xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 abril 2012

Há 512 anos celebrava-se a primeira Missa no Brasil -- por Vanderlúcio Souza

(Postado n' O POVO on line)

26 de abril de 2012. Hoje fazem exatos 512 anos  em que foi celebrada a  primeira Missa  no Brasil. Era um domingo, oitava da Páscoa e Frei Henrique de Coimbra que acompanhava os colonizadores ofereceu o Sacrifício de Cristo nestas terras, conhecida então como a Ilha de Santa  Cruz. A primeira Missa no Brasil foi no iluminado dia 26 de abril de 1500, domingo da oitava de páscoa, quando os portugueses encontraram um ilhéu seguro – o da Coroa Vermelha – onde poderiam celebrar a primeira Missa no Brasil. Hoje, a ilhota não existe mais. Devido ao movimento das marés o ilhéu da primeira Missa se uniu a terra formando uma ampla e alva praia.

Em uma carta dirigida ao Rei de Portugal, D. Manuel, o venturo, Pero Vaz de Caminha, escrivão mor da esquadra, narra todos os detalhes do episódio que marca o início da História do Brasil. Ao ler estas linhas, observa-se um profundo espírito evangelizador, como Margarida Barradas de Carvalho observa, “o tema da obrigação de levar a palavra de Cristo a seres humanos, vivendo na ignorância, se coloca em toda a sua pureza realmente cristã”.

Após 47 dias de viagem pelo Atlântico, todos os preparativos para Missa estavam terminados. Frei Henrique com os demais clérigos a celebrou em “voz entoada”. Eram oito missionários franciscanos e alguns sacerdotes seculares entre os quais um vigário destinado a Índia. Sob um belo docel, ergueram “um altar mui bem corregido”. O capitão Pedro Álvares Cabral com “a bandeira de Cristo”, convocou todos os seus 1000 subalternos, oficiais e marinheiros “muito bem escolhidos e armados”, enquanto que na praia do continente, cerca de duzentos índios acompanhavam atentos tudo o que se passava na ilhota. Relata Caminha que a missa “foi ouvida por todos com muito prazer e devoção”.

Ciência - Orégano mata células de câncer de próstata


Oregano-still-2Pizza com ou sem orégano? A partir de hoje, aposto que muitos homens vão fazer questão de comer esse tempero.
Pesquisadores da Universidade de Long Island, nos Estados Unidos, descobriram que essa erva amplamente empregada na cozinha do Mediterrâneo pode ser utilizada para ajudar a tratar o câncer de próstata. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens – atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, o que representa cerca de 10% dos casos totais de cânceres. Só neste ano, estima-se que sejam diagnosticados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata. E vale ressaltar que sua taxa de incidência é seis vezes maior nos países desenvolvidos que nos países em desenvolvimento.
Entre as opções de tratamento, merecem destaque as cirurgias, quimioterapias, terapias hormonais e terapias imunes. Mas, infelizmente, todos esses tratamentos estão associados a complicações ou a efeitos colaterais graves.
Coordenadora da pesquisa, a médica Supriya Bavadekar testou um dos componentes do orégano – a substância carvacrol – em células cancerosas de próstata. Resultado: o carvacrol induziu apoptose (termo científico para morte celular programada, que é um tipo de autodestruição celular ordenada) nas células doentes.
Agora, Bavadekar tentará entender como a substância faz isso. “Sabíamos que o orégano possuía propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, mas seus efeitos sobre células cancerosas eleva seu status”, conta a médica. [ScienceDaily]

hypescience

Uma postagem incorreta pode estragar todas as outras. Atenção, escritores! - Atentem para as regras básicas.


Postagem defeituosa. A diferença entre uma postagem normal e outra com o codigo errado é o tamanho do código:




A velha lei de Murphy diz que a probabilidade de um pão cair no tapete com com a face da manteiga voltada para baixo é proporcional ao valor do tapete. Dita de outros modos, se alguma coisa houver somente a mínima probabilidade de dar errado, que todo mundo fique de olhos bem abertos, pois esse 1% vale por todos os outros 99%. 

Infelizmente, a lei de Murphy é uma constante na nossa vida. Pelo menos, aqui no Blog do Crato, ela tem sido uma das nossas regras principais. Eu não costumo deixar o Blog por 12 horas sem olhar, nem um dia no ano ( ou quase ). Digamos que nos 364 dias, eu fico acompanhando cada passo dos nossos escritores, para ver se algum deles não escreve algo que possa comprometer o funcionamento do Blog. Bastou que no dia de hoje eu não olhasse, e ficasse trabalhando nas minhas outras atividades, para que isto pudesse acontecer ( incrível ). O nosso amigo Tavares, cheio de boa vontade, porém não conhecendo ainda muito bem a parte técnica do site, fez ontem uma postagem cujo código html era tão grande, mas tão grande que só coube ela na página principal. Como sabemos, há espaço na capa do Blog para cerca de 36. Ela ocupou o espaço de 35 outras. Eu nunca visto isto na vida, rs rs rs - Mas isso pode acontecer, é até normal, e eu estou aqui para resolver todos os problemas. Apenas peço aos escritores que procurem fazer as postagens corretamente, atentando para uma regra básica que estou cansado de pedir:

Uma regra simples que eu sempre peço aos escritores:

Por gentileza, quando forem postar artigos, passem antes pelo bloco de notas. Não custa nada. Primeiro, deve-se copiar o artigo para o bloco de notas, e depois copiar do bloco de notas para a janela de postagem. Com isso, elimina-se todos os códigos extra. E SÓ AÍ É QUE SE ADICIONAM FOTOS, PUXANDO DO SEU COMPUTADOR, FAZENDO O UPLOAD. NUNCA COPIE FOTOS DIRETAMENTE DE OUTROS SITES PARA A JANELA DE POSTAGEM.

Já consertei o problema. Aliás, peço aos leitores e colaboradores que possuem o meu número de telefone para me avisarem quando acontecerem estes problemas, a fim de que as providências sejam tomadas imediatamente.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Prefeito de Iguatu, Agenor Neto, anuncia mudanças em seu secretariado


O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, divulgou na manhã desta quinta-feira (26), algumas mudanças em seu secretariado. A novidade ficou por conta da nomeação de Alfredo Lafayette, ligado politicamente ao ex-prefeito Edilmo Costa (PR), que assumiu a Secretaria Executiva. Duas secretarias recentemente criadas, Habitação e Ciência e Tecnologia, não tiveram os nomes dos novos secretários revelados.

Segundo o prefeito, a mudança irá ampliar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no últimos sete anos.  "Temos ainda muitos problemas a enfrentar, mas nós temos também muitas vitórias. Agora é o momento de fazer mais. Por isso mesmo que muitas vezes a gente precisa oxigenar, redirecionar, retomar os trabalhos e apostar em novos nomes. A reforma do secretariado tem essa natureza", argumentou.

Conheça os novos secretários

Secretária de Ação Social: Gerlânia Bezerra
Articulação Política: Laelton Alencar
Chefe de Gabinete: Izaura Gomes
Controladoria: George Dantas
Secretário Executivo: Alfredo Lafayette
Secretário de Esportes: Paulo Helter
Ouvidoria: Lindovan Oliveira
Procurador Adjunto: Ronney Chaves
Adjunto de Habitação: Alan Siqueira
Fonte: Lindomar Rodrigues - Colaborador

Em Iguatu, é lançado selo comemorativo aos 100 anos do maestro Eleazar de Carvalho


O auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu [DCL] foi o palco do lançamento, na última sexta-feira [20], do selo comemorativo do centenário de nascimento do Maestro Eleazar de Carvalho. O evento aconteceu durante sessão solene da Câmara Municipal de Iguatu.

O evento, que deu início a programação especial que prossegue até janeiro de 2013, contou com a presença do secretário estadual da Cultura, Francisco Pinheiro, além do prefeito municipal Agenor Neto, representantes dos Correios, que editou o material comemorativo, além de demais autoridades.

Durante a solenidade foi apresentado um documentário sobre a vida do Maestro Eleazar de Carvalho.­­ Na sequência do evento, participaram da obliteração da cartela com a peça filatélica o Diretor Regional dos Correios do Ceará, Francisco Aroldo Aragão, que ao lado do prefeito Agenor Neto carimbou o primeiro selo e apresentou oficialmente o modelo que estará em todas as agências da instituição no Estado.

O selo lançado é personalizado e composto de duas partes: uma vinheta sem valor de face, na qual podem ser impressas imagens pertencentes a pessoas físicas ou jurídicas acrescidos de uma vinheta com valor postal. Já o carimbo é um marco que registra a história, marcando por meio de sua aposição os acontecimentos mais importantes do país e neste caso entra para cronologia o centenário do maestro igautuense.

Via Yuri Guedes

Brasil recebeu cerca de 5 milhões de turistas em 2010, aponta IBGE


Em 2010, 5,2 milhões de turistas estrangeiros entraram no país, de acordo com os dados apresentados nesta quarta-feira [25] pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. Os dados fazem parte da Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011.

Os números mostraram ainda um patamar considerado "baixo" pelo IBGE, em comparação com outros países como a França [76,8 milhões], os Estados Unidos [59,7 milhões], a China [55,7 milhões] e a Espanha [52,7 milhões]. O estudo anterior foi publicado em 28 de fevereiro e se restringia aos municípios das capitais. O levantamento desta quarta-feira inclui também as regiões metropolitanas das capitais e as regiões integradas de desenvolvimento [Rides]. A expectativa, segundo o instituto, no entanto, é que haja aumento significativo no ingresso de turistas estrangeiros com os grandes eventos internacionais programados para ocorrer no país – como a Copa das Confederações [em 2013], a Copa do Mundo [em 2014] e os Jogos Olímpicos de 2016.

EVENTOS MUNDIAIS E ESTRUTURA - O IBGE alerta, porém, que esse crescimento esperado da demanda turística vai exigir, em contrapartida, uma infraestrutura “compatível”, principalmente no que diz respeito ao transporte [aéreo, rodoviário intermunicipal, interestadual e internacional], aos serviços de excursões, de hospedagem e alimentação.

Na avaliação do órgão, os serviços de hospedagem encontram-se no último elo da cadeia dos serviços turísticos, mas se configuram como um dos mais importantes, pois “representam a base da permanência temporária do turista que, de uma forma geral, busca encontrar a extensão de sua residência [ao viajar]”. Nesse ponto, especificamente, a Pesquisa de Serviço de Hospedagem 2011 constata um dado preocupante: apenas 12,6% dos estabelecimentos existentes em 2011, no país, eram considerados de luxo ou superior, com elevados padrões de conforto. Em contrapartida, 87,4% dos estabelecimentos tinham, em 2011, médio e baixo conforto/qualidade dos serviços, sendo 27,4% considerados turístico/médio conforto, 38,3% econômicos e 21,7% simples.

Os apart-hotéis e flats concentram, segundo o IBGE, maior proporção de categorias luxo e superior/muito confortável [41,5%], seguido pelos hotéis [19,8%], estes com a maior proporção de estabelecimentos na categoria luxo [5,8%]. A região metropolitana de São Paulo registra o maior número de estabelecimentos de luxo e superior/muito confortável [174], mas a do Rio de Janeiro a maior concentração: 18,2% dos estabelecimentos nessa categoria.

Além disso, os estabelecimentos de hospedagem localizados nas regiões metropolitanas das capitais e nas regiões integradas de desenvolvimento integrado [Ride] do país são constituídos predominante por hotéis [hotéis históricos, resorts e hotéis-fazenda], que respondem por 46,9% do total dos estabelecimentos. O levantamento do IBGE indica que, em seguida, estão os estabelecimentos classificados como motéis, com 24,8%; e pousadas [20%].

Já a distribuição dos tipos de estabelecimento evidencia a região integrada de desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno como a de maior proporção de hotéis, com 57,5%. Em seguida estão as regiões metropolitanas de Curitiba, com 55,9%; São paulo, com 54,6% e Rio de Janeiro, com 52,5%.

Por outro lado, os estabelecimentos de hospedagem das regiões metropolitanas das capitais e regiões integradas de desenvolvimento registram uma média de 44 unidades por estabelecimentos. Neste conjunto, destaca-se a região metropolitana do Rio de Janeiro, com a média de 63 unidades por estabelecimento; seguido de São Paulo, com com 52; e Curitiba, com 45.

Fonte: Agência Brasil

Notícias do Crato - Dia 26 de Abril de 2012


Abriu pra Juventude abre sua 4ª edição na noite de hoje

Com várias apresentações artísticas, será aberto na noite de hoje, em Crato, a quarta edição do Abriu Pra Juventude, um evento voltado para a valorização dos múltiplos talentos dos jovens cratenses. Este ano, terá como temática ‘Meu Ambiente’. O projeto tem contado nos últimos anos de sua realização, com uma grande participação da juventude do Crato, no intuito de promover a cidadania, a arte e o conhecimento. A abertura, às 18 horas, conta com uma exposição sobre o evento e a apresentação de corais. Em seguida, terá o teatro Animartistas. Às 20 horas serão iniciadas apresentações musicais, com as bandas – Firenheint, Enjoy, Godivas, Nigth Life. Amanhã, encerramento do Abriu Pra Juventude, haverá apresentação teatral do espetáculo “Retrato”, com direção de Yarley Lima, e em seguida, Game Of Skate. Às 20 horas, apresentação de Bandas - AR 51, Sideshow Bob e Na Estrada.

O Abriu Pra Juventude é realizado por meio da Secretaria de Cultura do Crato, através  da Administração Municipal. O evento acontece nos dias 26 e 27. As apresentações serão no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA. Maiores informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, no Centro Cultural do Araripe. Fone- 3523 2365.

Alunos do Projovem participam de Seminário sobre Turismo Social

Alunos do Projovem participaram, na tarde de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Seminário Rede Sesc de Turismo Social – Potencialidades do Patrimônio Cultural Local. O evento que teve a presença de profissionais, docentes e alunos, contou com a presença de 75 alunos do projeto, desenvolvido por meio da Prefeitura Municipal do Crato, com apoio do Governo Federal.

O encontro foi iniciado com visitas técnicas, pela manhã, e à tarde foram realizadas palestras sobre Os Aspectos Conceituais do Turismo, Patrimônio e Cultura. Também foi realizada visita ao Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Geopark  e palestra sobre Mapeamento das Potencialidades Turísticas de uma determinada região. Neste dia 26, serão realizadas visitas técnicas nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Missão Velha. O encontro é realizado pelo Sesc, por meio de parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade de Coimbra e do Geopark Araripe.

Participantes dos Cursos do IGD, em Crato recebem certificados no Teatro Municipal

O Governo do Crato, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na noite de ontem, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, solenidade de entrega de certificado dos cursos realizados pelo Índice de Gestão Descentralizado-IGD, realizado nos Centro de Referência de Assistência Social - CRAS dos bairros Vila Alta, Muriti, Seminário,Gisélia Pinheiro(Batateiras) e Alto da Penha.

CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069 - site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

CRATO - Doentes têm sintomas de intoxicação devido a um Sushi comprado no Mercadinho São Luiz


NE - Desde algum tempo dizem as más línguas que várias mercadorias do Mercadinho São Luiz são próxims de vencer o prazo de validade. Fiquem de olho...

Crato. Cerca de oito pessoas deram entrada nos Hospitais São Miguel e São Francisco de Assis, em Crato, com suspeita de intoxicação alimentar. Todos os pacientes apresentam um quadro clínico similar. Eles sentem náuseas, febre, fortes dores abdominais, diarreia, mal estar, ânsias de vômitos e tonturas. Do grupo que está internado, quatro pessoas apresentam um quadro de saúde mais delicado e estão sob observação. Porém nenhuma corre risco de vida.

De acordo com os relatos, os sintomas surgiram logo após a ingestão de um único alimento, o sushi, que pode ser a causa da intoxicação. Os pacientes estão passando por exames para saber se, realmente, o alimento foi o causador do problema de saúde.

As pessoas que permanecem internadas, dizem que os sushis foram comprados no Mercadinhos São Luiz, filial do Crato. Para averiguar a possibilidade de contaminação do alimento, uma equipe da Vigilância Sanitária do Município esteve no local e recolheu amostras dos produtos para encaminhar o material ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacem), onde as amostras irão passar por uma análise laboratorial mais detalhada. A investigação poderá confirmar ou não a contaminação do alimento.

De acordo com a funcionária pública Lívia Maria Feitosa Guedes, que também consumiu o alimento, a maior dificuldade no momento está sendo a de conseguir atendimento hospitalar. Ela afirma que constantemente ia ao Mercadinhos São Luiz para comer sushi.

"Além das dores, a gente está tendo que enfrentar a dificuldade de conseguir atendimento nos hospitais da cidade, mesmo que seja particular. Eu sempre comi o sushi do São Luiz e nunca senti nada, essa foi a primeira vez que o alimento me fez mal", afirma. Os pacientes acreditam que pode ter faltado estrutura apropriada para acondicionar, manusear e servir adequadamente o alimento, já que trata se de um produto feito à base de peixe e arroz. A venda de sushi no estabelecimento está interrompida desde a última terça-feira. De acordo o sub gerente do Mercadinhos São Luiz, Dorgival Gonçalves, a princípio não há nada que confirme a contaminação do alimento. Segundo ele, o material para a produção dos sushis permanecem em uma câmara fria e a comida é preparada minutos antes do consumo. "Enquanto não houver uma análise laboratorial que afirme que o nosso produto estava estragado não nos pronunciaremos. Inicialmente, não existe nada formal que indique isso. Estamos analisando quais serão os procedimentos que iremos tomar, tanto com relação aos clientes como a venda de sushi", revela.

Uma gerente de qualidade, responsável pelo padrão de qualidade das 12 filiais do grupo de Mercadinhos São Luiz já está no Crato para investigar o que pode ter ocorrido.

Mais informações:

Associação dos Estudantes do Estado do Ceará (Asec)
Rua Pedro Borges, Nº 75 - Centro
Fortaleza
Telefone: 3094.4747

YACANÃ NEPOMUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30