xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/06/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 junho 2012

SESC recebe inscrições para fórum sobre a pessoa idosa



Estão abertas, até 15 de junho, as inscrições para o III Fórum SESC de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa: Lei pra que te quero – Direitos Humanos e Cidadania. O encontro acontece no dia 15/6 - Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, com programação no SESC Crato. Para participar, os interessados devem se inscrever através do email acristina@sesc-ce.com.br ou na Unidade, doando 2 kg de alimentos não perecíveis. As vagas são limitadas.

A iniciativa do SESC tem como objetivo facilitar a consciência sócio-política do idoso, resgatar a sua autoestima e reconstruir a sua autoimagem, com a proposta de torná-lo cidadão atuante e participativo na sociedade. Durante a programação, serão realizadas palestras sobre os direitos e cidadania da pessoa idosa, promovidas pelo OAB e INSS.

No dia 14/6, será realizada a Campanha de Sensibilização do Direito do Idoso ao Assento no Transporte Coletivo com a entrega de folders, adesivos e estatutos em ônibus, topics e metrô, nos municípios do Crato e Juazeiro do Norte. A expectativa é de cerca de 3.000 pessoas participem.

Programação 

III Fórum SESC de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa 

14/6 
8h - Campanha de Sensibilização do Direito do Idoso ao Assento no Transporte Coletivo Local: Transportes coletivos (ônibus, topics e metrô) – Concentração na Praça Cristo Rei 

15/6 Auditório Adalberto Vamozi (SESC Crato) 8h - Credenciamento 8h30 - Café da manhã 9h - Palestra: Direitos Humanos e Cidadania 9h40 - Debate 10h - Palestra: Lei pra que te quero! Protagonismo e Empoderamento dos Idosos 10h40 - Debate 11h - Encerramento das atividades 

:::Gratuito::: 
www.sesc-ce.com.br 
Facebook: /sescceara 
Twitter: @sesc_ce

Antonina do Norte-CE: Jornalista denuncia ameaça a vereadores na eleição


O jornalista Donizete Arruda, programa Alerta Geral, Radio Som Zom Sat, denunciou em sua coluna política do último dia 7, que o deputado estadual Sineval Roque (PSB), teria chamado todos os vereadores, antes da sessão que elegeu de forma indireta o prefeito Antônio Filho (PDT), para um almoço, onde ameaçou e intimidou os parlamentares para que votassem em seu candidato. Segundo Donizete, no mesmo almoço, o deputado apresentou seu filho Tiago, já que, nem os vereadores o conheciam.
 
No comentário, Donizete ressaltou, ainda, que o deputado Sineval Roque vive pregando a moralidade e a ética, mas bancou a eleição de um prefeito que está sendo investigado pela Polícia Federal. O jornalista questionou se a população do Crato, onde Roque é pré-candidato a prefeito, deixará um homem com essa conduta chegar ao poder máximo na cidade. O jornalista finalizou comentando que talvez seja por isso, a baixa popularidade do deputado no Crato, ressaltando que o governador estaria simpático a troca do seu nome por André Barreto.
 
Os pés pelas mãos
 
Tem sido impressionante a capacidade do deputado Sineval Roque em optar pelo desgaste. Primeiro, traz um nome desconhecido, como o do seu filho para compor como vice numa chapa que, antes de assumir de fato e de direito, já é investigada por desvio de dinheiro público e enriquecimento ilícito. Segundo, agir de forma amoral ameaçando e intimidando os vereadores. Está explicado porque, até, os vereadores da oposição votaram no candidato de Roque. O motivo foi medo. Isso, não é democracia.
Alguém tem que avisar ao deputado Sineval Roque que o tempo da ditadura e do coronelismo já passou; que na democracia o que vale é a vontade do povo que deve girar em torno do melhor projeto de governo para suas vidas. O deputado Roque está infringindo o mais sagrado direito do povo, o de escolher quem lhe governa. Quando ameaça os representantes do povo, ele oprime o próprio povo. Não podemos aceitar isso. Atenção vereadores, sejam homens honrados e denunciem. Atenção polícia, isso é crime e deve ser investigado.

#As informações são jornalista Madson Vagner
Prefeito eleito indiretamente, Antônio Filho. / Foto: Divulgação
Fonte: Jota Lopes ( jornalista/colaborador )

A SÍNDROME DOS VICE-PREFEITOS DO CRATO - Por Ed. Alencar


Já faz tempo que a maldição dos  VICE-PREFEITOS  na cidade do Crato, que nunca acabaram bem, vem  perdurando e fazendo suas vitimas . A bruxa tem dado suas vassouradas  e esta  “síndrome”  a cada eleição municipal, tem deixado os Pré-Candidatos  que queiram disputar a cadeira de PREFEITO. A maioria já bateu  o pé:  “ VICE  nem pensar! “ Aí, tudo fica mais difícil fechar acordos e até mesmo sem relevância antes das convenções.  Com a palavra os Pré Candidatos.

O Dep. Sineval Roque Pré do PSB sai na frente dos argumentos: “A nossa candidatura está fortalecida com as bases feitas com as lideranças do partido, pelos segmentos da sociedade, pelas nossas militâncias locais, assim como as militâncias dos partidos aliados, temos um potencial muito grande em relação aos outros candidatos  e por isso, os outros pré-candidatos são sabedores da minha ampla candidatura”. Perguntei: em outras palavras,” VICE” nem pensar?:  Disse ROQUE; “NEM SE FALA NISSO”.

O que diz ainda o Vice-Prefeito e Pré–candidato pelo PPS Raimundo Filho: “Eu entrei sabendo e sou conhecedor da política do Crato desde os anos 70, hoje é público e notório que o prefeito me faça elogios pela minha conduta. Não participei de nada e falo de uma maneira muito tranqüila, não o aborreci, não pedi o que não podia ser feito, não solicitei o que não me era de direito, então,  a história me julgará, que fui melhor vice, do que o prefeito foi melhor do que eu”.  Perguntei: Então este ano você encerrará mais um  ciclo negativo da síndrome  dos vices?  Disse:  “sim, me orgulhei, dei um passo a mais, fui feliz, tive minhas decepções mas me preparei pra isso, sai melhor do que  quando entrei,  pois quem é VICE quer ser PREFEITO.

Para o Pré do PT Dr. Marcos Cunha, que se ver como o único pré candidato aqui no Crato indicado pelas bases, mesmo que outros apresentem  candidaturas não me frustra, disse ele, também  não foram  discutidas internamente dentro do partido, mais democraticamente são aceitas ate se definirem na convenção. Perguntei: “palavra de rei não volta atrás e o senhor não é Rei, Vice já mais? Respondeu:  “Temos trabalhado o ano inteiro para assumir a liderança desse processo, na nossa agenda ainda não cabe a discussão de vice, também não somos irredutíveis”. Perguntei: O senhor tem medo da síndrome dos vices?  Após sorrir, disse: “Não, mas quem for vice, terá que trabalhar para receber”.

Falar do Pré-do PV Cícero França indicado pelo Prefeito Samuel Araripe, dispensa comentários  da sua plena titularidade dentro do processo sucessório neste pleito municipal de 2012. É só ouvirmos o DESABAFO  do vice prefeito Raimundo Filho que foi excluído da titularidade mesmo tendo pedido e fundamentado seu desejo de ser o indicado por Samuel  ainda quando foi convidado a ser vice. Como declarou Raimundo, fui traído e vitima de manobras e mesmo ainda aberto para conversações pelo lado do prefeito, não ACREDITO, na  invertida do curso da história.

Para o pré candidato do PMDB, Ronaldo Gomes de Matos, a discussão sobre vice ainda não está na pauta de seu partido. Embora ache o cargo relevante, o assunto, momentaneamente, é impensável.

Aí, correndo por fora  vem o 6º  Pré-candidato O Prof. Roberto Oliveira do PT,  onde entende-se que está pronto para o que ”der  e vier “ na convenção, na corrida pela prefeitura do Crato. Ele é adverso do Dr.Marcos Cunha também do PT e que diz não está em pauta da sua candidatura o QUESITO  vice para ele.  E sem frustrações de ser vice ou titular e sem medo da “SINDROME DOS VICES, que diga Roberto: “ AQUI ESTOU”  seguindo a trilha da música de Ângela Maria, (VENHA DE ONDE VIER.)

Por: Ed Alencar

Notícias do Crato ( PMC )


COMDEMA do Crato realiza hoje sua VI Reunião Ordinária

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza nesta terça-feira, a  6a Reunião Ordinária do Conselho de Meio Ambiente COMDEMA, do ano de 2012. O evento será realizado no Auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato, com inicio às 8 horas e 30 minutos.  A pauta da reunião será: 
Avaliação da VI Semana do Meio Ambiente - SEMEIA 2012
Apresentação do Questionário de Avaliação de Gestão e Mobilização Ambiental do Programa Selo Município Verde - Edição 2012

Demutran alerta taxistas do Crato sobre o prazo de legalização das frotas

O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de Crato quer que toda frota de táxis da cidade esteja regulamentada até uma semana antes do início da ExpoCrato. De acordo com a lei, esse prazo ficou definido entre o órgão fiscalizador e os 110 taxistas do município. Quem não regulamentar seu veículo dentro dos padrões acordados, não vai poder trabalhar durante ou depois do evento. A declaração em forma de alerta é do chefe de fiscalização de transportes do DEMUTRAN, Daniel Aquino. Ele lembrou que falta apenas um mês para começar a ExpoCrato 2012, que vai ser realizada no período de 8 a 15 de julho e somente 30% da frota de taxis está regulamentada, ou seja, adesivada. Daniel explicou que a fiscalização vai ser rígida e os veículos taxis fora da caracterização combinada serão recolhidos e proibidos de circular.

Para o presidente da Associação dos Taxistas e Mecânicos do Cariri, João Ricarte, o prazo que foi estabelecido é suficiente para todos que não terão argumentos para se defender na hora da eventual proibição. Ele disse que a caracterização da frota de táxis no Crato faz parte de um trabalho de organização da entidade, junto com o DEMUTRAN, iniciado há mais de dois anos. Para João Ricarte, o Crato é um dos municípios cearenses que estão no calendário turístico nacional e é importante, principalmente, trabalhar de forma organizada no período de maior temporada (junho e julho). O presidente explicou que esta é a principal preocupação da associação em fazer um trabalho cauteloso, alicerçado nas leis para não prejudicar a categoria e nem a sociedade.

ProJovem Adolescente: inscrições abertas nos CRAS do Crato
A Secretaria Municipal de Assistência Social comunica que as inscrições do ProJovem adolescente ainda estão abertas nos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS, dos bairros Seminário, Vila Alta, Muriti, Alto da Penha e Batateira. A coordenação do ProJovem convida os adolescentes com idade de 15 a 17 anos para que façam parte deste programa, pois serão oferecidos cursos profissionalizantes e em junho será distribuído todo o fardamento junto ao material didático e esportivo. As inscrições deverão ser feitas nos CRAS dos bairros citados. O adolescente deverá ir acompanhado com o seu responsável legal, munidos de xérox dos seus documentos pessoais e do seu responsável.

Segue reforma de Museus do Crato com recursos da administração

A Prefeitura Municipal do Crato, com recursos próprios, está realizando todo o processo de recuperação do Museu Histórico do Crato e Museu de Artes Vicente Leite, que funcionam num dos prédios históricos tombados da cidade. O trabalho de recuperação e reforma no prédio, segundo a Secretaria de Infraestrutura, tem sido praticamente artesanal, como forma de preservar a originalidade do prédio, que já funcionou como a delegacia do Crato.

A sede dos Museus, além da Fundação J. de Figueiredo Filho vai ser totalmente reformada e informatizada. A primeira recomendação é manter e preservar toda a arquitetura original do imóvel, já que é Tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Ceará (COPAC). Passam pela reforma os assoalhos e rodapés feitos de madeira, instalação elétrica que contempla iluminação especial nos ambientes onde são expostas as peças museológicas, aplicação de nova pintura nas partes interna e externa, instalação de um elevador para cadeirantes, que liga os dois andares do prédio e sistema de refrigeração. As obras foram orçadas em R$ 275 mil.

No pavimento superior do prédio funciona o Museu de Artes Vicente Leite e no pavimento inferior o Museu Histórico do Crato, com os dois somando mais de 1.500 itens.

CONTATO: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069  
site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

AGORA É OFICIAL - PT do Crato oficializa o nome do médico Marcos Cunha como candidato de consenso a prefeito






 O PT Crato acaba  de confirmar o nome do médico  Marcos Cunha como candidato de consenso a prefeito do Crato, no grande encontro municipal desta sigla realizado na  manhã deste domingo ( 10.06), no   auditório do Colégio Pequeno Príncipe , contando com  a participação maciça de seus filiados e simpatizantes. O encontro contou também com a presença do Dr.   Manuel Santana, prefeito de Juazeiro ,que veio prestigiar o evento.
 Na oportunidade  aconteceu a  apresentação dos 19 candidatos a  vereador, que deverão aguardar  suas homologações pela justiça eleitoral. Vale salientar que a proposta do Roberto Oliveira, também, como candidato a prefeito, apesar de não apresentada  oficialmente em tempo hábil , foi levada  a decisão dos  delegados do encontro no que foi derrotada, contando apenas com seu foto favorável à proposta.
 Fica  claro e evidente de que o PT Crato Está todo unido em nome do Dr, Marcos Cunha, e agora , é esperar  o resultado das conversações sobre possíveis coligações na campo da base governamental .

Fonte: Toinho do PT ( Antonio Correia Lima )

Sequestrador arrependido poderá ser beneficiado no Brasil


Quem participar de sequestro e depois optar por denunciar o crime, facilitando a libertação da vítima, pode passar a ser beneficiado com o arquivamento da investigação por decisão do Ministério Público, o que provocará a extinção de sua punibilidade. A inovação foi aprovada nesta segunda-feira (11) pela Comissão Especial de Juristas designada pela presidência do Senado parar elaborar anteprojeto para o novo Código Penal.

- A grande preocupação no sequestro é com a vítima. Hoje o sujeito que colaborou com o sequestro, mas delata a própria quadrilha e permite a libertação da vítima tem redução de pena, mas isso é insuficiente porque que ele vai cumprir a pena reduzida junto com os outros que foram delatados, o que não costuma dar certo – comentou o relator da comissão, o procurado da República Luiz Carlos Gonçalves.

A redação e as penas atualmente aplicadas ao crime de extorsão mediante sequestro foram mantidas. Hoje, esse crime é punido com prisão de oito a 15 anos. Foram mantidas ainda as figuras qualificadas que aumentam para a faixa de 16 a 24 anos a pena de prisão se a ação resultar em lesão grave ao sequestrado ou terceira pessoa. Quando houver morte, a pena de prisão vai de 24 a 30 anos.

Os juristas vão retomar os trabalhos ainda esta tarde, quando devem deliberar sobre os crimes hediondos, os crimes militares e os crimes de responsabilidade dos prefeitos, entre outros pontos ainda pendentes para a conclusão da etapa de votações. Em seguida, o relatório será sistematizado para que seja entregue ao Senado ainda esse mês. Dia 27 haverá uma solenidade para marcar o desfecho dos trabalhos.
 
Agência Senado

PCdoB do Crato define posicionamento sobre eleições municipais


PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL.
DIRETÓRIO MUNICIPAL DO CRATO – CEARÁ

Nota Política

Depois de muitos anos – boa parte deles sob a perseguição de regimes ditatoriais, o PCdoB tem colocado como um dos centros de sua tática a disputa de eleições. Com a vitória de Lula em 2002, o Partido intensificou os esforços para ampliar sua presença institucional. Em, 2007, com uma correlação de forças mais favorável no âmbito interno e externo, o PCdoB promoveu uma flexão importante em sua orientação eleitoral, adotando uma conduta mais audaciosa para reger a política do Partido e das forças avançadas. O resultado da participação do Partido nas eleições em 2010 é demonstrativo dos ganhos dessa decisão. Ampliou a bancada federal e, entre todas as bancadas, foi a quarta mais votada para o Senado Federal. Agora, em 2012, o Partido apresenta uma tática mais afirmativa, com o fortalecimento do trabalho institucional, a participação ativa no movimento social e o foco na luta de ideias. Esses elementos têm proporcionado crescente expansão e protagonismo.

Diante do exposto, em reunião da Comissão Política do PCdoB- Crato/CE, e:
 
Considerando que o PCdoB em Crato, sintonizado com a politica e interesses partidários mais gerais, há bastante tempo vem entabulando conversações com os diversos pretendentes à candidatura majoritária, mas, notadamente com o pré-candidato do PMDB; Considerando, ainda que estas conversações com o PMDB casa-se com a estratégia e objetivos eleitorais estaduais e nacionais do Partido; A comissão política decide manter e aprofundar os entendimentos com O PMDB neste rumo, procurando assegurar os nossos objetivos específicos no município do Crato.

O PCdoB – Diretório Municipal do Crato salienta que todos os camaradas estão com o intuito de proporcionar um protagonismo nos próximos anos bem como assegurar e legitimar as mudanças favoráveis ao crescimento nos diversos setores em nossa cidade.

Comissão Política Municipal
Crato, Ceará,  10 de junho de 2012.

Usina Solar de Tauá deve ser ampliada para 45MW


A ampliação na geração de energia solar para 45 megawatts da Central Geradora Solar [CGS] Fotovoltaica pela empresa MPX será apresentada nesta terça-feira [12], às 14h, em Tauá, na Região dos Inhamuns.

A apresentação acontecerá durante audiência pública presidida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente [Semace] que tratará do processo de licenciamento ambiental em Tauá. O objetivo é apresentar à população e ao poder público local aspectos referentes aos estudos ambientais, construção da CGS e benefícios gerados.

Esse tipo de audiência pública é necessária ao licenciamento de obras/atividades que demandem elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo relatório [EIA-RIMA]. Nessa etapa, o município que receberá o empreendimento é convidado a entender todos os seus pontos, a fim de questionar impactos ambientais e dar sugestões que irão ser estudadas pela equipe técnica da Semace. Tais sugestões servirão de subsídio para elaboração de parecer técnico do órgão ambiental, o qual será levado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente [Coema] para apreciação e votação dos conselheiros. Uma vez que a CGS tenha parecer favorável da superintendência e tendo este sido aprovado pelo Coema, há a publicação de resolução em Diário Oficial do Estado [DOE] oficializando a decisão. Somente após este processo é possível a emissão da licença prévia pretendida pelo empreendedor.

USINA SOLAR TAUÁ - Segundo o EIA-Rima entregue na Semace pela MPX em 12 de fevereiro, a central está projetada para uma capacidade instalada total de 50 MW, através da utilização de painéis fotovoltaicos, sendo 5 MW correspondentes à primeira etapa de instalação e os 45 MW restantes correspondentes à segunda etapa. Atualmente, a Usina Solar Tauá está em operação com capacidade de 1 MW. A área do empreendimento é localizada no perímetro irrigado Várzea do Boi, em Tauá.

A Usina Solar Tauá, inaugurada pela MPX em 2011, é o primeiro empreendimento de geração de energia solar em escala comercial construído no Brasil. A energia elétrica produzida pela usina é injetada no Sistema Interligado Nacional.

Atualmente, o volume de energia gerado pela Solar Tauá é suficiente para abastecer até 1.500 famílias. Com a expansão prevista para 50 MW, o número sobe para até 75.000 famílias, o que equivale ao suprimento de três vezes mais o número de domicílios de Tauá.
 
Assessoria de Comunicação da Semace

Grave acidente tira a vida de Cratense


Um casal de professores e a filha adolescente de 13 anos estão entre os mortos. A outra filha de cinco anos ficou ferida

Russas. O feriadão terminou trágico nas estradas do Ceará. Famílias que voltavam de passeios entre Capital e Interior envolveram-se em um acidente que resultou em quatro mortos, entre eles uma adolescente de 13 anos. Os dois veículos que seguiam em sentidos contrários colidiram frontalmente no Km 144 da BR-116, no município de Russas. O acidente, que provocou a morte de um casal de professores, causou comoção popular no Cariri, Sertão Central e também no Vale do Jaguaribe. Os dois veículos Peugeot e Punto bateram de frente, no quilômetro 144, da BR-116. Os automóveis ficaram destruídos com o impacto. Guarnições do Corpo de Bombeiros de Limoeiro do Norte ajudaram no resgate dos feridos fotos: Melquíades júnior

De acordo com a Polícia, por volta das 10h30 de ontem, no último dia do ´feriadão´ de Corpus Christi, as duas famílias seguiam rumos diferentes para chegarem em casa. Conforme relatos de testemunhas, no Km 144 da Rodovia Santos Dumont (BR-116), o Fiat Punto, de placas OCJ-9747, que trafegava no sentido Fortaleza/Interior, colidiu frontalmente com o Peugeot, de placas HWQ-9484, no qual estava o casal de professores Cláudia Matos e Raimundo Pereira da Silva Júnior e as duas filhas deles.

A professora morreu na hora. O marido foi retirado do carro após bombeiros militares da Guarnição de Limoeiro do Norte serrarem a porta do veículo. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) decolou de Fortaleza e outra de Juazeiro do Norte para o resgate dos feridos. O professor Silva Júnior foi o primeiro a ser resgatado. Ele foi levado para a emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), em Fortaleza, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu na unidade médica.

Crianças

No automóvel também estavam as filhas do casal, Ana Luísa Matos, de 13 anos, que morreu na hora, e Evelyn Matos, de apenas cinco anos de idade, a única sobrevivente dentre os quatro ocupantes do Peugeot. A criança foi levada para o Hospital Regional de Russas com escoriações leves, mas conforme a Polícia, chorava muito perguntando pela mãe.

No Fiat Punto branco estavam Soleon Menezes, de aproximadamente 25 anos, acompanhado de sua namorada, Ana Paula Cândido, natural do Crato. Eles retornavam do ´feriadão´, em Fortaleza, na companhia dos avós de Soleon, Modesto Silvestre Tavares, de 78 anos, e sua esposa Maria Altair. O idoso faleceu quando recebia atendimento no Hospital Municipal de Russas.

A namorada de Soleon, Ana Paula Cândido, foi socorrida para o Hospital da Unimed em Fortaleza. Ela sofreu hemorragia interna e teve fratura na região do baço e, no início da noite de ontem, passou por uma cirurgia, mas os médicos avaliaram que sua vida não estava em risco. Os corpos de Cláudia Matos, sua filha Ana Luísa e Modesto Silvestre foram levados ainda na tarde de ontem para a sede da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), em Quixeramobim (a 206Km de Fortaleza).

Três pessoas gravemente feridas foram trazidas para Fortaleza em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) FOTO: NATINHO RODRIGUES

Levado para Fortaleza, o condutor do Fiat Punto sofreu traumatismo craniano e muitas fraturas no tórax. De acordo com parentes de Soleon Menezes, ele e a namorada, que moram no Crato, haviam decidido passar o ´feriadão´ em Fortaleza.

Imprudência

Após o acidente, a reportagem flagrou casos de imprudência dos motoristas e passageiros de outros veículos, que paravam para observar o acidente. Outros chegavam a colocar parte do corpo para fora dos veículos. As causas do sinistro só serão conhecidas após a liberação do laudo da Coordenadoria de Criminalística da Pefoce. No entanto, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do Fiat Punto invadiu a faixa esquerda (em trecho proibido para ultrapassagem). Os policiais não souberam informar se ele tentou uma ultrapassagem ou se perdeu o controle da direção por outro motivo.

Moto


Uma colisão entre um automóvel e uma moto, na noite do último sábado (9), no Km 30 da Rodovia CE-341, em Pentecoste, resultou na morte de José Souza de Araújo e sua mulher, Joana Moura de Souza. O casal estava na moto. O motorista do carro fugiu sem prestar socorro.

Criança

5 anos de idade tem a filha do casal de professores Cláudia Matos e Raimundo Silva Júnior. A criança foi a única sobrevivente entre os ocupantes do veículo Peugeot

MELQUÍADES JÚNIOR
Repórter do Diário do Nordeste

Sem conseguir combater a corrupção, Brasil muda a lei sobre ela - deixa de ser crime hediondo


Juristas excluem corrupção do rol dos crimes hediondos

A comissão de juristas do Senado que discute mudanças ao Código Penal decidiu nesta segunda-feira não incluir a corrupção praticada contra a administração pública na lista de crimes considerados hediondos. A sugestão havia sido feita pelo relator, o procurador regional da República Luiz Carlos Gonçalves, mas não foi acolhida pela maioria dos integrantes da comissão.

O colegiado, contudo, aprovou o acréscimo de sete delitos ao atual rol de crimes hediondos: redução análoga à escravidão, tortura, terrorismo, financiamento ao tráfico de drogas, tráfico de pessoas, crimes contra a humanidade e racismo. Atualmente, são considerados hediondos os crimes de homicídio qualificado, latrocínio, tortura, terrorismo, extorsão qualificada pela morte, extorsão mediante sequestro, estupro e estupro de vulnerável, epidemia com resultado de morte, falsificação de medicamentos e tráfico de drogas.

A Lei dos Crimes Hediondos foi editada em 1990, no governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, como resposta a uma onda de violência em resposta à violência no estado do Rio de Janeiro. Na prática, os juristas propuseram incorporar ao Código Penal as mudanças da lei.

Os crimes hediondos são considerados inafiançáveis e não suscetíveis de serem perdoados pela Justiça. Eles têm regimes de cumprimento de pena mais rigoroso que os demais crimes, como um tempo maior para os condenados terem direito a passarem do regime fechado para o semiaberto, por exemplo. Atualmente é de dois quintos da pena para não reincidente e, com a proposta aprovada, seria de metade - para os reincidentes, o prazo seria o mesmo, de três quintos. A prisão temporária é de 30 dias, prorrogáveis por igual período, prazo maior do que nos demais crimes. Durante os debates da comissão, o relator chegou a sugerir que a sociedade "clama" por essa mudança. Mas, numa votação rápida, apenas o desembargador José Muiñoz Piñeiro Filho e o promotor de Justiça Marcelo André de Azevedo votaram a favor.

"Na minha visão, a corrupção deveria fazer parte desse rol, mas a maioria entendeu que não", afirmou Luiz Carlos Gonçalves, lembrando que "em um colegiado não é correto falar em derrotas ou vitórias". "Um Código Penal deve atender à sociedade e posso afirmar que uma das sugestões que a sociedade mais reivindica é que os crimes contra a administração pública, notadamente o peculato (desvio de dinheiro público) e a corrupção, deveriam fazer parte do rol", disse Piñeiro Filho.

"Nós entendemos que a Lei de Crimes Hediondos ao longo dos seus anos de vigência não contribuiu para reduzir a criminalidade em nenhuma medida e trouxe problemas para o sistema prisional e penitenciário", disse o advogado Marcelo Leonardo, que foi contrário a todas as inclusões.

O colegiado tem até o final do mês de junho para apresentar uma proposta de reforma do Código Penal ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Caberá à Casa decidir se transforma as sugestões dos juristas em um único projeto ou as incorpora em propostas que já tramitam no Congresso.

Fonte: Agência Estado

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30