xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 março 2012

Blog do Crato entregará CARTILHA DE PROPOSTAS da População para todos os Candidatos a Prefeito.


DESTAQUE

No sentido de promover o espírito democrático e soberano do povo cratense, e obter o comprometimento e a responsabilidade do futuro prefeito do Crato com a vontade popular, o Blog do Crato coletará e reunirá todas as propostas e projetos para o Crato que estão sendo enviadas por nossos leitores, e em tempo oportuno, entregará a cada um dos candidatos uma cartilha contendo todos os anseios, reivindicações, propostas e projetos. O ato da entrega será registrado em filmagem e outros meios para futura referência, e a lista de todas as propostas com seus códigos, ficará à disposição na internet para consulta e acompanhamento permanente por parte da população. O objetivo é obter o comprometimento e a sintonia do futuro gestor com aquilo que a população escolher como as maiores prioridades no município.

Nesse sentido, convocamos as instituições como a OAB, ROTARY, LIONS e outras a também nos enviar propostas, projetos e idéias para o futuro gestor, que somados aos da população em geral, serão também entregues na mesma cartilha. Em cada uma das propostas, vai identificado o nome do proponente, assim como um código por data, assim, no futuro, a população terá oportunidade de acompanhar se determinada proposta ou projeto foi mesmo realizado, e a partir daí, cobrar do novo gestor a sua realização.

O Blog do Crato entende que a reivindicação é um direito sagrado da população, que escolhe democraticamente os seus representantes para que estes possam cumprir o desejo soberano do povo. Esta é uma ferramenta, um documento útil, pois além de representar a vontade popular, será uma referência de consulta.

As idéias, propostas e projetos podem ser enviados para o E-mail blogdocrato@hotmail.com ou pelo formulário de comentários localizado no final da página principal do Blog, ou ainda no mural do lado direito do Blog. Agurdamos a participação popular.

Acompanhe a lista de propostas no link abaixo:

http://blogdocrato.blogspot.com.br/2012/03/quadro-se-voce-fosse-prefeito-do-crato.html

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri





"Tempo quente em Juazeiro"


Com o título acima, esta nota foi publicada na coluna “Radar”, da revista “Veja”, edição de 14 de março último: “Dilma Rousseff tem horror de ser interrompida enquanto fala. Disso sabem bem os que a rodeiam — e deveriam saber todos que lidam com ela. No mês passado, durante uma visita a Juazeiro do Norte (CE), Cid Gomes se esqueceu dessa particularidade da presidente. Numa reunião em que estava também o colega Eduardo Campos, Cid cortou a fala de Dilma para reclamar a falta de verbas. Dedo em riste, uma irritada Dilma reagiu levantando o tom de voz. Cid não baixou a cabeça. Mandou um “não fale assim com um governador de estado” e deixou a sala no ato. Foi preciso que o bombeiro Eduardo Campos saísse da sala e convencesse Cid a voltar e selar a paz com a presidente Assim foi feito. Por Lauro Jardim”.



Faculdade Católica do Cariri

Criada por iniciativa do atual bispo de Crato, dom Fernando Panico, e instalada em 23 de março de 2009, a Faculdade Católica do Cariri (foto à esquerda) comemora nesta 6ª feira, dia 23, o terceiro aniversário de sua instalação. A Faculdade Católica do Cariri tem como diretor o professor Miguel Júnior Zacarias Lima. Foi ele quem elaborou a programação do 3º aniversário daquela instituição que terá: hasteamento das Bandeiras, ao som da Banda de Música Municipal; celebração eucarística – presidida por dom Fernando Panico – na Capela do Sagrado Coração de Jesus, da Casa de Caridade de Crato e encerramento com um café-da-manhã.

Risco de dengue

Quem transita pela Avenida Padre Cícero – vindo ou indo para Juazeiro do Norte – vê o espelho d'água do futuro e inacabado Centro de Convenções do Cariri. Com as chuvas caídas recentemente, há água acumulada naquele local. E, queira o bom Deus, aquilo não seja um “piscinão” para proliferação da dengue. Em Crato vem aumentando o número de casos da doença. Não se pode afirmar que o mosquito tem no interminável Centro de Convenções um dos seus “nascedouros”, “incubadora” ou “base”. Mas que oferece risco, isso lá oferece...

A Mártir-Benigna

Triste cenário

As chuvas de 2012 foram poucas, é verdade. Mesmo assim fez estrago na camada de asfalto que cobre as ruas de Crato. Haja buracos! A Avenida José Alves de Figueiredo (que margeia o canal do Rio Grangeiro) afundou em vários trechos. Quem está no centro da cidade e quer ir para o Lameiro, Parque Grangeiro, Parque Floresta e Grangeiro enfrenta transtorno. Com a interdição da Praça da Sé e Rua Dom Quintino, o único acesso a esses bairros é pelo quarteirão inicial da Rua Carolino Sucupira (atrás do Colégio Santana Teresa), até atingir a Avenida Maildes de Siqueira. Nas horas de pique não existe ninguém do Demutran para orientar o trânsito.

Foi-se a “Cruz do Século”
Há 112 anos existia no alto do Barro Vermelho (hoje oficialmente denominado bairro Pinto Madeira), ao lado da igreja de São Francisco, uma grande cruz de madeira, ali colocada em 1º de janeiro de 1900 para assinalar a passagem do século XX. Quando era prefeito de Crato, o capitão Ariovaldo Carvalho construiu no local uma pracinha, e deu-lhe o nome de “Praça da Cruz do Século”. Dias atrás a cruz ruiu.

Local histórico
No local onde existia a Cruz do Século foi fuzilado, em 28 de novembro de 1834, o caudilho Pinto Madeira. O historiador Figueiredo Filho, no seu livro História do Cariri, Volume III, descreve o acontecimento:
“Sentaram Pinto Madeira numa cadeira presa a uma das traves da forca. O Comandante Maia ofereceu-lhe um lenço para cobrir o rosto. Pinto Madeira recusou-o, desdenhoso, com estas simples palavras:
– Eu também tenho.
Com a ordem de – Fogo! A descarga ecoou, prostrando-o. As últimas palavras de Pinto Madeira foram da fé, que sempre o guiou, embora com seus erros.
– Valha-me o Santíssimo Sacramento!
O soldado da tropa de linha, Gonçalo Roldão, deu-lhe o tiro de misericórdia”.

Preservando nossa história
Espera-se, pois, que a comunidade cratense faça um movimento para colocar nova cruz de madeira naquele local. E aproveite a oportunidade para afixar uma placa alusiva ao fuzilamento de Pinto Madeira, condenado à morte num simulacro de julgamento, considerado o mais faccioso, parcial e injusto da história judiciária do Ceará.

Boa notícia

Esta nos deixou até esperançosos. Se é que ainda dá para alimentar esperanças no atual estágio vivido pelo Brasil. Cerca de 60 policiais do Ronda do Quarteirão receberam treinamento sobre a utilização do decibelímetro. O que é isso? É um instrumento que mede a intensidade do som. O treinamento foi ministrado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Diretoria Regional do Crato (Dicra). As aulas teóricas foram ministradas no auditório do SESC Crato, localizado na Rua André Cartaxo, nº 443, bairro São Miguel. Participaram do treinamento policiais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo.

Xô poluição sonora

Com isso, os profissionais do Ronda do Quarteirão – utilizando esse equipamento de medição sonora – poderão proibir os abusos que infestam as ruas de nossas cidades, como os “paredões” de som usados em carros e a poluição sonora que corre solta em residências e bares das cidades caririenses, após as 22:00 horas. Aguardemos as providências...

Baderna em alta

Desde 2002, o MST–Movimento dos Sem Terra, com reforço de outras organizações que recebem ajuda financeira do governo federal, vem promovendo – em todo o Brasil – invasões denominadas de “abril vermelho”. São invasões de terras, edifícios públicos e postos de pedágio. O governo federal sempre faz vista grossa a essas badernas. Já quando os policiais invadem um prédio público, reivindicando melhorias salariais, são impiedosamente expulsos...

Aí tem

A alardeada “Comissão da Verdade” foi criada em novembro de 2011 para apurar violações aos direitos humanos, no Brasil, entre 1946 e 1988. Até agora, no entanto, os nomes que integrarão essa Comissão não foram anunciados. Infelizmente a “Comissão da Verdade” não vai reabrir o processo de Celso Daniel (PT), prefeito de Santo André que foi sequestrado, torturado e morto com requintes de crueldade extrema. Ninguém acreditou na versão – divulgada após o inquérito policial – de que a morte do prefeito petista foi um crime comum. Se tivesse sido, os marginais poderiam ter conseguido um bom dinheiro de resgate. Dinheiro que a família (e até a população de Santo André) não se recusaria a pagar.

Elegendo novo poste

Empolgado porque conseguiu eleger dona Dilma para sucedê-lo, o ex-presidente Lula está certo de que também elegerá Fernando Haddad para a Prefeitura de São Paulo. Se Lula vai ter êxito, ou não, nessa empreitada só saberemos daqui a seis meses. Os paulistanos são orgulhosos. Sempre foram. Na verdade, trata-se de um povo independente, que contabiliza na sua história até uma guerra (a Revolução Constitucionalista de 1932) feita para defender a democracia no Brasil. Muito sangue paulista foi derramado naquela revolução. É bom lembrar o lema constante do brasão paulistano: "Non dvcor, dvco" (Não sou conduzido, conduzo).

Torpedos

1 – Será no próximo dia 6 de maio a inauguração da ampliação do Cariri Shopping, que teve o número de lojas triplicado.

2 – A Pastoral de Romaria, da diocese de Crato, estará reunida entre os dias 13 e 15 de julho próximo, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos. Além da avaliação das suas atividades, os membros da Pastoral acertarão os detalhes da realização do Encontro dos Bispos, Padres e Diáconos Romeiros, que acontecerá em Crato, de 20 a 22 de agosto vindouro.

3 – Prosseguem as obras de requalificação do centro histórico de Barbalha. Atualmente 20 ruas daquela cidade recebem sinalização turística e pavimentação de paralelepípedo, em substituição ao asfalto. Os serviços estarão concluídos até o fim de maio, pois a próxima Festa de Santo Antônio deverá encontrar Barbalha com nova configuração visual e urbana.

4 – Enquanto isso as obras de requalificação do centro de Crato prosseguem em passo de tartaruga. Os serviços de reforma da Praça da Sé estão parados há algumas semanas. Prossegue, no entanto – de forma vagarosa – o calçamento com blocos de concreto intertravados em torno da praça e da Rua Dom Quintino.

5 – Dias atrás o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou o projeto de US$ 106,6 milhões para aplicação em obras de estruturação das avenidas de contorno, revitalização das áreas urbanas, construção de mercados, construção de aterros sanitários e requalificação de centros históricos das cidades de Sobral, Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova.

6 – A pergunta que não quer calar: por que não foi incluída no Plano de Requalificação de Crato a construção de uma avenida de contorno para dar vazão ao tráfego de veículos dos bairros Parque Grangeiro, Parque Floresta e Grangeiro em direção ao centro da cidade?

7 – A corrupção crônica e generalizada do Brasil serve de mangação no exterior. Jornal esportivo espanhol noticiou que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi forçado a renunciar ao cargo, ora ocupado interinamente até a indicação do novo titular. E completou a notícia: “os interessados podem encaminhar a “ficha corrida” para a sede da CBF, no Rio de Janeiro”.

8 – Até hoje o Brasil nunca ganhou um Prêmio Nobel. Já os Estados Unidos empilham prêmios como quem ganha medalhas em olimpíadas escolares. Das 10 universidades com mais cientistas ganhadores do Nobel, apenas 2 não são norte-americanas. Na última edição do Prêmio, foram 6 os norte-americanos agraciados.

9 – Outro dia, perguntaram a Adam Riess, Prêmio Nobel de Física 2011, se o Brasil estava preparado para ganhar seu Nobel na área científica. Resposta de Riess: “É como se os Estados Unidos quisessem ganhar a Copa do Mundo de futebol. Vai precisar de gerações de jogos, treinos e ensinamentos até isso acontecer”.


Um cratense do Piauí - Por: Pedro Esmeraldo

.
Hoje, sábado, 24 de março de 2012, data de grande importância para o Crato, porque será homenageado e contemplado com o título de novo cidadão cratense o senhor Kilson Pinheiro de Rezende por essa razão tornamo-nos alegres, já que o Crato anda ressentido de líderes autênticos e que precisamos enaltecer com novos líderes de grande escol para juntar-se aos líderes da terra a fim de proteger a cidade.

Kilson Pinheiro de Rezende nascido em Piripiri-PI receberá hoje a mais nova comenda que a cidade lhe outorgará com gratidão pelo amor que tem a sua nova terra.

Orgulhamo-nos com certeza que o senhor Kilson irá juntar-se aos líderes mais afoitos a fim de reconquistar com brilhantismo todo o patrimônio perdido ao longo dos anos e que por ora precisamos de luta com coragem e com amor à terra, com isso irá unir-se o útil ao agradável.

Kilson, essa figura impoluta, tornou-se amante desta cidade e aqui fez sua residência angariando com amizade um trabalho eficaz em defesa da sua terra. Foi um homem polivalente dos seus empregos, galgou várias posições elevadas através de seu trabalho eficiente e atingiu a meta esperada com elevação no seu emprego, tornando-se um senhor respeitado no trabalho árduo e eficiente.

Chegou ao Crato no final do século passado, angariou a amizade que pode se dizer que foi um homem que soube elevar-se espiritualmente com muita simplicidade, conquistando profundos conhecimentos no decorrer da permanência de sua nova terra.

Reverberou-se com precisão no meio social da cidade, acautelou-se com dignidade no meio dos mais ásperos recantos, galgando a simpatia de homem sério e honesto.

No decorrer do tempo, notamos que o Crato precisa unir-se a outras pessoas de boas qualidades morais e que venham amealhar outras amizades que façam jus, vibrando-nos com o trabalho preciso de amor, juntando-se aos mais ardentes conterrâneos que queiram bem a nossa terra. Aqui temos certeza, o senhor Kilson nos acompanhará, não permitirá que nos separe diante dos poderosos fracos por que precisamos de pessoas fortes e corajosas. Queremos formar uma multidão de amigos que venham brigar sem esmorecimento e aparecendo com sensatez no trabalho de pessoas dignas que queiram acompanhar o desenvolvimento da cidade.

Mostraremos com força que não somos acomodados, mas somos pessoas vibrantes e lutadoras. Por isso confiamos que o senhor Kilson venha juntar-se a nossa gleba de homens que queiram defender a cidade e agora com toda certeza Kilson não nos abandonará e entrará no rol de homens que tem amor e ânsia de trabalhar com precisão pela terra comum.

Dinamismo é com Valdemir Correia, que está no Canadá e USA a negócios...

.

Seattle

"Dihelson Mendonça, meu amigo. Desde o dia 7 de Março que me encontro fora de minha cidade. Como você sabe, o meu instinto aventureiro me impede de permanecer muito tempo em um só lugar. Estava em Vancouver no Canadá com uma temperatura de 2 graos, as 11 horas da noite, um frio danado, um copo de vinho do lado, a neve caindo lá fora, quando abrindo meu notebook no Blog do Crato, li a materia que voce escreveu sobre o "Vendedor de Bananas". Muito me emocionei com o que você escreveu, e para mim era como se eu tivesse vivendo aquele momento que passei como já passei muito outros nas minhas viagens, destacando este que viví em S. Luis no Maranhão.

No dia seguinte aluguei um carro atravessei a fronteira dos Estados Unidos e fui à cidade de Seattle. Já fui várias vezes aos Estados Unidos, porem sempre de avião, e sempre tive esta vontade de entrar no "imperio" de carro, o que fiz agora. Depois de resolver um pequeno negócio na cidade, viajei mais 40 kilometros e passei o dia conhecendo a fábrica da Boeing que para começo de conversa, tem o maior predio do mundo com 40 hectares construido, e presenciei a montagem de um Boeing 747.

Toronto

Na linha de montagem estavam sendo montados 6 avioes simultaneamnte. Segundo fui informado somente nesta fabrica tem 200.000 funcionários trabalhando. Ontem cheguei a Toronto a maior cidade do Canadá, uma cidade linda, limpa, povo educado, sem violencia, com 6 milhoes de habitantes, com uma criminalidade baixa, sendo que segundo também fui informado com uma taxa de 50 crimes por ano. Antes de vir a Toronto fui ver outro negócio em Montreal onde passei dois dias, e enfrentei 4 horas de avião para QUEBEC, qundo então peguei um trem Expresso e vim para Toronto já querendo voltar para casa.

Vancouver

Voce pode até pensar, mas não estou fazendo turismo. Estou sempre atrás de ver algum negócio embora pequeno, pois como a vida continua dinamica, e eu embora com a idade avançada de 73 anos ainda não entreguei os pontos. Às vezes tenho medo, pois como o grande Dr. José Ulisses falava, e muito ruim você adoecer em um pais estrangeiro, sem conhecer a língua, sem connhecer ninguem. Em Montreal e Quebec, a lingua oficial é a francesa. Agradeci mil vezes ao meu grande professor de Francês, Mons. Raimundo Augusto de Araujo Lima, que na grande Escola de comércio do Crato, me ensinou dizer: mercí, voila, madame, monsieur, bonjour etc, sendo que nas demais cidades o meu ingles também ensinado por Mons. Antonio Feitosa, e aprimorado no dia a dia das minhas viagens, não deixa que eu me aperte muito em qualquer lugar. Alias um chines me perguntou quanas linguas eu falava, e eu disse : TODAS. Ai eu peguei uma nota de 100 dolares, e disse num péssimo ingles. Essa é a mãe de todas as linguas, o o chines balançou a cabeça e disse, XI XI XI. Chinês tambem "axa".

Mas voltando a falar de nossa terra, vi seu enfoque sobre o que você faria se fosse prefeito do Crato. Aprovei todas as suas propostas. Mas antes de tudo o que tem que ser feito e o CANAL. Não pode mais continuar com estes remendos que sempre fazem, e o problema continua se agravando com a cidade crescendo. O Prefeito por maior boa vontade que tenha nao tem recursos para fazer obra tão importante. Tem que ser com verbas federais ou do proprio Estado, do Municipio e impossivel. Estarei chgando ao Brasil na segunfa feira dia 26, mas vou passar uns dias em S.Paulo. Quero mandar através de seu blog um abraço para minha querida irmã Valdenia que mora em Fortaleza, e para as outras três que moram em Crato."

Um abraço do amigo,
Valdemir Correia

Uma resposta:

"Meu querido amigo Valdemir Correia, recebi hoje, dia 23/03/2012 esse seu e-mail, que só chegou agora, depois que a sua diligente secretária enviou para o e-mail correto. Ela me avisou agora por telefone. Amigo, fiquei aqui emocionado com o seu relato, e a cada linha, fiquei a imaginar essas muitas cidades e situações por ti vividas aí no Canadá e Estados Unidos. Sei do seu dinamismo incessante e é isso que faz a vida valer a pena, rapaz! Um dia vendendo bananas em São Luiz, noutra semana atravessando a fronteira do Canadá de automóvel. Quiçá na outra, na Europa fechando algum negócio. E como sei do grande empresário que és, desse nosso Cratinho de açúcar, isso muito nos orgulha, pois sabemos que qualquer negócio de um Cratense sendo fechado no Canadá e Estados Unidos, com certeza serão novos laços firmados pelo Crato e portas que se abrirão para o comércio da nossa cidade.

Fica aqui o meu abraço fraterno, o meu desejo de reencontrá-lo em breve, como sempre ali no "nosso café" do Shopping, porque o mundo gira direto, mas os grandes amigos não perdem o contato. Eu nem sabia dessa sua viagem pra tão longe, mas vou me atrever a lhe dizer uma coisa pra finalizar este breve texto: "Da próxima vez, camarada, ME LEVE TAMBÉM para essas aventuras percorrendo os Estados Unidos, nem que seja pra este amigo velho aqui lhe ajudar a carregar as malas, eheheheheh"

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com




Táxis do Crato serão caracterizados antes da Expocrato 2012

NE - Em Destaque

Os táxis do Crato serão caracterizados com adesivos que retratam as cores da nossa Chapada do Araripe e suas nascentes e o soldadinho-do-araripe como símbolo maior da região caririense. O soldadinho-do-araripe é uma ave exclusiva do Cariri, objeto de pesquisa por diversos cientistas do mundo inteiro.

O projeto de caracterização da frota de táxis do Crato está em fase de sanção pelo poder executivo. A arte é de autoria do ambientalista Weber Girão e que foi aprovada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que foi o órgão responsável por algumas modificações. O layout será adesivado nas duas portas dianteiras do veículo, além da afixação dos brasões do município e do Demutran na tampa traseira do táxi. A ideia é que toda frota esteja caracterizada uma semana antes do início da ExpoCrato 2012.

Os taxistas devem comparecer a sede do Departamento Municipal de Trânsito, na Avenida Perimetral Dom Francisco, em busca da autorização, logo após a publicação do decreto no Diário Oficial do Município, que deverá ocorrer nos próximos dias. Daniel Aquino, coordenador de fiscalização do DEMUTRAN explicou que, logo que for implantado o sistema de caracterização dos táxis, a luta será pela implantação do taxímetro, que depende de lei municipal regulamentadora da tarifa. O projeto de lei, de autoria do órgão de trânsito, em parceria com os taxistas, já está pronto e será encaminhado para apreciação e votação dos vereadores. Estima-se que o equipamento esteja pronto para funcionar no segundo semestre deste ano de 2012, garantiu Daniel.

Fonte: ASCOM - PMC
Foto meramente ilustrativa

Morador solicita providências ao DEMUTRAN para a Av. São Sebastião no bairro Caixa D´água


Boa tarde. Mais uma vez venho apelar em nome dos moradores da Avenida São Sebastião no Bairro da Caixa D'Água. O apelo é em relação ao trânsito nessa avenida que está cada vez pior. Motos, carros, caminhões e bicicletas sobem e descem em alta velocidade. Em um apelo anterior que fizemos, o chefe do Demutran mandou colocar umas tartarugas em cima da lombada enquanto chegariam uns semáforos pro Crato, então garantiu que iam colocar um aqui na mesma. Mas só que as tartarugas não resolveu e nem chegou o semáforo. Peço que façam alguma coisa antes que aconteça o pior, pois acidentes tem quase toda semana. Obrigado.

Jackson Piancó

O Espaço Chatô foi pequeno, para receber a comunidade Cearense. por Elmano Rodrigues Pinheiro

.




Os Diários Associados através da Fundação Assis Chateaubriand, receberam no Espaço Chatô a comunidade brasiliense, apimentada pela comunidade cearense, para uma das mais expressivas noitadas culturais do ano de 2012.

O tema Ceará e México tornou o espaço da exposição muito pequeno, para acomodar tantos convidados presentes, que aplaudiam eufóricos a cada atração apresentada. Uma exposição do artista cratense George Macário fazia do espaço cultural uma sala de visitas, agregando os seus convidados que faziam do Espaço Chatô uma pequena extensão do nosso Ceará querido.

Ruiter Lima , Myrlla Muniz, João Marinho, Manassés,Titela, Dogival, e mais algumas atrações, transformaram a noite em um espetáculo dos mais empolgantes.

Depois de uma noite tão especial, o duro foi ter de voltar pra casa, com o coração ansioso em voltar ao Ceará para dar continuidade a esse pequeno mergulho nos nossos valores culturais ali deixados.

Padre Cícero é vetor de desenvolvimento em Juazeiro do NortePadre Cícero é vetor de desenvolvimento em Juazeiro do Norte


Mercado imobiliário residencial, comercial e de terrenos atestam crescimento da terra do 'Padim' que começou como uma pequena vila - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS. De vila a metrópole, Juazeiro do Norte acompanha história de um dos seus maiores empreendedores

Juazeiro do Norte. A cidade amanhece em festa. O dia é de feriado para festejar o "Padim" . Hoje, comemora-se os 168 anos de nascimento do Padre Cícero Romão Batista. Às 5 horas, uma salva de fogos anuncia a data, e uma multidão se reúne de frente à capela do Socorro, para participar da missa de aniversário celebrada pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico. Os fiéis seguem a tradição de acender velas e depositar flores em uma estátua na Praça do Socorro, durante o dia. No fim da tarde, mais uma manifestação de fé que sai da Sociedade Padre Cícero, no Centro, em direção à praça do Socorro. Uma reverência do romeiro que tem crescido nos últimos anos, segundo a Secretaria de Turismo e Romaria da cidade.

Identidade

Segundo o secretário, José Carlos dos Santos, o Padre Cícero é o grande responsável de transformar uma vila em metrópole, em 100 anos de existência. O sacerdote foi o primeiro prefeito da cidade e até hoje exerce influência, no seu contexto de desenvolvimento. Para José Carlos, as romarias são exemplo disso, por preservarem a identidade de Juazeiro do Norte, hoje o segundo maior centro de peregrinação do Brasil e o primeiro do Nordeste.

Há 30 anos, foi iniciada a Semana Padre Cícero. Organizada pela Secretaria, a programação passa a ter um caráter popular. "E não queremos interferir nessa característica, porque é uma forma de gratidão do povo de Juazeiro", diz o secretário. Isso porque as realizações, a exemplo do bolo do Padre Cícero e a seresta realizados na noite de ontem, com os parabéns cantado pela comunidade, acontece com iniciativa popular. E essa colaboração ocorre até mesmo com os romeiros de outros Estados.

Um grupo de 40 pessoas, por exemplo, veio da cidade de Palmares, em Alagoas, e tem lugar cativo entre os participantes do aniversário. Todos os anos, os romeiros trazem um bolo para comemorar a data de aniversário. Desde o fim de semana que eles se encontram na cidade. As comemorações terminam somente amanhã, com a Corrida Padre Cícero, saindo da Praça da Sé, no Crato, até o Centro de Juazeiro do Norte. São quase dois mil participantes no percurso, de vários Estados brasileiros.

A semana também contou com lançamentos de obras, a exemplo do livro do poeta Pedro Bandeira, lançado na quinta-feira, no Memorial Padre Cícero, com o título "O Poeta Pedro Bandeira Mostra Juazeiro ao Mundo", organizado pelo escritor Franco Barbosa. O V Fórum Padre Cícero, encerrado ontem, levantou um dos principais temas que marca a relação entre Padre Cícero, Juazeiro e o desenvolvimento da cidade, voltado para a fé e trabalho.

Crescimento

O secretário destaca a visão multidimensional do Padre Cícero, dentro desse processo de progresso e desenvolvimento que se apresenta hoje na cidade. "Ele é o grande responsável pelo desenvolvimento econômico, social e cultural", diz. Acrescenta, ainda, que os fatores que levaram a cidade ao crescimento estão relacionados a capacidade do sacerdote de potencializar nas pessoas o trabalho, a partir de suas vocações. E isso, segundo ele, aconteceu durante os momentos que sucederam, principalmente o milagre, em 1889, em que levas de pessoas chegavam à cidade, atraídas pela mística da fé que Juazeiro tomava.

Padre Cícero morreu aos 90 anos, no dia 20 de julho, que hoje é uma data tradicional no calendário da cidade. Esse dia chega a atrair mais romeiros, e tem uma característica diferenciada, já que envolve a participação maior de fiéis de outros Estados. "Hoje é uma data de reconhecimento maior do próprio morador da cidade, que vai fazer o seus agradecimentos", afirma.

O Padre Cícero, em virtude da sua capacidade de atrair pessoas para Juazeiro, segundo José Carlos, se tornou, além de uma liderança, um ícone. Ele destaca o processo das romarias, crescente na cidade. "Hoje mesmo temos romeiros na cidade e essa visitação é contínua", diz. A vinda dos fiéis para a cidade tem consequências diretas no processo de desenvolvimento da região. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, Michel Araújo, afirma que as grandes romarias influenciam o comércio de forma considerável. Mesmo movimentando o setor informal amplamente, segundo Araújo, o dinheiro fica dentro da cidade e circula.

"Podemos falar do Padre Cícero, primeiro como grande idealizador da cidade", diz ele. O dirigente lojista ressalta a proximidade do próprio empreendedor da cidade com o "Padim". É comum se ver nas lojas da cidade imagens do sacerdote. Michel Araújo, mesmo enfatizando a importância do religioso, como influenciador do processo de desenvolvimento econômico, destaca as romarias e sua relevância na religiosidade do povo nordestino. E vai mais além, quando destaca esse papel influente do sacerdote no contexto regional.

Daniel Walker afirma que, em vida, o Padre Cícero já comemorava em sua residência o aniversário, com grande participação popular. Após a sua morte, as pessoas continuaram comemorando. Para o historiador, as romarias têm um número maior de pessoas, por ser outra forma de expressão, que se caracteriza pela saudade. No dia da missa de aniversário, há a presença de romeiros. São mais funcionários públicos, aposentados, já que a grande maioria dos devotos são das áreas rurais nordestinas.

Ele recorda de sua infância, a prática de soltar balões na noite de aniversário, abolida por conta dos riscos de incêndio. O show pirotécnico continua. O bolo gigante, coordenado por Mãe Cicinha, e feito de forma coletiva, é cortado no dia 23. Uma festa que acontece no bairro Socorro, nas proximidades da Capela, acompanhada da seresta.

Semana

168 anos de nascimento do Padre Cícero são comemorados em Juazeiro do Nordeste desde o último domingo. Festa prossegue até amanhã no Município

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colabora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Online

Cearense participa do Miss Surda Brasil netse sábado [24]


Às 20h deste sábado [24], terá início a escolha da Miss Surda Brasil. O evento será realizado no Ideal Clube, localizado na avenida Monsenhor Tabosa, 1381, Fortaleza.

O Ceará estará na disputa com a candidata Bruna Barroso. Ainda estarão presentes na ocasião as representantes dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Maranhão, Rio de Janeiro, Piaui, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas, Goias e Sergipe.

A vencedora representará o País na competição “Miss Deaf World” e “Miss Deaf Europe”, em Praga, no mês de junho. O concurso está sendo promovido pela Miss Ceará 2008, Vanessa Vidal, primeira mulher com deficiência auditiva a participar da competição de beleza.

Via Yuri Guedes ( Colaborador - Icó ).

Governo do Estado decreta luto oficial de três dias pela morte de Chico Anysio


O governador Cid Gomes decretou luto oficial de três dias a partir desta sexta-feira [23] devido ao falecimento do humorista e artista cearense Chico Anysio.

Nota do Governador sobre Chico Anysio:

“A morte de Chico Anysio é uma perda que, para nós, cearenses, jamais será reparada. Cala-se o extraordinário profissional do riso, silenciam seus personagens inesquecíveis, que durante décadas traduziram, com graça e fino humor, as esperanças, angústias e alegrias do nosso povo.

O maranguapense que se imortalizou pela via do talento foi pródigo, a vida inteira, em demonstrações de carinho por sua terra. Inspirou dezenas de outros artistas e criou escola, fazendo do Ceará um celeiro de grandes humoristas.

Hoje, mergulhados na orfandade, Azambuja, Coalhada, Silva, Pantaleão, Bozó, Professor Raimundo, Salomé, Alberto Roberto e tantas outras criações de Chico desfilam na tela de nossas lembranças - todas elas vestidas de luto, assim como enlutados e órfãos estamos nós, seus eternos admiradores”.

CHICO ANYSIO - Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio, nasceu em Maranguape em 12 abril de 1931. Humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor, Chico se destacou em todas as atividades que se dedicou, mas foi com o humor sofisticado e popular ao mesmo tempo que ganhou espaço no coração dos brasileiros.

Chico Anysio mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Decidiu tentar fazer um teste para locutor de rádio quando a sua irmã também faria. Saiu-se excepcionalmente bem no teste, ficando em segundo lugar, somente atrás de outro jovem iniciante, Sílvio Santos.

Na rádio na qual trabalhava, a Rádio Guanabara, exercia várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc. Participou do programa Papel carbono de Renato Murce. Na década de 1950, trabalhou nas rádios "Mayrink Veiga", "Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 1950, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Na TV Rio estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.

Chico Anysio foi um dos responsáveis pela intermediação referente ao exílio de Caetano Veloso em Londres. Quando completou dois anos de exílio, Chico enviou uma carta para Veloso, para que este retornasse ao Brasil. Caetano e Gilberto Gil haviam sido presos em São Paulo, duas semanas depois da decretação do AI-5, o ato que dava poderes absolutos ao regime militar.

Trazidos ao Rio de carro, os dois passaram por três quartéis, até viajarem para Salvador, onde passaram seis meses sob regime de prisão domiciliar. Em seguida, em meados de 1969, receberam autorização para sair do Brasil, com destino a Londres, onde só retornariam no início de 1972. Desde 1968 estava ligado à rede Globo de Televisão.

* Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado


SESC Crato apresenta Semana de Artes Cênicas‏

.

SESC CRATO

Dia 26/03
- 17h– Coquetel de abertura no Hall.
- 17h30 – Apresentação do Espetáculo: Carta de um pirata / Vinícius Piedade - SP
- 19h – Cinemarana: “A Viagem do Capitão Tornado”

De 27 à 30
- 02 oficinas
Oficina: Corpo em Trabalho
Ministrante: Edivaldo Batista da Silva
Público Alvo: Atores e Estudantes de Teatro
Pré- requisito: Já desenvolver alguma prática Física
Horário: Manhã (08h)

Oficina: Teatro da Crueldade
Ministrante: Wanderley Tavares
Público Alvo: Atores e Estudantes de Teatro
Pré-requisito: apartir de 13 anos
Horário: tarde (14h)

As inscrições estão abertas e Para inscrever-se basta encaminhar os seguintes dados para o email: semanasescartescenicas@gmail.com.
Oficina:
Nome completo:
Idade:
Email:
Cidade:
Escola / Instituição:

Dia 27
- 17h – Apresentação do espetáculo Retalhos da Minha Terra (Barbalha) na RFFSA.
- 19h – Apresentação do esquete: Salomé no Anfiteatro; do espetáculo Além do Ponto no Teatro SESC Adalberto Vamozi; do esquete Quando as galinhas gemem na Galeria de Artes.

Dia 28
- 14h – Apresentação de Espetáculo infantil – Lampiãozinho
- 11h – Palestra “Do Teatro Moderno ao Teatro Contemporâneo”. Local a confirmar.
- 19h – Apresentação dos esquetes: A Cor Rosa; Bonequinhas de luxo; Medeias no Teatro SESC Adalberto Vamozi.

Dia 29
- 10h - Apresentação de Espetáculo infantil – Lampiãozinho
- 17h – Apresentação do esquete Apelo do Mosquito na Praça Siqueira Campos
- 20h – Apresentação do Espetáculo: Pingado de Nós no Teatro SESC Adalberto Vamozi.

Dia 30
- 09h – Apresentação do Espetáculo Makunaíma na APAE.
- 17h – Apresentação do esquete Nas garras do Capa Bode na Praça São Vicente.
- 19h – Apresentação do Espetáculo teatral “Yes, nós temos banana!” no deck da Piscina.

Os ingressos serão trocados 01h antes de cada espetáculo por 01kg de alimento não perecível.

Renato Aragão lamenta a morte de Chico Anysio



"Ele deixa um buraco, mas esse buraco é sua história, que marcou a todos". É dessa forma que o comediante Renato Aragão revela seu sentimento ante o falecimento de Chico Anysio, seu conterrâneo.

Em entrevista ao Diário do Nordeste Online, Renato relembrou do quanto admirava o artista, que já era consagrado nacionalmente. "Lembro que quando trabalhava na TV Ceará, ele já fazia muito sucesso no rádio. Ele era o número 1 do rádio", enfatiza. Na época, Renato também era bancário e lembra de ter encontrado Chico algumas vezes, o qual já tratava "Didi" como um ídolo. "Ele sempre me dizia que para fazer humor no Rio era preciso ter muita agilidade", relembra.

Renato recorda ainda que, mesmo depois da projeção nacional de ambos, aconteciam alguns reencontros ocasionais. "A gente se encontrava e ficava falando do Ceará, com saudade da nossa infância". Para o humorista, é impossível tentar explicar a representatividade de Chico para o humor. "Eu levaria anos se fosse tentar definir o Chico. Ele era uma instituição. Foi comediante, compositor, ator, um multitalento e deixa um legado para todos nós. Estamos todos nos sentindo órfãos", lamenta.

E a herança que o eterno professor Raimundo (dentre outras centenas de personagens) deixa para o Ceará também é destacada por Renato Aragão. "O Chico deixa um legado não só para o Ceará, mas para o Nordeste e para o Brasil".

Portal Verdes Mares


À Memória imorredoura de Chico Anysio - Por José Cícero


Morreu Chico Anysio. De longe o mais completo artista que este país já produziu. Talento versátil e criativo incomparável, cujos tipos de sucesso por ele criados e protagonizados constituem(até hoje) um verdadeiro recorde.

Além do humorismo inteligente, foi ainda: ator, diretor, roteirista, pintor, locutor(radialista), cantor, comentarista esportivo, cantor, cronista e escritor. Um verdadeiro gênio do rádio e da TV brasileira. Um verdadeiro monumento da cultura e da arte brasileira de todos os tempos. Não me esquecer do velho humorista com o seu plantel de estrela na famosa escolinha do professor Raimundo. Tampouco da lendária Chico City dos anos 70. Assim como da sua parceria com Arnaud Rodrigues em Baiano e Novos Caetano com o sucesso musical 'Folia de Reis'. Assim como do seu livro o 'enterro do anão', bem como dos seus comemtários de todos os domingos na TV quando o Fantástico ainda era fantástico. Sua imagem me será para sempre, posto que quase tudo nela era de fato marcante e inesquecível... O comediante que marcou profundamente a minha infância e adolescência.

A morte de Chico - este cearense de Maranguape - é mais uma prova de que o que realmente fica para sempre dos homens, quando da passagem pela vida terrena são de fato, as boas obras. As ações humanistas. Os verdadeiros gestos de bondade como grandeza impagáveis, diante do próximo. Além do grau do desprendimento, modéstia e simplicidade perante os pequenos. Por esse motivo, diria que Chico Anysio ficará eternizado na memória afetiva de todos os brasileiros. Muito especialmente, junto daqueles que ele ajudou no mundo artístico. Chico é o mais autêntico ícone do humor inteligente. Artífice por mais de seis décadas de uma obra deveras incomensurável.

A inteligência contida na inventavidade de mais de duzentos dos seus personagem é algo realmente superlativo. Um recorde inigualável. Além do exemplo prático com que ajudou e estendeu a sua mão amiga e solidária a todos quantos lhe procuraram. Diferentemente de muitos outros, como o próprio Renato Aragão( o Didi). Figuras humanas como Chico Anysio não morrem nunca. Como disse o poeta, apenas se encantam. Posto que permanecerá eternamente, tanto na lembrança quanto no coração agradecido do povo. Foi ele o eterno palhaço da boa-nova. Uma unanimidade nacional. Razão pela qual diremos sem medo de errar; que Chico é simplesmente insubstituível.

"O brasileiro é o único povo que consegue ri da sua própria miséria", dizia ele num ar de graça. E mais: "Quem não for meu amigo é porque não presta...". O mais triste não é somente vê-lo partir agora, de modo inesperado dos palcos da vida, mas a forma discutível como a TV Globo ao longo da última década o colocou literalmente na geladeira. Preterindo-o em favor daquilo que "eles" chamam de modernidade. Mas que no fundo, não passa de um humor negro, pobre, fraco e previsível. Um formato pífio e sem nenhuma graça; como por exemplo o que vem sendo apresentado no enlatado e descartável programa "Zorra Total". Uma clássica e notória inversão de valores. Algo simplesmente inexplicável. Um modelo que só emburrece e apressa ainda mais o caminha para a mesmice.

E agora que o nosso Chico morreu a Globo ensaia uma pantomina chorosa, pondo no ar, reportagens e entrevista com seus artistas novelengos, todos tecendo rasgados elogios ao velho humorista. Então, a pergunta que não quer calar: Por que há anos praticamente encostaram o Chico Anysio? Mesmo mantendo o seu contrato de artista global? Sem Chico Anysio o Brasil ficou um pouco mais triste. Mas a Globo, por seu turno, nunca mais se igualará sequer ao que foi a inesquecível e não menos famosa "Chico City". Em tempo: Se Deus o chamou agora, certamente será porque está faltando mais alegria no céu. Adeus mestre Chico Anysio! Seu talento artístico e sua grandeza de espírito serão para sempre grandes marcas da sua presença imorredoura entre nós...

Saudades eternas...

José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora - CE.


Prefeita Luiziane Lins, e pré-candidatos decidem que não haverá prévias e buscarão consenso com aliados - por J.Tavares.


O Partido dos Trabalhadores não fará prévias para escolher seu candidato a prefeito de Fortaleza. Essa foi a principal decisão acordada entre a prefeita Luizianne Lins, na condição de presidente estadual do partido, e os cinco pré-candidatos a prefeito, após almoço realizado nesta sexta-feira, no Hotel Sonata de Iracema. Além dos pré-candidatos Elmano Freitas (secretário municipal da Educação), vereador Guilherme Sampaio, Acrísio Sena (Presidente da Câmara Municipal), Camilo Santana (secretário estadual das Cidades) e do deputado federal Artur Bruno, integrou-se às discussões o dirigente municipal petista Raimundo Ângelo.

Ficou acertado o seguinte:

1. Unidade do PT vai prevalecer no lançamento do nome. Ou seja, haverá consenso nessa escolha.
2. Nada de prévias, pois seria desgastante para a legenda uma disputa pública;
3. Apoio à manutenção da aliança com o governador Cid Gomes;
4. Prefeita Luizianne conduzirá o processo de negociação do nome do PT com os aliados;
5. Encontro Municipal do PT será antecipado de junho para começo de maio, ocasião em que o pré-candidato será definido e apresentado em convenção no mês de junho;
6. Todos os pré-candidatos estão mantidos.
7. Novo encontro entre a prefeita e os cinco pré-candidatos ocorrerá no próximo dia 30.

DETALHE – O alomoço à bse de peixe. O PT de Fortaleza espera não morrer na praia em sua busca por consenso interno e com aliados.

DETALHE 2 – O PT de Fortaleza deixa explícito que não vai ser por causa de seus pré-candidatos ou da prefeita que não virá um acordo. Transfere-se assim para o PSB, principal aliado, a responsabilidade de não ser fogo amigo.

DETALHE 3 – No geral, o almoço acabou sendo um contraponto ao jantar-adesão do PSB. Prévias? Dificilmente viriam, segundo fontes da legenda.

Fonte: Blog do Eliomar - Opovo online


CRATO - Previsão do Tempo para hoje, Sábado, 24 de Março de 2012

.

Sábado, 24/03 - Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.
Nascer do Sol 05h41 Pôr do Sol 17h46
Temperatura máxima: 32ºC e mínima: 22ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva - 6mm 80%
Direção e Velocidade do Vento - E 13km/h
Umidade relativa máxima e mínima - 77% 39%

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31