xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 março 2012

Mensagem para Reflexão -Por Maria Otilia

O MEU CAMINHO PARA A QUARESMA…

Jejuarei de julgar os outros
Descubrirei Cristo que vive neles

Jejuarei de palavras que ferem
Direi frases que curam

Jejuarei do egoísmo
Vivirei na gratuidade

Jejuarei da inquietude
Procurarei viver com paciência

Jejuarei do pessimismo
Encher-me-ei de esperança

Jejuarei de preocupações
Confiarei mais em Deus

Jejuarei das queixas
Darei graças a Deus pela maravilha da minha vida

Jejuarei da angústia
Rezarei com mais frequência

Jejuarei da amargura
Praticarei o perdão

Jejuarei da importância que dou a mim mesmo(a)
Serei compassivo(a) com os outros

Jejuarei da preocupação com as minhas coisas
Comprometer-me-ei com o anúncio do Reino

Jejuarei do pessimismo e desalento
Encher-me-ei do entusiasmo da fé

Jejuarei de tudo aquilo que me separa de Jesus
Tentarei viver mais perto d’Ele
(autor desconhecido)

LAMPISEIXAS - O Novo Parceiro do Blog do Crato !

.

Temos o prazer de anunciar o nosso mais novo parceiro: O famoso Raul Lampião, ou também conhecido por Lampiseixas ( Mistura de Raul Seixas com Lampião ). Para quem não conhece ainda, o Lampião é uma das atrações da cidade. Uma mistura de Ator, Cantor, Comediante, e publicitário. Lampião passa os dias fazendo a publicidade de várias empresas do Crato e do Cariri.

Projeto Ecológico

E agora ele está com um projeto super interessante. Ele recolhe o lixo reciclável da cidade; Pilhas, Baterias, Plásticos, Vidros, que são convenientemente encarregados para postos de reciclagem de materiais. Ele espalhou diversos pontos de recolhimento desses materiais pelo Crato. Nas laterais dessas lixeiras, ele vende a sua publicidade, com mini outdoor volante, em forma de coletores ecológicos, que no final, beneficiam famílias que vivem de reciclagem.

Portanto, se você tiver lixo reciclável, como pilhas e baterias, não jogue em qualquer local, pois esses materiais poluem o meio-ambiente. Coloque-os corretamente nos postos de coleta da rede "Lampiseixas" espalhados pela cidade. As lixeiras, ou mini outdoors possuem o seguinte tamanho:

70 cm de altura
50cm de largura
E funcionam de 07:00 às 17:00
De Segunda a Sábado.

Contribua para manter a sua cidade limpa, dispondo de maneira correta o lixo reciclável. E aproveite também para anunciar a sua empresa com o Raul - Lampião ( Contatos pelo fone ( 88 ) - 9261 - 6490

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

O cisco e a trave por Percival Puggina - Antonio Sávio



Escrito | 12 Março 2012
"Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho?"
Lucas 6: 39-42


Numa de suas parábolas, Jesus propõe a indagação acima para induzir os circunstantes a refletir sobre a própria conduta. A imagem contundente que usou pode ser aplicada, o tempo todo, às mais variadas situações porque, de fato, nossa atenção aos erros alheios é inversamente proporcional à que dedicamos aos erros que cometemos.

Mas não é sobre moral ou religião que escrevo. É sobre o que está acontecendo com a economia brasileira neste momento em que começam a pipocar, aqui e ali, pequenos registros sobre o processo de desindustrialização em curso no Brasil. Quando comecei a falar nisso, ainda em 2010, em programas de rádio e tevê, as pessoas me olhavam como se uma ave de mau agouro tivesse pousado no microfone. Só faltava me dizerem - Xô! Era um tempo de euforias eleitorais, quando fazia parte do jogo afirmar que estava tudo muito bem, ainda que não fosse assim. Era um tempo em que o devidamente aparelhado IPEA cuidava de servir à mídia um indicador positivo por dia. Hoje, é a própria indústria brasileira de bens de consumo que proclama: está difícil exportar porque nossos preços não são competitivos e resulta impossível vender no mercado interno pois grande número de produtos importados chega às prateleiras com preços inferiores aos custos locais de produção.

Cansei de advertir: a) que estávamos retornando ao perfil de país produtor de bens primários que tivemos na primeira metade do século passado; b) que voltávamos a ser meros exportadores de matérias-primas; c) que o Brasil não era valorizado lá fora como fornecedor, mas como mercado; d) que uma economia baseada na venda de commodities não paga bons salários para a massa trabalhadora e não gera desenvolvimento social sustentável; e) que, diferentemente dos Estados Unidos, nós não podíamos nos dar ao luxo da desindustrialização porque ainda obtínhamos notas de reprovação em desenvolvimento tecnológico. Pois mesmo diante desse quadro continuamos apontando cisco no olho dos outros. O culpado é o câmbio! Com esse dólar não tem jeito! O dólar e o euro estão sub-apreciados porque convém às exportações dos respectivos países! A culpa é dos ricos! A culpa é dos ianques! A culpa é dos outros! Eles não cuidam de seus desequilíbrios fiscais! Eles - oh, eles! - seguem a Lei de Gerson e querem vantagem em tudo...

E a trave no nosso olho? Como pode a sexta economia mundial responder por pouco mais de um por cento do comércio internacional? Pois é. Como pode? Anote aí, leitor: mesmo com esse dólar, tivéssemos feito o que nos corresponde, conseguiríamos ser competitivos além das commodities (que compõem um mercado faminto, eminentemente comprador). No entanto, as traves no nosso olho são irritantes e causam cegueira. Com educação de baixíssimo nível; recursos humanos operosos mas pouco produtivos; transportes usando o modal mais caro e em más condições, sem ferrovias nem hidrovias; energia caríssima apesar de dispormos de fontes hidroelétricas em abundância; carga tributária chegando a 37% do PIB e um sistema oneroso de pagamento e controle; a maior taxa de juros do mundo; e por aí vai - como ser competitivo? Tudo que descrevi neste parágrafo é responsabilidade nossa e muito pouco foi diligenciado. É a trave no nosso olho. Tivéssemos feito o dever de casa, conseguiríamos ser competitivos e faríamos rodar nossa indústria mesmo com o dólar no patamar atual. Mas preferimos apontar o cisco no olho da Europa e dos Estados Unidos.

Governo do Crato promove aula inaugural do ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã


O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Universidade Patativa do Assaré – UPA realizarão, no próximo sábado, dia 17, a aula inaugural do Projeto ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã, que qualifica profissionalmente jovens de 18 a 29 anos para o mercado de trabalho. O evento será realizado na quadra do Colégio Pequeno Príncipe, na rua 21 de Junho, nº 935, bairro Pimenta, em Crato, às 9 horas.

www.crato.ce.gov.br

IV Seminário Municipal de Meio Ambiente acontece hoje em Crato


O Governo do Crato por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA realiza hoje o IV Seminário Municipal de Meio Ambiente de Crato. O evento acontecerá no Auditório do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA às 9 horas e terá como temática a eleição das instituições dos setores Público, Empresarial e Sociedade Civil, que integrarão o COMDEMA para um mandato de dois anos (biênio 2012/2014). Na ocasião serão esclarecidos assuntos pertinentes ao processo de eleição dos membros do Conselho, bem como uma palestra com o tema: O Sistema Nacional de Meio Ambiente e o Papel do COMDEMA na Gestão Pública.

ASCOM - PMC

Iphan promove reuniões no Nordeste sobre Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados


Os encontros tem interesse na ação de Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados, uma das linhas estratégicas do Programa. A mobilização dos municípios foi realizada em parceria pelas Superintendências do Iphan e do BNB nos estados.

No dia 13, a reunião se dará na sede do BNB em Fortaleza, no Ceará, com a presença da Coordenação Geral de Bens Imóveis do Departamento de Patrimônio Material [Depam/Iphan] e das Superintendências do Iphan-CE e Iphan-PB; da Gerência Ambiente de Gestão de Projetos Especiais e das Superintendências do Ceará e da Paraíba do BNB; e dos representantes dos municípios de Aracati, Fortaleza, Sobral e Viçosa do Ceará, e de João Pessoa, da Paraíba. Essas prefeituras assinaram o convênio para implementação do financiamento no fim de 2011. O encontro visa articular todos os agentes envolvidos para o adequado desenvolvimento da ação.

Já no dia 14, entre 10h e 12h30, a Coordenação Geral de Bens Imóveis – Depam/Iphan e a Gerência de Ambiente de Gestão de Projetos Especiais do BNB promoverão uma videoconferência reunindo todos os municípios do Nordeste participantes do PAC Cidades Históricas que têm interesse na ação de Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados e ainda não firmaram os convênios.

A ideia é debater os principais gargalos para celebração dos convênios e apresentar a ação aos municípios que ainda não a conhecem. A transmissão será feita a partir da sede do Banco do Nordeste em Fortaleza para todas as superintendências estaduais do Banco onde estarão representantes dos municípios e das Superintendências do Iphan.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Iphan ( Via Yuri Guedes )


Comentários dos Leitores - 13/03/2012



Assunto: cidade linda

"essa cidade merece ser tratada com mais carinho pelos governantes. olhem mais para o lado dos mais necessitados das periferias.

Francineide albuquerque
Cidade: fortaleza ce

Assunto: Saudades

"Moro na Cidade de São Paulo desde 1981 ( Tinha 15 anos naquela época ) e nunca mais retornei à esta cidade até porque toda a minha famila ´também veio. Mesmo assim nunca esqueci, ainda sinto muita saúdade e pretendo visitar futuramente visitar a cidade. Hoje tenho 45 anos 02 filhos, infelizmente os meus país já faleceram há muito tempo e tiveram a oportunidade de retornar à esta cidade maravilhosa. " Apesar de todo esses anos nunca esqueci da cidade, da minha infância no Bairro Batateirss e até dos momentos difíceis "

Atte,

Antonio Augusto de Souza
Cidade: São Paulo/São Paulo

Assunto: achar familiares de meu pai

"Queridos amigos, em primeiro lugar me sinto bastante felis por meu pai ter nascido nesta linda cidade que um dia pretendo ir conhecer com minha esposa. Gostei muito de ouvir osom daradio de voces , eu me cinto um cidadão deste municipio e quero ser amigo de voces. Queridos gostaria de saber se seria possivel atraves deste blog descobrir algum parente de meu pai, Wilson da silva tendo como mãe maria carolina dasilva e pai manoel jose da silva. grato e um abraço para todos , quando eu puder ir ate ai irei conhecelos pessoamente. abraços ."

jorge tangary
Cidade: Mage RJ

Assunto: Informações da Cidade.

"Parabéns a este Blog maravilhoso, que nos deixa informados sobre as principais notícias desta cidade maravilhosa"

Magnolia Saldanha
Cidade: Crato -Ce

Assunto: Festa de São José 2012

Gostaria que alguem desse uma significativa importancia á esse festejo que é de forte tradição popular não somente no bairro do seminário,mas em todo o municipio de Crato.Obrigado.

Fábio Lopes
Cidade: crato

Assunto: procuro minha irmã

"Procuro minha irmã que mora ai no Crato o nome dela e maria da penha alves dos santos e o meu maria do rosário alves dos santos naõ a vejo à 45 anos . sei que ela e emfermeira em um hospital em cratos . quem souber de alguma coisa sobre ela liga para mim.um abraço para todos cearence .

maria do rosario alves dos santos alves
Digite seu E-mail ferreira.maria@post.com
Rua conceiçaõ do canínde lt 21 qd. 180 campo grande rio de janeiro
Cidade: rio de janeiro

Assunto: Estacionamento Indevidamente Privativo

"Por mais que me esforce, não compreendo porque o prédio da loja maçônica situada nas proximidades da Praça Cristo Rei, no Crato, tem o meio fio pintado de amarelo e placa indicativa de "estacionamento proibido"."

Paulo Gilberto Morais dos Santos (PeGê)
Cidade: Crato

Assunto: Oração à Maria Caboré

"Minha Santa Maria Caboré, em vida foste mulher humilde e forte. Devota dos bons costumes. Vós fostes vítima do preconceito e da perseguição dos poderosos, que, valendo-se de vossa condição de pobreza material, condenaram-vos a ser usada como cobaia junto com outros indigentes.Maria Caboré, tu e Padre Cícero foram vítimas de erros do mesmo médico. Como Padre Cícero recebeste de Deus a glória de interceder pelos humildes. Padre Cícero em vida celebrou missa em Roma, tu, quando vitimada pela injeção experimental, em espírito foste a Roma e lá apareceste a Monsenhor Sotha, rogando que fizesse parar a experiência, salvando a vida de outros moradores de rua, escolhidos para o teste. Venho, humildemente, pedir vossa intercessão junto ao Trono do Altíssimo, para que de Deus alcance a graça (pede-se a graça). Como prova de gratidão, prometo divulgar vossa devoção e distribuir (diz-se a quantidade de cobertores/agasalhos)para moradores de rua. Prometo também zelar pelos humildes, lembrando que Jesus disse: "Ao menor que fizer é a mim o que fazes".

Lucia Castro
Rua coronel segundo
Cidade: crato - ceará

Assunto: "Não basta ser Cearense. Tem que ser Cratense"

"Essa frase é o que falta a muitos que nessa terra vive. Digo isso em relação a alguns REPRESENTANTES dessa terra. Parabéns PEDRO ESMERALDO, pois suas palavras são as mesmas de muitos Cratenses que gostam realmente do Crato e que poderia ser públicado nas praças e ruas do Crato e principalemnte entregue a vários vereadores e candidatos dessa cidade."

jose meneses
Rua sargento george teles sampaio, Crato, ceara
Cidade: crato

Assunto: CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CANAL

"Que a obra de um novo canal seja aprovada e executada pelo governo Federal, com fiscalização on-line pela Presidente Dilma e tocada pelo Batalhão de Construção do Exército Brasileiro."

Mário Correia
Advogado/Professor

Assunto: Agradecimentos

"Queridos apresentadores desta rádio, deixo aqui meus agradecimentos pela publicação de uma recado ao vivo pela emissora, fiquei superfeliz. Apesar de estar tão distante mas ao mesmo tempo fico tão próximo do meu Cratinho. São vinte anos sem vê-la. Quinta feira, 08 de Março de 2012. 03:25 AM."

Cicero Roberto Santana
Cidade: Porto Velho RO

Assunto: Canal do Rio Grangeiro

"Fico indignado lendo e vendo estas materias relacionadas ao que acontece com o Canal do Rio Grangeiro que corta a cidade que tanto amo,minha cidade natal:Crato. Esta Terra de gente valente,forte e trabalhadora, terra de lutas e muitas vitórias jamais esquecidas vai sim dar o troco a estas aves de rapina que só lembram do povo e das suas necessidades quando precisam de votos. Estamos nos aproximando do tempo em que estes esmolés estarão nas ruas do crato famintos como lobos vorazes em busca de alimentos.Abram os olhos povo do Crato, meus irmãos."

Pe. Raimundo Pedro da Silva Silva
Rua Isaac Peres
Cidade: Itacoatiara-Amazonas

Assunto: Hoje se comemora a Revolução Pernambucana de 1817

"Temos uma Republica com problemas mas prefiro mil vezes viver em uma Republica do que em uma Monarquia em que o direito do poder por sucessão estabelece um nepotismo institucional"

Daniel Magérbio
Rua Otacilio Anselmo
Cidade: Crato


Assunto: SO AGORA ROQUE VEIO RECLAMAR DO CANAL ?

"Causou-me estranheza o Dep. Roque só agora vir a público reclamar da obra do canal, ora ele próprio foi um dos protagonistas da história, isto é pediu ao gov. cid que a obra fosse tocada pelo o estado, inclusive a verba foi extornada dos cofres da prefeitura para o estado em menos de 24 horas, com portaria e tudo. Ai hoje vem reclamar, eu pessoalmente acredirto que está fazendo o povo do Crato de besta, burro ou idiota, tava calado, calado ficou então agora vem redclamar do proprio governo do qual ele coadjuvante e defensor perpétuo, assim não dá meu caro, vamos trabalhar."

Alexandre pereira
Endereço Completo: 21 de junho
Cidade: crato

Assunto: falta de fiscalização

"entendo assunto tanto na cost. como na fiscalização trabalhei como topórafo nesta aréa entendo muito e lamentavel

Edival lacerda
Rua bela vista
Cidade: Ouricuri pe

Assunto: Abraço para todos da cidade

"Mando um abraço para todos dessa cidade que eu adoro meu cariri meu cratinho de açuca e para vcs do blog...............cearense até a alma"

Antonio carlos calixsto carlos
Rua maria liberato colli vaz
Cidade: uberlandia

Assunto: FOTOS DO CRATO

"Gostei muito das fotos do crato pois eu fui criado la no cratinho de acucar estou em sao paulo a 40 anos mas nunca esqueci o crato; costumo dizer que crato e o Rio de janeiro e Juazeiro e Sao Paulo so se trabalha grato"

JAILSON FERREIRA PAQZ
R. NELSON GEBARA
Cidade: SAO PAULO

Assunto: Responsabilidades!!!

"O problema de Cid não é mais administrativo.É sim criminal.O ministério público tem que toma frente dessa situação, pois está claro que é caso de improbidade administrativa.Quando eu digo que a região do cariri e a região metropolitana é uma palhaçada está explicado,cade os deputados que tiveram votos no crato.Agora nas próximas eleições vou pedir ao povo do crato que receba esses deputados,principalmente de outra cidade ,com muito carinho(claro que estou sendo irônico).

Alessandro Meirelles
Rua Nelson Alencar
Cidade: crato

Assunto: Nossa Música

"Dihelson, quero deixar um comentário sobre o blog que além de informar muito bem tem uma programação musical que não dá vontade de desligar ou sair do site. Parabéns amigo."

Edson Távora
Rua tarcisio bonfim
Cidade: Fortaleza

Assunto: Expocrato: evento símbolo da cidade

"Sempre que posso visito o Crato no mês de julho, época em que se realiza o consagrado evento.
Maravilhosas recordações de minha infância e adolescência estão associadas a essa grande festa que passou a corporificar um espaço de encontro entre gerações de cratenses: os que permanecem na cidade e os que se mudaram para outras paragens.

A Expocrato é, inegavelmente, uma festa que traz para a cidade uma dinâmica nova que se reflete no comércio, na ocupação de hotéis, na movimentação de clubes, restaurantes, lanchonetes, postos de combustível, etc, sem falar nos ganhos para o setor agropecuário, sua principal razão de ser.

A Expocrato cresceu, se ampliou, em comparação com o porte ostentado nos anos 60 e início de 70, período em que a acompanhei ainda como moradora da cidade. Entretanto, sempre que retorno ao Crato durante o evento, fica-me a impressão de que mais poderia ser realizado, imprimindo uma marca de excelência em vários aspectos: infraestrutura melhorada, reforço da limpeza do parque, banheiros permanentemente higienizados e em maior quantidade, bares, restaurantes e lanchonetes melhor orientados no atendimento ao público, etc. etc.

A própria cidade, em seu conjunto, poderia se mobilizar mais ainda, para acolher os visitantes, por meio de trânsito mais organizado, praças e vias urbanas mais bem cuidadas e iluminadas, melhor controle da poluição sonora e visual. Enfim, na Expocrato, a cidade se mostra, como uma grande vitrine: oportunidade que deve ser potencialidade ao máximo. Quantos dividendos importantes podem advir de um evento organizado, em que todos os setores da sociedade coordenam esforços em busca de oferecer o melhor aos visitantes e população local!

E o que dizer da programação artística? A Expocrato, também neste aspecto, representa um momento privilegiado para mostrar e valorizar a rica e autêntica cultura local, sem que seja necessário desconsiderar as boas atrações nacionais.

Nesse sentido, penso que o nível musical poderia ser melhorado e muito, oferecendo atrações que valorizem o evento. Bons festivais adquirem status assim. Posso citar, a título de exemplo, o Festival de Inverno de Garanhuns-PE.

A propósito, este ano em que se comemora o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, há a perspectiva de prestar-lhe uma homenagem durante a exposição. Justa homenagem.

Gonzage foi sertão, seu torrão natal assumido da forma mais natural e mais bela. Não imitou ninguém, criou o seu próprio estilo. Assumiu inteiramente a sua identidade sertaneja, construindo um caminho que o consagrou. Espera-se que o tributo a Gonzaga prime pela criatividade, autenticidade e pelo realce da obra deste que tão bem se identificava com o Crato e a exposição.

A cidade tem potenciais para realizar uma festa inesquecível, para marcar indelevelmente sua história, assim como fez a escola de samba Unidos da Tijuca, em desfile no carnaval deste ano. O Crato e Gonzaga merecem.

Teresa Melo Santos
Rua Afonso Celso
Cidade: Recife - PE

Assunto: pensamento do dia

"O ser Humano é cruel ,tão hipócrita e farizeu, que não entra em instinção, por que se Jesus cristo retornasse nesse instante, não seria morto surrado,nem crusificado,e sim morto a balas por todos cubiçadores e invejosos."

Antonio Bastos Filho
Rua Maria de Hoan
Cidade: São Paulo

Assunto: Denuncia ou Reclamação

"Mais um inverno, e as probabilidades de um ônibus cair da ponte da vila São Bento aumentou!!
E ai autoridades?!!! Vocês vão esperar cair um ônibus daquela ponte com 80 alunos? Passamos de ônibus em estado de pânico todos os dias! Por favor, prefeito venha passar de ônibus pra você ver como ele fica no momento que passa pelos troncos de paus que foi colocado desde a enchente e que ainda hoje passamos por cima de trocos que toda semana tem que os moradores colocarem barro para não afundar! Eles não esperaram a sua boa vontade senhor prefeito!! Quando a prefeitura vai resolver fingir que fazemos parte da população de Crato?!!! Quando Vamos andar sem o medo de cair de uma moto naquela lama sem fim? E isso quando os moto taxis aceita ir para lá! Estou escrevendo isso por que não temos a quem pedir, dependemos de vocês. Vão esperar quantos invernos para fingirem que estão vendo isso? Aquela ponte liga ao comercio de Crato, ao centro, a um hospital!

Ana Pereira
Vila São Bento
Cidade: Crato

Assunto: descaso urbano

"Nada obstante,os comentário do RG, tão badalado,a sua revitalização é, como diz Boris Cazói, é UMA VERGONHA. Também o é, o tratamento que tem a Administração Municipal, concedido à Av.José horácio Pequeno, em toda à sua extensão, desde a conhecida "ponta da bia", até ao sopé da Serra do Araripe,passando pelo Lameiro,Belmonte, Nascente etc...o matagal que se alastra às margens da avenida, está atrapalhando sobremaneira a visibilidade dos que por ali trafegam. Há necessidade urgente de uma atenção dos responsáveis por essa situação. Alertamos as autoridades pelo descaso."

Antonio gualter barreto alencar barretão
Av.josé horácio pequeno
Cidade: Crato

Assunto: agradecimento

"DR.Marcos Cunha estou muito feliz por o senhor aconpanhar a minha mae que ja teve 3 avc muito obrigado.um abraço e um beijo no coraçao que deus abençoe e te ilumini voçe e toda a sua familia..."

Maria lioneide dos santos silva liu
Rua diogenes frazao
Cidade: crato

Assunto: Tragédia anunciada

"Na vizinha Juazeiro do Norte, aqui no Cariri Cearense, uma tragédia está anunciada, e não é de hoje! A travessia da avenida - de mão dupla - que separa o Cariri Shopping dos pontos de ônibus localizados no lado oposto é muitíssimo perigosa, em razão da excessiva quantidade de veículos e de pedestres em movimento. Não há faixa para pedestres e, ao que posso perceber, nenhuma intenção das "otoridades" em erguer uma passarela - o que é lamentável."

Paulo Gilberto Morais dos Santos PeGê
Rua Marília Feitosa, - Parque Grangeiro
Cidade: Crato

Assunto: Ajuda

"Olá boa tarde , moro no litoral sul do estado de São Paulo e conto com a ajuda do Blog do Crato para encontrar meus parentes por parte de meu pai Raimundo Cruz de Lima , meus tios e ou tias , primos e ou primas , meu pai faleceu em 1992 , ele nasceu na cidade de Crato estado do Ceara , estaria hoje com 82 anos de idade , veio para São Paulo na década de 60 deixando seus pais e seus irmãos para traz e nunca mais retornou a cidade de origem , sou sua filha mais velha inclusive , detalhe , ele colocou meu nome Luzianira em homenagem a sua irmã ( minha tia )

Maria Luzianira de Lima
RUA PARAIBA
Cidade: PERUÍBE

Assunto: Obras pela metade

"Crato é uma cidade bela, mas que com o passar dos anos perdeu suas referências. Digo isso em relação as obras e suas conquistas que sempre ficam nas promessas e quando iniciada ficam pela METADE ou INACABADAS. Citando: estádio mirandão, Rodoviária (ultrapassada), estátua Nossa Senhora de Fátima, Reseva do Fundão, o Teatro que passou por várias ETAPAS até seu final, cadeia pública é uma vergonha para o porte dessa cidade, promessa de melhoramento em bairros que não sair do papel, vias de alternativas para os bairros, que hoje devido o aumento do trânsito se faz necessário, museu que a tempo se arrasta para reabrir, quadra da URCA que ficou nas colunas por muito tempo e hoje vem se arrastando para concluir, canal que está totalmente destruído, uma escola profissionalizante que se arrasta, centro de convenções que continua parado as obras, estrada de acesso a uns cursos da faculdade federal e isso o que me lembro. Se alguém lembrar de umas outras obras, que se pronucie. Bem, falta ou não falta REPRESENTANTE que goste e realmente LUTE por essa terra tão boa?"

jose meneses
R. Sargento george teles sampaio
Cidade: crato

Assunto: saudades

"Tenho muitas saudades do crato, onde desde os tempos de adolescente, aprendi a ouvir o vicelmo. ainda hoje tenho a imagem do meu pai postado na frente do radio, todos os dias para ouvir este reporte. Um abraço para toda familia do crato, em especial para minha familia em santa fé."

claudeonor augusto pinto pinto
Rua marina luiza spengler
Cidade: campo grande ms

Assunto: ernani silva

"Conheci 'seu' Ernaini Silva e me lembro piamente da revolução de 64 e dos amigos e conhecidos que foram presos nesse movimento politico. Ainda mentalizo inclusive quem foram os supostos delatores - e covardes - dessas pessoas que correram na época serio risco de desaparecerem a mando da repressão. Felizmente tal não ocorreu com nenhum deles. George, seu avô foi um desses herois que o Crato um dia tem de reconhecer."

luiz de frança belchior silva silva
Rua nj, quadra j, casa 24 - calhau
Cidade: 65071780 são luis -ma.

Assunto: saudades de crato

"Gostei muito do blog parabens cratence . Sou de crato tambem mas moro em campinas sp mas todo dia penso em voltar ha 5anos nao nao piso por ai as condiçoes e pouca moro com minha familia e quando eu for quero ir de uma vez pra ficar logo por ai.apesar do crato ser esquecido pelos nossos governantes,que faz com que seus moradores saiam dai p/outros estados procurar empregos melhores sinto muita sads de tds dessa cde maravilhosa beijos. ha meu nome e cesar ex moto-taxista da urca, falou."

Manoel cesar moreira dos santos cesar
Rua neme abdo neme
Cidade: campinas-sao paulo

Assunto: Junta Comercial é reaberta na cidade do Crato

"Há poucos dias ouvi uma entrevista do Deputado Ely Aguiar e do presidente da Junta Comercial do Ceará no programa de Vicelmo, ambos se comprometendo a reabrirem o escritório da Junta no Crato, agora o gabinete do Deputado Roque emite nota dizendo que foi ele que conseguiu reabrir esse escritório da Junta. Afinal, quem trouxe Ely ou Roque? A questão é quem trouxe ou deixou de trazer, mas porque só depois que se concretiza o fato, o Roque menciona seu nome?"

Nacélio Nobre
Rua Escultor José Rangel
Cidade: Crato

Assunto: FAMÍLIA PEQUENO

GOSTARIA DE INFORMAÇÃO REFERENTE ORIGEM DA FAMÍLIA PEQUENO

Alvanir Alves Pequeno
R, dr sales malheiros
Cidade: são paulo uf sp

Assunto: Gestão de um Prefeito

"A reclamação de muitos prefeitos é que não há verbas para grandes obras, até que aceitamos esse argumento, mas sabemos que há verbas para manter o necessário numa cidade que é a limpeza pública, iluminação, sinalização de faixas de trânsito, pinturas de meio fios, reposição de postes, praças bem conservadas, saúde e educação. Portanto, é o que falta na gestão de nossa cidade, Crato, que o Prefeito deveriam exigir e cobrar dos seus secretários, pois basta dar uma volta nos bairros e até no centro para a gente observar o descaso. Secretários, o dever é dos Senhores fazerem a suas partes, pois o bom prefeito tem que ter bons Secratários."

jose meneses
R. Sargento george teles sampaio
Cidade: crato

Comentários enviados ao Blog do Crato pelo formulário de comentários localizado no final da página principal. Todos os comentáros devidamente identificados.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Câmara de Vereadores do Crato receberá 317 mil reais neste mês ( O equivalente a 3.804.000,00 ao ano )



Para Reflexão:

VOCÊ SABIA QUE - Lei Federal garante que Câmara de Vereadores do Crato receba 317 mil reais neste mês ( o Equivalente a 3.804.000,00 ao ano ) ? - Isso é o que eu chamo de legislar em Causa Própria.

O Que a Sociedade acha disso ? Sempre defendi a idéia de que a exemplo da DINAMARCA e alguns outros países, Vereadores, Prefeitos, não tem salário, eles tem os seus próprios trabalhos por fora. Duvido que se no Brasil fosse assim, existiria essa procura tão grande por política. Quantos candidatos a vereador teremos no neste ano Crato ? E você sabe quanto ganhará um vereador no Crato por mês ?

( Informação repassada por Olímpio Arraes ).

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet.


Senadores: cargos comissionados multiplicam em até cinco vezes


Uma brecha criada por normas internas do Senado custa caro aos cofres públicos. Graças a esse expediente, cada um dos 81 parlamentares pode multiplicar os cargos comissionados que tem à disposição - 12 no total.

Alguns aumentaram esse número em mais de cinco vezes. Com isso, a despesa anual dos comissionados somente com vale-refeição cresceu 157%, passando de R$ 7,441 milhões para R$ 19,178 milhões. Todo servidor, efetivo ou comissionado, tem direito a um vale-refeição de R$ 638 mensais, independentemente do valor do salário.

Os senadores empregam 2.505 funcionários comissionados, o que representa um gasto de R$ 1,598 milhão por mês somente com esse benefício. O Guia do Parlamentar - cartilha elaborada pela diretoria do Senado e entregue a cada senador quando assume o mandato - diz que em regra o gabinete é composto por 12 assessores: cinco assessores técnicos, seis secretários parlamentares e um motorista.

Mas, na prática, essas funções estão sendo desdobradas e multiplicadas. Se os parlamentares contratassem apenas os 12 servidores sugeridos, o gasto mensal com auxílio-refeição seria de R$ 620 mil. Ou seja: o Senado gasta 157% a mais só com um benefício, porque os senadores incham o quadro de funcionários e esse benefício é pago individualmente.

Há casos como o do senador Ivo Cassol (PP-RO), que desmembrou as 12 funções em 67 cargos comissionados, lotados em seu gabinete e nos dois escritórios políticos que mantém em Rondônia. Como o auxílio-refeição é de R$ 638 por mês, se Cassol seguisse a sugestão do Guia do Parlamentar, gastaria R$ 7,6 mil por mês, mas a despesa do seu gabinete chega a R$ 42,7 mil com esse benefício.

Ricardo Noblat

Iguatu se prepara para ganhar terminal rodoviário mais moderno do Ceará

.
http://3.bp.blogspot.com/-hiiouIAbscU/T15XS34LGsI/AAAAAAAAfks/vdsgTtPwuGM/s1600/rodoviaria-iguatu2.JPG


As obras de reforma e ampliação do Terminal Rodoviário Senador Fernandes Távora, na cidade de Iguatu estão em fase de conclusão.

A nova rodoviária tem acabamento de luxo, com piso interno em granito, colunas revestidas com granito e pastilhas de vidro, área de passeio com cerâmica sextavada de louça, piso externo e da área de embarque de blocos de cimento intertravado. O projeto prevê restaurante no pavimento superior com área climatizada, isolamento em vidro e acesso opcional em elevador panorâmico.

O projeto assinado pelo arquiteto Wilson Maia prevê ainda corrimão em granito e três coberturas espaciais, curvadas, que compõem um estilo próprio e destacam a obra com beleza arquitetônica moderna. Haverá dois espelhos de água e amplo jardim com bancos e iluminação no acesso principal. Serão quatro Box para comercialização de passagens, seis lojas, uma lanchonete, unidade de venda de jornal e revista. Foram construídos novos banheiros, cujo acesso será cobrado.

De acordo com o encarregado da obra, José Robério do Nascimento, da VAP Construções, algumas mudanças foram sugeridas nos últimos dias, como a instalação de um elevador panorâmico. “Vamos demolir as paredes de fosso do elevador para deixar apenas as colunas”, disse. “O ponto de venda de café expresso vai mudar e teremos que quebrar piso e fazer rede esgoto e de água”.

Lindomar Rodrigues ( Colaborador )

Criança morre vítima de raiva em Barbalha


O sagui tem sido o principal responsável por casos de raiva humana no Ceará

O menino de nove anos vítima de raiva humana faleceu às 5h40min da manhã desta segunda-feira (12), devido à parada cárdio-respiratória. A criança estava internada há 12 dias no Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha, onde permaneceu em coma induzido.

De acordo com a diretoria do São Vicente de Paula, o garoto sofreu duas paradas respiratórias num intervalo de uma hora e, na segunda, não resistiu às manobras de ressucitação.

O administrador do hospital, Hernani de freitas, disse que a equipe médica seguiu o Protocolo de Recife, orientado via internet pelo criador do procedimento, o médico norte-amerericano Rodney Willoughby, que estava no Japão. Entretanto, o método não foi efetivo. Segundo Hernani, o Ministério da Saúde também acompanhou o caso e enviou recomendações.

Até o momento, o caso foi o único registrado no Estado este ano. O menino contraiu a doença através da mordida de um sagui, animal silvestre típico da região do Cariri. Ainda não se sabe se o transmissor foi capturado.

A Secretária de Saúde do Ceará (Sesa), informou que nos últimos oito anos houve cinco mortes de pessoas contaminadas por raiva humana no Estado, das quais quatro foram mordidas pelo mesmo animal, o sagui.

Foto: Viviane Pinheiro
DN

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 13/03/2011


Aluno do Centro de Artes da URCA é selecionado para o 63º Salão de Abril

O aluno de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri (URCA), Karol Luan Oliveira, foi selecionado para participar do 63º Salão de Abril. Com mais de 500 inscritos, apenas 30 foram selecionados. Em todo o Estado do Ceará, apenas cinco artistas foram escolhidos. O 63º Salão de Abril não é um salão universitário aberto somente para estudantes de artes, mas um dos mais importantes salões de artes visuais de todo o Brasil, que recebe inscrições de artistas profissionais e amadores de todo o Brasil e não possui cotas específicas por região.

Karol Luan, como artista selecionado, irá receber prêmio R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Além disso, ainda concorre a bolsa para residência no valor de R$ 12.000,00(doze mil reais). Fizeram parte da comissão de seleção do 63º Salão de Abril o professor de Comunicação da UFC e fotógrafo, Silas de Paula; o artista plástico Eduardo Frota e o curador carioca, Marcelo Campos.

As obras premiadas de Karol Luan foram realizadas durante as disciplinas de “Fotografia II” e “Projetos e Suportes”, ambas ministradas pela professora Ruth Sousa. Karol Luan é bolsista do grupo de pesquisa da professora Ruth Sousa, intitulado “Fotografia Ficcional: experimentações na Arte Contemporânea”, e vem participando de diversos salões de arte e exposições coletivas em Juazeiro do Norte e Fortaleza ao longo dos últimos semestres. A aprovação de Karol Luan neste concorrido salão de âmbito nacional demonstra a qualidade das atividades desenvolvidas pelos professores e alunos do Centro de Artes da URCA. (Fonte: Centro de Artes da URCA)

Curso de História da URCA realiza Semana Pedagógica

O Curso de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou, ontem, no primeiro dia de aula, a abertura da Semana Pedagógica voltada para os alunos novatos do curso. A finalidade foi apresentar a política pedagógica do curso para os novos acadêmicos, no intuito de orientar os alunos que estão chegando. O trabalho vem sendo desenvolvido pela chefia do Departamento, tendo à frente a Professora Sandra Nancy, além de professores e coordenadores do curso.

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2612
www.urca.br – Crato, 13 de março de 2012


Anuncie onde todo mundo Lê !!! - Blog do Crato - 180.000 Acessos por mês - A Maior visibilidade do Interior do Estado.


Anuncie Onde Todo Mundo Lê - BLOG DO CRATO !


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:


- Anuncie no maior veículo de internet do Interior do Estado.
- Mais de 180.000 acessos de páginas por mês
- 7 Anos no mercado.
- Mais de 5 milhões de páginas acessadas
- Mais de 23.000 artigos
- Solidez e Experiência em Internet
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Novidade: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Amilton Som, Mercadinho Matos, Aço Cariri, Top Móveis, Crajubatur, Dr. Jonas Mangueira, Shopping Residence..Venha para o Blog do Crato. Chega de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica. Se desejar, entre em contato pelo telefone de recados: (088) - 3523-2272

Blog do Crato - Mais de 5 milhões de Acessos de Páginas em 7 Anos




www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

BlogHUMOR - Corra que a POLÍTICA vem aí ?


"Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades."


Charles Tocqueville



Prefeito do Crato reúne-se com autoridades para definir um planejamento que resulte em resolução definitiva para o Canal do Rio Grangeiro


O prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe esteve reunido na manhã desta terça-feira, dia 13 de março de 2012, com autoridades locais, técnicos representantes do Ministério da Integração Nacional, agentes da Defesa Civil do Estado do Ceará e membros da sociedade civil a fim de traçar um novo planejamento para solucionar em definitivo os estragos ocasionados devido às últimas chuvas fortes e reconstruir o Canal do Rio Grangeiro. O encontro também contou com as presenças do deputado estadual Ely Aguiar (PSDC) e do deputado federal Arnon Bezerra (PTB). Durante a reunião foram apresentados laudos e estudos técnicos realizados por especialistas em engenharia no entorno do Canal.

A última chuva que caiu na região, no dia 05 de março de 2012, medindo 93 milímetros, comprometeu toda a obra que encontrava-se inacabada, iniciada no ano passado para reparar os danos causados pela catástrofe que aconteceu em fevereiro de 2011. O projeto estava sendo executado pela empresa Coral sob supervisão do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Ceará (DER). À época, o Ministério da Integração Nacional efetuou o repasse de verba na ordem de R$ 4 milhões, deste total foi investida a quantia de R$ 2,5 milhões na obra. Segundo profissionais da área de engenharia civil, o resultado desse investimento são obras de caráter emergencial e paliativo que em nada beneficiaram a população.

Na semana passada o prefeito viajou à Brasília para notificar à União sobre a real situação do Canal do Rio Grangeiro e solicitar uma visita técnica de campo com a presença de engenheiros do Ministério da Integração Nacional. Durante o encontro desta terça-feira foi realizado um amplo debate com base nas informações coletadas e explanadas pelas secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura do Município. O engenheiro técnico do Ministério, Roni Peixoto analisou a documentação junto com os agentes da Defesa Civil do Estado do Ceará para emitir estado de emergência e providenciar projeto em engenharia que resultará na conclusão da obra do Canal do Rio Grangeiro. Roni Peixoto fez uma breve abordagem dos tipos e especificidades de projetos executados pelo Ministério.

A idéia é que seja realizado inicialmente um estudo aprofundado que visa à recondução do processo de reconstrução e o detalhamento dos danos propagados pelos desastres naturais. Esse estudo estaria orçado em R$ 500 mil. De acordo com o prefeito do Crato, a obra de reconstrução do Canal seria executada por etapas tendo em vista adotar os cuidados necessários, bem como se tratar de um projeto arrojado para não mais comprometer a integridade dos moradores da área. Outras intervenções previstas são: a construção do Sistema de Açudes Urbanos, medida que consta do Plano de Requalificação do Município do Crato e reformas nas principais pontes e viadutos que interligam o município a outras cidades e estados circunvizinhos a fim de conter o nível do volume das águas e evitar o represamento. Após a reunião, uma comitiva formada por representantes do Município, Estado e União, percorreu as áreas atingidas que ficam situadas às margens do Canal do Rio Grangeiro para averiguar os danos e a dimensão do problema. Nesta quarta-feira, dia 14 de março de 2012, o prefeito Samuel Araripe será recebido pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em uma audiência especial para tratar do impasse na resolução do Canal.

Fonte: Assessoria de Imprensa - PMC
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Canal do Rio Grangeiro será vistoriado nesta terça-feira, por técnicos do Ministério da Integração e Defesa Civil



Hoje, estará sendo realizada visita técnica ao Canal, por engenheiro do Ministério da Integração Nacional e integrantes da Defesa Civil, acompanhados do prefeito Samuel Araripe

O prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe esteve reunido com representantes da Defesa Civil do Estado do Ceará na manhã desta segunda-feira, dia 12 de março de 2012. O encontro aconteceu no Salão Nobre do Gabinete do Prefeito no Palácio Alexandre Arraes e contou com a presença de parte do secretariado municipal. Na ocasião, foi entregue um requerimento solicitando o reconhecimento de estado de emergência na cidade do Crato por parte da Defesa Civil do Estado em virtude das inundações e enxurradas ocasionadas devido à última chuva forte que caiu na região no dia 05 de março, medindo 93 milímetros. O acontecimento deixou moradores e autoridades em estado de alerta e preocupação, tendo em vista a aproximação da quadra invernosa.

Os estragos atingiram principalmente todo o trecho que compreende o entorno do Canal do Rio Grangeiro e que corta os principais bairros do município. As reformas realizadas para reconstruir o Canal depois da catástrofe ocorrida no ano passado foram todas destruídas pela força das águas. Do total da verba de R$ 4 milhões licitados pelo Estado foram aplicados R$ 2,5 milhões em obras inacabadas e que não resultaram em nenhuma melhoria para população. Durante a reunião o prefeito apontou sugestões e apresentou medidas como forma de solucionar em definitivo o problema. Um das ações estruturantes que consta do Plano de Requalificação da Cidade é a implantação do Sistema de Pequenos Açudes Urbanos para tentar nivelar e conter o volume de água das enchentes.

Na quarta-feira da semana passada o prefeito viajou à Brasília para uma visita no Ministério da Integração Nacional a fim de informar à União a real situação do município do Crato, diante dos desastres naturais e tentar mais uma vez alocar recursos para viabilizar a solução dos danos do Canal. Munido de um dossiê com estudos e laudos técnicos assinados pelo engenheiro doutor Osny Enéas, o prefeito conseguiu sensibilizar os técnicos da Defesa Civil da União para uma visita de campo às margens do Canal do Rio Grangeiro no sentido de averiguar as áreas danificadas.

Nesta terça-feira, dia 13 de março de 2012, o prefeito recebe no Gabinete o técnico do Ministério da Integração, engenheiro Roni Peixoto, a equipe da Defesa Civil do Estado e os colaboradores do município para uma reunião onde será traçado um novo planejamento de trabalho em conjunto, seguido de entrevista coletiva. A idéia é que inicialmente seja realizado um novo estudo com novos laudos informando detalhes da atual situação do Canal. Esse projeto estaria orçado em R$ 500 mil.

Recentemente o Governo do Estado anunciou o aporte de 5 milhões de reais destinados à obra, mas segundo o que os especialistas concluem é que o valor real da reconstrução do Canal do Rio Grangeiro estaria avaliado em R$ 50 milhões. A reunião desta segunda-feira com os agentes da Defesa Civil do Estado serviu para levantar informações e dados precisos das áreas prejudicadas nas proximidades do Canal. Em anexo ao requerimento encaminhado à Defesa Civil foi apresentado projeto que sugere a reconstrução das principais pontes que ligam o município às cidades e estados circunvizinhos como forma de assegurar a acessibilidade para população. Nesta quarta-feira, dia 14 de março de 2012, o prefeito do Crato será recebido pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em audiência oficial em Brasília.

ASCOM - PMC
Foto ilustrativa: Apresentação do relatório sobre a enxurrada do dia 28 de janeiro de 2011 e projeto que foi levado à Brasília em Fevereiro de 2011, no Paço Municipal. ( Foto: Dihelson Mendonça ).



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31