xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 março 2012

Inauguração do Boteco: João e Maria!

Pra quem estava curioso pra saber onde será, quando será a inauguração, e o que é o JOÃO E MARIA, o mistério acabou: é o mais novo "boteco" da região! Administrado pelo nosso amigo Sangielo Cruz, no antigo "cancela", o boteco vai resgatar o samba de raiz, a música da época do vinil e tudo que a galera boêmia sentia falta! JOÃO E MARIA terá sua inauguração oficial nesta sexta feira 30 de março de 2012, a partir das 19:00h, inicio da noite com muito samba de raiz, com o GRUPO: SAMBA DE MINUTO: Formado por Janinha Brito, Cidinho, Savio, Rodrigo Moura, Herlim Herlon Alves!



As Padarias Espirituais, e um belo exemplo de cidadania. por Elmano Rodrigues Pinheiro










Quando o escritor Joilson Portocalvo nos procurou para um bate papo sobre o projeto Padarias Espirituais, não poderia esperar que dali nascesse um fato tão gratificante: a primeira Padaria Espiritual do Planalto Central, a padaria Espiritual Thiago de Mello.

Trazia a tiracolo a história de vida de um morador de rua, José Bonifácio de Andrade Paulo, natural de João Monlevade, Minas Gerais, 55 anos sendo 20 morando na rua e 5 no lixão, que guardava um sonho de montar uma biblioteca, pois carregava um acervo de livros catados nos entulhos que vasculhava, e que poderiam ajudar muito na sua busca de cidadania para os moradores de rua da sua região. Não pensei duas vezes, e fomos levar o nosso apoio, pois esse tem sido o nosso trabalho em proporcionar a cidadania através da leitura.

Que bela figura o Bonifácio.

Conversamos bastante ouvindo os seus relatos de discriminação sofridos em função de sua vida de morador de rua. Vimos a sua plantação de ervas medicinais para doação às pessoas vizinhas. E a sua preocupação latente com a conservação do meio ambiente. Nasceu ali o apoio ao seu trabalho tão importante. Começamos a preparar os acervos, estantes, mesas, material de construção, e em breve na Rodovia DF 150, km 4,5, número 5, estará implantada a nossa primeira Padaria Espiritual do Distrito Federal, com o apoio dessa população que tem demonstrado tanta solidariedade às causas humanitárias.

Comentários dos Leitores - 26/03/2012


Assunto: tá devagar

"Qual a explicação do trabalho lento,vagaroso da rua Dom Quintino? Já supera o tempo em que estavam trabalhando na Dr.João Pessoa. Moradores,Direção do C.Sta.Tereza assim como os pais dos alunos permanecem calados parece não haver nenhum transtorno..."

jose hermano teles barreto hermano
Rua antonina do norte
Crato - CE

Assunto: falecimento Sra. mãe de Zé Flávio

"Zé Flávio, aceite os sentimentos de pesar pelo perda de D. Ninete. Nossos pais eram muito amigos, companheiros. Estamos unidos neste momento doloroso. Em nome da família de Aguinelo Damasceno, Rosário"

Maria rosario de fatima damasceno barros
Rua Monsenhor alencar
Cidade: Crato

Assunto: Crato: para onde está caminhando?

"Tenho lido comentários publicados neste blog que deixam entrever uma atmosfera de certo "baixo astral" que estaria dominando a população cratense, em decorrência da perda de investimentos públicos e privados, ao longo dos anos. Da cidade estariam sendo retirados serviços já instalados, bem como novos serviços e obras estariam sendo postergados ou canalizados para outras cidades do estado.

Essa onda de escassos investimentos, comparativamente aos aplicados em outras cidades do estado (Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral, por exemplo)traria, como natural consequência, uma redução da importância do Crato, que já foi considerado um polo irradiador de desenvolvimento regional em suas múltiplas expressões: econômica, social, educacional, cultural, etc.

Como filha do Crato, onde residi até os dezenove anos de idade, posso afirmar que, de fato, a cidade de então apresentava uma dinâmica e uma energia empreendedora que lhe conferiam destaque no interior do Nordeste. A ser verdadeiro o aludido "baixo astral", gostaria de dirigir-me aos meus conterrâneos no sentido de trazer-lhes algumas reflexões e, em especial, um alerta.

Dentre os aspectos para reflexão, um se refere à propalada ideia de uma RMC (Região Metropolitana do Cariri) que, para ser justa e produtiva, requer um tratamento adequado e equânime para cada cidade participante. Assim, no meu entender, os investimentos deveriam contemplar, de forma proporcional, todos os municípios integrantes dessa região. Ocorrendo o contrário, é possível que se estabeleça um desequilíbrio entre cidades, fato nada desejável.

Um outro aspecto a que desejo aludir é, na verdade um alerta. O desânimo, a descrença, a perda de energia, da capacidade de reagir e lutar, com consequente desmobilização da população e das lideranças constituem as piores armas a serem usadas no combate a esse pretenso estado de coisas. Creio que uma profunda análise, permeando as dimensões política, sociológica e econômica, seria de grande ajuda para o entendimento do atual contexto. Como diz o poeta pernambucano Carlos Pena Filho "é dos sonhos dos homens que uma cidade se inventa". Deixar de sonhar e lutar por uma cidade dinâmica, empreendedora, de pulso firme, e forte representatividade política na busca de melhorias seria a pior perda que o Crato poderia sofrer.

Portanto, entender o que está se passando, com total clareza, representa um passo crucial para uma "virada", para recriação da cidade como destaque no Ceará e no Nordeste, como já ocorreu e não faz tanto tempo. É preciso pensar estrategicamente e com inteligência o presente e o futuro do Crato. Um novo ciclo de desenvolvimento precisa instalar-se. As eleições municipais se aproximam. Trata-se de um momento privilegiado para uma análise rigorosa e isenta das propostas para a cidade. Não há mais tempo a perder.

Aos cratenses, povo de fibra e luta, o meu apelo para que unam forças e competências em prol das conquistas a que têm direito, com o fim de carrear projetos e obras estruturadoras que beneficiem o conjunto da população. O Crato necessita e merece.

Teresa Melo Santos
Rua Afonso Celso
Cidade: Recife - PE

Assunto: Ruas do Crato

"Nós senhores moradores que pagamos nossos impostos,ipva de veiculos estamos muito triste com a situação das ruas e avenidas em crato,vi outro dia em são paulo um dono de veiculo ganhou na justiça o conserto de seu veiculo danificado por ruas esburacadas e a prefeitura teve que pagar,seria bom todos os cratences fazerem o mesmo,50% do ipva de veiculos são destinado ao municipio e será destinado a recuperação de ruas e asfaltos,e cadê? onde está a grana,queremos saber."

Rogerio santos
R. Álvaro madeira
Cidade: Crato

Assunto: Banditismo!!!

"Conseguiram tirar A RETORIA DA URCA do CRATO com a palhaçada dessa UFCA. Era um sonho antigo de juazeiro do norte. Recado aos outros 26 municípios do cariri:ou vocês lutam pela sobrevivência ou não vai sobrar nem as padarias!!!!!"

Alessansdro Meireles
Rua Nelson Alencar
Cidade: Crato

Assunto: AVENIDA SÃO SEBASTIÃO

"Boa tarde. Mais uma vez venho apelar em nome dos moradores da Avenida São Sebastião no Bairro da Caixa D'Água. O apelo é em relação ao trânsito nessa avenida que está cada vez pior. Motos, carros, caminhões e bicicletas sobem e descem em alta velocidade. Em um apelo anterior que fizemos, o chefe do Demutran mandou colocar umas tartarugas em cima da lombada enquanto chegariam uns semáforos pro Crato, então garantiu que iam colocar um aqui na mesma. Mas só que as tartarugas não resolveu e nem chegou o semáforo. Peço que façam alguma coisa antes que aconteça o pior, pois acidentes tem quase toda semana. Obrigado."

JACKSON PIANCÓ
AVENIDA SAO SEBASTIAO
Cidade: CRATO-CE

Assunto: Pai desaparecido a mais de 30 anos

"OLá Pessoal, boa tarde! Meu nome é Kennedy Machado Duarte, moro no Municipio de Manicoré, Estado do amazonas e estou a procura de meus familiares por parte de pai que possivelmente moram aí no Crato, pois o que eu sei é que meu Pai chamava-se Antonio Carlos Duarte e que sua família morava aí no Crato. O nome de meu avô seria Geraldo Tertuliano Xaviaer Duarte e o da minha avó seria Terezinha de Jesus Xavier Duarte. O que a minha mãe conta é que ele teria viajado até Manaus e nunca mais voltou, deixando para trás eu e minha irmã Klyntia Machado Duarte. Peço gentilmente que divulguem esta mensagem, e se alguem se manifestar e quizer saber mais dessa triste história que faz parte da minha vida dêem o meu Número de Telefone (97) 3385 1621 ou (97) 8801 5102. Que Deus, nosso Pai Celestial possa lhes retribuir em dobro esse grande favor que irão me prestar. Muito obrigado, e que possamos comemorar juntos a emoção deste reencontro que já demora mais de 30 anos.

Kennedy Machado Duarte
Rua Antonio José Ferreira 363 Mazzarello
Cidade: Manicoré

Assunto: Muito Obrigada

"Obrigada por todas essas informações dessa cidade tão importante que é o crato...Me ajudou muito nas minhas pesquisas, Parabéns pelo site."

Bruna Willieny
Rua do Horto
Cidade: Juazeiro do Norte

Comentários enviados ao Blog do Crato através do formulário de comentários, localizado na parte inferior do Blog. Todos os comentários devidamente identificados.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Candidata do Ceará vence o primeiro Miss Surda Brasil


Mato Grosso e São Paulo conquistaram segundo e terceiro lugares. Quatorze candidatas surdas desfilaram neste sábado (24) em Fortaleza.

As candidatas do Ceará, Mato Grosso e São Paulo venceram o concurso Miss Surda Brasil na noite deste sábado (24) em Fortaleza, segundo a organização do evento. Bruna Barroso, 25 anos, fortalezense, conquistou o primeiro lugar. A candidata do Mato Grosso, Reany Oliveira, ficou em segundo lugar e a representante de São Paulo, Amanda Moltner, em terceiro. Quatorze candidatas surdas disputaram o concurso, realizado neste ano pela primeira vez no Brasil. O título de Miss Simpatia foi de Rayonara Rodrigues, do Rio Grande do Norte.

A vencedora do Ceará vai concorrer ao título mundial no Miss Deaf World 2012 (Miss Surda Mundo), que ocorrerá em 1º de julho, em Praga. O concurso, inspirado na edição internacional, foi trazido ao Brasil pela modelo cearense Vanessa Vidal, surda que ficou em 2º lugar no Miss Brasil em 2008 e foi convidada a participar do Miss Deaf World 2011, quando, segundo ela, surgiu a ideia de realizar a edição brasileira. Cerca de 400 pessoas assistiram ao evento neste sábado no clube Ideal, no Bairro Praia de Iracema, em que as candidatas fizeram quatro desfiles em trajes típicos, de coquetel, banho e de gala. A cearense Bruna tem 25 anos, mora em Fortaleza, é professora infantil e faz curso superior de Libras.

A disputa teve representantes de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. O concurso começou oficialmente na quinta-feira (22), quando as candidatas participaram de uma série de atividades em Fortaleza, como aulas de passarelas e palestras educativa

Fonte: G1/CE


Deputado Roberto Freire percorreu demoradamente a cidade de Crato


No último sábado, dia 24, o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire visitou demoradamente a cidade de Crato, após conceder entrevista no notíciário de Vicelmo, na Rádio Educadora do Cariri. Abaixo algumas fotos das atividades de Roberto Freire em Crato.


Roberto Freire viu a situação em que se encontra o canal do Rio Grangeiro. Na ocasião, o vice-prefeito Raimundo Filho pediu o empenho do deputado, junto às autoridades de Brasília, para ajudar na busca de uma solução para o angustiante problema

O deputado Roberto Freire participou do Programa Rapadura Cultural, feito pelo professor Jorge Carvalho, na Praça Siqueira Campos. Foi uma entrevista descontraída e aplaudida pelo público presente aquele logradouro.

.
No "calçadão" da Rua José de Alencar, o deputado Roberto Freire ouviu de Armando Rafael informações sobre o Crato e o Cariri e relembraram fatos que ambos vivenciaram na cidade de Surubim (PE) na década 70, quando Roberto Freire iniciava sua vida política.

(Fotos: Luciano Esmeraldo)

Grande Promoção AMILTON SOM - Descontos de 20% em CDs e DVDs

.

Grande promoção de saldo de balanço em Amilton Som:

Descontos de 20% em CDs e DVDs.
Não compre CDs e DVDs piratas! - Faça suas compras em Amilton Som. - A maior e melhor loja de CDs e DVDs do Cariri.

Elisa Moura - Música ao Vivo

http://3.bp.blogspot.com/-2cU4etUws6c/T3BphBZs7aI/AAAAAAAAgKo/X3x3arJiHgA/s1600/elisa_moura300.jpg

Em vídeo, líder da Igreja Mundial desafia Edir Macedo a abrir contas


O líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago, respondeu às acusações exibidas no “Domingo Espetacular”, da semana passada. Baseado em documentos e registros em cartório, o programa dominical da Record afirma que Santiago comprou duas fazendas no Mato Grosso com dinheiro vivo e desviado da igreja. Santiago nega as acusações. Em sua primeira entrevista desde o início das ataques pela Record/Universal, ele afirma ao “F5″ que as fazendas não são suas, mas da igreja. Assista ao vídeo exclusivo do “F5″.

Santiago desafiou a Record e Edir Macedo a abrirem suas contas a uma auditoria externa e independente. “Eu abro minhas contas, quero que sejam investigadas. Quero ver se ele (Macedo) faz o mesmo. Quero ver ele (sic) provar com que dinheiro comprou a emissora dele”, declara, em entrevista exclusiva.

Procurada, a Record informou, por meio de sua direção de Comunicação, que “a emissora e seu principal acionista, Edir Macedo, já foram vítimas de várias acusações levianas como estas que acabaram arquivadas no Supremo Tribunal Federal”.

“A igreja (Mundial) comprou a fazenda. É legal isso. A fazenda é da igreja e tem documento para provar”, afirmou Santiago. “Mas, se eu quisesse comprar fazenda, eu teria recursos. Você está vendo que eu tenho recursos (aponta para a parede com vários discos de ouro, platina e diamante; na parede, somam cerca de 5 milhões de cópias que ele vendeu como cantor).

Questionado se, como religiosos, tanto ele, Santiago, quanto Macedo não estão dando exemplo oposto ao que, por exemplo, pregou Jesus a respeito de não se odiar aos inimigos (Mateus 5,43 e Romanos 12,20, entre outros trechos bíblicos), o líder da Mundial respondeu:

“Não tenho ódio (de Macedo). Eu oro por ele nas madrugadas. Eu abençoei a mãe dele. Fiz oração para curá-la. Isso é não ódio, é amor. Odiar é atacar como ele está fazendo.”

Folha OnLine

Penas para Fraudes em Licitações podem aumentar



Os condenados por fraudar licitações poderão ter a penalidade aumentada e responder pelo crime em regime fechado. A sugestão faz parte de um pacote de propostas em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal para modificar a Lei das Licitações. Dentre as proposituras, também estão novas regras que buscam ampliar a transparência e evitar desvios e direcionamento nos certames. Mas, embora haja consenso sobre a importância de readequar a Lei, deputados cearenses divergem acerca das mudanças necessárias.

As fraudes em licitações públicas são apontadas por diversos órgãos de controle como porta de entrada para a corrupção. No Ceará, a Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) contabilizou, somente no ano passado, pelo menos 81 mandados de prisão por envolvimento em esquemas fraudulentos em vários municípios. A estimativa é de que o prejuízo causado supera R$ 300 milhões.

Uma das saídas apontadas para combater o problema é a atualização da Lei das Licitações, mas, sem consenso entre os deputados, propostas com esse fim se arrastam há mais de 15 anos. Deputados cearenses concordam que há uma defasagem na normatização que trata dos processos licitatórios no Brasil, mas ponderam que é preciso cautela para aprovar as modificações.

O tema ganhou força nos discursos políticos, durante a última semana, devido à veiculação de uma reportagem pelo programa Fantástico, da TV Globo, revelando um esquema de fraude em licitações em um hospital público do Rio de Janeiro.

O projeto de lei 1292/95, cujo teor já foi aprovado no Senado, e mais 120 propostas apensadas já foram rejeitados por duas comissões na Câmara dos Deputados: a de Administração e Serviço Público e a de Finanças e Tributação. Agora, as sugestões tramitam na CCJ e, se aprovadas, devem ser encaminhadas ao plenário. Ao todo, são propostas 65 de alteração ao texto da Lei 8.666, a Lei das Licitações.

Diário do Nordeste


IV Concurso de Contos no SESC Crato tem inscrições abertas


Desde o último dia 15 de março encontram-se abertas as inscrições para o IV Concurso de Contos no SESC Crato.

Apesar da realização ser de uma unidade do Serviço Social do Comércio no Ceará, ela se estende a autores de todo o teritório cearense. Os interessados deverão enviar suas produções até o dia 15 de maio, gratuitamente, para o e-mail: concursodecontos@sesc-ce.com.br.

Serão premiadosos 10 melhores textos selecionados para publicação. Os textos serão selecionados a partir do dia 16 de julho e a premiação e o lançamento do livro, que reúne os melhores trabalhos, estão previstos para o mês de outubro, no SESC Crato. Os autores dos contos selecionados receberão 15 exemplares da publicação. Maiores informações pelo telefone [088] 3523-4444.

* Com informações do SESC-CE ( Yuri Guedes - Colaborador )

Ministro das Cidades pagou hospital com dinheiro público


RIO - Uma auditoria do Tribunal de Contas da Paraíba constatou que o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, recebeu junto com o pai e uma irmã, em 2008 e 2009, quando era deputado estadual (PP), quase R$ 137 mil da Assembleia Legislativa da Paraíba, usados para tratamento no Hospital Sírio-Libanês, revelou ontem reportagem do "Fantástico". Segundo conclusão do órgão de fiscalização, por não fazer parte do contingente de pessoas carentes do estado, o hoje ministro não precisaria ter recebido recursos públicos para custear tratamento médico. Aguinaldo Ribeiro não se pronunciou sobre o caso.

Na mesma reportagem, o "Fantástico" mostrou um suposto esquema de cobrança de propina e indícios de superfaturamento na licitação de um programa que transformaria João Pessoa na primeira capital digital do país, monitorada por câmeras e com acesso gratuito a internet para todos os moradores. O projeto Jampa Digital foi inaugurado por Aguinaldo Ribeiro em março de 2010, que, à época, era secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa. O projeto prometia acesso gratuito a internet em 20 pontos da cidade, mas, até hoje, não funciona.

A concorrência foi vencida pela Ideia Digital Sistemas Ltda. Em uma comparação de preços, constatou-se que equipamentos estavam acima do valor de mercado. Além disso, o gerente da empresa ofereceu propina de até 20% a um produtor do "Fantástico" que se passou por representante de uma prefeitura do interior interessada em implantar sistema semelhante. A empresa negou a oferta.

O ministro disse que ao assumir a secretaria de Ciência e Tecnologia a licitação e a contratação da empresa responsável pelo programa tinham sido concluídas e que nunca liberou recursos para o projeto. Ele encaminhou ofício ao procurador-geral de Justiça da Paraíba e ao Tribunal de Contas da Paraíba solicitando apuração das denúncias.

Fonte: O Globo


A cidade e o futuro - Por José de Arimatéa dos Santos


O ano promete devido as eleições de outubro em que serão eleitos prefeito e vereadores para mais quatro anos e por enquanto o barulho na cidade é só na surdina das reuniões políticas em que todos os partidos se tratam, por enquanto, respeitosamente. Não se ouve pretensos pré-candidatos falar de outro de partido diferente ou do partido a qual se encontra filiado. Isso significa que partidos ditos de esquerda podem está juntos com partidos de perfil conservador e que tem programa distintos. Vale somente conquistar o poder.

Isso demonstra a falta de ideologia política que infelizmente, com raríssimas exceções, as legendas políticas não têm mais. As coligações são feitas ao sabor do oportunismo e para quando estiverem no poder fazerem o loteamento de secretarias e administrar corretamente fica cada vez mais difícil. O exemplo mais recorrente se vê em Brasília em que os ministérios parecem feudos dos partidos da dita "base aliada".

Vejo que se discutem nomes e não projetos para a cidade. O município carente de desenvolvimento em que seus jovens possam vislumbrar um amanhã mais claro, de oportunidades e que a cidade se transforme num local em que o alcaide tenha a capacidade de ser o verdadeiro vetor desse desenvolvimento.

Dou risada da incompetência e falta de visão política de alguns que para ser candidato a prefeito tem que cumprir certas prerrogativas esdrúxulas que escondem o pano de fundo que na verdade a escolha desses candidatos passam somente em ter dinheiro para gastar na eleição. Isso não é bom. Vide os exemplos recorrentes.

Só espero que este ano o eleito seja um indivíduo com uma mínima visão de democracia e administre a nossa cidade de forma transparente, trabalhe para o ser humano, tenha ética e que seja aquele governante trepidante que vá para rua fiscalizar as obras e conversar com os cidadãos. Trabalhe o presente de uma forma que esteja a preparar o futuro da cidade.

Capitão Rabelo é" GENTE QUE FAZ " - Por Maria Otilia

A EEF Dom Quintino recebeu a visita do Capitão Rabelo, novo comandante do Ronda do Quarteirão de Crato -Ceará. O objetivo da visita foi divulgar a implantação do Projeto de Inclusão Social.Este Projeto será coordenado por ele e tem como função social atender as crianças e adolescentes que vivem em áreas de grande vulnerabilidade.E através de ações educativas e esportivas ,prevenir o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas,a redução da violência doméstica e maus tratos contra crianças e adolescentes e acima de tudo contribuir para a formação cidadã destes meninos, principalmente oriundos de famílias de baixa renda. A nossa Escola será uma parceira para a realização deste Projeto e convidamos outras instituições a abraçarem esta idéia do Capitão Rabelo. Parabenizamos o Capitão pela brilhante idéia de colocar a polícia a serviço da comunidade, não de forma repressora, mas com um trabalho educativo, de socialização de valores, de construção de uma juventude sadia e feliz.

O primeiro evento cultural e social ( ação comunitária) , será realizado no bairro Pinto Madeira, neste dia 31 de março. Participe! Seja você também "GENTE QUE FAZ A DIFERENÇA"


URCA PROJETA RECEBER EM 2012 DO GOVERNO ESTADUAL 54 MILHÕES DE REAIS


Atualmente a Universidade Regional do Cariri conta com dezesseis cursos de graduação, três dos quais com duas habilitações. Possui mais de onze mil alunos, sendo 1.539 matriculados na pós graduação em 21 cursos com 40 turmas. Na graduação são 9.189 alunos somente no ultimo semestre. Possui o primeiro mestrado de Bioprospecção Molecular do Brasil e o único do Nordeste, alem de um doutorado de Bioquímica Toxicológica e está em tratativas com outras universidades para a oferta de outros programas de doutorados. São 359 professores efetivos e 82 professores substitutos, totalizando 441 lecionadores.

Os repasses dos custeios feitos pelo governo do Estado para a Universidade Regional do Cariri vêm melhorando a cada ano, disse a reitora, Antonia Otonite Cortez. Em 2007 foram pouco mais de 21 milhões de reais, em 2010 foram de 47 milhões 477 mil reais e para este ano de 2012 estão definidos 54 milhões 500 mil e 891 reais, correspondentes a todas as despesas anuais da universidade, incluindo a folha de pagamento, manutenção e custeio finalistico. A reitora destaca a falta de espaços físicos como a maior dificuldade para expansão da URCA e mesmo assim, nos últimos quatro anos foram construídos três edifícios como o restaurante universitário, residência universitária e a sede do Geopark Araripe e está em construção o ginásio poliesportivo com previsão de inauguração em julho deste ano. Para a reitora, a URCA está entre a cruz e a espada. Não pode crescer por falta de espaços e nem pode sair de onde está porque, segundo afirmou, por lei a sede administrativa da universidade é no endereço em que se encontra.

A segunda dificuldade enfrentada pela URCA apontada pela sua reitora é a falta de pessoal para atender as demandas didáticas e pedagógicas ou igualmente as atividades técnicas. Hoje a Universidade Regional do Cariri, nos seus 25 anos de existência, funciona com um quadro antigo, oriundo da Faculdade de Filosofia do Crato, da Universidade Estadual do Ceará ou aquelas que se incorporaram, vindas da antiga Superintendência de Desenvolvimento da Educação do Ceará SUDEC, alem dos terceirizados. Na opinião da reitora, esses dois fatores dificultam as atividades de ensino, pesquisas e extensão.

Nesses seus 25 anos de instalação a maior discussão nos bastidores da Universidade Regional do Cariri tem sido a sua federalização. Para o ex presidente do Sindicato dos Docentes, Augusto Nobre, sair do âmbito estadual para o federal não é interessante para a URCA. O governo do Ceará deveria esquecer o assunto e investir na contratação de professores e equipamentos e torná-la mais forte em prol do desenvolvimento do Cariri.

Por Wilson Rodrigues



Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31