xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/05/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 maio 2012

Gilmar Mendes confirma que conversou com Lula sobre mensalão


NE - VERGONHA NACIONAL - E agora, José ? Nós sabemos que o Brasil é o país da tramóia e que pessoas como Lula, Sarney, e os grandes operadores do mensalão, jamais irão parar atrás das grades, mesmo com todas as denúncias comprovadas, mesmo com todas as provas, porque essencialmente, o nosso país perdeu a vergonha na cara, essa é que é a verdade. Aqui, a  corrupção e as denúncias de corrupção são diárias. A imprensa, mais especificamente a revista VEJA através de um jornalismo investigativo, já descobriu nos últimos anos inúmeras falcatruas. Obviamente, os petistas mais empedernidos irão rezar pela velha cartilha do partido que manda que nesses casos se diga: "sempre foi assim, é que a polícia federal está investigando mais". Ora, na verdade, não é a polícia federal quem descobre, é a imprensa ! Se não fosse a imprensa a cavar semanalmente os fatos por trás das denúncias, não teríamos tamanha quantidade de provas. Certamente que mesmo comprovadas todas as denúncias que se dirigem ao popularíssimo  ex-presidente Lula , este não irá parar atrás das grades, blindado com todas as regalias que o grande poder lhe conferiu, assim como nenhum outro envolvido no escândalo do mensalão. Mas  com a revelação dos fatos, é bom que as pessoas saibam o que realmente aconteceu por trás do maior escândalo de corrupção que já houve no Brasil. A nação agoniza numa enorme poça de lama, mas o que mais chama a atenção é o comportamento do povo brasileiro, que permanece alheio, anestesiado, embasbacado, sempre pronto a perdoar e esquecer os maiores ultrajes cometidos contra a nação Brasileira." ( Dihelson Mendonça )

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou nesta segunda-feira (28), em entrevista à TV Globo, que conversou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de abril sobre a possibilidade de adiar o julgamento do processo do mensalão, suposto esquema de compra de apoio político no Congresso descoberto em 2005, início do governo Lula.

"Claro que houve a conversa sobre o mensalão e o ministro [Nelson] Jobim sabe disso", disse. Segundo reportagem deste final de semana da revista "Veja", o encontro ocorreu no dia 26 de abril no escritório do ex-ministro do STF Nelson Jobim. Na ocasião, segundo a revista, Lula teria feito pressão sobre Mendes, lhe oferecendo "blindagem" na CPI que investiga as relações políticas do bicheiro Carlinhos Cachoeira, em troca do adiamento do julgamento do mensalão.

Ele teria então mencionado uma viagem do ministro Gilmar Mendes a Berlim em que teria se encontrado com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), supostamente paga pelo bicheiro - o que foi negado por Mendes.

Na entrevista, Mendes também confirmou que Lula teria lhe dito que o governo tinha "domínio" sobre a CPI. O assunto do mensalão, disse, começou quando falavam sobre futuras reposições de vagas do STF e sobre a PEC da Bengala, proposta que estende a idade de aposentadoria dos ministros.

Fonte: G1

ELEIÇÕES 2012 - Vice admite sair da disputa para fortalecer a oposição


Agora, rompeu mesmo!

Clique na foto para ampliar e ler a matéria completa:


Fonte: Jornal do Cariri

Boca de urna pode deixar de ser crime no Brasil


Em breve o candidato a cargo político que se valer da máquina pública para angariar votos poderá ser sentenciado a até cinco anos de prisão. A pena atualmente é de seis meses de cadeia. Por outro lado, a prática da boca de urna pode deixar de ser crime.

As mudança foram aprovadas nesta segunda-feira, 29, pela comissão de juristas que prepara uma grande reformulação na legislação eleitoral brasileira. Os juristas propõem, por exemplo, reduzir de 85 para apenas 14 os tipos de crimes existentes no Código Eleitoral e incorporar esses crimes ao Código Penal.
Perdão para ‘corruptor passivo’ miserável Outra mudança é em relação à pena de quem compra e quem vende votos. Atualmente, a pena é a mesma para quem compra e para quem vende: de até quatro anos de prisão mais multa. A comissão de juristas propôs uma pena máxima maior para quem compra votos, de dois a cinco anos de prisão e multa, e manteve a pena de até quatro anos para quem os vende.

No caso do eleitor que negocia seu voto, a comissão abriu a possibilidade de o juiz dar um perdão caso fique comprovado que o “corruptor passivo” foi uma pessoa em condição de “extrema miserabilidade”.
 
Fontes: Diário do Grande ABC

Programação do CCBNB Cariri – 01 a 03 de Junho/2012



Dia 01, sexta-feira
- Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: Gameleira - Missão Velha - CE
14h Oficina de Cordel: Fala Cordel - Maria do Rosário (Juazeiro do Norte - CE). 240 min.

Dia 02, Sábado
- Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: Gameleira - Missão Velha - CE
14h Oficina de Cordel - Fala Cordel - Maria do Rosário (Juazeiro do Norte - CE). 240 min.

- Curso de Formação Artística
Local: Teatro Marquise Branca - Av. Pe. Cícero, S/N.
14h Diálogo das Artes - Prof. Flauberto Gomes

- Atividades Infantis
13h Oficina de Arte: Oficina de Vitral - Alexandra Feliciano (Fortaleza - CE). 60 min.
13h Bibliotequinha Virtual: Softwares e Jogos Recreativos. Instrutor: Gilvan de Sousa. 240 min.
14h Contação de Histórias: Histórias Encantadas - Simony Vieira (Crato - CE).
15h Teatro Infantil: O Ratinho Teobaldo (Natal - RN). Dir. Rogério Ferraz. 50 min.
16h Oficina de Arte: Oficina de Vitral - Alexandra Feliciano (Fortaleza - CE). 60 min.
17h Teatro Infantil: O Ratinho Teobaldo (Natal - RN). Dir. Rogério Ferraz. 50 min.

- Cinema- CURTAS
17h Couro tecido (Dir. Adriana Botelho, Brasil, 2012, documentário). 19 min.
Cinema - CINECAFÉ
17h30 Harry & Sally: feitos um para o outro (When Harry Met Sally, Dir. Rob Reiner, EUA, 1989). 95 min
 
Dia 03, domingo
- Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: Praça da Matriz, Barbalha - CE (Festa do Pau da Bandeira)
10h Teatro: Retalhos da Minha Terra - Grupo de Teatro Loco em Cena (Barbalha - CE). Dir. Gilsimar Gonsalves. 40 min. Livre.

- Curso de Formação Artística
Local: Teatro Marquise Branca - Av. Pe. Cícero, S/N.
14h Diálogo das Artes - Prof. Flauberto Gomes

Fonte: CNBNB ( Via Cariri Agora )

Programação Festa de Barbalha 2012


03 de Junho (Pau da Bandeira)
Italo e Reno, Elba Ramaho, Flávio Leando, Mauricio Jorge, Leonardo D’Luna, Chico Pessoa.
06 de Junho
Jorge de Altinho, Nando Cordel, Joguinha Gonzaga
07 de Junho
Mastruz com Leite e Cavalo de Pau e Baby Som
08 de Junho
Jerry Adriano, Barto Galeno
09 de Junho
Forró Real, Desejo de Menina e Fivela de Bronze
10 de Junho
Patati e Patatá e Palhaço Risadinha
11 de Junho
Leo Magalhães
12 de Junho (Dia dos Namorados)
Fábio Junior, os Águias e Pagode Lá de Casa
13 de Junho
Anjos de Resgate


do CULTURA NO CARIRI de Janinha Brito

Governo do CE abre inscrições para 707 profissionais da saúde


O Governo do Estado abriu seleção para 707 vagas para profissionais da saúde na manhã desta terça-feira (29). As inscrições são para selecionar profissionais para as policlínicas regionais em Acaraú, Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Tianguá. As inscrições podem ser feitas pelo site das policlínicas até o dia 4 de junho.

A seleção será feita em duas etapas, uma prova objetiva e uma prova de títulos. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), 281 vagas serão ofertadas para médicos, que concentram o maior número de oportunidades por área, seguidos dos técnicos de enfermagem, com 219 vagas.

Segundo a Sesa, serão oferecidos vagas para médicos especialistas em clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, radiologia/ diagnóstico por imagem, cardiologia, cardiologia/ergometria, cardiologia/ecocardiografia, mastologia, neurologia, angioplastia e endocrinologia. Existem oportunidades, ainda, para enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, auxiliares de farmácia, auxiliares de laboratório, técnicos de enfermagem, técnicos de gesso e técnicos de radiologia.

O resultado da classificação final dos aprovados deve ser divulgado no dia 28 de junho. De acordo com a Sesa, as policlínicas devem dar a população acesso a consultas em 10 especialidades médicas e a exames especializados.

Assesoria de Imprensa do Govrno do Estado

Operário é soterrado em obras nas proximidades do Estádio Castelão


Um funcionário de uma empresa prestadora de serviços da Cagece foi vítima de um grave acidente em uma obra de saneamento nas proximidades do Estádio Castelão.

O homem foi soterrado em uma obra na Avenida Paulino Rocha e foi prontamente atendido, inclusive por um helicóptero da Polícia Militar.  Ele foi encaminhado para o Instituto Doutor José Frota e não corre risco de vida. De acordo com a Cagece, a obra se tratava de um reforço do macrossistema de água no Castelão. A Cagece disse que irá adotar todas as providências necessárias para verificar as causas do acidente e dar o apoio cabível à vítima.

Via Portal Verdes Mares

SEINFO 2012

 Ontem, foi iniciada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crato a Semana de Informática (SEINFO) com o tema “Inovação Tecnológica no Cariri através da Tecnologia da Informação”. Esta, tem como objetivo a disseminação do conhecimento e de experiências entre estudantes, professores e profissionais da área de Tecnologia da Informação da região do Cariri.

O evento conta com palestras, conferências Web
internacionais, minicursos e mesa redonda sobre diversos temas da área. Programação, banco de dados, linux, shell script, oportunidades e experiência acadêmica no exterior são alguns dos temas discutidos. 
 
Ontem, durante a tarde houve a realização de uma mesa redonda com o tema: “A inserção do desenvolvimento de software para o progresso da região do Cariri”, coordenada pelo Prof. Robson Feitosa, que contou com a presença de três representantes de empresas de desenvolvimento de software da região e do Prof. Sidney Lima, representando o meio acadêmico.
 
Mesa Redonda com o Prof. Sidney Lima e representantes de empresas de desenvolvimento de software do Cariri
 
À noite, houve a realização de uma web-conference internacional com o tema: "Formação acadêmica e experiência de estudos no exterior" com o doutorando Cláudio Campelo da Universidade de Leeds, na Inglaterra. A conferência foi conduzida pelo Prof. Yuri Lacerda, coordenador de inovação tecnológica da instituição.
 
 Web-Conference Internacional na SEINFO, coordenada pelo Prof. Yuri Lacerda.
 
O evento está sendo organizado pela Direção Geral do IFCE - Campus Crato, Coordenação de Inovação Tecnológica, Coordenação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e pelo Centro Acadêmico de Sistemas de Informação.

Hoje serão ministrados minicursos de Introdução ao Java e à Plataforma Android; e uma palestra sobre a Plataforma Java e o GRAILS. Já à noite será ofertada mais uma web-conference internacional com o tema: "Fraunhofer IESE - Perspectivas e Oportunidades" com Pablo Antonino, Cientista do Fraunhofer IESE em Kaiserslaustern, Alemanhã.
 
O evento é aberto ao público e vai até o dia 31/05. Para maiores informações, consulte o site: http://tinyurl.com/seinfo2012.
 

Notícias do Crato - 29/05/2012



VI Semana do Meio Ambiente começa amanhã em Crato

O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e as Instituições Parceiras realizam a VI SEMANA DO MEIO AMBIENTE – SEMEIA que ocorrerá de amanhã 30 de maio a 06 de junho. A abertura oficial do evento, que terá como  “Tema: Rio + 20 Cariri – Cariri + 20 e  Lema: Renovando Nossas Energias”, será dia 30, às 19 horas, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, no calçadão, no centro do Crato. A programação completa está no site da Prefeitura do Crato. www.crato.ce.gov.br. Mais informações: 88 35868011/ 81254111.

Alarmados pelo fato de mais de 3 bilhões de pessoas nos Países em desenvolvimento dependerem da biomassa tradicional e do carvão para cozinhar e aquecer, e que um bilhão está ainda hoje sem eletricidade, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou 2012 como o ano internacional da energia sustentável para todos. O objetivo é incentivar e impulsionar a conscientização para as questões energéticas, incluindo os serviços modernos de energia para todos. E é com este pensamento que a Secretaria do Meio Ambiente do município do Crato vai promover a semana do meio ambiente.
Na abertura oficial na próxima quarta-feira, a palestra será de Wilton Alves de Oliveira, do CONPAM, que fará o lançamento de cartilha o uso do espaço urbano, de autoria de Nivaldo Soares de Almeida, no teatro municipal Salviano Arraes. Durante os oito dias do evento acontecerão outras palestras com a participação da sociedade e de vários órgãos ambientais do município e do Estado. As ações serão realizadas, além do Teatro Salviano Arraes, auditório da RFFSA, Escola Melvin Jones, Escola 18 de Maio, Salão de Atos da URCA, Praça da Sé, auditório do Geopark Araripe, auditório do centro administrativo municipal, Escola Álvaro Madeira, Floresta Nacional do Araripe, Sitio Chico Gomes e Sitio Fundão. A Secretária Municipal do Meio Ambiente, Lívia França, disse que a semana vai ser uma oportunidade da sociedade discutir as questões mais complexas relacionadas ao meio ambiente, apontando soluções.
ProJovem Adolescente: inscrições abertas nos CRAS do Crato

A Secretaria Municipal de Assistência Social comunica que as inscrições do ProJovem adolescente ainda estão abertas nos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS, dos bairros Seminário, Vila Alta, Muriti, Alto da Penha e Batateira. A coordenação do ProJovem convida os adolescentes com idade de 15 a 17 anos para que façam parte deste programa, pois serão oferecidos cursos profissionalizantes e em junho será distribuído todo o fardamento junto ao material didático e esportivo. As inscrições deverão ser feitas nos CRAS dos bairros citados. O adolescente deverá ir acompanhado com o seu responsável legal, munidos de xérox dos seus documentos pessoais e do seu responsável.
CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069 - site prefeitura: www.crato.ce.gov.br




Futebol - Com Amilton Silva



A terceira rodada do campeonato brasileiro da Série B, será realizada toda nesta terça feira. O Ceará tentara sua primeira vitória, diante do Goiás , hoje às 19:30, no estádio Presidente Vargas em Fortaleza. Vejamos os outros jogos da rodada:


JOINVILE X GUARANI
SÃO CAETANO X BRAGANTINO
AMÉRICA RN X AVAÍ
CRB X GUARATINGUETA
CRICIUMA X VITORIA
BARUERI X ABC
IPATINGA X ASA
PARANA X AMERICA MG
BOA X ATLETICO PR

 A quarta rodada será iniciada apenas na proxima sexta feira, fianlizando no sábado.

Em virtudes dos amistosos que serão realizados pela seleção Brasileira,  o Brasileirão na Série A, so terá jogos no proximo final de semana.Considerada data Fifa , a seleção convoca os principais jogadores em atividades no futebol brasileiro e mundial, em consequencia , adia os jogos dos campeonatos em andamento.

AMILTON SOM - Tudo com descontos de 20, 30 e até 50%

Início das obras no Canal do Rio Grangeiro ainda indefinido


Empurrando com a Barriga até onde der...

NE - Como se nao bastasse ao Governo do Estado do Ceará deixar descer pelo ralo R$ 2.4 milhões de reais em construção duvidosa, que na primeira chuva do ano levou todo o trabalho muito mal-feito, a decisão da reconstrução do canal do rio grangeiro agora é burocrática. Estão literalmente empurrando as obras com a barriga  e enquanto isso, o povo do Crato é que sofre. Cadê este Governo que recebeu a verba federal para fazer o Canal e não fez ? Parece que apergunta ainda ficará no ar...por quanto tempo ?

"Crato. A reconstrução do Canal do Rio Grangeiro não começou ontem, como estava programado. As obras estão previstas para começarem nesta semana. Porém, ainda assim, não se sabe qual o dia em que será assinado o contrato para início dos trabalhos. A perspectiva, segundo o Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE) e a Defesa Civil do Município é para esta semana.

A reconstrução de emergência está orçada em R$ 7,5 milhões, com recursos do Governo do Estado. A população do Crato aguarda a solução definitiva para o Canal do Rio Grangeiro. O valor para o serviço, segundo o Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Ceará, foi anunciado para "obras emergenciais de reconstrução do Canal do Rio Granjeiro, que corta a cidade do Crato". As obras emergenciais com recursos do Ministério da Integração Nacional (MIN), da primeira etapa de recuperação, no valor de R$ 2,4 milhões, foram destruídas em março deste ano pelas primeiras chuvas da estação.

Preocupação

A expectativa é que a recuperação aconteça agora de forma definitiva. Os moradores das casas às margens do canal continuam temerosos quanto aos riscos para algumas moradias e prédios, além de prédios maiores como de um colégio que fica às margens do canal. As estruturas estão ameaçadas, desde que as obras que foram feitas no local, voltaram a desabar em virtude de uma chuva de 92,8 milímetros em 5 de março passado, sendo a maior deste ano na cidade.

Foi o segundo ano seguido que as chuvas destruíram a estrutura provisória de contenção do rio. As novas obras, segundo o superintendente do DAE, Quintino Vieira, são definitivas e deverão resistir a fortes chuvas nos próximos anos.

O trabalho que estava previsto para começar ontem deverá ser iniciado com uma limpeza do canal. O DAE será o responsável pela execução da obra, com aplicação da verba acompanhada pela Defesa Civil.

Concreto

De acordo com o DAE, nas partes mais afetadas serão colocadas proteções de concreto e no decorrer do canal. São so chamados gabiões, para melhorar a resistência da estrutura. A mobilidade urbana será garantida, aos moradores, com a construção de três passarelas e na recuperação da Av. Alves de Figueiredo. Ainda essa semana o contrato com a construtora, que irá executar a obra, será publicado no Diário Oficial, depois será dado à ordem de serviço para de imediato os trabalhos serem iniciados. O prazo para conclusão da obra é de 90 dias. A população de Crato já chegou a realizar protestos contra a paralisação que vem prejudicando inclusive o fluxo de veículos na cidade.

Vários trechos das ruas estão interditados, inclusive em parte da Av. José Alves de Figueiredo, às margens do canal. Integrantes do Ministério da Integração Nacional (MIN) visitaram o Crato em março, para averiguar as condições do canal e o que foi destruído pelas chuvas. As obras foram realizadas pela empresa Coral, que até hoje não se manifestou sobre os estragos na área, em que foram investidos R$ 2,5 milhões, dos R$ 4 milhões destinados pelo MIN para execução das obras emergenciais.

Irregularidades

Antes da destruição do canal, um laudo técnico realizado pelo engenheiro civil, Francisco Osny Enéias, apontou várias irregularidades nas obras emergenciais.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, defende uma solução definitiva para o Canal, inclusive seu alongamento e aprofundamento, incluindo construção das pontes e reposição de passarelas. Para isso, estima-se um projeto em cerca de R$ 60 milhões. Segundo ele, para a população do Crato não interessam mais obras paliativas.

Rachaduras

Alguns prédios que ficam às margens do canal já apresentam rachaduras e seus proprietários clamam por providências urgentes, sob pena de serem vítimas de uma tragédia.

A preocupação maior da população é com os pedaços dos gabiões que se desprenderam das paredes do canal e estão jogados no leito do rio junto com galhos de árvores e troncos trazidos pela enchente. Essa possibilidade está praticamente afastada com o fim da quadra invernosa na cidade, o que irá possibilitar o reinício das obras na localidade."

Mais informações:

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará
Rua Oto de Alencar, 215
Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3101.4571

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe 
Foto: Elizângela Santos

Bullying contra menores pode resultar em quatro anos de prisão


O grupo que discute o texto do novo Código Penal no Senado decidiu nesta segunda-feira (28) tipificar como crime a prática de bullying - ato de agredir fisicamente ou verbalmente algum menor de idade, de forma intencional e continuada. O crime foi classificado como "intimidação vexatória" e poderá resultar em até quatro anos de prisão quando o autor for maior de idade.

Quando o agressor tiver menos de 18 anos, o bullying será considerado ato infracional e, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o autor receberá medidas socioeducativas, como prestação de serviços, acompanhamento e internação. Para que o crime seja tipificado, é preciso ficar provado que houve sofrimento da vítima a partir de uma pretensa superioridade do autor da violência.

O grupo também decidiu criminalizar a prática de stalking, que é perseguir alguém com ameaça à sua integridade física ou psicológica, invadindo sua privacidade ou liberdade. Classificado de “perseguição obsessiva ou insidiosa”, o crime pode resultar de dois a seis anos de prisão. Ainda entre as ameaças, a comissão de juristas decidiu aumentar a punição para o crime de constrangimento ilegal, o que afetará diretamente a atuação dos guardadores de carro irregulares. Apesar de o texto não destacar a atuação dos “flanelinhas”, a adequação atingirá aqueles que ameaçarem donos de veículos como forma de obter dinheiro, que poderão pegar até quatro anos de prisão.

Caso a ameaça seja feita por mais de três pessoas, ou ainda se houver uso de arma de fogo, a pena pode chegar a seis anos e meio de prisão. O grupo entendeu, no entanto, que o simples fato de pedir dinheiro não é ilegal. Os juristas definiram, ainda, que os médicos não podem obrigar pessoas maiores e capazes a fazer tratamento de saúde, como transplante de órgãos e transfusão de sangue. A mudança pretende atender a liberdade religiosa e a autonomia da vontade dos pacientes.

Nos crimes de sequestro, houve ajustes de penas: de um a quatro anos para sequestros simples, e até cinco anos se o sequestro tiver finalidades sexuais, se houver internação em casa de saúde ou se for praticado contra menores menores, idosos, companheiros, pais e filhos. A pena pode chegar a dez anos se o sequestro durar mais de seis meses. O crime de tratar pessoas como escravos recebeu pena de quatro a oito anos, que pode aumentar se houver violência ou tráfico de pessoas. A comissão que elabora o anteprojeto do novo Código Penal no Senado foi formada em outubro do ano passado e deve concluir seu trabalho no próximo dia 25 de junho. Assim que o texto ficar pronto, começará a tramitar no Legislativo como um projeto de lei comum, que poderá ser alterado pelos parlamentares e pela Presidência da República.

O Código Penal brasileiro é de 1940, foi sancionado pelo então presidente Getúlio Vargas, e só teve alterações pontuais desde então. Com a chegada da Constituição de 1988 e com as crescentes mudanças na sociedade, o Legislativo decidiu revisar o texto, que hoje tem 361 artigos.
 
Agêncioa Brasil

Cid evita falar de eleições e decreta estado de emergência em 168 municípios


“Eu não vou tratar de eleição!”, afirmou o governador Cid Gomes (PSB) após reunião, nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, com prefeitos e representantes do Exército, onde tratou sobre ações de combate à estiagem que se registra na maioria dos municípios do Estado. Lembrou que estava ha´cinco horas tratando só sobre o tema e que essa era sua prioridade.

Cid Gomes cortou a conversa e disse que não falaria nesse tema em respeito aos que estão passando dificuldades por conta da seca. Ele anunciou que vai pagar seis e não só cinco parcelas do Garantia Safra, que dá no total R$ 32 milhões. Isso para 240 mil famílias atingidas pela estiagem. O desembolso começa em junho próximo.

O governador observou que o inverno no Estado foi irregular e abaixo da média em vários municípios e que por isso decretou estado de emergência  em 168 municípios, o que evitará maior burocracia na liberação do apoio financeiro. Por conta disso, terá que avaliar caso a caso. Ele adiantou que continua o trabalho de implantação de cisternas e que a previsão é de mais 40 mil cisternas, além de sistemas de abastecimento de água para mais 15 mil famílias.

Anda sobre a quadra invernosa, Cid disse que 2010 foi pior que 1958, mas preferiu aguardar um estudo completo a ser liberado pela Funceme para informar se 2012 está sendo o pior ano de estiagem.

Via Lindomar Rodrigues

Caixa Econômica realiza feirão no Cariri e movimenta mais de R$ 100 milhões


Números milhonários e o encaminhamento da casa própria. Cerca de 10 mil pessoas participaram do 5ª Feira de Imóveis do Cariri e do 8º Feirão Caixa da Casa Própria, realizado no último final de semana em Juazeiro do Norte. Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil e pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, em parceria com a Caixa, o evento contou com a presença de cearenses da região do Cariri e outras regiões do Ceará, além de pessoas de outros estados.

CASO - Um dos casos de visitantes foi o casal José Roberto Paulino, 35, e sua mulher Antonia Anderléia, 27, que saíram da cidade de Cedro, que viajaram 120km. Eles ainda deram carona à dona Maria Ferreira,67, sua filha e genro, que também buscavam no evento realizar o sonho da casa própria. A “família de amigos”, como eles mesmos se intitularam, foram os primeiros a chegar ao local do evento, às 4h da manhã.

NÚMEROS - Durante o Feirão, foram fechados ou encaminhados 1.255 negócios, somando montante de R$ 111,5 milhões. O evento ocorreu em uma das regiões de maior crescimento do estado do Ceará e contou com a participação de 15 construtoras/imobiliárias, que ofereceram mais de 1.200 imóveis, entre novos e usados, nos municípios como Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Pela Caixa, participaram da ação mais de 50 empregados das três agências do Banco no Cariri [Barbalha, Brejo Santo, Crato e Juazeiro], que atendiam os clientes na realização de simulações de financiamento habitacional, pesquisa cadastral e avaliações de crédito.

De acordo o superintendente da Caixa para o interior do Ceará, Ricardo Walraven, houve uma redução no volume de negócios gerados na própria Feira. “Em 2011 foram movimentados R$ 132 milhões e esse ano foram cerca de R$ 100 milhões. Analisando o resultado e comparando com o volume de crédito habitacional realizado nesses primeiros cinco meses do ano em nossas agências, percebemos a tendência natural nessa redução. Isso porque tivemos um crescimento de mais de 40% de volume neste crédito concedido nas nossas unidades em relação ao mesmo período do ano passado”, informou ele. Para o gerente regional de Construção Civil e coordenador do evento, Lucas de Castro, outro ponto a destacar é que “alguns parceiros tradicionais da Feira não puderam participar este ano porque não possuíam empreendimentos prontos para oferta. A região está com muitas obras em andamento e em 2013 teremos ainda mais ofertas de moradias”, analisou.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da CAIXA Regional Norte e Sul do Ceará ( Yuri Guedes - Icó é Notícia )

Lula se diz indignado com acusações de reportagem


NE - "Na CPI do Cachoeira, quando acuado, Lula se mostra indignado..."

"Meu sentimento é de indignação", diz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nota à imprensa, distribuída no início da noite desta segunda-feira, sobre reportagem deste final de semana da revista Veja. De acordo com essa reportagem, Lula teria sugerido proteção ao ministro do STF Gilmar Mendes, na CPI do Cachoeira, em troca do adiamento do julgamento do mensalão no STF, em encontro ocorrido no escritório de advocacia do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim.

Lula diz, na nota, que o procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do escândalo que ficou conhecido como mensalão e depois disso foi reconduzido ao cargo. "Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja", informou Lula no comunicado.

Na nota, a assessoria do ex-presidente Lula diz ainda que a autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público sempre foram rigorosamente respeitadas nos seus dois mandatos e que o petista continua com o mesmo comportamento agora, mesmo não ocupando nenhum cargo público. Além disso, destaca que Lula "jamais interferiu" nas ações do Supremo ou da Procuradoria Geral da República em relação ao mensalão, nos oito anos de seu mandato.

Segundo a nota, no dia 26 de abril, o ex-presidente Lula visitou o ex-ministro Nelson Jobim em seu escritório, onde também se encontrava o ministro Gilmar Mendes. A reunião existiu, mas a versão da Veja sobre o teor da conversa é inverídica, diz Lula.

Agência Estado

Avisa ao formigueiro vem aí tamanduá




"Quando acaba o batuque, aparece outro truque. Aparece outro "milagre" do jeito que a gente sabe..." ( Isto é Brasil ).

Formigueiro
Ivan Lins

"Avisa ao formigueiro
Vem aí tamanduá

Pra começo de conversa, tão com grana e pouca pressa
Nego quebra a dentadura mas não larga a rapadura
Nego mama e se arruma, se vicia e se acostuma
E hoje em dia está difícil de acabar com esse ofício...

Avisa ao forigueiro
Vem aí tamanduá

Repinique e xique-xique, tanta caixa com repique
Pra entupir nossos ouvidos, pra encobrir nossos gemidos
Quando acaba o batuque aparece outro truque
Aparece outro milagre do jeito que a gente sabe...

Avisa ao formigueiro
Vem aí tamanduá

Tanto furo, tanto rombo não se tapa com biombo
Não se esconde o diabo deixando de fora o rabo
E pros "home" não tá fácil de arrumar outro disfarce
De arrumar tanto remendo se tá todo mundo vendo..."

( Ivan Lins sobre a Política Brasileira  )

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 29/05/2012


URCA/Proex promove Concurso Regional de Mapas do Mundo Feitos Por Crianças e Adolescentes

Como forma de despertar a criatividade, a Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Departamento de Geociência e Pró-Reitoria de Extensão, abriu inscrições para o Concurso Regional de Mapas do Mundo Feitos Por Crianças e Adolescentes, com inscrições abertas até o próximo dia 19 de junho. O evento estará sendo realizado pela Associação Internacional de Cartografia, que realiza o concurso desde 1993. O tema do concurso este ano é “Meu Lugar no Mundo de Hoje”. A Universidade irá organizar a seleção regional de mapas, para a competição em nível nacional e internacional. Os 20 melhores mapas da região serão encaminhados para a Sociedade Brasileira de Cartografia. Caso os desenhos sejam selecionados em nível nacional, passarão a concorrer a premiação internacional, que se realiza durante o congresso da ICA, em Dresden, na Alemanha, em 2013.

O Pró-Reitor de Extensão da URCA, Fábio Rodrigues, afirma que o concurso deve envolver principalmente as escolas. A comissão irá selecionar os trabalhos de escolas públicas ou privadas e haverá premiação para os melhores trabalhos. As crianças e adolescentes devem se inscrever na escola e submeter um desenho do mapa-múndi, com materiais como tinta, lápis de cera, lápis de cor, aquarelas e outros materiais. Só serão aceitos materiais no tamanho A3 ou A4.

Podem participar do concurso crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, que estejam matriculados em uma escola pública ou particular. O concurso é divido em três faixas: menores de 9 anos, entre 9 e 12 anos e entre 13 e 15 anos. Os primeiros lugares de cada faixa etária serão premiados com um tablet, um atlas, um certificado e uma camiseta. O segundo e o terceiro lugar de cada faixa receberão um atlas, um certificado e uma camiseta. Os demais colocados receberão certificado de participação e os 20 selecionados participarão da exposição itinerante promovida pela URCA/Proex e parceiros.
II Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri será realizado de 30 de maio a 02 de junho
O Laboratório de Paleontologia da URCA - LPU realiza de 30 de maio a 2 de junho, o II Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri, voltado a comunidade acadêmica e ao público em geral. A paleontologia tem alcançado um destaque cada vez maior nas pesquisas básicas a nível mundial, particularmente nas duas últimas décadas. Este crescimento resultou no aumento da atividade de coleta de fósseis em depósitos paleontológicos classificados como Konservat-Lagerstätten (com uma quantidade muito grande de fósseis com preservação excepcional). Não é difícil entender que o tema é de interesse para a região, principalmente quando se fala sobre turismo da região. Até hoje, mais de 200 mil visitantes estiveram no Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri, numa cidade que tem apenas cerca de 7 mil habitantes. Praticamente a mesma quantidade de pessoas visitou o Museu do Homem Kariri, em Nova Olinda, para conhecer os vestígios do povo Cariri, antes da chegada dos colonizadores portugueses.
A maioria das pessoas confunde a arqueologia com a paleontologia, apesar de as duas ciências utilizarem as mesmas técnicas de investigação, elas diferem nos objetos que estudam. Os paleontólogos concentram-se no registro fóssil de organismos extintos, geralmente do passado remoto, enquanto os arqueólogos investigam evidências das culturas humanas e civilizações, bem mais recentes, principalmente dos últimos 11 mil anos. O evento tem o objetivo possibilitar aos jovens uma visão preservacionista, bem como despertar novas mentes para o estudo da Paleontologia, da Arqueologia, da evolução e biodiversidade na Região do Cariri.

III Encontro Caririense de Pesquisadores em Educação Física debate Terceira Idade, Saúde, Atividade Física

Realizado na Universidade Regional do CAriri (URCA), de 23 de maio ao dia 26, o  III Encontro Caririense de Pesquisadores em Educação Física. O evento teve a finalidade de divulgar as pesquisas desenvolvidas nas ações de extensão por professores e alunos do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física da Universidade Regional do Cariri. O tema geral do encontro este ano foi Terceira Idade, Saúde, Atividade Física. Sobre o tema foram abertos debates e reflexões sobre programas que protejam, preservem e melhorem a saúde nessa fase da vida. O Encontro contou com Mesa-Redonda, Apresentações Orais e em Pôsteres; Exposições, Minioficinas, Lançamento de Livros, Trilha e Apresentação Artística de Grupos da Terceira Idade.  Outros pontos objetivados pelo encontro foram incentivar a produção científica acadêmica da temática; Proporcionar aos participantes a oportunidade de discussão de temas atuais de ensino e pesquisa por meio da exposição e debate; Divulgar os conhecimentos produzidos em pesquisas; e Promover uma maior integração professores, alunos e comunidade local.

Com isso, o evento abriu um debate plural de troca de experiências e de saber da temática, favorecendo o desenvolvimento de atividades acadêmicas, voltadas à  investigação científica como berço da produção do conhecimento e de novos produtos. O encontro foi encerrado com um trilha no Belmonte.

Professor da URCA apresentará trabalho no XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental

O Professor do Departamento de Construção Civil, Jefferson Luiz Alves Marinho, teve trabalho aprovado para o XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento será realizado a partir do dia 3 de junho, em Salvador, na Bahia. O trabalho do docente faz uma abordagem a respeito dos “Resíduos de Construção e Demolição: Diretrizes para o Crescimento Sustentável da Construção Civil na Região Metropolitana do Cariri Cearense”.

Curso de Especialização em Direito Penal e Criminologia será iniciado no dia 1º de junho

Será iniciada no próximo dia 1º, na Universidade Regional do Cariri (URCA), mais uma turma do Curso de Especialização em Direito Penal e Criminologia. A nova turma terá como palestrantes na abertura do curso, o juiz titular da Vara de Defesa da Mulher –, Mauro Feitosa, da Comarca de Juazeiro do Norte, que abordará o tema: Aplicação da Lei Maria da Penha e seus Reflexos. Também fará palestra a mestre em Criminologia e Professora na Unifor, Cremilda Mari Silva Moreira, sobre o tema: ‘Pedofilia – Castração Química.’
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213
Foto meramente ilustrativa

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30