xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 março 2012

Dia Internacional da Mulher -Por Maria Otilia

Neste dia 08 de março, dedicado às mulheres, a EEF Dom Quintino realizou diversas atividades festivas, bem como momentos de reflexão sobre os direitos das mulheres. Direitos estes que na maioria das vezes ainda não foram efetivados.
A EEF Dom Quintino através do Projeto SPE ( Saúde e Prevenção na Escola), em parceria com o SESC, realizou uma palestra sobre Planejamento Familiar e Saúde da Mulher, para todas as mães e alunos.
Acreditamos que nós, educadores, temos a obrigação de trazer para sala de aula, questionamentos como estes, principalmente para que nossos alunos construam a cultura da paz, dizendo não a violẽncia doméstica, a discriminação e o preconceito contra as mulheres, etc. Infelizmente ainda constatamos grandes índices de violência contra a mulher, não apenas fisicamente, mas através de pressão psicológica, humilhação, submissão, desvalorização,etc, principalmente porque ainda vivemos numa sociedade machista, conservadora. Daí a necessidade de incluirmos na proposta pedagógica da escola, temas transversais ,para que começemos desde cedo a construir valores tais como: respeito, tolerãncia,ética, cultura da igualdade, solidariedade,etc.

População do Crato faz grande manifestação solicitando providências para o Canal do Rio Grangeiro


"O Medo do Canal do Medo
"

No início da noite de ontem ( 08 ), os moradores das proximidades do Canal do Rio Grangeiro fizeram uma grande manifestação, solicitando providências imediatas aos graves problemas do canal por parte das autoridades.

A passeata, de cunho suprapartidário foi comandada pela técnica e ambientalista, formada em economia, Tereza Pinheiro, ao lado do professor Angelo Borges, que é neto do renomado jurista já falecido Dr. Raimundo de Oliveira Borges.

A manifestação foi pacífica e ordeira. Logo após a reunião inicial defronte ao Tiro de Guerra, sob palavras de órdem, seguiu-se pela margem do canal em direção à prefeitura do Crato, num ato simbólico de caminho do povo em direção ao poder.

A passeata foi acompanhada por diversos veículos de comunicação, como a TV Verdes Mares Cariri, estações de Rádio e o Jornal Diário do Nordeste. Os manifestantes ao chegarem ao paço municipal, gritaram palavras de órdem, cantaram o Hino do Crato e ao final, deram-se as mãos, contornando todo o largo Júlio Saraiva, onde oraram um "Pai-Nosso", na esperança de que as autoridades sejam tocadas pelo bom-senso.

O Prefeito Samuel Araripe, que está em Brasília, onde foi tentar conseguir mais verbas federais com o Ministro da Integração Nacional, foi representado pelo seu ex-chefe de gabinete por 7 anos, Dr. Cícero França, e o chefe da sua bancada no legislativo, vereador George Macário. O evento reuniu pessoas dos mais diferentes partidos políticos e ideologias, como o ex-vereador Edson Vilar ( O Tutu ), e o vereador Apolinário, todos com o mesmo propósito: A solução definitiva dos graves problemas porque passa o canal do Rio Grangeiro, quando recentemente, uma chuva de 92mm destruiu completamente os trabalhos realizados pelo Governo do Estado através da construtoral Coral.

Saiba Mais

Em notícia publicada na tarde de ontem pela assessoria do Dep. Sineval Roque, este garantiu que o Governo Cid Gomes estará liberando os outros 1.5 mi que foram conseguidos em 2011 no ministério da Integração Nacional em Brasília, e complementando até o valor de 5 milhões para fazer uma OUTRA obra no canal do rio grangeiro. Enquanto isso, os moradores continuam preocupados, porque a quadra invernosa está apenas começando, e pelo visto, muita água ainda vai rolar debaixo das frágeis e quase destruídas pontes do Canal do Medo.

Reportagem Fotográfica:

Img_6614

Os manifestantes bloquearam a marginal da Avenida José Alves de Figueiredo, e o Demutran teve que intervir, desviando o fluxo de veículos.

Img_6535

Engenheiro do CREA concedendo entrevista à TV Verdes Mares Cariri

Img_6668

O símbolo do "medo da chuva" também esteve presente

Img_6706

Na foto acima: Aqui, na beira do canal, os participantes cantaram o Hino do Crato

Img_6606

Na foto acima, a concentração diante do Tiro de Guerra do Crato

Img_6674

Na foto acima, Tereza Pinheiro, a organizadora do evento

Img_6702

Na foto acima, o ex-chefe de gabinete do prefeito Samuel Araripe, Dr. Cícero França, que compareceu ao evento.

Img_6553

A situação de calamidade e destruição do Canal do Rio Grangeiro após o fiasco das obras da construtoral Coral

Img_6623

O Povo Unido Jamais Será Vencido !


Img_6748

Na foto acima: O ex-vereador Edson Vilar ( O Tutu amordaçado ), abraçado ao Canal do Medo. Do lado direito, o ativista cultural Jorge Carvalho.

Img_6732

A passeata terminou na Prefeitura do Crato, num ato simbólico da democracia: "O Poder emana do povo, e em seu nome é exercido".

Reportagem e Fotos: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet


URCA recebe homenagem nos seus 25 anos de Instalação


A Universidade Regional do Cariri (URCA), na passagem dos seus 25 anos de instalação comemorados ontem, contou com uma solenidade de abertura do dia histórico, com o hasteamento das bandeiras na Universidade. No final da tarde, foi realizada uma missa em ação de graças, que contou com a presença da Reitora Otonite Cortez, e do Vice-Reitor, Patrício Melo, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha - Sé Catedral -, além de servidores da instituição, professores e funcionários aposentados.

Na ocasião, a URCA recebeu homenagem da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Crato (ExpoCrato), que teve como representante do grupo gestor o cerimonialista cratense, Huberto Cabral. A Placa de Honra ao Mérito entregue à URCA, por meio do presidente do grupo gestor, Francisco Leitão Moura, destaca os relevantes serviços da Universidade, prestados ao longo dos seus anos de existência, voltados para o desenvolvimento da Região do Cariri. Na homenagem, se destaca a participação efetiva e a parceria da URCA na realização da ExpoCrato, que chega aos 60 anos como uma das mais importantes do Nordeste.

A Reitora destacou na comemoração a grande tarefa da Universidade, no processo de desenvolvimento regional, como a Instituição de ensino superior mais representativa da região do Cariri e Centro-Sul do Estado. Já o Vice-Reitor, Patrício Melo, ressaltou os momentos históricos no processo de consolidação da URCA, com criação em 9 de junho de 1986, destacando o simbolismo das datas como de relevância para a sociedade regional. A Reitora ainda lembrou de grandes nomes que contribuíram enormemente para a criação e consolidação da Instituição, que foram os professores Sarah Cabral e Martins Filho, além de um grupo de intelectuais da região.

Veja link no site da URCA : www.urca.br
Foto ilustrativa: Elizângela Santos


Liberados 72 mil reais para iniciar projeto de academias populares no Crato


O Município do Crato terá nove academias populares. O projeto aprovado com recursos do Fundo Nacional de Saúde, que também financiará a manutenção desses espaços, juntamente com a Prefeitura Municipal e Governo Federal, é da Secretaria de Saúde do Crato.

Já estão liberados recursos da ordem de R$ 72 mil para dar início a instalação dessas academias. 50% desse valor já estão na conta para o começo do projeto. Em princípio serão instaladas seis academias. Em seguida serão feitas mais três. Serão beneficiadas as localidades do Seminário, Mirandão, Centro Cultural do Araripe - RFFSA, Batateira, Vila Lobo, Vila Padre Cícero, Dom Quintino, Ponta da Serra e Santa Fé.

Até o final do mês, o processo licitatório para dar início às academias deverá estar concluído, segundo a gestão da saúde do Crato. O custeio mensal por academia, com recursos do Fundo Nacional de Saúde, será de R$ 6 mil. Para cada pólo de 3 academias, será disponibilizado um educador físico. Com isso, o projeto terá como principal objetivo promover o incentivo ao exercício físico, com orientação de profissionais, na promoção da saúde local.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
Fone: 88 3521 7069
www.crato.ce.gov.br

Projeto de criação da Secretaria Municipal de Segurança quase pronto

Está em fase final de elaboração o projeto que cria a Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, em Crato. Ainda nesse mês de março a matéria vai ser votada na Câmara de Vereadores, garantiu o presidente do Sindicato dos Servidores do Município, Júnior Matos. Ele disse que a demora na conclusão do projeto deve-se a uma série de acertos entre a entidade com o prefeito do município, secretário de administração e com o presidente do legislativo municipal. A secretaria será criada dentro das legalidades constitucionais e com a garantia de receber recursos federais e estaduais para assim poder oferecer a população um trabalho de qualidade.

O órgão vai agregar, de imediato, a Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito. Está em discussão a possibilidade de incluir o Núcleo de Defesa Civil do Município, hoje subordinado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O presidente do sindicato já se posicionou favorável com a justificativa de que as ações desempenhadas pelas três instituições são semelhantes. Além do mais, disse ele, a ida do Núcleo da Defesa Civil do Município, fortaleceria a Secretaria de Segurança no tocante ao volume de recursos a serem contemplados e desafogaria a Secretaria do Meio Ambiente. A criação e instalação da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania do Crato será o maior presente ao Sindicato dos Servidores no mês de seu aniversário, março, finalizou Junior Matos.

Caminhoneiros ameaçam fazer protesto nacional contra restrições de tráfego nas grandes cidades


Sindicatos e associações que representam os transportadores autônomos no país planejam fazer um protesto nacional, como o que ocorreu em São Paulo esta semana e que provocou desabastecimento de combustíveis em vários postos da cidade.

Por meio de nota, o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP), Norival Almeida Silva, informou que 23 entidades de caminhoneiros estão preparando o protesto contra, segundo ele, “as restrições exageradas e outros desmandos que afetam o transportador autônomo nas grandes cidades”.

Para Silva, a estratégia dos caminhoneiros de São Paulo deu certo. “Nossa estratégia foi parar, principalmente, o segmento de transporte de combustível durante três dias. Assim, o desabastecimento do produto viria de imediato, chamando a atenção do município de São Paulo, além de alertar as autoridades das demais cidades que estão adotando a restrição desmedida a caminhões, como a região do ABCD [Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, na região metropolitana de São Paulo] e Osasco”.

A paralisação dos caminhoneiros paulistas começou na segunda-feira (5), como protesto à proibição imposta pela prefeitura ao tráfego de veículos pesados na Marginal Tietê e em outras vias importantes da cidade nos horários de pico.

Na noite de terça-feira (06), a Justiça de São Paulo concedeu liminar determinando a retomada da entrega de gasolina, etanol e óleo diesel aos postos, com multa diária de R$ 1 milhão aos sindicatos, caso a ordem não fosse cumprida. Ontem (07), o transporte de combustíveis foi retomado.

Agência Brasil

VEREADORES PEDEM UNIÃO DOS POLÍTICOS CRATENSES PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CANAL


A Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 06 de março de 2012, foi presidida pelo Vereador Ailton Esmeraldo (PP) - vice presidente do Poder Legislativo cratense. Após a leitura da ata da sessão anterior e do material de expediente pelo secretário da Mesa Diretora - Vereador Antônio Apolinário (PMDB), foi aberto o Pequeno Expediente, quando a palavra é facultada aos vereadores.

O Vereador Fernando Brasil (PSB) agradeceu ao secretário de Saúde do Munícípio - Cícero Bezerra França pela presença e o trabalho realizado na comunidade do Distrito de Dom Quintino, principalmente em relação a operação de combate ao aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue.

O Vereador Luís Cory (PSC) de forma indignada não concordou com o parecer emitido pelo Detran, desfavorável a instalação de semáforos, na Avenida Thomáz Osterne de Alencar - CE 292, que corta vários bairros, principalmente a Vilalta e o Independência. Ele disse que foram feitos váriios requerimentos solicitando semáforos para área, uma vez que os redutores de velocidade alí instalados não são suficientes para inibir a velocidade exagerada, desenvolvida pelos motoristas, a maioria, de carros pesados. Cory disse ainda que é constante o risco que correm as crianças que precisam passar pela avenida com destino às suas casas ou às suas escolas.

O Vereador George Macário (PV) voltou a falar sobre o Canal do Rio Grangeiro, que ficou bastante danificado em consequência das chuvas que caíram na madruga de segunda-feira. George ressaltou a necessidade da união de todos os políticos da cidade para conseguir sensibilizar as autoridades estaduais e federais. Um grande projeto vai carecer de um grande volume de recursos para construção de um novo canal. Macário cobrou ainda explicações por parte da construtora responsável pela obra de recuperação das partes afetadas pelas últimas grandes chuvas, bem como dos representantes do CREA, que sempre se negaram a prestar esclarecimentos à população, através da Câmara Municipal.

Câmara Municipal do Crato


80% dos casos de raiva humana registrados no Ceará foram transmitidos por saguis



NE - Não alimente os saguis !

Dos cinco casos de raiva humana confirmados no Ceará nos últimos sete anos, quatro foram transmitidos por saguis. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 8, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), um dia após ser confirmado que uma criança de nove anos, mordida pelo animal, foi contaminada pela doença no município de Jati, a 524 km de Fortaleza.

Os outros três casos de raiva humana transmitida por sagui no Ceará foram registrados nos municípios de São Luís do Curu (2005), Camocim (2008) e Ipu (2010). Nos últimos sete anos, apenas um caso, no município de Chaval, não foi transmitido pelo animal silvestre conhecido popularmente como “soim”. Neste registro, de 2010, a vítima foi mordida por um cão.

A captura e criação de soins são práticas que ainda resistem no Interior do Ceará, apesar de ser proibida pela Lei de Proteção à Fauna. Além disso, de acordo com a Sesa, o contato com soins em cativeiro e a captura desses animais em seus ambientes naturais representa grande ameaça à vida das pessoas.

No dia 3 de fevereiro deste ano, o garoto de Jati e outros quatro meninos capturaram o animal silvestre e levaram para casa, onde um dos meninos foi mordido. Vinte dias depois, os sintomas da raiva humana começaram a aparecer e, após passar pelo hospital de Jati e pelo Hospital Infantil de Brejo Santo, o menino foi internado no dia 29 de fevereiro no Hospital São Vicente, de Barbalha, onde permanece internado em coma induzido.

A partir do diagnóstico da doença no menino, todos os profissionais de saúde que o atenderam nos três hospitais se submeteram à profilaxia antirrábica e as pessoas que tiveram contato com o menino e o soim foram tratados preventivamente com soro e vacina. Ao mesmo tempo, equipes de controle de zoonoses da Secretaria da Saúde do Estado e dos municípios de Jati e Brejo Santo realizam captura de saguis e morcegos para determinação da circulação do vírus da raiva por testes laboratoriais.

O que diz a lei

De acordo com o artigo 1º da Lei de Proteção à Fauna, “os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedade do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”.

O POVO Online

FUTEBOL - Campeonato Cearense 2012: Ferroviário sai do Z-3 e Guarani de Juazeiro entra no G-4


A
penas três jogos foram realizados neste meio de semana, pelo Campeonato Cearense 2012, mas foram suficientes para mexer na tabela da competição. Na quarta-feira [7], o Ferroviário conseguiu importante vitória sobre o Tiradentes [1x2] e saiu, pela primeira vez desde a estreia, sair da Zona do Rebaixamento, o Z-3. Ainda foi registrado o empate entre o lanterna Itapipoca e Icasa [2x2]. A partida solitária da quinta-feira [8] foi um "passeio" do Guarani de Juazeiro sobre o Trairiense [4x0] no estádio Romeirão, resultado que fez o GuaraJu entrar no G-4 após a derrota do Tigre da PM. A 14ª rodada será realizada neste final de semana, com uma partida no sábado [10] e quatro no domingo [11]. Abaixo os detalhes de cada jogo:

10 março_TIRADENTES x ICASA___Estádio Presidente Vargas, Fortaleza - 16h
11 março_HORIZONTE x TRAIRIENSE___Estádio Domingão, Horizonte - 16h
11 março_GUARANI DE JUAZEIRO x FORTALEZA___Estádio Romeirão, Juazeiro do Norte - 16h
11 março_CRATEÚS x CRATO___Estádio Juvenal Melo, Crateús - 16h
11 março_ITAPIPOCA x GUARANY DE SOBRAL___Estádio Perilão, Itapipoca - 16h
11 março_CEARÁ x FERROVIÁRIO___Estádio Presidente Vargas, Fortaleza - 17h

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA


Yui Guedes ( Colaborador )

LAMPISEIXAS - O Novo Parceiro do Blog do Crato !

.

Temos o prazer de anunciar o nosso mais novo parceiro: O famoso Raul Lampião, ou também conhecido por Lampiseixas ( Mistura de Raul Seixas com Lampião ). Para quem não conhece ainda, o Lampião é uma das atrações da cidade. Uma mistura de Ator, Cantor, Comediante, e publicitário. Lampião passa os dias fazendo a publicidade de várias empresas do Crato e do Cariri.

Projeto Ecológico

E agora ele está com um projeto super interessante. Ele recolhe o lixo reciclável da cidade; Pilhas, Baterias, Plásticos, Vidros, que são convenientemente encarregados para postos de reciclagem de materiais. Ele espalhou diversos pontos de recolhimento desses materiais pelo Crato. Nas laterais dessas lixeiras, ele vende a sua publicidade, com mini outdoor volante, em forma de coletores ecológicos, que no final, beneficiam famílias que vivem de reciclagem.

Portanto, se você tiver lixo reciclável, como pilhas e baterias, não jogue em qualquer local, pois esses materiais poluem o meio-ambiente. Coloque-os corretamente nos postos de coleta da rede "Lampiseixas" espalhados pela cidade. As lixeiras, ou mini outdoors possuem o seguinte tamanho:

70 cm de altura
50cm de largura
E funcionam de 07:00 às 17:00
De Segunda a Sábado.

Contribua para manter a sua cidade limpa, dispondo de maneira correta o lixo reciclável. E aproveite também para anunciar a sua empresa com o Raul - Lampião ( Contatos pelo fone ( 88 ) - 9261 - 6490

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31