xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 abril 2012

Novos casos de intoxicação por sushi no Crato


A Vigilância Sanitária recolheu amostras dos ingredientes para fazer uma análise. A venda de sushi no Mercadinho São Luiz está suspensa
Crato. Continua aumentando o número de pessoas que dizem estar com intoxicação alimentar devido ao consumo de sushi comprado no Mercadinho São Luiz do Crato. Ao todo, a rede de supermercados já conversou com 13 pessoas que ingeriram o alimento. Mas, a cada momento, surgem nas redes sociais relatos de novos casos da infecção. Alguns clientes se organizam para acionar a Justiça quanto ao caso. Nos hospitais da cidade, a presença de pacientes com o mesmo quadro clínico é frequente desde a última segunda-feira. O empresário Francisco Cícero do Nascimento, que também comeu o sushi, contou que já gastou cerca de R$ 800 com o internamento hospitalar de sua namorada, Samantha Bessa, e com medicamentos para o casal. Ele acredita que pode ter faltado higiene dos funcionários do mercadinho na hora de preparar e servir o alimento.

"Tive que passar por hospitais com minha namorada e até hoje, estamos sentindo os sintomas. Ninguém do São Luiz entrou em contato conosco. Esperamos que eles tomem uma providencia para que isso não volte a se repetir. Durante esses dias doente, estou tendo prejuízos também na minha empresa porque estou sem condições de trabalhar", afirma ele.

Mesmo alegando que os aspectos dos componentes do prato estavam dentro do padrão esperado e que a rede segue os padrões de controle de qualidade, diante da gravidade do caso, o Mercadinho São Luiz enviou uma técnica em Segurança Alimentar, Vancy Maia, para a filial do Crato. Ela está acompanhando os procedimentos internos de manipulação, as características sensoriais de cada matéria-prima e a saúde dos funcionários que manipularam o alimento.

Já a gerente de atendimento da rede, Mona Maia, recebeu a missão de visitar todos os clientes que consumiram o sushi para prestar assistência e providenciar atendimento médico aos que necessitarem.

A Vigilância Sanitária do Município já recolheu amostras da matéria-prima dos ingredientes que compõem o prato e realizou inspeções no local. O material foi encaminhado para uma análise microbiológica.

A expectativa é de que o resultado seja divulgado nos próximos dez dias. Até que o laudo laboratorial seja finalizado, a venda de sushi na loja permanecerá suspensa. De acordo com a gerente de qualidade Maria Vancy Maia, foram vendidos 160 quilos de sushi na segunda-feira. Ela acredita na possibilidade real de que o alimento estava contaminado.

"Estamos aguardando que as pessoas que tenham consumido o produto nos procurem. Estaremos disponíveis a ajudar, mesmo não tendo certeza de quantas pessoas consumiram o alimento", destaca.

Esclarecimentos

Em nota à imprensa, o Mercadinho São Luiz divulgou que a filial tem uma equipe de controle de qualidade fixa na loja e que a rede optou por tomar medidas de segurança com o objetivo único de esclarecer os fatos e atender os clientes da melhor forma possível. Independente das causas da infecção, a empresa disponibiliza assistência aos clientes pelo e-mail: sac@mercadinhossaoluiz.com.br  ou pelos telefones pelos telefones (85) 9152.9739 e (88) 8847.2502.

Mais informações

Mercadinhos São Luiz
Rua Nelson Alencar, 134
Bairro São Miguel - Crato
Região do Cariri
Telefone: (88) 3521.3080

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Notícias do Crato - 27/04/2012


Posto de Saúde da Chapada do Calange não será desativado

O posto de saúde da Chapada do Calange não será desativado. A Secretaria de Saúde do Crato desmente a possibilidade de fechamento da unidade de saúde, conforme boatos espalhados no município. Informa, ainda, que aquela unidade de saúde permanecerá em pleno funcionamento, com dois atendimentos semanais, nas segundas e quartas. O objetivo, ainda, é incrementar cada vez mais os de serviços no local, ampliando o calendário de atendimento aos moradores da Chapada, Baixio do Muquém e Barro Branco. Está sendo construído um projeto para instalação de um outro posto de saúde no Bairro Barro Branco, com amplas acomodações, equipamentos de primeiro , com a finalidade de fortalecer o atendimento médico e ambulatorial às famílias que ali residem e também de outras comunidades vizinhas. O ex-secretário de saúde do Crato, Cícero França, lamenta o fato de pessoas desocupadas espalharem informações tão negativas com o intuito de desestabilizar a administração municipal. "Essas conversas são politiqueiras e não existe razão de ser", disse Cícero França, afirmando que oposto de saúde da Chapada do Calenge é um dos mais recentes instalados pelo prefeito Samuel Araripe e que presta um serviço de muita relevância no tocante à saúde publica do município. "E é por estas e outras que não há motivos para sua desativação", concluiu o ex-secretário .

Sindicato dos Servidores do Crato comemora Dia do Trabalho


O Sindicato dos Servidores Municipais do Crato vai realizar em 1º de maio, Dia do Trabalho, o III Torneio de Futebol Association, no Itaytera Clube, com a participação de quatro equipes formadas por atletas trabalhadores de vários setores do serviço público municipal. Haverá atopublico no recinto, entre de premiações e festa dançante. O transporte sairá às 7 horas da manhã da Praça da Sé, até o local do evento. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores, Júnior Matos, serão premiados os times classificados em 1º, 2º e 3º lugares, que receberão troféus e medalhas doados pelos secretários municipais.

Abriu pra Juventude abre sua 4ª edição


Com várias apresentações artísticas, foi aberto na noite de ontem, em Crato, a quarta edição do Abriu Pra Juventude, um evento voltado para a valorização dos múltiplos talentos dosjovens cratenses. Este ano, a temática do evento é ‘Meu Ambiente’. O projeto tem contado nos últimos anos de sua realização, com uma grande participação da juventude do Crato, no intuito de promover a cidadania, a arte e o conhecimento. A abertura contou com uma exposição sobre o evento e a apresentação de corais. Em seguida, terá o teatro Animartistas. Foram realizadas apresentações musicais, com as bandas Firenheint, Enjoy, Godivas, Nigth Life. Hoje, no encerramento do Abriu Pra Juventude, haverá apresentação teatral do espetáculo "Retrato", com direçãode Yarley Lima, e em seguida, Game Of Skate, além das bandas - AR 51, Sideshow Bob e Na Estrada.

A secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, destaca a importância de um evento que tem como protagonista o jovem, e que traz ao palco manifestações do talento da juventude da cidade e da região. O Abriu Pra Juventude é realizado por meio da Secretaria de Cultura do Crato, através da Administração Municipal. O evento acontece nos dias 26 e 27. As apresentações acontecem no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA. Maiores informações na Secretaria de Cultura, Esporte eJuventude, no Centro Cultural do Araripe. Fone- 3523 2365.

CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069 - site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

Definido aterro sanitário do Cariri entre Juazeiro e Caririaçu


(postagem inicial feita no blog www. juametro.blogspot.com.br)

Esquema de aterro sanitário.

Depois de muitas idas e vindas, parece que finalmente decidiram o local do aterro sanitário da região do Cariri: será num terreno no limite entre Juazeiro do Norte e Caririaçu. Segundo reportagem do Jornal da Tarde, o governo do estado começará a construção no segundo semestre deste ano, depois de aprovar todas as licenças ambientais.

Preservando a área do aeroporto este local poderá ser adequado para receber o lixo das cidades e acabar de vez com os vários lixões. Em contrapartida, agora é que o Anel Viário será mais que do necessário, pois imaginem todos os municípios do Cariri enviando caminhões e mais caminhões pela Rua São Pedro e Rua Pe. Cícero!
Abaixo um texto sobre questões técnicas dos aterros sanitários:

Um aterro sanitário é uma “instalação de eliminação utilizada para a deposição controlada de resíduos acima ou abaixo da superfície natural”, em que os resíduos são lançados ordenadamente e cobertos com terra ou material similar. Existe coleta e tratamento do chorume e controle sistemático das águas lixiviantes e dos gases produzidos; é realizado monitoramento dos impactos ambientais durante a operação e após o seu encerramento. Esta é a diferença entre aterros sanitários e aterros controlados, onde não há coleta e tratamento de chorume. A cobertura de resíduos domiciliares com terra se destina a evitar a ocorrência dos ciclos de insetos, não sendo necessária em resíduos industriais.

A destinação final dos resíduos sólidos pode variar muito. Desde a incineração em instalações muito caras, capazes de atingir grandes temperaturas, conforme se faz na Europa, até a destinação em aterros sanitários, mais comum nos Estados Unidos. Os motivos são simples de entender. Na Europa ou no Japão, por falta de espaço para instalar aterros, as necessidades induziram o desenvolvimento de tecnologias adequadas de incineração, ainda que muito caras. Nos Estados Unidos, onde existe disponibilidade de espaço, as soluções em aterros sanitários são mais comuns.

Um aterro sanitário é uma solução técnica que incorpora todas as recomendações das boas técnicas e práticas de geotecnia ambiental atualmente incorporadas nas engenharias sanitária e ambiental.
Trata-se da escavação de uma vala, em que a cota da superfície de fundo esteja no mínimo 3m acima do lençol freático, que deverá ser revestida com uma geomembrana (aquela lona preta plástica que muitas vezes é vista em barracos para uso humano) chamada polietileno de alta densidade (PEAD), que em geral tem espessuras de 1,5mm ou 2mm.

Para garantir a eficácia e eficiência do sistema de impermeabilização que evita que os líquidos do lixo, chamados de chorume, se infiltrem contaminando solos e água subterrânea, colocamos um colchão de areia e um dreno chamado “testemunho” abaixo da lona plástica impermeabilizadora. Este dreno é recolhido numa caixa de inspeção fora da vala, e o objetivo é que sempre esteja seco, pois se apresentar chorume significa que a lona foi danificada e precisa ser consertada. Caso contrário não adianta fazer o aterro sanitário e não garantir sua eficácia.

Acima da lona, são instalados filtros para expulsão de gases, como o metano que se forma da fermentação da matéria orgânica, e um sistema de coleta de chorume no fundo da vala, para envio deste líquido para um instalação de tratamento do efluente. Em aterros de classe IIA, realizados pelas prefeituras para acondicionamento dos resíduos domésticos, raramente estes aterros tem cobertura. Mas em ARIPs (Aterro de Resíduos Industriais Perigosos, que são classe I), mantidos por empresas e instituições privadas para destinação final de seus resíduos perigosos, estes aterros são geralmente cobertos, para que o volume de chuvas não aumente a quantidade de efluentes a serem tratados.

Tanto nos aterros públicos, quanto nos privados, sempre é feita uma drenagem pluvial em superfície, com meia cana, por fora da escavação, para impedir que as águas superficiais aumentem o volume de chorume a ser produzido e tratado.

Toda água que percola (passa) através dos resíduos, sejam quais forem os resíduos, se torna contaminada e precisa tratamento.
E em ambos os casos são instaladas redes de piezômetros (que nada mais são do que poços de coleta de amostras para controle), onde são coletadas e analisadas águas em intervalos trimestrais. Isto é feito para garantir que os aterros estejam sendo eficientes e não estejam poluindo ou degradando solos e águas subterrâneas.

Roberto Naime, Professor no Programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental, Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo – RS, é colunista do EcoDebate.
Fonte:CIDADEJUA

Professores da UFC podem iniciar greve a partir do dia 15 de maio


Ufc
Durante assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (25), professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiram paralisar as atividades durante o dia 15 de maio, data combinada pelo movimento nacional da categoria. No mesmo dia, uma nova reunião será realizada para decidir a deflagração da greve.
Um ato público, envolvendo os docentes da UFC e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) também será realizado no dia 15 de maio.
Segundo o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) a decisão de deflagrar greve dependerá das negociações com o Governo Federal até a data da possível paralisação geral.
Para o comando do movimento, a categoria vem sofrendo defasagem salarial, o que não condiz com “papel reservado ao professor como suporte básico para o desenvolvimento educacional científico, tecnológico e cultural do país”.
Servidores técnico-administrativos
Os funcionários técnico-administrativos das universidades decidiram paralisar as atividades nesta quarta-feira (25) e nos dias 9 e 10 de maio. Eles reivindicam principalmente aumento do piso salarial, atualmente de R$ 1.034,59, reajuste do auxílio alimentação e valorização da carreira.

Greve geral
Pelo menos nove universidades federais do Brasil já apresentam indicativo de greve de professores após a realização de assembleias. de acordo com a ADUFC, a liderança nacional do movimento tem demonstrado, inclusive, a intenção de deflagar uma greve geral no dia 15 de maio.

Jangadeiro Online

Cagece anuncia concurso público


A Cagece vai realizar concurso público ainda neste ano. A autorização foi dada pelo governador Cid Gomes. Serão ofertadas  315 vagas, mais 630 para cadastro de reserva. A decisão saiu durante reunião no Palácio da Abolição, onde estiveram presentes além do governador, o secretário das Cidades, Camilo Santana, e o presidente da estatal, Gotardo Gurgel.

O concurso irá disponibilizar vagas para nível médio e superior em várias áreas.

O último concurso realizado pela Cagece foi realizado há 11 anos, em 2001, e disponibilizou 40 vagas em nível superior e técnico. Atualmente, a Companhia tem 1.151 empregados próprios. Desta vez, a ideia é priorizar a área operacional e a necessidade de pessoal para novos sistemas.

Via Portal Verdes Mares

Oito milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaraçao do Imposto de Renda


A quatro dias do prazo de encerramento, 8 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2012. Segundo balanço da Receita Federal, divulgado no fim da manhã desta quinta-feira (26), foram entregues 16.953.744 declarações – 67% do total estimado pela Receita (25 milhões de declarações este ano).

Para quem não fez a declaração, o programa gerador está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte deve baixar ainda o Receitanet, aplicativo para transmissão dos dados, disponível no mesmo endereço.

Um tutorial está disponível na página da Receita Federal para auxiliar o contribuinte a preencher a declaração. No site ainda está disponível uma lista de perguntas e respostas para orientar o contribuinte.

A multa para quem não entregar a declaração até 30 de abril é R$ 165,74. Se o contribuinte tiver que pagar tributos em atraso, a situação fica ainda mais complicada. Nesse caso, terá que pagar a multa e o imposto devido corrigido pela taxa básica de juros (Selic).”
Fonte: Agência Brasil

Gravação mostra fala de Cachoeira sobre R$ 1 milhão para o senador Demóstenes


O Jornal das Dez, da Globo News, mostrou nesta quinta (26) o áudio de um diálogo entre o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e Geovani Pereira da Silva, suposto contador da organização do contraventor. A transcrição da conversa já tinha sido revelada com exclusividade em 28 de março pelo Jornal Nacional - agora, o Jornal das Dez mostrou a gravação, obtida pelo repórter Vladimir Netto.

No diálogo, Cachoeira fala em uma quantia de cerca de R$ 1 milhão reservada a "Demóstenes", numa referência ao senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O parlamentar responde a inquérito no Supremo Tribunal Federal em razão do envolvimento com o bicheiro e, pela mesma razão, é investigado no Conselho de Ética do Senado, que apura se houve quebra de decoro por parte do senador.

A conversa foi gravada, com autorização judicial, pela Polícia Federal. Em fevereiro, a PF prendeu Cachoeira, no âmbito da Operação Monte Carlo, que desarticulou um suposto esquema de jogo ilegal comandado pelo bicheiro em Goiás.

- Geovani: Porque eu to devendo pra ele aqui, 1 milhão e oitenta e seis. E, na verdade eu só tenho os oitenta e seis.
- Carlinhos Cachoeira: Esse um é o do Demóstenes, uai!
- Geovani: Não, moço! Cê não lembra que naquela época lá em outubro tava dois e cem. Aí nós lançamos um dele, deu baixa aqui.
- Cachoeira: Peraí, eu só tinha um na pendência que eu joguei pro Demóstenes. Que um que é esse?
- Geovani: Uai, eu tenho que mostrar aqui no caderno pra você ver, ué.
- Cachoeira: Cadê o trem? Leva lá em casa agora, vamos ver.

O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, disse que não vai comentar gravações pontuais até que o Supremo Tribunal Federal (STF) se pronuncie sobre a legalidade das provas apresentadas contra o senador.

Do G1, em Brasília

Polícia prende homem acusado de estuprar e manter relacionamento com quatro filhas em Brejo Santo


NE - Nem todo Cícero é Padre Cícero. Alguns, são verdadeiros monstros...

Um homem foi preso nesta quarta-feira no bairro Morro Dourado no município de Brejo Santo, sob a acusação de estuprar e manter um relacionamento amoroso com suas quatro filhas. Cícero Gomes de Santana, de 57 anos, é mais conhecido como Cabeludo e nasceu em Santana do Cariri, mas residia no bairro onde foi localizado por uma equipe liderada pelo Major Sobreira, Comandante da Companhia de Brejo Santo. Segundo informações levantadas pela polícia junto às vítimas, o pai abusava sexualmente das garotas com idades de 14, 16, 18 e 22 anos. Pelo menos em relação a mais velha o relacionamento já se estendia há 10 anos dentro de sua própria residência. Existe ainda uma versão que está sendo investigada pela polícia de Brejo Santo segundo a qual os atos tinham o conhecimento e o consentimento da mãe. O Major Sobreira apurou que as garotas eram constantemente ameaçadas de morte pelo pai caso viessem a contar algo sobre as relações sexuais.
Após ser preso em uma operação que contou com ainda com o apoio do Ronda do Quarteirão liderado pelo Tenente Rosendo e o Serviço Reservado, Cabeludo disse que praticava sexo vaginal e anal com suas filhas praticamente pela manhã, tarde e noite na base do revezamento. De acordo com a polícia, as jovens eram obrigadas ainda a assistir filmes pornográficos com o pai, a fim de que pudessem aprender e repetir os atos da forma como viram na TV.
Via Lindomar Rodrigues - Colaborador ( fonte ofriginal, site miseria ).

Professora desaparece após sair para trabalhar, em Fortaleza


Uma professora de 35 anos desapareceu na manhã desta quinta-feira (26) no trajeto de casa para o trabalho. Denise Marques saiu da residência por volta 6h00, na Av. Rogaciano Leite, no bairro Luciano Cavalcante, em um veículo Pálio de cor vermelha, em direção à escola onde trabalha, na Av. Perimetral, no bairro Messejana.

De acordo com a família, Denise entrou em contato com uma colega de trabalho às 6h30, avisando que iria pegá-la para que fossem juntas à Escola Josefa Barros de Alencar, onde trabalham. Por volta de 7h30, no entanto, ela avisou que estava em uma padaria do bairro onde mora e que o carro teria tido problemas na partida. Cerca de uma hora depois, Denise fez um último contato avisando que chegaria atrasada ao trabalho.

Denise não voltou a falar com mais ninguém da família, nem com colegas de trabalho. Às 13h, o noivo da mulher, Durval Martins Prata, procurou a polícia no 2º Distrito Policial, no bairro Meireles. Desesperados, os familiares decidiram por conta própria a divulgar fotos da desaparecida nas redes sociais.

Fonte: Diário do Nordeste

Intoxicações ocasionadas por sushis no Crato continuam sendo investigadas


SushiClientes do supermercado São Luiz no Crato foram hospitalizadas nesta quarta-feira (25) com suspeita de intoxicação alimentar.

As pessoas que deram entrada em alguns hospitais da cidade apresentaram sintomas de dor de cabeça, febre, vômito e tontura após consumirem sushi no estabelecimento, na última segunda-feira (23). O número total de pessoas intoxicadas ainda não foi confirmado. O Mercadinho São Luiz emitiu nota de esclarecimento informando que tomou conhecimento do caso ocorrido. A empresa vai tomar as medidas de segurança visando esclarecer os fatos. A responsável pelo setor de segurança alimentar, Vancy Maia, irá acompanhar a avaliação dos procedimentos internos de manipulação, as características sensoriais de cada matéria prima, como também a saúde dos manipuladores.

Ainda de acordo com a nota, foram coletadas amostras da matéria prima para análise laboratorial. Na ocasião todos os aspectos estavam dentro do padrão esperado.


Diário Do Nordeste ( Via Portal Chapada do Araripe )

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30