleo de Endemias irá realizar três ciclos (durante 3 semanas) de borrifação com o carro fumacê para combate ao mosquito da dengue. O trabalho será realizado em toda a sede do Crato e teve início no dia 18 junho. A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Núcleo de Mobilização estará divulgando no carro de som onde o fumacê irá passar. Portanto, é solicitada a participação da comunidade, no sentido de abrir portas e janelas, não deixar as crianças nas calçadas, retirar as gaiolas de pássaros, cobrir bem os alimentos, durante a passagem do carro.

Roda de Conversa com comunidade esclarece sobre os cuidados e riscos com a dengue

A Secretária de Sáude do Crato informa, através do Núcleo de Mobilização Social, que estará realizando no dia 26 de junho, a partir das 14 horas, Roda de Conversa sobre dengue com os alunos do Projovem. A ação acontecerá na escola Dom Quintino, e também tem como objetivo firmar parceria com o programa para realização de atividades de combate à dengue, como visitas domiciliares, panfletagem, dentre outras atividades.

Pantanal recebe Unidade Básica de Saúde

Uma rede de assistência à saúde cada vez mais estruturada nos bairros da cidade. É com esse objetivo que a Prefeitura do Crato vem atender às solitações da populalção. A administração entregou no final da tarde de ontem, dentro da programação de inauguração da Semana do Município, a Unidade Básica de Saúde Senhora Marta Nascimento Silva, no Pantanal.

A solenidade contou com a presença maciça da comunidade que foi prestigiar o ato. Foram muitas as manifestações de agradecimento no bairro, que não contava com os serviços na localidade, onde foram realizados nos últimos anos vários benefícios. Hoje, conta com o projovem Trabalhador, o Projovem Adolescente, serviços da creche local ampliados e vários outros trabalhos de assistância aos moradores do bairro, além do Programa de Saúde da Família - PSF.

O dicurso emocionado dos familiares e amigos da representantes da homenageda com o nome do centro, destacou a importância do trabalho desenvolvido por dona Marta Nascimento. A Unidade de Saúde do Pantanal conta com uma grande estrutura, denominado por muitos presentes como um mini-hospital na comunidade, que agora se alegra com a nova conquista. Estiveram presentes no ato inaugural, o prefeito da cidade, além de Secretários e assessores da administração.

Foto Ilustrativa: Pachelly Jamacaru ( Adicionada por Dihelson Mendonça para esta postagem especial dos 248 anos do Crato ).

Peça teatral “Retratos de Mulher” no SESC Crato - Dias 22 e 23 de Junho


Nos dias 22 e 23 de junho, o SESC Crato recebe a estreia do espetáculo “Retratos de Mulher”. A peça é resultado de um estudo sobre gênero e violência contra a mulher feito pela Universidade Regional do Cariri (URCA) na região.

Com direção de Marcela Lima e montagem do Grupo de Pesquisa Teatro/Dança e Novas tecnologias da URCA, em parceria com o grupo de Dança/Teatro Dakini Alencar, “Retratos de Mulher” destaca a crescente luta feminina pelo (re)conhecimento de um espaço e valorização, mostrando a mulher como dona de sua própria história e de seus desejos. No enredo, a busca de uma nova identidade feminina acontece a partir do que está em cena em direção à vida real.

O espetáculo faz parte da Semana Vendo Gênero, realizada desde o último dia 18, pelo SESC Crato, Centro de Artes, URCA e PROEX, com palestras temáticas, apresentações de teatro, dança, performances e artes visuais.

SERVIÇO
Espetáculo Retratos de Mulher (classificação de 16 anos)
Local: SESC Crato (Rua André Cartaxo, 443)
Datas: 22 e 23/6
Horário: 19h (sexta-feira) e 20h (sábado)

:::Gratuito:::

www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce

 

Administração municipal do Crato inaugura obras no Sítio Malhada


Como parte da programação da festa do município do Crato, a administração municipal inaugurou na noite de ontem, dia 19, no Sitio Malhada, uma quadra esportiva, pavimentação em pedra tosca da Rua Sagrada Família, a principal da comunidade, e  uma ambulância nova com Ar Condicionado e sistema de oxigênio.

Os equipamentos haviam sido reivindicados pelos moradores e vão impulsionar o desenvolvimento e o bem-estar da referida localidade. Para hoje, quarta feira, dia 20, estão previstas para logo mais as 16 horas a inauguração do posto de saúde no Bairro Pantanal e da Praça José Pajé no Belmonte.

Para esta semana também está previsto o inicio dos serviços de recuperação de várias estradas vicinais do município que ligam vilas e distritos aos sítios. Como por exemplo, as máquinas hoje estarão realizando as obras na estrada do Bairro Barro Branco indo até o Distrito de Santa Rosa. São mais de 650 quilômetros de estradas vicinais que serão restauradas.

PMC

 

O Crato 248 anos é assim - Praça São Vicente e Siqueira Campos- Dihelson Mendonça
















Fotos: Dihelson Mendonça
Distribuição mediante manter o crédito do autor

Portal CHAPADA DO ARARIPE - As Notícias do Cariri, do Ceará e do Mundo num só lugar !

.

http://3.bp.blogspot.com/-Z6KO9kqek3c/T0nMsSgalpI/AAAAAAAAfFM/XaCwL1f9Pg4/s1600/Chapada%2Bdo%2BAraripe%2BLogo%2B2012%2B-2.jpg


A Notícia do Cariri na hora em que você precisa. Há 6 anos no ar, e com mais de 50.000 artigos, o Portal Chapada do Araripe é a maior central de notícias da região, contendo artigos, Reportagens, entrevistas, Vídeos, Fatos da História do Cariri, Agenda Cultural, salas de bate-papo e milhares de fotos. Visite agora mesmo o Portal Chapada do Araripe e fique por dentro de tudo que acontece na sua região.

Anuncie a sua Empresa na Internet com quem tem Credibilidade e Responsabilidade - BLOG DO CRATO - 7 Anos no Ar


Chega de Amadorismo !

Anuncie Onde Todo Mundo Lê - BLOG DO CRATO


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:


- Anuncie no maior veículo de internet do Interior do Estado.
- Mais de 180.000 acessos de páginas por mês
- 7 Anos no mercado.
- Qualidade e Credibilidade
- Mais de 5 milhões de páginas acessadas
- Mais de 22.000 artigos
- Solidez e Experiência em Internet
- trabalhamos com Webdesign desde 1995
- Publique em diversos sites pelo mesmo preço
- Anuncie no Facebook para milhares de clientes
- Cuidamos de tudo para você
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Em breve: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia rápida hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Mercadinho Matos, Aço Cariri, Top Móveis, Crajubatur, Shopping Residence..Venha para o Blog do Crato. Chega de amadorismos e de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica. Se desejar, entre em contato pelo telefone de recados: (088) - 3523-2272

Blog do Crato - Mais de 5 milhões de Acessos de Páginas em 7 Anos




www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30