xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/05/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 maio 2012

Informática Educativa -Por Maria Otilia


O  uso da Informática Educativa    como ferramenta pedagógica é muito importante para o fortalecimento do processo ensino aprendizagem.. A EEF Dom Quintino, através do professor Anderson Feliciano,lotado no Laboratório de Informática, vem oferecendo aos seus alunos, a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos, de aprendizagens significativas. Buscando assim melhorar os indicadores de desempenho acadêmico de todos os alunos.E como intervenção pedagógica, vem utilizando simulados de preparação para a OBMEP.

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

Sabemos que o segredo para o sucesso do nosso aluno é manter o foco e treinar bastante, e com a OBMEP, não é diferente. Para treinar, nada melhor que usar os simulados da escola e das provas anteriores. 

A Professora de Matemática Eliziane Nascimento “Zizi” aplicou uma semana de simulados da prova da OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) com os alunos do 6º e 7º ano da EEF Dom Quintino. Os simulados aconteceram no LEI da Escola, onde o professor do LEI Anderson Feliciano, desenvolveu uma página virtual com questões de múltipla escola (das provas anteriores da OBMEP e de questões semelhantes construída pelos professores).

Notícias do Crato - 18/05/2012


Crato promove caminhada hoje pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A Secretaria Municipal de Assistência Social junto com a Coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS convidam a população cratense para participar de uma caminhada em manifesto sobre o dia internacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A caminhada acontece hoje, a partir das 8 horas, com percurso nas ruas centrais da cidade, com término na praça Francisco Sá (Cristo Rei). Durante esta semana foram realizadas blitze com os agentes, adesivagem nos carros e distribuição de folder explicativo sobre o papel do CREAS, tendo como lema ‘o primeiro passo para combater a violência é romper o silêncio!’. As formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes, esclarecimentos sobre o que é a violência sexual, os abusos cometidos contra crianças e adolescentes, e os principais pontos relacionados à legislação estão entre as questões abordadas.

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado no ano 2000, pela Lei Federal nº 9.970/00. a data foi escolhida porque neste mesmo dia, no ano de 1973, a criança Aracelli Cabrera Sanches, uma menina de 8 anos, foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por rapazes da sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso comoveu o Brasil e ainda hoje permanece impune. Lembrando que para denunciar contra qualquer tipo de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes no Crato ligue:
(88)3521-8117
(88)8125-3570
Animação e muito carinho no mês das Mães nos CRAS do Crato

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando desde o dia 14 até o próximo 22, a semana das mães nos Centro de Referência em Assistência Social - CRAS dos bairros Batateira,Vila Alta, Alto da Penha, Muriti e Seminário. Todos os dias acontecem apresentações de música ao vivo, sorteio de brindes, entrega de lanches, dinâmicas, apresentações artísticas e várias outras atrações para as mães de cada comunidade e convidados.
Crato realiza audiência pública sobre Esporte e Cidadania
Com a participação de jovens de várias comunidades do Crato, e representantes de diversas instituições, foi realizado durante o dia de ontem, no Auditório do Centro Cultural do Araripe - RFFSA, audiência pública sobre "Políticas Públicas no Esporte para a Criança e o Adolescente". Na ocasião, foram tratados assuntos esportivos referentes ao SELO UNICEF - edição 2009-2012. O evento, realizado por meio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, teve a abertura feita pela Secretária Danielle Esmeraldo, que trouxe indicativos importantes relacionados às políticas que já vem sendo desenvolvidas no município. Diversos outros pontos foram debatidos e propostos no que diz respeito à melhoria dos projetos direcionados aos jovens, para o desenvolvimento de oportunidades em todas as áreas da cidade. A secretária, Danielle Esmeraldo, fez uma apresentação do Núcleo de Fomento ao Esporte – NUFESP, destacando as principais iniciativas de fomento ao esporte e a cultura que podem ser desenvolvidos na cidade, por meio de incentivo institucional.

Comitiva militar do Exército Brasileiro visita a Prefeitura do Crato

Na manhã desta quinta-feira, dia 17 de maio, o prefeito do Crato recebeu no Gabinete do Palácio Alexandre Arraes comitiva militar do Exército Brasileiro. A visita oficial aconteceu por ocasião da inspeção comandada pelo Coronel de Engenharia Chefe da Seção de Serviço Militar da 16ª Região, Paulo de Tarso Passos da Costa, ao Tiro de Guerra com destacamento na cidade do Crato. Em conversa com os oficiais o chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância dos serviços prestados à população cratense por intermédio da corporação. O Prefeito lembrou a parceria e o papel fundamental do município enquanto incentivador através do recrutamento de futuros atiradores e seguidores da carreira militar. Na ocasião, o Prefeito fez um balanço das obras estruturantes já inauguradas e os projetos que encontram-se em andamento espalhados pelo município. São mais de 700 empreendimentos. Ele citou como exemplos o Plano Diretor de Desenvolvimento, Plano de Saneamento, Plano de Requalificação Urbana, Zoneamento Urbano, Revitalização do Meio Ambiente, dentre outras medidas. O gestor destacou ainda que o Crato acompanha de maneira dinâmica o crescimento econômico da região do Cariri, investindo em infraestrutura e atraindo empresas de pequeno e médio porte gerando emprego e renda. A inspeção aos 17 Tiros de Guerra da 16ª Região Militar, que compreende os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, comandada pelo Coronel Paulo de Tarso Passos da Costa, tem como objetivo a padronização da instituição por meio da aplicação das normas do Exército Brasileiro. Segundo o Coronel, durante a visita foi realizada uma conversa com os novos atiradores para sondar os anseios e palestras em algumas universidades da Região. Ele agradeceu a parceria e enalteceu o apoio que o município do Crato tem dado ao Tiro de Guerra.         

Prefeitura do Crato lança Espaço Kids Selo Unicef

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 15 de maio de 2012, no Hall Irmãos Aniceto do Palácio Alexandre Arraes o lançamento oficial do Espaço Kids. Na ocasião da cerimônia, estiveram presentes o Prefeito, a primeira-dama do município e parte do seu secretariado. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal do Crato e tem como finalidade divulgar junto à população a importância da conquista do Selo Unicef para a cidade, os objetivos do milênio – metas assinadas pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) -, bem como as ações do UNICEF espelhadas pelo mundo e como essas medidas chegam em forma de benefícios as nossas crianças e adolescentes. O espaço funcionará como um balcão de atendimento onde um jovem monitor capacitado atenderá os visitantes, através de esclarecimentos guiados por meio de informes distribuídos e anexados em 3 painéis com exposição sobre o Selo,metas do objetivos do milênio,informes dos projetos existentes e ações desenvolvidas. De acordo com o calendário de programação do Espaço Kids, divulgado no evento de lançamento, estão previstas visitas em todas as escolas públicas e privadas da sede do município. O Espaço Kids ainda seguirá pelos principais pólos da cidade numa instalação itinerante com atendimento dinâmico para a população.

As visitas com os alunos serão previamente agendadas e estabelecidas por grupos, visando um maior conhecimento sobre o tema. Durante a visitação os grupos serão assistidos através de mini-palestras e ao final da visita serão entregues brindes de divulgação sobre o selo UNICEF. Segundo os organizadores, esta ação tem como proposta atrair um maior número possível de pessoas. O Espaço Kids foi pensado como um portfólio onde serão repassados não somente dados sobre o selo UNICEF, mas a conscientização acerca da importância sobre o processo de inclusão de crianças e adolescentes no contexto social. Na Prefeitura o Espaço ficará aberto a visitação de segunda a sexta, de 8:00h às 14:00h, no Hall Irmãos Aniceto.

CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069 - site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

Juazeiro do Norte é a sétima cidade do país em DENGUE



Segundo matéria da agência Brasil ( Agência de notícias do Governo Federal ), Fortaleza é a segunda capital do País com maior número de casos de dengue. Só perde para o Rio de Janeiro e lidera ese ranking absurdo no Nordeste. Os dados são do Ministério da Saúde. Nos quatro primeiros meses deste ano, a cidade registrou 10.156 caos da doença.  O Rio de Janeiro ficou com 64.675 casos. O balanço da incidência de dengue no Brasil foi divulgado nesta quinta-feira, em Brasília, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Ceará já registra 17.205 casos de dengue nos quatro primeiros meses de 2012. O número corresponde a 37,7% de todos os casos registrados no estado em todo o ano passado. A cidade de Juazeiro do Norte ocupa a sétima posição no ranking nacional.

Em relação ao Nordeste, o Ceará responde por 16,6% de todos os casos. Em toda a Região, foram registrados 103.687 casos. No Brasil, o Ceará responde por 6% dos casos. Foram registrados 286.011 casos de dengue entre janeiro e abril de 2012 em todo o País. Desse total, 1.083 foram da forma mais grave da doença.


No País, o número de óbitos por dengue caiu 84% nos quatro primeiros meses de 2012 em comparação ao mesmo período de 2010. Enquanto naquele ano foram registradas 467 mortes pela doença entre janeiro e abril, o primeiro quadrimestre deste ano teve 74 óbitos.

Com informações da Agência Brasil

Prefeita de Fortaleza reconhece epidemia de dengue na cidade


NE - 1000 casos em 1 semana !!!

No mesmo dia que o Ministério da Saúde divulgou balanço sobre a situação da dengue em Fortaleza com relação ao Brasil, a Prefeitura de Fortaleza reconheceu que o município entrou  em estado de epidemia. A prefeita Luizianne Lins admitiu o quadro após assinatura de decreto que permite os agentes de endemias a atuarem em domicílios desocupados e disse que vai dialogar junto ao Ministério da Saúde para adquirir recursos adicionais para o combate à doença. "Estamos em epidemia e iremos já a partir de segunda-feira negociar com o Ministerio da Saúde para recebermos mais aportes de recursos", confirmou a prefeita.  Luizianne Lins fez questão de ressaltar também que a administração municipal não pretende fugir do problema. De acordo com a chefe do executivo, muito já está sendo feito e as ações serão ampliadas. "Aumentaremos inclusive o número de leitos de hidratação", afirmou.

Regra do MS

A secretária de saúde de Fortaleza, Ana Maria Fontenele, também reconheceu a situação da capital. "A regra do Ministério da Saúde é ter 300 casos por cada 100 mil habitantes. Estamos com 320 casos por cada 100 mil", afirmou. A secretária fez questão de chamar atenção para o momento crítico da doença na cidade, principalmente devido a circulação massiva da dengue tipo 4 entre os doentes.

"A população agora tem que tomar para si as responsabilidades também. A  gente tem que estabelecer ações de prevenção, controle e chamar atenção  do povo sem criar pânico", ressaltou.

Com informações da repórter Ivna Girão ( Verdes Mares )
Foto meramente ilustrativa

Professores de 33 universidades federais aderiram à greve nacional, afirma Andes


Professores de 33 universidades federais aderiram à greve da categoria deflagrada nesta quinta-feira [17], de acordo com balanço do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior [Andes].

Os profissionais pedem a reestruturação do plano de carreira e melhoria das condições de trabalhos nos novos campi que foram criados nos últimos anos por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais [Reuni]. De acordo com Aloisio Porto, do Comando de Greve da Andes, o atual plano de carreiras não permite um crescimento satisfatório do professor ao longo da carreira. “Hoje para chegar no teto da carreira ele levaria quase 30 anos”. 
 
De acordo com o dirigente sindical, foram feitas mais de dez reuniões com o Ministério do Planejamento para revisão dos planos, mas não houve avanço na negociação. Assembleias marcadas para amanhã e para o início da próxima semana devem confirmar a adesão de professores de outras instituições à paralisação, segundo Porto. O Ministério da Educação [MEC] informou, por meio de nota, que “reafirma sua confiança no diálogo e no zelo pelo regime de normalidade das atividades dos campus universitários federais”. O governo ressalta que o aumento de 4% negociado no ano passado com os sindicatos já está garantido por medida provisória assinada no dia 11 de maio. O aumento será retroativo a março, conforme previsto no acordo firmado com as entidades.

“Com relação ao plano de carreira, a negociação prevê sua aplicação em 2013. Os recursos devem ser definidos na LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] até agosto deste ano, o que significa que temos tempo. As negociações entre o Ministério do Planejamento e as representações sindicais seguem abertas”, explicou o MEC.
 
Agência Brasil

Deputado Heitor Férrer anuncia que entrará com representação contra o Estado


Durante a sessão plenária desta quinta-feira [17] da Assembleia Legislativa, o deputado Heitor Férrer [PDT] afirmou que entrará com representação contra o Governo do Estado.

A movimentação jurídica será feita através do Ministério Público Estadual, devido, segundo o parlamentar, ao descumprimento de uma lei aprovada pela AL-CE em maio de 2008. A matéria é de autoria do deputado Delegado Cavalcante [PDT] e determina a apresentação de relatórios bimestrais à Comissão de Defesa Social do Parlamento contendo estatísticas de homicídios e apreensão de armas no Ceará. “Fui à comissão atrás desses documentos. Resultado: não tem nada. Uma lei que não vale nada”, considerou. Para Férrer, o cumprimento da lei possibilitaria à Assembleia monitorar o crescimento da violência no Estado. “O Governo, silente a esta lei, com ouvidos de mercador, não encaminha. Ainda bem que os jornais trazem esses dados”, acrescentou, destacando reportagem do jornal O Povo que indica aumento de 24% nos assassinatos de janeiro a maio de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado.

Heitor reconheceu a intenção do governador Cid Gomes de melhorar a área da segurança pública com a criação do Ronda do Quarteirão. Mas ponderou, “o programa de combate à violência redundou no fracasso. Isso é um atestado de que o combate não se faz só com carro de luxo, boa vontade do secretário de segurança nem da devoção do delegado-geral da Polícia Civil. Existem outras políticas”, frisou. O deputado criticou ainda o sistema carcerário local. Para ele, trata-se de uma estrutura falida do ponto de vista da ressocialização. “O preso nem tem medo da cadeia nem da lei, e nem é ressocializado. Ele sai com o mesmo perfil, ou com perfil pior. É uma escola de aperfeiçoamento do crime”, pontuou. Em aparte, o vice-líder do Governo na AL, deputado Sérgio Aguiar [PSB], ponderou que a Comissão de Defesa Social da Casa passou por mudanças de secretários – o que pode ter dificultado a localização dos relatórios. “Isto não justifica o descumprimento da lei. Mas mostra que tem que haver pressão maior por parte da Comissão. De qualquer forma, vou procurar o deputado Delegado Cavalcante [presidente do colegiado] para tomarmos medidas mais enérgicas no tocante ao cumprimento”, disse.

Com informações e imagem [Paulo Rocha] da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa ( Yuri Guedes )

Monopólio e cartel - Por Antônio Morais


A cada dia o Governo Federal permite a desmoralização mais e mais das instituições de defesa do consumidor. Uma das mais importantes conquistas da sociedade está nas "Agencias  Reguladoras".

Suas atribuições principais são promover o impedimento  da formação dos monopólios. Por um tempo desempenhou suas atribuições. Hoje, estamos assistindo o próprio  Governo Federal financiando a formação de Carteis. O grupo JBS, empresa que atua no ramo de frigoríficos está comprando  abatedouros, em todo pais, com a única finalidade de eliminar concorrentes. Compras, encerra as atividades e fecha, e o pior, as compras são financiadas com  dinheiro publico, recursos do BNDES.

A região do cariri já é vitima de um outro perverso monopólio. No meio de transporte coletivo de passageiros. Aqui sempre existiram varias  empresas transportadoras de passageiros.  Hoje, quem utiliza este tipo de transporte coletivo é obrigado a recorrer aos serviços de uma única empresa: A Guanabara que cobra o preço que quer pela passagem e, presta o serviço a seu bel prazer. Quem manda é quem tem dinheiro. Isso para um governo que só fala em pobre, não deixa de ser um contra senso.

Antonio Morais - Blog do Sanharol

TV flagra mensagem de petista tranquilizando Sérgio Cabral por CPI


NE - A Corrupção no Brasil agora pode até ser fotografada ! 


'Não se preocupe, você é nosso e nós somos teu (sic)', escreveu Cândido Vaccarezza

Troca de mensagens por celular flagrada nesta quinta-feira, 17, pelo SBT, durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira, mostra que os petistas resolveram blindar o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O PT está decidido a poupar Cabral, mesmo depois de o PMDB não ter apoiado o requerimento do ex-presidente Fernando Collor que pedia à Polícia Federal as gravações telefônicas das conversas entre o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com o jornalista Policarpo Júnior, diretor da sucursal da revista Veja, em Brasília

"A relação com o PMDB vai azedar. Mas não se preocupe. Você é nosso e nós somos teu (sic)", escreveu o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), ex-líder do governo, para Sérgio Cabral. A imagem da mensagem foi gravada. Na sessão administrativa desta quinta, o PMDB se recusou a apoiar o requerimento de Collor. Já os petistas foram claramente favoráveis a "investigar essa relação promíscua entre uma quadrilha e um jornalista".
Ao final da sessão da CPI, um petista alertou que o PMDB não pode adotar a tática de "dar às costas aos demais aliados". O PT evitou que o proprietário da Delta Construções, Fernando Cavendish, que tem ligações estreita com Cabral, fosse convocado para depor na CPI. A Delta nacional também foi poupada e não teve seus sigilos fiscal, bancário e telefônico da empreiteira.

Fonte: Estadão

Jacarandá de 23 metros pesando 3 toneladas é cortado para a festa de Santo Antônio em Barbalha



A árvore de três troncos teve um deles retirado para servir à tradição de festejar o padroeiro da cidade caririense

Barbalha. Foi dada a partida para os festejos alusivos a Santo Antônio, neste município, com o corte do pau da bandeira, uma árvore jacarandá de 23 metros com quase 3 toneladas. Ontem pela manhã, centenas de carregadores entraram mata adentro, no Sítio São Joaquim, a 6 quilômetros da cidade, para seguir um ritual de mais de oito décadas. Mesmo num dia da semana, para evitar degradação ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA), da Chapada do Araripe, não é possível conter a forte tradição e evitar a grande participação popular no ritual do corte. O mastro da bandeira permanece na "cama do pau", local nas proximidades de onde foi retirado, para secar até a abertura da festa, dia 3 de junho.

Todo o trajeto foi acompanhado por analistas ambientais, representantes do Poder Judiciário e da própria administração, no intuito de fazer cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), além da comissão organizadora do cortejo. Antes de chegar a árvore para o corte, cerca de 300 pessoas seguiram mais de um quilômetro no Sítio São Joaquim, para deixar uma imagem do santo casamenteiro depositado em um angico, árvore frondosa também na APA. No local, um Pai Nosso e o pedido de proteção ao padroeiro de Barbalha. A aglomeração dos carregadores começa a partir das 6 horas, no mercado público da cidade. No local tomam o caldo, que irá fortalecer o grupo para as próximas horas. Em seguida, todos seguem para a Matriz de Santo Antônio onde acontece a bênção para então saírem em cortejo pelas ruas. Os fogos de artifício dão passagem e anunciam por toda da cidade o clima dos festejos. Jovens, mulheres, crianças, novatos e veteranos fazem questão de dar o tom das comemorações. O sagrado e o profano se misturam no ritual.

Segundo o capitão do pau da bandeira, Rildo Teles, que há 12 anos está à frente do evento, a escola da árvore obedece um critério ambiental e também relacionado à festa. "Tem que ser uma árvore pesada que simbolize o sacrifício dos participantes, que vem até o local com a fé no santo. É uma tradição, e a força para levar o tronco até o Centro da cidade, no dia da abertura dos festejos, vem da fé das pessoas", diz ele. O capitão é o líder do grupo, escolhido pelos próprios participantes para serem comandados. De acordo com Rildo Teles, é uma função que envolve a responsabilidade de orientar o grupo quanto a melhor forma de se conduzir no trajeto, até o comportamento dos integrantes dentro da área do corte. Antes do jacarandá receber o primeiro golpe de machado, dado pelo capitão, há um momento de preparação do grupo, principalmente por a árvore ter uma história para o falecido dono do sítio, Joaquim Teles, que pedia que preservasse sempre a planta e só cortasse no momento em que estivesse frondosa. A árvore de três troncos teve um deles retirado para os festejos.

O trajeto dos carregadores teve o acompanhamento da analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Flávia Regina Domingos. Segundo ela, já houve todas as autorizações devidas e as árvores estão demarcadas. O trabalho está voltado mais para conciliar a conservação do meio ambiente com as manifestações culturais da região. Os técnicos fazem a avaliação de como é feito o corte e o tipo de degradação que ocorre na área, no intuito de embasar e dar orientações técnicas de como deve ser realizado o reflorestamento no local.

"Temos, junto com o Ministério Público Federal, a obrigação de apresentar orientações técnicas para recuperação da área, para não ser degradada na atividade", explica. Cerca de 120 árvores serão utilizadas no replantio do local e nas proximidades da área degradada. Além de um novo jacarandá, árvores comuns à vegetação do Sítio São Joaquim serão cultivadas. Segundo a analista ambiental, será verificada uma data específica, em um momento propício para o replantio, de acordo com o que foi estabelecido pelo TAC. Ano passado, também foi replantada na área a mesma quantidade de mudas.

Casamenteiro

A área do corte foi georeferenciada e até o ano de 2014 e novas árvores foram demarcadas. Rildo Teles afirma que no próximo ano, novas árvores deverão ser demarcadas no Sítio Flores, outra área onde ocorre cortes de árvores para servir de mastro do pau da bandeira para os próximos festejos. Até o dia da festa a árvore deverá ficar mais leve, depois de secar na cama do pau. Enquanto isso, os desejosos de casar aproveitam casquinhas do tronco para fazer o chá e pedir ao santo casamenteiro que o par chegue o maior rápido possível.

Mais informações:

Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha,
Rua da Matriz 25, Centro
Região do Cariri
Telefone : (88) 3532.1708

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Foto ilustrativa do site O cariri ligado nas notícias

Outras Notícias


Crato realizou audiência pública sobre Esporte e Cidadania

Foi realizada na última quinta-feira, no Auditório do Centro Cultural do Araripe - RFFSA, audiência pública sobre "Políticas Públicas no Esporte para a Criança e o Adolescente", onde foram tratados assuntos esportivos referentes ao SELO UNICEF - edição 2009-2012. O objetivo é a melhoria das políticas públicas para o Município. O evento foi realizado por meio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude.

Governo do Crato realiza no próximo dia 25 ação de inclusão para alunos com necessidades especiais

O Governo do Crato por meio da Secretaria de Educação do Crato em parceria com o Geopark Araripe, Universidade Regional do Cariri- URCA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-  ICMBio/ Floresta Nacional do Araripe FLONA, realizarão no próximo dia 25 mais uma ação do projeto Educação Ambiental inclusiva. Essas atividades vêm sendo executadas desde agosto do ano passado e objetivam a  promoção de atuações com abordagem sobre o Geopark Araripe, trazendo elementos como terra, natureza, cultura, e possibilitando o contato lúdico com um ambiente natural, aguçando as particularidades e a percepção dos grupos com necessidades especiais. Os participantes serão alunos com deficiência intelectual matriculados no ensino regular das escolas municipais de Crato.  A programação será dessa forma, mas ainda sujeita a alterações.

Programação, 25 de maio

08h Acolhimento e boas-vindas aos alunos, professores e pais.
8h15min - Apresentação do Geopark Araripe com Teatro de bonecos
08h50min - Piquenique
09h - Oficina réplica de fósseis. (previsto 1h30min)
10h30min – Saída do Parque de Exposição para casa sede da FLONA.

2° momento, na casa Sede FLONA:

11h - Aquecimento/ alongamento.
11h30min - Trilha na FLONA
12h10min – Almoço
12h50min às 14h – Pintura livre dos elementos da natureza em painel de tecido
- Em seguida momento livre para brincadeiras.

Secretaria de Agricultura esclarece sobre linha de crédito para produtores rurais

A Secretaria de Agricultura do Crato comunica aos produtores rurais que o Banco do Nordeste dispõe de uma linha de crédito especial, direcionada ao combate dos efeitos da seca. Maiores informações sobre esse assunto, procurar Vicente Lúcio, na sede da Secretaria, ou um projetista credenciado pelo Banco do Nordeste. Ligar pelo fone (88) 3586-8024.

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 18/05/2012


Geopark Araripe recebe Selo Verde diante de platéia de mais de 500 pessoas de vários países

O Geopark Araripe passa por uma nova etapa de desenvolvimento. No Japão, diante de uma platéia de mais de 500 pessoas, recebeu durante o encerramento da Conferência Internacional de Geoparks, o Selo Verde, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos para Geoparks da Rede Global, da Unesco. Durante a solenidade estiveram representando o projeto, desenvolvido por meio da Universidade Regional do Cariri (URCA), o Vice-Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, e a Geóloga Flávia Lima, além do representante do Governo do Estado, o Secretário das Cidades, Camilo Santana. Segundo o Vice-Reitor da URCA, o evento foi de grande importância, no sentido de evidenciar o projeto que vem sendo desenvolvido desde 2006, pela Universidade. Ele afirma que além de ter sido uma cerimônia rica, contou com representantes de diversos países do mundo, onde estão implantados Geoparks. O Secretário das Cidades, Camilo Santana, irá agendar uma reunião com o governador do Estado, Cid Gomes, no intuito de providenciar a criação de cargos do GA e apoiar o projeto com melhor estrutura de pessoal. Outro aspecto a ser debatido será o meio de articulação regional e nacional para programar ações nos seis municípios do Cariri, onde estão localizados os nove geossítios, principalmente no que diz respeito à desapropriações e infraestrutura.

Reitora se reúne com representantes do Sindesp

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, participa, nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, de reunião entre representantes da URCA e Sindicato dos Docentes do Ensino Superior do Estado do Ceará (Sindesp). A reunião acontece no auditório do Geopark Araripe. Estarão participando os professores que fazem parte da ação do piso salarial.

URCA firma convênio de intercâmbio de estágio com o SESC

A Universidade Regional do Cariri (URCA) firmou convênio de intercâmbio de estágio como Serviço Social do Comércio (SESC), para o desenvolvimento da formação teórico-prática dos alunos da Universidade.  Com isso, o SESC irá possibilitar por meio dos estágios, atuação junto com a Universidade na busca de subsídios necessários, conforme o convênio, para atualização de seus currículos, e também possibilitar ao SESC abertura de canais de informação indispensáveis a uma constante atualização das  fontes de conhecimento técnico e científico. Com isso, estão estabelecidas normas relacionadas ao programa de estágio, obrigatório ou não, já que não haverá vínculo empregatício com a instituição conveniada com a URCA.  Será feito um cadastramento dos candidatos a estágio, segundo critérios previamente fixados, que propiciem a todos igualdade de oportunidades.  O convênio terá uma duração de 60 meses, válido até o dia 14 de maio de 2017.

Professores e Alunos do Curso de História Participam do 5º Seminário Regional Espaço Aberto à Cultura (ESPACULT)

 
A professora Sônia Meneses e os professores Cícero Joaquim dos Santos e Francisco Egberto de Melo, junto aos alunos do Curso de História da URCA, participarão, neste dia 18/05, do 5º Seminário Regional Espaço Aberto à Cultura (ESPACULT), que acontecerá nos dias 18, 19 e 20/05, na cidade de Porteiras, no Cariri. O evento faz alusão ao Dia Internacional dos Museus (18/05) e se insere na programação da 10ª Semana Nacional de Museus, evento anual estimulado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em sua 5ª edição, o Seminário Regional ESPACULT aprofundará o tema Memória e Natureza, e contará com a participação de estudantes e professores das instituições de ensino básico e superior situadas no Cariri, além dos demais moradores do município de Porteiras.  O evento, que acontece desde o ano 2004, é promovido pelo Museu comunitário Casa da Memória de Porteiras, instituição museológica administrada pela Associação Retratores da Memória de Porteiras (REMOP), em parceria com o Instituto da Memória do Povo cearense (IMOPEC) e a Prefeitura Municipal de Porteiras.  Para maiores informações acessar: www.retratores.blogspot.com.

Visita ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri

Hoje, dia 18, em razão das comemorações do Dia Internacional de Museus, o Geopark Araripe disponibiliza transporte para as pessoas que quiserem visitar o Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri. O carro sairá às 8 horas da sede do Geopark, situada na Rua Carolino Sucupira, S/N (por trás da URCA) e retorna às 17h00.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30