xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/06/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 junho 2012

Futebol - Por: Amilton Silva


Duas partidas marcaram o início da quarta rodada do campeonato brasileiro da série A. às 18:30h , no Engenhão, Rio de Janeiro, o Flamengo consegui sua primeira vitória, e amenizou sua crise. A vitória do rubro negro carioca foi por 3 X 1 Sobre o Coritiba. Já no novo horário do sábado, jogo realizado às 21:00, no pacaembu, São Paulo, o Atlético mineiro venceu o Palmeiras por 1 X 0 , na estréia de Ronaldinho Gaúcho, e assumiu provisoriamente a primeira colocação no campeonato, já o Palmeiras , dependendo dos resultados da rodada de hoje , poderá terminar na lanterna do campeonato. Eis os Jogos que finalizam a quarta rodada , que serão realizados neste domingo:

PORTUGUESA X ATLÉTICO GO
FLUMINENSE X INTERNACIONAL
GRÊMIO X CORINTHIANS
BAHIA X VASCO
SÃO PAULO X SANTOS
CRUZEIRO X SPORT
FIGUEIRENSE X PONTE PRETA
NÁUTICO X SPORT.

                                                                Ceará vence Primeira Partida

Foram precisos cinco jogos , para o representante cearense conseguisse sua primeira vitória , na série B do campeonato Brasileiro. A vítima  foi a equipe do ABC de Natal, que perdeu por 4 X 2.Outras partidas realizadas ontem pela série B: CRB 2 X 0 Atlético PR, Parraná 2 X 2 Guaratingueta, Barueri 2 X 2 Guarani, Criciúma 3 X 0 Goiás. América MG, América RN, Criciúma e Vitória ocupam as quatro primeiras posições na classifacação , já na parte de baixo da tabela estão as seguintes equipes:
Ceará , Ipatinga, Guaratinguetá e Barueri.

Por: Amilton Silva

Concurso de Fotografia -Por Maria Otilia

A EEF Dom Quintino realiza durante o mês de junho, um concurso de fotografia intitulado "O OLHAR DO ALUNO", tendo como objetivo trabalhar o meio ambiente.Este trabalho está sendo coordenado pelo professor  do Laboratório de Informática ,Anderson Feliciano ,que vem realizando excelentes trabalhos dentro da informática  educativa voltada para a sala de aula.


“O OLHAR DO ALUNO”  TEMA: NATUREZA URBANA
CATEGORIAS: 1. Preto&Branco 2. Colorido

REGULAMENTO

 1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 O Concurso de Fotografia “O OLHAR DO ALUNO” promovido pela  EEF DOM QUINTINO é aberto a fotógrafos amadores alunos de nossa escola.
1.2. Poderão ser fotografadas apenas áreas localizadas na Cidade do Crato.
1.3. A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem; a mensagem transmitida pelo fotógrafo, aspectos da composição e harmonia.
1. 4. Cada fotógrafo poderá participar com, no máximo, 04 (três) fotos, sedo duas Preto & Branco e duas Coloridas.
1.5. Cada participante só poderá ser premiado uma única vez.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições serão feitas exclusivamente no LEI (Laboratório Educacional de Informática) nos turnos Manhã e Tarde.
2.2 As imagem poderão ser Transmitidas para os nossos arquivos em Pen Drive, CD’s, DVD’s, Cartões de Memória ou Cabo USB.
3. DO MATERIAL
3.1. Poderão ser enviadas somente fotos digitais (arquivos), Câmeras profissionais e Amadoras, Celulares, Tablete, entre outros.
a) Devem ser enviadas em anexo no formato JPG, PNG, JPEG, no tamanho mínimo de 640x480 de resolução;
3.2. As fotos não poderão ser manipuladas digitalmente em apenas cores e brilhos; (não será aceito montagens)
3.3. O material deverá ser entregue juntamente com a ficha de inscrição.
3.4. Serão escolhidas 10 fotos para compor uma exposição virtual eletiva. Serão premiadas 2 (duas) fotos (uma Preto & Branco e outra Colorida).
4. A DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
4.1 A divulgação dos selecionados será realizada no dia 25 de Junho de 2012 em nosso blog.
4.2 O nome do autor da Foto será  citado em qualquer  exposição da imagens  enviada  pelo concurso.
5. DO JULGAMENTO:
5.1. As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por 3 educadores, sendo dois professores da escola e um da CREDE 18.
 6. REALIZAÇÃO DA ENTREGA DOS PRÊMIOS
6. Os ganhadores serão notificados, e seu prêmio será efetivado em Data a combinar.
 7. DISPOSIÇÕES FINAIS:
7.1. Todos os participantes do concurso asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, mas permitindo o uso pelo Concurso para a divulgação na exposições nas mídias eletrônicas e impressas.
 8. AS FOTOS ENVIADAS NÃO SERÃO DEVOLVIDAS.
8.1. A comissão julgadora é soberana, compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.
8.2. Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores, de acordo com a Lei nº 5768/71 e decreto nº 70.951/72, artigo 30.
8.3. Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização penal e civil.
8.4. Não poderão participar do concurso professores, Comunidade e alunos de outras escolas. Só poderão participar alunos regulares matriculados na EEF Dom Quintino.
8.8. Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas ao LEI da EEF Dom Quintino
9. O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da (s) fotografia (s) inscrita (s), e, consequentemente, do respectivo participante.
10. O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento.

Uma ideia, um livro - Por: Emerson Monteiro

Recebi, agora recente, o livro Magistério hilariante, de autoria do amigo Braulio Ramalho, professor e escritor, que antes publicara Foi assim!, onde documenta o movimento estudantil cearense no transcorrer da revolução militar de 1964, avaliadas bases históricas e consequências. 

O trabalho atual nutre a disposição do professor para trazer a livro uma ideia especial, qual seja contar causos das salas de aulas, suas e de outros, em situações inusitadas, por vezes exóticas, doutras risíveis, pitorescas, próprias dos grupamentos em atividade escolar, sobremodo nos instantes quando professor e aluno se deparam face ao surpreendente, na faina de ensinar e aprender. 

Nas tais ocasiões, afloram sentimentos inesperados, contraditórios, claudicantes, pondo em xeque os atores da cena, pedindo arreglo diante dos impasses dessa tarefa difícil que significa conhecer disciplinas, lidar com psicologias em formação e reger a orquestra do processo didático. São alunos que indagam do saber a que veio o professor, raras horas remunerado com justiça que lhe merece o esforço e a cultura adrede adquirida. Mestres esses transmitindo o tanto do que sabem a estudantes vários trazidos crus ao aprendizado, porém humanos e abertos a quase tudo de rir ou fazer rir. Assim, o exercício da dialética de colégios e faculdades pela vida afora geram histórias vistas, nesta oportunidade, pelos olhos de um dos protagonistas do drama-comédia tão antigo quanto os seres deste chão.

Com isso, o professor Braulio Ramalho obtém quadro vigoroso por meio de estilo refinado das tantas situações irreverentes, gozadoras, tiradas primorosas do espírito das classes, colhidas ao sabor das lembranças dignas de se passar ao leitor, no bom aproveitamento que realiza da ideia de reciclar no livro tais aventuras pedagógicas marginais da geração sobretudo no seu tempo e dos seus amigos das escolas fortalezenses. 

A edição é projeto gráfico diagramado por Rodrigo Barbosa, que marca presença também na ilustração de boa quantidade das histórias, valorizando ainda mais o conteúdo por si rico das tiradas pedagógicas, produção esmerada de Expressão Gráfica e Editora Ltda., de Fortaleza.

Hospital do Cariri registra primeira doação de órgãos para transplante


O Hospital Regional do Cariri [HRC] registrou a primeira doação de órgãos para transplante desde que foi inaugurado, em abril.


O Governo do Estado e a Secretaria da Saúde montaram uma operação de logística para viabilizar o aproveitamento dos órgãos doados. Ao meio-dia da sexta-feira [1º], a Central de Transplantes da Sesa registrou a notificação de potencial doadora no HRC. No domingo [3], os órgãos doados foram transplantados no Hospital Geral de Fortaleza [HGF] e no Hospital Universitário Walter Cantídio.

Entre a notificação e o fechamento do protocolo de morte encefálica da paciente de 41 anos, a Central de Transplantes acionou a Casa Civil que autorizou voo para o transporte da técnica responsável pela realização do exame e do aparelho de eletroencefalograma portátil. O resultado do exame recebeu o laudo por neurologista do HRC. O protocolo de morte encefálica foi fechado às 2h20min do domingo [3]. Após entrevista, a família autorizou, às 3h18min, a doação do coração, pulmão, pâncreas e rins.

Para o transporte da equipe de captação de fígado do Hospital Universitário até o Cariri e dos órgãos doados para Fortaleza, a Casa Civil autorizou outro voo. A cirurgia para retirada dos órgãos foi realizada no HRC às 7h de domingo. Os rins foram captados pela equipe de transplante renal da Fundação Leandro Bezerra de Menezes, da cidade do Crato. No Hospital Universitário, uma mulher de 49 anos recebeu o fígado e um homem de 43 anos recebeu o rim direito. No HGF, um homem de 48 anos recebeu o rim esquerdo. Coração e pâncreas não foram retirados por falta de receptor compatível e, o pulmão, por incompatibilidade de tamanho. A família não autorizou a doação das córneas.

DOAÇÃO - No Ceará, o Instituto Dr. José Frota [IJF] é a principal unidade de captação de órgãos para transplantes, responsável, em 2011, por 70,4% dos órgãos transplantados no Estado no ano passado. No Cariri, o HRC se prepara para se tornar também importante unidade de captação no Estado e para, futuramente, se habilitar como unidade transplantadora.

O perfil do HRC, assim como dos outros três hospitais regionais que o Governo do Estado vai entregar à população em Sobral [Hospital Regional Norte], Quixeramobim [Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central] e na Região Metropolitana de Fortaleza [Hospital Regional Metropolitano], comporta a realização de transplantes.

O Ceará vem registrando recordes sucessivos de transplantes ano a ano. Em 2011, o Estado superou pela primeira vez a marca de mil transplantes, atingindo o total de 1.297 procedimentos. Este ano, até a tarde desta quarta-feira, 6 de junho, já haviam sido realizados no Estado 486 transplantes – 103 de rim, três de rim/pâncreas, 14 de coração, 70 fígado, dois de pulmão, oito de medula óssea, 377 de córnea, um de pâncreas isolado, um de pâncreas pós-rim e sete de esclera.

Via Assessoria de Comunicação e Informação da Sesa


Ministério da Integração Nacional confirma R$ 13,4 milhões para a seca no Ceará


O Ministério da Integração Nacional confirmou que irá liberar R$ 13,4 milhões para ações de combate à seca no Ceará.

A liberação foi publicada na edição do Diário Oficial da União [DOU] de 4 de junho. Segundo o Ministério, o Estado receberá adiantado R$ 3,35 milhões, e o restante será repassado após aprovação de projetos que possam amenizar os efeitos da seca. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, parte desses recursos – R$ 2,5 milhões – será usada para a perfuração de poços profundos. O restante deverá será usada para atender os municípios que dependem de carros-pipa.

No momento, segundo o secretário, o Exército confirmou que existem 464 carros-pipa fornecendo água para comunidades em dificuldade e ainda há 18 municípios que não foram contemplados.

Nelson Martins ressaltou ainda que outra demanda dos municípios é pelo milho ao preço R$18,10 para a alimentação do rebanho animal. Portaria interministerial garante que produtores cadastrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar [Pronaf] podem aquirir até três toneladas de milho e associações ou cooperativas com Declaração de Aptidão ao Pronaf [DAP jurídica] podem comprar até três mil toneladas do produto. A medida beneficia produtores de áreas correspondentes à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste [Sudene].
 
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

"O julgamento do século": Um jogo de cartas marcadas?‏


O que esperar de um julgamento que não pode ter outro resultado aceitável, a não ser a condenação dos réus, não obstante a falta de provas que os incrimine?

Se você estivesse preste a enfrentar um Tribunal cujos juízes se deixassem pressionar por um poder paralelo que demonstra uma enorme capacidade de influenciar as decisões de seus julgadores, a ponto de inverter a pauta de julgamento desse tribunal apenas para atender a um clamor midiático em nome de posições políticos/ideológicas bem definidas e a esse clamor chama de opinião pública.

Muito embora a verdadeira opinião pública já tenha dado um veredito de absolvição naquilo que poderia fazê-lo, aos réus que deveriam enfrentar um julgamento técnico, quando chamada a emitir um juízo de valor por meio do voto, mas irão se confrontar com um novo julgamento político, numa casa que se supunha a guardiã da constituição? Como você se sentiria? Imagino bastante desalentado.

E se os crimes de que você é acusado se originassem de um esquema que já tinha sido usado anteriormente pelo mesmo financiador, apenas com personagens diferentes, os quais também são réus de um processo semelhante ao seu que se encontra no mesmo tribunal e é muito mais antigo, devendo portanto ter entrado na pauta de julgamento primeiro mas a ele não foi dada a mesma dimensão porque o poder paralelo que se arvora em fiscal da lei, função que a constituição não lhe atribui, age com forte pressão sobre os juízes que irão julgar você, determinou sua culpa e por isso deve ser julgado com grande estardalhaço e os réus do outro processo não, uma vez que eles defendem as posições políticas dos que querem sua condenação conseguindo que a corte que fará seu julgamento se vergue a pressões, confiaria numa sentença isenta, livre de pré-julgamentos? Acredito que não.

E se aquele que é acusado de ter sido o chefe da quadrilha, ainda que não faça parte do rol dos denunciados, seja imposta a mordaça, não se lhe permitindo que proteste, que grite contra as pressões que jogam sobre os juízes que determinarão que você ficará preso ou em liberdade, não se contenha e acuse a farsa, se levante contra a armação, imediatamente passe a sofrer da falsa acusação de querer "melar" o julgamento.

Quando está somente no legítimo direito de fazer o contraponto, de tentar se sobrepor as pressões, de frear o movimento de condenação antecipada, diga que os crimes atribuídos aos réus são imputações desprovidas de provas, único a ter voz ouvida entre todos que desejam que você seja condenado, sofra também da parte do acusador-mor, o Procurador Geral da República e de um de seus juízes, ministro do STF, a vil acusação de querer influir nas decisões do tribunal para adiar seu julgamento ou levá-lo a prescrição, quando a cada minuto quem está agindo assim é exatamente aqueles que fazem campanha para que você seja trancafiado numa prisão.

O fazendo pelo piores motivos, o primeiro porque não deu curso a uma investigação federal vindo a ser acusado de prevaricar e o segundo por ter sobre a cabeça a suspeita de haver manchado a reputação num esquema criminoso e os demais juízes que deveriam guardar o decoro do cargo se submetem a tais argumentos e de afogadilho marcam o dia e a hora de seu julgamento para dá azo a vaidade de um dos juízes que irá julgá-lo e quer entrar para história do tribunal que preside como o ministro que julgou o processo a que você está arrolado como réu contra todo o bom senso que deveria prevalecer em tais situações porque vai aposentar-se, acreditaria que seus julgadores lhe dariam um julgamento justo? Dificilmente!

Pois um julgamento assim está em curso com todos os personagens acima descritos. A mídia que faz as vezes de poder paralelo conseguiu dobrar os juízes do processo, os ministros do STF que capitularam ante as pressões da "opinião publicada" na grande imprensa tida como opinião pública.

Os ministros do STF que dizem ser imunes a pressões, avocando a vitaliciedade do cargo como demonstração de sua capacidade de não deixar-se influenciar-se por pressões externas, não conseguem explicar porque o mensalão denunciado por Roberto Jefferson está com data marcada e o mensalão mineiro precursor do mensalão que vai a julgamento em agosto não entrou na pauta de julgamento do supremo, se a denúncia deste mensalão mineiro é cinco anos mais antiga do que o "mensalão" do governo Lula.

Não é possível acreditar num julgamento isento com todos os fatos que estão postos na mesa. Procurador que deixou de cumprir com a investidura de seu múnus no caso da operação Vegas, ao ser cobrado, liga as cobranças ao julgamento do mensalão.

Ministro do STF que pegou carona num avião fretado por um criminoso diz ter sido pressionado pelo ex-presidente a usar de sua influência para adiar o julgamento do mensalão em troca de uma suposta blindagem numa CPMI aberta pelo congresso. Mídia que pressiona juízes a marcar uma data para um julgamento cujo processo é semelhante ipsis litteris a um outro, o mensalão mineiro, e não há a mesma cobrança.

Ministro que é pressionado a declarar-se suspeito porque foi Advogado Geral da União do governo que estará sob julgamento e ministro que a mídia insiste em desconhecer suspeição embora tenha sido Advogado Geral da União do governo anterior que é o principal interessado na condenação dos réus do processo do mensalão. Presidente da corte que irá julgar o processo do mensalão e vai aposentar-se e quer entrar para a história do tribunal como presidente que colocou em pauta o julgamento do mensalão.

Ex-presidente tido e havido como o chefe da quadrilha que não está em julgamento, mas é sistematicamente impedido de manifestar-se como cidadão sobre os rumos do processo, enquanto quem o acusa usa de um grande meio de comunicação social para fazer pressão sobre o STF. Tudo isto posto, o resultado não pode ser outro que não a condenação.

* Texto escrito e enviado por Kid Jansen de Alencar Moreira ( Via Yuri Guedes )

Crato ultrapassa Juazeiro e é o segundo do Ceará em Dengue


A Secretaria da Saúde do Estado [Sesa] divulgou, nessa sexta-feira [8], o boletim atualizado dos casos de dengue no Ceará.

Em sete dias, o Ceará registrou um aumento de 3,3 mil casos e o Icó também teve aumento, com 52 novas confirmados. Os novos dados apontaram que mesmo com a estiagem, a doença ainda mantém o sinal de alerta, agora com 20.551 casos no território cearense. ICÓ - Em comparação a 2011, quando o município icoense sofreu com uma epidemia, de janeiro até junho, haviam sido registrados 1.216 casos. No mesmo período de 2012, até o momento, são 374 casos, do sorotipo 4, uma redução de 70%. A redução entre um e outro ano ainda se mantém, mas o que se registra é que o ritmo não segue outros municípios, que registram queda. O fato pode ser confirmado no ranking estadual, onde o Icó era sexto e está na quarta posição. As novas confirmações fizeram o Icó ultrapassar Barbalha e Canindé, ultimamente. A incidência de casos por 100.000 habitantes vem aumentando constantemente, estava em 472,07 e foi para 571,38, mais que o dobro do Ceará, de 243,47.

NO CEARÁ - O boletim da Sesa ainda informa que no Ceará foram registrados em 2012, até o momento, 44 casos de Febre Hemorrágica da Dengue [FDH], sendo 33 em Fortaleza [3 óbitos] e 11 no interior [2 casos]. Em relação a Dengue com Complicação [DCC], foram 85 casos: 54 em Fortaleza [3 mortes] e 31 no interior [2 mortes].

1°_Fortaleza - 14.765 casos e seis óbitos [três com Febre Hemorrágica da Dengue e três por Dengue com Complicação];
2°_Crato - 962 casos;
3°_Juazeiro do Norte - 880 casos e uma morte [Dengue com Complicação];
4°_Icó - 374 casos;
5°_Canindé - 321 casos.

RANKING DA REGIÃO - Os números atualizados da Secretaria da Saúde confirmam o primeiro caso em Ipaumirim. Este município, juntamente com Umari, Lavras da Mangabeira, Baixio, Orós e Cedro compõem a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediada em Icó. O ranking da região está assim:

1°_Icó - 374 casos [20 em janeiro, 47 em fevereiro, 48 em março, 170 em abril, 88 em maio e um em junho];
2°_Cedro - 3 casos [em março];
3°_Lavras da Mangabeira - 2 casos [um janeiro e um em março];
4º_Umari - 1 caso [em abril];
5º_Ipaumirim - 1 caso [em abril].

* Baixio e Orós ainda não têm caso confirmado
Com informações da SESA via Yuri Guedes

Deixa eu abraçar o Zé Milton Arraes e família !


Porque agradecer é muito importante!


Deixa eu tirar um tempinho aqui para enviar um abraço especialíssimo a um ser humano fantástico que tem ajudado não só o Blog do Crato, mas várias instituições de forma altruísta. O nosso site é mantido pelos anunciantes e por pessoas como José Milton Arraes, que fazem doações para que possamos pagar nossas contas de toda a estrutura ( Blog do Crato, Portal Chapada do Araripe, Rádio Chapada do Araripe, Rede Blogs do Ceará, etc ). Se não fosse pessoas como Zé Milton, Carlos Eduardo Esmeraldo, Mônica Araripe, Jair Rolim, José Tavares ( Aço Cariri ), Amilton Silva, Daniel Bloc Boris, Aluísio ALves de Matos  e Adiê Mendonça ( Mercadinho Matos ), Valdemir Correia de Sousa, não teríamos condição de manter estes espaços, pois o Portal Chapada do Araripe, por exemplo, possui custos elevados, hospedagem própria nos Estados Unidos, de alta qualidade e até funcionários. E temos despesas de todo tipo por aqui , desde energia elétrica a internet de alta velocidade só para a  sua manutenção, mensalmente. Gostaria de agradecer ao querido amigo José Milton Arraes que sempre que pode, CHEGA JUNTO. Cratense legítimo que se preocupa com a sua terra.

Zé Milton, meu amigo, fiquei emocionado com o bilhete que acompanhou a sua contribuição, trazida por seu filho Ernani Brígido, outro cara fantástico que eu quero mandar um grande abraço aqui para que todo mundo veja. E cá pra nós, como você disse no bilhete, não dá pra construir um novo canal do Rio Grangeiro no Crato, mas com certeza, vai ajudar o Blog do Crato, que é um legítmo representante do pensamento de mais de 60 escritores cratenses. A alma de uma cidade também dá suporte para que o corpo dela se movimente. E aqui, procuramos dar ao nosso povo cratense, ao mesmo tempo, a notícia, a informação, a força, e o desejo de dias melhores. Por isso, Avante! Sempre e Sempre ! Se o trabalho que desenvolvemos é bom para a cidade, dividem conosco esse sucesso as pessoas que nos apoia. Dentre elas o José Milton Arraes.

Um grande abraço para você e toda a sua família.
A coisa mais importante do mundo se chama CONSIDERAÇÃO. E isso vocês têm tido e muito por nosso trabalho.Muito obrigado.

Dihelson Mendonça

Notícia Boa - Petrobras anuncia nova descoberta no pré-sal da Bacia de Santos


Rio de Janeiro, 8 jun (EFE).- A Petrobras anunciou nesta sexta-feira que descobriu uma nova reserva de petróleo de "boa qualidade" num poço na bacia de Santos, na camada do pré-sal.

A companhia comunicou que a reserva se encontra no terceiro poço perfurado na área da cessão onerosa, na área Sul de Guará, a 320 quilômetros do litoral de São Paulo. O poço está localizado na porção sul do Campo de Sapinhoá, em lâmina d'água de 2.202 metros.

"De acordo com o contrato, nessa área a Petrobras tem o direito de produzir até 319 milhões de barris de óleo equivalente", disse a empresa em comunicado. Na atualidade o poço é perfurado a uma profundidade de 5.058 metros "para determinar o limite inferior das reservas e identificar a espessura total das zonas de interesse", citou o comunicado. A cessão onerosa é o contrato fechado entre a Petrobras e o governo no qual a empresa recebeu R$ 75 bilhões em troca de 5 bilhões de barris de petróleo que serão retirados de campos do pré-sal. 

EFE

Os mais de 100 comentários recebidos serão publicados em breve!


Bom Dia, Crato!

Alô você que escreveu comentários há alguns dias. Eles serão publicados. Não foram ainda, por falta de tempo. Agradeço à participação de todas as pessoas que nos enviam comentários, e fico preocupado por não publicá-los imediatamente, mas acontece que dá muito trabalho, cada comentário precisa ser diagramado , ordenado por data, e precisa passar por uma pequena revisão ortográfica. Como eu estou fazendo várias atividades paralelas, tenho recebido vários, e eles se acumularam. Vou ver se hoje ou amanhã, eu tiro um tempinho para publicar todos eles.

Abraços,
Bom Domingo!

Dihelson Mendonça - Administrador do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30