xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 março 2012

Deputado Balhmann profere palestra sobre oportunidades de investimentos no Brasil - Por J. Tavares.


O encontro foi realizado pelo Sinfac CE/PI/MA/RN



Nesta quinta-feira, 15 de março, o deputado federal Antônio Balhmann (PSB-CE) proferiu palestra sobre desenvolvimento e oportunidades de investimentos no País, durante o Fomentar 2012, evento realizado pelo Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil dos Estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte (Sinfac CE/PI/MA/RN).

O evento ocorreu na sala Multimídia do Shopping Del Paseo e atraiu estudantes de economia e administração e empresários do setor de fomento. O Sinfac reúne mais de 30 empresas do setor de fomento mercantil.

Segundo Antônio Balhmann, o alargamento do Canal do Panamá é um fato novo que vai ter impactos diretos no Nordeste brasileiro, especialmente nos estados que possuem estrutura portuária de bom nível. “A tendência mundial é termos navios com maior capacidade de cargas. E precisamos ter portos com grande profundidade para atender a essa crescente demanda” explica.

Na ocasião, Balhmann elogiou a decisão do governador Cid Gomes de investir na ampliação do Porto do Pecém para aumentar a capacidade de movimentação do terminal.

Balhmann acredita que, em um curto intervalo de tempo, o Ceará e outros estados nordestinos irão chegar aos patamares de desenvolvimento dos estados do Sul do País. O deputado disse ainda que é preciso reduzir a carga tributária para aumentar a competitividade da produção nacional.

Durante o encontro, o coordenador-nacional do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), César Almeida, também ministrou palestra sobre o tema: “Novas instruções normativas para combater a lavagem de dinheiro”.

Almeida disse que o COAF, órgão do Ministério da Fazenda, tem a missão de evitar que setores da economia brasileira sejam utilizados para lavagem de dinheiro e para o financiamento do terrorismo. A nossa preocupação é que empresas idôneas que fazem negócios lícitos não sejam inadvertidamente usadas para a lavagem de dinheiro”, comentou.

Fonte: Assessoria do Deputado Balhmann.



Dia de São José - Por Maria Otilia

Meu bom José
Padre Zezinho

Olha o que foi meu bom José
Se apaixonar pela donzela
Dentre todas a mais bela
De toda sua Galiléia
Casar com Deborah ou com Sarah
Meu bom José você podia
E nada disso acontecia
Mas você foi amar Maria
Você podia simplesmente
Ser carpinteiro e trabalhar
Sem nunca ter que se exilar
De se esconder com Maria
Meu bom José você podia
Ter muitos filhos com Maria
E teu ofício ensinar
Como teu pai sempre fazia
Porque será, meu bom José
Que esse teu pobre filho um dia
Andou com estranhas idéias
Que fizeram chorar Maria
Me lembro às vezes de você
meu bom José, meu pobre amigo
Que desta vida só queria
Ser feliz com sua Maria

PEÇA DEMONSTRA VITALIDADE DO TEATRO CARIRIENSE


A Donzela e o Cangaceiro, cuja estreia se deu em outubro de 2011, é um espetáculo teatral ganhador de dois importantes prêmios: Prêmio Funarte de Dramaturgia (2007) e Incentivo às Artes (SECULT-CE, 2010).


Foto de Alexandre Lucas

Escrito e dirigido pelo dramaturgo e folclorista Cacá Araújo, com música de Lifanco, traz no seu elenco uma constelação de atores de reconhecido mérito profissional reunidos na Cia. Cearense de Teatro Brincante: Orleyna Moura, Cacá Araújo, Jonyzia Fernandes, Franciolli Luciano, Rosa Waleska Nobre, Paulo Fernandes, Joênyo Alves, Charline Moura, Márcio Silvestre, Françoi Fernandes, Raquel Silva, Samara Neres.

A peça resgata e valoriza a cultura popular e a mitologia sertanejo-universal numa aventura em busca da preservação da natureza: " A ambição desmedida do homem rico, a ganância cruel do governo dos EUA e a trama infernal ditada das trevas ameaçam o Sítio Fundão, importante reserva ecológica brasileira. Pafúncio Pedregôso quer as terras para construir um condomínio de luxo e uma fábrica de chinela; Troncho Sam é um estrangeiro que deseja instalar uma base militar norte-americana na área e dominar o país; e o terrível Bode-Preto, senhor das trevas profundas, deseja que o sítio se transforme numa sucursal do inferno. As forças do mal são enfrentadas pela legião do bem, liderada pela Caipora, deusa protetora da natureza. Mas somente o amor pode salvar o sítio da destruição. E o caminho é decifrar o enigma proferido pela esfinge de Seu Jefrésso, que contém o segredo capaz de restabelecer a paz e a harmonia. Então, o cangaceiro Edimundo Virgulino, valente e destemido, luta com bravura para derrotar as forças do mal, salvar o Sítio Fundão e conquistar o coração de Donzela Flor."

TEMPORADA MARÇO/ABRIL DE 2012:

Teatro Rachel de Queiroz (Crato-CE)
17, 18, 24, 25, 31 de março e 1º de abril

CCBNB - Centro Cultural Banco do Nordeste (Juazeiro-CE)
20 de março

Teatro SESC Patativa do Assaré (Juazeiro-CE)
23 de março

Serviço:
Assessoria de Imprensa da Cia. Cearense de Teatro Brincante
Contatos: (88) 8801.0897 / (88) 9960.4466

Cenas Cratenses - Dihelson Mendonça - FOTOGRAFIA


O CRATO QUE A GENTE AMA


Image3

Mapas em diversos locais do Centro do Crato apontam as direções de pontos turísticos na cidade

Cenas Cratenses - Dihelson Mendonça - FOTOGRAFIA


O CRATO QUE A GENTE AMA


Img_1549

Coral Infantil - Crato - CE

Cenas Cratenses - Dihelson Mendonça - FOTOGRAFIA


O CRATO QUE A GENTE AMA


Img_0369

Artistas Cratenses se apresentam no teatro Muncipal do Crato

Cenas Cratenses - Dihelson Mendonça - FOTOGRAFIA


O CRATO QUE A GENTE AMA


Img_1586

Comemorações Natalinas - Crato - CE

Cenas Cratenses - Dihelson Mendonça - FOTOGRAFIA


O CRATO QUE A GENTE AMA


Img_3889

Todo o acervo do Museu de Arte Vicente Leite foi restaurado. Obra da Artista Plástica Edilma Rocha, e apresentada ao público em exposição, em 2011 no teatro Salviano Saraiva. As obras estão em local protegido, aguardando somente a conclusão dos trabalhos de reforma do próprio Museu, que é esperado para ser reinaugurado em Junho deste ano.

Cenas Cratenses - Dihelson Mendonça - FOTOGRAFIA


O CRATO QUE A GENTE AMA !


Img_5834

Interior da Sé Catedral - Crato - CE

Cenas Cratenses - Dihelson Mendonça - FOTOGRAFIA

.

Img_8798

Festival de Orquestras no Anfiteatro da RFFSA - Crato - CE

BNB realiza VI Festival das Artes Cênicas


Teatro, circo e a dança. Estes elementos culturais estão presentes no VI Festival das Artes Cênicas, realizado pelo Banco do Nordeste [BNB], no período de 15 a 31 deste mês.

Com entrada franca, o Festival acontecerá nos três Centros Culturais Banco do Nordeste [Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte; e Sousa, no alto sertão paraibano]. Nesta sexta edição, serão realizadas cinco mostras [Palco, Rua, Primeiro Ato, Dança e Infantil], totalizando mais de 40 espetáculos de companhias dos nove estados nordestinos [Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe], além de encenações vindas do Rio de Janeiro e São Paulo.

A programação contemplará também ações formativas, como as oficinas de formação artística voltadas para o público adulto e as oficinas de iniciação para o público, além de um curso de apreciação de arte e debates nos programas Papo XXI e Conversas Filosóficas.

A Mostra Palco traz dez espetáculos, sendo seis cearenses e os outros quatro do Maranhão, Paraíba, Alagoas e Sergipe. São eles: “A triste história de Catarina e Bily Macarrão”, com a Cia. Epidemia de Bonecos [CE], no dia 15, às 12h e 15h; “Diwan de Lorca”, com a Cia. Palmas [CE]; “Duas histórias de amor”, com o grupo sergipano Caixa Cênica, no dia 22 [quinta-feira], às 15h e 18h; “Meias Irmãs”, com a Cartaxo Produções, da Paraíba, no dia 23 [sexta-feira], às 15h e 18h [este espetáculo circulará nos três CCBNBs]; “A saga de Lampião pelos reinos da assombração”, com a Cia. de Teatro Lua [CE], nos dias 24 [sábado], às 15h e 18h, no CCBNB-Fortaleza, e no dia 31 [sábado], às 18h, no CUCA Che Guevara; “Reis do Sol”, com a companhia Nega Fulô, das Alagoas, no dia 27 [terça-feira], às 15h e 18h; “A assassina”, com o grupo Teatro Elo [CE], no dia 28 [quarta-feira], às 15h e 18h; “Otelo”, com o Coletivo Cambada [CE], no dia 29 [quinta-feira], às 12h e 15h; “Pai & Filho”, da Pequena Cia. de Teatro, do Maranhão, no dia 30 [sexta-feira], às 15h e 18h; e “Retrato”, da Cia. Yoko de Teatro [Crato-CE], no dia 31 [sábado], às 12h e 14h.

A Mostra Rua apresenta quatro espetáculos, sendo dois cearenses, um carioca e outro piauiense. “Romeu e Julieta: o encontro de Shakespeare com a cultura popular”, será encenado pelo Grupo Garajal [Maracanaú-CE], no dia 16 [sexta-feira], às 17h, na Praça Murilo Borges [ao lado do CCBNB-Fortaleza], e no dia 23 [sexta-feira], às 17h, em frente ao Theatro José de Alencar [este espetáculo também será apresentado no Cariri]; “Errar é umano”, com a Cia. Sinequanon, do Rio de Janeiro, no dia 21 [quarta-feira], às 17h, na Praça Murilo Borges [este espetáculo circulará nos três CCBNBs]; “Picadeiro”, com o Grupo Fuzuê [CE], no dia 27, às 17h, no CCBNB-Fortaleza; e “O auto da folia de reis”, com o grupo Corpos Teatro Independente, do Piauí, no dia 30 [sexta-feira], às 17h, na Praça Murilo Borges.

Os seis espetáculos da Mostra Primeiro Ato, que traz peças de grupos novos mas já com algum traquejo em termos de linguagem teatral, serão todos apresentados no dia 17 [sábado]. “Quando as máquinas param”, da Universidade Federal do Ceará, às 11h; “Ferocidades adormecidas”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará [IFCE], às 14h; “Contradizes”, do Curso Princípios Básicos de Teatro [do Theatro José de Alencar – TJA], às 15h; “Público”, do IFCE, no Parque das Crianças, às 16h; “Plastic Wood”, do Curso Princípios Básicos de Teatro [TJA], às 17h; e “E Se...”, também com o Curso Princípios Básicos de Teatro, às 18h30.

ESPETÁCULOS - Cinco espetáculos são destaque na Mostra Dança: “A delicadeza da loucura”, com a Cia. Arreios, de Trairi [CE], no dia 16 [sexta-feira], às 15h; “Anatomia das coisas encalhadas”, com Silvia Moura, também no dia 16, às 18h; “Graça – evidências de percurso no 1”, com a Cia. da Arte Andanças [CE], no dia 20 [terça-feira], às 15h e 18h; “Cordões”, com o Grupo Peleja, da Bahia, no dia 21 [quarta-feira], às 15h e 18h; e “Brincar de quê”, com o grupo Expressart [CE], no dia 27 [terça-feira], às 12h.

Os três espetáculos da Mostra Infantil serão apresentados em três domingos: “Confia em mim”, com a Residência Artística de Sapateado [CE], no dia 11, às 14h e 16h; “Flúvio e o Mar”, com o grupo Atores à Deriva, do Rio Grande do Norte, no dia 18, às 15h e 17h [este espetáculo também será apresentado no CCBNB-Cariri]; e “As Levianas”, com Cia. Animé, de Pernambuco, no dia 25, às 15h e 17h [este espetáculo circulará nos três CCBNBs].

* Com informações do Jornal O Estado - Coluna Arte & Diversão


Resultado do concurso do TRE-CE é publicado


Foi publicado, na edição nº 52 do Diário Oficial da União [DOU], desta quinta-feira [15], o Edital sobre o resultado das provas do Concurso Público para provimento de cargos pertencentes ao Quadro de Pessoal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE.

O Edital assinado pelo presidente do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, informa que os recursos interpostos quanto à divulgação das questões e dos gabaritos preliminares foram analisados e as respectivas respostas estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas no período de sete dias, a partir desta quinta-feira [15], data da publicação do Edital.

Também está disponível no site da Fundação Carlos Chagas, a relação dos candidatos habilitados, após a realização das Provas Objetivas e Discursiva - Redação, de acordo com o disposto nos Capítulos IX e X do Edital nº 01/2011 de Abertura de Inscrições para o Concurso.

O Edital, publicado no DOU, reitera ainda que os recursos referentes ao resultado das provas deverão ser interpostos no período de 10h do dia 16 de março às 23h59min do dia 19 de março e os recursos referentes à vista da Prova Discursiva - Redação deverão ser interpostos no período de 10h do dia 19 de março às 23h59min do dia 20 de março. Os recursos deverão ser interpostos exclusivamente por meio do site da Fundação Carlos Chagas, de acordo com as instruções constantes da página do Concurso.

As provas do Concurso Público para provimento de cargos pertencentes ao Quadro de Pessoal do TRE-CE foram realizadas em Fortaleza, no dia 29 de janeiro deste ano, pela Fundação Carlos Chagas. Inscreveram-se 37.518 candidatos, que concorrem a 45 vagas – 17 para Analista Judiciário e 28 para Técnico Judiciário.

* Com informações da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-CE

Somente 27 municípios do Ceará pagam o piso do magistério


O pleito por melhores salários permanece na maioria dos Municípios do Estado, que não conta com o pagamento dos valores mínimos. Com isso, a meta é motivar a categoria no trabalho em sala de aula - FOTO: ALEX PIMENTEL - Uma pequena minoria, de um total de 184 das cidades cearenses, cumprem com a lei do piso para os docentes.

Quixadá. O Piso Nacional do Magistério, estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), ainda está muito longe de ser conquistado pela maioria dos professores da rede de ensino público do Ceará. Essa é a perspectiva levantada pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). Segundo a entidade representativa da categoria apenas 27 dos 184 Municípios do Estado confirmaram o pagamento do piso de R$ 1.451,00. Os números correspondem a somente 15% das prefeituras.

Conforme a Fetamce, apenas nove Municípios estabeleceram pagamento de salário superior ao piso definido Lei 11.738 (do Piso do Magistério), criada em 2008. Alcântaras, na Serra da Meruoca, se destaca com o piso de R$ 1.800,00. Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, vem logo depois, com R$ 1.675,00. Os professores municipais de Aquiraz, Maranguape, Ipaumirim e Jaguaribe, terão piso médio de R$ 1.550,00. Os outros Municípios são Ubajara, com R$ 1.492,00, Irauçuba com 1.484,98 e Solonópole, pagando 1.470,00.

Entretanto, segundo a presidenta da Fetamce, professora Eredina Soares, a situação é ainda mais grave. Nenhum dos Municípios está cumprindo outra demanda da legislação do magistério, a reserva de um terço da carga horária dos professores para planejamento extraclasse. Conforme a líder classista, a Lei do Piso do Magistério não trata somente da questão salarial. O planejamento é ferramenta fundamental para se chegar à educação de qualidade. Há também preocupação quanto à valorização profissional de todos os níveis, e não somente o médio.

O posicionamento da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) é bem diferente do quadro exposto pela Fetamce. Segundo o consultor econômico da Aprece, Irineu Carvalho, todos os Municípios pagarão o valor estipulado pelo MEC. Entretanto, os gestores municipais enfrentarão dificuldades econômicas. Para entender não é difícil. A projeção de reajuste feita pelo Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é de 6,5% para este ano, mas não deve ultrapassar a casa dos 4%. O piso terá acréscimo básico de 22%.

Valor mínimo

Além dessas dificuldades, Carvalho apresenta outra estimativa negativa. Na avaliação do consultor, 90% dos Municípios enfrentarão dificuldade ainda maior no pagamento dos profissionais da educação graduados, com mestrado, doutorado e outras especializações. Os R$ 1.451,00 estabelecidos na Lei 11.738 são definidos como piso mínimo, para os professores de educação básica, de nível médio. Todos os Municípios terão a necessidade de formular novos planos de carreira, valorizando também os demais níveis.

Mais informações:

Telefones em Fortaleza
Fetamce
(85) 3226.1788
Aprece
(85) 4006.4000

ALEX PIMENTEL
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste

BlogHumor

http://1.bp.blogspot.com/-uXxSgM0jk08/T2WKusizDNI/AAAAAAAAf1Q/evCv82_khc0/s1600/fechadura01.jpg

CONQUISTA - Municípios Cearense, São Gonçalo do Amarante e Alto Santo lideram no Estado - Por J. Tavares.

Primeira colocada no Ceará, São Gonçalo ganhou destaque com a nota máxima no indicador relacionado à Receita Própria





Os dois municípios cearenses são ainda os únicos que figuram no rol dos 500 melhores resultados do País

No ranking estadual, mesmo entre os dez primeiros colocados, não há nenhum município com excelente gestão fiscal (conceito A). Os dois primeiros da lista, São Gonçalo do Amarante e Alto Santo, são os únicos pertencentes ao rol dos 500 melhores Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) do Brasil. A pontuação alcançada por essas cidades, entretanto, acabou sendo conquistada por caminhos diferentes.

O êxito de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, está relacionado à obtenção da nota máxima no indicador IFGF Receita Própria, que se refere à capacidade de arrecadação de cada município.

Já Alto Santo, se destacou pelas notas máxima no IFGF Gastos com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; e no IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida da cidade.

Esse município conquistou também o conceito A no IFGF Liquidez e IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores. Ainda entre os dez mais bem posicionados estão Tejuçuoca, Penaforte, Jaguaribe, Horizonte, Aquiraz, Martinópole, Nova Olinda e Itarema.

Dez piores

Já entre os dez piores classificados no ranking dos municípios cearenses estão Catunda, Camocim, Pacajus, Mulungu, Barro, Acarape, Uruburetama, Aracati, Milhã e Iracema.

Falta de liquidez

O principal motivo da performance negativa desses municípios foi a falta de liquidez. Nesse indicador sete apresentaram resultado zero.

Três deles - Uruburetama, Aracati e Iracema - ficaram com nota zero no indicador IFGF Gastos com Pessoal, superando o teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)para a folha de salários do funcionalismo - 60% da Receita Corrente Líquida (RCL)

Investimentos reduzidos

Conforme verificado pelo estudo da Firjan, chama a atenção ainda os reduzidos investimentos nos cinco maiores municípios do Ceará.

Pelo índice de Gestão Fiscal, Maracanaú e Sobral estão em situação difícil (índices de 0,5822 e 0,5712, respectivamente), e Caucaia e Juazeiro em nível crítico (0,3833 e 0,3411).

Já Fortaleza obteve índice de 0,5133, inferior ao das duas primeira cidades.

No País, situação é difícil para 65% das localidades

Em nível nacional, segundo apurado pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), a situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência nesse quesito está restrita a apenas 2% das cidades do País. As regiões Sul e Sudeste concentram as cidades com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil. Do lado oposto, aparecem Norte e Nordeste, com 93 municípios entre os 100 piores no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras.

O índice Brasil atingiu 0,5321 pontos, influenciado pelo crítico desempenho do indicador de Receita Própria
(0,2414 pontos), além da difícil situação retratada pelo IFGF Liquidez (0,5719) e pelo IFGF Gasto com Pessoal
(0,5773). Por outro lado, o IFGF Investimentos atingiu seu maior nível desde 2006 (0,6163 pontos), enquanto o IFGF Custo da Dívida manteve a melhor pontuação entre os cinco indicadores avaliados pelo estudo (0,8055 pontos).

Grande parte das prefeituras brasileiras (43,7%), precisamente 2.302 municípios, foi avaliada em situação de dificuldade, enquanto 1.045 cidades (19,8%) aparecem em gestão crítica.

Outras 1.824 prefeituras (aproximadamente 33%) apresentaram gestão fiscal boa, enquanto apenas 95 municípios no Brasil ganharam conceito de excelência, uma década depois da promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), marco fundamental para a gestão pública brasileira.

Metodologia

Em sua 1ª edição e com periodicidade anual, o indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte. E mais IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos que foram contraídos em exercícios anteriores.

Os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%. O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos: A (Excelência) B (Boa Gestão), C (em Dificuldade), e D ( Crítica).

ANCHIETA DANTAS JR. / ÂNGELA CAVALCANTE
REPÓRTERES

Fonte: DN online


Eleições Ceará - TCU amplia lista de políticos que poderão ser barrados no pleito deste ano. - Por J.Tavares.

Já soma 541 nomes as listas de políticos cearenses que poderão ter suas candidaturas barradas para o pleito deste ano. Além dos 231 que devem ficar inelegíveis por conta de irregularidades na prestação de contas da campanha de 2010, 310 políticos do Ceará integram, atualmente, o cadastro do Tribunal de Contas da União (TCU) referente aos gestores que foram condenados pela Corte, podendo ser enquadrados na chamada Lei da Ficha Limpa. Um mesmo político pode constar nas duas listas.

Esse número, no entanto, não é definitivo, tendo em vista que constantemente são realizados novos julgamentos em função dos recursos apresentados pelos gestores ao Tribunal de Contas. Com a validação da Lei da Ficha Limpa para o pleito deste ano, deverão ter suas candidaturas questionadas aqueles que tiveram suas contas desaprovadas, nos últimos oito anos.

Além disso, conforme publicou o Diário do Nordeste na edição do último dia 12 de março, 231 políticos cearenses devem ficar inelegíveis porque não apresentaram as contas de campanha referentes ao pleito de 2010 ou porque tiveram suas contas desaprovadas pela Justiça Eleitoral. A nova regra é fruto de uma resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A secretária de controle externo do TCU no Ceará, Shirley Brito, explica que a Corte mantém um cadastro contendo pessoas físicas e jurídicas que tiveram as contas desaprovadas e que são consideradas inidôneas. Essa lista, que é atualizada diariamente, deverá ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o dia 5 de julho para que sejam impedidas as candidaturas dos "fichas sujas".

Julgamento

Shirley Brito informa que, atualmente, pelo menos 310 gestores públicos e 60 pessoas jurídicas do Ceará compõem essa relação, mas pondera que esse número ainda não corresponde à quantidade de políticos que deverão ficar inelegíveis por conta da Lei da Ficha Limpa. "Os processos são julgados todos os dias, então um gestor que não está no cadastro agora poderá, por algum julgamento, vir a ingressar a lista. O mesmo pode acontecer em caso contrário", explica.

Shirley Brito afirma que o TCU não deve divulgar a lista com os gestores considerados inidôneos antes do prazo legal de envio à Justiça Eleitoral para evitar "pressão" e "desgaste" tanto ao órgão de controle quanto aos políticos, que poderiam ingressar com mais recursos e cobrar o julgamento de processos que estão tramitando em seu curso normal. "O Tribunal preserva o nome dessas pessoas no sentido de que a decisão pode mudar até o limite da data para mandar pra Justiça Eleitoral", justifica.

"Eles recebem essas listas também do Tribunal de Contas dos Municípios (TCE), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do próprio Poder Judiciário, porque os gestores que têm condenação não podem ser candidatos", salienta a secretária.

Apesar das ponderações, Shirley Brito lembra que nada impede que os próprios eleitores procurem se informar sobre os processos que tramitam contra os políticos e candidatos nos tribunais de contas e exerçam, assim, a sua cidadania. Ela explica que isso pode ser feito através dos próprios sites dos órgãos de controle na internet.

No caso do endereço eletrônico do TCU, informa, é possível consultar os políticos que tiveram condenações por ilícitos administrativos através da ferramenta Cadicom. "Você pode consultar por nome, por CPF ou por CNPJ quem ali consta", ressalta a secretária.

Resultados

A busca apresentará resultados de um cadastro de listas enviadas à Justiça Eleitoral em pleitos anteriores, contendo informações publicadas por 20 tribunais de contas do Brasil.

"Agora, esse cadastro não se confunde com as listas que o TCU vai mandar para a Justiça Eleitoral até o dia até 5 de julho", destaca Shirley Brito. Isso porque, na relação que será enviada ao TRE, constará apenas os casos de gestores vivos que tiveram suas contas julgadas irregulares nos últimos oito anos.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE ONLINE
BEATRIZ JUCÁ
REPÓRTER




LISTA DE FICHAS SUJAS DO CEARÁ 2012 - 1.701 Nomes

.

Lista Completa do Ceará "FICHA SUJA"
A Lei da Ficha Limpa é constitucional e será INTEGRALMENTE APLICADA nas Eleições 2012.

Ao começar a aplicar a "LEI DOS FICHA SUJAS", o Ministério Público Eleitoral fez mais de 4,2 mil pedidos de impugnação de candidaturas em todo o País, dos políticos que disputam cargos públicos este ano. No topo da lista dos Estados com maior número de concorrentes enrolados com a Justiça está o Ceará. Se depender dos procuradores eleitorais, todos os políticos que se apresentaram para disputar cargos públicos terão de dar explicações à Justiça Eleitoral.
*** LISTA COMPLETA DOS "FICHA SUJA" ***

1 ABDORAL EUFRASINO DE PINHO, 2 ABELARDO CAVALCANTE PORTO, 3 ABNER ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA, 4 ABRAAO BEZERRA BATISTA, 5 ACILON GONCALVES PINTO JUNIOR, 6 ACRISIO QUARESMA TRIGUEIRO, 7 ADAUTO RODRIGUES LOIOLA, 8 ADELAIDE MARIA RODRIGUES MENDES DE SOUZA, 9 ADERILO ANTUNES ALCANTARA FILHO, 10 ADERSON JOSE PINHO MAGALHAES, 11 ADIL DALAGO, 12 ADLER PRIMEIRO DAMASCENO GIRAO, 13 ADRIANA CASTELO BRANCO ARAUJO, 14 ADRIANA CYNTIA OLIVEIRA DE SOUSA CASTRO, 15 ADRIANA DA SILVA LEITAO, 16

FONTE: Blog O Democrato - Veja a lista completa na Rede Blogs do Ceará - www.blogsdoceara.com

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31