xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/02/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 fevereiro 2012

74 árvores foram derrubadas em linha férrea em SOBRAL


Moradores reclamam da derrubada de 74 árvores em via férrea do Ceará Árvores foram derrubadas para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos. Das 74 árvores, 24 foram derrubadas de forma ilegal, segundo autarquia.

Setenta e quatro árvores foram derrubas, 24 delas de forma ilegal, em Sobral, interior do Ceará, para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As árvores haviam sido plantadas por moradores da cidade, há cerca de oito anos, e causou revolta na população. "O mundo está fazendo uma campanha para o verde. Hoje é o contrário em Sobral. Estão destruindo as plantas, as árvores", reclama o aposentado Francisco Magalhães.

De acordo com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Sobral, a empresa responsável pelo VLT tinha autorização para derrubar 50 árvores que ficavam no local onde passará o trilho. Nenhuma das árvores pode ser salva, de acordo com a autarquia.
saiba mais

* Técnicos fazem mapeamento de todas as árvores de Fortaleza

A superintendente da Autarquia de Meio Ambiente Mara Silva diz que a empresa terá de plantar novas árvores para substituir as derrubadas. "Para cada árvore derrubada vão ser plantadas mais duas. A empresa também vai ter que garantir a manutenção até que essas plantas se desenvolvam e garanta a sobrevivência", explica a superintendente Mara Silva.

A obra
O empreendimento foi concebido pelo governo do estado. A linha Norte ligará o Pólo Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos . A linha Sul ligará os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste. As duas linhas formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

Dentro do projeto do VLT de Sobral, de acordo com o governo do estado, estão previstas a remodelação de sete quilômetros de via permanente já existente; a implantação de mais cinco quilômetros; a construção de 11 estações de passageiros; do complexo de manutenção, da administração e do centro de controle operacional; a aquisição de cinco VLTs de dois carros bidirecionais cada, com dupla cabine de comando, tração hidráulica e motorização a diesel.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Notícias do Crato - 28/02/2012


Risco de inundação no Rio Grangeiro será debatido nesta terça-feira em Crato

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militares do Ceará realiza, nesta terça-feira, dia 28, reunião sobre o risco de inundação no Município de Crato e o papel da Defesa Civil. A reunião terá a presença de integrantes da Defesa Civil Estadual. O intuito é dialogar com os diversos segmentos da sociedade cratense. A reunião ocorrerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva (localizado no calçadão da Rua José de Alencar - Centro), a partir das 8 horas e 30 minutos. Mais informações com Paulo Klecius Botelho de Oliveira na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato SEMAC, pelo telefone 88 3586 8011.

Crato instala 300 armadilhas para colher ovos do mosquito de dengue

A Secretaria de Saúde do Crato está atuando de forma intensiva na prevenção e combate da dengue na cidade, com alerta para o período de chuvas e orientação da população para atuar. Há duas semanas que a Coordenação de Endemias está realizando um trabalho de pesquisa em vários bairros, desta vez com a instalação das ovitrampas, armadilhas para colher os ovos do mosquito, antes mesmo da fase larvária, evitando a reprodução.

Para isso, segundo o coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, o Plano de Intensificação de Combate à Dengue tem sido fortalecido desde o início do ano, com os ciclos de visitação nas residênbcias, orientação da população, e a atuação da Mobilização Social junto à comunidade.

Segundo Marcos Aurélio, foram colocadas em residências de vários bairros da cidade, onde os índices de infestação são maiores, cerca de 300 ovitrampas. Bairros como Seminário, Batateiras, Misericórdia, Pinto Madeira e Cacimbas receberam as armadilhas, que toda semana são observadas pelos técnicos.

Mas, o coordenador do setor de Endemias destaca a sociedade como o principal agente da guerra contra o mosquito, já que mais de 90 por cento dos focos são encontrados dentro das residências. Ele convida as comunidades a travarem uma batalha contra o mosquito e eliminar a dengue do Município.

Crato sediará a 12ª edição do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde

'Municipalização com Regionalização: um desafio para o acesso com qualidade no SUS' é o tema do XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado no próximo mês de abril no município do Crato. Durante os dias 10, 11, 12, 13 e 14 serão abordados, explanados e discutidos temas de alta relevância no contexto das políticas públicas que visam estabelecer melhorias constantes e crescentes na saúde como um todo.

De acordo com Regina Petrola, Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Crato, autores de trabalhos devem encaminhar resumos até o dia 1º. de março. Demais participantes podem inscrever-se a qualquer momento, inclusive durante o evento, no total de 600 vagas. É importante salientar que estão abertas as inscrições para o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, através do site da instituição www.cosemsce.org.br/xiicongresso.

Os temas para inscrição de trabalhos são: Gestão do SUS, Vigilância da Saúde, Inovações Tecnológicas na Saúde, Participação e Controle Social no SUS, Educação Permanente e outros. Todo o processo será realizado on line, tanto para os secretários – que devem realizar sua inscrição apesar de já terem suas vagas asseguradas, quanto para os técnicos e apresentadores de trabalhos.

A gestão da Saúde do Crato enfatiza desde já a importância de um evento como esse e ressalta que o município está preparado tanto para receber os congressistas como para participar efetivamente do XII Cosems. O link para inscrições http://www.cosemsce.org.br/eventos/xiicsmsc/inscricao/ está no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br.

CONTATOS:

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO

Fone: 88 3521 7069
www.crato.ce.gov.br

Pessoas e lugares, marco na memorialística do Cariri - Napoleão Tavares Neves


Do meu colega Ebert Fernandes Teles recebi, em primeira mão, o seu excelente livro de memórias, Pessoas e lugares, verdadeiro passeio sentimental do nosso conhecido oftalmologista pelos lugares quase sagrados da sua infância, inclusive perfilando familiares e amigos nesta verdadeira caravana sentimental.

O livro é bom e a sua leitura inebria, sobretudo quem, como eu, foi menino de fazenda e de bagaceira de engenho de rapadura.

O que o autor ali escreve é, como que, a história de todos nós no dia a dia da vida rural, percorrendo fazendas, sítios, engenhos de rapadura, logradouros serranos.

E o autor perfila muito bem os mais ilustres membros da sua importante família Teles, sem esquecer as suas colaterais, derivando também para os tipos populares dos que trabalhavam nas fazendas e sítios da família. É uma leitura envolvente com sabores rurais de tempos que não voltam mais. Livro bonito, com um ipê florido na capa e excelente editoração, caprichosa mesmo. Pessoas e lugares retrata muito bem o Cariri da década de 30 para cá, com seus usos, costumes e pessoas. Portanto, sua leitura é um magnífico mergulho no nosso passado com todos os seus encantos.

Barbalha CE, 23 de fevereiro de 2012.

2 Milhões e Meio de Reais jogados na Lata de Lixo - Canal já começa a se desmanchar

.
http://3.bp.blogspot.com/-QROLQ9DiUcY/T00t4T2eJtI/AAAAAAAAfKo/gmhWT9bHKDE/s1600/canal_caindo3.jpg


No dia 28 de Janeiro de 2011, uma enxurrada destruiu grande parte do canal do Rio grangeiro na cidade de Crato. Imediatamente, o prefeito da cidade reuniu uma comitiva e viajou à Brasília, onde a muito custo, conseguiu 4 milhões de reais com o Ministério das Cidades para a sua recuperação. O Governo Federal, naquela época, disponibilizava verbas emergenciais para cidades que haviam sido prejudicadas pelas enchentes. Esse dinheiro foi creditado nas contas da prefeitura do Crato e por uma órdem "superior" e misteriosa, teve que ser repassado para o Governo do Estado do Ceará, que iria reconstruir o canal.

Licitação foi feita e a construtora Coral ganhou o certame. À partir daí obras de caráter duvidoso, começaram na cidade. A verba de 4 milhões foi dividida em 2 partes, uma de 2 milhões e meio e outra de 1 milhão e 500 mil reais. Diversos engenheiros criticaram as obras que vinham sendo realizadas durante o ano de 2011, e já atestavam a sua fragilidade: Na verdade, alegaram que estava sendo utilizado pouco cimento, uso de gabiões ( espécie de gaiola cheia de pedras amarradas com simples arames ), que segundo muitos, não irão resistir às chuvas e à correnteza que como todo cratense sabe, é capaz de arrastar pedras até o tamanho de um automóvel, fato bastante comum e documentado ao longo da história da cidade.

Passado hum ano da tragédia, a obra não foi finalizada. Foram gastos os primeiros 2 milhões e meio de reais, e agora, já nas primeiras chuvas do ano, mesmo em partes próximas onde o trabalho foi realizado, começou a ceder. Conforme fotos tiradas no dia de hoje ( 28/02/2012 ) pelo repórter Wilson Bernardo, constata-se a fragilidade. Em nas áreas recém-construídas, o espaço terá de ser refeito.

Resta saber que rumo as autoridades e a população irão tomar à partir de agora, já que outros "4 milhões de reais" não se conseguem assim da noite para o dia, nem a população do Crato aguenta mais que se brinque dessa forma com coisas sérias. A tragédia do dia 28 de Janeiro de 2011 deixou desabrigados e comerciantes que até hoje não foram completamente ressarcidos material ou psicologiamente. Afinal de contas, essas obras do canal possuem seguro ? Tem "MONEY BACK GUARANTEE" ? Ou seja, como nas principais obras e negócios do mundo, "A satisfação do cliente ou o seu dinheiro de volta?"


As fotos mostradas hoje pelo repórter Wilson Bernardo apontam para uma certeza: A de que estão tripudiando sobre a boa-vontade da população do Crato. As fotos revelam a Insensatez e a arrogância de um governo eleito para solucionar os problemas do povo, mas ao invés disso, tem causado ainda mais dissabores. As fotos mostram muito mais do que imagens. São o atestado do DESCASO e da INCOMPETÊNCIA tão patentes em não poder solucionar o problema a que se propôs, do Canal do Rio Grangeiro em Crato, pondo em risco toda uma população que confiou o seu destino nas mãos dessas pessoas.

Por: Dihelson Mendonça
Fotos: Wilson Bernardo
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Homem é condenado a ser enforcado por ser Cristão e não Islamita



www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet.

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

Agência Brasil


Chávez teria entre 1 e 2 anos de vida, diz documento vazado pelo WikiLeaks

.
Informação foi publicada por jornais espanhóis nesta terça-feira (28). Avaliação estaria em e-mail vazado da Stratfor Global Intelligence.

Médicos russos e cubanos que atenderam o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em junho do ano passado, avaliaram que ele tem entre um e dois anos de vida, segundo documentos vazados pelo WikiLeaks e publicados pelos jornais espanhóis "Público" e "El País". O WikiLeaks afirma ter tido acesso a milhões de supostos e-mails da Stratfor Global Intelligence, uma empresa privada de segurança e inteligência. Chávez voltou a Cuba na sexta passada para tratar de uma nova "lesão" na zona onde tirou um tumor em junho passado. Segundo mail vazado pelo WikiLeaks, médicos dizem que ele tem no máximo dois anos de

Em correspondência eletrônica com data de 5 de dezembro e enviada a George Friedman, fundador da empresa, o funcionário Reva Bhalla fala de "uma fonte muito bem relacionada que trabalha com Israel" e que revela informações sobre a equipe médica russa a respeito do tratamento de Chávez. Segundo o texto, os médicos russos davam menos de um ano de vida ao venezuelano. Os cubanos, dois.

Fonte: G1

Beijo gay entre soldado do exército dos EUA e namorado causa frenesi


Uma fotografía de dois soldados do Exército dos EUA trocando um beijo de boas vindas na sua chegada ao Hawai está causando polêmica na internet e levantado o apoio dos simpatizantes da nova lei que permite serviço militar para jovens abertamente homossexuais.

O sargento Brandon Morgan e seu namorado Dalan Wells compartilharam a fotografia do abraço no domingo em seu perfil no Facebook e na página Gay Marines da rede social.

“Como veterano gay, essa imagem me deixou com lágrimas nos olhos”, escreveu um usuário do Facebook. “Nunca nos meu sonhos jamais penei em ver isso em minha vida”, comentou outro.

BBC Brasil

MP-CE combate propaganda eleitoral antecipada em Solonópole


O Ministério Público Eleitoral, através do promotor de Justiça Eleitoral da 55ª Zona Eleitoral, Déric Funck Leite, ajuizou, nesta terça-feira, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e ainda Representação Eleitoral contra o pré-candidato a prefeito de Solonópole, José Webston Nogueira Pinheiro. A medida é por abuso do poder econômico e dos meios de comunicação.

Inicialmente, o Ministério Público Eleitoral tomou conhecimento da propaganda eleitoral antecipada praticada pelo pré-candidato, nos autos de uma representação eleitoral. Após a manifestação judicial, verificou-se que Webston Pinheiro insistia nas práticas vedadas pela legislação eleitoral. O pré-candidato foi condenado pela Justiça Eleitoral ao pagamento de multa no valor de R$ 20.000,00.

Verificou-se, inclusive, que ele teria promovido festa de natal totalmente gratuita, com sorteio de brindes, trenzinho, tobogã, cama elástica, dentre outros atrativos. Não obstante a realização de festa de natal para a população, houve ampla divulgação do evento através de informes escritos. Ante as circunstâncias fáticas, o Ministério Público Eleitoral entendeu que não se tratava apenas de propaganda eleitoral antecipada; mas, sim, abuso do poder econômico e dos meios de comunicação.

Nesse sentido, o promotor eleitoral propôs uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) pleiteando a decretação de inelegibilidade do pré-candidato para as Eleições de 2012 e pelos próximos oito anos, com base na Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/10) que alterou o artigo 22, inciso XIV da LC nº 64/90.

Considerando ainda que o promovido insiste em afrontar a legislação eleitoral, o Ministério Público ofereceu representação pela prática de propaganda eleitoral antecipada, pugnando pela condenação de multa no valor máximo de R$ 25.000,00 devido à reincidência.

MPE-CE ( Lindomar Rodrigues - Colaborador )

Tráfico e homicídio: Operação da Polícia Civil prende 22 pessoas em Icó


A Polícia Civil de Icó prendeu 22 suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas intermunicipal e interestadual na manhã desta terça-feira [28].

De acordo com o delegado regional José Gonçalves, as prisões desarticularam sete quadrilhas que agiam na região e que eram investigadas há mais de três meses. ''São mais de 40 mandados de prisão e outros de busca e apreensão”, afirma. Segundo Gonçalves, os líderes das sete quadrilhas já haviam sido presos em outras ocasiões em ações isoladas. Faltava desarticular as atuações em grupo que, além de tráfico de drogas, também eram responsáveis por homicídios em Icó e cidades vizinhas.

Ainda conforme o delegado, as investigações foram todas realizadas pela Polícia Civil de Icó e dos municípios envolvidos, já a operação foi encaminhada em parceria com Divisão de Narcóticos. Além das prisões, armas, crack e cocaína foram apreendidos. Todas as pessoas detidas estão sendo encaminhadas para o presídio de Icó. “Esperamos que o tráfico e os homicídios diminuam ainda mais em nossa região, como já vem diminuindo nos últimos meses”, disse o delegado.

G1

CONVITE - INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI


INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI

CONVITE


A Diretoria do Instituto Cultural do Cariri – ICC convida V. Sa. e Exma. Família para o lançamento do livro Pessoas e lugares, de autoria do Dr. Ebert Fernandes Teles, titular da cadeira Dr. Joaquim Fernandes Teles.

Data: 02 de março de 2012.
Hora: 19h30.
Local: Sede do Instituto Cultural do Cariri
Praça Filemon Teles, 1 Centro – Crato CE
(em frente ao Parque de Exposições).


Atenciosamente,


José Huberto Tavares - Presidente
Francisco Huberto Esmeraldo Cabral - Secretário Geral

CRATO - Centro de Convenções com obras ainda Paralisadas


Centro de Convenções do Cariri já está com 80% da obra prontos. Está à margem da CE-292 e terá auditório para receber 600 pessoas.

Crato. Logo no início de seu primeiro mandato como governador do Estado, Cid Gomes, reuniu lideranças das cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha para discutir e definir quais eram as necessidades por obras estruturantes para o Cariri. Na oportunidade, ficou definido que três grandes equipamentos, o Hospital Regional do Cariri, Central de Abastecimento do Cariri (Ceasa) e Centro de Convenções do Cariri seriam construídos. Destas obras, as duas primeiras já foram concluídas e estão em pleno funcionamento. Apenas o Centro de Convenções está com as obras paralisadas. Entretanto, a previsão inicial para a conclusão total do equipamento era até o mês de maio de 2010. Depois passou a ser até o primeiro semestre de 2011. Mas, após todo esse atraso, a população da região e as lideranças locais cobram ações do governo.

Apenas a primeira etapa do Centro de Convenções do Cariri, orçada em R$ 9,6 milhões, foi finalizada e ainda não há previsão para a conclusão da obra. O projeto de construção do equipamento nasceu através de uma licitação feita pela Prefeitura do Crato. A Prefeitura repassou através de um convênio, a licitação para o Estado, que executou o que estava previsto em contrato, mas o acordo foi insuficiente para as ações e implantação de itens complementares no entorno, como drenagem, compra de equipamentos e urbanização. Especificamente, para o Centro de Convenções ser entregue à população, ainda faltam mobília, revestimentos, pavimentações externas, estruturas metálicas e de ar condicionado, e instalações elétricas para a iluminação externa, sonoras, alarmes e também paisagismo.

Segundo o governador Cid Gomes, foi realizada licitação para a segunda etapa. Porém, a empresa ganhadora faliu. Logo após, o Estado chamou uma segunda empresa. Entretanto, ela não se dispôs a aceitar o contrato pelo mesmo valor que foi estabelecido pela primeira, de acordo com a Lei de Licitações. Agora o Estado terá que fazer uma nova licitação. Segundo Cid Gomes, o atraso não é responsabilidade do Estado. "Infelizmente, isso é uma coisa que atrasa a obra, mas é algo que está fora do nosso poder de decisão", disse.

Eventos sociais

O Centro de Convenções do Cariri foi iniciado em junho de 2009. Já tem cerca de 80% das obras concluídas. Situa-se às margens da CE-292. Ele terá capacidade para receber eventos sociais, como fóruns de negócios, principalmente industriais e agropecuários, seminários, e também eventos culturais como grandes exposições, feiras, teatro, música, entre outros. O equipamento foi projetado para beneficiar a população de 29 Municípios do Cariri. Quando estiver pronto, terá auditório com capacidade para 600 pessoas, além de outros três, com 160 lugares cada.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe

Chuva Forte no final de tarde de ontem em Crato


U
ma chuva forte começou a cair à partir das 17:40 de ontem ( segunda-feira ) sobre o Cariri. No crato, ruas alagadas, como se pode ver por essa foto do fotógrafo Fidel Brito:


E a previsão indica mais chuvas no período:


Foto: Fidel Brito

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30