xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 abril 2012

Acidente com ônibus da Guanabara deixa dois mortos e feridos entre Acopiara e Iguatu


Por volta das 5h30 da manhã de hoje, um ônibus da empresa Guanabara, que fazia a linha Fortaleza – Juazeiro do Norte, tombou em uma curva, na CE – 060 (Estrada do Algodão), na localidade de Bom Nome, distante 10 km de Acopiara. O veículo caiu em uma barreira ao lado da pista com cerca de 10 metros de profundidade.

De acordo com o Pelotão de Polícia Militar de Acopiara, duas passageiras tiveram morte de imediato e ficaram presas nas ferragens. Um passageiro teve o braço decepado e outro, a mão.

Os feridos foram levados para o Hospital Júlia Barreto em Acopiara e os mais graves para o Hospital Regional de Iguatu.

O ônibus saiu de Fortaleza por volta da meia noite de ontem com destino à cidade de Juazeiro do Norte. Segundo testemunhas, o veículo trafegava em alta velocidade. As vítimas ainda não foram identificadas. Mais de 30 pacientes foram transferidos para o Hospital Regional de Iguatu, que está com a emergência superlotada.

DN Online
Foto: Paraiba.com.br

Anatel regulamenta telefonia para consumidor de baixa renda



O Diário Oficial da União publica hoje (9) a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que regulamenta a linha de telefonia para consumidores de baixa renda.

O chamado Acesso Individual Classe Especial (Aice) vai beneficiar, a partir de junho, todas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Atualmente, são 22 milhões de famílias.

O programa vai beneficiar, no primeiro ano, famílias com renda mensal até um salário mínimo. A partir de junho de 2013, serão atendidas famílias com renda até dois salários mínimos e, a partir de junho de 2014, as de maior renda. Os usuários integrantes do Cadastro Único que já têm telefone em casa e quiserem mudar para o Aice poderão fazer a transferência em sete dias.

Os assinantes também podem parcelar a tarifa de mudança de endereço. A linha vai ser do tipo pós-paga, com tarifa mensal de R$ 9,50 e franquia de 90 minutos para ligações fixas locais. Para ligações de longa distância ou para celulares, o usuário deve comprar créditos pré-pagos da concessionária, no valor das tarifas dos demais telefones.

Agência Brasil

Ceará é o segundo do Brasil em transplantes de coração


O Ceará realizou nos três primeiros meses de 2012 duas vezes mais transplantes de coração do que no mesmo período de 2011. Este ano, cinco pacientes receberam um coração novo em janeiro, dois em fevereiro e um em março, totalizando oito transplantes no primeiro trimestre do ano. Somente quatro transplantes foram realizados no mesmo período de 2011.

No Ceará, os transplantes de coração são realizados no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). O HM é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. O Hospital se destaca também pelos transplante de pulmões.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, nos anos de 2008 e 2009 o Ceará foi o maior transplantador de coração do país. Em 2010, com 16 transplantes realizados no ano, o Ceará ficou em segundo do Brasil.

Portal Verdes Mares

Várzea Alegre quer demarcação de territórios


Várzea Alegre. Este município localizado na região Centro-Sul do Ceará apresenta quatro localidades que têm identidade e maior proximidade com Várzea Alegre, mas que estão situados em municípios vizinhos: Cariús, Farias Brito e Lavras da Mangabeira. Os representantes de Associações Comunitárias solicitam a vinda de técnicos da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa para discutir e explicar sobre a definição territorial das áreas em questão.

O assunto foi discutido em reunião promovida pela Federação das Associações Comunitárias de Várzea Alegre (Famuva) com a presença do prefeito Zé Hélder de Carvalho. O presidente da Famuva, João Alves, disse que há o desejo da maioria dos moradores das localidades em integrar o município de Várzea Alegre, de quem recebe assistência de serviços de educação, saúde e onde fazem compras.

Quatro localidades apresentam esta característica. São elas: Sítio Charneca, Riacho do Meio dos Bilicas, Calabaço e Baraúnas. De acordo com informações da Famuva, Charneca pertence a Cariús, mas fica apenas 15km de distância de Várzea Alegre e a 50km do Município de origem. O Sítio Calabaço está localizado no município de Lavras da Mangabeira e Baraúnas em Farias Brito. "A maioria dos moradores busca os serviços essenciais em Várzea Alegre", observou João Alves. "Muitos moradores possuem até domicílio eleitoral em Várzea Alegre".

O representante da Associação Comunitária do sítio Charneca, Francisco Sátiro, confirmou que o sonho dos moradores da localidade é pertencer a Várzea Alegre. "Nós gostaríamos de saber como está sendo feito esse trabalho da Assembleia Legislativa", indagou. "Nenhum membro da nossa comunidade recebeu visita técnica". O Prefeito Zé disse que iria procurar o presidente da Comissão para obter informação do estágio em que se encontra o trabalho na região.

Durante o encontro, foi solicitada a inclusão de mais duas localidades, Aruca (Cariús) e Olho D´Água (Cedro). O presidente da Associação de Moradores, Francisco Antonio, esclareceu que "a comunidade enfrenta um grande problema, pois se trata de uma área de assentamento onde nove casas estão no território de Várzea Alegre e 13 em Cedro, dificultando a assistência aos assentados".

Litígio

O presidente da localidade de Aruca, Antonio Barbosa, informou que a comunidade possui maior aproximação com Várzea Alegre por está distante apenas 18km, enquanto fica a 40km de Cariús. O presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, Luis Carlos Mourão, esclareceu que visitou algumas das comunidades em questão, juntamente com técnicos do IBGE para verificação do mapa, limite territorial entre Municípios e possível litígio. "Não há indefinição nessas áreas", observou. "O que há é um sentimento, um desejo de pertencer a Várzea Alegre e isso é um outro processo de agregação de área".

Mourão esclareceu que as áreas de litígio devem ser encaminhadas para a comissão na Assembleia Legislativa por meio de ofício, com as questões documentadas. Frisou que já houve acordo em 63 Municípios.

HONÓRIO BARBOSA
Repórter do Diário do Nordeste

XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará começa nesta quarta-feira (11/04) no Crato


O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) realiza no município do Crato, de quarta-feira (11/04) até o próximo sábado (14/04), o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará. Toda a programação científica acontecerá no Hotel Passárgada e a abertura oficial, no Buffet Lagarta Pintada. Este ano, o evento reunirá cerca de 700 pessoas, entre secretários municipais, técnicos, pesquisadores e convidados. O tema abordado em 2012 será “Municipalização com regionalização: um desafio para o acesso com qualidade no SUS”, que dá nome à Palestra Magna.

Presidente do Cosems e Secretário Municipal de Saúde de Morada Nova, Wilames Freire destaca que o tema debatido no Congresso objetiva discutir a melhoria do acesso da população à rede de saúde, como o aumento do seu financiamento, entre outros assuntos. “Saúde deve ser tratada como prioridade em todos os governos”, afirma ele.

O XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará contará com a realização de exposição de experiências exitosas no SUS, feira de estandes, oficinas, palestras, programação cultural, seminário - I Seminário da Assistência Farmacêutica do Ceará. Também acontecerão mesas redondas que abordarão temas como “Decreto 7508 e a construção tripartite dos consensos interfederativos”, “Atenção primária como ordenadora da atenção à saúde” e “Redes deatenção à saúde: avanços e desafios”.

O grande destaque do último dia do evento será a Assembleia Geral, que vem sendo realizada todos os anos. Nela será aprovada da Carta do Crato, como a divulgação e premiação dos trabalhos científicos selecionados para o Congresso Nacional e a escolha do município que sediará o XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, em 2013.

MAIS SOBRE O CONGRESSO

O XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Ceará é uma realização do Cosems. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Saúde; do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); da Organização Pan-Americana da Saúde e do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.

Via Emanuel Furtado

VOCE SABE DE SUA CURA REAL ?. SE NÃO SABE, FIQUE SABENDO - Por: Wilson Rodrigues.



Não trate apenas dos sintomas, tentando eliminá-los sem que a causa da enfermidade seja também extinta. A cura real somente acontece do interior para o exterior. Diga a seu medico que você tem dor no peito, mas diga também que sua dor, é dor de tristeza, dor de angustia. Conte a seu medico que você tem azia, mas descubra o motivo pelo qual, com seu gênio, aumenta a produção de acido no estomago. Relate que você tem diabetes, no entanto, não se esqueça de dizer, também, que não está encontrando doçura em sua vida e que está muito difícil suportar o peso de suas frustrações. Mencione que você sofre de enxaqueca, todavia confesse que padece com seu perfeccionismo, com a autocrítica, que é muito sensível a critica alheia e demasiadamente ansioso.

Muitos querem se curar, mas poucos estão dispostos a neutralizar em SÍ o acido da calunia, o veneno da inveja, o bacilo do pessimismo e o câncer do egoísmo. Não querem mudar de vida. Procuram a cura de um câncer, mas se recusam a abrir mão de uma simples mágoa. Pretendem a desobstrução das artérias, mas querem continuar com o peito fechado pelo rancor e a agressividade. Almejam a cura de problemas oculares, todavia não retiram dos olhos a venda do criticismo e da maledicência. Pedem a solução para a depressão, entretanto não abrem mão do orgulho ferido e do forte sentimento de decepção em relação as perdas experimentadas. Suplicam auxilio para os problemas de tiróide, mas não cuidam de suas frustrações e ressentimentos. Não levantam a voz para expressar suas legitimas necessidades. Imploram a cura de um nódulo de mama, todavia, insistem em manter bloqueada a ternura, a afetividade por conta das feridas emocionais do passado. Clamam pela intercessão divina, porem permanecem surdos aos gritos de socorro que partem de pessoas muito próximas de SÍ mesmas.

Deus nos fala através de mil módulos. A enfermidade é um deles e por certo, o principal recado que lhe chega da sabedoria divina é que lhe está faltando mais AMOR e harmonia em sua vida. Toda cura é sempre uma auto-cura. O evangelho de Jesus é a farmácia onde encontraremos os remédios que nos curam por dentro. Há dois mil anos esses remédios estão a nossa disposição. Quando nos decidiremos ?. Você já pensou nisso ?. Então, muita PAZ para você e sua família.

Wilson Rodrigues

Ceará vence o Crato e segue líder do Cearense


Crato e Ceará se enfrentaram na tarde deste domingo (8), no estádio Mirandão, em partida válida pela penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Cearense. O Vozão goleou a equipe do Cariri pelo placar de 4 a 2. Os gols do jogo foram marcados por Mota, Felipe Azevedo, Reina e Romário, para o Alvinegro, enquanto que Djalma, cobrando falta, e Paulo Ferreira assinalaram para o Azulão da princesa. O resultado da partida manteve o Crato na 5ª colocação do certame com 34 pontos. O Ceará segue líder absoluto da competição com 51 pontos conquistados.

- O JOGO

O Ceará tomou a iniciativa do jogo. Logo aos 5 minutos, em jogada individual, Reina fez fila na zaga do Crato e tocou na saída do goleiro Mondragon. A bola tirou tinta da trave esquerda e foi pra fora. No minuto seguinte, Vítor Cearense chutou forte de fora da área, assustando Fernando Henrique.

Festival de cartões

Aos 9 minutos, Régis, que substituía o volante Heleno, que estava suspenso, fez falta dura em Djalma e recebeu o primeiro cartão do jogo. Ao todo, o árbitro Luzimar Siqueira aplicou 10 cartões, sendo 8 amarelos e 2 vermelhos.

Gols

Tocando mais a bola na intermediária, o Ceará tentou abrir o placar com chutes de fora da área. Foram 3 tentativas. Com Eusébio, Reina e Éverton, esse último chegou a acertar o travessão de Mondragon. Aos 35, foi a vez de Mota arriscar. O atacante recebeu na meia-cancha, chutou forte e marcou um golaço. 1 a 0. Três minutos depois, Felipe Azevedo foi acionado dentro da área, fez boa jogada em cima de Júnior Alves, fuzilou para as redes do adversário, assinalando o segundo gol do Vozão. Foi o 14º gol marcado por Felipe Azevedo. O atacante assumiu a artilharia isolada do Estadual. A resposta do Crato veio rápido, aos 39 minutos, Régis fez falta na entrada da área. Djalma cobrou com perfeição e colocou a bola no canto esquerdo do goleiro Fernando Henrique. Além de sofrer o gol, o Ceará ficou com um jogador a menos, já que Régis, pela falta cometida, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Apesar do bom momento, o Crato não conseguiu empatar o jogo e o primeiro tempo terminou mesmo com a vantagem do Ceará por 2 a 1.

2º Tempo

Na segunda etapa, as equipes voltaram sem nenhuma modificação por parte dos seus treinadores. Apesar da desvantagem de um atleta, o Ceará continuou com a mesma formação ofensiva. Contudo, foi o Crato que, aos 5 minutos, chegou com perigo ao ataque com jogada de Djalma que Paulo Ferreira não aproveitou. Sem conseguir transpor a zaga alvinegra, o Crato abriu espaço para os contraques do Ceará. Aos 21 minutos, Everton achou o meia Reina em posição legal e fez o lançamento. O colombiano não disperdiçou a chance e fez o 3º gol do Vozão. Depois de meia-hora do 2º tempo, o técnico Paulo César Gusmão substitui Mota por Romário. O jovem atacante, novamente em jogada de contrataque, fez o 4º gol do Alvinegro, após receber passe de Reina e apenas empurarrar a bola para o fundo das redes de Mondragon.

Aos 38 minutos, Paulo Ferreira recebeu na área e tocou na saída do goleiro Fernando Henrique. Crato 2 x 4 Ceará. O Azulão da Princesa ainda tentou uma reação, mas também teve o jogador Renato Frota expulso e a reação parou por aí.

Próximos confrontos

Na próxima rodada, no domingo (15), às 16h, o Crato vai ao estádio Domingão enfrentar o Horizonte. No mesmo dia e horário, o Ceará encara o Tiradentes, no estádio Presidente Vargas.

Fonte: Portal Verdes Mares
Foto: Globoesporte.globo.com


Chuvas no Cariri em 09/04/2012


Com Dr. Cazuza, Blog de Farias Brito - Funceme - Rede Blogs do Ceará

Levantamento aponta que Cariri tem a maior oferta de médicos do Ceará


L
evantamento do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) de 2011 revela que a região do Cariri tem a maior oferta de médicos por mil habitantes, com destaque para o município de Barbalha, com 221 médicos e 3.99 médicos por mil habitantes, número superior a todos os municípios cearenses, incluindo Fortaleza.


Mapa publicado na edição deste domingo (8) do jornal O Globo mostra a densidade de médicos a cada 1.000 habitantes, e revela que na maioria dos municípios cearenses a quantidade de profissionais disponíveis é considerada baixa. Segundo os dados, apenas 10 municípios conseguiram superar a média de 1.00 médicos por mil habitantes:

Barbalha

Número de médicos: 221
Médicos por mil habitantes: 3.99

Fortaleza:
Número de Médicos: 4617
Médicos por mil habitantes: 1.88

Sobral
Número de Médicos: 243
Médicos por mil habitante: 1.29

Aracoiaba
Número de Médicos: 32
Médicos por mil habitantes: 1.26

Aratuba
Número de Médicos: 14
Médicos por mil habitantes: 1.21

Eusébio
Número de médicos: 55
Médicos por mil habitantes 1.19

Brejo Santos
Número de Médicos: 48
Médicos por mil habitantes: 1.06

Baixio:
Número de médicos: 06
Médicos por mil habitantes: 1.00

Crato:
Número de Médicos: 121
Médicos por mil habitantes: 1.00

Brejo Santo

Número de Médicos: 48
Médicos por mil habitantes: 1.06

Por: Luciano Augusto

*Com jornal O Globo.


916 multas são aplicadas durante a Semana Santa nas rodovias estaduais


A principal infração cometida nestes dias foi o não uso de capacetes por partes dos condutores de motocicletas e seus passageiros, somando o número de 225

Pelo menos 916 multas foram aplicadas durante o feriado da Semana Santa nas rodovias estaduais. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), no período de quinta-feira, 5, até este domingo, 8, 3.601 veículos foram abordados pelas equipes de fiscalização e, destes, 129 foram recolhidos. A principal infração cometida nestes dias foi o não uso de capacetes por partes dos condutores de motocicletas e seus passageiros, somando o número de 225. Além disto, 117 condutores foram multados por veículos não licenciados; 149 pessoas estavam alcoolizadas; 84 não portavam habilitação; 64 não usavam o cinto de segurança e 33 trafegavam por orla marítima.

Chapada do Araripe Online

Fantástico mostra supersalários de deputados no Maranhão


Parlamentares reclamam do salário, outros evitam falar sobre o assunto. Desde 2006, os 42 deputados estaduais recebem 18 salários por ano.

O Fantástico exibiu neste domingo (8), reportagem sobre os gastos nas Assembleias Legislativas em nove estados do país e destacou a situação do Maranhão onde os deputados chegam a receber 18 salários por ano. (No vídeo ao lado, assista à reportagem do Fantástico na íntegra). Desde 2006, os 42 deputados estaduais do Maranhão recebem o equivalente a 18 salários por ano. Na Assembleia Legislativa tem deputado que reclama do salário. O repórter Alex Barbosa pergunta: Só com o salário dos deputados não dá pra se manter? "Não. Acho que não seria possível", diz o deputado Dr. Pádua (PSD).

"Tem mês que chega a faltar. Tem mês que chega a faltar, com certeza", garante o deputado Neto Evangelista (PSDB). No Maranhão, os deputados recebem bem mais que a soma dos 12 salários mensais. É que na Assembleia Legslativa do Maranhão, os parlamentares recebem ainda o 13º, 14º, 15º, 16º, 17º... E até o 18º salário durante o ano.

"Muitas vezes nós tiramos do nosso próprio salário pra servir à população", diz a deputada Graça Paz (PDT). Para cortar os próprios salários, os deputados maranhenses esperam a decisão do Congresso Nacional, mas nem todos querem falar disso publicamente. Como é que o senhor tá vendo essa questão dessa mobilização pra tentar reduzir a quantidade de salários que os deputados recebem? Pergunta o repórter Alex Barbosa ao deputado César Pires (DEM). "Não quero me posicionar sobre isso, não", respondeu.

Eu cheguei e encontrei esta resolução já instalada. "
Arnaldo Melo

O corte nos benefícios foi proposto pela mesa diretora da Assembleia Legislativa no mês de março, mas ainda vai depender da aprovação, nas comissões, antes de ser votado em plenário. Mesmo se a mudança for aprovada, os deputados vão continuar recebendo uma ajuda de custo em torno de R$ 40 mil por ano. Eles deixariam de receber o equivalente a 18 salários por ano, mas ficariam com 15 salários. Além dos salários, os deputados têm direito a verba de exercício parlamentar, de gabinete e ao auxílio-moradia. "Eu cheguei e encontrei esta resolução já instalada. Encontrei uma resolução anterior na Casa que a mesa ainda não deliberou e que provavelmente, em breve, vai deliberar sobre a continuação ou não desta medida", explicou ao Fantástico o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB).

Do G1 MA, com informações do Fantástico

Lula se solidariza com Eike Batista por seu filho que atropelou ciclista, e também com a família do ciclista.

.

Nosso Guia telefonou para o empresário Eike Batista, solidarizando-se com o seu filho, aperreado pelo episódio em que atropelou o ciclista Wanderson Pereira dos Santos. Ao tempo em que ele rodava o programa Lula 1.0, teria ligado também para a família de Wanderson, que morreu.

Elio Gaspari, O Globo
Via Ricardo Noblat

Um igual dando uma de diferente - Por Antonio Morais


.

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) assumiu a liderança do governo pregando novas práticas na política e falando em uma nova geração de senadores. Gosta de dizer que “o Senado mudou, e eles (os velhos políticos) precisam entender isso”, mas Braga repete uma prática típica de políticos tradicionais: tem como primeira suplente sua mulher, Sandra Backsmann Braga. Colocar parentes no banco de reserva do mandato é um expediente que já foi lançado por ex-senadores como Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Mão Santa (PMDB-PI).

Na atual legislatura, Edison Lobão (PMDB-MA), licenciado para assumir o Ministério de Minas e Energia, foi substituído por Lobão Filho (PMDB-MA). Já Ivo Cassol (PP-RO) tem o pai, Reditário Cassol (PP-RO), de suplente.

ACM dizia que escolhia o filho, ACM Júnior (DEM-BA), como suplente porque não queria ninguém conspirando para assumir seu mandato nem torcendo para que ele morresse.

Braga diz que esse não é o seu caso. Afirma que escolheu a esposa para a função para evitar briga entre seus aliados pelo posto. E também para que ela não disputasse um cargo eletivo, o que geraria problemas em seu grupo político.

Já o segundo suplente do líder do governo é o empresário Lirio Parisotto, fundador da fabricante de DVDs Videolar. Ele foi apontado, este ano, como o 24 homem mais rico do país pela revista “Forbes”, com uma fortuna estimada em US$ 2,1 bilhões. Grande parte desse dinheiro é atribuída, pela “Forbes”, à participação de Parisotto no fundo Geração Futuro L Par, que valeria cerca de US$ 1,4 bilhão.

À Justiça Eleitoral, Lirio Parisotto declarou que tinha um patrimônio de R$ 292,5 milhões em 2010. Não existem doações registradas para a campanha que elegeu sua chapa para o Senado. O Parisotto é o maior investidor privado do Amazonas. Ele é o maior interessado no polo industrial de Manaus — disse o senador Eduardo Braga, para justificar sua escolha.

Por Antonio Morais - Blog do Sanharol


Três das cinco vítimas de acidente no Agreste de PE eram parentes


Três das cinco vítimas de acidente no Agreste de PE eram parentes - Batida aconteceu na tarde deste domingo, na BR-232, em Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, foi uma colisão frontal.

Três dos quatro ocupantes do Cross Fox que se envolveu em um acidente, na tarde deste domingo (08), na BR-232, no Agreste pernambucano, eram parentes: o casal Edilberto Rodrigues de Souza e Maria Edná França Rodrigues; e a filha deles, Erika Maria França Rodrigues. O quarto passageiro do veículo e que também morreu foi o namorado da jovem, Leandro Carvalho.

Acidente na BR-232, no Agreste de Pernambuco (Foto: Cirano Veras / Acervo pessoal)Acidente aconteceu nesta tarde, na BR-232, no Agreste de Pernambuco (Foto: Cirano Veras / Acervo pessoal) - De acordo com Wellington Carlos da Silva, primo das vítimas, a família tinha ido visitar um dos filhos de Edilberto de Souza que mora em Maceió (AL) e estava voltando para Santo Antônio de Lisboa (PI), onde viviam. "Eles foram passear em Maceió e estavam voltando quando aconteceu o acidente. Outro colega que estava vindo junto, no carro de trás, viu tudo", disse.

Ainda segundo o primo, os corpos estão em Pesqueira e devem ser encaminhados para o Instituto de Medicinal Legal (IML). "Não dá para fazer a identificação. Tudo indica que vai ser preciso fazer exames para identificar cada um. A família do rapaz [o namorado da jovem] quer levar o corpo para São Paulo e nós vamos trazer para o Piauí", completou. O delegado Paulo Fernando Oliveira, de plantão em Pesqueira, disse que, pela localização dos veículos e pelo depoimento de um motorista de outro carro, que seguia juntamente com a família do Piauí, o acidente acontece depois que o motorista do Cross Fox tentava fazer uma ultrapassagem. "O motorista do Dobló vinha no sentido Recife, enquanto o Cross Fox vinha no sentido Piauí. Quando ele [motorista do Dobló] viu o outro carro, foi para o acostamento, só que o rapaz do Cross Fox pensou a mesma coisa. Eles bateram tentando evitar o acidente", explicou.

O policial informou ainda que os corpos estão em carros funerários, na frente da delegacia, e serão trazidos para o IML do Recife. Acidente na BR-232, no Agreste de Pernambuco (Foto: Cirano Veras / Acervo pessoal)Ocupantes do Cross Fox morreram carbonizados (Foto: Cirano Veras / Acervo pessoal)

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, a colisão frontal aconteceu por volta das 14h. O outro veículo envolvido no caso, um Dobló, tem placa de Floresta (PE) e seguia para o Recife com sete pessoas. Cinco delas deram entrada no hospital Doutor Lídio Paraíba, em Pesqueira, sendo três homens, com 34, 57 e 60 anos, e duas mulheres, uma de 28 e outra de 62 anos – esta última não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu na unidade de saúde. O corpo dela será levado para o IML de Caruaru. Os outros feridos tiveram escoriações leves e serão liberados ainda neste domingo.

O delegado Paulo Fernando de Oliveira informou, ainda, que outras duas vítimas foram atendidas no Hospital de Arcoverde e transferidas para o Hospital Otávio de Freitas, no Recife. De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde, uma mulher de 42 anos e um homem de 45 deram entrada no final da tarde e estão passando por exames. Eles estão conscientes e orientados.

Do G1 PE



Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31