xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 abril 2012

Faleceu o advogado e bancário aposentado Hélio Teles Pinheiro


Faleceu o bancário aposentado do Banco do Brasil e advogado cratense Hélio Teles Pinheiro, filho Dona Ester e de Gilberto Dummar, saudoso radialista, que se notabilizou como um dos apresentadores do programa Juca e Jeremias, pela Rádio Araripe do Crato.

Hélio cresceu sob as sombras dos oitizeiros do antigo Parque Municipal, hoje Praça Alexandre Arraes, no bairro do Pimenta, em Crato, quando, na adolescência, integrou os movimentos artísticos cratenses e participou dos lendários festivais da canção que ocorreram em Crato na década de 1970.  

Funcionário aposentado do Banco do Brasil e advogado militante, também conhecido, entre os amigos mais próximos, pelo carinhoso apelido de “Manga Rosa”, devido à cor de sua face, - era uma pessoa que amava a vida em toda sua plenitude. Violonista, era um boêmio que alegrava os ambientes que frequentava, como o Restaurante Guanabara (O Neném) e, ultimamente, o Cantinho do Pimenta.

Pessoa amiga e amável, caridosa e prestativa, sempre tinha uma palavra de apoio e de carinho para com os seus interlocutores. Nos últimos anos, passou a frequentar assiduamente o Terço dos Homens, que acontece todas as quintas-feiras na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

O seu exemplo de pessoa íntegra, honrada e ética foi motivador da construção de um enorme leque  de amizades sinceras e perenes. Portanto, sua partida desta dimensão física, deixa uma profunda tristeza e uma imensa saudade em todos aqueles que tiveram o privilégio do seu convívio.

 
 
O violonista Nonato Luiz está vindo ao Cariri comemorar os 35 anos de carreira de um trabalho bastante significativo para a música brasileira, e porque não mundial. O Cariri é a casa de Nonato e aqui ele não poderia deixar de nos dar a alegria deste brinde e desta comemoração tão marcante. Serão dois shows, um em Crato, no auditório da Rádio Educadora, no dia 20 de abril, sexta-feira, e o outro em Juazeiro do Norte, no Memorial Padre Cícero, no dia 21 de abril, sábado. Ambos os shows começarão as 20h e as entradas serão gratuitas. Quem quiser participar desta maravilhosa comemoração, deixe aqui o seu recado para separarmos os convites, inclusive dizendo em que cidade você quer ver o show. Vamos juntos abraçar o Nonato Luiz nesta noite de muita música de qualidade no nosso Cariri.
 
Estamos solicitando as pessoas que vão aos shows do Nonato Luiz que levem para o evento, um quilo de alimento não perecível  para ser doado a querida APAE DO CRATO que está passando por sérias dificuldades para manter os seus alunos. Essa é uma doação não obrigatória, porém é um ato de cidadania e de ser uma pessoa socialmente responsável. A Sertão Pop Cariri Produções agradece imensamente, assim como o artista Nonato Luiz.

Nonato Luiz - Por: Emerson Monteiro


Nestes próximos dias 20 e 21 de abril, sexta-feira e sábado, no Auditório da Rádio Educadora, em Crato, e no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, respectivamente, às 20h, dar-se-ão shows comemorativos aos 35 anos de carreira do artista cearense Nonato Luiz, consagrado no mundo inteiro, e que agora vem ao Cariri para reencontrar seu público em noitadas musicais do mais alto nível, como avaliaram noutros lugares os melhores críticos.

Um dos onze filhos de Pedro Luiz, agricultor, violeiro e repentista, Raimundo Nonato de Oliveira nasceu em 1953, no vilarejo de Aroeiras, município de Lavras da Mangabeira, sul do Ceará. Ainda na infância, ganharia um cavaquinho e descobriria a música através do rádio e das apresentações dos tocadores do sertão, músicos que marcariam sua vida, sanfoneiros que animavam as festas do lugar onde vivia. Aos 11 anos mudou-se com a fimília para Fortaleza. Dois anos depois, começaria estudos de violino junto ao Conservatório Alberto Nepomuceno, da Universidade Federal do Ceará, quando se desenvolveu na técnica, sendo, então, convidado pelo maestro Orlando Leite para a Orquestra Sinfônica Henrique Jorge, na qual permaneceria por dois anos. Observou, nesta fase, sua indentificação instrumental com o violão. Aprofundou conhecimentos musicais por meio dos autores clássicos, dentre eles, com destaque, Mozart e Beethoven, distinguindo sua intuição voltada também para as origens populares da nossa música, escutando Valdir Azevedo, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Luiz Gonzaga e outros intérpretes.

- Numa fase mais madura, interessei-me pelo trabalho de Baden Powell, no campo do violão popular, e Andrés Segóvia, na área erudita.

Também foi importante meu convívio com o violonista clássico Darcy Villaverde, amigo e parceiro carioca, com quem percorri grande parte do Brasil, em inesquecível turnê – afirma Nonato Luiz.

No ano de 1977, iniciou o Curso de Licenciatura em Música, também na Universidade Federal cearense, que interrompeu dois anos depois, ao se transferir para o Rio de Janeiro e iniciar carreira profissional como violonista. Das aulas, no entanto, obteve muitas informações sobre teoria musical, harmonia, arranjos e sobre outros instrumentos. Como autodidata, estudou intensamente a obra dos compositores brasileiros.

- Assim os adaptei para o violão e executei, como o faço até hoje, as maravilhosas composições desses mestres. Ao mesmo tempo, recebi deles a influência que dá alicerce às minhas composições – assegura o artista.

Nonato Luiz é ocupante da cadeira n.º 18 da Academia Lavrense de Letras, possui mais de 500 composições musicais e de 30 discos gravados e viaja noutros países a propagar o tesouro musical brasileiro, a demonstrar a qualidade do talento por todos respeitado.

Exame de sangue pode detectar depressão em jovens, diz pesquisa


Cientistas da Universidade Northwestern, dos Estados Unidos, desenvolveram um exame de sangue capaz de diagnosticar a depressão em adolescentes. O teste pioneiro chega a esse resultado ao medir um conjunto específico de características encontradas no sangue do paciente.

O método atual de diagnóstico da depressão se baseia na capacidade do paciente em relatar sintomas e na capacidade do próprio médico em interpretá-las. Diagnosticar adolescentes vem sendo uma preocupação urgente da medicina, porque eles se mostram muito vulneráveis à doença, mas seu diagnóstico tende a ser difícil de ser feito justamente porque as mudanças de humor nessa fase são bastante comuns.

O teste também é o primeiro a identificar os subtipos da depressão. Ele distingue entre adolescentes com maior grau da doença e aqueles com depressão maior associada ao transtorno de ansiedade. Essa é a primeira evidência de que é possível diagnosticar subtipos de depressão a partir do sangue.

Yahoo

Sete municípios cearenses recebem o Caminhão do Cidadão até o fim de abril


As cidades de Salitre, Forquilha, Palmácia, Massapê, Russas no distrito de Jardim São José, Boa Viagem e Maranguape serão os municípios contemplados pela prestação de serviços do Caminhão do Cidadão. A ação coordenada pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) possibilitará a retirada gratuita de documentação civil (SPC e RG) nestes sete municípios, até o fim do mês. Para solicitar a emissão de RG, é necessário comparecer à unidade móvel portando uma foto 3x4 e a certidão de nascimento (original e cópia). Já para CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos), RG ou certidão de nascimento (original e cópia).

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Centenário de Eleazar de Carvalho é celebrado pela Prefeitura de Iguatu


Na próxima sexta-feira, dia 20 de abril, às 17h, em sessão solene da Câmara Municipal, na CDL de Iguatu, acontecerá o lançamento do Selo Alusivo aos 100 anos do Maestro iguatuense Eleazar de Carvalho, com a presença do Prefeito de Iguatu Agenor Neto. O evento faz parte das comemorações do Centenário de Eleazar de Carvalho, promovido pela Prefeitura Municipal de Iguatu. O Selo comemorativo terá circulação em todo o Estado, pelos Correios.

Considerado um dos maiores regentes da história do Brasil, Eleazar de Carvalho nasceu em Iguatu, Ceará, em 28 de junho de 1912. Seus primeiros ensinamentos musicais aconteceram na Marinha, onde fez parte da Banda de Fuzileiros Navais. Pouco tempo depois já ingressava na Escola Nacional de Música, onde se formou com méritos. Foi professor de regência da Juilliard School e Yale University e detentor do título de diretor e regente Emeritus da Sinfônica de Saint Louis.

O maestro Eleazar de Carvalho esteve à frente das maiores orquestras do mundo, Orquestra de Boston, Filarmônica de Viena, Filarmônica de Israel e todas as importantes orquestras da França, Bélgica e Itália. No Brasil foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica Municipal de São Paulo, de Porto Alegre, de Recife, da Paraíba, e por último, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

A universidade de Yale lhe prestou homenagem instituindo o Eleazar de Carvalho Scholarship, para alunos de regência. O Festival Internacional de Música, por ele implantado no Brasil e promovido pela Fundação Eleazar de Carvalho, juntamente com o Governo do Estado do Ceará, já está em sua quinta edição. A Prefeitura de Iguatu em parceria com o Sistema Fecomércio fundaram a Escola de Música Erudita Maestro Eleazar de Carvalho. Alguns alunos da Escola fazem parte da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, composta de 12 músicos, todos do Município de Iguatu. A Orquestra tem reconhecimento nacional.

Lindomar Rodrigues - Colaborador

Brasil quer produzir célula-tronco em escala comercial


O Ministério da Saúde anunciou investimento de R$ 15 milhões em pesquisa e produção de células-tronco em escala comercial. Parte dos recursos - R$ 8 milhões - irá para a conclusão de oito centros nacionais de terapia celular. O restante será aplicado em pesquisas na área, com editais previstos para este ano.

A ideia do governo é ampliar o uso terapêutico das células-tronco em pacientes da rede pública de saúde, como em casos de recuperação do coração, movimento das articulações e tratamento de esclerose múltipla. Outro objetivo é dar condições aos centros nacionais de produzir quantidade suficiente para abastecer os hospitais públicos e particulares, que dependem, na maioria dos casos, de material importado.

Três centros já funcionam - em Curitiba (PR), Salvador (BA) e Ribeirão Preto (SP). O trabalho mais avançado é o da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, que já tem células-tronco adultas e aguarda o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir em escala comercial. O uso de células-tronco derivadas da médula óssea apresenta bons resultados no tratamento de doenças no sangue, como leucemia e anemias, de acordo com o Ministério da Saúde.

Agência Brasil

Governo divulga edital para banda larga no interior cearense


O Governo do Estado, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará [Etice], proverá banda larga para as Prefeituras do Interior, utilizando o Cinturão Digital.

As Prefeituras deverão responder ao Edital de Chamada Pública Etice 001/2012, onde estão descritas as contrapartidas e os critérios de classificação das propostas dos municípios. A previsão é de fornecimento de até 2 Gbps para os municípios. A ideia central é que as prefeituras contempladas administrem a banda cedida, utilizando-a no setor administrativo e em projetos sociais no município. Os projetos devem assegurar o acesso da população em planos a partir de R$ 29,90 para 1 Mbps, em praças e pontos de interesse da prefeituras.

A data limite para a entrega das propostas na Etice é o dia 21 de maio. O Governo do Estado pretende fomentar os projetos sociais de inclusão nos municípios, disseminando o uso da internet e outros serviços. A infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará [CDC] será utilizada para transportar internet até os municípios. O Ministério das Comunicações lançou Edital para financiar projetos de cidades digitais, no montante de R$ 20 milhões. Segundo o presidente da Etice, Fernando Carvalho, o Edital federal é complementar ao edital estadual, uma vez que permite aos municípios ter a infraestrutura de distribuição local [última milha] financiada pelo Ministério. Carvalho afirma, ainda, que os municípios do Ceará se qualificam para receber o fomento federal, pois o Estado é um dos poucos que possui infraestrutura de fibra óptica.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Etice

Notícias do Crato - 18/04/2012

Crato conquista 1º lugar com apresentação de trabalho científico no XII Cosems

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Saúde, foi contemplada com o primeiro lugar no concurso realizado durante o XII Congresso das Secretarias de Saúde, sediado na cidade entre os dias 11 a 14 de abril, com a escolha do melhor trabalho científico que teve como tema "A Dengue Mata, o trabalho em parceria salva. A experiência do município do Crato Ceará em 2011." A pesquisa tem como autor apresentador o servidor Marcos Aurélio Monteiro da Silva e contou com a colaboração de Lidia Maria Feitosa Guedes, Regina Petrola Bastos Rocha, Maria de Lurdes Coelho Alencar Barreto, o Secretário de Saúde e Francisco Galdine Frota Carneiro. Ao todo, foram inscritos 600 projetos científicos de todas as cidades cearenses, sendo que desse total somente 474 foram avaliados. O Crato aparece no ranking dos 12 melhores ocupando o primeiro lugar com o melhor desempenho de trabalho científico.

O estudo é resultado de ações práticas vivenciadas em todas as localidades do Crato ao longo do ano de 2011. À época em que foi elaborado o projeto tinha como finalidade apontar medidas de redução do índice de infestação de Dengue de 3.42% para abaixo de 1%, atendendo o perfil recomendado pelo Ministério da Saúde. Ano passado, em um prazo de apenas dois meses o Crato conseguiu recolher 10.789 ovos, desta forma, conseguindo quebrar a cadeia produtiva do Aedes Aegypti, obtendo resultados favoráveis de 0.85%. O trabalho premiado será apresentado no Congresso Nacional de Saúde que será realizado entre os dias 11 a 14 de junho na cidade de Alagoas, em Maceió, onde estarão presentes todos os secretários de saúde da federação com um público estimado em 7.000 pessoas. A publicação estará em circulação nacional na próxima edição da Revista do Cosems, o que deve projetar o trabalho do Crato em nível nacional.

6º Encontro Setorial Pró-Regularização Ambiental acontece amanhã em Crato

Com o apoio do Governo do Crato, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM realizará, amanhã, quinta, dia 19, o 6º Encontro Setorial Pró-Regularização Ambiental, que terá como público-alvo hotéis e pousadas de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. O objetivo do evento, que acontecerá no Auditório do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador- CEREST, em Juazeiro, é falar do licenciamento ambiental para o setor e as penalidades passíveis para quem não estiver regularizado.

Para lembrar

Data: Amanhã, quinta-feira, dia 19 de abril de 2012

Local - Auditório do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador- CEREST Rua Tabelião João Machado, nº 195, Bairro Santa Tereza, Juazeiro do Norte-CE

Horário: Às 10 horas
Maiores Informações: (85) 3101.5529 e 3101-5554

CRAS do Crato convidam adolescentes para participarem do Programa Federal ProJovem Adolescente

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, avisa a todos os interessados que nos Centros de Referência de Assistência Social -CRAS dos bairros Vila Alta, Batateira, Seminário, Muriti e Alto da Penha encontram-se abertas as inscrições para o Programa Federal ProJovem Adolescente, para jovens de 15 a 17 anos. Para fazer inscrição, é necessário comparecer ao CRAS do seu bairro com o seu responsável legal munido da documentação pessoal e a certidão de nascimento do adolescente, junto a um comprovante de residência e o cartão do Bolsa Família, caso possua. Os interessados deverão procurar o CRAS mais próximo à sua residência. OBS: Caso o responsável legal não seja cadastrado no CadÚnico, a Secretaria de Assistência Social do Crato irá providenciar o cadastramento junto ao Programa Bolsa Família.

Maiores informações - Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS (88)3521-6321/6425.

CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069 - site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30