xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 abril 2012

FIQUE POR DENTRO ! - Por Maria Otilia

.


Os alunos da EEF Dom Quintino ,produziram um cordel em homenagem ao centenário de Jorge Amado, com o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste. As oficinas foram realizadas na escola, ministradas pela cordelista Anilda Figueiredo.

Veja a programação extraída do site do BNB -Centro Cultural Cariri - Cordel no Cariri

Centro Cultural Cariri - Cordel no Cariri

Encontros itinerantes ligados às diversas vertentes da literatura popular nordestina.
Apresentação dos cordéis confeccionados pelos alunos das escolas públicas de Crato (E. E. F. Dom Quintino), Juazeiro do Norte (E. E. F. José Ferreira Menezes) e Barbalha (E. E. F. Josefa Alves de Sousa) em homenagem ao Centenário de Jorge Amado, dentro da programação especial Abril para a Leitura. Os trabalhos são fruto de oficinas de Literatura de Cordel ministradas pelas cordelistas Rosimar Araújo, Maria Rosário e Anilda Figueiredo. Após a leitura dos cordéis teremos a apresentação do poeta repentista Pedro Bandeira. 120 min.

Dia : 20/04/2012
Horário: 17:00
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (Juazeiro do Norte)

URCA - Universidade Regional do Cariri em destaque nos seus 25 anos


A
URCA tem obtido em seus 25 anos de existência, importante destaque no cenário não apenas regional, mas no Estado. As classificações de cursos da Instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - MEC (Enade) tem sido prova disso. No ano de 2006, o curso obteve a nota máxima no Enade e se classificou em primeiro lugar entre as faculdades públicas e particulares. O curso de Direito da URCA conseguiu se destacar em segundo lugar do Estado, no último exame, como o que mais aprovou alunos no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ficando atrás apenas do curso centenário da UFC. São quase 40 anos de história. Entre os 17 cursos de Direito no Estado, o da URCA é um dos três recomendados pela OAB. Já o curso de Enfermagem obteve o 1º lugar no último resultado do Enade, em nível de Estado, e 4º no Nordeste.

Fonte: URCA


A verdadeira operação abafa ( Postado por Armando Rafael )



(Editorial do jornal “O Estado de S.Paulo” edição de 17-04-2012)

A tática dos lulopetistas de acusar os adversários políticos de praticar as malfeitorias que eles próprios cometem é sobejamente conhecida, mas chega a ser desconcertante o caradurismo da operação abafa que suas lideranças estão tentando instaurar diante da iminência do julgamento do processo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Temerosa de que a Suprema Corte venha a confirmar a existência do maior escândalo de corrupção da história da República, a cúpula petista tenta por todos os meios - inclusive a pressão sobre os ministros do STF - desqualificar as acusações que pesam sobre os 38 réus do processo e, por meio das mais deslavadas chicanas, provocar a postergação do julgamento para 2013. Com isso estariam os petistas, no mínimo, se poupando de maior desgaste político em ano eleitoral e permitindo a prescrição de muitas das denúncias.

A operação abafa lulopetista se desenvolve em dois planos: o político, com a tentativa de desqualificar perante a opinião pública as acusações que pesam sobre os mensaleiros, sob o argumento cínico de que eles fizeram o que "todo mundo faz"; e o jurídico, técnico, no qual procuram demonstrar tanto a existência de vícios processuais que precisam ser corrigidos quanto a inexistência de provas suficientes contra réus como o notório José Dirceu.

Para demonstrar o que todo mundo sabe - que corruptos existem em todo canto - os petistas assumiram até mesmo o risco de apoiar a CPI do Cachoeira, que está sendo constituída para investigar o envolvimento do contraventor goiano Carlinhos Cachoeira com governantes e políticos. Pretendem, é claro, atingir o governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, e fazer barulho em torno do envolvimento do senador oposicionista Demóstenes Torres com os negócios do bicheiro. E não se pejam de alegar que os principais veículos de comunicação do País estão envolvidos - ora vejam - numa operação abafa destinada a acobertar os malfeitos do desmoralizado senador goiano.

A direção do partido foi muito longe, muito depressa. Tanto que a presidente Dilma Rousseff, na sexta-feira, queixou-se da precipitação e dos termos da nota oficial do PT e chegou a pedir a Lula que não jogue mais lenha na fogueira. Como se sabe, Lula não vê a hora de destruir politicamente o seu desafeto Marconi Perillo. Dilma, no entanto, se preocupa com os respingos de lama que a CPI certamente jogará no governo que preside.

Os petistas apressados tentam confundir delitos diferentes cometidos por gente da mesma espécie. O caso Demóstenes é uma coisa - e os culpados precisam ser punidos -, enquanto o mensalão é outra coisa - e os culpados precisam ser igualmente punidos. Os dois casos têm origem na mesma cultura que leva à apropriação indébita dos bens públicos e à desmoralização das instituições. Mas são delitos que precisam ser examinados e julgados, cada um a seu turno.

No que diz respeito ao STF, os petistas confiam, sempre movidos por seu enraizado sentimento de patota, no fato de que a maioria dos atuais ministros foi nomeada por Lula e Dilma. É uma expectativa que não honra a tradição de absoluta isenção partidária com que os juízes da Suprema Corte historicamente se comportam no desempenho de suas altas responsabilidades. Mas, a julgar pelo que circula na área do partido do governo, o próprio Lula estaria empenhado em fazer pressão sobre os ministros, já que é o maior interessado em evitar que a existência do maior escândalo de corrupção de seu governo seja confirmada pela Suprema Corte.

De qualquer modo, se já não bastassem os reiterados exemplos de rigor lógico e técnico em seus julgamentos - como destacamos recentemente em editorial sobre a decisão de que não constitui crime o aborto de fetos anencéfalos -, tudo indica que o STF está convencido de que é mais do que chegada a hora de se pronunciar sobre o escândalo do mensalão, conforme revelou o ministro Carlos Ayres Britto, que na próxima quinta-feira assume a presidência do STF. "É preciso julgar com brevidade, porque há o risco de prescrição", disse ele. Para tanto, o processo precisa ser julgado até o dia 6 de julho, para evitar que a decisão final da Corte só venha a ser proferida no próximo ano.



MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos




E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

CDL-Crato aprimora atuação no comércio


A Federação das CDLs do Ceará continua com sua missão de animar o comércio cearense ao promover encontros mensais em Fortaleza e cidades do interior com pautas pertinentes ao setor, englobando uma agenda de divulgação de projetos de cunho social, cultural e econômico. A atuação da Federação vem dando resultados positivos junto às 65 CDLs ativas, contando com uma programação anual voltada exclusivamente para o desenvolvimento do comércio de cada região.

Alinhada às ações da Federação, a Câmara de Dirigentes lojistas do Crato tem buscado promover, em âmbito municipal e regional, a aproximação dos dirigentes de lojas a varejo. Com essa atitude, estimula parcerias com incentivo à ética, ao companheirismo e o espírito de solidariedade, através da promoção de meios adequados para atendimento de toda classe, com vista aprimorar as atividades lojistas em Crato e Municípios que possuem empresas associadas.

Estudos

Um dos marcos da gestão do presidente da CDL Crato, Francisco Lopes Parente, é pôr em prática e incentivar a realização de estudos relacionados à atividade lojista, divulgando-os, principalmente, entre seus associados. Além disso, tem como meta manter uma corrente contínua de informações com o informativo "A Voz da CDL", veículo de circulação mensal, difundido entre os lojistas e a sociedade da Região Metropolitana do Cariri. Somando, aqui, a capacitação e formação de empresários lojistas e de seus colaboradores, através de parcerias com órgãos governamentais, principalmente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE).

Entidade presente

Nos últimos anos, a CDL-Crato tem sido uma das entidades mais presentes no contexto de crescimento do Município, atuando de maneira cooperativa com os poderes públicos para promover o desenvolvimento econômico social, com foco no empreendedorismo. Para tanto, a CDL do Município tem executado campanhas promocionais que mobilizam os lojistas e alavancam o desempenho do comércio. São campanhas imprescindíveis para as datas de maior fluxo comercial, como o Dia das Mães, Namorados e Natal, mas especial e prioritariamente durante os períodos de menor fluxo de mercado, estimulando as compras.

Dentro das metas estabelecidas pela gestão atual, a CDL-Crato tem conseguido atender a todas as demandas especificadas no seu plano de trabalho, incluindo a ampliação do número de sócios, os quais ultrapassam os 350 associados. A entidade mantém um constante relacionamento com as demais CDLs do País, a Federação do Estado e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, assim como com as demais entidades representativas da classe empresarial, promovendo um intercâmbio de informações.

Neste mês de abril, a CDL-Crato, em parceria com o Sebrae-CE, promoveu o curso Controle Financeiro, abordando na temática assuntos de aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências em fatores internos e externos que influenciam no planejamento financeiro da empresa e a definição de metas. O curso contou com a participação de 30 inscritos. Para o presidente da CDL-Crato, Francisco Lopes Parente, a oferta do curso é uma iniciativa que visa levar aos empresários varejistas ideias e soluções gerenciais com foco na construção de caminhos para seu desenvolvimento, conforme a necessidade e interesse do mercado.

Sócios

350 associados é a quantidade aproximada de sócios que fazem parte do plano de trabalho da CDL-Crato, que tem buscado alavancar o comércio na região

Mais informações:

Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL Crato)
Rua Teopista Abaht, 481
E-mail: cdlcrato@veloxmail.com.br
Telefone: (88) 3586.9000

CRATO - Sest/Senat previsto para este mês


A unidade contará com serviços como oftalmologia, atendimento psicológico, atividades culturais e esportes, contando com duas quadras poliesportivas, dois campos de futebol society, salão de jogos e piscinas. FOTO: YAÇANÃ NEPOMUCENA - Serão oferecidos a quem atua no transporte atividades culturais, esportes e serviços como fisioterapia.

Crato. Em função da importância econômica do Cariri, do grande número de empresas do setor de transporte instaladas e do elevado fluxo de trabalhadores do transporte que transitam pela região, foi construída uma unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) em Crato.

Com previsão de inauguração até o próximo mês, a unidade já iniciou suas atividades e, até o final deste ano, pretende atender a todos os trabalhadores dos modais de transporte, desde aqueles que exercem funções no transporte coletivo de passageiros, de cargas, aéreo, ferroviário até taxistas, mototaxistas e empresas de locação de veículos. O fluxo intenso de profissionais dessas áreas na região faz com que o setor de transportes também impulsione outros segmentos no Cariri, onde proprietários de restaurantes, postos, pousadas e outros estabelecimentos podem contar com uma clientela assegurada.

Serviços

A unidade do Sest/Senat é a primeira na região do Cariri e a terceira a ser instalada no Ceará. Dentro da grade de atuação do Sest, estão sendo oferecidas ao trabalhador do transporte serviços de odontologia, oftalmologia, fisioterapia e psicológico clínico, além atividades culturais regionais e de esportes e lazer.

A unidade dispõe de duas quadras poliesportivas, dois campos de futebol society, salão de jogos, uma piscina poliesportiva e uma infantil. Já os serviços de lanchonete e restaurante serão terceirizados, e o processo de escolha da empresa está em fase de licitação. A estrutura de esporte e lazer será disponibilizada aos associados, de acordo com a agenda da unidade. Com a nova unidade, o Sest/Senat pretende promover qualidade de vida aos trabalhadores do transporte, proporcionando-lhes atividades esportivas, culturais e de lazer. Além da prevenção de problemas relacionados às práticas da profissão, tais como os cuidados para evitar as doenças sexualmente transmissíveis, exploração de crianças e adolescentes, alcoolismo e uso de drogas.

Como também a oportunidade dos trabalhadores participarem de diversos cursos de capacitação profissional e de reciclagem sobre a legislação de trânsito. Todos os serviços de saúde do Sest/Senat ofertados pela unidade serão gratuitos para os trabalhadores do setor.

Cadastro

Já para a comunidade, serão cobradas taxas simbólicas que estão abaixo dos valores do preço praticado na região. Para utilizar os serviços, os usuários precisam realizar um cadastro em que deverão informar dados pessoais e da empresa onde eles trabalham. O cadastro é extensivo a dependentes dos trabalhadores. Estima-se que existam aproximadamente 150 empresas que atuam no setor de transporte, nas três principais cidades da região do Cariri. Até agora, a unidade do Sest/Senat tem apenas 30 cadastros de trabalhadores. Entretanto, quando estiver em pleno funcionamento, a instituição deverá atender cerca de mil pessoas por cada mês.

Para dar a oportunidade aos associados para concluírem o ensino médio e fundamental, dependendo da demanda de usuários, a unidade do Sest/Senat vai oferecer Educação para Jovens e Adultos (EJA), cursos de educação a distancia (EAD) e o projeto Jovem Aprendiz que capacita adolescentes para a inserção no mercado de trabalho, em atividades do transporte. Nas oficinas, serão ofertados cursos práticos em mecânica e elétrica de veículos de pequeno e grande porte. Nacionalmente, as atividades do Sest/Senat são disponibilizadas em quatro portes de unidades. A do Crato está na classificação B, que concentra atendimentos variados nos setores de saúde, esporte e lazer. De acordo com o diretor da unidade Crato, Hello Kalaman Alencar Liberal, a instituição vai contribuir para o desenvolvimento da região.

"É importante que a população busque nossos serviços. Com essa unidade, a gente pretende promover uma melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e a qualificação profissional. Isso contribui para o desenvolvimento regional", revela.

Após a inauguração, a gestão da unidade vai buscar parcerias com os órgãos que regulamentam o trânsito para realizarem eventos que sensibilizem e mobilizem os trabalhadores do transporte a participarem das campanhas da instituição. Um dos programas já consolidados é o Comando de Saúde, que é realizado por meio de uma parceria com o Polícia Rodoviária Federal, visando a alertar os motoristas para os riscos e cuidados na condução de veículos. O projeto também terá atuação no Cariri.

Atuação

150 empresas, aproximadamente, atuam no setor de transporte nas três principais cidades que compõem a região do Cariri. 1.000 pessoas é a expectativa de atendimento da unidade, que já conta com um cadastro de 30 trabalhadores

Mais informações

Sest/Senat
Avenida Padre Cícero, 4400
Bairro São José
Telefone: (88) 3523.3189

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste



SESC promove dia de Lazer, esporte e saúde no dia do trabalhador



CicloSESC - Há 17 anos, o SESC oferece aos comerciários e familiares um jeito diferente de aproveitar o Dia do Trabalho: em Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu será realizado, no dia 1º de Maio, o CicloSESC, passeio ciclístico de cerca de 20 km pelas principais ruas das cidades, que reúne mais de 25 mil pessoas.

Como você pretende aproveitar o Dia do Trabalho? Que tal unir diversão, saúde e esporte, num passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade, junto com amigos e familiares? Essa é a proposta do CicloSESC, que chega este ano à 17ª edição. O principal objetivo é estimular a prática da atividade física e fazer com que o trabalhador possa comemorar esse dia com a família. Serão distribuídos camisas e bonés para todos os participantes e, após a chegada, haverá sorteio de bicicletas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril, nas unidades do SESC de cada cidade.

O percurso tem em torno de 20 quilômetros e em todo o trajeto há o acompanhamento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com apoio da Escolinha de Ciclismo do Ceará. Além disso. Também são oferecidos serviços médicos e carros de apoio, para garantir a segurança e a tranqüilidade dos ciclistas. Segundo estimativas da organização do evento, ao todo cerca de 25 mil pessoas devem participar do passeio, sendo (05) cinco mil somente em Fortaleza.

Quixeramobim, Crateús, Ibiapina, São Gonçalo e Aracati, cidades sedes do SESC Ler, e as cidades parceiras Meruoca, Cariré, Acopiara, Icó, Orós, Groaíras, Brejo Santo, Jardim, Solonópole, Campos Sales, Milagres, Quixelô, Nova Olinda, Araripe, Altaneira, Antonina do Nortre, Jucás, Caiús, Barbalha, e Assaré também participam do passeio. O percurso percorrido em cada uma destas cidades será de 10km, já que é a primeira vez que participam do CicloSESC.

Em Fortaleza, o passeio sairá às 8 horas da unidade do SESC, na Rua Clarindo de Queiroz, no Centro da Cidade. De lá, os participantes irão percorrer as principais ruas e avenidas da cidade como Humberto Castelo Branco, Historiador Raimundo Girão, Beira Mar, Abolição, Rui Barbosa, Tenente Benévolo, Dom Manuel e Duque de Caxias.

SERVIÇO

CicloSESC – Dia 1º de Maio, a partir das 8 horas, em Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu. Inscrições: Até 30 de abril. Preço: R$ 5,00 + 1kg de alimento não perecível (Fortaleza) e 1 kg de alimento não perecível (interior). A inscrição dá direito à camiseta e boné do evento e participação em sorteios de brindes.

Informações: 34529098 /3452 9350

Violonista Nonato Luiz faz shows no Cariri com entrada franca


.

O violonista Nonato Luiz está vindo ao Cariri comemorar os 35 anos de carreira de um trabalho bastante significativo para a música brasileira, e porque não mundial. O Cariri é a casa de Nonato e aqui ele não poderia deixar de nos dar a alegria deste brinde e desta comemoração tão marcante. Serão dois shows, um em Crato, no auditório da Rádio Educadora, no dia 20 de abril, sexta-feira, e o outro em Juazeiro do Norte, no Memorial Padre Cícero, no dia 21 de abril, sábado. Ambos os shows começarão as 20h e as entradas serão gratuitas. Quem quiser participar desta maravilhosa comemoração, deixe aqui o seu recado para separarmos os convites, inclusive dizendo em que cidade você quer ver o show. Vamos juntos abraçar o Nonato Luiz nesta noite de muita música de qualidade no nosso Cariri.

Sertão Pop Produções e Publicidade
(88) 9666.9666 - TIM
(88) 3521.5398 - PRODUTORA
(88) 8824.2131 - OI
MSN: kaikaluiz@hotmail.com
SKYPE: kaikaluiz1
www.sertaopop.blogspot.com


URCA insere mais de 400 profissionais no mercado


A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou sessão solene de colação de grau dos formandos 2011.2, no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte, na última sexta-feira. A solenidade foi presidida pela Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez. A outorga de grau a mais de 400 concludentes, de 16 cursos da Instituição, contou com a presença do Vice-reitor Patrício Melo, pró-reitores e coordenadores de cursos, diretores de centro, além da Vice-Prefeita de Barbalha, Professora Betilde Correia. O paraninfo geral da solenidade foi o Professor do Curso de Direito, juiz José Mauro Feitosa e o orador oficial, o formando do curso de Letras, Rui Vicente Feitosa Muniz. Em 2011, a Universidade levou ao mercado de trabalho 1.257 formados. Estão matriculados na URCA, atualmente, 9.443 alunos. A Reitora da URCA, diante dessa realidade, destacou a importância da Instituição no processo de formação de novos profissionais na região. Segundo Otonite Cortez, os processos seletivos para ingresso de novos acadêmicos, continuam crescendo e servindo de importante termômetro para mostrar a credibilidade da URCA, além de seu importante papel de inserção social no Cariri e Centro-Sul do Estado.

Os cursos Especialização, Mestrado e Doutorado são importante demonstração desse processo qualitativo da Universidade nos últimos anos. São mais de 1500 alunos em cursos de pós-graduação. Para demonstra a importância da Universidade e o seu papel de inserção social, a Reitora cita que mais de 70% dos discentes da URCA provém de escolas públicas.

Durante a solenidade, a Professora destacou os desafios que a URCA vem enfrentando, diante do crescimento que tem obtido nos últimos anos, e as conquistas recentes. Ela anunciou que em breve estará entregando aos alunos a Residência Universitária, que em finalização, além do Ginásio Poliesportivo da URCA, que ainda este ano estará sendo inaugurado, para ser repassado aos estudantes.

Uma homenagem foi prestada ao Professor do Departamento de Engenharia de Produção, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), da Instituição, Izidro Ceita da Conceição Pires, pelo Professor João Luis do Nascimento Mota, Pró-Reitor de Planejamento da URCA. Ele faleceu no ano passado.

Fonte: URCA

URCA e 18ª Crede assinam convênio do Prodocência para capacitar professores de Biologia da rede estadual


Assinado pela Reitora da Universidade Regional (URCA), Professora Otonite Cortez, o termo de parceria entre a Instituição, por meio do Departamento de Biologia, e a 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (18º Crede) para o desempenho de atividades do Prodocência. O projeto tem o objetivo de estabelecer condições de parceria com professores do ensino médio da rede estadual de ensino, visando articular a educação superior e escolas de educação básica com ensino, pesquisa e extensão.

Os trabalhos serão desenvolvidos por meio de articulação com representantes dessas instâncias e educadores. Com o termo de parceria, serão designados sete professores com a função de coordenar, planejar e executar as ações do projeto, junto aos professores de Biologia, das escolas estaduais e de ensino localizadas na jurisdição da 18ª Crede.

O convênio irá fortalecer a Pesquisa e o Ensino dos conteúdos de Biologia. Além disso, produzir material que possa promover inovação e melhorias nas práticas educacionais e pedagógicas das licenciaturas, com a revisão de projetos pedagógicos, além de enfatizar a inovação curricular.

Durante o ato de assinatura do termo de parceria estiveram presentes a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e a gerente da 18ª Crede, Professora Eliane Estrela, além da coordenara do Prodocência, Francisca Clara de Paula Oliveira, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Carlos Kleber, a coordenadora do Prodocência do Curso de História, Professora Sandra Nancy, e o coordenador do Curso de Biologia, Magérbio Gomes Torres.

A Reitora da URCA destacou a importância do projeto, assinalando o momento de muitos desafios para a educação básica, no Brasil. Ela ressaltou a preocupação do Governo nos últimos anos, nesse sentido. Segundo Professora Otonite é impossível se pensar os três níveis de educação de forma dissociada. Na última semana, professores e coordenadores de cidades da região estiveram reunidos no Salão Verde, da sede administrativa do Geopark Araripe, para dar continuidade aos procedimentos de preparação e implantação de atividades do projeto, por meio de disciplinas específicas, em várias cidades da região.

Entenda o Prodocência
Titulo do Projeto: Fortalecimento das Licenciaturas da URCA

O PRODOCÊNCIA - URCA é um Programa financiado pelo Governo Federal coordenado pela CAPES/DEB, e que está em execução na URCA, através de convênio – 010/2011, no valor total de R$ 157. 802,00, sendo R$ 146.112,00 financiado pela CAPES e R$ 11.690,00 de contrapartida da URCA. O prazo de execução foi aprovado para 24 meses com data de inicio em 24.08.2011 e término em 24.08.2013. O objetivo deste projeto consiste em apoiar ações com vistas ao Fortalecimento das Licenciaturas da URCA, através da produção de materiais didático-pedagógicos produzidos pelos cursos de Pedagogia, História, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Teatro e Educação Física. Em 15.09.2011 foi depositado pela CAPES, o valor de R$ 73.056,00 para despesas exclusivas com custeio.

Fonte: URCA

Outras notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri



XI Semana de Biologia aberta na manhã de ontem, na URCA

Com o tema “O Mundo sob o olhar do Biólogo”, foi aberta, na manhã desta segunda-feira, pelo Vice-Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, e coordenação do Departamento de Biologia, a XI Semana de Biologia, da Universidade Regional do Cariri (URCA).

O evento será realizado de 16 a 20 de abril. A semana conta com mais de 400 inscritos da URCA e de outras instituições de ensino superior e de pós-graduação, na área, e irá debater temas relevantes. O tema de abertura tratou o “Desenvolvimento da Pesquisa na Região do Cariri’, com o Professor Dr. Henrique Douglas Melo Coutinho, a Professora Dra. Marta Regina Kerntopf, Professor Dr. Irwin Rose de Alencar e Professor Dr. Álamo Saraiva. À Noite, o tema abordado foi “Naturalistas do século XIX”, biólogos do século XXI - desafios e oportunidades, com o Professor Mestre Francisco Assis Bezerra da Cunha (URCA). A semana contará com palestras, mini-curso, oficinas, além dos momentos culturais e trilha ecológica.

Professor e Alunos do Curso de Artes Visuais publicam em livro lançado em Portugal

Os alunos Diêgo de Oliveira e Larissa Rachel Gomes, ambos do curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais publicaram, juntamente com o Prof. Dr. Fábio José Rodrigues da Costa, o trabalho "Centros Culturais e seu público: O caso do Centro Cultural do Banco do Nordeste no Cariri Cearense / Brasil", no livro "À procura de renovação de estratégias e narrativas sobre Educação Artística", lançado no dia 1º de Abril na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

O livro foi lançado no "II Encontro Internacional sobre Educação Artística", na cidade de Porto, em Portugal, e é organizado pelos professores Catarina S. Martins, Manuela Terrasêca e Vitor Martins. O livro possui textos de pesquisadores e investigadores de várias partes do mundo, ao mesmo tempo em que retratam reflexões posteriores ao que foi muito debatido no "I Encontro Internacional de Educação Artística", ocorrido em Cabo Verde, na África. O livro também fez parte da "Feira do Livro", que ocorreu durante a primeira semana de abril na FBAUP.

Fonte: http://continentalcultural.blogspot.com.br/2012/04/piquenique-e-lancamento-do-livro.html

Professor do Curso de Licenciatura Plena em Teatro da URCA lança livro na Paraíba

O professor do curso de Licenciatura Plena em Teatro, João Dantas Filho, lançou este ano o livro "Homens nordestinos em cena: Relações/tensões de masculinidades em As Velhas, de Lourdes Ramalho”, pela editora "Marca de Fantasia", localizada em João Pessoa, na Paraíba.

O livro - um e-book - surgiu a partir de sua dissertação de mestrado em Letras, defendida em maio de 2007, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O texto é claro e elegante, nos parâmetros do rigor acadêmico, mas sem deixar de oferecer uma leitura extremamente prazerosa, mesmo para quem não conhece a obra da dramaturga paraibana.

O trabalho analisa as personagens masculinas no texto teatral As Velhas, de Lourdes Ramalho, visando compreender os procedimentos estéticos que a dramaturga utiliza, no sentido de apresentar, mediante a formalização estética, visões em torno das masculinidades em nossa sociedade. Para o autor, os estudos de gêneros possibilitaram a construção de argumentos de caráter teórico-crítico, formando as bases das perspectivas pertinentes à proposta de interpretação e análise deste texto dramatúrgico.

No transcorrer do estudo, João trata da noção de masculinidade hegemônica versus masculinidade subalterna, travando-se um diálogo com a sua fortuna crítica, além de questões direcionadas à compreensão dos tipos regionais nordestinos, o que conduz a uma primeira análise das masculinidades em textos como As Velhas, Os mal-amados, Romance do Conquistador e O trovador encantado. As dinâmicas de gênero em As Velhas são examinadas de modo a desenvolver um traçado entre a construção textual e a ação, prosseguindo com a análise dessas relações/tensões, mediante as personagens e a organização da ação dramática.

Dessa forma, na visão do autor, temos em Chicó e José, personagens da obra em foco, uma representação da “crise” entre um patriarcado que sucumbe e o processo de reação e tomada de posição das matriarcas, simbolicamente apontando para um lugar de conflito entre valores modernos (como os da defesa do direito coletivo) e as velhas estruturas, sejam aquelas do mundo senhorial sejam aquelas do poder das mães.

João Dantas conclui que em As Velhas, ao representar artisticamente este embate, a dramaturga vê na solidariedade feminina (quando as duas mulheres partem para ajudar os filhos) a possibilidade de resgate dos valores coletivos na medida em que o “sacrifício” dos rapazes aponta para a derrocada das velhas estruturas sociais.

Por Henrique Magalhães

Fonte: www.marcadefantasia.com

*Fique atentos: em Julho o livro será lançado aqui no Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.

Para maiores informações e aquisição acesse:
http://www.marcadefantasia.com/resenhas/livros/homens-nordestinos.htm

Fonte: URCA

Secretário de Saúde avalia de forma positiva congresso sediado em Crato


O Secretário de Saúde do Crato, Cícero França, fez uma análise positiva do XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, iniciado oficialmente na última quinta-feira e encerrado no final de semana. O Secretário destacou a presença de integrantes do Ministério da Saúde, incluindo dois dos secretários responsáveis por emissão de autorizações financeiras, e a participação dos secretários e coordenadores de saúde da região. Durante a semana foram debatidos, conforme Cícero França, importantes assuntos relacionados à saúde, finalizando com a Carta Crato, que será trabalhada durante o ano de 2012, no Estado do Ceará e Brasil. O documento irá nortear as principais medidas a serem trabalhadas no âmbito da saúde durante esse ano.

Para Cícero França, todos os assuntos e os trabalhos apresentados durante o congresso vão repercutir o ano todo, dentro do congresso.

Fonte: ASCOM - PMC


Projeto de combate à dengue do Crato é referência para outros estados


O Crato conseguiu mostrar para o Brasil, conforme o Secretário de Saúde Cícero França, que a cidade tem profissionais da mais alta competência e que existem projetos relevantes. Um desses projetos é sobre a Dengue, de autoria de Marco Aurélio, coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde do Crato. Ele irá apresentar o projeto em Maceió e o trabalho poderá servir de modelo para o Brasil. Esse projeto, ressalta o secretário de Saúde, foi de grande importância para reduzir os índices de dengue em Crato, que estava na condição de alto risco para risco controlado.

Fonte: Ascom - PMC

Mobilização Social realiza em comunidades projeto Zero Mosquito, Zero Dengue


A Secretaria de Saúde do Crato, através da equipe de Mobilização Social, está dado continuidade ao projeto Zero Mosquito, Zero Dengue. O projeto tem por objetivo realizar rodas de conversa com noções básicas sobre dengue com alunos das escolas e posterior realização de visitas domiciliares, com inspeção de depósitos de água, com eliminação dos focos de mosquito da dengue. As visitas têm a supervisão da equipe de Mobilização Social. São oito escolas do bairro Seminário envolvidas no projeto e já foram realizadas 46 Rodas de Conversa envolvendo alunos e mais 500 visitas domiciliares. No ato da visita são preenchidos questionários contendo informações básicas sobre prevenção à dengue.

Ascom - PMC




TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1

O Excelente atendimento feito por profissionais qualificados:

Img_1140

TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30