xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/06/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 junho 2012

Estamos implantando novo sistema de comentários no Blog do Crato - Agora, todos podem comentar


Agora, você pode usar o seu perfil do facebook para comentar, ou o formulário normal de comentários também.

Olá, Pessoal,

O Blog do Crato está sempre inovando e experimentando novas tecnologias para tornar ainda maior a interatividade do nosso site para para com os leitores. Ao longo dos anos, testamos diversos sistemas até chegar no modelo que usávamos até o dia de ontem, que ainda era muito limitante e pouco prático. Como administrador e técnico, por esses dias estou a testar um novo sistema que possibilita que os leitores possam usar o seu próprio perfil do Facebook para postar comentário tanto no Blog do Crato, quanto no Portal Chapada do Araripe e nos diversos outros sites da nossa rede. Os comentários ficarão na página principal, abaixo das postagens, eos comentários normais, nas páginas de comentários. Isso representa um grande avanço em praticidade. 

Durante esta fase da escolha correta dos programas, e dos inúmeros testes, os leitores poderão experimentar diversos problemas com o Blog até o sistema ficar instalado definitivamente, dentre eles:

- Alguns comentários poderão sumir de repente e reaparecer depois
- Dificuldade em escrever comentários, mesmo usando o perfil do facebook
- Mudanças de cores e estilos de cores no Blog

Peço que continuem escrevendo comentários e testando o novo sistema, só assim aperfeiçoaremos e o tornaremos eficiente. Solicito a participação de todos. Se alguns comentários de repente "sumirem", mesmo assim eles ficarão no perfil de cada um no Facebook e poderão ser postados novamente. Lembre-se: Estamos em fase de testes ainda. De qualquer modo, esta é uma grande novidade, das muitas que estão para vir ao Blog do Crato nos próximos dias. Crato comemora a semana a semana do município, e nós também comemoramos por aqui as novidades no maior site da cidade.

Abraços,

Dihelson Mendonça

GEORGE MACÁRIO DE BRITO é escolhido candidato a vice da chapa à sucessão do prefeito Samuel Araripe em Crato.


Foi anunciado em reunião acontecida na noite desta terça-feira, 19 de junho, ocorrida na casa do prefeito do Crato, Samuel Araripe, que o vice a compor a chapa com o Dr. Cícero França ( Cicinho, PV ), será o ex-vereador George Macário de Brito ( também do PV ).

George é de família tadicional do Crato, filho do histórico ex-prefeito Humberto Macário de Brito. Eleito suplente à câmara de vereadores na eleição passada, em 2011 ocupou por 8 meses vaga na câmara municipal, quando criou dentre outras, a lei que instituiu a Internet gratúita nas Praças Centrais do Crato e a lei que tornou obrigatório o ensino da HISTÓRIA DO CRATO nas escolas públicas municipais e, facultativamente, para as particulares e públicas estaduais e federais, bem como os hinos Nacional, do Ceará e do Crato, que serão cantados e suas respectivas bandeiras hasteadas a cada primeiro dia dos meses letivos.

Sendo ainda artista plástico de renome, suas obras são endossadas pelo internacionalmente reconhecido artista Bruno Pedrosa, tendo feito exposições em Brasília, Natal, Recife e Belo Horizonte.

O candidato encontra-se neste momento em Fortaleza, a trabalho. Em conversa há poucos minutos, George Macário disse que se sente muito confortável com essa decisão; Estava preparando a sua candidatura a vereador, mas diante do convite do prefeito, resolveu aceitar a composição. George estará chegando ao Crato amanhã ( 20 ), às 06:00. O seu grupo político fará convenção no próximo dia 23, às 09:00 da manhã no Crato Tênis Clube.

A notícia da escolha do ex-vereador George Macário pegou a todos de surpresa. Segundo estimativas, havia mais de 1.000 pessoas na residência do prefeito nesta noite e quando anunciado o nome, o clima foi de festa.

Segundo os presentes, a escolha do nome de George Macário foi acertada. O seu espírito enérgico e sempre agitado vem a contrabalançar o jeitão pacífico e quase meditativo do candidato Cícero França.

www.blogdocrato.com

CRATO - Pedras Portuguesas desapareceram das Praças depois da reforma


Isso é muito grave!



O prof. Armando Rafael já havia postado aqui no Blog do Crato na semana passada uma foto estarrecedora da reforma da praça da sé, em que mostrava que o piso havia sido trocado por aqueles velhos mosaicos que os nossos avós usavam em suas casas 60 ou 70 anos atrás. Pois bem. Agora, recebo nova foto do Alexandre Lucas, que mostra que na Praça Alexandre Arraes, que era uma das mais belas do Crato aconteceu a mesma coisa.

Cratenses, onde estão vocês que não protestam contra essa dilapidação do nosso patrimônio pela chamada "Reforma das praças" que o Governo do Estado está fazeendo ? No projeto original, da prefeitura do Crato, que foi elaborado com o antigo secretário das cidades do estado Joaquim Cartaxo isso não estava previsto. Por quê trocar aquele piso que era tão belo ?

Fotos:
Armando Rafael e Alexandre Lucas
Texto: Dihelson Mendonça

CUIDADO! - O Golpe do cartão clonado no posto de gasolina


Ainda não há registro deste golpe aqui no Cariri, mas vale a pena conferir:

NOVO GOLPE NO CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO

Abasteci o carro e na hora de pagar, o frentista fez a 'gentileza' de me alcançar a maquininha, só que nesse momento os dedos dele taparam o visor. Digitei a senha e ele colocou de volta na bancada, ai veio a minha sorte: Por engano, digitei um número a menos e o cara sem querer falou: 'tá faltando um número'. Como eu estava ao lado, olhei rapidamente para o visor e minha senha estava ali digitada, ao invés dos tradicionais asteriscos:**** !!! Como já conheço o gerente do posto (Ipiranga) chamei-o na hora e perdi mais umas duas horas na delegacia.

Lá veio o esclarecimento do novo golpe:

O atendente faz uma 'gentileza' e segura a máquina pra digitarmos a senha, neste momento, tapando o visor com a ponta dos dedos, na verdade ele não colocou o valor da compra, e os dígitos da senha aparecem no visor ficando expostos como se fossem o valor da compra. Ele anota a senha e diz que não funcionou por qualquer motivo. Faz novamente o procedimento só que correto e a gente paga a despesa.

PRONTO: O cara tem a senha anotada e o número do cartão que fica registrado na bobina.
Segundo a delegada, em dois dias um cartão clonado com qualquer nome está na mão da quadrilha e os débitos caem direto na sua conta!!! O frentista confessou que 'nem conhece quem são as pessoas por trás disso' um motoqueiro passou no posto, ofereceu R$ 600,00 por semana e passava lá pra pegar a lista de cartões e senhas e para deixar o dinheiro pro cara. Segundo a delegada está acontecendo muito em barzinhos, botecos, danceterias, lojas de conveniência, posto de gasolina, etc.

De: Proteste Aqui
Via Cleiton Valentim Almino 
( Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe Online )

Trânsito do Crato é responsável pela maioria dos crimes locais de violência urbana


Nas ruas do Crato é cada vez mais flagrante a desobediência de alguns motoristas e motoqueiros no descumprimento às leis do transito em diversas situações e por variados motivos. Os mais elementares artigos do Código são desrespeitados como, avançar o sinal vermelho, parar em cima das faixas continuas de passagem nos semáforos, estacionar em locais proibidos, dispensar o uso do cinto de segurança, falar ao celular enquanto dirigem e poucos reduzem a velocidade ou param para a passagem do pedestre, sem falar naqueles que usam aparelhagem de som em seus carros em alto volume transgredindo a lei do silencio publico. As infrações acontecem principalmente depois das 22 horas ou nos finais de semana. Nos Bairros ou na zona rural, longe da fiscalização, a situação é pior ainda. Motoqueiros sem capacetes conduzindo mais de uma pessoa, inclusive com crianças sobre o tanque de combustível e menores de idade dirigindo motos e carros. Esse mau comportamento tem causado prejuízos aos infratores e a sociedade e tem sido responsável pela maioria dos crimes cometidos no tocante a violência urbana, segundo estatística da 19ª Delegacia de Policia Civil da cidade, conforme declarou o escrivão Mário Gomes.

O secretário municipal de segurança publica do Crato, Luiz Joatan de Sousa, reconhece a gravidade do problema e explicou que é impossível o Departamento Municipal de Transito está presente em cada uma das infrações cometidas. Porem assegurou que o sistema de fiscalização atua eficientemente e o resultado desse trabalho está no pátio do DEMUTRAN onde existem mais de cem veículos apreendidos, entre carros e motos, fruto das irregularidades cometidas por seus condutores. Disse que a frota de veículos no Crato aumenta todo dia e o numero de agentes de transito não tem sido suficiente para atender toda a demanda. São 35 homens e mulheres divididos em três turnos e aguarda a convocação dos novos profissionais que foram aprovados no ultimo concurso da prefeitura e assim dar mais celeridade a fiscalização, garantiu o secretário.

A psicóloga Maria Williane Tavares disse que a sociedade não pode colocar toda a responsabilidade nos órgãos fiscalizadores pelo cometimento das transgressões.  Devemos saber que a infração começa no condutor do veículo e raramente pelo pedestre, orienta a psicóloga, afirmando que é preciso que cada um se conscientize e faça a sua parte e deixe que a fiscalização faça o que é de sua competência. Por outro lado, segundo ela, o pedestre tem prioridades no transito mas também tem lá suas obrigações e uma das quais é conhecer as leis, semelhantemente ao motorista. O transito, na versão da psicóloga, não é constituído apenas de carros, motos, ônibus e caminhões. O transeunte talvez seja a sua peça principal, tanto é assim que o Código  Brasileiro de Transito criou regras para os pedestres e diga-se de passagem, são desconhecidas pela maioria da população, finalizou.

Wilson Rodrigues
Jornalista/Colaborador
Foto meramente ilustrativa de imprudência - Getty images

Expocrato 2012 será lançada oficialmente nesta seman, hum mês antes do seu início


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos e a Associação dos Criadores do Crato realizaram sexta feira dia 15,  no Parque Pedro Felício Cavalcanti, o lançamento da  61ª  Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados ( Expo Crato ) que acontecerá de 8 a 15 de julho de 2012, um dos maiores eventos da agropecuária do Nordeste e que, neste ano, enfocará o centenário do cantor e compositor, Luiz Gonzaga do Nascimento. Sobre as informações de que os detentores dos direitos autorais de gonzagão não estariam vendo com bons olhos a homenagem ao Rei do Baião, o presidente do grupo gestor do evento, Francisco Leitão Moura disse que não recebeu nenhum comunicado oficial sobre o assunto e não acredita na insatisfação da família gonzaguiana e adiantou: “Se acontecer reação contrária por parte de quem cuida dos direitos autorais do cantor, mesmo assim, a homenagem será feita nem que seja preciso enfrentarmos na justiça alguma ação judicial. Se alguém vai achar ruim ou achar bom, problema de quem achar, até porque não há nenhum cunho comercial na questão. Apenas um reconhecimento dos fãs pelo que Luiz Gonzaga fez pela Exposição, pelo Crato e o Cariri”, disse Leitão Moura, que é promotor de justiça.

A homenagem centenária a Luiz Gonzaga consiste na caracterização de toda área do parque com ícones que representam a vida artística do cantor, épocas, historias contadas nas letras de suas musicas com a finalidade de mostrar a influencia que sua musicalidade teve no cotidiano de um povo. Em vários pontos estratégicos do parque serão colocados banners que, no final do evento, serão leiloados e com o dinheiro arrecado serão investidos na compra de alimentos a serem distribuídos nas comunidades carentes. Mas o ponto alto da homenagem será a apresentação de cem sanfoneiros vindos de alguns Estados do Nordeste para executar as musicas “Eu Vou Pro Crato” e “Asa Branca”, logo na abertura da festa, dia 8. Será um investimento adicional que o grupo gestor vai fazer com muita satisfação e orgulho para homenagear merecidamente a Luiz Gonzaga e não se trata de nenhum sacrifício, disse Leitão.

O presidente do grupo gestor lembrou que a Exposição do Crato não é o primeiro evento a homenagear Luiz Gonzaga em 2012, ano de seu centenário de nascimento e também não será o único cantor a ser reverenciado pela Expo Crato. Uma homenagem ao cantor baiano, Waldick Soriano, falecido em 2011, um grande admirador do Crato e que, a exemplo de Luiz Gonzaga, veio a varias exposições, será feita na sexta feira dia 6 com a apresentação do sósia, Paulo Soriano, por ocasião da noite do brega que terá também grandes nomes como Genival Santos, José Ribeiro, Claudia Barroso e outros.

Grupo gestor garante homenagem à Luiz Gonzaga

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos e a Associação dos Criadores do Crato realizaram sexta feira dia 15,  no Parque Pedro Felício Cavalcanti, o lançamento da  61ª  Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados ( Expo Crato ) que acontecerá de 8 a 15 de julho de 2012, um dos maiores eventos da agropecuária do Nordeste e que, neste ano, enfocará o centenário do cantor e compositor, Luiz Gonzaga do Nascimento. Sobre as informações de que os detentores dos direitos autorais de gonzagão não estariam vendo com bons olhos a homenagem ao Rei do Baião, o presidente do grupo gestor do evento, Francisco Leitão Moura disse que não recebeu nenhum comunicado oficial sobre o assunto e não acredita na insatisfação da família gonzaguiana e adiantou: “Se acontecer reação contrária por parte de quem cuida dos direitos autorais do cantor, mesmo assim, a homenagem será feita nem que seja preciso enfrentarmos na justiça alguma ação judicial. Se alguém vai achar ruim ou achar bom, problema de quem achar, até porque não há nenhum cunho comercial na questão. Apenas um reconhecimento dos fãs pelo que Luiz Gonzaga fez pela Exposição, pelo Crato e o Cariri”, disse Leitão Moura, que é promotor de justiça.

A homenagem centenária a Luiz Gonzaga consiste na caracterização de toda área do parque com ícones que representam a vida artística do cantor, épocas, historias contadas nas letras de suas musicas com a finalidade de mostrar a influencia que sua musicalidade teve no cotidiano de um povo. Em vários pontos estratégicos do parque serão colocados banners que, no final do evento, serão leiloados e com o dinheiro arrecado serão investidos na compra de alimentos a serem distribuídos nas comunidades carentes. Mas o ponto alto da homenagem será a apresentação de cem sanfoneiros vindos de alguns Estados do Nordeste para executar as musicas “Eu Vou Pro Crato” e “Asa Branca”, logo na abertura da festa, dia 8. Será um investimento adicional que o grupo gestor vai fazer com muita satisfação e orgulho para homenagear merecidamente a Luiz Gonzaga e não se trata de nenhum sacrifício, disse Leitão.

O presidente do grupo gestor lembrou que a Exposição do Crato não é o primeiro evento a homenagear Luiz Gonzaga em 2012, ano de seu centenário de nascimento e também não será o único cantor a ser reverenciado pela Expo Crato. Uma homenagem ao cantor baiano, Waldick Soriano, falecido em 2011, um grande admirador do Crato e que, a exemplo de Luiz Gonzaga, veio a varias exposições, será feita na sexta feira dia 6 com a apresentação do sósia, Paulo Soriano, por ocasião da noite do brega que terá também grandes nomes como Genival Santos, José Ribeiro, Claudia Barroso e outros.

Por: Wilson Rodrigues
Jornalista/Colaborador

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31