xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 abril 2012

Portal CHAPADA DO ARARIPE - As Notícias do Cariri, do Ceará e do Mundo num só lugar !

.

http://3.bp.blogspot.com/-Z6KO9kqek3c/T0nMsSgalpI/AAAAAAAAfFM/XaCwL1f9Pg4/s1600/Chapada%2Bdo%2BAraripe%2BLogo%2B2012%2B-2.jpg


A Notícia do Cariri na hora em que você precisa. Há 6 anos no ar, e com mais de 50.000 artigos, o Portal Chapada do Araripe é a maior central de notícias da região, contendo artigos, Reportagens, entrevistas, Vídeos, Fatos da História do Cariri, Agenda Cultural, salas de bate-papo e milhares de fotos. Visite agora mesmo o Portal Chapada do Araripe e fique por dentro de tudo que acontece na sua região.

BlogHumor - Mapa do Brasil na perspectiva de um politico

.

http://2.bp.blogspot.com/-CGKou47DVBo/T33-DJR-JMI/AAAAAAAAgiQ/gjh6fscmBYI/s1600/mapa_do_brasil450.jpg

Colina do Horto deve atrair 200 mil romeiros amanhã


A Semana Santa na terra do Padre Cícero atrai nova movimentação de romeiros que já se torna tradicional no período.

Juazeiro do Norte. A tradicional visitação à Colina do Horto será intensificada nesta Sexta-feira Santa. A estimativa é de que mais de 200 mil pessoas subam as ladeiras para ir até à estátua do Padre Cícero. Nesta época do ano, a tradição da romaria se dá principalmente pela caminhada na estrada velha, que dá acesso ao monumento. É um momento de sacrifício, lembrando a Via Sacra de Jesus ao calvário.

As estações da Via Sacra, durante o percurso, na subida da ladeira na Rua Horto, lembra os momentos finais da crucificação. A cada parada, os fiéis fazem as orações, acendem velas e entoam cânticos em louvor a Jesus. A chegada dos primeiros peregrinos acontece ainda na noite de hoje, quando começa a ser reforçada a segurança no local.

Segundo o secretário de Turismo e Romaria da cidade, José Carlos dos Santos, todo o esquema de organização já está montado para receber romeiros de todos os Estados do Nordeste e da própria região. A preocupação maior é quanto ao consumo de bebida alcoólica na área. Para isso, será reforçada segurança, com as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

O administrador do Horto, padre José Venturelli, disse que a movimentação amanhã começa a ficar intensa já por volta das 5 horas. Em seguida, muitos romeiros seguem até o Santo Sepulcro. O local fica a mais de 2 quilômetros da estátua, onde muitas pessoas aproveitam para concluir o pagamento das promessas, seguindo a pé para a área, onde há muitas pedras e um visual privilegiado da cidade e também da Colina do Horto.

De acordo com José Carlos, em todas as igrejas da cidade serão realizadas durante o dia celebrações, como parte da programação católica para este período. Para facilitar o acesso à colina, ele disse que foi elaborado um plano de trânsito. Já a partir de hoje, proíbe-se a subida e descida de veículos de grande porte como os caminhões e os ônibus, até por uma questão de segurança devido ao grande número de fiéis que decidem subir a ladeira velha na sexta-feira.

Padre Venturelli afirma que o grande número de romeiros se dá pelo revezamento dos visitantes durante todo o dia. A começar das primeiras horas da manhã, quando chega grande parte das pessoas que já vem de cidades como Crato e Barbalha e fazem o percurso a pé.

“Chega uma remessa de pessoas e enche o local, e depois esvazia, com grande parte que segue em direção ao Santo Sepulcro”, constata.

Ele disse que foi feita uma limpeza na área para que as pessoas não se machuquem com os espinhos quando forem ao Santo Sepulcro. Além disso, houve melhorias em alguns pontos das estradas, que ficaram danificadas por conta das chuvas.

No último domingo, a Missa de Ramos nas igrejas da cidade já reuniu grande número de fiéis, dando início a programação mais específica da Semana Santa na cidade.

O sacerdote faz um pedido às pessoas que se deslocam até o Horto, durante a quinta-feira e Sexta-feira da Paixão, que resguardem esses dias para as orações. É que há muitos anos vem sendo feito um trabalho no sentido de coibir a comercialização de bebidas.

Mas, ele ressalta que muitas pessoas ainda insistem, principalmente com a venda relacionada ao vinho, para ser consumido durante o período. “Essa festa do vinho na noite precedente à sexta-feira é uma ofensa ao momento religioso. Uma revolta contra aquilo que é bom, justo e bonito”, diz ele. As celebrações vão acontecer durante o dia e à noite na Capela do Bom Jesus do Horto e também durante o dia na igreja nova.

Também será realizada na Colina do Horto, a partir das 9 horas, a apresentação da dramatização “Jesus, o Nazareno”, com o grupo Compactur, que há mais de 30 anos encena a peça. Serão mais de dez atores e figurinos dando sequência à programação da Sexta-feira Santa no Horto.

Efeitos especiais

Este ano, a encenação da Companhia Compactur trará novidades para a apresentação no Horto que reúne milhares de pessoas, principalmente de romeiros. Efeitos especiais e maior número de atores e figurantes, estarão no palco, que será montado com um cenário de época, de frente ao estacionamento. Homens, mulheres, crianças e idosos estarão em cena. A maioria, operários e informais, que espera o ano todo com ensaios iniciados em janeiro para levar um pouco da cena do martírio de Jesus para o conhecimento do público.

O presidente da Compactur, José Antônio de Sousa, o Zezito, pelo segundo ano consecutivo irá encenar Caifás. Para ele, esse é um momento de realização. Durante o dia, trabalha em seu lava-jato, no Centro da cidade de Juazeiro, com sua esposa, Ana Maria Alves de Sousa, que faz o papel da Samaritana. Organizar o evento não é fácil, até porque eles reclamam mais apoio local, já que o espetáculo é a maior atração para os que vêm à terra do “Padim” no feriado. Foto: Thiago Gaspar.

Mais informações:
Prefeitura Municipal/ Secretaria de Turismo e Romarias
Juazeiro do Norte (CE)
Região do Cariri
Telefone: (88) 3511.4040

Reportagem: DN


Justiça aprova pedido de desapropriação da área do 13 Atlético Juazeirense


No local será construída uma escola piloto

O Procurador do Município de Juazeiro do Norte, Dr. Luciano Daniel, está informando que a Justiça Local, acatou ação ajuizada pedindo a desapropriação e a emissão provisória de posse da área onde funcionou o antigo 13 Atlético Juazeirense, no Bairro Aeroporto, para construção de ETI – Escola em Tempo Integral – que será um verdadeiro marco da educação na atual administração.

Segundo o procurador, “com a declaração de Utilidade Pública, por parte do Governo Municipal e da instituição de um Decreto Expropriatório, da área do 13, e depósito judicial de uma avaliação do município em juízo da ordem de R$ 243 mil; a Justiça concedeu, ontem, o parecer favorável, derrubando a ação movida de reintegração de posse por diretores do Clube”.

Dr. Luciano explicou também que a avaliação realizada é prévia e que o engenheiro Jéferson Luiz Alves Marinho foi nomeado, pela Justiça para fazer um estudo e avaliação sobre o imóvel, levando em consideração as benfeitorias existentes e os argumentos da municipalidade de que muitas não teriam utilidade e estariam em desuso o que certamente faz com que haja redução no preço de mercado.

Com isso, a partir da etapa final da avaliação do engenheiro, a prefeitura poderá dar andamento ao projeto da ETI, que será direcionada a educação básica, (Fundamental I e II), ou seja, do primeiro ao nono ano.

A construção desta escola com localização privilegiada de forma piloto atenderá crianças e pré-adolescentes dos Bairros Timbaúbas, Pio XII e Fátima. A secretária de Educação, Sônia Luz, explica que será ampliada a jornada escolar dos alunos com outros saberes. Segundo ainda a secretária o aluno “na ETI terá tudo há seu tempo, como, estudar a grade curricular, o reforço, a pesquisa no laboratório de informática, biblioteca , práticas esportivas e alimentação correta”.

Em Juazeiro, já existe uma experiência positiva com ensino em tempo integral na Escola de Ensino Fundamental Leão Sampaio dirigida pela professora Maria Helena. A experiência agora será realizada com uma instituição escolar construída com toda infraestrutura necessária para essa modalidade.

O prefeito Dr. Santana estava confiante de um resultado positivo no âmbito da Justiça, beneficiando não o município, mas centenas de crianças e famílias que serão beneficiadas. Segundo ele , “a ETI não será apenas uma grande obra física, mas também, uma referência para o projeto de revolução na educação municipal”. Para Dr. Santana “essa escola de tempo integral irá desenvolver ainda mais habilidades e competências necessárias das crianças e adolescentes para que se tornem cidadãos e cidadãs críticos capazes de se resolver profissionalmente contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.”

Números:
A ETI de Juazeiro do Norte terá 12 salas de aula, uma quadra poliesportiva, um laboratório de química física e biologia, uma biblioteca com recursos multimeios, parque aquático com piscinas adulto e infantil e auditório climatizado com capacidade para 250 pessoas. O investimento da obra será da ordem de R$ 3.264.723,15 (três milhões, duzentos e sessenta e quatro mil, setecentos e vinte e três reais e quinze centavos).

A obra foi licitada e será erguida pela Construtora Justo Júnior LTDA.

PGM – Procuradoria Geral do Município
SME – Secretaria Municipal de Educação


Prefeito do Crato, Samuel Araripe, antecipa 30% do 13º para os servidores, durante a Semana Santana


Cerca de 4 mil servidores da Prefeitura Municipal do Crato amanheceram com 30% do 13º salário depositados em conta, nesta quinta-feira. O prefeito Samuel Araripe fez o adiantamento em virtude do feriado da semana santa. Segundo Samuel Araripe, esse é um momento em que as famílias estão reunidas para vivenciar a ceia tradicional do período, e, para isso, efetuarem as compras dos alimentos comuns desta época do ano, como o peixe, bacalhau, o vinho.

De acordo com calendário de todos os anos desta administração, as outras parcelas do 13º continuam sendo efetuadas nos meses de julho, período da ExpoCrato, e também no final do ano, em dezembro, quando fecha os 100% de pagamento do 13º. O prefeito anunciou o pagamento dos 30% durante a solenidade de posse do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Joatan Sousa, como primeiro gestor da pasta criado pela administração Samuel Araripe, nesta quarta-feira.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069
site prefeitura: www.crato.ce.gov.br
Foto meramente ilustrativa

Iguais, porém diferentes ( Postado por Armando Lopes Rafael )

(excertos do editorial de “O Estado de S.Paulo”, desta 5ª feira, dia 5)

“Demóstenes Torres tropeçou no seu próprio "mensalão". Exatamente como aconteceu com o PT em 2005, depois de passar vários anos fazendo o papel de vestal, de missionário da ética e impiedoso acusador dos desencaminhados, o senador goiano foi desmascarado pela evidência irrefutável de que mantém relações promíscuas com o notório Carlinhos Cachoeira, chefão da jogatina, cujos interesses escusos tem defendido junto à administração pública. Até aí, tudo igual ao que se tem assistido na política. A diferença está no comportamento dos partidos envolvidos em escândalos. O PT nega até hoje a existência do plano urdido e executado por José Dirceu para compra de apoio parlamentar ao governo Lula e age politicamente para blindar os réus do processo que se arrasta no STF. O DEM, como já fizera no caso do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, de imediato cobrou publicamente explicações de seu filiado, num procedimento que inevitavelmente resultaria numa expulsão - que só não ocorreu porque Demóstenes se antecipou e pediu desligamento do partido.

O comportamento de Demóstenes Torres é imperdoável, principalmente pela profunda decepção que causou aos homens de bem que viam nele um denodado defensor da ética na política. Foi ele quem declarou, em 2007, na condição de relator da CPI do apagão aéreo, que "corrupção é um negócio suprapartidário" e que "os malandros estão em todos os governos" - e ele bem o sabia. Hoje, para regozijo dos corruptos, sobre Demóstenes Torres alguém poderá afirmar o mesmo que ele próprio afirmou sobre seu ex-correligionário José Roberto Arruda, forçado a renunciar ao governo do Distrito Federal por seu envolvimento no chamado "mensalão do DEM": "É um bandido, um delinquente, um vagabundo".


TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1

O Excelente atendimento feito por profissionais qualificados:

Img_1140

TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

Um privilégio de poucos - Por: Emerson Monteiro


Falo a propósito do livro, esse instrumento valioso que se mantém na via principal das revoluções da História, logo depois da revolução agrícola. Llivro, o responsável pela propagação das ideias no decorrer dos séculos, reservatório de transformações e passaporte da mais plena das liberdades, o livre pensar.

Percentuais dos leitores de livro apresentaram redução no Brasil nos dois últimos anos. Devido aos outros chamamentos, televisão, computador, celular, a margem de quem adota o livro a título de lazer e fruição sofreu queda expressiva, no entanto longe de causar maiores preocupações diante da importância acadêmica desse meio de comunicação, fator essencial entre mestres e alunos.

A satisfação de um bom livro jamais encontrará concorrente naqueles que desfrutam do prazer da leitura em qualquer idioma deste universo. O pensamento dos autores percorre, assim, milênios e multidões, renova tecnologias, alimenta possibilidades inestimáveis no trabalho dos povos, na civilização, abrindo espaço aos valores e bons costumes.

Uma casa sem livros é uma casa sem alma, contam os sábios. O livro caindo n’alma é germe que faz a pala, é chuva que faz o mar, afirmou Castro Alves.

Quiséssemos falar nas maravilhas de um bom livro e passaríamos vários dias longe de chegar ao destino, porquanto a força viva do engenho vital encontra nas páginas dos compêndios a galáxia das grandes descobertas, invenções, todo tempo. Viagem do infinitamente pequeno aos gigantescos momentos da imaginação e dos sonhos. Conhecer as entranhas do conhecimento através das letras e dos conceitos mergulha no milagroso das selvas fantásticas do saber, o que revela o suave deslizar pelas folhas à frente dos olhos.

Tais passageiros de naves milagrosas, continuam a busca da sabedoria nascida já na escola por meio dos livros, e presenciam acontecimentos revitalizadores à medida que seguem o curso, atentos na jornada iluminadora do aprendizado, libertos junto às jóias impressas.

Houve época quando afirmavam, quais realizações pessoais, gerar um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Porém agora, nesta fase dos eletroeletrônicos e do desmatamento incontrolado, talvez os dizeres peçam alguma alteração também quanto a escrever o livro. E queiram considerar naquelas previsões, e ler um livro. E pois um que seja, lido com gosto e desejo sincero, poderá até mudar vidas inteiras na direção da propalada libertação humana.


Entenda o significado do Coelho e dos Ovos de Páscoa



Páscoa, Coelhos...Ovos de Chocolate...

O coelho, apesar de ser um mamífero e por conseguinte não botar ovos, assumiu o papel de produtor e entregador dos ovos de Páscoa. Isso devido à notória capacidade de re...produção desses animais que se tornaram símbolo da fertilidade. Já o ovo, representa o surgimento da vida e a origem do mundo. Daí sua relação com a ressurreição de Cristo e a Páscoa.

A tradição de presentear a família e os amigos com ovos coloridos é um costume antigo dos chineses. Esses povos decoravam ovos de galinha e davam de presente a pessoas queridas, em comemoração à Festa da Primavera, que no hemisfério Norte, coincide com os meses de março e abril, próprios da Páscoa. Ao longo dos anos, o costume foi sendo passado às demais culturas do mundo todo e os ovos de galinha passaram a ser substituídos por ovos de madeira, de prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolates em decorrência principalmente, da chegada das indústrias de chocolate.

Atualmente, o chocolate é como o tender de Natal ou o quentão da Festa Junina, tem que estar presente em toda Páscoa, seja no formato de bombom, de barra, de coração, de coelhinho ou da maneira mais tradicional, que é a de Ovo de Páscoa.

Fonte: UOL


18ª CREDE entrega ônibus escolar para a Prefeitura do Crato - Por Maria Otilia

Foto: Eliana Estrela entregando as chaves dos ônibus, ao Prefeito Samuel Araripe

A 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 18), através da Secretaria de Educação Básica do Estado (SEDUC), entrega hoje, dia 4 de abril de 2012 ao município de Crato, dois novos ônibus escolares com capacidade para 44 alunos, com box para cadeirante, porta larga para garantir a acessibilidade, no valor de R$ 424.000,00.

A doação de ônibus escolares tem como finalidade dar qualidade ao serviço ofertado no Estado e incentivar a permanência do aluno na escola. Essa iniciativa acontece desde 2008, quando o Governo Estadual assumiu um compromisso inovador: para cada veículo adquirido pela prefeitura, através de recurso próprio, o Estado doará outro na mesma proporção. Podem ser doados até cinco ônibus escolares zero quilômetro, conforme a aquisição do município.

ENTREVISTA COM SECRETÁRIO LUIS JOATAN FOI ADIADA - Continuem enviando as suas perguntas.

.

Informamos que por motivo de força maior, a entrevista que seria realizada hoje com o secretário de Segurança Pública do Crato, Luis Joatan de Sousa foi adiada. Estaremos remarcando para uma nova data, possivelmente ainda nesta semana para conversarmos sobre os grandes problemas do trânsito na cidade do Crato. Enquanto isso, continuem a enviar as suas perguntas e sugestões para a entrevista.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Vereador Pedro Alagoano cobra do senador Eunício Oliveira apoio ao Crato

.

O Vereador Pedro Alagoano (PSB) voltou a falar sobre a reivindicação da comunidade da Vila São Bento, sítios e distritos vizinhos, sobre a construção da Ponte que liga a zona urbana a diversas comunidades rurais. Pedro Alagoano cobrou dos deputados federais e senadores votados no Crato a destinação de verbas para Município. Alagoano citou o nome do Senador Eunício Oliveira que poderia ajudar o Crato, mas até agora não chegou junto com o Município, embora esteja se preparando para lançar um candidato do seu partido a Prefeito.

CMC
Foto: Dihelson Mendonça


PRESENÇA DE PUBLICO AO MIRANDÃO TEM SIDO DECEPCIONANTE E DESESTIMULANTE - Por: Wilson Rodrigues


O Crato Esporte Clube está terminando sua participação no campeonato cearense de futebol profissional 2012 com uma historia triste pra contar. Estima-se que 50 mil cratenses gostam de futebol, contudo, o comparecimento publico ao mirandão nos dias de jogos não tem passado dos 3 mil torcedores. Isto representa prejuízos para o time e desestimulo para os que comandam a equipe. Das duas uma: ou o torcedor ainda não assimilou a importância da presença do futebol cratense no cenário estadual futebolístico ou avalia que, tecnicamente, o futebol cearense ainda é medíocre, pobre e inexpressivo. O valor do ingresso cobrado no mirandão tem sido também um dos motivos da ausência de torcedores ao estádio, a exemplo de Francisco Gomes da Silva, ao informar que acompanha o Crato Esporte Clube desde o primeiro jogo de estréia do time em janeiro de 2008. Ele conta que gasta por mês em media 150 reais por mês com passagem, lanches e a compra de ingressos, despesas estas que um trabalhador de salário mínimo não tem condições de arcá-las.

A campanha que o Crato Esporte Clube vem fazendo no campeonato estadual de 2012 é motivo de orgulho para a cidade e para o Cariri. Apesar das dificuldades o Azulão Cratense está classificado para 2013 e ainda tem grandes chances de ficar entre os quatro melhores do Estado e disputar o titulo cearense 2012, enquanto muitas equipes de porte maior e com participação efetiva na competição, não almejam mais tal proeza. Este desempenho fabuloso do Crato Esporte Clube é fruto da responsabilidade de seus comandantes, da imprensa, de alguns empresários, dos poucos torcedores de boa vontade e acima de tudo, do apoio incondicional do poder publico municipal que investiu, desde a manutenção do estádio mirandão até a disponibilidade de recursos financeiros, se notabilizando como o maior patrocinador da equipe, por entender que futebol é lazer, prazer, entretenimento e alegria para todos, alem de oferecer emprego e geração de renda para muita gente. Diferentemente de alguns prefeitos anteriores que entendiam que o tal esporte não dava resultados e que futebol se via na televisão.

Calcula-se que nada menos de 50 % da população do Crato gosta de futebol. Temos uma imprensa vibrante com bons profissionais, um publico desportista que trabalha voluntariamente, uma economia estável, um comercio pujante, um parque industrial com empresas de grande, médio e pequeno portes. Se assim somos, temos condições de fazer com que o futebol do Crato se torne independente e auto-sustentável. Ou seja, não depender da prefeitura para sobreviver, ficando a municipalidade apenas como parceiro e com seu apoio logístico. A questão é saber o que fazer, quem vai fazer e por onde começar. E aqui vai uma sugestão: o trabalho que hoje está sendo feito não termine quando terminar o atual campeonato, recomeçando no final do ano pela porta da prefeitura, mendigando o apoio.

Wilson Rodrigues
Foto: Wilson Bernardo



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30