xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 abril 2012

Coluna Armando Rafael



Edição de 26 a 30 de abril de 2012

Alavancou

A empresa Cearapi–Brazilian Organic Honey,  produtora de mel orgânico para exportação – localizada na Avenida Padre Cícero, nº 4455, bairro Muriti, em Crato – compra a produção de mel orgânico de mais de 500 produtores do centro nordestino. Desses,  cerca de 200 produzem o mel orgânico aqui mesmo no Cariri. Em 2011, a Cearapi exportou 3 mil toneladas de mel orgânico, para os mercados europeu e norte-americano. Os moradores da conurbação Crajubar também podem adquirir os produtos da Cearapi, nos seguintes locais: em Crato: no Hotel Encosta da Serra, no bairro Grangeiro; nas Farmácias Gentil e na loja Vita Nature, no centro da cidade. Em Juazeiro do Norte, os produtos são vendidos no Restaurante Coisas do Sertão, na Avenida Padre Cícero, 3020, bairro Triângulo Crajubar.

Huberto Cabral

As cidades são feitas primeiramente pelas pessoas. Pois seus moradores falam mais à alma do que os prédios e os cartões-postais. Foi preciso  o radialista, jornalista, cerimonialista e  memorialista Huberto Cabral  (foto ao lado)  sofrer séria ameaça ao funcionamento do seu coração, para o Crato se dar  conta do que ele representa para esta cidade. Desde 1947, quando tinha de dez anos idade, Cabral começou a participar dos acontecimentos de Crato, sua cidade natal e um dos enlevos da sua vida. Desde 1953, há quase 60 anos, ele acompanha o Instituto Cultural do Cariri. Foi um dos fundadores da Rádio Educadora do Cariri, há 53 anos, aonde ainda atua. Huberto Cabral é profundo conhecedor da história, memória e tradição popular  desta cidade quase tricentenária.

É pau, é pedra, é o fim do caminho

Perguntar não ofende. Esse Carlinhos Cachoeira não é o mesmo que, no primeiro governo de Lula  estava envolvido com Waldomiro Diniz, este último o da propina nos Correios, cujo delito foi visto ao vivo e a cores nas telinhas? O ministro da Justiça de Lula – daquela época –  não era o Dr. Márcio Thomaz Bastos?  O mesmo que hoje é o advogado (contratado por R$ 15 milhões, segundo a mídia)  para defender o Carlinhos  Cachoeira? Ah! bom. Mas, a julgar pelas declarações do relator escolhido para essa CPI, a forma como o governo federal  quer conduzi-la lembra o tempo em que a pelada só começava quando o dono da bola escolhia o seu time.

Novidades na Euroville

Para quem não sabe, a Euroville (ou Vila Europa), -- foto ao lado  -- construída na localidade de Araporanga, distrito do  município de Santana do Cariri, é um conjunto habitacional com residências  construídas – cada uma – em estilo diferente: grego, italiano, inglês, francês... Tem até uma casa  inspirada no estilo do famoso arquiteto catalão Antônio Gaudí. Existe ainda na Euroville, um pequeno castelo  português e uma ponte suíça sobre um pequeno lago. Todas as edificações pertencem aos irmãos da família Pereira e Silva, originária daquela localidade.

Vem aí a “Place de Bruges”...

Agora, segundo informações de José Pereira e Silva – professor aposentado da Faculdade de Odontologia da UFC  e maior incentivador da construção das casas inspiradas em estilos europeus – a família Pereira e Silva vai dar prosseguimento às construções na Euroville. Em 2013 deverá ser inaugurada a Place de Bruges, uma praça medieval,  inspirada na existente na Bélgica. Depois dessa praça será construído um canal, nos moldes europeus antigos, o qual – em futuro próximo – funcionará como um pesque-pague para os visitantes da Euroville.

Novo historiador

José Pereira e Silva, o incentivador da Euroville,  vai estrear como historiador. Ele está escrevendo o livro “Guerras no Cariri”, no qual aborda os confrontos e levantes ocorridos entre as elites e oligarquias que dominavam os municípios caririenses no final do século XIX e início do século XX. O livro rememora vários conflitos, com destaque para os  ocorridos em Santana do Cariri entre o rico fazendeiro Manoel Alexandre e o prefeito daquele município, coronel Felinto da Cruz Neves.  

Aliás...

Um dos capítulos do livro de José Pereira e Silva enfoca o levante conhecido por “Sedição de Juazeiro”, ocorrido em 1914. Na obra é dado destaque especial ao Padre Cícero. O autor do livro “Guerras no Cariri” viajou a Roma, para onde o Padre Cícero (foto à direita) se deslocou em 1898, em busca da reabilitação de suas ordens sacerdotais. José Pereira procurou informações sobre a permanência do sacerdote na Itália, percorrendo, para tanto,   o albergue Dell´Orso, local da hospedagem inicial do Padre Cícero em Roma. O escritor pesquisou, ainda, a igreja  onde o Padre Cícero celebrou a sua primeira missa,  após a suspensão de suas ordens sacerdotais,  decretada pelo bispo do Ceará, dom Joaquim Vieira. Para celebrar essa missa, o Padre Cícero recebeu autorização do Papa Leão XIII. Essa  igreja é mais conhecida como San Carlo al Corso (foto à esquerda, ao alto). Oficialmente é denominada Basílica dei Santi Ambrogio e Carlo al Corso – foto ao lado – e fica localizada na Via del Corso, em Roma, sendo dedicada a Santo Ambrósio e São Carlos Borromeu.

A Gravatá do Cariri

A propósito, a construção da Euroville, em Santana do Cariri, já motivou a lembrança de se construir por lá chácaras, haras  e vilas de casas ou chalés em estilo dos alpes europeus. Igualzinho ao que começou ser feito – na década 60 do século passado – na cidade pernambucana de Gravatá (foto à esquerda). Hoje Gravará virou um polo turístico. Há quem diga que o  atual estágio de desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri já comporta  um local de lazer,  onde as famílias mais abastadas construam casas de campo. Com a palavra as construtoras e imobiliárias do Crajubar.

Cidadão do mundo

O ex-reitor da Urca, André Herzog –  que é doutor em química e hoje  ministra aulas na Uece, em Fortaleza – foto à esquerda --  encontra-se na Suécia. Antes ele fez trabalhos e pesquisas na França e Polônia. Herzog participa da realização do vídeo-documentário "Marie Curie e a descoberta da Radioatividade". Na temporada em Paris, o professor André Herzog começou a planejar novo projeto: um documentário sobre o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada, considerado o primeiro químico do Brasil.

Em tempo

Pouca gente sabe, mas José Bonifácio (foto à direita) morou na Europa, no início do século 19, onde produziu importantes  pesquisas na área da química. Lá, tinha amizade  com o sueco Jacob Berzelius, considerado um dos pais da química moderna. José Bonifácio coletou e identificou na Europa, um mineral – então desconhecido – que denominou de Petalita, em homenagem ao imperador brasileiro, dom Pedro I. Tempos depois, outro renomado químico sueco – Johan August Arfwedson – isolou da Petalita, o Lítio, também até aquela época desconhecido. Hoje, do Lítio  são feitas as baterias utilizadas nos telefones celulares, computadores e circuitos da informática. 

O mais antigo engraxate de Crato

Seu nome completo é Francisco das Chagas Amorim Damasceno. Mas se procurarem este nome em Crato ninguém saberá informar. Já “Chaguinha, o engraxate”, não só é muito conhecido, como é figura popular nesta Cidade de Frei Carlos, onde nasceu e  exerce sua profissão há mais de 60 anos, na Praça Siqueira Campos. Um dos maiores presidentes da república brasileira – o visionário e injustiçado Juscelino Kubitschek – também foi engraxate, na sua infância pobre em Diamantina, sua cidade natal. Já  o Chaguinha de Crato tem, o orgulho de ter lustrado os sapatos do Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, um dos 44  presidentes da república,  chefe de estado e de governo do Brasil entre 1964 e 1967.

Xô, humilhação!

Pense numa coisa que humilha o sentimento de cratensidade! Trata-se da inoportuna placa colocada no meio do novo patamar da Catedral de Crato. Nela está escrito: “Igreja-Matriz”. Ora, Crato é uma das nove cidades do Ceará que –  por ser sede de diocese –  ao invés de “igreja-matriz” tem o privilégio de possuir catedral.  Igreja-Matriz fica para os demais 175 municípios do Estado que não são sede de dioceses. Além do mais, aquela placa vem atrapalhando a passagem dos pedestres. É por isso que muita gente vem pedindo ao Cura da Sé  a  urgente retirada da inopinada placa...Xô!
Xô, Barraca!

Sabe aquele barracão de vender sorvetes que enfeiava o cenário ao lado do patamar da Sé? Depois que toda a população cratense aplaudiu a retirada da “feiura” (quando da construção das novas calçadas), eis que o proprietário da “pirueta” está anunciando que em breve a barraca voltará ao antigo local. E como foi mais forte do que a vontade do povo, só falta voltar com a música do boêmio: "Aqui me tens de regresso”... triste!

Torpedos

1 – Quem passa em frente à reitoria da Urca e olha para as bandeiras do Brasil, do Ceará e da Universidade, lá hasteadas, sai triste com o estado daqueles maltratados símbolos cívicos. Neles não se vê mais a cor verde e sim uma tonalidade indefinida, tão gasta estão, pelo uso e exposição ao sol e às chuvas.

2 – Aliás, a persistir o estado daquelas bandeiras, melhor seria não hasteá-las, pois existe norma proibindo  o  uso da Bandeira Nacional que não se encontre em bom estado de conservação. 

3 – A Rádio Padre Cícero FM, de Juazeiro do Norte, transmitiu ao vivo – diretamente da cidade de Aparecida do Norte –  os trabalhos a 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos d Brasil–CNBB. Uma equipe da emissora, à frente a cantora e locutora Adeleni Oliveira, transmitiu boletins de notícias e entrevistas via skype. A Rádio Padre Cícero FM- 104,9 tem oito anos de existência e esta foi  a primeira vez que fez transmissões diretas de uma assembleia da CNBB.

4 – No próximo ano, a Igreja Presbiteriana vai comemorar 50 anos de sua chegada a Crato. A Igreja Presbiteriana de Crato mantém – na Rua José Marrocos, por trás do Centro Cultural do Araripe –  uma escola de ensino fundamental denominada Professor Natanael Cortez. Que  funciona num  prédio ao lado do templo.

5 – Pelo que a mídia já divulgou, a cachoeira de Paulo Afonso é fichinha se comparada com a do Carlinhos...

Comentários dos Leitores serão publicados em breve!


Temos recebido uns 50 comentários sobre assuntos variados. Devido à escassez do tempo por aqui, eu tenho adiado a publicação, mas quero dizer a vocês que os comentários tem chegado, e peço só um pouco de paciência, pois a maioria deles será publicado. Enquanto isso, não percam hoje, segunda-feira, às 14:00 o meu programa "Música Inesquecível", pela Rádio Educadora do Cariri - www.radioeducadoradocariri.com

Um grande abraço,e um bom feriadão 
Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 7 anos, o Crato na Internet

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30