xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 março 2012

Decisão do TRE motiva divergências na Assembléia Legislativa - Por J.Tavares.



A grande maioria dos deputados estaduais é a favor da criação de novos municípios no Estado do Ceará

A decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), na última quarta-feira, rejeitando o pedido de realização de plebiscitos para a criação de 30 novos municípios no Estado dividiu a opinião dos deputados estaduais cearenses. Para uns, o TRE acertou, pois alegam que os estados não têm competência para criar novos municípios, já para outros, o Ceará deve batalhar e garantir a emancipação dos 30 distritos. O deputado Heitor Férrer (PDT) foi o primeiro a subir à tribuna da Assembleia Legislativa e elogiar a posição do TRE. Para o parlamentar, a desembargadora Iracema do Vale, que entendeu ser inoportuna as consultas, utilizou de um argumento simples e claro: falta a Lei Complementar federal que regulamenta o dispositivo da Constituição que trata da criação de novos municípios.

O deputado votou contra a criação na Assembleia, em 2010, de uma Lei Complementar estadual regulamentando a emancipação de distritos, pois entende que não se pode enganar a sociedade vislumbrando a possibilidade de emancipar distritos quando a Lei Complementar federal ainda não foi votada. "Após a publicação da lei estadual entrei no Supremo Tribunal Federal para dar como inconstitucional a legislação estadual. Nós estávamos colocando a carroça adiante dos bois", declarou Heitor.

Miséria

O deputado diz ser contrário a criação de novas cidades, pois entende que ao transformar um distrito em novo Município é, na verdade, distribuir pobreza e miséria. Ele justifica sua afirmação destacando matéria publicada na última terça-feira, no Diário do Nordeste, informando que 85% das cidades cearenses não podem se manter. "Diante disto é fácil concluir que nós não podemos dar a esses distritos a condição de cidade porque não temos condição financeiro para nos bancar", concluiu. O deputado Augustinho Moreira (PV), que também votou contrário à lei estadual aprovada na Assembleia, tratando da emancipação de distritos, parabenizou o discurso do colega e concordou com os apontamentos apresentados pelo pedetista.

Assim como Férrer, Augustinho Moreira aponta que mesmo o Ceará tendo uma lei que trata do assunto não pode legislar nesse caso, pois sem a Lei Complementar federal regulamentando a criação de novas cidades, a Assembleia nada pode fazer. Para o deputado Fernando Hugo (PSDB), o TRE agiu conforme a Constituição Federal, porém defende que não se pode criticar a Assembleia por ter elaborado e aprovado uma lei que trata de emancipações. Ele, que votou favorável à Lei estadual, deixa claro que o Legislativo cearense agiu consciente, sabendo que a lei complementar federal ainda não existe.

Consciente

Todavia o tucano acredita que a Assembleia do Ceará não podia ficar de braços cruzados esperando uma ação do Congresso Nacional que há muito tempo já deveria ter tratado do assunto e até agora não o fez. "Não baixo a cabeça para meu voto. Votei consciente e a decisão do TRE seguiu o trilho da lei pura, sem vestir essa problemática imensa dos grandes distritos", alegou.

O deputado Welington Landim (PSB) seguiu o mesmo argumento de que a Assembleia não podia esperar que o Congresso Nacional decidisse, enfim, discutir a Lei Complementar federal regulamentando a criação de novos municípios, entendendo que o Congresso está sendo omisso. Ele reafirma que a Assembleia sabia da necessidade da lei, mas deixa claro que o Legislativo cearense não foi "irresponsável" ao aprovar a sua legislação tratando de emancipações, apenas fez seu dever de casa. Para Landim, é preciso observar a necessidade de muitos distritos que precisam se tornar municípios e se desenvolverem.

Mas para o deputado Idemar Citó (DEM), a Assembleia errou ao criar uma legislação sobre emancipação. "Não sou contra a emancipação, mas desde o Governo de Tasso Jereissati que se falava aqui, nesta Casa, que é necessário fazer a regulamentação da Lei Federal", pontuou.

Exagerada

O deputado Moésio Loiola (PSD) disse ter concordado com o posicionamento do TRE, mas por outro lado entende que a Assembleia não pode desistir de lutar para garantir a criação de novas cidades cearenses, apesar de achar exagerada uma lista de 30 distritos que pretendem se emancipar. Na sua análise, no momento, o Estado deva ter em torno de 15 localidades aptas a se tornarem municípios. O líder do Governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos (PT), disse achar legítimo que as pessoa lutem para garantir a emancipação dos distritos. Para ele, o principal debate é sobre as condições que cada localidade tem para se emancipar e se o distrito teria um crescimento econômico e social maior se passasse a ser um município.

O deputado Delegado Cavalcante (PDT) acredita que a melhor saída agora é recorrer da decisão do TRE, pois avalia não haver razões para que as emancipações não ocorram. "É lastimável porque vamos perder mais dois anos nessa briga"

Fonte: Diário do Nordeste online

Líder do Governo CID GOMES na Assembléia, participará de debate no Crato - Por J Tavares.


O deputado petista Antônio Carlos, líder do Governo na Assembleia Legislativa, participará, neste sábado, na Câmara Municipal do Crato (Região do Cariri), de um debate sobre o tema “Política Públicas para o Desenvolvimento Local”.

O debate é uma realização do diretório municipal do PT e terá início às 16 horas, devendo contar com a participação do petista Marcos Cunha.

Segundo a assessoria do parlametnar, o objetivo do encontro “é ampliar o diálogo com a população cratense sobre o assunto.” Empresários e dirigentes de entidades da sociedade civil e comunitária foram convidados.

Fonte: Opovo online


Mensagem para uma Reflexão - Por Maria Otilia


Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com cinco bolas que lançam ao ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito. O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima.

Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas. Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida. Como?

- Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com
outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.
- Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprios.
- Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas aos seus corações.
Apeguem-se a elas como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.
- Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no passado ou no futuro.
Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias de suas vidas.
- Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar.
- Não temam admitir que não são perfeitos.
- Não temam enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.
- Não excluam o amor de suas vidas dizendo que não se pode encontrá-lo.
A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas.
- Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão.
- Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente.
- Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar.
A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo.
Lembrem-se: Ontem é historia. Amanhã é mistério e hoje é uma dádiva. Por isso se chama presente.
”Apeguem-se as coisas que são queridas ao seu coração, sem elas a vida carece de sentido”.
Cultive a certeza de que:
Para os erros há perdão; para os fracassos, chance; para os amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.
Autor Desconhecido

Chico Anysio morre aos 80 anos


Comediante estava internado em hospital no Rio de Janeiro. Ele começou no rádio, fez sucesso na TV e atuou em filmes.

Morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, havia três meses. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos.

Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde 22 de dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos. O ator também foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.

No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado. Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.

Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica. Durante o período pós-operatório, houve o diagnóstico de um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio). Durante o período de internação, que alternou momentos no CTI e em unidades intermediárias, Chico Anysio apresentou quadros de pneumonia e passou por sucessivas broncoscopias. As infecções foram tratadas com uso de antibióticos.

Antes, em agosto de 2010, o humorista precisou ser internado para a retirada de parte do intestino grosso após ser constatado um quadro de hemorragia no aparelho digestivo. Em maio de 2009, outra pneumonia o levou ao hospital. O bordão mais famoso do Professor Raimundo era repetido por Chico Anysio no fim do programa: 'e o salário, ó' (Foto: CGCom/TV Globo)O personagem mais famoso de Anysio foi o Professor Raimundo (Foto: CGCom/TV Globo)

Rádio e TV

Foi no Rádio Guanabara, ainda nos anos 50, que os seus tipos cômicos começaram a surgir. Até o “talento para imitar vozes”, como o proprio Chico descreveria em seu site, evoluir para a televisão. A estreia aconteceu em 1957, na extinta TV Rio, no programa “Aí vem dona Isaura”. Foi lá que o Professor Raimundo teve sua primeira aparição no vídeo, como o tio da protagonista que vinha do Nordeste — até então o programa só havia sido veiculado pelo rádio.

“Até tinha uma coisa de sentar para criar, mas uns nasceram pela voz, outros pelo tipo, pela personalidade, pela caracterização. Sempre fiz questão de que eles fossem encontrados sem que eu estivesse presente. Que alguém dissesse: "'Na minha terra, tem um Pantaleão. No Rio tem muito Azambuja’”, explicou o humorista ao “Estado de S. Paulo”, em 2009. Num tempo em que ainda não existiam contratos de exclusividade, Chico pôde fazer participações especiais em programas de outras emissoras e em chanchadas da Atlântida. O “Chico Anysio Show”, seu primeiro programa de humor, foi lançado no início da década de 60. Foi ao ar pela TV Rio, depois pela Excelsior e em 1982 voltou a ser exibido pela Rede Globo — onde o humorista já trabalhava desde 1969. Mas foi na Globo que teve seus programas humorísticos de maior sucesso e onde desenvolveu a maioria de seus personagens. Entre as atrações, destaque para “Chico city” (1973-1980), “Chico total” (1981 e 1996) e “Chico Anysio show” (1982-1990).

Alguns desses personagens quase que se misturam à história da televisão brasileira, como o ator canastrão Alberto Roberto, o pão-duro Gastão Franco, o coronel Pantaleão, o pai-de-santo Véio Zuza, o velhinho ranzinza Popó, o alcoólatra Tavares e sua mulher Biscoito (Zezé Macedo) e o revoltado Jovem. Com o passar dos anos, novos tipos eram criados e incorporados ao programa: o funcionário da TV Globo Bozó, que tentava impressionar as mulheres por conta de sua condição; o mulherengo e bonachão Nazareno, sempre de olho nas serviçais; o político corrupto Justo Veríssimo; e o pai de santo baiano e preguiçoso Painho são alguns dos mais populares.

Apresentada como quadro em outros programas desde a década de 1980, a “Escolinha do Professor Raimundo” tornou-se uma atração independente em 1990. No ar até 2002, o humorístico lançou toda uma geração de comediantes. Entre os “alunos” revelados pelo “professor Chico” estão Claudia Rodrigues, Tom Cavalcante e Claudia Gimenez.

Chico também atuou em novelas e especiais da Globo, como “Pé na jaca” (2007), “Sinhá Moça” (2006), “Guerra e paz” (2008) e “A diarista” (2004). Chico Anysio também teve um quadro fixo no Fantástico por 17 anos (de 1974 a 1991), e supervisionou a criação no programa “Os Trapalhões” no início dos anos 90.

Do G1, no Rio

Roberto Freire -- um político de credibilidade -- visita o Cariri (por Armando Lopes Rafael)


Escutei, nesta 6ª feira, entrevistas feitas ao vivo com o deputado federal Roberto Freire – Presidente Nacional do PPS – através dos microfones das Rádios Padre Cícero FM e Tempo FM, ambas de Juazeiro do Norte. Neste sábado, às 07:00 horas, ele estará no noticiário de Vicelmo, na Rádio Educadora do Cariri.

Para o exercício da cidadania e para a sobrevivência da democracia no Brasil, as opiniões corajosas e sensatas do deputado Roberto Freire funcionam como um bálsamo. Uma das vozes mais respeitadas na minoritária oposição brasileira, Roberto Freire discorreu – com a desenvoltura que lhe é peculiar – sobre os malefícios que os governos Lula e Dilma Rousseff infligiram ao Brasil. Dentre eles, a desindustrialização que vem tomando conta da nação, uma malfeitoria que trará sérios danos ao Brasil num futuro de curto prazo.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria–CNI, o índice de ingresso de produtos importados no País cresceu 19,8% em 2011. Não dá mais para esconder o estágio da desindustrialização do Brasil. Um em cada cinco produtos industriais aqui vendidos vem do exterior. Alguns desses produtos importados chegam bem mais barato do que os fabricados aqui. A razão dos altos preços dos produtos brasileiros? A alta carga tributária e as taxas de juros cobradas no nosso país, consideradas as mais elevadas do mundo.

No Nordeste, principalmente, onde ficam os grotões da miséria e do atraso os governos do PT são aplaudidos pela distribuição do Bolsa-Família, instrumento eleitoreiro e fisiológico que dá o peixe de esmola aos miseráveis. Ao invés de ensinar os miseráveis a pescar. Bom lembrar que Roberto Freire sempre fez oposição aos governos dos militares. Mas quando a anunciada “esquerda” chegou ao poder em 2002 e se tornou a facção política mais corrupta da história republicana, Roberto Freire não mudou... Não se vergou aos poderosos nem à corrupção de hoje. Continuou a ser sinônimo de ética e seriedade na vida pública.

Sobre ele não pesa uma só denúncia a respeito de sua atuação pública – e este é o seu maior patrimônio após 32 anos ininterruptos na política, onde contabiliza um mandato como senador, cinco como deputado federal e um como deputado estadual, além de ter sido candidato a Presidente da República. Foi também líder do governo do Presidente Itamar Franco. Roberto Freire é um conhecedor profundo dos problemas nacionais. É um observador crítico e atualizado dos fatos mundiais contemporâneos. É reconhecido por toda a mídia como um político sério e competente.

Homem de atitudes coerentes onde não falta a coragem para tomar decisões, Roberto Freire nunca se omitiu em condenar os escândalos que viraram manchetes nos últimos anos como o “mensalão”, sanguessugas, e tantos outros protagonizados por políticos fisiológicos e corruptos do Brasil atual. Por isso, os homens e as mulheres do Cariri cearense, homens e mulheres que ainda acreditam que o Brasil tem jeito, cidadãos e cidadãs que não compactuam com os descalabros que proliferam neste país continental se alegram com a presença, entre nós, do depútado Roberto Freire.

Cabo de 6 mil km ligará Fortaleza à Angola facilitando tráfego de dados na Copa


A Telebrás e a Angola Cables anunciaram, na sexta-feira, um acordo para implementar um cabo submarino de 6 mil km ligando Fortaleza a Luanda, em Angola. O valor do projeto e o formato da sociedade entre as duas companhias não foram revelados.

O edital de licitação internacional para escolher a empresa responsável pelo projeto deve ser aberto em julho deste ano e a construção do cabo deve levar em torno de 18 meses. Segundo o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, o objetivo é que o cabo submarino comece a operar no primeiro semestre de 2014, já com o objetivo de melhorar o tráfego de informações durante a Copa do Mundo de 2014. A Telebrás estima que a infraestrutura reduzirá em 80% o custo de saída de internet do Brasil e de outros países da América do Sul para a Ásia e a África. Hoje, esse tráfego tem de passar pelos EUA e pela Europa.

PRISCILLA OLIVEIRA
DE BRASÍLIA ( Folha )

Custo da transposição do São Francisco aumenta 71% e vai superar R$ 8 bilhões


Obras começaram de forma açodada, o que explicaria revisões constantes no orçamento

Vencido o prazo original em que a transposição do Rio São Francisco deveria estar pronta e funcionando no semiárido nordestino, a obra registrou aumento de R$ 3,4 bilhões - ou 71% - em seus custos em relação à previsão inicial, segundo a mais recente estimativa feita pelo Ministério da Integração Nacional. Desde o início do governo Dilma Rousseff, o custo total da obra pulou de R$ 4,8 bilhões para R$ 8,2 bilhões. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva previa inaugurar a obra em 2010.

Isso significa que, se a transposição fosse uma aplicação financeira, teria rendido 65% acima da inflação do período. Para essa comparação, o Estado usou a variação de preços medida pelo IPCA, índice usado no regime de metas de inflação do governo. A alta foi de 8,2% entre dezembro de 2010 e março de 2012. A construção de cerca de 600 quilômetros de canais de concreto que desviarão parte das águas do rio ainda deve consumir mais 45 meses. O preço aumentou com a renegociação dos contratos originais e o lançamento programado de mais de R$ 2,6 bilhões em novas licitações.

Iniciada em 2007 como a mais cara a ser paga com dinheiro dos tributos entre os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra da transposição do São Francisco está parada em três trechos: em Salgueiro (PE), Verdejante (PE) e São José das Piranhas (PB). Os contratos originais referentes a esses trechos serão rompidos e haverá nova licitação. Também serão licitados trechos de obras “remanescentes” ao longo de quase toda a extensão do projeto. Há dois outros trechos em reforma, pois placas de concreto que haviam sido colocadas racharam, registraram fissuras, ou se deslocaram, supostamente por falhas na drenagem de canais que não suportaram chuvas fortes. Todos os demais trechos tocados pela iniciativa privada tiveram os preços aumentados em até 25%, limite fixado pela lei de licitações.

Novos editais. Só neste mês, o Ministério da Integração Nacional lança quatro novos editais para a licitação de R$ 2 bilhões em obras. Até junho, outros dois editais serão lançados, ao custo estimado em R$ 645 milhões. O total é superior ao previsto pelo ministro Fernando Bezerra Coelho menos de três meses atrás, quando revelou ao Estadoque a obra custaria R$ 1,2 bilhão extra. Responsável pela obra, o Ministério da Integração atribuiu o aumento do custo da obra a adaptações no empreendimento, em decorrência do detalhamento dos projetos. As obras começaram de forma apressada, sem os respectivos projetos executivos. Além disso, segundo o ministério, “a forte demanda” sobre a construção civil e a construção pesada pressionou os custos. No mesmo período em que o preço da transposição aumentou 71%, os custos da construção civil no Brasil cresceram 6,9%. No Nordeste, local da obra, os custos cresceram 7,2%.

O Ministério do Planejamento, que coordena o PAC, autorizou o aumento do custo da obra. “Os aditivos são explicados pelo avanço dos projetos executivos, que têm identificado, com maior grau de precisão, as intervenções necessárias para a completude (sic) do projeto de interligação (sic) do São Francisco”, informou em nota a assessoria da ministra Miriam Belchior. O início das obras, em 2007, sem o projeto executivo, não seria um caso único entre os projetos do PAC, continua a nota, que classifica o projeto como “estratégico, desafiador e fundamental” para 390 cidades dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O Ministério da Integração evita criticar abertamente o início das obras sem um projeto detalhado porque isso aconteceu sob a gestão do então ministro Ciro Gomes, correligionário no PSB do atual ministro Fernando Bezerra e padrinho do novo secretário de recursos hídricos da pasta, Francisco Teixeira, principal executivo da transposição. No início das obras, Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, era citada como a “mãe” do PAC.  

Segundo o Ministério da Integração, é responsabilidade das empreiteiras já contratadas recuperar cerca de 900 metros de canais de concreto danificados antes mesmo de entrarem em uso. “Essas falhas serão refeitas, sem custo adicional para os cofres públicos”, reiterou a pasta, referindo-se a trechos deteriorados dos canais, revelados pelo Estado, no final do ano passado. No início deste ano, outros 240 metros do canal foram danificados no Ceará por causa das “fortes chuvas” em Mauriti. O ministério contabiliza que 150 quilômetros foram concretados até o momento.

Fonte: Estadão

Mototaxistas recebem curso de capacitação em cidades do Cariri



No Crato, cerca de 800 pessoas exercem a profissão de mototaxista. Resolução do Contran estabelece que o curso é obrigatório para quem utiliza o veículo para atividade remunerada

Crato. A partir de uma solicitação feita há dois anos pela Associação dos Mototaxistas do Crato, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará está oferecendo aos mototaxistas e motofretistas de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha um curso de formação em mototáxi e motofrete. Ao todo, nas três cidades, 150 profissionais participam das atividades. Porém, há uma abstenção devido aos horários do curso, que coincidem com os períodos de maior fluxo das corridas. Para os mototaxistas, o curso especializado é uma boa oportunidade para que antecipem os conhecimentos sobre as exigências da legislação de trânsito, já que, de acordo com a resolução 350 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o conhecimento é obrigatório para todas as pessoas que exercem atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas.

A meta é possibilitar discussões permanentes que proporcionem conhecimentos, valores, posturas, padronização, atitudes dos profissionais, segurança no trânsito, além de melhorar os serviços e o atendimento ao público. Conforme a lei, cada motociclista profissional deve se atualizar a cada cinco anos. A medida entrou em vigor em 15 de dezembro de 2010, mas, na região do Cariri, os órgão de trânsito ainda não cobram o certificação do curso. As aulas, que acontecem nos períodos da tarde e noite, abordam assuntos relacionados à legislação e conhecimentos básicos, como relacionamento interpessoal do profissional com o cliente, noções dos riscos sob duas rodas, práticas de pilotagem e até técnicas de venda e associativismo. No Cariri, o curso teve inicio no último dia 27 de fevereiro e vai até o próximo dia 23 de março.

As atividades estão sendo executadas pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) de Sobral, única instituição no Ceará autorizada a oferecer as aulas. Todos os dados referentes à habilitação dos motociclistas profissionais foram encaminhados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os condutores que apresentaram pendências junto ao órgão não puderam se envolver nas atividades. Ainda não está prevista a formação de novas turmas.

Profissionais cadastrados

De acordo com o Sindicato dos Mototaxistas de Juazeiro do Norte (Sindimoto), na cidade, existem 1.666 motociclistas profissionais cadastrados pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) para exercer a profissão. Em Crato, a média é de 800 e, em Barbalha, cerca de 500 pessoas exercem a profissão. A média diária de faturamento de cada é de R$ 40 reais. Para o presidente do Sindmoto, Clóvis Magalhães Mendonça, a maior dificuldade em exercer a profissão de mototaxista, além da concorrência com os mototaxistas clandestinos, é o descumprimento das medidas previstas na lei que regulamenta a profissão. "É preciso que os colegas respeitem os pontos estabelecidos na lei. Esse curso é uma boa oportunidade para a qualificação", afirma o presidente. As atividades de mototaxista e motofrentista foram reconhecidas como profissão recentemente. A Lei 12.009/ 2009 estabelece os direitos e deveres da categoria.

Mais informações:
Prefeituras Municipais Crato: (88) 3521.8969
Juazeiro do Norte Telefone: (88) 3566.1002
Barbalha Telefone: (88) 3532.3022

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

O Facebook e suas panes...


Às 11:00 desta manhã de sexta-feira, 23 de Março, o Facebook deu uma pane técnica. Ao tentar se conectar, o sistema avisava que estava fora do ar devido a um problema técnico e que o usuário tente mais tarde. Desde a noite da última quarta-feira, a enorme rede social que está congestionada no Brasil, apresentava problemas intermitentes. Às 11:08 voltou ao normal.

Dihelson Mendonça

Guarda municipal do Crato deverá passar por treinamento


A Guarda sob treinamento

A Guarda Municipal de Fortaleza planeja aplicar R$ 487,08 mil de verba do Ministério da Justiça para contratar instituição de ensino superior que qualifique 500 guardas de diferentes municípios do Ceará. Uma das justificativas: "A maioria das 59 (...) Guardas Municipais (...) no estado atua sem nenhuma capacitação para a função e (...) não desempenham seu papel a contento". Para o treinamento, foram definidos quatro núcleos regionais - Fortaleza, Sobral, Crato e Quixadá. Técnicas de uso de armas não-letais, como pistolas elétricas e bastões tonfas, estão no temário. Faz bem. Até hoje há professor da rede de escolas públicas de Fortaleza que lembra, sem saudades, das cacetadas tomadas na greve deflagrada ano passado.

Fonte: DN

Que país é esse, onde corrupção já tem ÉTICA ? - Por: Ed Alencar



Nota do Editor: Que nos desculpem nossos leitores. Este texto nos chegou assim, todo em maiúsculo e nosso tempo é escasso para reescrevê-lo.

PEGARAM OS CABRITOS, COMO BODE EXPIATÓRIO E NÃO SEI POR QUE, ESTÃO FAZENDO DESSA PEQUENA MARÉ, UMA TSUNAMI DA FADIGADA PRÁTICA DA CORRUPÇÃO BRASILEIRA.

A NOSSA IMPRENSA, TEM IDO MUITO ALÉM DO SEU PAPEL DE DENÚNCIANTE, DE REPORTERES INVESTIGATIVOS, À ATORES PRINCIPAIS OU A COADJUVANTES EM DIVERSOS EPISÓDIOS, PELOS PALCOS DA VIDA JORNALISTICA. AS AUTORIDADES, SE AGITARAM DIANTE DO PRATO FEITO QUE RECEBERAM MASTIGADINHO DO JORNALISMO DA GLOBO, QUE NESTE FINAL DE SEMANA EXIBIU UMA MATÉRIA ESPECIAL PELO FANTÁSTICO, E REPETIDA POR DIVERSAS VEZES NOS SEUS TELEJORNAIS , ONDE MOSTROU O SHOW DAS EMPRESAS FRAUDADORAS DE LICITAÇÕES EM ORGÃOS PÚBLICOS, COM AULAS BEM MINISTRADAS PELOS MESTRES OU PROFESSORES DE NIVEL INTERNACIONAL “ OS CORRUPITACION” E DE FÁCIL CAPITACION, PARA OS FUTUROS CORRUPTOS DESTE MERCADO ÉTICO, ASSIM CONFIRMADO POR UMA AGENTE CORRUPTÓRA.

ENTÃO, EU PERGUNTO? PEGARAM-SE OS CABRITOS COMO BODE EXPIATÓRIO E CADÊ OS OUTROS? CADÊ AS GRANDES CONSTRUTORAS DENUNCIADAS, CADÊ OS POLÍTICOS DO MENSALÃO, CADÊ OS MINÍSTROS QUE DEIXARAM O PODER, SUSPEITOS DE CORRUPÇÃO? VÃO QUERER AGORA AMARRAR OS BODINHOS QUE APRENDERAM ESTA ARTE, DESDE QUANDO? E EM QUAL PAÍS?

ACHAM MESMO, QUE OS EMPRESÁRIOS EM QUESTÃO SÃO OS ÚNICOS CORRUPTORES? SERÁ QUE OS FUNCIONARIOS PÚBLICOS QUE RESPONDEM PELAS PASTAS DAS NEGOCIATAS, NÃO SÃO OS VERDADEIROS CORRUPTORES? “QUEM, POIS EM PRÁTICA O” TOMA LÁ DA CÁ?” ESTÃO DEICHANDO DE FÓRA, ESTES CASSIQUES GOVERNAMENTAIS, POR QUÊ? O QUE ME SURPREENDE AGORA, É QUE, EM NOME DESTES “INOCENTES” FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, POLÍTICOS BUSCAM APROVAÇÃO DE UMA LEI, PARA PUNIREM EMPRESÁRIOS QUE CORROMPEREM OS” SANTINHOS “ FUNCIONARIOS !

E OS POLÍTICOS CORRUPTOS, EXPOENTES MAIORES DE MAL EXEMPLOS DESSA NAÇÃO, POR QUE AINDA NÃO FORAM PUNIDOS ATÉ HOJE, PELOS RIGORES DA LEI QUE DEVERIA SER IGUAL PARA TODOS. ISTO NOS MOSTRA A PRÁTICA DE DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS, DENPENDENDO DA CLASSE. SE FOR POLÍTICA, DÁ EM PIZZA.

ALGUMAS DESTAS EMPRESAS DENUNCIADAS HOJE, JÁ VINHAM SENDO INVESTIGADAS DESDE 2OO9 E SE JÁ HAVIAM SUSPEITAS DE FRAUDES, PRA QUE NÃO INVESTIGARAM E PUNIRAM ANTES? VÃO MOSTRAR SERVIÇO AGORA, DE PUNIR UNS E OUTROS NÃO? ESTA PRÁTRICA DE CORRUPÇÃO É COISA ANTIGA, A DIFERENÇA ESTÁ, NAS DENUNCIAS OCULTAS E AS DOCUMENTADAS, VIA EMBRATEL, E SE ENCONTRA NOS QUATROS CANTOS DESTE PAÍS, NÃO IMPORTA O LUGAR. COM CERTEZA, O CARO OUVINTE OU LEITOR, CONCORDARÁ COMIGO, QUE A IMPRENSA BRASILEIRA QUE TEM ISENSÃO, VEM FAZENDO UM BELO TRABALHO PARA O PAÍS, POIS ATÉ A TROCA DE MINISTROS VEM ACONTECENDO GRAÇAS AS DENUNCIAS.

PASSAR ESTE PAÍS A LIMPO, É E SERÁ SEMPRE UM SONHO PARA TODO O TRABALHADOR BRASILEIRO, QUE TEM SEU SUOR SUGADO, EM CADA AÇÃO DE CORRUPÇÃO GOVERNAMENTAL. MAIS ESSE SONHO, FICA MAIS DISTANTE, EM QUANTO HOUVER MAUS POLITÍCOS QUE AINDA SE UNAM, ATÉ A FAVOR DA FICHA SUJA. QUE DEUS NOS DÊ SAUDE.

Ed. Alencar

Concurso Público é homologado pelo chefe do Executivo cratense

Homologado pela Prefeitura Municipal do Crato, o Concurso Público realizado em janeiro deste ano, para o preenchimento de 360 vagas em vários setores da administração. Com a realização das provas, divulgação do resultado oficial do concurso, e finalização de todos os procedimentos, o prefeito usou de suas prerrogativas legais para realizar a homologação. O Concurso Público foi regulado pelo Edital de Concurso 01/2011. O Concurso foi realizado em duas etapas, com a participação de 10.589 inscritos. As vagas começam a ser supridas na administração, cumprindo o que foi determinado pela gestão pública.

ASCOM - PMC

Prazo para inscrições no projeto Ceará Faz Ciência termina próximo dia 30


Serão selecionados 100 trabalhos científicos, que vão ser expostos em feiras nas regiões dos Inhamuns, Norte, Litoral Leste e Cariri. Tablets e bolsas de Iniciação Científica Júnior estão na premiação dos melhores projetos

Vai até o dia 30 de março o prazo para submissão de trabalhos no projeto Ceará Faz Ciência. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através de preenchimento de formulário no hotsite do evento(http://eventos.sct.ce.gov.br).

O projeto Ceará Faz Ciência vai popularizar a Ciência e a Tecnologia no interior do Estado e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área. Ele se dará de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará, em feiras a serem realizadas nos meses de maio e junho.

Vocação natural das regiões - A ideia do projeto é estimular os jovens a se interessarem por uma carreira profissional que envolva a C&T, dentro das vocações naturais do Estado. Para tanto, os trabalhos deverão, preferencialmente, estar relacionados com avocação natural de cada região.

Na Região Norte, o foco será a Astronomia e Metalmecânica, e no Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia. Já no Litoral Leste, os alunos enfatizarão nos projetos a Psicultura e a Aquicultura. Energias Alternativas e Inclusão Digital são os assuntos a serem trabalhados pelos estudantes da região dos Inhamuns.

Premiação para professores e alunos - Em cada uma das quatro regiões,serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Dentre os prêmios estão tablets, MP4 e jogos educativos. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq durante um ano. Os professores vencedores em cada uma das três categorias também ganharão tablets. Os projetos vencedores de cada região serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Ceará Faz Ciência é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e CNPq/MCTI, com patrocínio da Assembleia Legislativa, Prefeituras de Limoeiro do Norte, Sobral e Tauá, apoio da Ibyte, e apoio institucional do Geopark Araripe, Urca e Seduc.

Fonte: URCA

Algumas Notícias do Crato - 23 de Março de 2012



CRAS do Crato estão com inscrições abertas para o Programa ProJovem Adolescente


A Secretaria de Assistência Social do Crato comunica a população que encontram-se abertas as inscrições para o Programa ProJovem Adolescente nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS dos bairros: Seminário,Vila Alta, Batateira, Muriti e Alto da Penha. O ProJovem atende jovens com idade de 15 a 17 anos. Os interessados deverão dirigir-se ao CRAS mais próximo munidos das xerox dos seguintes documentos:

#Registro de Nascimento
#Comprovante de Residência
#Cartão do Bolsa Família da MÃE

Importante: O adolescente, no ato da matrícula, deverá estar devidamente acompanhado com o seu responsável legal. O ProJovem Adolescente tem como objetivo o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Profissionais cratenses participarão de capacitação indicada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome

A Secretaria de Assistência Social do Crato realizou reunião no último dia 20 na sala dos conselhos. Com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Liduina Andrade, foram abordados temas referentes a aprovação e liberação de parte do quadro funcional para participar de uma capacitação para os conselheiros municipais para o Controle Social de Assistência Social e Bolsa Família nos Municípios. Esta capacitação- designada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS- acontecerá nos próximos dias 10,11 e 12 de Abril no Pólo de Juazeiro do Norte.

Inscrições do Processo Seletivo para Professor Temporário da URCA poderão ser retomadas na próxima semana

A Universidade Regional do Cariri (URCA) protocolou, durante reunião nesta quarta-feira, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), documento solicitando a revogação da medida cautelar que suspendeu as inscrições do Processo Seletivo para Professor Temporário das Unidades Descentralizadas da Instituição, abertas no último dia 6 de março. O certame está destinando ao preenchimento de 168 vagas para docentes nas Unidades Descentralizadas da URCA, nos municípios de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

O documento foi protocolado por meio da Assessoria Jurídica da Universidade. Segundo o assessor, Jorge Emicles Pinheiro, o presidente do tribunal, Dr. Valdomiro Távora, assegurou que envidará esforços para que a matéria seja levada ao Pleno na próxima terça-feira. Com isso, há possibilidade de que o processo de inscrições seja retomado ainda na quinta-feira da próxima semana. O processo do aditivo ao edital do concurso 001/2012 também foi protocolado junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), para encaminhamento à Casa Civil e posterior publicação.

A Reitora da URCA, Otonite Cortez, foi recebida nesta quarta-feira pelo Presidente do TCE, juntamente com o assessor jurídico da Instituição, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, e secretários Municipais daquele Município, em audiência solicitada pelo chefe do Executivo iguatuense. A representação que motivou a suspensão das inscrições do Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário foi proposta pela 5ª Inspetoria de Controle Externo, acatada pelo Conselheiro Paulo Cézar. Foram usadas como base, informações complementares, que, na análise do TCE, deveriam integrar o referido edital.

A Reitora agradeceu ao Presidente pela concessão da audiência e disse de sua insatisfação pela medida adotada pelo TCE, que retarda o início do semestre letivo 2012.1 nas Unidades Descentralizadas. A retomada das inscrições devolve o assunto aos seus devidos termos.

Fonte: URCA

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30