xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 abril 2012

Coluna Armando Rafael




Edição de 7 de abril de 2012



A Malhação do Judas

Crato volta a fazer neste sábado, dia 7, uma de suas mais importantes heranças culturais: a Malhação do Judas, agora realizada sob a coordenação do dramaturgo e Mestre da Cultura, Cacá Araújo. Trata-se de um evento da tradição popular quase bissecular, chamado – nos séculos XIX e XX – de “Testamento do Judas”. O historiador Irineu Pinheiro (1881-1954) assim recorda esta manifestação nos tempos de antanho: “Inda hoje castigam Judas as multidões, passeando-lhe, todos os anos, a figura feita de pano através das ruas da cidade e dos povoados, pendurando-a em fim numa árvore, em meio às chufas impiedosas dos circunstantes”. (a foto acima foi feita por Antônio Vicelmo, na "malhação" de 2010)

Mudaram os tempos

Antigamente, o Judas era julgado pelos pequenos “malfeitos” dos acontecimentos daqueles dias: furtos em sítios ou casas, crimes de mortes, dentre outros. Em 2012, o Judas recebeu, em Crato, nome de “Honestino Belzebu”, sinônimo da corrupção que avassala esta antiga Terra de Santa Cruz. Poderia até ter sido chamado de “Demóstenes”, ou nominado por um dos vários ministros que deixaram o atual governo desde a posse de dona Dilma, todos alvos de denúncias e suspeitas de corrupção. Judas poderia ser lembrando, também, pelos fatos que sujaram recentemente a imagem da República, como o “mensalão”, os “dólares na cueca”, os “aloprados”, a roubalheira na Casa Civil e tantos outros "malfeitos" (como diria dona Dilma), os quais, semanalmente, vazam através dos meios de comunicação... Nos dias hodiernos, a imaginação popular já não concebe o Judas apenas como o réu (quase primário) do século passado!
Procissão do Fogaréu

Na última 5ª feira, dia 5, foi realizada em Barbalha a segunda Procissão do Fogaréu. Feita à noite, a procissão saiu da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e percorreu ruas centrais daquela cidade. A Procissão do Fogaréu tende a se consolidar definitivamente no calendário de celebrações da Semana Santa na cidade de Barbalha.

Excelente iniciativa

O Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central, ora em execução pela Secretaria das Cidades, foi anunciado como uma “experiência-piloto”, destinado a acelerar a melhoria da qualidade de vida das cidades do Cariri. Especificamente no que se refere a Crato, esse projeto incluiu a requalificação de 3 ruas e 4 praças centrais da cidade, e, ainda, a recuperação ambiental e urbanização do bairro Seminário.

O que foi feito

Finda esta primeira semana de abril de 2012, e dentro do previsto para Crato, pode-se anunciar que foi feita a nova pavimentação de 2 quarteirões da Rua João Pessoa (foto ao lado), 1 quarteirão da Rua Miguel Limaverde, num lado da Praça da Sé e no quarteirão da Rua Dom Quintino. Nesses, fizeram também o alargamento das calçadas. 2 praças já foram restauradas: Siqueira Campos e São Vicente. Estava previsto a colocação de bancos e jardineiras nas calçadas alargadas, o que, até agora, só foi feito nos dois quarteirões da Rua João Pessoa. As obras de restauração das outras duas praças (da Sé e Alexandre Arraes) estão paralisadas há mais de um mês.

No mais

Quanto à recuperação ambiental e urbanização do bairro Seminário, a obra não saiu do papel. E a população já não alimenta mais esperança de que ela seja iniciada neste ano eleitoral. A razão? O temor de que isso beneficiaria um pré-candidato a prefeito. São as “Coisas da República”...

Encampação da URCA pela UFCA

Atentem para estas duas frases, a seguir transcritas, constantes do parecer feito pelo deputado Ariosto Holanda para aprovação da futura Universidade Federal do Cariri–UFCA: “Ela (a UFCA) funcionará imediatamente com o acervo da UFC que consta de 8.500 m² de área construída, abrigando salas de aula e doze laboratórios e onze cursos de graduação em funcionamento”(...) “e deverá implantar, até 2014, mais 16 novos cursos”. Por coincidência, a URCA possui exatos 16 cursos de graduação. Mais clareza, impossível!

Dura Lex

Bem que os antigos diretores do Treze Atlético Juazeirense, por meio de uma ação de reintegração de posse, ainda tentaram. Mas a Justiça concedeu parecer favorável à ação ajuizada pela Prefeitura de Juazeiro do Norte desapropriando a área onde funcionava o clube, no bairro Aeroporto. A Prefeitura pagará 243 mil reais pela área (na foto a lado, o imenso muro que cerca o terreno do clube) e lá vai construir uma Escola em Tempo Integral-ETI. O investimento da nova obra será da ordem de R$ 3.264.723,15, que já foi licitada e será construída pela Construtora Justo Júnior, da cidade de Crato.

Será que sai?

Farta propaganda anuncia a construção do novo Shopping Juazeiro, em terreno localizado numa esquina da Avenida Castelo Branco com Avenida Humberto Bezerra, em Juazeiro do Norte. Segundo o folder, o projeto – que não é nada modesto – prevê para o futuro shopping “13.388,54 m², 3 lojas âncoras, 109 lojas, 04 salas de cinema, praça de alimentação e 532 vagas de estacionamento cobertas”. À frente do empreendimento está o jovem empresário Mauro Macedo, filho do deputado federal Raimundo Macedo.

Tá feia a coisa

Lembram-se do Programa de Aceleração do Crescimento–PAC, aquele que não faz jus ao nome? Segundo dados do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Siafi e BNDES, das 114 obras do PAC voltadas para o saneamento (coleta e sistema de tratamento de esgotos em cidades com mais de 500 mil habitantes) apenas 7% foram concluídas em 2011. Segundo o Trata Brasil, quando somadas as obras paralisadas, atrasadas e não iniciadas do PAC, a região Nordeste detém 88% delas, só perdendo para a região Norte, a campeã, como 90% do descaso.

No Quartel de Abrantes...

Tudo continua como dantes! A economia brasileira é a sexta do planeta, mas ficamos em 102º lugar na avaliação do ensino secundário no mundo. Se servir de consolo, estamos à frente da Etiópia e do Afeganistão. A “marolinha” (agora chamada de “tsunami” por dona Dilma), já começa a fazer estragos. Segundo pesquisa do Serasa Experian, a inadimplência da classe C (aquela que teria “ascendido à classe média”) está freando o “milagre econômico” tão propalado na era lulista. E as pessoas endividadas não podem mais consumir para “salvar a economia” como fizeram em 2009, a conselho do “Nosso Guia”. Pesquisas do IPEA já vinham indicando a percepção das famílias sobre seu alto endividamento.

Mentira tem perna curta

Lula, o falastrão, chegou a anunciar que, no governo dele, o Brasil ficara autossuficiente na produção de petróleo. Leiam este texto de um editorial do jornal “Estado de S. Paulo”: “O Brasil não atingiu a autossuficiência em petróleo. Depois de décadas de esforço, o País se tornou um exportador líquido de petróleo em bruto, mas continua altamente dependente de gasolina importada, o derivado que mais consome. Com o rápido aumento da frota de veículos e a quebra na produção de etanol nos últimos anos, o consumo de gasolina no Brasil em janeiro deste ano foi de 493 mil barris por dia, 36% acima do mesmo mês do ano passado”.

Indigência Cultural

Outra pesquisa – esta do Instituto Pró-Livro/Ibope – constatou: o número de pessoas que leem livros no Brasil diminuiu. Na penúltima, o brasileiro lia em média, 4,7 livros por ano. Neste último caiu para 4 livros. Segundo a dita cuja, 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca e 85% declararam que a televisão é a principal fonte de informação e lazer nas suas casas. Ao invés de livros, jornais e revistas informativas, quem faz a cabeça dos brasileiros são as novelas, e programas tipo Big Brothers, do Ratinho, Faustão, Hebe e quejandos da telinha... Triste!

Torpedos

1 – Este ano o retiro do clero da diocese de Crato acontecerá de 02 a 06 de julho vindouro, na cidade de Arcoverde (PE).

2 – A comunidade do bairro Novo Juazeiro já se organiza para comemorar – no próximo dia 30 de setembro – os 50 anos de ordenação sacerdotal do monsenhor José Alves de Oliveira, pároco do Menino de Jesus de Praga, de Juazeiro do Norte.

3 – Já em Crato quem vai celebrar os 25 anos de ordenação sacerdotal, no próximo dia 31 de outubro, é o padre Rocildo Alves Lima Filho.

4 – Coerência é isso. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner está propondo um “cerco comercial” às Ilhas Malvinas, logo ela que vive condenando o embargo comercial dos EUA a Cuba.

5 -- Pense numa dupla comprometida com a liberdade de imprensa! O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) fala sobre a “democratização das comunicações” na Universidade Federal do Ceará, na próxima sexta, dia 13. Com ele, o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaizo. Aguarda-se uma "saraivada" de críticas em cima dos meios de comunicação do Brasil e às pessoas que não se renderam, nem "se reciclaram" à lábia e às falácias dos trogloditas...

Caso dos Consignados – Cid diz que não admite tráfico de influência nem desonestidade


“Não permito tráfico de influência e não permito desonestidade”, disse o governador Cid Gomes (PSB), em entrevista exclusiva ao O POVO, por telefone, do Uruguai, onde passa o feriado da Semana Santa. A declaração foi dada pouco depois de o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Eduardo Diogo, dizer que o Governo não ficou satisfeito com as informações prestadas pela Administradora Brasileira de Cartões (ABC) sobre os empréstimos consignados.

A ABC é a empresa contratada, por licitação, pelo Governo do Estado para administrar o crédito consignado. Na prática, ela faz a intermediação entre servidores públicos com bancos, controlando o limite de endividamento dos funcionários. Em setembro, o deputado Heitor Férrer (PDT) denunciou a taxa de juros que vinha sendo cobrada , segundo ele, acima das praticadas no mercado. Além disso, chamou atenção para o fato de que a ABC contratou uma terceira empresa, a CCI, para administrar o consignado. A empresa é de propriedade de Luis Antonio Ribeiro Valadares, genro do secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho.

Ontem, Cid deixou claro que a Seplag é a responsável por conduzir a apuração do caso. “Ninguém tem ingerência sobre a Secretaria do Planejamento, só o Eduardo Diogo. No meu governo, não permito um secretário interferir na secretaria do outro. Ninguém fala em meu nome”.

Em entrevista ao O POVO, Diogo explicou porque não aceitou as informações da ABC. Segundo ele, a Seplag não tem o detalhamento das ações da empresa. “Quais são os agentes que a ABC utiliza? A Seplag não tem detalhamento das informações. O que queremos é que a ABC mostre como funciona sua rede de relacionamentos na concessão do crédito consignado”, afirmou.

(O POVO)

Sanções

Segundo Diogo, na próxima semana a ABC será notificada a prestar mais esclarecimentos e, dependendo da resposta, poderá vir a sofrer sanções. “Isso é assunto de interesse público, já que envolve recursos descontados em folha de pagamento do Estado”. Em nota, a Seplag disse que “refuta e repudia quaisquer eventuais benefícios, próprio ou de terceiros, advindo do proveito de interfaces públicas”. A nota destaca ainda que tomará as providências que avaliar cabíveis, podendo, inclusive, rescindir contratos.

Fonte: O Povo Online
Foto: Jangadeiro

Futuro presidente do STF diz que caso mensalão será o julgamento do século

.

Em entrevista exclusiva a VEJA, o próximo presidente do STF diz que vai julgar o processo do mensalão neste ano e rebate as críticas ao Judiciário

O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, parece atrair causas de grande repercussão. Foi dele o voto que abriu o debate sobre a necessidade de políticos terem ficha limpa para se candidatar — um marco de progresso no processo político brasileiro. Ele também relatou processos determinantes para a sociedade, que resultaram na proibição do nepotismo no serviço público e na liberação da união civil entre pessoas do mesmo sexo e de pesquisas com células-tronco. Sergipano de Propriá, poeta, vegetariano e praticante de meditação, Ayres Britto assume no próximo dia 19 a presidência do STF. Ficará no cargo até novembro, quando completa 70 anos, e terá no julgamento do mensalão, o maior escândalo de corrupção da história brasileira, a missão mais difícil e, certamente, a mais marcante de sua carreira.

Veja OnLine

Caçada policial termina com quatro presos em Quixadá


U
ma operação com policiais militares do 11º Batalhão, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), da Força Tática de Apoio (FTA) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), no fim da manhã desta sexta-feira (6), em Quixadá, resultou na prisão de três homens e na apreensão de um adolescente, acusados de tentativa de homicídio.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o grupo havia tentado horas antes executar um jovem e um adolescente, no bairro Campo Novo. A caçada policial chamou a atenção da população do município, que tentou ajudar a Polícia com informações sobre os acusados. O último a ser detido foi o adolescente de 16 anos, após ser advertido com disparos de fuzil, efetuados por um policial da Ciopaer. Com o bando, a Polícia apreendeu três revólveres e uma escopeta de fabricação caseira.

Via Lindomar Rodrigues - Colaborador

Chávez pede 'mais tempo de vida' em missa da Semana Santa


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que enfrenta um câncer desde 2011, pediu nesta quinta-feira "mais tempo" de vida, durante uma missa da Quinta-feira Santa celebrada na cidade de Barinas, o que comoveu seus familiares.

"Digo a Deus que se o que já vivi e enfrentei não foi o suficiente, aceito isto (a doença), mas dê-me vida (...) porque ainda me restam coisas a fazer por este povo e por esta pátria, não me leve ainda", pediu Chávez, que chorou durante a missa.

"Agradeço muito por esta iniciativa (a missa) desta Quinta-feira Santa. Obrigado pelas orações, obrigado por este sagrado presente", disse Chávez durante a cerimônia, transmitida pelo canal estatal VTV. Chávez, que voltou de Cuba na quarta-feira após um segundo ciclo de radioterapia contra o câncer, estava acompanhado de vários familiares, incluindo o pai e a mãe, suas filhas e o irmão Adán, governador de Barinas, estado natal do presidente.

"Não pude evitar as lágrimas quando senti a mão amorosa da minha mãe e, ao mesmo tempo, a mão amorosa do meu pai (...) e pensei: Deus, há quanto tempo não sentia estas duas mãos ao mesmo tempo", revelou Chávez, que carregava um terço no pescoço. O presidente garantiu que se "recupera" bem, após retirar um segundo tumor maligno em Cuba, no mês de fevereiro, no mesmo local onde um câncer foi detectado em 2011. Chávez, 57 anos, não permite que se revele o local e o tipo de câncer que o afeta.

O presidente confessou que precisava "desabafar, especialmente após esta nova operação, do reaparecimento da doença que o obrigou a uma nova intervenção e a todo este processo, do qual graças a Deus venho me recuperando". "Hoje sinto necessidade de dizer o que venho enfrentando há um ano, quando comecei a assumir que dentro de mim havia uma doença muito maligna e que, como sabemos, é uma verdadeira ameaça que marca o fim do caminho de muita gente". Chávez, no poder desde 1999, promete ser reeleito para um terceiro mandato de seis anos nas eleições de outubro próximo.

Fonte: Yahoo Notícias

HOJE - Político Corrupto é malhado como Judas em Crato-CE

.

Vulcão Nevado del Ruiz pode entrar em erupção na Colômbia


Geólogos da Colômbia estão monitorando com atenção o vulcão Nevado del Ruiz, que passou a emitir uma coluna de vapor. A região onde está o vulcão, no oeste da Colômbia, teve um aumento na atividade sísmica desde meados de fevereiro. Até agora as autoridades não ordenaram a retirada de moradores de cidades próximas à montanha, informou a Direção Nacional para a Gestão de Riscos. Mesmo assim, os geólogos já classificam a atividade sísmica no Nevado del Ruiz em nível laranja, ou II, o que indica uma "erupção possível no prazo de dias ou de semanas".

"O acompanhamento da atividade superficial no Nevado del Ruiz permitiu constatar a emissão contínua de gases e vapor de uma coluna de cor branca, que tomou a direção norte ocidental da montanha, com forte cheiro de enxofre", reportou a Ingeominas, um instituto local de geologia.

O Nevado del Ruiz, que fica na divisa dos departamentos (Estados) de Caldas e Tolima, no oeste colombiano, tem 5.321 metros de altura. O sistema de alertas contra erupções na Colômbia foi criado após 1985, quando uma devastadora erupção do Nevado del Ruiz matou 25 mil pessoas e destruiu a cidade de Armero.

As informações são da Associated Press.

Sonnen alerta torcida brasileira: “Ajam como selvagens, mas se me tocarem acabo com vocês”


Desta vez, o polêmico Chael Sonnen mirou os comentários ácidos de sempre para a torcida brasileira. No Twitter, o norte-americano, que enfrentará Anderson Silva pelo título dos médios na edição 147 do UFC, agendada para23 de junho no Estádio do Engenhão, alertou sobre as possíveis hostilidades que sofrerá em território nacional e mandou recado tão direto quanto um chute frontal na boca do estômago.

"Eles (torcedores) agem como selvagens gritando 'você vai morrer'. Não tenho nenhum interesse em mudá-los. Ajam como selvagens se quiserem. Mas se me tocarem acabo com vocês", disparou Sonnen, crítico severo dos lutadores e brasileiros em geral.

A questão da segurança do norte-americano provavelmente é o ponto nevrálgico para que a tão esperada revanche seja finalmente oficializada. Segundo os jornais dos Estados Unidos, não seria seguro deixá-lo vir ao Brasil sem um aparato de segurança específico e milimetricamente planejado para que nada de errado aconteça. O próprio Sonnen, no entanto, já afirmou não se preocupar com os 'problemas'.

"Já estive no Brasil dezenas de vezes e jamais fui incomodado pelo povo. Não acredito que haja nenhum problema relacionado a isso. Não preciso de seguranças. Eu me garanto sozinho", afirmou recentemente.

Por Fernando Zanchetta ( yahoo Notícias )

CRATO - Previsão do Tempo para hoje, Sábado, 07 de Abril de 2012


Bom Dia!

http://pocanga.cptec.inpe.br/repositorio5/goes12/goes12_web/ne_col_alta/2012/04/S11219896_201204070300.jpg


Previsão do tempo para hoje em Crato:
Sábado, 07 de Abril de 2012
Temperatura máxima: 34º Min 22º
Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30