xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 março 2012

Homenagem ao Dia da Poesia - Daniel Bloc Boris

.


Hoje é dia
Dia da Poesia
Rios carregam letras
Ventos transportam frases
Sinos cantam rimas
O cordel se arruma todo
O livro já se perfumou
A viola da seu grunido
O pandeiro lhe responde
A caneta pula e dança
O papel ligeiro deita
Sonhadores da poesia acordam
Registrando a cultura nossa
Imortalizando a alma do poeta
e dos amantes da POESIA


Daniel Boris (Jacques)
Artista Plástico

PR rompe com o Governo.



O governo acaba de perder sete votos no Senado. O líder do PR, senador Blairo Maggi (MT), comunicou nesta quarta-feira, 14, à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que a negociação com o governo está encerrada e que acabou o apoio automático do partido ao Planalto. A bancada da Câmara ainda está disposta a continuar a negociação, mas no que depender do presidente nacional do partido, senador Alfredo Nascimento (AM), o PR ficará independente. "Chega. Ninguém aqui é moleque. Não tem mais o que negociar", disse Blairo Maggi

A decisão pelo rompimento foi tomada após o encontro de Blairo Maggi com Ideli, na manhã desta quarta-feira, em que o líder cobrou do Planalto se o partido indicaria ou não o novo ministro dos Transportes. A resposta da ministra foi negativa. "Chega. Ninguém aqui é moleque. Não tem mais o que negociar", disse Alfredo Nascimento, resumindo o resultado da reunião.

Concurso Público: resultados e frustações- Por Maria Otilia


Estamos vivendo a era dos concursos ou seleções para o ingresso no serviço público. Vimos nestes últimos concursos ( Prefeitura Municipal do Crato) e por último a seleção para formar um banco de professores da rede estadual de ensino do Ceará(contrato temporário), uma grande mobilização e naturalmente diante dos resultados, uma grande frustação.O primeiro concurso, a nível de município,realizado pela empresa SERCTAM, bastante criticado pelos inscritos, tanto no que se refere as altas taxas de inscrição, como a demora dos resultados, e o segundo( seleção) realizada pela SEDUC,através da UFC, com muita insatisfação dos inscritos pelo formato das provas e da forma como foi distribuido o percentual de acertos de cada prova.Levantando muitos questionamentos do porque da não inclusão mais efetiva de conhecimentos de Didática, dentre eles: avaliação da aprendizagem, gestão pedagógica de sala de aula, estratégias de ensino, informática educativa, conhecimentos de psicologia,indisciplina,etc.Conhecimentos estes, importantes para a atuação do professor em sala de aula, sendo substituidos por conhecimentos de raciocínio lógico.Constatou-se que muitos inscritos fizeram uma boa pontuação na prova específica de sua área, sendo reprovado em raciocínio lógico.
Como diz o professor Rogerio Neiva, será que as instituições só pensam em realizar avaliações com foco no resultado ? Será que não é mais importante selecionar os futuros profissionais com foco no processo ? O professor ainda dá o segujnte exemplo:

O atleta Michael Jordan consiste num radical defensor da idéia do foco no processo. Sustenta que no jogo é mais importante o foco na bola do que no placar. Assim, defende a idéia da importância das metas de curto prazo, afirmando, na condição de autor, que “Sempre procurei fixar metas de curto prazo. Ao olhar para trás, pude ver como cada um daqueles passos ou conquista me levou à etapa seguinte” (“Nunca Deixe de Tentar”, Ed. Sextante, p. 21).

Recentemente, vi um grande executivo, professor e acadêmico na área de gestão afirmar que considerava o referido atleta um verdadeiro filósofo da Administração.
Não é difícil entender o sentido desta colocação.Idéia do foco no processo consiste numa atitude mental que contribui para que o candidato viva o momento, sem se angustiar e se cobrar com o futuro. Adotando a construção de João Guimarães Rosa, “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. Portanto, tente viver a travessia.

Parabenizamos aqui, todos os professores, principalmente os que tem contrato temporário que estão lotados na Escola Dom Quintino, que independente de vínculo empregatício, vestem a camisa deste estabelecimento de ensino, fazendo uma educação diferente, construindo novos saberes, lutando por uma causa maior: ofecerecer aos educandos uma educação de qualidade.

Por isso o Núcleo Gestor acredita que todos eles são capazes e com certeza logo farão parte do quadro efetivo da SEDUC, através de um concurso focado no processo,e naõ em resultados, como afirma o professor Rogerio Neiva. " VIVAMOS ESTA TRAVESSIA".

Caririaçu: O dia em que o prefeito "inaugurou" um orelhão (postado por Armando Rafael)

(Publicado no jornal O POVO, edição de 14-03-2012)

Imagem do prefeito de Caririaçu no que seria a inauguração de um telefone público circula na Internet e expõe um quadro de disputa no início de ano eleitoral

FOTO: PORTAL CARIRIAÇU ALERTA



Prefeito Edmilson Lopes (de bigode e camisa azul claro) no evento que nega ter sido uma inauguração; vereador garante o contrário

É de praxe que os políticos aproveitem solenidades para vangloriar-se de grandes obras, voltadas ao progresso e ao bem comum da sociedade. Em Caririaçu, no Cariri, essa prática parece estar sendo levada à risca pela administração municipal. Pelo menos é o que mostra uma foto em que aparecem o prefeito da cidade, Edmílson Lopes (PSB), o vice, três vereadores e o procurador do município posando para o que seria a inauguração de um telefone público. A imagem circulou ontem em blogs e no site Facebook, onde gerou mais de mil e 100 compartilhamentos. Em ano eleitoral, a divulgação do registro gerou atrito entre situação e oposição.

O prefeito, nega a “inauguração” diz que tudo não passou de artimanha da “oposição baixa que não tem o que fazer”. Segundo ele, a foto foi feita no dia da inauguração do sangradouro de um açude que abastece as comunidades de Sítio Cruz e Serra Branca, na zona rural de Caririaçu.

Segundo ele, as autoridades do município pararam no local próximo ao telefone porque a população amarrou no orelhão cordão de bolas de encher para comemorar a inauguração das obras. “Ali é um terreiro em frente a uma creche e uma escola. Foi um momento político. Todo mundo foi para lá porque era um ponto de apoio”, detalha Edmílson, assegurando que o telefone funciona há muito tempo.

O prefeito conta que o telefone funciona há muito tempo. “Já inaugurei duas escolas grandes e obras de grande valor para gente que morava isolado. Em sete anos, arranjei 26 orelhões para Caririaçu. Nenhuma foto (de inauguração) gerou isso”, revolta-se o prefeito.

O vereador de oposição Bosco Machado (PSD) diz que houve a inauguração do orelhão, instalado há pouco tempo no local. “O prefeito quer promover seu candidato e tirar atenção do povo com a má gestão com essas ações pontuais de inauguração”, rebate Machado.

Lei da Copa não vai permitir venda de bebidas nos estádios


NE - Os Bebuns vão ter que beber antes de entrar nos estádios. Essa é a realidade Brasileira...

A liberação da venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol durante a Copa do Mundo e a Copa das Confederações não serão mais permitidos. A decisão foi tomada hoje na reunião dos líderes da base governista com o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e com o relator da Lei da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP).

Agora, caberá ao relator retirar do texto da Lei Geral da Copa, em análise na Câmara dos Deputados, o artigo que libera a venda e consumo de bebidas nos estádios durante os eventos esportivos. Cândido disse que diante da decisão vai retirar o artigo do seu substitutivo a ser votado no plenário da Câmara, na próxima semana.

“Estamos entendendo que o governo não tem compromisso com esse artigo, não tem compromisso com a [Federação Internacional de Futebol] Fifa em relação à venda de bebidas nos estádios. Cabe a nós retirar do texto o dispositivo. Eu acho que fui induzido ao erro nesse item. Nesse caso, como é posição do governo e já havia várias rejeições, a base está achando melhor não encaminhar isso a voto”, disse Vicente Cândido.

O relator declarou ainda que na sua avaliação houve mudança de posição do governo, pois a orientação que vinha recebendo durante a elaboração do seu parecer era no sentido de liberar a venda de bebidas alcoólicas durante os dois eventos esportivos. “Estamos entendendo que houve mudança de posição do governo, a orientação anterior foi com a concordância do governo”.

Ao explicar a mudança de posição em relação à venda de bebidas nos estádios, o líder Arlindo Chinaglia disse que as lideranças entendiam que havia um acordo entre o Brasil e a Fifa para a liberação da venda de bebidas. “Havia dúvidas por parte de muitos líderes se o Brasil havia assumido um compromisso, ao trazer a Copa para o nosso país, que automaticamente haveria a autorização de venda de bebidas alcoólicas no estádios, até porque tem uma lei que proíbe. Hoje, ficou claro que o governo não assumiu esse compromisso”.

Chinaglia declarou ainda que a partir da constatação de que não havia o compromisso de liberação da venda de bebidas, fez um levantamento entre os líderes da base governista, e que praticamente, por unanimidade, eles se posicionaram contra a liberação da venda de bebidas. “A partir desta situação, no mérito todos os partidos se posicionaram contra a liberação da venda e consumo de bebidas alcoólicas”.

Yahoo Notícias

Canal do Rio Grangeiro - Lideranças concordam que 5 milhões estimados pelo governo não serão suficientes para um projeto definitivo


Chega de medidas Paliativas.
O Crato precisa de um Projeto completo. Quem sabe, Deus, que escreve por linhas tortas, não mostrou o caminho ? Foi preciso que o canal do Rio Grangeiro caísse, para que os homens pudessem se unir num projeto REAL para o Crato ? ( Dihelson Mendonça ).

Nota do Editor - Hoje, quarta-feira, 14, o prefeito Samuel Araripe viajou à Brasília novamente, onde se encontrará com o Ministro da Integração Nacional, a fim de garantir verbas federais para a solução definitiva do Canal. Samuel acha que 5 milhões estimados pelo Governo do Estado só servirá para obras paliativas, emergenciais no Crato. Um novo canal estaria estimado em 56 milhões .

Hoje o Dep. Sineval Roque fez pronunciamento na assembléia legislativa em concordância com os valores também.

"O deputado Sineval Roque (PSB) esclareceu, nesta em pronunciamento nesta quarta-feira (14/03) na Assembleia Legislativa, os encaminhamentos para a recuperação do canal do rio Granjeiro, no Crato. Segundo ele, com os atuais recursos disponíveis, a solução será apenas paliativa. “Os R$ 5 milhões que foram estimados não serão suficientes para um projeto definitivo. O problema é muito mais sério, mas não tem como, com este valor, resolvê-lo agora”, disse.

Conforme o parlamentar, para uma solução definitiva será necessário criar desvios de água. “Já estamos trabalhando em novo projeto, para trazer tranquilidade à população do Crato. Estamos ansiosos para a medida paliativa, mas também para que continuem os trabalhos de um novo canal, que viria a resolver em definitivo a situação do Crato”, disse, referindo-se às informações do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Sineval disse que técnicos do Ministério da Integração chegaram ao município para avaliação do que foi destruído recentemente. “Em princípio, eles viriam fazer a medição para liberar a segunda parte dos recursos para a obra, cerca de R$ 1,5 milhão, destinados pelo Governo Federal”, disse. O parlamentar esclareceu que, ao contrário do que pensa a população local, só parte do dinheiro para recuperação do canal foi liberada até agora.

Conforme Sineval, os técnicos fiscalizaram os serviços que foram executados durante a primeira etapa das obras de reconstrução do canal do Rio Granjeiro, em virtude da enxurrada de janeiro de 2011, situação agravada pela forte chuva do último dia 5 de março.

O deputado esclareceu que o canal tem capacidade para até 30 mil metros cúbicos de água, mas esse volume já alcançou 76 mil metros cúbicos nos períodos chuvosos. Diante disso, ressaltou a necessidade de uma solução definitiva para o problema, com o trabalho conjunto do governador e da bancada Federal do Ceará.

Em aparte, Moésio Loiola (PSD) reforçou a necessidade de uma solução que contemple as questões da natureza e do homem naquela região. “A situação lá não é tão simples. A solução não pode ser paliativa, pois existe a demanda da população e questões naturais. É preciso uma saída operacional que seja humana, prática e dentro da realidade local. O sentimento do povo é que seja feito um serviço para ficar”, afirmou.

Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa


Hugo Linard - Por; Emerson Monteiro

No dia em que iniciava estudos junto ao Colégio Pio X, localizado na Praça da Sé, em Crato, ali por volta dos meus 10 anos, logo antes do início das aulas observava um dos garotos para mim desconhecidos nas animações e intensas atividades. Um deles era Hugo, que depois seria meu amigo e companhia de bons instantes, naquela época. Logo soube que tocava acordeom, gostava de jogar bola e marcava o grupo pela facilidade em liderar os demais garotos. Sempre criativo, guardava boas surpresas e demonstrava alegria contagiante.

Noutras horas, saíamos em caminhadas pela cidade, quando, inclusive, me traria a conhecer o Bazar de Dona Zulmira, loja de brinquedos e variedades que havia na Rua Miguel Limaverde, na época apenas um beco típico do centro antigo do Crato, de belas casas revestidas de azulejo português, herança mais adiante desfeita na urbanização da cidade. A visita ao bazar marcaria bem os olhos de menino qual aparição mágica com mimos quase de tudo ignorados, dada a beleza dos brinquedos raros que oferecia. Isto conduzido pelas mãos do colega e amigo.

Hugo significava em Crato menino prodígio que iniciara a história de musicista logo aos seis anos de idade. Em cada sessão de arte do colégio detinha presença fiel, a executar com maestria as páginas do cancioneiro popular de maior sucesso, número apreciado nos programas de auditório das emissoras cratenses, Araripe e Educadora, atração respeitada por legião de fãs.

Seguiu carreira promissora, merecendo o apoio dos pais, que com ele montariam, nos anos 60, o grupo Ases do Ritmo, conjunto que marcou os bailes do Cariri durante fase inesquecível das tertúlias semanais, junto de Hildegardes Benício , Os Tops e Os Águias.

Além de músico virtuoso nos teclados, Hugo possui dotes para o desenho, havendo mostrado trabalhos nos Salões de Outubro de 1977 e 1978, e no Salão de Maio de 1978, em Crato, ocasiões quando auxiliei na organização dos tais eventos, e expus colagens e pinturas, o que exercitava naquele momento.

Dias atuais, e acompanho as atividades intensas de Socorro Moreira, junto de outros animadores culturais cratenses, para realizar, dia 14 de abril, no Crato Tênis Clube, a festa dos 60 anos de carreira de Hugo Linard, laurel merecido e justo, sobremodo vindo deste reconhecimento público a quem tantas emoções ocasionou durante a boa geração de contemporâneos.

A Hugo Linard o meu abraço de júbilo, satisfação e melhores sentimentos, visto o exemplo de pai de família e profissional exímio que nos lega e que lhe credencia ao destaque que usufrui nas artes da nossa Região.

DOIS DEDOS DE PROSA - O Nosso Agradecimento aos Anunciantes do Blog do Crato

Bom dia, Crato!

Hoje, mais uma empresa passa a anunciar seus produtos no Blog do Crato: Ateliê Artessetra, do artista plástico Cratense, Daniel Bloc Boris ( Jacques ). Os anunciantes são o sustentáculo do nosso Blog. Sem os nossos anunciantes, não teríamos condições de manter nossos serviços oferecidos e os diversos sites: Blog do Crato, Chapada do Araripe, Rádio Educadora do Cariri na Internet, Rádio Chapada do Araripe, Salas de Bate-Papo, fazer reportagens, Fotos, vídeos, entrevistas, fazer manutenção nos equipamentos, investir, estar sempre expandindo o leque de serviços oferecidos, e agora temos também funcionários, que nos ajudam nas postagens e diagramação do Blog e do Portal Chapada do Araripe. Estamos cada vez mais profissionais e nossa responsabilidade só aumenta.

Gostaria de agradecer de público aos que acreditaram desde o início nessa idéia "BLOG DO CRATO - O CRATO NA INTERNET", que tivemos em 2005 de levar a notícia do Crato como diz o nosso querido Vicelmo, "sem sofisma, sem fantasia, a informação como ela é, o retrato fiel da realidade", e que se expandiu de tal modo que não conseguimos hoje imaginar mais um Crato sem o seu site na Internet. Para o leitor ter uma idéia, por aqui já desfilaram mais de 24.000 artigos sobre a nossa cidade, o Estado e o País, mais de 10.000 fotos e centenas de videos. Um acervo enciclopédico.

Diversos artistas, escritores, cronistas, poetas são continuamente valorizados e tem obras publicadas, e ao longo de 7 anos, procuramos fazer todo o possível para não deixar a peteca cair. Isso é muito difícil na prática. Alguns não fazem a menor idéia das imensas dificuldades que enfrentamos para por no ar uma nova edição de todo o sistema Chapada do Araripe.

Muita gente ao acordar lê o Blog do Crato e vê tudo lindo e maravilhoso. Mas a cada dia, saibam que alguém teve que ficar a noite inteira acordado, pesquisando o que há de notícias e escutando as gravações dos noticiários das estações de Rádio, para que vocês possam saborear o delicioso café da Manhã lendo as notícias do dia e ouvindo boa Música.

Por isso, avisem os amigos. Anuncie a sua empresa no Blog do Crato para que possamos continuar, afinal de contas, é aqui que a cidade se encontra ( metade dos leitores do Blog é de Cratenses que moram longe do Crato ) , como eu costumo dizer, até quem não gosta do Blog do Crato, LÊ. Então, pra que lugar melhor para anunciar o seu negócio ?

Temos 180.000 visitas ao mês, isso te diz algo ? Somos a maior audiência do interior do Estado, isso te diz algo ? Então, porque perder tempo anunciando em sites onde ninguém lê ? Anuncie Conosco porque TODO MUNDO LÊ. Faça como o Tavares e a Aço Cariri, faça como VALDEMIR CORREIA DE SOUSA, Faça como Inácio Ferreira Teles, Faça como Artessetra, Amilton Som, Dr. Pablo Jonas Mangueira - Dentista, faça como Shopping Residence, Faça como Crajubatur e Top Móveis. Venha para o Blog do Crato você também! - Preços especiais para esta temporada. Ou seja um doador do nosso Blog, como Jair Rolim e Carlos Eduardo Esmeraldo.

PREVISÃO DO TEMPO - Para Hoje, Quarta-Feira, 14 de Março de 2012

Hoje, 14 de Março de 2012. Nos últimos dias não choveu aqui em Crato, salvo pequenos chuviscos ocasionais. Trovões e chuva nesta madrugada nublada. A previsão do tempo indica para hoje, Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Nascer do Sol 05h42 Pôr do Sol 17h51
Temperatura máxima de 33ºC e mínima de 23ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva - 2mm 80%
Direção e Velocidade do Vento - E 10km/h
Umidade relativa máxima e mínima 81% 40%

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet


“ PRETENSÃO OU MANIA “ - CRATO É CRATO, BARBALHA É BARBALHA, E CARIRI, É SÓ JUAZEIRO ?? - Por: Ed Alencar


NE - Vale a pena ficar no topo, concorda ?

São mais de 28 municípios interligados, que compreendem a grande região do CARIRI. Mas todas as vezes que os governos, federal e estadual, assim como empresários, anunciam coisas boas, vindas para o desenvolvimento em nome do CARIRI, a frustração é geral para os demais municípios, menos para Juazeiro do Norte, pois Cariri seria só Juazeiro? Ou um núcleo central? No caso da cidade do Crato, quando vem algo para cá, já vem nominado e decretado, como exemplo: O LIXÃO VAI PARA O CRATO, Se tivessem colocado, vai para o CARIRI, os municípios se indagariam ? “ Será que vai para Juazeiro ?” É o tal costume de tudo ir pra lá, menos lixão! Nem vou discutir os prós nem os contras do lixão, posso discutir o produto destinado para o povo do Crato, lixo é lixo ninguém quer. Outra determinação: Crato terá 4,milhões para reforma do CANAL, não veio para os cofres do município, e só 2,5 foi investido. A obra, continua inacabada e preocupando a população, assim,neste inverno, haja reza e Joelhos para as preces a Deus.

Vamos lembrar dos últimos desrespeitos e manipulações políticas, e não políticas, como a Universidade Federal do Cariri, que foi destinada para o Crato, e o empreendimento não veio, mas vergonhosamente foi desfeito o mando, principalmente pelas interferências e eficiências (não posso negar) dos políticos do “ Cariri” digo, Juazeiro, sem protestos ou delongas dos parlamentares representantes do Crato, com o aval da sociedade cratense que ficou de braços cruzados, com exceção do único protesto do prefeito Samuel Araripe. E como diz o ditado,”Uma andorinha só não faz oposição. Outra manipulação contra o Crato,foi por INTERESSES ESCUSOS, a tentativa de transferirem o jogo do Crato X Fortaleza que seria no mirandão para o romeirão, na estréia do campeonato cearense. Frustrações também, nas retiradas de orgaõs públicos e instituições para Juazeiro, entre tantos, lembremos o últmo. O SESI. Imaginem o risco que correriamos com a saída da EXPOCRATO ,para os limites Crato e Juazeiro, e se pensassem em mudança de nome, certamente estaria inserido na sigla,“REGIONAL DO CARIRI” e passaria a se chamar; EXPOCARIRI

Estas disputas entre as duas cidades, nos lembram em alguns aspectos, o território da GRÉCIA ANTIGA, no século Vlll a.c, formado por (Pólis) um conjunto de cidades independentes com suas diferênças, mas interligadas por alguns elementos sociocultural. A notória busca da HEGEMONIA DE JUAZEIRO DO NORTE, nos lembra “ESPARTA”, com destaque e formação militar e política, assim como Juazeiro do Norte, de formação religiosa, e articuladores políticos em prol da cidade, se completa diplomáticamente, fortalecidos pela fé, em nome de Padre Cicero.

Crato que lembra “ATENAS” com seus aspectos culturais, não concorda com a forma dessa busca da HEGEMONIA Juazeirense, pelo protecionismo Político e discriminatório. O Crato exige o respeito dos seus 248 anos de história, desde quando vila real e terra natal do fundador de Juazeiro Pe.Cícero

BARBALHA como “TEBAS”, nossa terceira cidade de destaque, num trabalho a lá mineiro, crescendo por fora como demonstram os índices; econômicos e culturais, dentro do triangulo “ CRAJUBA”

Então, vai aqui uma sugestão, para não mas frustrarem ninguém, seria bom , que ; empresários , governos e demais investidores, dessem nomes aos bois, para qual cidade do Cariri iriam seus investimentos, pois tudo o que vem em nome do Cariri, é interrogação e frustração.

Não é despeito, pelo progresso de Juazeiro,tenham certeza disso !! O seu crescimento, também gera emprego e renda para nossa gente. A minha revolta, é com essa guerra política de OPOSIÇÂO e SITUAÇÃO que prejudicam o Crato, minha revolta, é com os descasos, e o tratamento superdiferenciado que praticam entre as duas cidades, gerando picuinhas. É também extensivos a fraca atuação dos politicos que nos representão lá fora. E se hoje, o nosso Crato estagnou, muito se deve aos eleitores cratenses, que fazem desta cidade, o maior centro de “PARAQUEDISMO ELEITOREIRO DO ESTADO”. Assim, quem pagou ou trocou seu voto por alguma coisa, desobriga o candidato de cobranças futuras. A cidade do Crato, é, e será sempre, digna de respeito, Que cresça Juazeiro, assim como os demais municipios caririenses em harmonia, sem hostilizar ninguém , até mesmo que a cidade de Juazeiro no amanhã, não mas comportará uma carga evolutivo desproporcional a seu território, daí, a tendência é expandir-se para outras fronteiras vizinhas como já é exemplo entre Crato Juazeiro e Barbalha. A cidade do Crato, há muito tempo vivi num estado de PERDAS CONSTANTES, não só pelo que saí, mas pelas obras inacabadas, pelas promessas não cumpridas, e o pouco que vem, é pra consolo, o resto é FALÁCIA.

EM SUMA: A verdade é que, no caso da “ USURPAÇÃO”da Universidade Federal, destinada para o Crato,feriu e revoltou profundamente os cratenses. Sendo o Cariri um todo, e interligado, define-se que: UM NÃO É POR TODOS!! - NEM TODOS É POR UM.

Ed.Alencar

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet


Valdemir Correia de Sousa - O vendedor de bananas - História Real - Dihelson Mendonça

O que é a vida!

Valdemir Correia de Sousa, um dos maiores empresários do Cariri, sempre foi exemplo de sucesso, de dedicação e de trabalho. Na sua longa existência, já fez de tudo no ramo do comércio; Foi mascate, vendedor de balcão, carregador de butijões e administrador de empresas. Através de muito esforço e uma vida dedicada, conseguiu construir um grande patrimônio e um mini-império de lojas que chegou a dominar por muitas décadas o comércio do Cariri.

Mesmo chegando na idade avançada, "Seu" Valdemir Correia nunca parou para descansar, a não ser por breves períodos, para retornar logo em seguida, e com mais afinco, à aquilo que sabia fazer de melhor: Ser um comerciante, afinal, nasceu com essa habilidade.

Tendo entregue as suas tradicionais lojas aos seus filhos, ao invés de se aposentar, Valdemir Coreia resolveu criar uma nova empresa dedicada à venda de botijões de gás que passou a abastecer diversos estados da federação, e para firmar contratos, começou a viajar constantemente. Numa dessas viagens, encontrava-se na cidade de São Luís-MA, quando tendo fechado um grande negócio, resolveu visitar o centro da cidade para, ( como dizemos aqui no Crato ), "espairecer as idéias". Trajando suas roupas habituais, sempre modestas, levava consigo a simplicidade, que é uma de suas marcas registradas.

Perambulava por uma das praças de São Luiz, quando percebeu um pobre vendedor de bananas e ficou a observar o movimento. O vendedor gritava constantemente: "É 5 por 1 real, é 5 por 1 real, quem vai querer ?" Rapidamente fez amizade com o vendedor, enquanto conversava os assuntos gerais. O vendedor proseava, mas não perdia o sentido das suas vendas: "É 5 por 1 real, quem vai querer ?".

Num dado momento, o vendedor lembrou-se de que era o horário de dar um telefonema importante, e precisava se ausentar. Não tendo chegado ainda alguém da sua família para cuidar da banca, disse ao Valdemir:

-- O Sr. poderia ficar prestando atenção aqui nesta banca só enquanto eu dou um telefonema ali e já volto ?

Valdemir: "-- Claro, pode ir que eu tomo de conta "

E o vendedor, sem olhar para trás, saiu apressado. Sabendo do preço, Valdemir continuou a ladainha do vendedor: "É 5 por 1 real, é 5 por 1 real, quem vai querer ?" Uma mulher se aproximou e disse:

-- A como é a Banana ?
-- 5 por 1 real, minha senhora
-- Me dê 10.

E assim, Valdemir começou a vender as bananas da banca.

Tendo já feito várias vendas, eis que do outro lado da rua, passa um rico casal, cujo homem era cratense e há muitos anos havia se radicado em São Luís. Ao vê-lo de longe disse: "-- Mas ali é Valdemir Correia do Crato? Não acredito! Vamos lá falar com ele..."

--"Seu" Valdemir, é o Sr mesmo ?
-- Sim sou eu mesmo, Valdemir Correia.
-- Seu Valdemir e o que é que o Sr faz aqui em São Luis, a essa hora vendendo bananas na feira ?

Valdemir achou aquilo engraçado e resolveu incorporar o personagem e disse:

-- Pois é, meu amigo, as coisas lá no Crato estavam tão ruins, eu tive o maior prejuízo, perdi tudo, tive que recomeçar a minha vida do zero, então eu estou aqui em São Luis tentando a vida, vendendo bananas para sobreviver.

Nisso o homem ficou penalizado e disse:

--Olha, Seu Valdemir, eu conheci o Senhor no auge das suas lojas, um homem riquíssimo, minha mulher, esse homem já foi um dos homens mais ricos do Crato !"

Valdemir colocou logo uma cara de triste, e o homem então mandou essa:

--Olha, Seu Valdemir, O Sr está bem aqui ? O Sr. tem aonde morar ?
--Meu amigo, tem dias em que eu moro na rodoviária, durmo onde Deus quer, em cima dum papelão, tem dias que eu almoço, tem dias que não janto, e vou me virando. O pessoal aí fez uma vaquinha pra mim, comprei um prato de comida...

Nisso o bom homem disse:

-- Seu Valdemir, pois olhe, minha casa aqui não é muito grande, mas lá a gente tem um quartinho e lá pelo menos o Sr. não vai passar fome. Na minha casa, o Sr. não passa fome. Meu endereço é X, fica na Rua Y...etc

Valdemir agradeceu a gentileza, nem disse que sim nem que não. O casal distanciou-se enquanto Valdemir ainda ouviu de longe:

--Veja só, mulher, o que é a vida! Esse já foi um dos homens mais ricos do Crato. Já possuiu frotas de caminhões, lojas grandes, agora está aí, vendendo bananas na feira para sobreviver sem ter nem onde dormir! O que é a vida!

Valdemir ouviu aquilo, e fez uma grande reflexão sobre como a vida poderia ser diferente, e como Deus havia sido bom para com ele e sua família, e ficou emocionado com tanto carinho vindo de uma pessoa que ele sequer conhecia, admirando-se de que no mundo ainda havia pessoas de bom coração.

Nisto chega o "real" vendedor de bananas:

--E aí, meu amigo, como foi ?
Valdemir respondeu:
--Taí a sua banca. Inclusive ainda apurei 20 reais, tá aqui o seu dinheiro.

O homem ficou muito contente, agradeceu, e Valdemir Correia foi se distanciando, afinal de contas, já era hora de ir ao Aeroporto, pegar o seu avião, que partiria em poucos minutos para Fortaleza, onde iria fechar mais um grande contrato para suas empresas.

E assim é a vida...
Parabéns, amigo Valdemir Correia de Sousa pelo exemplo de vida, de trabalho e sobretudo, de SIMPLICIDADE e HUMILDADE. Parabéns a quem sempre lutou contra as adversidades e conseguiu vencer tudo aquilo que lhe impedia de realizar o seu grande sonho. Sua vida é um exemplo para os jovens empreendedores.

Por: Dihelson Mendonça




Quase 43 mil estão com serviço bloqueado do Bolsa Família no Ceará


Cerca de 42.839 mil cearenses estão desde janeiro com os benefícios bloqueados do Bolsa Família. De acordo com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os beneficiários têm até o dia 29 deste mês para atualizar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal de 2011.

Em todo o Brasil, 729 mil não procuraram a prefeitura para regularizar a situação até 31 de dezembro. Essas famílias devem confirmar ou alterar as informações que constam do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. De acordo com o MDS, as famílias com cadastros sem atualização recebem avisos em seus extratos bancários de pagamento. Caso não façam a atualização e tenham os benefícios bloqueados, uma nova mensagem é encaminhada pelo extrato, orientando a família a procurar a gestão municipal. Após finalizar o processo de 2011, o ministério dará início à atualização de 2012.

Prazo

O prazo para a atualização cadastral foi prorrogado para que o benefício não seja cancelado. Informações como endereço, renda e escola dos filhos são necessárias para a boa gestão do programa de transferência de renda do governo federal. A atualização cadastral acontece a cada dois anos, e é um dos mecanismos de controle do programa de transferência de renda, que atende 13,3 milhões de famílias.

Benefício

Toda família com renda de até R$ 140 por pessoa tem direito ao benefício. Os valores variam de R$ 32 a R$ 306, de acordo com o perfil de renda e o número de crianças e adolescentes de até 17 anos.

Lindomar Rodrigues - Colaborador do Blog do Crato

Anvisa decide proibir a venda de cigarros com aromas e sabores



Cigarros com aditivos como mentol, baunilha e cravo terão de sair do mercado. Indústria terá dois anos para se adequar às novas normas.

A Anvisa (Agência Nacional Vigilância Sanitária) de proibiu nesta terça-feira (13) a venda de cigarros com sabores e aromas, os que mais atraem os jovens.

Baunilha, café, chocolate, menta. Cheiros e sabores misturados ao fumo para tornar o ato de fumar menos desagradável ou, como dizem os fabricantes, "dar opções para os fumantes". A professora Valeska Figueiredo coordenou um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que revelou: pelo menos a metade dos adolescentes prefere cigarros com sabores.

“Ele aumenta a chance de que a partir do momento em que ele começou a fumar, experimentou apenas, ele se torne um fumante regular e tenha problemas de saúde em função disso. Ele não deve experimentar nenhum tipo de cigarro, menos ainda o cigarro com sabor”, explica Valeska.

Nesta terça-feira (13), a Anvisa decidiu proibir a venda no Brasil de cigarros com adição de aromas e sabores. Mas essa decisão só terá efeito prático daqui a dois anos. Prazo dado à indústria para que ela possa "adequar" suas linhas de produção às novas normas.

Tânia Cavalcante está à frente de uma comissão do governo que coordena ações oficiais contra o consumo de tabaco no Brasil e diz: fumar virou doença pediátrica, porque nove em cada 10 fumantes começam antes dos 18 anos de idade.

Ela mostra, em um estudo do governo, o que executivos das multinacionais do fumo pensavam sobre os aditivos de sabor na década de 80. Num trecho do documento interno de uma empresa americana, um dos diretores comenta: "várias crianças não gostam do sabor do cigarro e elas começam a tossir, mas um cigarro com sabor, digamos cereja, ele pode parecer melhor. Pode matar o gosto ruim do cigarro e eles podem começar mais cedo".

“Nós ganhamos uma redução do estímulo para o jovem começar a fumar. Com isso nós vamos diminuir o número de fumantes que temos no Brasil e as mortes causadas pelo tabagismo”, diz a secretária da comissão interministerial sobre controle de tabaco no Brasil, Tânia Cavalcante.

Entidades ligadas à cadeia produtiva do tabaco publicaram um manifesto em jornais de grande circulação sobre a decisão da Anvisa. Na publicação, as entidades dizem estar preocupadas com os impactos econômicos e sociais da medida e afirmam que a decisão pode inviabilizar a fabricação dos cigarros comercializados legalmente no país.

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco, Iro Shunke, falou sobre a proibição. “Isso vai afetar toda a cadeia produtiva a começar pelos produtores, vamos ter influência negativa nos empregos, na exportação do tabaco e por outro lado, vamos ter aí uma tendência de elevação bem maior ainda no contrabando ilegal de cigarros, que hoje gira em torno de 30%”.

Flávio Fachel Rio de Janeiro - RJ ( G1 )


GEORGE MACÁRIO APROVA MAIS QUATRO LEIS IMPORTANTES PARA O CRATO


Mais quatro Projetos de Lei, de autoria do Vereador George Macário, do Partido Verde(FOTO), foram aprovados, por unanimidade, durante as duas últimas sessões da Câmara de Vereadores do Crato.

Em pouco mais de (07) meses de mandato, tendo assumido em agosto de 2011, como primeiro suplente, George Macário vem desenvolvendo um trabalho voltado para o benefício e para a maior abrangência possível da coletividade cratense.

Entre seus Projetos, de Leis já sancionadas em 2011, está a LEI DO RESGATE HISTÓRICO DO CRATO(que obriga o ensino da História do Crato e o canto dos Hinos nas escolas públicas e facultativamente para as Escolas Particulares e Estaduais); LEI QUE CRIOU A ZONA DE INTERNET GRÁTIS- ZIG(que disponibiliza Internet gratuita para a população, pelo sistema wi-fi); LEI QUE CRIA AS SESSÕES DE HOMENAGENS ÀS PESSOAS(in memoriam) E REMEMORA DATAS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DO CRATO. É o autor do REQUERIMENTO AO GRUPO GESTOR DA EXPOCRATO PARA HOMENAGEAR OS 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA,O REI DO BAIÃO, COMO TEMA CENTRAL DA FESTA, EM 2012.

Vários assuntos polêmicos foram alvo de REQUERIMENTOS do Vereador George Macário:
a) Requerimento à Mesa Diretora da CMC, para uma Sessão da Câmara no Distrito de Ponta da Serra, para a discussão do destino do LIXÃO DO CARIRI;
b) Requerimento à Mesa Diretora da CMC, para a realização de ato para tratar do descaso das autoridades para com a reserva ecológica do SÍTIO FUNDÃO;
c) Requerimento à Construtora CORAL, para o fornecimento de informações técnicas sobre as obras realizadas no CANAL DO RIO GRANJEIRO;
d) Requerimento ao CREA/CE, para o fornecimento de informações técnicas sobre as obras do CANAL DO RIO GRANJEIRO;
e) Requerimento ao Ministério Público Federal- MPF (Juazeiro do Norte-CE), sobre a situação e possíveis prejuízos nas obras do CANAL DO RIO GRANJEIRO;
f) Requerimento à Sec. de Saúde do Município, para apoio Médico aos participantes de MTB, por ocasião da Prova Super 12 Horas Nordeste de MTB;
g) Requerimento ao Diretor do DEMUTRAN, para a aposiçao de Semáforo nos cruzamentos das Ruas Teófilo Siqueira com Ida Bilhar;
h)Requerimento à Mesa Diretora da CMC, para a realização de uma Sessão Solene comemorativa aos 99 anos de Luiz Gonzaga, Rei do Baião, ocasião em que iniciaram-se as homenagens aos 100 anos do Gonzagão na Região do Cariri;
i)Requerimento à Companhia de Policiamento Ambiental -CPMA, denunciando ABUSO SONORO, na Chapada do Araripe.

Em 2012, o Vereador do PV, intesificou seus trabalhos e aprovou mais quatro Leis importantes, duas delas de suma relevância para o Meio Ambiente: A LEI DE PROIBIÇÃO DA CIRCULAÇÃO DAS SACOLAS PLÁSTICAS SINTÉTICAS no comércio local, que deverão ser substituidas POR SACOLAS BIO-DEGRADÁVEIS E OXI-BIODEGRADÁVEIS; LEI QUE CRIA A OBRIGATORIEDADE DA INSTALAÇÃO DE SANITÁRIOS QUÍMICOS MÓVEIS, para os promotores de eventos, com público superior a 1.000 participantes, seja de iniciativa pública ou privada e, ainda, de cunho religioso; LEI QUE CONCEDE O PASSE LIVRE PARA OS ATIRADORES DO TIRO DE GUERRA 10.004 E PARA AS AGENTES DE SAÚDE PÚBLICA, NOS VEÍCULOS ALTERNATIVOS E COLETIVOS no Município de Crato; LEI QUE ALTERA O REGIMENTO INTERNO E CRIA O SISTEMA RÍGIDO DE GRAVAÇÃO DE AUDIO, NAS SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES DO CRATO, disponibilizando-as para a INTERNET, as quatro últimas sessões.

Requerimentos em 2012:
a) Requerimento ao Sec. Municipal de Administração, para o encaminhamento de um estudo sócio-econômico, com vistas à COSNTRUÇÃO DE UMA CENTRAL DE ABASTECIMENTO NO BAIRRO DO SEMINÁRIO e no DISTRITO DE PONTA DA SERRA;
b) Requerimento ao Prefeito Municipal do Crato, solicitando a doação de uma área urbana para a Sede própria da Associação dos Mototaxistas do Crato- AMCRA;
c)Requerimento ao Comandante da 5a. Cia da Polícia Militar, solicitando intensificação no policiamento em toda a Zona Rural do Crato, sobretudo, nos Distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino;
d) Requerimento ao Sec. de Saúde do Município, para a aposição de cartazes informativos, em postos de serviços emergenciais de saúde, públicos e privados, em funerárias da cidade, além de veiculações em emissoras de Rádio e de Jornais locais, sobre o Direito e Procedimentos quanto ao Seguro DPVAT, que é alvo constante da ação de estelionatários.

Ainda em tramitação na Câmara Municipal, com protocolo no dia 12 de março, o Parlamentar entrou com um Projeto de Lei que cria O DIA MUNICIPAL DA IMPRENSA CRATENSE, que será no dia 07 de julho. Na mesma legislação, foi instituido o TROFÉU JOÃO BRÍGIDO DE IMPRENSA (TJBI), gestado para homenagear, anualmente, com as honras do Poder Legislativo e de toda a Sociedade, os profissionais da Imprensa cratense e para reverenciar a memória do criador do primeiro Jornal do interior do Ceará, O ARARIPE, fundado em 07 de julho de 1855, no Crato.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Apesar das agressões diárias dos meus adversários e dos inimigos do desenvolvimento do Crato, defenestradas, covardemente, pela INTERNET, como Vereador da minha Terra, venho a público mostrar aos cratenses o produto do meu desempenho parlamentar, buscando um trabalho, até agora, realizado e investino no papel de um verdadeiro legislador.

MUITO OBRIGADO AOS QUE ME APOIAM E AOS QUE CONFIAM EM MIM!
SOU GRATO AOS QUE ME CRITICAM, POIS SÃO AS SUAS CRÍTICAS QUE ME FORNECEM A TÊMPERA QUE FORJA AS MINHAS FORÇAS PARA TRABALHAR, CADA VEZ MAIS, PELO CRATO. "Continuem a me dar forças!"

George Macário


Técnicos vistoriam obras do Canal do Grangeiro no Crato


Trechos do canal foram visitados por técnicos de Brasília, do Estado e pelo prefeito Samuel Araripe para definir retomada das obras - FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA.

Crato. Técnicos do Ministério da Integração Nacional e da Defesa Civil do Estado estiveram em Crato fiscalizando os serviços que foram executados durante a primeira etapa das obras de reconstrução do cenário de desastre no entorno do canal do Rio Granjeiro, ocasionado em virtude da enxurrada de janeiro de 2011 e agravada pela forte chuva que caiu na cidade no último dia 5 de março.

As equipes do Ministério e da Defesa Civil percorreram trechos da extensão do canal, averiguaram as áreas danificadas e coletaram dados sobre a atual estrutura. Os técnicos elaboraram um dossiê que será entregue ao ministro Fernando Bezerra Coelho, hoje, durante uma audiência oficial em Brasília, com o prefeito Samuel Araripe.

O canal do Rio Grangeiro foi construído no ano de 1957, pelo então prefeito Ossian Araripe. Agora, como medida emergencial, está sendo traçado um novo planejamento de ações conjuntas para a reconstrução das partes comprometidas, já que todas as obras realizadas pela Construtora Coral foram destruídas pela força das águas.

O projeto está orçado em R$ 500 mil. Entretanto, para a reconstrução do canal, serão necessários investimentos na ordem de R$ 50 milhões. Até agora, dos R$ 4 milhões liberados para que o Estado do Ceará executasse a reconstrução do canal do Rio Granjeiro, foram aplicados apenas R$ 2,5 milhões.

Para solicitar o reconhecimento do estado de emergência e planejar ações para solucionar a problemática do Canal do Rio Grangeiro, principal área de risco da cidade, o prefeito Samuel Araripe, em reunião com as equipes do Ministério da Integração Nacional e da Defesa Civil, apontou sugestões e também apresentou projetos que podem por fim ao problema.

Após a reunião, as autoridades chegaram a um consenso. De acordo com o que foi discutido, serão necessárias três etapas para concluir a requalificação das áreas do canal que foram destruídas. Inicialmente, visa fiscalizar os recursos que foram alocados na primeira etapa das obras de reestruturação para, depois, cobrar urgência de obras nos pontos mais críticos da construção. Por último, aprovar um projeto definitivo, que será construído por etapas.

O relatório vai mostrar as condições precárias em que encontra-se o Canal. Para o analista de infraestrutura do Ministério da Integração Nacional, Roni Peixoto, há necessidade de reparos nas obras que já foram executadas. "O Ministério está solicitando a complementação de informações do que já foi feito", diz.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Geopark Araripe terá sede administrativa inaugurada sexta-feira, dia 16


A nova sede administrativa do Geopark Araripe será inaugurada na próxima sexta-feira, 16, em solenidade oficial, com a presença de integrantes do Ministério da Integração Nacional (MIN), Governo do Estado, Secretaria das Cidades e Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato. A sede administrativa está localizada na Rua Carolino Sucupira, s/n, no campus do Pimenta. O equipamento recebeu investimentos em equipamentos e na obra R$ 778 mil. Desse montante, o prédio de 441 metros quadrados teve R$ 500 mil.

A sede conta com uma sala multiuso (auditório para cem pessoas), sala de exposição, sala de reuniões, diretoria, área de acesso para portadores de deficiência e sala técnica. Também foi adquirido um veículo por meio do convênio firmado. Seis cidades do Cariri fazem parte do Geopark, onde estão identificados 10 geossítios. O foco de atuação envolve o tripé: geoturismo, geoeducação e a geoconservação das áreas.

O Geopark Araripe inaugura a sua sede de forma vitoriosa, com a conquista do Selo Verde, o que representa avanços significativos para o projeto, administrado pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Este ano, o Selo Verde será entregue ao Único Geopark das Américas, em solenidade internacional. Um reconhecimento da Rede Global de Geoparks e da Unesco a um dos maiores tesouros da humanidade. No Cariri está um dos mais significativos acervos do planeta da era cretácea, com registros de fósseis bem preservados e de valor incalculável para o mundo da ciência, na área da paleontologia.

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2612
www.urca.br – Crato, 14 de março de 2012

Dia da Poesia é comemorado em Crato - 14 e Março

O SESC Crato, ainda bem, não deixará passar em branco o Dia da Poesia. E nesta data especial, 14 de março fará várias Intervenções poéticas em praças, no comércio e transportes coletivos, das 9h às 17h. Terminando com chave de ouro com um recital poético às 20h, na Praça Siqueira Campos.
Mais informações: (88) 3586.9156.

... Fonte:
O Berro Net

Cid envia secretário para inaugurar sede de Geopark - Por J. Tavares.


Em Crato, na região metropolitana do Cariri...


O secretário estadual das Cidades, Camilo Santana, vai estar na próxima sexta-feira inaugurando a sede do Geopark do Cariri, dentro do Campus da Urca. O ato ocorrerá às 19 horas e Camilo ali estará representando o governador Cid Gomes.


Há quem diga que essa ida de Camilo servirá para evitar algum tipo de protesto contra o governador. É que a obra de recuperação do canal do rio Granjeiro, iniciada, mas não concluída, registrou problemas. A população não dispensaria um protesto.

Fonte: Jornal Opovo on line.


Ateliê ARTESSETRA - O Mais novo Anunciante do Blog do Crato


Artes INDO e VINDO para você - Ateliê Artessetra


Temos o prazer de anunciar o mais novo "anunciante" aqui do Blog do Crato. Trata-se do ateliê ARTESSETRA, de Daniel Bloc Boris. Artista plástico renomado da região do Cariri cearense, Daniel, mais conhecido por Jacques, trabalha em diversas áreas, sendo sua especialidade o desenho em peças de madeira. Suas “esculturas” são famosas, bem como um dos seus quadros que esteve em exposição recentemente em seu Ateliê, “A Santa Ceia”, que retrata um Jesus cercado de discípulos, porém com um detalhe: uma mulher ao seu lado: Maria Madalena. Conheça o seu ateliê e adquira os seus trabalhos, pelo fone ( 88 ) - 9991-5770.

Daniel Bloc Boris ( Ele lembra um ator de filme faroeste Americano ? mas é um grande artista plástico )

IMG_8595


IMG_8558

Daniel é artista talentoso e dedicado, chega a virar dias e noites terminando uma peça:

IMG_8582

Em seu ateliê Artessetra, algumas poucas obras à mostra, pois é profissional, e vendendo bastante, não lhe faltam clientes:

IMG_8575

Acima: O Artista em pleno trabalho.

Image2


Daniel Bloc Boris ( Jacques ), um grande artista que dignifica o Cariri, celeiro de talentos e criatividade. Conheça seus trabalhos no Ateliê Artessetra - Dá uma ligadinha: ( 88 ) 9991-5770.


Por: Dihelson Mendonça


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31