xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 março 2012

Coluna Armando Rafael




Edição 28 demarço de 2012

Um devoto de Benigna na Polônia

O mundo virou mesmo uma aldeia global! Dias atrás chegou à Cúria Diocesana, em Crato, uma carta de um polonês, o Sr. Marek P. Tomaszewski. Escrita em inglês, o polonês informa que – após acessar o site da Diocese de Crato – ficou sabedor do movimento pró-beatificação da menina-mártir Benigna Cardoso, (foto ao lado) assassinada – em 1941– em Santana do Cariri, para preservar a castidade. Escreveu o Sr. Marek que ficara encantado com a história de Benigna, e, a partir daquele momento, tomou Benigna por sua protetora. Narek finalizou informando que vem rezando pela beatificação de Benigna.

Em baixa

Por falar em fé, é deplorável a crise da população católica em alguns países da Europa. Em Bruxelas, na Bélgica, a pouca frequência de fiéis motivou a desativação de 40 igrejas, de um total de 110 templos católicos existentes naquela capital. Na Itália, existem à venda 50 igrejas anunciadas como “ex-locais de culto”. Já na Holanda, templos católicos viraram mesquitas, lojas ou local para pistas de skate. Podem-se comprar lá bancos de igrejas por apenas 40 ou 60 euros.

Em alta

Diferente é o desempenho da Igreja Católica na América Latina. A recepção que os jovens brasileiros fizeram à cruz e ícone da Jornada Mundial da Juventude é uma prova disso. Outra prova encontra-se aqui mesmo no Cariri cearense. Dentro das comemorações do centenário de criação da Diocese de Crato – a ocorrer em 2014 – consta o projeto de construção de 100 novas capelas, espalhadas nos 32 municípios que compõe a diocese. Dias atrás um arquiteto da CNBB veio a Crato preparar plantas para capelas de diversos tamanhos, cujos projetos serão entregues as 55 paróquias que compõe a Diocese de Crato.

E as novas capelas começam a surgir

A pequena cidade de Baixio, uma das menores da diocese, vai construir – na sua área urbana, mais precisamente no lado oposto à igreja do padroeiro São Francisco – uma nova e bonita capela dedicada a Santa Clara. Baixio consolida sua fama de cidade franciscana. No município de Crato, a população do distrito Ponta da Serra se movimenta para construir nova igreja matriz para São José Operário, enquanto um grupo de fiéis anuncia a construção, na Cidade de Frei Carlos, da nova capela de Nossa Senhora da Paz.

Ícones da prosperidade

Um assunto puxa outro. Existe em Nova York a escultura de um Búfalo,(foto ao lado) mundialmente conhecida por “Street Bull”. Esse monumento é o ícone da pujança de Wall Street, o centro financeiro do capitalismo mundial. Guardada as proporções, poderíamos afirmar que o bairro Lagoa Seca virou o ícone da pujança econômica e do crescimento vertiginoso de Juazeiro do Norte; um símbolo emblemático da prosperidade da Região Metropolitana do Cariri. Basta dizer que a cotação do metro quadrado naquele bairro juazeirense tem o mesmo preço de um similar na Aldeota (em Fortaleza) ou em Boa Viagem e Piedade (em Recife).

Mas definha o sentimento católico

A Lagoa Seca (foto ao lado) também serve de parâmetro para medir a mudança de mentalidade ocorrida na Terra do Padre Cícero. Uma pergunta que vem sendo feita: será que Juazeiro do Norte continua sendo a cidade mais católica do Cariri? Aos fatos: a Lagoa Seca – onde está concentrada a população com a maior parcela do PIB caririense – não dispõe, sequer, de uma capela católica de porte médio. A única existente, no imenso e rico bairro, é uma minúscula e “modernóide” capela – dedicada a Nossa Senhora de Lourdes – construída na década 90...pela Prefeitura. Lá, eventualmente, são celebradas missas. Uma revolução cultural silenciosa vem transferindo o rebanho católico da Lagoa Seca para as igrejas evangélicas e centros espíritas, abundantes naquele bairro. Consta que o “bispo” Edir Macedo e o “apóstolo” Valdemiro já estão de olho naquele recanto de Juazeiro do Norte.
Os pobres ainda creem
É verdade que a diocese de Crato triplicou, nos últimos anos, o número de paróquias católicas em Juazeiro. Essas paróquias prestam assistência espiritual aos fiéis e diminuem a fuga deles para as seitas protestantes. Entretanto, todas essas paróquias estão localizadas na periferia pobre da Terra do Padre Cícero. Fica nos bairros Novo Juazeiro (Menino Jesus de Praga), João Cabral (Nossa Senhora Aparecida), bairro Triângulo Crajubar (São João Bosco) Parque João Vieira (Nossa Senhora Auxiliadora), vila Palmeirinha (Sagrado Coração de Jesus), Limoeiro (São José), Aeroporto (São Cristóvão). Não houve nenhum movimento dos católicos residentes na rica Lagoa Seca para construir uma capela naquele bairro.
Enquanto isso

A Lagoa Seca continua ganhando espigões de apartamentos e mansardas. A construtora Luciano Cavalcanti, com sede em Fortaleza, descobriu lá um filão de ouro. Em abril será lançado lá o Condomínio Park Life, com 132 apartamentos de alto luxo. Esta semana foi lançado o edifício Puerto Montt. Dois novos hotéis de luxo estão sendo construídos naquele bairro: o multinacional Bristol Golden Towers Hotel e o Kari Hotel. Este último no terreno onde um dia funcionou o BNB-Clube de Juazeiro do Norte. Para os que fazem do crescimento material a finalidade de suas vidas, a Lagoa Seca é um paradigma insubstituível.
Projeto engana-trouxa

Deputados federais vieram de Brasília até o município de Mauriti conferir as obras de transposição do Rio São Francisco. Voltaram convencidos de que o “sertão já virou mar”. Um mar de corrupção, pois o valor da obra inacabada da transposição já foi reajustado em 71% do valor previsto inicialmente. Novos reajustes poderão ser anunciados ainda. A obra foi prometida por Lula para ser entregue em 2010. O que se vê hoje por lá são vários trechos abandonados e cobertos pelo mato. Caso seja concluído, o custo da água no projeto da transposição custará dez vezes mais que o preço médio cobrado no Brasil.

A crua realidade cubana

Finalmente uma voz autorizada – no caso a do Papa Bento XVI – disse o que todo mundo já sabe. (E os “trogloditas” tentam esconder). Disse o Papa: “O comunismo já não funciona em Cuba e a Igreja Católica vai ajudar o governo cubano a encontrar um novo modelo alternativo “sem traumas” para a ilha”. Ora, o marxismo nunca funcionou em lugar nenhum do mundo. Que o diga o leste europeu quando existia a Cortina de Ferro. Com relação ao comunismo cubano não será possível evitar os “traumas” na transição que se avizinha. Basta dizer que a dinastia dos Castro já se apropriou dos empreendimentos feitos naquela ilha com financiamentos externos. A exemplo de 1 bilhão de dólares que os governos Lula/Dilma doaram para tentar salva a ditadura da dinastia Castro. O russo Putin e seus companheiros serviram de modelo.

Tá feia a coisa

Tem gente que não sabe distinguir o período colonial (quando o Brasil pertencia a Portugal) do período Imperial (quando o Brasil já era independente)... Aos fatos: no Brasil Colônia, a Coroa Portuguesa cobrava dos brasileiros um imposto chamado "Quinto". Negócio seguinte: Portugal embolsava 20% (ou seja, um quinto) de tudo que era produzido no Brasil. Uma taxação considerada pelos brasileiros como “um roubo”! Esse imposto era conhecido como o “Quinto dos infernos”. Nos dias atuais, conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a carga tributária que o brasileiro paga está em torno de 38%. Ou seja, quase o dobro que era cobrado pelos portugueses durante o Brasil-colônia. E o pior: hoje ninguém reclama do “roubo”...

Torpedos

1 – A Gráfica Padre Cícero, que tem sede em Juazeiro do Norte, vem de inaugurar sua filial em Crato, localizada na Avenida Padre Cícero, ao lado da retífica Santa Luzia. Com a vantagem de ter espaço para estacionamento de carros...
2 – Está chegando o mês de abril. E o calçamento dos 3 quarteirões (1 na Praça da Sé e 2 Rua Dom Quintino) prossegue vagarosamente. Entramos no quarto mês de obras, com inúmeros transtornos no trânsito para quem mora nos bairros Pimenta, Ossian Araripe, Sossego, Lameiro, Parque Grangeiro, Parque Floresta e Grangeiro. Enquanto isso os trabalhos da Praça da Sé continuam paralisados há semanas.
3 – Por conta disso, o Cura da Catedral, padre Edmilson Neves, verá diminuído a frequência dos fiéis, aos atos litúrgicos da Semana Santa. As jardineiras da Rua Miguel Limaverde continuam também servindo apenas para depósito de lixo e crescimento do mato.
4 – Entretanto, temos de reconhecer: o projeto de requalificação de 2 ruas e 4 praças em Crato evitou que o centro desta cidade virasse o caos que se observa na vizinha e progressista cidade de Juazeiro do Norte.
5 – Quem é obrigado a fazer compras ou resolver negócios nas Ruas São Pedro (foto ao lado) , Conceição, Santa Luzia e Padre Cícero – no centro de Juazeiro – tem de disputar o pouco espaço disponível nas estreitas calçadas com os ambulantes. E tudo isso em meio à poluição sonora e intenso tráfego dos carros nas imediações.
6 – Dizem que o governador Cid Gomes (construtor do Centro de Convenções do Cariri, já apelidado de "cuscuzeira", foto à direita) e o deputado Ely Aguiar (construtor da estátua de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Barro Branco) fizeram uma aposta. Ganha quem terminar a construção por último!
7 – Caso o governo federal ceda às pressões da Fifa e libere a venda nos estádios de bebidas alcoólicas – por ocasião dos jogos da Copa das Confederações (2013) e na Copa do Mundo (em 2014) –, terá de cancelar – naqueles períodos – o Código de Trânsito Brasileiro. Ficará inviável a fiscalização (com bafômetros) para motoristas alcoolizados, até porque não existem policiais suficientes para tal mister.

8 – Nada como os números para clarear o raciocínio. Sabe quanto representa – percentualmente – a oposição ao governo Dilma no Congresso Nacional? Míseros 17%. Que não dá nenhuma dor de cabeça à presidente. Já a “base aliada” dela soma 80% dos deputados e senadores. Esses sim, “cozinham o juízo” da “Mãe do PAC”.

Escola de Tempo Integral - Por Maria Otilia

O MEC vem ofertando aos estabelecimentos de ensino da rede pública, programas que tem como objetivo fortalecer as ações pedagógicas e trazer o aluno para dentro da escola tanto para a sala de aula como para atividades complementares.Dentre estes programas podemos citar: Mais Educação e Escola Aberta.
O Mais Educação é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O programa atua com três focos: ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, aumentar o espaço utilizado para a educação – com a utilização de ambientes da comunidade e do bairro – e trazer mais atores sociais para dentro dos colégios.
O Programa Escola Aberta incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno.
A EEF Dom Quintino fez adesão ao Programa Mais Educação desde o ano de 2010,ofertando aos seus alunos aulas de Karatê, recreação, hip hop, rádio escola,letramento,banda fanfarra, etc.E está programando para o segundo semestre de 2012, abrir a escola nos finais de semana,ofertando as familias que vivem no entorno da escola, diversas atividades educativas e culturais.
Nós educadores precisamos compreender que a escola é um polo cultural e que não deve ser concebida apenas como repassadora de conhecimentos acadêmicos. Precisamos ultrapssar os muros da escola.


Metrô do Cariri está na final de prêmios de projetos sustentáveis



O Metrô do Cariri, da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), está na final do Prêmio Greenvana Greenbest e concorre com seu projeto de uso de Veículo leve sobre trilhos (VLT) na categoria transporte. Na fase final da edição de 2012, a população poderá votar, até o próximo dia 24 de abril, pela internet, nos projetos que julgarem com maior contribuição para a sustentabilidade e de menor impacto ambiental.

O VLT do metrô do Cariri concorre com projetos da Volvo e da Eco Bike Curitiba. A votação é feita pela internet, no site www.greenbest.com.br. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de maio. O Prêmio Greenbest foi criado pela Greenvana, especialista em projetos e produtos sustentáveis, como forma de incentivar e valorizar empresas, projetos, produtos, profissionais e campanhas sustentáveis. O concurso nacional de consumo e iniciativas com foco no meio ambiente elege as melhores iniciativas em 19 categorias por meio de votação popular e da Academia Greenbest, composta por profissionais e personalidades influentes do setor. Os votos da Academia serão auditados, pelo segundo ano consecutivo, pela Ernst & Young Terco.

Metrô do Cariri

O Metrô do Cariri, da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), está em operação há dois anos e transporta mais de 30 mil usuários por mês em Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). O VLT é uma opção de transporte eficiente, seguro e barato - a passagem custa R$ 1,00. Além disso, utiliza tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha, na Região Metropolitana do Cariri. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

Vantagens

Os VLTs substituem os tradicionais trens puxados por locomotivas, os chamados “pidners”. Movido a diesel ou biodiesel, o VLT é mais suave, mais rápido, mais silencioso e menos poluente. Uma composição de quatro carros do VLTs transporta 766 passageiros, oferecendo mais área livre do que os trens comuns.

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza
www.blogdocrato.com


Comentários dos Leitores - 28/03/2012


Assunto: calçamentos das ruas

"Foi com muita tristeza que vi a lista das ruas a serem contepladas com o calçamento, bem a rua luiz gonzaga onde moro consta na prefeitura que ja estar calçada á varios anos, sim mais essa mesma rua nunca viu calçamento na rua, gostaria que alguem da prefeitura se pronunciasse e me esclarecesse onde estar o calçamento? ou mesmo onde estar o dinheiro do calçamento que nunca foi feito, isso é muito sério, o engraçado é que todo ano vem os impostas pra gente pagar, de uma rua que estar cheia de grandes crateras e lama, onde eu mal consigo tirar meu carro da garagem, só não postei as fotos porque não conseguir, tô cansado do descaso com o dinheiro publico, que o diga o nosso canal, só gostaria de um parecer de alguem da prefeitura, é pedir muito? ja fui na prefeitura varias vezes e ninguem me dar um parecer e agora eu cansei. Como pago meus impostos vou atras de meus direitos.....

Elanio Meneses
Rua luiz gonzaga de Melo
Cidade: Crato


O chefe de gabinete Davi F. Araripe Cariri responde ao Sr. Elanio Meneses:

"Sr. Elanio quero dizer que consultei o setor de contabilidade do município para verificar se houve algum registro de pagamento de serviço em pedra tosca na rua Luiz Gonzaga de Melo e fui informado que do ano de2005 até hoje não existe ne...nhum, se houve foi em anos anteriores. Aqui no Crato existem 3 ruas com o nome Luiz Gonzaga, portanto preciso saber em qual bairro a que ele se refere. Se preferir pode me procurar no gabinete do prefeito."

Assunto: Campanha pela descentralização do progresso no cariri

"Por que dos 27 municípios do cariri apenas um recebe 90% dos benefícios?!?! Por que os outros 26 municípios só recebem migalhas e, o pior, quando isso nem ocorre?!?! Por que além de só receber benefícios, ainda tirar dos outros o que ainda resta?!?!Por que os eleitores desses municípios são tratados de forma tão discriminatória?!?!Por que políticos se utilizam da região para se eleger, depois se esquecem, e só lembram de um!?!? A quem interessa toda essa centralização!?!? Se você mora em um desses 26 municípios e não está satisfeito com essa situação;então comece a questionar os políticos que vocês votaram com as mesma perguntas;poque se não, daqui a pouco não vão sobrar nem as farmácias nesses municípios!!

Alessansdro Meireles
Rua Nelson Alencar
Cidade: Crato

Comentários enviados pelo formulário amarelo, localizado no final da página principal. Só publicamos comentários totalmente identificados. Anonimato não será tolerado.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

HOJE NA SEMANA SESC DE ARTES CÊNICAS DO CRATO

.


Logo mais, às 19h teremos apresentação de esquetes!

A Cor Rosa


Bonequinhas de luxo


Medéias


Ingresso será trocado por 01kg de alimento não perecível apartir das 18h no SAC

Programa Cultura SESC Cariri
(88) 3587 1065 (SESC Juazeiro)
(88) 3523 4444 (SESC Crato)

O Brasil está perdendo seus ícones - Morre o escritor Millor Fernandes


O escritor carioca Millôr Fernandes morreu aos 88 anos, às 21h de terça-feira (27), em casa, no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo Ivan Fernandes, filho do escritor, ele teve falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca. Millôr era casado com Wanda Rubino Fernandes, e tinha dois filhos, Ivan e Paula, e um neto, Gabriel.

De acordo com a família, o velório está marcado para quinta-feira (29), das 10h às 15h, no cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária. Em seguida, o corpo será cremado. Em 2011, o escritor chegou a ser internado duas vezes na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul. Na época, a assessoria do hospital não detalhou o motivo da internação a pedido da família.

Escritor, jornalista, desenhista, dramaturgo e artista autodidata, Millôr começou a colaborar com a revista "O Cruzeiro" aos 14 anos, conciliando as tarefas de tradutor, jornalista e autor de teatro. No final dos anos 1960, tornou-se um dos fundadores do jornal "O Pasquim", reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar. Escreveu nos anos seguintes diversos tipos de peças e se tornou o principal tradutor das obras de William Shakespeare no país. Atualmente ele mantinha um site pessoal em que escrevia textos de humor e cartuns, além de reunir seus trabalhos dos últimos 50 anos. Seu perfil no Twitter já contava com mais de 285 mil seguidores.

G1

FILME DE FRANCIOLLI LUCIANO SERÁ LANÇADO EM CRATO

Buracos do Crato serão mapeados por GPS


.
Este repórter esteve conversando ontem ( terça ) com uma turma que irá fazer o levantamento de todos os buracos do Crato com GPS. Consta de mais de 20 pessoas portando 10 aparelhos de GPS, para mapear segundo critérios científicos, como diâmetro, profunidade, classificação, a fim de criar posteriormente um mapa que será disponibilizado na internet, para que as autoridades possam se valer das informações e tomar as devidas providências nos locais apontados pela equipe.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet


Prefeitura do Crato divulga lista das ruas que serão calçadas, e Chefe de Gabinete fala sobre as dificuldades do Município


Em um sistema como o brasileiro onde a imensa maioria dos recursos são concentrados nos governos federal e estaduais e pouco mais de 10% é dividido entre os mais de 5.800 municípios, qualquer prefeito que deseje realizar alguma coisa deve usar os poucos recursos existentes e tranformar em contrapartidas de projetos pleiteados junto ao governo federal ou estadual, e nesse sentido foram feitos vários covênios durante esses ultimos 7 anos, é uma maneira de beneficiar um maior numero de pessoas, na maioria desses covênios o município entra com uma contrapartida de 10%, o recurso é gerido pela prefeitura com a interveniência da caixa econômica federal que libera as parcelas de acordo com as medições da obra apresentadas pelo município, no caso da pavimentação em pedra tosca nós temos coveniado R$ 6.279.426,4 , a parte referente ao município já foi aportada e o governo federal já autorizou o início da obra, vale ressaltar que o objeto desse covênio já está em andamento, a primeira medição foi apresentada a quase 6 meses e que o município toca a obra de acordo com as libareções do governo federal. As ruas contempladas são:

BOM FIM GIZÉLIA PINHEIRO
FERNANDO FEITOSA GIZÉLIA PINHEIRO
PADRE CÍCERO GIZÉLIA PINHEIRO
BARÃO DO RIO BRANCO MURITI
MANOEL DE OLIVEIRA MURITI
SANTA LUZIA MURITI
SÃO PAULO MURITI
ANGELO FIGUEIREDO NOVO HORIZONTE
CHEVALIER DE AQUINO NOVO HORIZONTE
FRANCISCO OSÓRIO NOVO HORIZONTE
MARIA LUISA PIANCÓ NOVO HORIZONTE
PEDRO GONÇALVES NORÕES NOVO HORIZONTE
RAIMUNDO PIRES MAIA NOVO HORIZONTE
TABELIÃO MACHADO DE ASSIS NOVO HORIZONTE
TRAV. MARIA LUISA PIANCÓ NOVO HORIZONTE
JACÓ EPIFÂNIO CORTEZ P. GRANGEIRO
MACÁRIO VIEIRA DE BRITO P. GRANGEIRO
ESTER DE SOUSA LEITE PONTA DA SERRA
GESSI PONTA DA SERRA
JOAQUIM FERREIRA LEITE PONTA DA SERRA
MARIA SANTINA PONTA DA SERRA
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PONTA DA SERRA
RAIMUNDO GONDIM PONTA DA SERRA
RUA DOS CORREIAS PONTA DA SERRA
ALES RIBEIRO RECREIO
ANCELMO T. DE CARVALHO RECREIO
JOÃO PEREIRA LUNA RECREIO
MÃE RAINHA RECREIO
NOSSA SENHORA DOS POBRES RECREIO
PADRE XAVIER RECREIO
RAMIRO MONTEIRO RECREIO
SDO SÍTIO TEOTÔNIO S. BENTO
CHIQUINHA MACEDO S. MIGUEL
EDILSON SUCUPIRA SOSSEGO
VALDIR SILVA SOSSEGO
GERALDO RODRIGUES DUMONT ZACARIAS GONÇALVES
JOSÉ GONÇALVES ZACARIAS GONÇALVES
MANOELITO PARENTE ZACARIAS GONÇALVES
RUA LUIZ GONZAGA MURITI
AVENIDA DA UNIVERSIDADE MURITI
TRAVESSA AFRO TAVARES CAMPOS MURITI
RUA KALORÉ BARRO BRANCO
RUA SDO 02 BARRO BRANCO
RUA SDO 03 BARRO BRANCO
RUA SDO 01 VILA BELO HORIZONTE
RUA SDO 02 VILA BELO HORIZONTE
RUA SDO 03 VILA BELO HORIZONTE
RUA SDO 04 VILA BELO HORIZONTE
RUA GERALDO COSTA NOVO LAMEIRO
RUA FRANCISCO URSULINO NOVO LAMEIRO
RUA PEDRO PINHEIRO MELO NOVO LAMEIRO
RUA CLÁUDIO MARTINS NOVO LAMEIRO
RUA LAURO MAIA NOVO LAMEIRO
RUA MANOEL ALMINO DE LIMA SEMINÁRIO
RUA MARIO TEIXEIRA MENDES SEMINÁRIO
RUA GEFFERSON DA FRANCA ALENCAR SEMINÁRIO
RUA RIO GRANDE DO SUL SEMINÁRIO
RUA 12 DE OUTUBRO SEMINÁRIO
RUA 25 DE DEZEMBRO SEMINÁRIO
TRAVESSA LAVRAS DA MENGABEIRA SEMINÁRIO
RUA SDO 01 SANTA ROSA
RUA ECY BRITO MARIANO PARQUE GRANGEIRO
TRAVESSA INACIO RAMOS PARQUE GRANGEIRO
RUA INACIO RAMOS PARQUE GRANGEIRO
RUA CANDIDO FIGUEIREDO PARQUE GRANGEIRO
RUA JOSE MACARIO VIEIRA DE BRITO PARQUE GRANGEIRO
RUA CELSO DE OLIVEIRA PARQUE GRANGEIRO
RUA CHEVALIER DE AQUINO - TRECHO 02 PARQUE GRANGEIRO
RUA DR BRITO CONDE PARQUE GRANGEIRO
RUA DO ROTARY PARQUE GRANGEIRO
RUA PROF. TUDINHA LEMOS PARQUE GRANGEIRO
RUA TABELIÃO MACHADO ASSIS PARQUE GRANGEIRO
RUA ANTONIO ALVES MORAES PARQUE GRANGEIRO
RUA HERMOGENES MARTINS SOSSEGO
RUA VALDIR SILVA - TRECHO 02 SOSSEGO
RUA MONSENHOR PEDRO ROCHA SOSSEGO
RUA MONSENHOR SILVANO SOSSEGO
RUA DELMIRO GOLVEIA SOSSEGO
RUA J.J PETROLA SÃO BENTO
RUA SÃO LUIZ SÃO BENTO
RUA WELLINGTON FIGUEIREDO ZACARIAS GONÇALVES
RUA CAPITÃO JOSÉ MACEDO SÃO MIGUEL
RUA CENTRAL - PALMERINHA DOS VILAR PONTA DA SERRA
RUA DA IGREJA - PALMERINHA DOS VILAR PONTA DA SERRA
RUA PRINCIPAL - PALMERINHA DOS BRITO PONTA DA SERRA
RUA 01 - VILA JULIA GOMES PONTA DA SERRA
RUA 02 - VILA JULIA GOMES PONTA DA SERRA
RUA 03 - VILA JULIA GOMES PONTA DA SERRA
RUA 04 - VILA JULIA GOMES PONTA DA SERRA
RUA JOAQUIM CABOCLO PONTA DA SERRA
RUA LIBERALINO FERREIRA LEITE PONTA DA SERRA
RUA 01 - VILA VITÓRIO PONTA DA SERRA
RUA 02 - VILA VITÓRIO PONTA DA SERRA
RUA 03 - VILA VITÓRIO PONTA DA SERRA
RUA 04 - VILA VITÓRIO PONTA DA SERRA
RUA PRINCIPAL - VILA SANTO EXPEDITO PONTA DA SERRA
RUA PRINCIPAL - SÍTIO LAGOINHA PONTA DA SERRA
RUA PRINCIPAL - SÍTIO VALENTIM SANTA FÉ
RUA PEDRO LUIZ DE SOUSA DOM QUINTINO
RUA ODETE DE SOUSA COSTA DOM QUINTINO
RUA DA CRECHE DOM QUINTINO
RUA DA PAZ MONTE ALVERNE
RUA SÃO RAIMUNDO NONATO MONTE ALVERNE
RUA SDO 01 BAIXIO DAS PALMEIRAS

Fonte: Davi França Araripe
Chefe de Gabinete - Prefeitura Municipal do Crato

Pedra de peixe, é pedra ou é peixe? - Uma proposta para divulgação da Paleontologia

(Divulgado no site da Funcap)

Há aproximadamente 120 milhões de anos, existia, no Cariri, um sistema de lagos e lagoas afro-brasileiros onde cardumes de pequenos peixes e outros maiores viveram, morreram e se fossilizaram. Esses fósseis, abundantes na região, são chamados pela população local de "pedras de peixe" e fazem parte tanto da vida cotidiana dos moradores mais antigos quanto das crianças da região. As "pedras de peixe" serviram como tema para a elaboração do livro infantil "O peixinho de pedra", de autoria da jornalista cearense Socorro Acioli, que recebeu, em 2007, a menção de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional da Literatura Infantojuvenil (FNLIJ).

Apesar de muitas pessoas já reconhecerem e colaborarem para a preservação desses fósseis, grande parte da população do sul do Ceará ainda não tem acesso a informações científicas e desconhece o processo de formação dos fósseis da Bacia do Araripe. A carência de informações é ainda maior para o público infantil, pois são poucos os trabalhos de divulgação da Paleontologia voltados para crianças.

Foi pensando nesse público que a pesquisadora Lana Luzia Maia Nogueira resolveu elaborar como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Paleontologia e Geologia Histórica pela Universidade Federal do Ceará, a monografia "Pedra de peixe, é pedra ou é peixe? - Uma proposta para divulgação da paleontologia", por sugestão da coordenadora local do curso, Dra. Maria Helena Hessel. O curso foi realizado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca) e com o patrocínio da Funcap. A pesquisadora elaborou uma proposta de cartilha infantil para divulgação da paleontologia do Araripe, com objetivo de disseminar informações científicas de forma lúdica e em linguagem coloquial, para crianças entre seis e dez anos.

De acordo com Lana, o uso da cartilha pode multiplicar o conhecimento através da leitura e da narração de histórias e contribuir para o desenvolvimento da oralidade e da socialização da criança. "O material paradidático é um grande recurso para entender uma leitura de cunho científico e estabelecer uma comunicação destas mensagens com maior facilidade. A proposta da cartilha pode consolidar novos processos de interdisciplinaridade fundamentais para uma divulgação diversificada de seu conteúdo e da Paleontologia", afirma a pesquisadora.

Como metodologia, foi efetuado, em parceria com o Grupo de Pesquisa da Chapada do Araripe (Urca), um levantamento bibliográfico de publicações relacionadas à paleontologia do Araripe. Além disso, foram realizadas visitas aos locais com ocorrências de fósseis da Formação Santana, a museus e exposições, para embasar a elaboração da cartilha, que é constituída de dezesseis páginas ilustradas com desenhos de traços simples e com informações em linguagem de fácil compreensão abordando a formação dos fósseis de peixes contidos dentro das concreções calcárias.

Assessoria de Comunicação da Funcap
Twitter: @FuncapCE
Facebook: www.facebook.com/Funcap
Blog: http://fciencia.funcap.ce.gov.br

Iniciadas inscrições ao Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto na URCA



Iniciadas ontem, 27/03, as inscrições ao Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto, na Universidade Regional do Cariri (URCA). O período de inscrições vai até o dia 4 de abril de 2012.

Os requerimentos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Seleção de Professor Substituto na URCA, no Campus do Pimenta, à Rua Coronel Antônio Luiz, 1161, em Crato, das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, de segunda à sexta feira, no prazo estabelecido em Edital do Concurso. A taxa de inscrição, no valor de R$100,00 (cem reais), deverá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, mediante depósito em favor da Universidade Regional do Cariri-URCA, Conta Corrente nº369-2, agência 0919-9. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitora de Ensino e Graduação (Prograd), no Campus do Pimenta, em Crato. O comprovante de depósito deverá ser afixado na ficha de inscrição.

URCA


Adiada a Implantação do sistema Zona Azul para a próxima segunda-feira


O Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, de Crato, comunica a população em geral que não foi possível começar nesta segunda-feira, dia 26, a operar o Zona Azul e adiou para a próxima segunda-feira, dia 2 de abril, a implantação do sistema. Luiz Joatan de Sousa, diretor do órgão de trânsito, explicou que o motivo do adiamento consistiu no atraso do material necessário para o início dos trabalhos. Nesta primeira etapa, o Zona Azul vai funcionar em um dos lados da Rua João Pessoa, Senador Pompeu, Santos Dumont, Bárbara de Alencar e Monsenhor Esmeraldo.

O sistema possibilitará o proprietário do veículo estacionar com segurança e tranquilidade, pagando R$ 1,00 por uma hora ou R$ 2,00 por duas horas. O valor de R$ 1,00 será pago nos locais próximos a agências bancárias, clínicas e supermercados. Para o diretor do DEMUTRAN, o sistema vai oferecer melhor comodidade aos motoristas na hora de estacionar seu veículo, segurança à sociedade e facilidade na fluidez do trânsito. Disse ainda Joatan que espera contar com a colaboração de todos para que a Área Azul produza os resultados esperados, a exemplo de outras cidades que já operam o sistema.

PMC
Foto meramente ilustrativa


Previsão do tempo para Hoje, Quarta-Feira, 28 de Março de 2012



Bom Dia, Crato!

Hoje, Quarta-feira, 28 de Março de 2012, temos a satisfação de anunciar que o Blog do Crato ultrapassou mais de 1000 seguidores no Facebook. Isso significa que mais de 1000 pessoas já clicaram no botão "Curtir" da nossa página na maior rede social do planeta. Os índices de acessos deste mês também são muito animadores, e deveremos estar na casa dos 180.000 acessos. Aguardem o release oficial com as estatísticas.

Previsão do Tempo

Para esta quarta-feira, 28/03 teremos Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. O Nascer do Sol às 05h41 e Pôr do Sol às 17h44
Temperatura máxima de 33ºC e mínima de 23ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva - 2mm 80%
Direção e Velocidade do Vento - E 8km/h
Umidade relativa máxima e mínima - 74% 48%

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos




E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Vírus de Internet - Redes sociais são mais perigosas do que sites pornográficos, afirma pesquisa


Um em cada 5 links maliciosos são disseminados pelas redes sociais, enquanto 14% estão hospedados em sites de conteúdo adulto

São Paulo Os cibercriminosos estão tirando vantagem do fato dos internautas passarem grande parte do tempo nas redes sociais, como Facebook, Twitter ou Google+. A lógica é simples: quanto mais popular o serviço, maior a presença de links maliciosos com o objetivo de direcionar os usuários para sites falsos ou infectados. Segundo a Kaspersky Lab, mais de 20% dos links maliciosos estão hospedados em redes sociais atualmente. Os cibercriminosos usam uma variedade de métodos para convencer as vítimas. Além de manipular resultados de busca, os spams em redes sociais foram uma estratégia comum em 2011 e a tendência se manterá neste ano.

A maioria dos links maliciosos descobertos pelo time de analistas da Kaspersky Lab em redes sociais estão no Facebook e em seu clone russo, o VKontakte. As páginas com conteúdo pornográfico sempre foram usadas como iscas, porém estão perdendo popularidade depois do sucesso das redes sociais. Atualmente, estes sites representam 14% dos links maliciosos.

Segundo o ranking Socialbakers.com, os países latino-americanos com o número de usuários no Facebook é o Brasil, em 4º lugar, seguido de México (5º), Argentina (12º), Colômbia (14º), Venezuela (21º), Chile (22º), Peru (24º), Equador (36º), Guatemala (63º), Costa Rica (64º), Bolívia (66º), Uruguai (68º), El Salvador (72º) e Porto Rico (73).

Em um ranking de métodos mais populares para disseminação de malware, os cibercriminosos preferem o popular serviço de download de vídeos, YouTube, onde estão hospedados quase 1 em cada 3 (31%) dos links maliciosos encontrados pela Kaspersky Lab. Os serviços de busca continuam a ser um canal importante de distribuição de links maliciosos, com 22% dos golpes na internet, realizados por meio da manipulação de resultados no Google e de outros motores de busca.

Mais detalhes: http://www.securelist.com/en/analysis/204792216/Kaspersky_Security_Bulletin_Statistics_2011. ( Via Portal Verdes Mares ).



PF apreende mais de 3 kg de cocaína no Aeroporto de Fortaleza


A
Polícia Federal apreendeu nesta terça-feira (27) 3,65 kg de cocaína no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A droga estava sob o porte de um homem de 19 anos natural de Tabatinga, Amazonas. De acordo com a PF, o amazonense tentava embarcar para Portugal e afirmou que receberia dinheiro para entregar a droga em Lisboa .

Durante fiscalização de rotina, os policiais federais submeteram a mala do amazonense ao aparelho de raios x. Após a vistoria, foram detectados 3,65 kg de cocaína em forma de textura plástica no fundo falso da mala.

O homem foi encaminhado para a cadeia da Superintendência Regional da Polícia Federal do Ceará e será indiciado por tráfico internacional de drogas, com pena máxima de 15 anos de reclusão.

Verdes Mares

Crato terá Secretaria de Segurança e Cidadania. Será homologada no próximo dia 4, com posse de novo secretário



Aprovada pelo Legislativo cratense, a homologação da Secretaria de Segurança e Cidadania por parte do Executivo acontecerá no dia 4 de abril, na próxima quarta-feira da semana que vem, com a posse do secretário, Luiz Joatan de Sousa, hoje diretor do Departamento Municipal de Trânsito. Durante a última sessão, na Câmara Municipal, os vereadores do Crato discutiram o aumento de incentivo profissional para os Agentes Comunitários de Saúde e o que cria a Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, uma luta há mais de sete anos travada pelo sindicato dos servidores do município.

A Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania vai ser instalada no prédio sede do Departamento Municipal de Trânsito, na Avenida Perimetral Dom Francisco e, a princípio, vai agregar os agentes de trânsito e a Guarda Municipal.

O presidente do Sindicato dos Servidores, Junior Matos, disse que recebeu a garantia da mesa diretora do legislativo do município que o projeto de criação da nova pasta será votado na sessão de segunda-feira. Junior explicou que a criação do órgão foi uma conquista do sindicato e dos próprios servidores. Ele afirma que este é um presente de aniversário dado pela municipalidade a entidade que, neste sábado, dia 30 de março, estará completando 22 anos de criação. Com a implantação da secretaria, disse o presidente do sindicato, os guardas municipais e os agentes de trânsito vão ter mais estrutura para prestar um serviço de qualidade à população.

PMC


Semana da Água e da Árvore 2012 irá até amanhã


Termina neste dia 28 a edição 2012 da Semana da Água e da Árvore do Crato, iniciada no último dia 21. Durante o evento estão sendo realizadas palestras, concurso de fotografias, exposição de trabalhos relacionados ao tema, assinatura do termo de parceria entre Secretaria Municipal de Infraestrutura - SEINFRA, Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e Grupo de Jovens da Maçonaria para revitalização da pracinha do DETRAN e trilha temática na Floresta Nacional do Araripe. Amanhã, quarta-feira, 28, será realizada uma blitz educativa na Avenida Padre Cícero, a partir das 8 horas. Esse evento se propõe a construir junto à comunidade habilidades e atitudes de como economizar água, preservar o verde do meio ambiente praticando ações sustentáveis.

PMC

Carro do Google Maps Street View mapeia cidade de Icó


Foi flagrado, nesta terça-feira[27], na Avenida Nogueira Acioly, nas proximidades do Hotel Pavão, o carro do Google Maps Street View.

O serviço da empresa Google pretende mapear as principais localidades do mundo e a presença em Icó decorreria de ser uma cidade histórica e tombada pelo IPHAN. O Google Maps Street View está mapeando vários municípios do Ceará e, ao passar pelas ruas do centro comercial chamou atenção dos que observaram o veículo. Este serviço de localização deverá apresentar o resultado de seu trabalho em terras icoenses somente em 2013, quando todo o novo conjunto de atualizações será disponibilizado através do Google Earth.

IMAGENS - O carro tem integrado uma camêra com 15 lentes que capturam fotos em todos os ângulos, com o intuito de reproduzir as ruas e ambientes públicos das cidades em 360º do local registrado, de forma que os internautas possam "percorrê-las" e buscar endereços sem sair de casa, tudo gratuitamente pelo computador. Ele tem ainda sensores de movimento que rastreiam a posição, um disco rígido para armazenar dados, um pequeno computador que executa o sistema e lasers que captam dados 3D e determinam a distância entre as imagens do Street View.

Via Yuri Guedes ( Colaborador )

Piloto surtou em pleno vôo e passageiro assume voo nos EUA



Avião, que partiu de Nova York e seguia para Las Vegas, acabou pousando no Texas


Um voo da JetBlue Airways foi desviado nesta terça-feira (27) nos Estados Unidos, após os passageiros terem que conter o piloto da aeronave, que aparentemente teve um surto psicótico, correu pelo corredor do avião e disse que iraquianos ou afegãos haviam plantado uma bomba na aeronave e todos iriam morrer.

Um piloto da empresa que estava no voo como passageiro assumiu o controle do avião, que viajava de Nova York para Las Vegas, e pousou a aeronave em segurança em Amarillo, no Texas, às 10h da manhã. Uma porta-voz da JetBlue, empresa de baixo custo com sede em Nova York, disse que o voo 191 partiu do aeroporto John F. Kennedy e viajava normalmente para Las Vegas, quando teve que pousar em Amarillo por causa de "de uma situação médica que envolveu o capitão".

Os passageiros deram uma versão diferente. Grant Hepper, diretor de marketing de uma empresa nova-iorquina de 22 anos que estava no voo 191, disse que estava lendo um livro na sua poltrona quando um homem uniformizado saiu da cabine dos pilotos correndo e gritando.

Então o homem voltou e começou a bater na porta da cabine, "e o outro piloto disse no sistema de som: 'não deixem ele entrar. Contenham ele'", disse Heppes. Ele disse que vários passageiros seguraram o piloto. Outro passageiro, Tony Antolino, de 40 anos, disse que o piloto correu para o fundo do avião e parecia desorientado e começou a gritar que existiam ameaças não especificadas da rede Al-Qaeda, do Irã e do Iraque contra o voo.

"Ele dizia: 'eles vão nos derrubar, nos derrubar'", disse Antolino. A JetBlue disse que o capitão foi levado a uma clínica em Amarillo. A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) do governo dos EUA disse que por causa do incidente o certificado de saúde do capitão do voo 191 será revisado. A identidade e a idade do homem foram mantidas em sigilo pela empresa aérea e pelo governo americano.

Surtos de pilotos não são frequentes, mas acontecem. Em 2008, um piloto da Air Canadá teve um colapso mental durante um voo de Toronto a Londres. Ele teve que ser retirado da cabine pelo resto da tripulação, foi sedado e uma aeromoça com experiência de pilotagem auxiliou o copiloto a pousar a aeronave na Irlanda. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Agência Estado



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30